Planejando conhecer a Costa Verde? Nesse post reunimos as melhores dicas sobre o que fazer em Angra dos Reis, boas sugestões de onde ficar e várias outras dicas sensacionais, além de um roteiro incrível pela região.


Por que viajar para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro?

Pense em um lugar com praias de águas calmas e transparentes, com a floresta encontrando com o mar e areia branquinha. Podia até estar falando de um cenário de filme, mas estou falando de um pequeno pedaço de paraíso bem próximo ao Rio e que atrai milhares de turistas no ano: Angra dos Reis.

A cidade é uma das mais antigas do Brasil e seu nome tem origem no fato de que Angra significa pequena enseada e ela foi descoberta pelos portugueses no dia 06 de janeiro de 1502, conhecido como dia de Reis. Daí surgiu o nome que conhecemos até hoje.

A cidade em si não é lá muito interessante e algumas das praias continentais não são nem próprias para banho. No entanto, o verdadeiro tesouro de Angra são as ilhas próximas, que possuem um visual magnífico e ótimas para serem exploradas em passeios de barco. Aliás, Angra tem uma ilha para se conhecer para cada dia do ano e mais de duas mil praias! Opções não faltam, né?

Além disso, Angra fica bem de frente para outro lugar muito procurado na Chamada Costa Verde e que eu particularmente adoro: Ilha Grande, outro destino que vale muito a pena ser visitado.

Se você ainda não conhece essa região e não sabe o que fazer em Angra dos Reis esse post é para você! Aqui você vai encontrar as melhores dicas desse lugar mágico!

o que fazer em angra dos reis
As ilhas de Angra dos Reis são perfeitas para um passeio de barco!

Onde fica e como chegar em Angra dos Reis

A cidade de Angra dos Reis fica a 156km do Rio de Janeiro e a 414km de São Paulo. Portanto, se você está vindo de outras regiões do Brasil, a capital e o aeroporto mais próximos são os do Rio de Janeiro.

Desembarcando no aeroporto do Rio, a viagem de carro até Angra dura aproximadamente 3h15min através da Avenida Brasil e em seguida acessando a BR-101, conhecida como Rio-Santos. Não tem erro!

Outra forma de se chegar em Angra é de ônibus e quem opera o trajeto é a Viação Costa Verde. Os ônibus saem da Rodoviária Novo-Rio e se você chegou de avião vai ter que pegar um táxi ou Uber até lá.

Contudo, a forma mais rápida, prática e barata para se chegar em Angra dos Reis é de carro. É a locadora com o melhor custo x benefício e muita praticidade para fazer a sua reserva. A gente sempre usa e recomenda.


Qual é a melhor época para viajar para Angra dos Reis

Angra dos Reis e as Ilhas em seu entorno são um verdadeiro espetáculo da natureza. Contudo, por causa de sua posição geográfica, próxima à serra, bem como por causa da humidade que vem do mar é bem provável que você pegue chuva em diversos dias do ano.

Assim sendo, vou te explicar como fica o clima dependendo da época do ano por lá:

Verão

Em primeiro lugar, o verão é a época considerada como alta temporada em Angra. As temperaturas são mais elevadas, então você pode aproveitar bem o mar. No entanto, nessa época temos bastante incidência das chamadas chuvas de verão (aquelas que vem e vão sem avisar). Portanto, pode ser que você acabe passando alguns dias no hotel por conta disso.

Aliás, falando em acomodações, por causa da alta temporada se prepare para um aumento nos preços (não só dos hotéis, mas também dos passeios em geral).

Inverno

Por outro lado, os meses de inverno são aqueles com menos probabilidade de chuva, porém as temperaturas ficam mais baixas. Se você não gosta de água gelada é melhor optar por outra estação do ano.

