Reunimos nesse post 8 razões para você visitar Petrópolis, a nossa cidade querida. Por aqui, você vai se sentir em uma novela das 18h, vai ver o céu mais azul do Rio, vai fazer caminhadas incríveis, mergulhar em cachoeiras mais incríveis ainda, fazer compras e se alimentar muuuito bem. Vem conferir a nossa listinha e aproveite para planejar a sua viagem o quanto antes!

#1 Sinta-se em uma novela de época ao caminhar pelo Centro Histórico

petrópolis, o que fazer em petrópolis, passeio em petrópolis, museu imperial
Museu Imperial em Petrópolis

É realmente cenário de novela – algumas novelas da Globo, inclusive, já foram gravadas por aqui. O centro de Petrópolis é recheado de construções históricas, como o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa dos 7 Erros, a Casa da Princesa Isabel, a Casa de Santos Dumont e por aí vai. Todas bem conservadas e em funcionamento.

É possível visitar o Museu e conferir um pouquinho da casa de veraneio de Dom Pedro II, além de dar uma voltinha pelos jardins! Na Catedral sempre acontecem missas e casamentos, um show a parte. Já na Casa de Santos Dumont você vai poder conferir como eram os cômodos desse gênio e tem inclusive aquela famosa escada com os degraus próprios para o pé direito e o pé esquerdo.

Além dos pontos turísticos acima, Petrópolis possui ruas super charmosas e simpáticas, como a Koeller. É uma delícia ficar andando pelo centro, só observando a arquitetura e o clima gostoso da cidade!

Confira o primeiro episódio da nossa série de Petrópolis que está no nosso Canal do Youtube. Mostramos um pouquinho do Centro Histórico e falamos algumas curiosidades.

#2 Surpreenda-se com as cachoeiras incríveis do Parque Nacional Serra dos Órgãos

cachoeiras petrópolis
Não deixe de visitar as lindas cachoeiras de Petrópolis

Parque Nacional Serra dos Órgãos está localizado no bairro Bonfim, há 40 minutos do centro de Petrópolis. Você vai se deparar com um lugar incrível, cercado por muita natureza e cheio de energia. Lá, você pode optar por fazer trilhas leves como o Circuito das Bromélias, algumas intermediárias como o Véu da Noiva e as mais pesadas, como o Açú.

Fizemos o Circuito das Bromélias para a nossa série de Petrópolis no Youtube

#3 Carregue a sua mente nas trilhas da região com visuais lindos para as montanhas e para o Rio de Janeiro

trilhas petrópolis
Tem trilhas com diversos níveis de dificuldade

Estar em contato com a natureza e poder apreciar visuais lindos faz a gente recarregar a mente e lavar a alma!

Em Petrópolis você vai encontrar diversas opções de trilhas – algumas mais leves e outras mais pesadas – sempre nos proporcionando paisagens lindas de montanhas ou do Rio de Janeiro. Em algumas, é possível ver o Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói, a Baía de Guanabara..

Algumas trilhas que a gente mais gosta e indica: Pedra do Bonet, Castelinho, Cortiço, Pedra do Quitandinha

#4 Vire um mestre cervejeiro ao fazer o tour pelas cervejarias da cidade

bohemia, cervejaria bohemia, petropolis, tour cervejeiro
Durante o tour ainda rola uma provinha da cerveja

São três cervejarias principais em Petrópolis: Bohemia, Cidade Imperial e Buda Beer.

A Cervejaria Bohemia, velha conhecida da cidade, reinaugurou a sua cervejaria de forma brilhante: além de um restaurante delicioso e um barzinho descontraído, eles abriram o local para visitação, com um tour guiado super legal pela cervejaria. Inclusive, a gente fez o tour recentemente e contamos tudo nesse post.

Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166.

A Cidade Imperial é a cara da cidade, começando pelo nome. Uma cerveja mais trabalhada, clássica e beeeem gostosa. Parece que a fábrica está passando por reformas e em breve eles irão reabrir para visitação. Eu já estive por lá e o processo é todo artesanal, bem cuidado e delicado. Não deixe de experimentar a cerveja que está em todos os principais restaurantes da cidade!

Endereço: Rua Mosela, 1341.

A cervejaria Buda Beer é mais recente, mas já conquistou o coração de muitos petropolitanos! O local é muito bonito, bem decorado e claro, as cervejas são incríveis, todas artesanais e produzidas lá mesmo. O “Brew Pub” conta com um cardápio recheado de delícias para petiscar e cervejas de todos os tipos: pilsen, weiss, i.p.a, red ale, stout e por aí vai. Do restaurante, podemos ver onde acontece o processo de produção das cervejas, com aquelas tanques enormes! Fizemos um post contando tudo sobre essa experiência.

Endereço: Rua Rocha Cardoso, 166.

#5 Quebre o seu porquinho e venha gastar no melhor polo de modas da região

Com certeza você já ouviu falar da Rua Teresa, não é? Essa rua é cheia de lojas de roupas que são produzidas aqui mesmo na cidade. Conhecida como o maior pólo de modas da região, você vai encontrar roupas bonitas, com qualidade e preço acessível.

