Holanda: tudo que você precisa saber antes de viajar para o país
Holanda

Holanda

Muito além de Amsterdam, a Holanda nos surpreende com belas paisagens, cultura e história riquíssimas, arquitetura única e gastronomia sem igual!

Holanda

Pequeno no tamanho, mas grande em beleza, cultura e história, a Holanda é um destino bastante cobiçado entre os viajantes brasileiros. Com sua atmosfera descontraída e liberal, podemos dizer que a Holanda é um país para todos os públicos.

Por aqui você encontra de tudo um pouco. Seja paisagens históricas, construções modernas, campos de flores que parecem não ter fim e é claro, os famosos moinhos de vento. E há muito mais para se ver e experimentar no país. Os queijos famosos, vinhos marcantes e muitos museus não podem ficar de fora de nenhum roteiro Holanda.

Então, se você está animado para fazer turismo na Holanda, não deixe de conferir esse guia de viagem pelo país.

Holanda – dicas práticas sobre o país

A Holanda é um país da Zona do Euro e felizmente não possui muita burocracia para a entrada de turistas brasileiros. Tendo um passaporte válido e o seguro viagem de cobertura mínima de 30.000 euros, você não terá maiores problemas para cruzar a fronteira do país.

E para te ajudar a planejar sua viagem para a Holanda, temos algumas informações para compartilhar com você. São dicas práticas que vão facilitar muito sua vida no país.

  • Língua oficial: a língua oficial da Holanda é o neerlandês, também chamada de holandês. Porém, você não precisa se preocupar! De acordo com dados, cerca de 95% da população holandesa fala também o inglês. Essa é uma ótima notícia para os viajantes. Você poderá se comunicar tranquilamente em praticamente todos os lugares.
  • Moeda: a moeda oficial da Holanda é o peso euro, representado pela sigla EUR. Você encontrará circulando no país notas de 5, 10, 20, 50 e 100 euros. Dada a força de sua moeda, dificilmente você encontrará estabelecimentos que aceitem pagamentos em dólar. Nesse caso, melhor já sair do Brasil com os euros comprados.
  • Visto: de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cidadãos brasileiros podem ingressar na Holanda sem precisar apresentar visto, por até 90 dias, desde que o passaporte tenha validade de, pelo menos, três meses.
  • Seguro viagem: por ser país integrante do Espaço Schengen, o seguro viagem Holanda é item obrigatório para ingressar no país. E mesmo com essa obrigatoriedade, a gente não recomenda fazer nenhuma viagem sem essa proteção. Nós sempre utilizamos uma ferramenta de comparação ótima, onde encontramos apólices com preços super atrativos e condições facilitadas de pagamento.
  • Saúde: tido como um dos melhores do mundo, o sistema de saúde é universal e todos os habitantes do país devem possuir um seguro saúde. Contudo, os custos com atendimento médico no país podem atingir valores astronômicos para aquelas pessoas que viajam sem o seguro viagem.
  • Eletricidade: a saber, a voltagem na Holanda, assim como na França e na Alemanha é 230V. Sendo assim, aparelhos brasileiros como chapinhas e secadores só funcionam mediante o uso de conversor. Já as tomadas seguem o padrão europeu do tipo C com dois pinos. Por isso, não esqueça de comprar adaptadores ao chegar no país.

Turismo na Holanda

Muito além de Amsterdam, a Holanda nos surpreende com belas paisagens, cultura e história riquíssimas, arquitetura única e gastronomia sem igual. E para te ajudar a planejar a viagem dos seus sonhos, vamos te apresentar primeiramente as principais regiões turísticas do país.

Confira a seguir as regiões que precisam entrar em seu roteiro.

Holanda do Norte

A Holanda do Norte é a principal província do país. Essa é também a região da capital, Amsterdam, que nos surpreende por ser uma cidade cosmopolita, romântica e histórica ao mesmo tempo.

Outras localidades nessa província incluem a simpática vila de pescadores Volendam e Zaanse Schans com seus icônicos moinhos de vento. Já Haarlem é famosa pelos seus campos de tulipas coloridas. Tanta diversidade de paisagens faz da Holanda do Norte uma região imperdível.

Holanda do Sul

Já a Holanda do Sul é uma província marcada por contrastes. Você poderá visitar cidades grandes e modernas, como Roterdã, e outras pequenas, como é o caso de Gouda.

Outra cidade de grande importância é Haia, sede do governo holandês. Além de sua importância política, ela também esbanja história e cultura. Os palácios espalhados em Haia certamente fazem valer a pena passar alguns dias por lá.

Limburgo

Na fronteira da Bélgica e da Alemanha, Limburgo é uma província holandesa com bastante influência dos dois países vizinhos. Por aqui você irá se encantar com as pacatas paisagens de colinas e montanhas, bem como com o clima mais agradável.

Em Limburgo fica Maastricht, uma cidade com uma vibe jovem e descolada. Ela é uma cidade universitária, então você pode esperar uma intensa vida noturna, com bares e festas até o dia raiar.

Quando viajar para a Holanda?

A verdade é que você tem motivos para conhecer a Holanda em qualquer época do ano. Não importa a época do ano, o país sempre terá algo para te surpreender.

Mas afinal, qual a melhor época  para viajar para a Holanda? Tudo vai depender da experiência que você busca. Por exemplo, o país é muito famoso por seus campos de tulipas coloridas e se você quer apreciar toda essa beleza, a primavera é a estação ideal. Já o verão é a época para quem quer curtir o calor e se refrescar nos rios do país.

Vamos conhecer um pouco mais das principais estações no país. Assim fica mais fácil escolher a melhor época para sua viagem.

Verão na Holanda

Em primeiro lugar, o verão na Holanda ocorre de maneira oposta aqui no Brasil. Ou seja, ele vai de 21 de junho até 23 de setembro. E mesmo sendo a estação mais quente do ano, as temperaturas giram em torno de 24ºC.

Durante o verão, o clima fica super convidativo para um passeio de barco, fazer piqueniques ao ar livre e até nadar nos rios. E o melhor de tudo é que nessa estação os dias costumam ser mais longos, com o sol nascendo por volta de 6h e se pondo às 22h. Ótimo para aproveitar bastante a cidade que você estiver visitando.

Se você está curioso para saber quais as melhores cidades para conhecer na Holanda durante o verão, veja só:

  • Amsterdam
  • Haia
  • Roterdã
  • Utrecht

Inverno na Holanda

O inverno na Holanda vai de 21 de dezembro a 20 de março e se você está planejando sua viagem para essa época, prepare-se para temperaturas entre -1°C e 9°C. Embora nevascas não sejam comuns no país, se a temperatura ficar abaixo de 0°C alguns dias seguidos, você aumenta suas chances de ver neve na Holanda.

De forma oposta ao verão, você vai pegar dias mais curtos durante a estação mais fria do ano. Normalmente o sol nasce entre 8h e 9h e se põe entre 16h e 17h. E com as temperaturas mais baixas, melhor aproveitar os programas indoor, como os museus. Mas não deixe de aproveitar as pistas de patinação no gelo para se divertir mais.

Agora, aproveite esses destinos holandeses se a sua viagem for durante o inverno:

  • Amsterdam
  • Delft
  • Gouda
  • Eindhoven 

Primavera na Holanda

Por sua vez, a melhor época para se fazer uma viagem para a Holanda é a primavera. Entre março e junho o país fica incrivelmente colorido com os campos de tulipas e canteiros nas cidades inteiramente coloridos. As temperaturas variam entre 5°C e 15°C e o clima fica super agradável.

Sem dúvida, a primavera é a melhor estação para se ficar ao ar livre. E esses são alguns destinos holandeses caso sua viagem seja na primavera:

  • Amsterdam
  • Lisse
  • Roterdã
  • Zaanse Schans

Principais cidades para conhecer na Holanda

Deu pra perceber que a Holanda é um destino incrível, né? Por lá você encontrará passeios para todos os tipos de viajantes. Então, vamos agora explorar os destinos turísticos mais visitados do país:

Amsterdam

Famosa por seus canais e as bicicletas que cruzam a cidade em todas as direções o dia inteiro, Amsterdam é a cidade mais famosa do país e merece entrar em seu roteiro Holanda. Aliás, para explorar todos os cantos do lugar, nada melhor do que alugar uma bike e aproveitar essa experiência. A cidade é super democrática e conta com atrações para todos os gostos e bolsos.

A capital holandesa possui cenários belíssimos. Você vai adorar caminhar por suas ruas e pontes. Aliás, você sabia que existem cerca de 1000 pontes só em Amsterdam? Além disso, o cenário cultural por lá é efervescente. Dentre os museus imperdíveis temos o Rijksmuseum, a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh.

Para observar Amsterdam de um outro ângulo, não deixe de fazer um passeio de barco pelos canais. Ao longo do percurso a gente fica encantado com os prédios coloridos e na primavera fica ainda mais bonito com os canteiros de flores. Outro passeio ao ar livre que a gente recomenda é o Vondelpark. Ele é o queridinho dos residentes para curtir um piquenique ou passeio de bike.

A gastronomia holandesa em Amsterdam é forte e você vai encontrar diversos lugares para saborear pratos tradicionais. Se você curte aquela clássica street food, então não deixe de saborear as famosas batatas fritas holandesas, geralmente servidas com um molhinho divino.

E se o assunto é onde fica em Amsterdam, saiba que não faltam opções nas mais diversas faixas de orçamento. Contudo, os melhores bairros para se hospedar são Jordaan, Centro Histórico e Museumplein – Vondelpark.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Amsterdam:

Roterdã

Na contramão de cidades com visual clássico, como Amsterdam e Haia, Roterdã é um destino contemporâneo incrível. Na Segunda Guerra Mundial, o centro da cidade ficou completamente destruído por conta de bombardeios, mas ela renasceu com prédios modernos e museus de ponta que merecem alguns dias para serem explorados.

Assim que você chegar em Roterdã, não deixe de observá-la do alto na Torre Euromast. Já os mais corajosos podem encarar um rapel para descer! E aí, você teria coragem? Outro lugar que vale a pena a visita é o Markthal. Além de sua arquitetura super diferente, por aqui você encontra diversos bares e restaurantes maravilhosos. Perfeito para food lovers.

Mas se você prefere passeios mais culturais, o Museumpark será um verdadeiro paraíso. São 6 museus dentro da área do parque e você pode acessar 5 deles com apenas um ingresso. E é claro que sua visita não estaria completa sem uma passada nas icônicas Kijk-Kubus (casas cúbicas). Elas estão Inclinadas em um ângulo de 45 graus e possuem um design bem diferente. Ah! Algumas delas você até consegue encontrar para aluguel de temporada!

E por falar em acomodação, as opções de onde ficar em Roterdã vão desde grandes redes de hotéis até hostels econômicos.Outra opção são os Airbnb Roterdã. Nossa dica é que você tente ficar em uma casa flutuante. É uma experiência totalmente diferente.

Maastricht

Já na fronteira com a Bélgica fica a charmosa Maastricht. O mais legal é que você consegue perceber tanto a influência belga, quanto holandesa na cidade. Passeando por suas ruas de paralelepípedos você será arrebatado pela beleza das catedrais góticas e dos parques locais.

A história de Maastricht começa ainda no tempo da expansão romana. Graças a isso, a cidade conta com diversas construções antiquíssimas, como as fortificações de Maastricht e a Basílica de Sint Servaas.

Outro ponto imperdível na cidade é a Livraria na igreja dominicana. Ela inclusive já foi eleita a mais bonita do mundo e logo ao adentrar no local você já entende o motivo. Além disso, você também encontra ótimas opções de cervejarias e restaurantes em Maastricht.

Maastricht está repleta de acomodações maravilhosas. Caso o orçamento permita, os hotéis boutique históricos vão fazer sucesso.

Pronto para fazer turismo na Holanda?

Com tantos destinos legais, ter um roteiro pela Holanda bem amarrado é de extrema importância para aproveitar esse país europeu ao máximo!

 

Mala de Aventuras