Primavera e Outono

Sem dúvida, são as melhores épocas para se visitar a região. Com poucas chuvas, temperaturas amenas e sem muitos turistas, você vai aproveitar muito mais de Angra e das ilhas.

o que fazer em angra dos reis
A melhor época para visitar Angra dos Reis é na Primavera ou no Outono!

O que fazer em Angra dos Reis em dias de chuva

Você planejou sua viagem, chegou em Angra e de repente o tempo virou e começou a chover? Calma, ainda tem o que fazer em Angra dos Reis mesmo com chuva!

Embora as grandes atrações sejam os passeios de escuna e lancha pelas ilhas, se durante a sua viagem estiver chovendo a melhor coisas é aproveitar para curtir a sua acomodação.

Muito hotéis, principalmente os grandes, possuem áreas de lazer bem completas, inclusive com parquinho para crianças, sala de jogos, piscina coberta e muito mais. 

Então vamos combinar uma coisa, não deixe que uma simples chuva estrague a diversão da sua viagem!


Onde ficar em Angra dos Reis

Definitivamente Angra tem hospedagem para todos os gostos e bolsos, desde albergues e pousadas mais simples, até resorts luxuosos que agradam até os clientes mais exigentes.

Além disso, você consegue encontrar ótimas opções de casas para alugar no Airbnb, com todo o conforto e privacidade que você deseja. Tanto em hotel, quanto em casa de temporada, o importante é que sua acomodação seja agradável e lhe propicie a melhor experiência possível (e que esteja dentro do orçamento também)!

A seguir você vai ver a seleção que fiz de hotéis, pousadas e casas para você que ainda não sabe onde ficar em Angra dos Reis, mas antes, algumas considerações para você saber antes de decidir onde ficar:


A cidade de Angra dos Reis não é tão bonita e nem tem tanta coisa para fazer, além das praias paradisíacas que ficam nas ilhas. Eu frequento Angra desde pequena, pois meus tios sempre tiveram casa lá, e, por experiência própria, recomendo que você encontre uma boa casa, dentro dos condomínios que vamos indicar mais abaixo, pois assim, você não precisa fazer um passeio de barco todos os dias para ter uma programação. As praias da cidade não são tão boas para passar o dia, eu recomendo mesmo que você fique em um condomínio ou casa com boa estrutura, para fazer um ou dois passeios de lancha, que caibam no seu orçamento. 


  • Centro da cidade

Localizado no coração da cidade, em um casaria antigo e com ares rústicos, o Palace Hotel é uma ótima opção de onde ficar em Angra dos Reis. Ele fica a 300m da Casa de Cultura e perto de várias opções de restaurantes. Os quartos são bem charmosinhos e confortáveis.

Já o Angra Beach Hotel fica no centro da cidade, mas possui uma praia privativa a 4km de distância para seus hóspedes aproveitarem. Os quartos são super espaçosos e contam com uma cozinha compacta para seu maior conforto.

Por fim, uma opção mais em conta no centro histórico de Angra dos Reis é o Le Monde Hostel, um simpático albergue a menos de 1km da rodoviária e que conta com banheiro privativo em algumas de suas acomodações e um clima bem agradável.


  • Condomínios de casas | Aluguel no AIRBNB

Outra opção bem interessante de hospedagem em Angra dos Reis, principalmente se você estiver viajando em família ou com grupos de amigos são as casas que podemos alugar no Airbnb.

Alguns condomínios de casas como o Portogalo, Portobello e o Frade oferecem excelentes opções de onde ficar em Angra, acomodando diversas pessoas com muito conforto. Eu sempre me hospedo no condomínio Portogalo e adoro. A estrutura é ótima, além das duas praias ótimas para passar o dia, há até uma cachoeira! Meus tios tem uma casa por lá, mas encontrei outras ótimas opções para vocês conferirem.

onde ficar angra dos reis
Ótima dica de hospedagem em Angra: alugar casas em condomínios pelo Airbnb

  • Club Med Rio das Pedras

Agora se você quer uma verdadeira experiência de hospedagem o Club Med Rio das Pedras em Mangaratiba pode ser exatamente o que você está procurando. Em meio à Mata Atlântica e com jardins que te levam até a areia, o Club Med oferece tudo do bom e do melhor para seus hóspedes.

A área de lazer conta com quadras poliesportivas, academia, escolas de diferentes modalidades esportivas, kid’s club, piscinas e restaurantes diversos com o melhor da gastronomia.

Já os quartos ficam localizados em casarios coloniais muito charmosos e seu interior é de muito bom gosto. Sem dúvida não há do que se reclamar.


  • Portobello Resort & Safari

A estrutura do Portobello Resort & Safári é ótima, ideal para famílias com crianças ou casais! O Resort conta com uma piscina liinda, bem na beirinha da praia, cercada por coqueiros. Dentro da piscina grande há uma menor que é climatizada, ótima para relaxar. Há serviço de bar na piscina, então você pode pedir petiscos, drinks, água de côco e só aproveitar.

É a pedida perfeita para quem quer relaxar em um resort, all inclusive. Ótimo para famílias com crianças e grupo de amigos. A área de lazer é ótima! Aproveite para ver como foi a nossa experiência no Portobello Resort e Safari ou clique aqui para fazer a sua reserva com antecedência!


Portobello Resort & Safári: ótima opção para famílias e casais na Costa Verde do Rio de Janeiro


O que fazer em Angra dos Reis

Após conhecer um pouco mais sobre a cidade, quando visitar e onde se hospedar, chegou a hora de saber em Angra dos Reis o que fazer. Antes de mais nada, preciso te dizer que a cidade em si não tem muitas opões de lazer e de coisas para se conhecer.

Além disso, conforme disse antes, as praias de Angra não são tão boas e muitas delas acabam ficando sujas por conta dos barcos atracados. Nesse caso, o melhor é alugar uma escuna ou lancha e sair para conhecer as ilhas próximas.

Se você quer saber o que fazer em Angra dos Reis e nas ilhas é só continuar lendo para descobrir.

O que fazer em Angra dos Reis
Belíssimo pôr do sol durante passeio de barco em Angra!

Centro Histórico de Angra dos Reis

Caso você não saiba, Angra é uma das cidades mais antigas do Brasil e passear pelo centro histórico de Angra dos Reis te permite conhecer um pouco da história e da arquitetura do nosso país. São diversos casarios e construções do período colonial que valem a pena a visita.

No centro você pode conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que vem a ser uma das mais antigas do Brasil e o Convento do Carmo. Faça uma parada também na Praça Almirante Tamandaré. Lá você encontra o Mercado Redondo, onde se vende diversos tipos de peixe e frutos do mar super frescos.


Que tal conhecer também o Centro Histórico de Paraty?! A cidade fica há 1h de Angra.
Aproveite para ler: O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis


Passeios de Escuna

Com toda certeza, passeios de escuna Angra dos Reis são o carro chefe da região. Por causa disso, vou te indicar os roteiros e passeios mais procurados pelos turistas e recomendados pelos locais.

  • Lagoa Azul

Talvez provavelmente esse seja um dos passeios mais famosos de Angra. A Lagoa Azul, que na verdade fica em Ilha Grande, é um lugar paradisíaco onde a água é tão clara que é possível ver os peixes mesmo a olho nu.

Aliás, se você gosta de mergulhar, ou mesmo nunca fez, mas tem vontade, a região da Lagoa Azul é ótima para fazer snorkel. Você vai ficar impressionado com a grande variedade de vida marinha que existe por lá.

  • Botinas

Acessível apenas com barcos menores, as Ilhas Botinas são ponto de parada obrigatório para quem gosta de mergulhar, já que a visibilidade dentre da água lá pode chegar a 10 metros em dias ensolarados!