Já na Feirinha de Itaipava, são 390 stands que reúnem o melhor do vestuário feminino e masculino de todas as idades, desde a moda íntima a vasta gama de acessórios, que incluem calçados, bolsas e jóias. Além disso, há artesanatos, móveis e diversos artigos para presentes.

A gente adora uma loja de roupas da cidade que, além de ter peças incríveis e produção própria, tem um conceito bem legal, ligado à natureza e esportes. A Lithium está localizada no Shopping Bauhaus, que fica na Rua 16 de Março, a mais famosa da cidade, onde está grande parte do comércio local.

#6 Prove pratos de dar inveja em qualquer Master Chef

restaurantes petrópolis
Petrópolis também é lugar de gastronomia de primeira

É amante de uma boa gastronomia? Por aqui você vai encontrar diversas opções de restaurantes: para todos os bolsos, para todos os gostos e para todas as ocasiões!

Há restaurantes excelentes espalhados pelo centro e nos arredores da cidade, como Itaipava e Araras. Abaixo, vamos listar os nossos preferidos e aqueles que chamamos de imperdíveis em um final de semana na Serra!

Restaurante Afrânio: está localizado em Araras, um dos vales mais charmosos de Petrópolis. Cardápio de fondues, massas e pescados, além de vinhos, em espaço aconchegante com lareira, deck e jardim.

Nikko Sushi: comida japonesa é aqui mesmo. O Nikko já é tradição da cidade, com seus pratos de dar água na boca assinados pelo chef Ronaldo Nakayama. Está localizado no centro de Itaipava, em uma casinha fofa e ambiente aconchegante.

Bordeaux: finalizou o seu passeio pelo centro histórico? Então pode ir sem medo ao delicioso restaurante Bordeaux, que está em dois endereços: no Shopping Itaipava e nos jardins da Casa dos 7 Erros, na Rua Ipiranga. Ambiente aconchegante e pratos deliciosos. Não deixe de experimentar o medalhão com arroz a piamontese e o salmão com alcaparras.

Massas Luigi: por aqui os amantes da gastronomia italiana podem saborear pratos típicos de dar água na boca. A Lasagna a bolonhesa é um dos meus pratos preferidos de lá, além das pizzas e do nhoque aos 4 queijos. Hummmm!

Lago Sul Churrascaria: localizada ao lado do Hotel Quitandinha, um dos pontos turísticos mais bonitos de Petrópolis, a churrascaria conquista todo mundo com aquele cheirinho gostoso de churrasco. O famoso churrasco gaúcho é servido no esquema de rodízio, com carnes nobres e saborosas. O filé mignon com alho é sensacional!

Trutas do Rócio: Nós gostamos tanto de lá que fizemos um post bem especial. Esse restaurante fica localizado no Rócio, bairro com rios de água cristalina. Nós indicamos experimentar o bolinho de aipim com truta e molho de beterraba, é uma delícia.

É claro que essa lista seria gigantesca, tem muuitas delicias por aqui. Aos poucos vamos dando mais dicas de restaurantes em Petrópolis, fiquem de olho =)

#7 Continue explorando e conheça os arredores da cidade: Itaipava, Araras, Vale das Videiras e Secretário

Galpão Caipira
Trilhas no Galpão Caipira

A beleza de Petrópolis não está somente no centro da cidade. Se você está em busca de lugares bem tranquilos, cercados por natureza e com um toque de aventura, precisa pegar o carro e andar mais alguns kilômetros pela cidade.

Itaipava fica há 30 minutos do centro e já virou a região queridinha dos cariocas. É o lugar perfeito para fugir da correria do dia a dia. Não deixe de visitar o Horto Mercado, cheio de iguarias da região. Lá, também tem o parque de itaipava, ótimo para caminhadas e bicicleta.

Araras e Vale das Videiras são outros lugares super fofos e perfeitos para ficar em contato com a natureza. Existem muitas pousadas e casas lindas, além de restaurantes e lojinhas bem legais. No Vale das Videiras, bem pertinho de Araras, você vai encontrar o Galpão Caipira, onde há aluguel de bike, spa, cachoeira, lanchinhos gostosos, produtos da cidade e decoração. Um lugar perfeito para passar um dia maravilhoso!

Já demos todas as dicas do Galpão Caipira nesse post aqui.

Secretário tem aquele clima de fazenda, bem interior.  É ótimo se hospedar em alguma das pousadinhas charmosas ou em casas que ficam em condomínios equipados com piscina, quadra de tênis e futebol. Você também vai encontrar ótimos restaurantes, como o renomado , eleito o melhor restaurante de Petrópolis.

#8 Tire os gorros e cachecóis do armário para curtir o melhor friozinho da Serra

A cidade fica há somente 60 kilômetros do Rio de Janeiro, mas basta essa distância para a temperatura cair bastante, principalmente no inverno.

A estação é perfeita para passear pelo centro histórico com aquele céu azul lindo e o friozinho batendo no rosto ou para fazer trilhas e conferir o visual mais limpo que você já viu. É também a estação da Bauernfest, a festa do colono alemão que vem crescendo a cada ano e claro, a estação de vinhos e fondue <3

Quando falamos em gorros e cachecóis, falamos sério. Principalmente a noite faz bastante frio, e só roupas bem quentinhas fazem você se esquentar!


Onde se hospedar em Petrópolis?

Temos certeza que te convencemos a passear por aqui. O próximo passo é escolher um hotel super charmoso para se hospedar. Uma ótima opção é o Locanda della Mimosa, ele fica em Itaipava, e é simplesmente lindo, com a decoração toda inspirada no estilo provençal das vilas italianas na Toscana. Fizemos um post só sobre ele.

Outro lugarzinho que adoramos foi a Pousada Paraíso do Açu, ela fica na área do Vale do Bonfim, do ladinho do Parque Nacional Serra dos Órgãos. Justamente por isso é um lugar ideal para quem quer estar em sintonia com a natureza.

Se você ainda estiver em dúvida de onde se hospedar, pode dar uma olhadinha nessa lista das 10 pousadas charmosas para se hospedar em Itaipava, aposto que uma delas será a sua escolhida.


Clique aqui para conferir a nossa série sobre Petrópolis no nosso canal no Youtube! E não esqueça de se inscrever!

Acompanhe nossas aventuras também pelo Instagram: @maladeaventuras

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

  1. Amei a reportagem sobre Petrópolis!! Apareça na Casa Pellegrini, é um lugar central, na Rua 13 de maio, 184. Fica entre a Catedral e o Palácio de Cristal. Temos sempre uma cerveja gelada e nosso hambúrguer artesanal é um sucesso, além de ter um preço ótimo!!! Também faz sucesso o molho aioli!!!!! É um lugar informal!!! Nosso cardapio prestigia osprodutos da Serra!!!
    Abre de segunda a segunda. De meio dia a meia noite e na sexta, sábado e vésperas de feriados até as 2h00. Esperamos sua visita.

    1. Oi Cristina,
      Já visitamos a Casa Pellegrini e adoramos! O sanduíche de pernil é uma delícia e o ambiente é super descontraído. 🙂
      Sucesso para vocês!!

  2. Meus avós de nacionalidade italiana tinha como amigos família pelegrii alem de clientes eram amigos, Vivo em Portugal porém sou natural de petropolis meu marido foi dono das lojas paulista e decorações europa , VIvo em Braga a 34 anos quando for a petropolis irei ter com voces abraços

  3. Olá meninas amantes de nossa Cidade Imperial! Fiquei super feliz de sentir o amor de vocês por Petrópolis. Mostraram que Petrópolis é uma cidade histórica e cultural, que atrai muuuuitos turistas e visitantes durante o ano inteiro. E, além disso, tem uma natureza exuberante e muitos recantos para caminhar e curtir, Rota Cervejeira, Circuito Moda Petrópolis, gastronomia reconhecida e muto mais. Parabéns pela matéria descontraída e amorosa. Atualmente estou na Diretoria de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo e nosso trabalho justamente está focado no fortalecimento da imagem de nosso destino turístico, demonstrando a diversidade e opções pra todos os gostos e preferências, que Petrópolis Imperial é História, Natureza e Muito Mais… E estamos promovendo a campanha #SomosTodosPetrópolis do Programa de Sensibilização Turística do COMTUR e Prefeitura pra estimular o petropolitano a amar e preservar nossa cidade, elevando o sentimento de pertencimento.
    Vocês demonstraram que estão mais que sensibilizadas, vocês amam e curtem nossa Querida Petrópolis. Que os leitores se sintam encantados e venham nos visitar. Felicidades e Sucesso!

    1. Oi Evany!

      Ficamos felizes com o seu comentário! Que bom que gostou do post que fizemos sobre Petrópolis. A gente ama morar aqui, e admiramos muito todos os encantos da cidade imperial.

      Estamos fazendo uma série de vídeo mostrando os lugares mais legais da cidade no nosso canal do youtube, não sei se você viu. Vou colocar o link aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLIpy9FAL5qCxmx8WUZjA5FONdIyctAw7R

      A nossa ideia é divulgar cada vez mais a nossa cidade, afinal, amamos viajar, mas a nossa cidade é uma das mais bonitas!
      Se precisar de alguma ajuda para divulgação ou se tiver alguma proposta legal de parceria, é só falar, estamos a disposição!

      Beijos e obrigada pelo contato!

  4. As fotos… deviam colocar legendas…. queria muito saber o exato local de cada foto…. ficou dando um gostinho de quero mais…

    1. Hehehe, realmente faltou a legenda! Vou falar pra você:

      Foto 1: Catedral São Pedro de Alcântara
      Foto 2: Algum poço no caminho para a Cachoeira dos Primatas
      Foto 3: Nascer do Sol na Pedra do Boné
      Foto 4: Cervejaria Bohemia
      Foto 5: Restaurante Bordeaux
      Foto 6: Spa da Cachoeira do Galpão Caipira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *