Milhas aéreas para iniciantes: guia de pontos, programas e cartões
Milhas aéreas para iniciantes: guia prático sobre pontos, programas e cartões

Milhas aéreas para iniciantes: guia prático sobre pontos, programas e cartões

Acumular milhas aéreas para fazer aquela viagem internacional dos sonhos muitas vezes parece uma missão impossível, né? Mas depois que conhecemos o Eduardo e a Vanessa, gestores de milhas profissionais, e criadores do Aventura nas Milhas, entendemos que existem inúmeras formas de acumular milhas. Então, se você não sabe muito bem como funciona esse mundo e como se dar bem nele, esse guia de milhas aéreas para iniciantes é tudo o que você precisa.

Neste post vamos te contar algumas dicas valiosas de como funciona essa dinâmica, assim você vai desvendar de vez o segredo das milhas e vai viajar cada vez mais gastando cada vez menos. Além disso, você verá quais são os principais programas de milhas, como transferir seus pontos, as formas mais eficientes de acumular pontos e muito mais.

É possível desvendar os mistérios sobre o mundo do acúmulo de milhas e você precisa saber que nem tudo se resume ao cartão de crédito. Graças ao Eduardo e a Vanessa, nós finalmente destravamos nossos pontos e já até conseguimos passagens internacionais somente com eles!

Continue sua leitura e descubra como funciona o mundo das milhas.

Milhas aéreas para iniciantes
As milhas aéreas ajudam a tornar a viagem dos seus sonhos possível. Foto: @gaiavani

O que são milhas aéreas?

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que são milhas aéreas. Elas nada mais são do que uma bonificação que as companhias aéreas criaram para recompensar seus melhores clientes.

No geral, as milhas funcionam da seguinte forma: quanto mais você viaja por uma determinada empresa, mais milhas você receberá no programa dela. Posteriormente, você poderá trocar por passagens nas suas próximas viagens. Parece bem interessante, né?

Cada trecho de viagem tem um valor em milhas e essse valor é tão variável quanto os preços em reais. Por exemplo, em feriados, fins de semanas, as passagens costumam ser mais caras e com as milhas é a mesma coisa. Você pode ganhar milhas tanto em vôos das companhias aéreas como também usando o cartão de crédito ou fazendo compras em alguns sites específicos.

É claro que nem tudo são flores quando o assunto é como acumular milhas. Confira algumas vantagens e desvantagens que enxergamos:

VANTAGENS DESVANTAGENS
Suas milhas podem ser trocadas por passagens aéreas, upgrades e outros serviços Resgate de passagens pode ter alta demanda e restrições de datas
Economia em viagens e oportunidades de viajar mais barato Validade das milhas – podem expirar se não usadas a tempo
Possibilidade de voar de executiva com valores muito abaixo do mercado considerando a emissão convencional com pgto em dinheiro Requer gastos consideráveis no cartão de crédito
Ofertas exclusivas e promoções para quem tem muitas milhas Mudanças nas regras dos programas de milhagem podem ocorrer

Como acumular milhas aéreas: cartão de crédito

Mas afinal, como fazer para acumular milhas aéreas? Logo de cara, a maioria das pessoas pensa logo nos cartões de crédito como a forma mais eficiente de se juntar pontos. De fato, são uma estratégia bastante eficiente de milhas aéreas para iniciantes.

Normalmente, as milhas de cartão de crédito são acumuladas conforme os gastos mensais. Inicialmente elas são pontos que podem ser transferidos aos programas de milhas das companhias aéreas e posteriormente ser trocadas para comprar passagens aéreas de forma total ou parcial, além de outros itens, como hospedagens e produtos.

Contudo, é sempre bom dizer que para ganhar milhas com cartão de crédito você deve ter planejamento e disciplina. Aqui vão algumas dicas que julgamos serem bem importantes:

  • Pesquise as opções de cartões no mercado, pois nem todos oferecem milhas.
  • Avalie as taxas cobradas, principalmente a anuidade.
  • Procure utilizar a função crédito para gastos diários e pagamentos recorrentes.
  • Aproveite as promoções e bonificações para transferir suas milhas.
  • Pague sempre a fatura integralmente.
  • Cuidado para não perder a validade dos seus pontos do cartão.
  • Fique atento ao mínimo que pode ser transferido dos pontos do cartão para os programas de milhas para não ficar com elas presas.

Quer descobrir qual o melhor cartão de crédito para acumular pontos? Confira alguns que recomendamos:

CARTÃO SAIBA MAIS
Elite e Unique (Santander) Saiba mais
C6 Carbon (C6 Bank) Saiba mais
The One (Itaú) Saiba mais
Sicredi Visa Infinity Saiba mais

#DicaDaNanda: Na consultoria de cartões que fizemos com o Eduardo e a Vanessa, do Aventura nas Milhas, eles nos deram uma super aula e passamos a entender tudo sobre os cartões de crédito e como usufruir de seus benefícios de maneira correta. Além disso, durante o trabalho deles, você será apresentado aos cartões de créditos com os melhores benefícios disponíveis atualmente. Dessa forma, você pode acumular mais pontos e aproveitar melhor os programas de milhas.

Como acumular milhas aéreas: principais programas

Sem dúvida, os programas de milhas são excelentes aliados para quem deseja viajar sem gastar valores exorbitantes com passagens aéreas. Porém, é impressionante como muitos viajantes ainda não exploram todo o potencial desta grande ferramenta.

Nós já tínhamos algum conhecimento sobre os programas que existem, mas o Eduardo e a Vanessa ampliaram nosso horizonte sobre o assunto. Por isso, vamos te deixar mais inteirado sobre os melhores.

Smiles – Gol

Em primeiro lugar, o Smiles é um dos programas mais antigos e ideal para quem está começado a pesquisar pelas milhas aéreas para iniciantes. Uma das vantagens dele é que é possível acumular pontos ao voar com outras companhias aéreas parceiras, como Air France, Delta, Air Canada, Qatar dentre outras.

Neste programa existem 4 categorias distintas: Smiles, Prata, Ouro e Diamante, cada uma delas com suas vantagens. Além disso, a quantidade de milhas que você pode ganhar em um voo depende de diversos fatores, como a tarifa adquirida, classe de voo e da distância percorrida no trecho.

Vale saber: De todos os programas de milhas, o Smiles é aquele com maior prazo para utilização: 3 anos.

Como posso começar a usar milhas aéreas?

Latam Pass

Em segundo lugar, o Latam Pass é outro programa interessante para quem deseja saber como iniciar no mundo das milhas. Assim como na Smiles, você pode aproveitar a vasta rede de empresas parceiras da LATAM, como a British Airways, Iberia, Delta, Lufthansa, Qatar Airlines, dentre outras.

Você pode turbinar seu acúmulo de milhas se filiando ao Clube Latam Pass. Contratrando um dos planos de assinaturas mensais, é possível ganhar de 1.000 a 10.000 pontos por mês e estender sua validade por até 7 anos.

Melhores estratégias para acumular milhas

AzulFidelidade

Por fim, o AzulFidelidade é o programa da Azul e um dos queridinhos dos viajantes. Ele possui acúmulo e o resgate de pontos de maneira diversificada, além de benefícios exclusivos de acordo com seu nível.

O AzulFidelidade também possui 4 categorias de clientes: TudoAzul, Topázio, Safira e Diamante. Este programa também possui outroas companhias aéreas parceiras, como Emirates, Turkish, TAP, United, Air Canada e Copa Airlines. Vale ressaltar que os participantes de Clube Azul podem ganhar de 1.000 a 20.000 pontos mensais de acordo com a mensalidade escolhida.

Como iniciar no mundo das milhasComo acumular milhas aéreas sem cartão de crédito

E como acumular milhas sem um cartão de crédito? Existem alguns caminhos alternativos que, mesmo para os iniciantes nas milas aéreas pode ser bastante interessante. A melhor forma de se fazer isso é se cadastrando em programas de pontos e fazendo compras por meio deles. Uma das melhores estratégias para axumular milhas é com programas de recompensas ou de fidelidade. Os dois mais famosos são a Livelo e a Esfera.