Por causa das duas ilhotas, as Ilhas Botina também são chamadas de Ilhas irmãs e são consideradas as mais bonitas da região. Com paisagem digna de cinema, as Ilhas Botinas são um verdadeiro cartão-postal de Angra.

passeios de escuna em Angra
Os passeios de escuna em Angra dos Reis fazem paradas em ilhas lindas, ótimas para mergulho!
  • Ilha de Cataguazes

Igualmente linda, a Ilha de Cataguazes é considerada uma das mais bonitas da região e é uma combinação perfeita de areias brancas e águas calmas em um tom verde esmeralda que é impossível de esquecer! Sem dúvida conhecer a Ilha é uma ótima sugestão se você quer saber o que fazer em Angra dos Reis.

Normalmente as escunas ficam um tempo paradas por lá, então você pode cair na água e nadar até a praia.

  • Praia do Dentista

Apesar de não possuir uma faixa de areia muito grande, a Praia do Dentista é uma das mais badaladas de Angra dos Reis e durante a alta temporada ela fica lotada de lanchas e iates mega luxuosos. Todo mundo quer um pedacinho desse mar azul MARAVILHOSO que se encontra por lá.

Uma dica bem legal são os barcos bar que ficam ancorados e servem pratos de frutos do mar incríveis e bebidas refrescantes. Um deles é o Jango’s Bar. E você nem precisa desembarcar, pois eles trazem cardápio e comida até você.


Passeios de Lancha

Para quem quer conhecer as ilhas de Angra dos Reis gastando pouco as escunas são uma excelente opção, pois o preço é bem acessível. Mas, saiba que durante a alta temporada e feriados elas podem ficar bem cheias.

Se você quer saber o que fazer em Angra dos Reis com mais privacidade o ideal é contratar um passeio de lancha para conhecer as ilhas e praias próximas. Mesmo sendo um pouco mais caro vale mais a pena. Dessa forma você vai conseguir entender porquê esse cantinho do Brasil é tão especial! 

Fazer um passeio de lancha é incrível para conhecer as ilhas!
Fazer um passeio de lancha é incrível para conhecer as ilhas!

#DicaDaNanda: o meu tio (Mario) aluga a lancha dele para passeio PRIVADO (é essa lancha da foto!). Vale a pena você juntar um grupo de pessoas, assim, o valor sai mais em conta por pessoa. A lancha comporta até 12 pessoas, e, só para reforçar, você deve montar o seu próprio grupo, ele não vende passeios individuais, a não ser que você queira pagar o valor total para fazer esse passeio privado em casa, por exemplo.

Passeios privados de lancha tem um preço alto, por conta do combustível, marinheiro e todos os outros custos envolvidos. Para você ter uma ideia, a média de valor para um dia de passeio é R$2.000 + combustível.

Você pode entrar em contato com ele através do telefone: 24 992245251. Fala com ele que você viu no Mala de Aventuras, que rola um descontinho especial!


Ilha Grande

Pertinho de Angra temos Ilha Grande. Já falamos sobre ela aqui no Mala de Aventuras e demos várias dicas de passeios e hospedagem por lá. O fato é que por conta da proximidade existem diversos passeios de um dia saindo de Angra que vão até Ilha Grande.

Lá você vai encontrar praias para todos os gostos e todas elas de uma beleza deslumbrante. Não perca a oportunidade e conheça a ilha. Se der vale a pena ficar uns dias hospedado por lá.


Aproveite para ler: Onde ficar em Ilha Grande: 10 pousadas charmosas para se hospedar


Roteiro Angra dos Reis: o que fazer em 3 dias

Agora que você já sabe o que fazer em Angra dos Reis, dê uma olhada nessa indicação de roteiro de 3 dias que pode ser feita muito bem em um feriado prolongado por exemplo:

Dia 01: Passeio na Lagoa Azul e arredores de Ilha Grande – Chegue bem cedinho em Angra, deixe suas coisas no hotel e já embarque nesse passeio por algumas das praias mais bonitas da região, como a Lagoa Azul e a Ilha de Cataguazes. À noite, aproveite para conhecer os restaurantes da cidade.

Dia 02: Passeio de Lancha – Dia de fazer um passeio mais reservado e conhecer as Ilhas botinas e a Praia do Dentista, por exemplo.

Dia 03: Centro de Angra – Antes de voltar para casa, visite o centrinho de Angra e conheça o mercado.

passeio de Lancha pelas ilhas de Angra
Que tal dar um passeio de Lancha pelas ilhas de Angra?

Roteiro Angra dos Reis: o que fazer em 5 dias

Com mais dois dias a sua viagem vai ser bem mais completa, então olha essa sugestão de roteiro:

Dia 01 e 02: Ilha Grande – Tire o dia para explorar Ilha Grande e se achar que vale a pena passe a noite por lá.

Dia 03: Centro de Angra – Conheça o centrinho de Angra e as praias que ficam no continente. Nem todas são próprias para banho, mas algumas mais afastadas possuem ótima balneabilidade, além de ser uma sugestão sobre o que fazer em Angra sem gastar muito dinheiro.

Dia 04: Passeio de Lancha – Aproveite o clima mais intimista e faça um passeio de lancha. Aproveite para conhecer alguns pontos onde as escunas não chegam e se aventure no mergulho.

Dia 05: Passeio de Escuna – Aproveite uma das várias escunas que saem diariamente do píer e conheça as ilhas e praias mais badaladas da região. Você vai adorar! No final do dia é só arrumar as coisas e retornar para casa.


Leia também: Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


Pronto para conhecer Angra dos Reis?

E aí, malas prontas para conhecer Angra dos Reis e as maravilhosas ilhas ao seu entorno? Se você ainda tem alguma dúvida ou quer deixar sua sugestão é só comentar aqui embaixo. Seu feedback é muito importante para nós!


5 praias maravilhosas na região da Costa Verde, Rio de Janeiro
Região dos Lagos (RJ): as 10 praias mais bonitas da região


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

7 respostas

  1. Muito boa as suas dicas, adorei.

    Parabéns pelo site.

    Gostaria de saber quais os meses são os melhores para conhecer Angra, que tem menos risco de chuvas e aglomerações.

    Grata!

    1. Oi Barbara! Recomendamos os meses de maio, junho, agosto e setembro. São meses com temperatura mais amena e com menor possibilidade de chuvas. Como não é alta temporada, você encontrará as praias mais vazias e poderá curtir sem aglomerações (com exceção dos feriados, claro!).

  2. Ola, obrigada pelas dicas!
    Irei para angra no comecinho de abril. Sera que pego chuva? Vc poderia me dar dicas de restaurantes legais para comer la? Nao achei praticamente nada sobre.

    1. Olá!! Abril costuma ter o tempo mais firme! Vou torcer para você pegar bastante sol!
      Poxa, eu quase não saio para comer em Angra. Mas no centro tem algumas opções sim! E nas ilhas tem ótimos restaurantes (um pouco caros) como o Canto das Canoas e na Ilha de Itanhangá!

  3. Olá, adorei as dicas e estou indo pra Angra semana que vem, ficarei hospedado num condomínio em Praia grande, sabe me informar a localização dos passeios de lanchas e escunas?

    1. Oi Michael! Os passeio geralmente saem da praia principal de Angra, a Praia do Anil! Mas, caso você feche passeio privado, provavelmente a lancha vai te buscar perto de onde você estará hospedado!

  4. Oi Nanda, essas ilhas das suas dicas são mesmo maravilhosas, fui saindo de Ilha Grande quando me hospedei por lá. Agora gostaria de me hospedar em Angra para conhecer outras Ilhas e praias. Poderia me dar dica de algumas que não sejam essas tão visitadas e famosas?

    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *