Já que Curitiba não tem mar, então vamos para o bar! ? Sua visita à capital do Paraná não é completa sem experimentar algumas de suas cervejas artesanais. Curitiba é uma das principais capitais cervejeiras do país e se destaca no mercado de microcervejarias artesanais. Se você também curte uma viagem boêmia e gosta de beber uma “bera” com os amigos, este post é para você.
Em Curitiba, a cultura cervejeira é tão forte que é comum encontrar bares em vários locais da cidade – praticamente, um a cada esquina – com chopps produzidos por microcervejarias locais. O que não faltam são opções para experimentar!
Segue a lista de algumas cervejas deliciosas que eu experimentei:
#1 Petroleum, cervejaria DUM
Negra como petróleo, essa cerveja é uma Imperial Stout com um sabor bem marcante de café e chocolate meio amargo. A cerveja é densa, muito cremosa e tem adição de cacau e aveia. Ela é tão gostosa que é impossível beber uma só, mas fica ligado que o teor alcoólico é de 12%. 😉

#2 Manjar Negro, cervejaria Tupiniquim
Apesar desta cerveja ser de Porto Alegre, é encontrada com facilidade nos bares curitibanos. A Manjar Negro é outra Imperial Stout muito gostosa, maturada com coco e nos remete a um delicioso manjar. Tem um forte aroma com notas de chocolate e café. Assim como a Petroleum, o teor alcólico também é alto: 12%.

#3 Chaparrita, cervejaria Ogre Beer
Para quem é fã de witbier como eu, não pode deixar de experimentar a Chaparrita, produzida por uma microcervejaria curitibana. Esta Belgian witbier é leve e refrescante com um delicioso toque de pimenta no final, picante na medida certa. Não estranhe se sua boca ficar levemente dormente após beber o chopp. O teor alcólico é 4,7%.
#4 Cacau IPA, cervejaria Bodebrown
IPA (India Pale Ale) não é uma das minhas cervejas preferidas, mas eu adorei essa da Bodebrown. A cerveja tem sabor forte, um amargor característico de uma IPA e aromas de frutas cítricas combinados com aromas de chocolate. O sabor lembra caramelo. O teor alcólico é de 6,1%.

#5 Maniacs IPA, cervejaria Maniacs Brewing Co.
A primeira vez que tomei essa cerveja foi no Rio, ela é encontrada com facilidade nos bares especializados em cervejas artesanais até fora do Sul. Leve e refrescante, não é tão amarga quanto às demais IPAs e tem 4,7% de teor alcólico.

E aí? Você já experimentou alguma dessas? Responda nos comentários e dê sua opinião. 😉