Paraná

Paraná

Paraná

O Paraná é um Estado repleto de cenários diversos e de uma beleza sem igual. Seu litoral possui praias encantadoras e conforme você entra pelo Estado adentro só se surpreendem cada vez mais. Passando por montanhas, cânions até as famosas Cataratas do Iguaçu, o Paraná tem roteiros fantásticos e que ficarão para sempre em sua memória.

Paisagens naturais, história e cultura são alguns dos atrativos de quem vai fazer turismo no Paraná. Certamente há muito o que se ver nesse Estado e nós vamos mostrar o que não pode ficar de fora da sua lista de próximas viagens.

Dessa forma, vem com a gente descobrir os encantos do Paraná.


Turismo no Paraná

O Paraná é um Estado muito organizado e sua estrutura turística é muito boa. Seja no litoral, ou no interior do Estado, há muito o que fazer no Paraná e em diversos municípios com grande potencial turístico.

Com tanta diversidade de paisagens e cultural, as principais regiões turísticas do Paraná são as seguintes:

Rotas do Pinhão:

Nessa região turística, Curitiba é a cidade mais famosa. A capital paranaense esbanja charme e cultura por todos os cantos. Considerada cidade de primeiro mundo, a cidade foi cuidadosamente planejada e até hoje serve de exemplo para outros municípios em termos de mobilidade e acessibilidade. Se afastando da capital, a Serra do Mar nos revela ser um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo de aventura. Ah! E a região também possui cidades marcantes de nossa história.

Algumas das cidades da Rota do Pinhão são:

Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago do Itaipu:

Segunda região mais importante do Paraná, aqui fica um espetáculo da natureza que deixa todos boquiabertos por conta da força das águas. A região também é marcada pelo encontro de culturas com nossos países vizinhos.

Pertencem a essa região turística:

Campos Gerais:

A principal marca dessa região turística é o contraste entre o campo e a serra. Os Campos Gerais eram rota de passagem dos tropeiros e isso deixou marcas na cultura e na história local. Muitos imigrantes também escolheram a região para morar, tanto que é possível notar a influência alemã, holandesa e ucraniana.

São cidades dos Campos Gerais:

  • Ponta Grossa
  • Carambeí
  • Castro

Litoral do Paraná:

Emoldurada pela Serra do Mar e pelo oceano, o Litoral do Paraná possui belas praias e influência da colonização portuguesa. Além das praias, o ecoturismo é forte na região.

No litoral você conhece cidades como:

  • Ilha do Mel
  • Matinhos
  • Morretes
  • Paranaguá

Quando visitar o Paraná

Não existe exatamente uma melhor época para conhecer o Paraná. O que vai decidir essa questão é qual o seu objetivo de viagem. Se você é daqueles que gosta de aproveitar o frio, algumas regiões como Curitiba e os Campos Gerais chegam a apresentar temperaturas abaixo de zero.

Por outro lado, para aproveitar as praias do litoral, dê preferência aos meses de verão. Assim você encontra temperaturas mais altas e consegue aproveitar o banho de mar com mais tranquilidade.

Verão no Paraná

Durante o verão no Paraná, os termômetros podem chegar aos 35 graus e mais para o interior o clima tende a ficar mais abafado com chuvas que parecem ter sido marcadas na agenda, pois costumam cair sempre no mesmo horário.

Para quem vai aproveitar o litoral, a água fica um pouco mais quente. Contudo, ainda é bem fria se levarmos em consideração a temperatura da água no Nordeste.

Os melhores destinos para se conhecer durante o verão paranaense são:

  • Ilha do Mel
  • Matinhos
  • Guaraqueçaba
  • Ponta Grossa

Inverno no Paraná

No Sul do Brasil já temos uma ideia, né? As temperaturas despencam e não há nada melhor do que ficar perto de uma lareira apreciando um bom vinho.

Os melhores destinos para aproveitar o inverno no Paraná são:

  • Curitiba
  • Carambeí
  • Lapa
  • Prudentópolis

Cidades turísticas do Paraná

E aí? Já está animado(a) para conhecer o Paraná? Vamos então ver mais de perto um pouco mais das principais cidades turísticas do Estado.

  • Curitiba

Cosmopolita e moderna, Curitiba é uma capital com intensa vida cultural e repleta de atrações turísticas. A organização é um dos pontos altos da cidade e seu sistema de transporte público é elogiado e tido como exemplo para outras cidades.

Opções de o que fazer no Paraná em Curitiba não faltam. O Jardim Botânico é um amplo espaço a céu aberto onde você pode caminhar, pedalar, fazer piqueniques e apreciar as espécies de flores e plantas. Também temos muitas opções de museus, dentre os quais o Museu Oscar Niemeyer é o mais famoso. E se você gosta de culinária italiana, não deixe de conhecer o bairro Santa Felicidade, famoso pelas cantinas.

Outras atrações na cidade incluem a belíssima Ópera de Arame, Centro Histórico, Parque Tanguá e o espetacular passeio de trem que liga Curitiba a Morretes.

A rede hoteleira da cidade é excelente. Você encontra hotéis e hostels mais econômicos, bem como requintados hotéis e resorts 5 estrelas.

  • Foz do Iguaçu

Sem dúvida, Foz do Iguaçu é um dos principais pontos turísticos do Paraná. Localizada na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, há muito para se ver por lá. Nós estivemos lá recentemente e ficamos encantadas com as belezas de Foz do Iguaçu. Confira as principais atrações com a gente.

Definitivamente as Cataratas do Iguaçu são a principal atração de Foz. Eleitas como uma das Maravilhas do Mundo Natural, as Cataratas tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino são visitadas por milhares de turistas do mundo todo. A Binacional de Itaipu é uma construção do homem que também impressiona por sua magnitude.

E você acha que Foz do Iguaçu tem só isso? Negativo! Trate de incluir no seu roteiro o templo Budista, Parque das Aves, Museu de Cera, Marco das Três Fronteiras, Ice bar e o famoso tour de compras no Paraguai.

Assim como Curitiba, em Foz você encontra uma grande variedade de hotéis e pousadas. Recomendamos os localizados na região central para seu deslocamento ficar mais facilitado. Nós inclusive temos um ótimo artigo com indicações de hospedagem em Foz do Iguaçu que você não pode deixar de ler.

  • Ilha do Mel

Se engana quem pensa que o litoral da região Sul não tem lugares bonitos. A Ilha do Mel é um destino imperdível. Aliás, você sabia que ela é Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO? Já deu para perceber que o local é paradisíaco e não cabe poupar elogios à ilha.

Com limite de 5 mil visitantes por dia, para chegar até a ilha é preciso pegar um barco em Paranaguá ou Pontal do Sul. Os pontos turísticos da ilha incluem o Farol das Conchas, Praia Grande, a Estação das Conchas e a Gruta das Encantadas (essa só acessível na maré baixa). O melhor de tudo é que a natureza se encontra super preservada por lá. Carros, por exemplo, não são permitidos.

Há ótimas opções de acomodação na ilha. Fique atento, pois se você for pernoitar já é preciso informar na descida do barco onde você ficará.

  • Faxinal

Você gosta de turismo de natureza? Então precisa conhecer Faxinal. A cidade está a cerca de 100 km de distância de Londrina e é o paraíso para os amantes do turismo de aventura.

As cachoeiras são o principal atrativo da região. Até agora já foram catalogadas 108 cachoeiras e a maior delas, Véu de Noiva, possui incríveis 156m de altura! Além dessas belezas, as redondezas nos brindam com inúmeras trilhas, paredões rochosos para a prática de rapel e vãos livres para fazer uma tirolesa radical.

Em Faxinal você encontra algumas opções de hotel no centro da cidade mais simples. Já nos arredores, os campings fazem a alegria dos mais aventureiros.

  • Ponta Grossa

Ponta Grossa no Paraná fica onde chamamos de Campos Gerais. A cidade é a maior da região e é bem desenvolvida. As atrações naturais são o grande ponto forte de Ponta Grossa e os principais passeios ficam nos arredores da cidade.

O Parque Estadual de Vila Velha é um dos primeiros pontos de parada na cidade. Por lá, cachoeiras e construções rochosas de arenito impressionam por sua perfeição. Já na cidade o turista pode visitar a Casa da Memória e Estação Saudade para aprender mais sobre a história da região. Bastante procurados também são o Buraco do Padre, Fenda da Freira, Cânion São Jorge e as diversas cachoeiras da região.

Você não terá problemas com a rede hoteleira de Ponta Grossa. Há opções para todos os gostos e bolsos em diversas regiões da cidade.

  • Colônia Witmarsum

Visitar a simpática Colônia Witmarsum é conhecer um pedacinho da Alemanha sem sair do Brasil. A pequena comunidade conta com apenas 2 mil habitantes que vivem de sua cultura e também do comércio de queijos e leite.

A Colônia Witmarsum pode ser conhecida facilmente a partir de um bate e volta de Curitiba, afinal, são apenas 60 km que separam as duas localidades. Lá você pode visitar o Museu Witmarsum, as cervejarias artesanais e o parque Recanto dos Papagaios. O que mais encanta é que os habitantes da colônia são muito receptivos e simpáticos.

Embora existam pousadas na colônia, a melhor opção é se hospedar na capital. Mas se você estiver procurando um final de semana de paz e sossego, vale a pena ficar por lá mesmo.

  • Prudentópolis

Também chamada de Terra das Cachoeiras Gigantes, Prudentópolis é um município repleto de belezas naturais e um reduto da cultura ucraniana, já que muitos imigrantes desse país se instalaram na região.

As cachoeiras fazem parte dos principais atrativos da região. Ao todo são mais de 100 catalogadas, cada uma com sua beleza única. Algumas delas são tão imponentes e possuem mais de 100 m de altura. Aproveite e mergulhe de cabeça na cultura ucraniana presente na cidade, incluindo em seu roteiro restaurantes tradicionais.

Prudentópolis conta com alguns hotéis confortáveis. Os preços são bem acessíveis e as acomodações super confortáveis. 

  • Lapa

Seguindo nossa lista de Pontos Turísticos Paraná, a cidade de Lapa é um destino interessante para quem curte turismo histórico. Localizada a 66 km de Curitiba, a cidade foi fundada no século XVIII e possui o maior conjunto arquitetônico preservado de todo o Estado. Muito importante na época dos tropeiros, Lapa ainda hoje conserva toda sua história nas construções da cidade.

Seu Centro Histórico possui um conjunto de 258 construções tombadas. A cidade foi palco de uma das batalhas mais importantes da Revolução Federalista de 1894 e foi crucial para impedir o avanço das tropas que eram contrárias à República. Passear pelas ruazinhas do centro é revisitar o passado de uma forma muito agradável.

Devido a proximidade com a capital, recomendamos não pernoitar em Lapa e fazer apenas um bate e volta. Contudo, a cidade oferece algumas opções de hospedagem nas imediações do Centro Histórico.

  • Matinhos 

Situada no litoral paranaense, Matinhos é um dos principais destinos do Estado no verão. Suas praias são bem urbanizadas e possuem ótima infraestrutura. Contudo, como qualquer cidade do litoral, tende a ficar bem cheia na alta temporada e feriados prolongados.

As praias de Matinhos apresentam diferentes cenários. Enquanto umas são mais planas, outras possuem diversos morros em volta. Dentre as praias da região destacamos a Praia de Corais, Praia de Matinhos, Jussara, Flamingo, Gaivotas, Iracema, Flórida, Guacyara, Ipacaraí, Currais, Betaras e Marajá.

Na cidade você encontra uma larga oferta de hotéis, pousadas e casas de temporada. Mas na alta temporada, certifique-se de reservar sua acomodação com antecedência.

  • Carambeí

Se a Colônia Witmarsum é um pedacinho da Alemanha no Brasil, Carambeí vai te transportar para a Holanda. A 100 km de distância da capital, a cidade esbanja charme e ares bucólicos, ideal para quem busca fugir da correria do dia a dia.

Na hora de montar seu roteiro por Carambeí, não deixe de incluir o Parque Histórico, local que reproduz a arquitetura holandesa do século XX. O Parque das Águas possui construções inspiradas no bairro de Zaandijk, incluindo os icônicos moinhos holandeses. Ah! A cidade também conta com restaurantes maravilhosos, onde você vai poder saborear o melhor da culinária tradicional.

A cidade possui apenas 3 hotéis. Eles são simples, mas perfeitos para um pernoite, já que a cidade fica bem próxima a outros destinos, como Curitiba.


Pronto para turistar no Paraná?

Gostou de saber mais sobre os encantos do Paraná? Então conta para a gente aqui embaixo quais cidades você já está planejando conhecer.