Alagoas

Alagoas

Praias vazias com água azul turquesa, piscinas naturais cheias de peixinhos, coqueiros a perder de vista e uma vibe sem igual. Alagoas é um lugar delicioso para curtir as férias e por aqui você encontra dicas e roteiros incríveis!

Apesar de ser pequeno, o litoral alagoano é famoso em todo o mundo. Provavelmente você já deve ter visto fotos de pessoas mergulhando nas inúmeras piscinas naturais deste Estado, cheias de peixinhos! Vem conhecer mais sobre Alagoas e se apaixonar!


Turismo em Alagoas

Apesar de ter um litoral com cerca de 230 km de extensão, o turismo em Alagoas se destaca, principalmente, pelas praias.

Também chamado de Caribe brasileiro, Alagoas possui praias lindas, com águas de tom azul turquesa mornas e areias branquinhas. O que certamente faz com que os turistas se apaixonem pela região.

Das mais badaladas até as mais desertas, as praias de Alagoas encantam por sua beleza. Os coqueirais emolduram o cenário com perfeição. E as piscinas naturais que se formam na maré baixa revelam um mundo submerso repleto de vida e belezas.

O tom da água é surreal! Foto: @nandahudson

Mas Alagoas tem muito mais a mostrar além das praias de falésias e piscinas naturais. Os cânions do Rio São Francisco são uma atração bastante procurada. E por que não adentrar no sertão alagoano e explorar os caminhos do cangaço, conhecendo mais sobre a nossa história?

Vamos te apresentar as principais cidades para fazer turismo em Alagoas e te ajudar a montar um roteiro maravilhoso!


Litoral Sul de Alagoas: melhores praias, pousadas e dicas!


Quando visitar Alagoas

O clima em Alagoas é do tipo tropical no litoral, apresentando tendências quentes e úmidas e a medida em que se entra pelo interior do Estado ele ganha contornos cada vez mais secos.

Em termos de chuva, no litoral, o período seco compreende os meses de outubro a fevereiro. Por outro lado, a chuva se concentra nos meses de abril e julho.

Já no interior, a temporada de seca vai de setembro a fevereiro. Os meses com maior incidência de chuva são entre março e agosto.

piscinas naturais
As piscinas naturais das praias de alagoas são imperdíveis! Foto: @brenomadeira

Verão em Alagoas

Sem dúvida, o verão é a época perfeita para se conhecer o litoral alagoano. Com poucas chuvas você vai conseguir aproveitar ao máximo as belas praias da região.

Contudo, para planejar sua viagem nessa época, recomendamos agendar acomodações e passeios com antecedência. Isso porque o número de turistas aumenta bastante, então é melhor garantir que você conseguirá a melhor experiência.

Inverno em Alagoas

O inverno é uma estação interessante para conhecer o interior de Alagoas, pois as temperaturas mais amenas deixam o passeio mais agradável. Já no litoral, apesar de muitos dias de sol, podem ocorrer chuvas, o que atrapalha alguns passeios.


Cidades turísticas em Alagoas

Se você está pensando em fazer turismo em Alagoas, nada melhor do que conhecer as principais cidades turísticas, certo? Principalmente no litoral, Alagoas vai te surpreender com cidades charmosas e muito acolhedoras.

No entanto, engana-se que Alagoas se resume apenas a cidades de praia. Vou te mostrar que o interior do Estado também reserva surpresas bem agradáveis.

  • Maceió

Não tem como deixar de conhecer a capital, Maceió. A cidade é a maior do Estado e o turismo é a grande atividade que movimenta a economia local.

Além de praias incríveis, a infraestrutura da cidade é ótima, fazendo com que Maceió seja uma das capitais mais bonitas do país.

Falando em praias, as de Maceió possuem uma orla bem organizada, com restaurantes e quiosques. Na de Pajuçara você encontra jangadas que te levam para conhecer as belíssimas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Ponta Verde e Jatiúca completam a lista de praias da capital que devem entrar no seu roteiro.

Mas Maceió não se resume apenas às praias. Há muito para se conhecer na cidade, como o Mercado Central, Teatro Deodoro e Palácio Floriano Peixoto e Théo Brandão.


Dicas Maceió: onde ficar, o que fazer, melhores passeios, roteiros e mais!


  • Maragogi

Certamente você já deve ter ouvido falar em Maragogi. A cidade a 130 km de distância de Maceió, no litoral norte de Alagoas, é famosa e atrai turistas do Brasil e do mundo atrás de suas praias cristalinas e de areias brancas.

Dentre as praias que conheci no litoral de Alagoas, devo confessar que Maragogi não foi a minha preferida. Mas isso porque a cidade e as praias ficam muito cheias, o que atrapalha um pouco quem quer relaxar. Entretanto, a região está repleta de belezas para explorar.

Em primeiro lugar, os amantes do mergulho amam a região, pois ela abriga a segunda maior barreira de corais do país. A cidade conta com 9 belas praias, todas com águas transparentes e bem moderninhas. Em algumas delas é comum a formação do chamado Caminho de Moisés, uma espécie de banco de areia que nos permite caminhar muitos metros mar adentro.

A Praia de Antunes é a mais badalada de todas as praias em Maragogi, mas devo confessar que a Praia do Xaréu me encantou bem mais. Ela tem aquele ar de praia deserta, que deixa o clima muito agradável.

Ah! Vale ressaltar que a cidade em si não possui uma boa infraestrutura para turistas. Assim sendo, é importante se hospedar em hotéis e pousadas mais completas.

  • São Miguel dos Milagres

Para quem quer saber o que fazer em Alagoas, conhecer São Miguel dos Milagres é uma ótima opção. O passeio pela cidade não podia ser outro senão suas praias paradisíacas. Dentre elas, a Praia do Toque com as maiores piscinas naturais da região.

praia-do-marceneiro-milagres-categoria
Praia do Marceneiro, uma das mais bonitas de Milagres! Foto: @brenomadeira

Em São Miguel dos Milagres fiz um passeio de caiaque em fundo transparente que eu amei! Super recomendo a experiência, principalmente se o dia for de sol forte, porque a água do mar fica ainda mais bonita.

À noite não há muitas opções de lazer. Contudo, vale a pena fazer reserva em um bom restaurante, como o da Pousada Côte Sud e saborear deliciosos pratos de frutos do mar.

  • Barra de São Miguel

Já no litoral sul de Alagoas, Barra de São Miguel é outro destino de Alagoas praias imperdíveis. A cidade conta apenas com 8 mil habitantes e suas praias são cercadas por barreiras de corais que deixam o mar perfeito durante todo ano. Por isso, Barra de São Miguel é um dos balneários preferidos dos moradores da capital.

A partir de Barra de São Miguel é possível conhecer a Praia do Gunga. Além de bela, a Praia do Gunga é o ponto de encontro da Lagoa do Roteiro com o mar. Não deixe também de conhecer as falésias e os coqueirais.

  • Porto de Pedras

Em seguida, Porto de Pedras é um destino rústico que encanta a todos. Logo ao chegar na cidade, as casas antigas coloridas já chamam a atenção dos turistas. Destaque para um farol antigo bem no encontro do mar com o rio.

Dentre as praias da região, uma das que eu mais gostei é a Praia do Patacho com suas águas límpidas. A Praia do Lage é repleta de coqueiros até onde a vista alcança. Já a Praia de Tatuamunha é sede do Projeto Peixe-Boi, que luta para conscientizar e preservar essa espécie tão delicada e ameaçada.

tatuamunha alagoas
O pôr do sol na Praia de Tatuamunha é especial! Foto: @nandahudson
  • Japaratinga

Outra joia do litoral alagoano é Japaratinga. Ainda pouco explorada, a cidade é perfeita para quem quer relaxar e esquecer da vida. Ao todo, Japaratinga possui seis praias e é difícil escolher a mais bonita entre elas.

Estradas cercadas por coqueiros! Foto: @brenomadeira

São elas: Japaratinga, Pontal, Bitingui, Boqueirão, Barreiras do Boqueirão e do Salgado. No geral as águas são calmas e mornas. As praias são emolduradas por belos coqueirais que fazem o cenário ficar perfeito.

  •  Piranhas

Saindo do litoral, Piranhas é uma pequena cidade no sertão alagoano repleta de histórias. O Centro Histórico de Piranhas é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e recentemente as casas coloniais foram todas pintadas, deixando a cidade muito mais bonita.

No centro, um passeio que é bem legal é conhecer a Igreja do Senhor do Bonfim. Ela fica no topo de um morro e de lá você tem uma vista de tirar o fôlego do Rio São Francisco. Super Recomendo o pôr-do-sol por lá.

E para quem gosta de mergulhar na história de uma região, o passeio guiado pela Rota do Cangaço é imperdível. Conheça os caminhos dos cangaceiros e ainda desfrute de uma saborosa refeição tradicional durante o passeio.

Outros passeios bem legais em Piranhas são a Cachaçaria Altemar Dutra, a Grota do Angico, onde Maria Bonita e Lampião morreram, a visita à Usina Hidrelétrica de Xingó e o passeio de barco pelo cânion do Xingó.

  • Marechal Deodoro

Coladinha a Maceió, capital de Alagoas, Marechal Deodoro é a terra onde nasceu o ilustre militar que proclamou a República, encerrando o chamado período imperial no Brasil. Além disso, a cidade foi a capital do Estado antes de Maceió, então vale a pena conhecer.

Por ser uma cidade bastante antiga, é possível ver diversas construções históricas do século XVIII pela cidade, tais como casas, sobrados e igrejas cheias de cor.

Praias deslumbrantes também não faltam em Marechal Deodoro. E uma delas é a famosa Praia do Francês. Devido a barreira de recifes, uma parte na Praia do Francês possui águas bem calmas e quentinhas. Já a parte descoberta é bastante procurada por surfistas.

Sem dúvidas, Marechal Deodoro é o lugar ideal para fazer turismo em Alagoas, seja para quem gosta de praia, seja para os amantes de um passeio mais cultural. A cidade reúne o melhor nesses dois universos.

  • Barra de Santo Antônio

Localizada no litoral norte de Alagoas, a apenas 45 km de distância de Maceió, capital do Estado, Barra de Santo Antônio é um destino com praias paradisíacas. A cidade possui apenas 15 mil habitantes, o que lhe confere um clima bem tranquilo e sem tumulto, diferente de outros destinos da região.

Os principais atrativos de Barra de Santo Antônio são as praias. E é claro que não preciso dizer que elas são lindas, ainda mais com as falésias e as águas azul turquesa. A Praia de Carro Quebrado é uma das mais bonitas da cidade e é aquele tipo de praia que eu AMO, quase deserta e bem calminha.

Já a Praia do Morro possui ondas que atraem os surfistas, mas para chegar até ela é preciso enfrentar 1h de caminhada. No entanto, todo esforço é compensado com um mar de cair o queixo.

A Praia de Barra de Santo Antônio e a Praia de Tabuba possuem belas piscinas naturais. Ambas possuem boa estrutura para turistas e são ótimas para ir com a família.

  • Penedo

Localizada ao sul do Estado e na divisa entre Alagoas e Sergipe, a pacata Penedo é conhecida como a Ouro Preto do Nordeste. Essa charmosa cidade fica às margens do Rio São Francisco e é um verdadeiro museu a céu aberto.

Penedo abriga um grande número de construções dos séculos XVII e XVIII em ótimo estado de conservação, muitos dos quais tombados pelo Patrimônio Histórico.

Além de apreciar toda a beleza do Velho Chico, caminhar pelas ruas de Penedo é fazer uma visita ao nosso passado colonial. Não deixe de visitar a Igreja Nossa Senhora da Corrente, o convento Nossa Senhora dos Anjos e o Museu Paço Imperial. Além dessa parte histórica, a Praia Pontal do Peba é um local bem agradável que se estende por quilômetros até encontrar com a foz do Rio São Francisco.

Roteiro em Alagoas

Difícil encontrar um Estado com litoral tão bonito quanto o de Alagoas, né? Eu já percorri praticamente todo ele e tenho várias dicas de roteiro Alagoas para compartilhar.

alagoas dicas
Alagoas é um ótimo destino para ir com amigas!

Sugestão de Roteiro em Alagoas: praias

Para não perder nada das melhores praias em Alagoas, aqui no blog você encontra várias dicas nas principais praias do litoral. Veja quais são:

• O que fazer na Praia do Patacho

• Tudo sobre a Praia do Gunga

• Litoral Sul de Alagoas

• 12 Melhores Praias de Alagoas

• Onde Ficar em Maragogi

• O que fazer em São Miguel dos Milagres

• O que fazer em Japaratinga

• Dicas Maceió


Sugestão de Roteiro em Alagoas: 10 Dias pelo litoral Norte e Sul


Pronto para turistar em Alagoas?

Agora que você já conhece mais sobre o turismo em Alagoas tenho certeza de que já está com vontade de fazer as malas e conhecer esse Estado incrível!