Bahia

Bahia

Itacaré, Caraíva, Trancoso, Península de Maraú... Essas são apenas algumas das nossas praias preferidas desse Estado tão querido! Vem descobrir os nossos achados e se inspirar pra sua próxima viagem!

Você já foi à Bahia? Não? Então não sabe o quanto de praias maravilhosas você está deixando de conhecer nesse Estado tão gostoso.

A Bahia é de todos os Santos, todas as cores, sabores e culturas. Por isso, esse post é perfeito para quem está pensando em fazer turismo na Bahia. Além de conhecer mais sobre o Estado, vamos te mostrar os principais destinos turísticos e sugestões de roteiro imperdíveis!


Turismo na Bahia

Sem dúvida, há opções para todos os gostos e bolsos para fazer turismo na Bahia. E quando pensamos na “Baêa” a primeira coisa que vem em nossa mente é o carnaval de Salvador. A festa arrasta milhares de pessoas atrás dos trios elétricos todos os anos e atrai muitos turistas para Salvador capital.

Outra coisa que também chama a atenção nesse Estado, certamente é sua cultura. Seja através das tradicionais baianas, dos festejos e tradições de cada região e das lendas e histórias locais.

E é claro que não podemos deixar de falar das belezas naturais deste Estado. Definitivamente a natureza foi generosa com a Bahia.

A Chapada Diamantina é um lugar que sempre me fascinou. Para os amantes do ecoturismo, certamente há muitas opções de turismo na Bahia.

O litoral baiano é de fazer inveja em muitos litorais de todo o mundo. Ao longo dos seus 1100km você vai se deparar com praias super badaladas e outras que parecem desertas.

De norte a sul as praias são, em sua maioria, de águas calmas e quentinhas, areias brancas e belos coqueirais que emolduram o cenário com perfeição. E apesar de ter sido uma tarefa bem difícil, nós fizemos um post com as 10 melhores praias da Bahia que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Em termos de estrutura para o turismo, podemos dizer que depende muito da região que você vai conhecer. A estrutura hoteleira da capital baiana, por exemplo, é ótima e há opções em todas as faixas de preço.


Aproveite para ler:
Onde ficar em Salvador


Por outro lado, na região da Chapada Diamantina, você vai encontrar opções de acomodações com uma pegada mais rústica. Certas cidades possuem pousadas mais simples, mas muito acolhedoras.

Opções de restaurantes também não faltarão. No litoral, o carro chefe são os frutos do mar sempre frescos. Mais para o interior, aquela comidinha caseira deliciosa deixa qualquer um com água na boca.

gastronomia bahia
Peixe fresquinho para a moqueca! Que delícia a gastronomia da Bahia!

E para aproveitar todos esses destinos incríveis em segurança. Vale a pena fazer um seguro viagem nacional. Além de te assegurar cobertura em caso de problemas médicos, ele também evita que você tenha dores de cabeça com bagagens extraviadas, dentre outros problemas que podem atrapalhar sua viagem.


Quando visitar a Bahia

Na hora de planejar seu roteiro de viagem, é importante saber bem sobre o clima do lugar. Além disso, saber se é alta ou baixa temporada pode fazer muita diferença no seu orçamento.

Assim como a grande maioria dos Estados do Nordeste, é possível conhecer a Bahia ao longo de todo o ano. Mas vejamos como fica o clima durante as duas principais estações.

Verão na Bahia

Em primeiro lugar, durante o verão a Bahia é muito procurada por turistas de todo o Brasil e do mundo! Principalmente no carnaval. Com isso, os hotéis lotam com facilidade na maioria das cidades. Então é preciso reservar acomodações e passeios com antecedência.

Os meses de verão são ótimos para mergulhar em Abrolhos e percorrer as trilhas da Chapada Diamantina. Além de ser a época perfeita para pegar uma cor bem bonita no sol. Às vezes, podem ocorrer pancadas de chuva, mas logo o sol volta a brilhar.

verão na bahia
O verão é uma das épocas mais badaladas da Bahia! Foto: @brenomadeira

Inverno na Bahia

Por sua vez, o inverno é considerado baixa temporada na Bahia, exceto no mês de junho com as festas juninas que se espalham por todos os cantos.

E para quem não gosta muito de frio pode ficar tranquilo. Mesmo durante o inverno as temperaturas da Bahia não costumam cair muito. Então você pode aproveitar bem os destinos. No entanto, a incidência de chuva é maior.


Cidades turísticas da Bahia

Se você está montando seu roteiro para fazer turismo na Bahia, vale a pena saber quais são as principais cidades turísticas desse Estado.

E para montar o roteiro dos sonhos, temos um artigo imperdível aqui no blog com 10 dicas incríveis para te ajudar a montar o seu.

  • Salvador

Dentre as principais cidades turísticas da Bahia, Salvador é uma das mais importantes. A capital é um importante centro histórico, tanto que o Pelourinho foi tombado pela UNESCO em 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Aliás, o Pelourinho é um grande marco na cidade. Além da história preservada nos casarões e ruas de paralelepípedo, a região ficou conhecida mundialmente quando o astro Michael Jackson gravou seu clipe “They don’t care about us” por aqui.

pontos turísticos Bahia
Farol da Barra, um dos pontos turísticos imperdíveis em Salvador

O Mercado Modelo é um dos lugares que eu não deixo de visitar em Salvador. Passear por lá é mergulhar na cultura baiana, explorando aromas, cores e sabores.

Saindo do Mercado Modelo, vale a pena andar no elevador Lacerda. Ele parece muito com o de Santa Justa em Lisboa e conecta a cidade alta e a cidade baixa.

Para os amantes de passeios culturais, inclua no seu roteiro a Casa do Carnaval, Fundação Casa de Jorge Amado e o Museu da Gastronomia Baiana. A Basílica do Senhor do Bonfim é outro ponto imperdível na cidade. E nem pense em voltar para casa sem provar um legítimo acarajé baiano. Você vai amar!

praias salvador
Há ótimos resorts All Inclusive perto de Salvador, na Praia do Forte!
  • Morro de São Paulo

Localizado na Costa do Dendê, Morro de São Paulo é um dos destinos de praia mais disputados da costa baiana. A ilha apresenta praias super badaladas, como a primeira e a segunda e outras que são praticamente desertas.

As praias são a grande estrela da ilha. As águas são calminhas e os recifes de corais formam piscinas naturais que mais parecem banheiras relaxantes. Nessas piscinas é possível mergulhar com snorkel e ver muitas espécies de peixes e corais.

A infraestrutura em Morro de São Paulo é ótima. Alguns hotéis são verdadeiros refúgios para quem quer relaxar e esquecer da vida. Os restaurantes da região também são muito elogiados. Inclusive nós fizemos um ótimo post com indicações de restaurantes em Morro de São Paulo.

  • Corumbau

Em seguida, Corumbau é um dos meus xodós da costa baiana. Embora chegar até esse destino não seja uma das tarefas mais fáceis, todo o esforço vale a pena ao se deparar com praias quase desertas e preservadas.

Corumbau faz parte de uma reserva da Marinha e é bem próximo de Abrolhos. Por isso, a natureza por aqui é muito preservada. Tanto que as baleias jubarte sempre vem para a região procriarem e aproveitar as águas quentes.

praias corumbau
Corumbau, lugar especial na Bahia!

Outro ponto bastante procurado pelos turistas é a Ponta do Corumbau. Ela é uma faixa de areia que se estende mar adentro, como uma espécie de banco de areia gigante. Mas para ver esse espetáculo da natureza é preciso observar a tábua das marés, pois ela só é vista na maré baixa.

E se você quer conhecer mais da cultura indígena, em Corumbau é possível visitar a Aldeia Barra Velha. Lá você vai descobrir como vivem os índios da etnia Pataxó.

  • Chapada Diamantina

Grande destino de ecoturismo no país, a Chapada Diamantina é perfeita para quem quer mergulhar de cabeça na natureza. O Parque Nacional da Chapada Diamantina engloba diversas cidades e percorrer suas trilhas não é tarefa para amadores.

As trilhas dentro do parque levam a cenários deslumbrantes, como a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Mosquito, Morro do Pai Inácio, Serra Alta, diversas grutas e poços e a desafiadora travessia do Vale do Pati (a travessia pode durar até 7 dias de viagem a pé).

chapada diamantina
Se você curte trekking, precisa incluir a Chapada Diamantina no roteiro! Foto: @gaiavani

As cidades em volta do parque são uma graça. Mucugê, Lençóis, Andaraí e Palmeiras são as principais. Lençóis, por exemplo, é a principal sede e onde você encontra a maior disponibilidade de acomodações. Em Mucugê, um dos pontos mais curiosos é o Cemitério Bizantino e seus túmulos todos brancos.

  • Cumuruxatiba

Cumuruxatiba, ou simplesmente Cumuru para os mais chegados é um lugar onde temos a sensação de que o tempo passa mais devagar. A cidade é uma das estrelas da chamada Costa das Baleias e suas praias são emolduradas por falésias e coqueirais que formam uma verdadeira pintura.

Cumuruxatiba
Cumuruxatiba é uma ótima opção de praia para quem curte sossego!

Para quem gosta de mais badalação, a Praia do Centro é ideal. Eu já amo uma praia quase deserta e por isso, a Praia do Moreira foi minha favorita. Por fim, Barra do Cahy é famosa por ter sido lá onde os portugueses chegaram e por suas belas falésias que encantam quem chega lá até hoje.

  • Boipeba

Boipeba é um destino na Bahia ainda pouco explorado, mas repleto de belezas naturais. A ilha fica próxima a Salvador e fascina por suas praias quase desertas, manguezais cheios de vida, intermináveis coqueirais e muito mais.

O vilarejo mais antigo da ilha se chama Velha Boipeba e é a região com mais agito desse destino. Mas se você quer ficar mais tranquilo, recomendo o vilarejo da Praia de Moreré.

praias boipeba bahia
Boipeba tem praias paradisíacas! Foto: @brenomadeira

As praias em Boipeba são maravilhosas. Água quentinha, calma e com areias brancas e fofas. Particularmente eu adorei a Praia de Bainema que tem aquela vibe de praia deserta que eu adoro.

Já a Praia da Boca da Barra é melhor para quem não abre mão de ficar próximo ao centro.

Em relação aos passeios, é possível fazer um passeio de barco até as piscinas naturais, ou andar de caiaque pelo mangue rio acima.

  • Arraial D’Ajuda

Se você está explorando a chamada Costa do Descobrimento e quer indicação de um destino econômico e tranquilo, Arraial D’Ajuda é uma excelente opção. A cidade fica bem próxima a Porto Seguro e para chegar até Arraial é preciso pegar uma barca.

Em Arraial você encontra praias para todos os gostos. Na Praia do Parracho a agitação rola solta. Em contrapartida, a Praia do Taípe é bem mais sossegada.

Outra praia que chama atenção por sua beleza é a Praia do Rio da Barra, mas seu acesso até ela é pago, pois a entrada fica na Pousada Rio da Barra.

O centro histórico de Arraial D’Ajuda é bem charmoso. Vale o destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e o mirante que fica atrás da igreja com uma vista espetacular. Também no centrinho há várias lojinhas de presentes e opções de restaurantes.

  • São Desidério

São Desidério vem se transformando em um verdadeiro ponto de ecoturismo na Bahia. A cidade que está a 900 km da capital baiana é cheia de trilhas, grutas e paredões de escalada que impressionam a todos.

E a história de São Desidério é mais antiga do que se pensa. Na região foram encontradas cavernas com diversas inscrições rupestres em suas paredes. Há também 7 sítios arqueológicos, dentre os quais 3 são de indígenas e datam muito antes do descobrimento do Brasil

Um passeio imperdível em São Desidério é o Buraco do Inferno. Você vai embarcar em um bote e percorrer o maior lago subterrâneo do Brasil. E para os mais corajosos, o Paredão Deus Me Livre possui 30m de altura e atrai praticantes do rapel e da escalada.

  • Porto Seguro

Provavelmente depois de Salvador, Porto Seguro é a cidade mais conhecida de quem faz turismo na Bahia. A cidade é famosa pelo seu carnaval e pelas imensas barracas, como o Tô a Toa, que são verdadeiros centros de diversão pé na areia. A rede hoteleira em Porto Seguro é ótima e a cidade conta até com um aeroporto.

Dentre as atrações turísticas da cidade, vale a pena explorar o centro histórico com suas casinhas coloridas. O centro fica na parte alta da cidade, garantindo uma vista incrível do mar. À noite, é na Passarela do Álcool que todo mundo se encontra para comer, beber e comprar lembrancinhas.

E é claro que não faltam praias paradisíacas em Porto Seguro. Algumas das mais bonitas são a Praia de Itacimirim e a Praia de Ponta Grande com suas piscinas naturais.

Já quem gosta do agito as Praia de Mundaí e Praia Taperapuan abrigam as famosas barracas Axé Moi e Tôa Tôa, onde música e diversão tocam o ritmo o dia inteiro.

  • Peninsula de Maraú

Outro destino na Bahia que me cativou foi a Península de Maraú. Esse pedaço de paraíso nada mais é do que uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Além disso, aqui você encontra a maior piscina natural em extensão do país.

Ela fica localizada na Chamada Costa do Dendê, entre dois outros destinos de peso: Itacaré e Boipeba. Maraú é perfeito para quem quer relaxar e curtir a natureza em meio a recifes de corais, manguezais, cachoeiras e trilhas ecológicas.

Que tal um mergulho nessa piscina natural? Foto: @gaiavani

Na Vila de Barra Grande está localizada a maior infraestrutura da região, incluindo barracas à beira-mar. Entretanto, se você prefere praias desertas, a dica é conhecer a Praia de Algodões e as Piscinas Naturais de Taipu de Fora.

  • Caraíva

Também próxima a Porto Seguro, Caraíva é aquele tipo de lugar que você não consulta nem o relógio e apenas vive a experiência de estar em um lugar paradisíaco. O vilarejo é bem rústico e as casinhas coloridas dão um toque todo especial. Para você ter uma ideia, a luz elétrica só chegou por aqui em 2007!

Localizada no encontro do rio com o mar, Caraíva possui praias de tirar o fôlego. Na Praia de Caraíva você encontra mais infraestrutura, como barracas e barzinhos. Já a Ponta do Corumbau e a Praia do Satu são praias mais roots e se você for conhecer recomendo levar água e alimentos.

  • Itacaré

Outro destino que nós amamos é Itacaré, tanto que já estivemos por lá três vezes! Localizada nas proximidades de Ilhéus, a pacata Itacaré é um refúgio “good vibes” para quem quer se desconectar da correria do dia a dia.

O destino é bem rústico, com trilhas que te levam a praias paradisíacas e cachoeiras refrescantes. A Prainha é uma dessas praias, mas para chegar até esse paraíso é preciso estar disposto a percorrer quase 1 hora de trilha. Mas te confesso que todo o esforço vale muito a pena porque a praia é sensacional.

itacaré
Itacaré tem excelentes opções de casas para alugar e pousadas charmosas! Foto: @nandahudson

Outras praias acessíveis por trilha são a Praia de São José e Jeribucaçu. Nessa segunda você encontra barracas onde é possível saborear deliciosos peixes frescos.

Ah! E os amantes do chocolate não podem deixar de conhecer as fazendas da região e provar os chocolates artesanais. Super recomendo a fazenda Vila Rosa Cacau e Cultura.


Aproveite para ler
Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias


  • Ilhéus

Com o título de maior litoral do Estado, Ilhéus é um destino imperdível para quem quer fazer turismo na Bahia. Só a Praia do Norte possui 50 km de extensão e com sua areia batida é o lugar perfeito para andar de bicicleta e curtir o ventinho que vem do mar.

Em contrapartida, a Praia do Sul possui ondas. Com isso, muitos turistas vão lá para aproveitar as ondas e fazer várias manobras. E para quem gosta de mergulho, as piscinas naturais da Praia Mar e Sol são um verdadeiro espetáculo da natureza.

O centro histórico de Ilhéus é famoso por ter sido cenário da célebre obra “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado. E os apaixonados por história vão adorar conhecer as fazendas coloniais de cacau.


Roteiro na Bahia

Para montar um roteiro na Bahia é importante planejar com cuidado e muito pé no chão. Por ser um Estado grande, é impossível conhecer tudo em uma viagem só. Assim sendo, veja agora algumas sugestões de roteiro no Estado.

Sugestão de Roteiro na Bahia: praias

Com o maior litoral do Brasil, a melhor coisa é separar o litoral baiano em partes. Há a Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, dentre outras.

Aqui no blog você vai encontrar vários posts com roteiros pelo litoral baiano que podem te ajudar a montar seu próprio roteiro. Veja só:

Sugestão de Roteiro na Bahia: interior

O interior da Bahia também é repleto de destinos belíssimos e nós já montamos roteiros bem legais em posts aqui do blog. Confira alguns deles:

Sugestão de Roteiro na Bahia: Chapada Diamantina

Por fim, a Chapada Diamantina é um destino que não dá para ser conhecido em poucos dias. Ainda mais se você está planejando explorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina, nós recomendamos 10 dias para visitar todos os pontos de interesse.

bahia
Chapada Diamantina, roteiro perfeito pra quem curte aventura!

Aqui no Mala de Aventuras nós já postamos um artigo com dicas para montar um roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina que você não pode deixar de ler.

Meu roteiro na região foi o seguinte:

  • Dia 01: Rio de Contas
  • Dia 02: Pico do Itobira
  • Dia 03: Cachoeira do Buracão
  • Dia 04: Cachoeira das Três Barras
  • Dia 05: Poço Encantado e Rio Paraguaçu
  • Dia 06: Igatu e Cachoeira do Roncador
  • Dia 07: Cachoeira do Mosquito e Morro do Camelo
  • Dia 08: Fazenda da Pratinha e Gruta Lapa Doce
  • Dia 09: Cachoeira da Fumaça
  • Dia 10: Vale do Capão

Pronto para turistar na Bahia?

A Bahia é um Estado surpreendente e está repleto de destinos apaixonantes. Nós amamos cada viagem nossa a esse Estado e temos muito a compartilhar com você. Caso tenha alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo. E não esqueça de olhar nossos posts com dicas de roteiro na Bahia.