Na Livelo, a pessoa faz o cadastro no site e passa a acumular pontos ao usar e comprar no cartão de crédito. Depois é possível trocá-los por serviços e produtos de diversas lojas e estabelecimentos. Os assinantes do Clube Livelo ainda possuem a vantagem de arrecadar até 20.000 potos mensais.

Já na Esfera é o programa de pontos do banco Santander. A matemática desse sistema é simples, quanto mais você usa seu cartão de crédito internacional ou nacional do banco, mais pontos irá acumular. Com seus pontos do Esfera, você pode aproveitar os parceiros e transferir seus pontos para os principais programas de milhas do mercado.

#DicaDaNanda: Caso você compre a passagem aérea sem milhas já é possível pontuar no programa da companhia aérea. Basta inserir o número do seu programa de fidelidade no momento da compra da passagem.

Quando transferir as milhas do cartão de crédito

Então você já juntou uma quantia considerável de pontos no seu cartão de crédito e pode transferir para os programas de milhas a qualquer momento, né? Embora muitos marinheiros de primeira que não compreendem como funciona o mundo das milhas ache que funcione desse jeito, a resposta para essa pergunta é NÃO.

Nós entendemos que só se deve tranferir seus pontos do cartão quando há bônus de transferência. Porém, não se iluda com os percentuais altos, se não for o melhor caminho pra sua emissão naquela cia aérea. É preciso ser muito estratégico! Os bônus de transferência devem estar alinhados com boas oportunidades para resgatá-lo. De que adianta uma bonificação se o resgate tiver um custo mais elevado do que se não utilizar as milhas?

Também é importantíssimo ficar de olho nos e-mails e seguir os sites nas redes sociais, pois quando uma loja estiver dando mais pontos você saberá rapidinho. E, claro, datas especiais para o comércio é a hora certa de dar aquela olhadinha nos sites dos programas de fidelidade que com certeza você encontrará alguma promoção.

como funciona o mundo das milhas aéreas para iniciantes
Você precisa ser estratégico antes de transferir seus pontos para os programas de milhas.

Sabemos que tudo parece muito confuso e se você não tem tempo de ficar pesquisando boas oportunidades, o serviço do Aventura nas Milhas é o que você precisa. Ninguém entende melhor de administrar milhas aéreas para iniciantes e até mesmo pessoas que já estão acostumadas com esses programas do que o Eduardo e a Vanessa. Através do serviço oferecido por eles de gestão de milhas profissional, eles ficam de olho em todas as promoções para transferência de pontos do programa do cartao de credito pro programa da cia aérea. Assim, você não precisa se preocupar com nada.

Caso, o serviço de concierge de milhas não caiba em seu orçamento neste momento, existem estratégias que você pode adotar para saber a hora exata de transferir as milhas do cartão de crédito. Sites como o Passageiro de Primeira e o Pontos para Voar dão ótimas dicas de momentos oportunos para fazer essa transferência.

#DicaDaNanda: O melhor jeito de saber dessas promoções é ficar sempre de olho. Sabe aquela viagem que você tá pensando em fazer, é só dar uma pesquisada nos buscadores de passagem mas também nos programas de fidelidade. Muitas vezes o vôo abaixa de preço em milhas, pois é tão variável quanto as passagens normais, pagas em dinheiro.

Quantas milhas preciso juntar para viajar?

Os viajantes que começam a juntar pontos para conseguir economizar na emissão de passagens aéreas logo se perguntam “Como posso começar a usar milhas aéreas? Quantas milhas preciso juntar para aquela viagem que estou pretendendo?”. Na verdade, não existe uma quantidade certa de milhas necessária para comprar uma passagem aérea. Isso porque o valor do bilhete pode ser influenciado por diversos fatores.

Veja alguns dos aspectos que você tem que ficar de olho na hora de pesquisar para emitir passagens:

  • O próprio programa de fidelidade.
  • Se a precificação é fixa ou dinâmica.
  • A época da viagem.
  • O destino escolhido.
  • Classe que você deseja viajar.

Gestão de milhas: vale a pena? Nossa experiência

Nós viajamos bastante e podemos dizer que acumulávamos o básico das milhas utilizando o cartão de crédito e a Livelo. No entanto, a gente, até então, nunca havia conseguido tranformar essas milhas em passagens internacionais. Algumas vezes até emitimos trechos curtos dentro do Brasil, mas sempre sentimos falta de aproveitar ainda mais os benefícios que as milhas oferecem.

Por isso resolvemos contratar os serviços de gestão do Eduardo do Aventuras nas Milhas. Desde que iniciamos a consultoria já tivemos resultados super positivos! Recentemente conseguimos emitir ida e volta para a Itália e uma ida e volta para Portugal. E isso com apenas 5 meses de acompanhamento.

A grande vantagem é que o Eduardo gerencia todas as suas milhas, procura as melhores oportunidades de emissão, te auxilia a escolher o melhor cartão de credito e dão dicas incríveis de como acumular mais com sites parceiros tipo livelo e esfera. Para nós, a experiência está sendo muito proveitosa.

Como funciona o serviço de gestão de milhas

Um serviço de concierge de milhas pode parecer irrelevante em um primeiro momento, mas depois que você começa a ver os primeiros resultados, você percerbe que ele é muito útil. Ele ocorre em diversas etapas, todas elas acompanhadas de perto pelo seu gestor. No escolhemos o Eduardo e a Vanessa do Aventura nas Milhas para nos auxiliar nesse mundo das milhas aéreas para iniciantes e estamos adorando todo o conhecimento que eles estão nos passando.

Logo que você contrata o serviço, o Eduardo e a Vanessa, oferecem uma super consultoria de cartões. Através dela, você vai entender tudo sobre cartões de crédito e como usufruir de seus benefícios. Eles também irão realizar uma reunião para entender como funcionam os gastos da família e te orientar a fazer a maioria das compras no cartão, para que isso se reverta em pontos. No final você terá as melhores estratégias para acumular milhares de milhas ao ano. E sabe o que é melhor? Através do grupo de WhatsApp exclusivo dos clientes do Aventura nas Milhas eles compartilham oportunidades imperdíveis.

Melhores estratégias para acumular milhas aéreas para iniciantes
Exemplo de como funciona o grupo do Aventura nas Milhas.

Caso você tenha se interessado pelo serviço, entre em contato com o Eduardo e a Vanessa pelo WhatsApp e aproveite para viajar mais, gastando menos.

Dúvidas frequentes de quem pesquisa por milhas aéreas para iniciantes

Tendo em vista que esse é um assunto que sempre levanta muitas dúvidas, selecionamos algumas das perguntas mais frequentes sobre milhas aéreas para iniciantes para responder a seguir.

Como saber se tenho milhas?
Para saber se você tem milhas, primeiro você precisa confirmar com seu banco se seu cartão está vinculado a um programa de fidelidade. Em caso de resposta afirmativa, é possível consultar o extrato de pontos ou milhas pelo aplicativo ou internet banking.
Posso vender milhas?
Sim, mas você precisa analisar bem antes de vendê-las para não acabar ficando no prejuízo.
Quais cartões geram milhas sem anuidade?
Conseguir milhas sem precisar pagar a anuidade é perfeito! Alguns que possuem essa vantagem são o Inter Mastercard Black, C6 Mastercard Black, XP One Visa Infinite, Bradesco Visa Infinite, dentre outros.

E aí, gostou de saber mais sobre as milhas aéreas para iniciantes?

Não faltam opções de como acumular milhas e você pode aproveitá-las ao máximo se estudar e pesquisar as melhores oportunidades. Ou então, você pode pedir a ajuda do pessoal do Aventura nas milhas que eles vão te apresentar as estratégias mais eficientes para viajar mais e pagar menos.

Saiba mais sobre milhas aéreas:

Gestão de Milhas: o que é, como funciona e quanto custa

Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

4 formas pouco conhecidas de ganhar milhas aéreas para viajar barato


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve
Redação

A equipe do MDA é formada por um time dedicado a oferecer conteúdo de qualidade, exatamente como gostaríamos de ter encontrado antes de embarcar em nossas próprias viagens.

3 comentários em “Milhas aéreas para iniciantes: guia prático sobre pontos, programas e cartões”

    1. Oi Edinete! Recomendo seguir a @livia.apeireira no instagram. Ela compartilha dicas incríveis para quem é iniciante em milhas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima