Está planejando sua viagem para o país dos chocolates e dos relógios que nunca atrasam, mas não sabe por onde começar a montar seu Roteiro Suíça? Então, vem comigo que vou compartilhar as melhores dicas para 5, 7 ou 10 dias de viagem.

Reunimos dicas que eu gostaria de ter encontrado antes da minha viagem, e outras que eu testei e que funcionaram super bem durante minha visita ao país.

Descobri cidades que parecem mais ter saído de um conto de fadas, paisagens deslumbrantes, lagos montanhas… e o melhor é que dá para curtir o país tanto no inverno, quanto no verão, sabia?! No inverno, as montanhas proporcionam incríveis estações de esqui, já no verão as mesmas pistas de esqui se transformam em trilhas para caminhadas ou passeios de bike! Você pode se refrescar em lagos do azul turquesa mais lindo que já vimos.

Após comentar tudo o que fazer na Suíça e suas principais cidades, espero que você consiga ter autonomia para decidir qual a melhor época para visitar o país, baseando-se na experiência que você deseja ter no destino. Mas esteja preparado: as dicas desse post são muito úteis!

banner mapa suíça


Por que viajar para a Suíça?

Pense em um país com paisagens naturais e cidades belíssimas, com uma cultura preservada e presente na vida das pessoas e uma culinária de fazer inveja. A Suíça é tudo isso e muito mais. E quem ainda não conhece esse pequeno país, não imagina o tamanho do espaço que ele vai tomar do seu coração!

Famosa pelos queijos, chocolates e relógios que nunca atrasam, a Suíça é uma mistura de cidades cosmopolitas, com pequenas vilas cheias de charme. Além disso, há destinos legais para visitar o ano todo, com destaque para o inverno suíço, quando milhares de turistas vão atrás das famosas estações de esqui se aventurar na neve.

Existem excelentes roteiros Suíça verão também, além dos roteiros Suíça inverno, tudo vai depender das suas preferências. Saiba que ambas as estações tem o seu charme!

Com influência alemã, francesa e italiana, passear pelas diferentes regiões da Suíça faz com que você se sinta como se estivesse passando por todos esses países, mas ainda assim com um algo a mais que é característico da própria Suíça.


Leia também: Seguro viagem Europa: é necessário? quanto custa? qual é o melhor?


Roteiro Suíça: quais são as principais cidades da Suíça para visitar?

A Suíça está repleta de cidades encantadoras e algumas delas eu guardo com muito carinho na minha memória. Agora vou te mostrar algumas delas que não podem deixar de entrar no seu roteiro Suíça. Tenho certeza de que você vai amar cada uma delas. Abaixo destacamos as 5 mais incríveis na nossa opinião, veja só:

Cidade Por que ela merece estar no seu roteiro Suíça?
Berna Capital que possui ares de cidade pequena e é um verdadeiro charme!
Zurique Para aproveitar incríveis e uma cultura riquíssima.
Interlaken Localizada entre os Lagos Thun e Brienz, a cidade serve de base para conhecer vários destinos dos Alpes,
Lucerna Está entre os Alpes Suíços e o belíssimo Lago Lucerna, formando uma paisagem surpreendente!
Appenzell Aproveite a cultura suíça de maneira autêntica nessa cidade.

Obviamente existem muitas outras cidades incríveis além das que destacamos, continue lendo e descubra!

1. Zurique

Zurique é a cidade mais cosmopolita da Suíça, sendo maior que a capital Berna! Localizada no norte da Suíça, próxima da fronteira com a Alemanha, Zurique possui um dos melhores aeroportos da Europa e pode servir de base para você conhecer vários outros destinos dentro da Suíça, ou até de outros países próximos.

ponte em zurique
Zurique é uma cidade super fofa e moderna ao mesmo tempo.

No entanto, mesmo com esse ar cosmopolita, ainda há espaço em Zurique para as tradições. Cidade planejada e muito organizada, Zurique está repleta de atrações belíssimas, como o Lago Zurique, a montanha Uetliberg, a Praça da Ópera, além de opções gastronômicas imperdíveis, como a Schöber, onde você vai encontrar o melhor chocolate da cidade, e o Fribourger Fonduestübli, para experimentar um fondue divino!


Leia também: Pratos típicos da Suíça: 10 receitas suíças deliciosas para você experimentar


Uma vez em Zurique, recomendo fazer um bate e volta até os Lagos de Pizol. Essa trilha é uma ótima pedida para o verão. Se você estiver planejando uma viagem no inverno, o local se transforma em uma estação de esqui e também guarda paisagens belíssimas.

Aliás, se você optar por utilizar Zurique como base para explorar a Suíça, recomendo ler nosso post sobre onde ficar em Zurique, com dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar na cidade.

Onde ficar em Zurique:

2. Berna

Berna é aquele tipo de capital que possui ares de cidade do interior e é um verdadeiro charme! Além disso, Berna mais parece que saiu de um livro de histórias infantis. A arquitetura no estilo enxaimel traz um toque todo especial para essa cidade que fica localizada no norte do país.

A cidade está cheia de atrações bem legais e você pode tirar um dia para tentar conhecer as 100 fontes espalhadas pela cidade (com água fresquinha e boa para beber). Não deixe também de observar o famoso Zytglogge, que a cada hora surpreende com o show dos bonecos.

Marketgasse Berna Suíça
Marketgasse, uma das ruas mais legais para se conhecer em Berna! Foto: @gaiavani

Onde ficar em Berna

Dica: Berna é uma ótima opção de cidade para utilizar como base durante a sua viagem. Confira mais sugestões de hotéis no post: onde se hospedar em Berna.

3. Lucerna

Está aí uma cidade que eu adorei e não pode faltar no seu roteiro Suíça! Localizada na parte alemã da Suíça, Lucerna está entre os Alpes Suíços e o belíssimo Lago Lucerna, formando uma paisagem surpreendente!

Cortada pelo Rio Reuss, existem diversas pontes que são ponto de parada obrigatório para todo visitante e que conectam a cidade antiga e a nova. Não importa se é dia ou noite, certamente haverá o que fazer em Lucerna por aqui.

Lucerna também é uma ótima cidade para servir de base para conhecer cidades menores ao redor. Contudo, também existem lugares bem legais para se visitar nessa cidade como a Ponte da Capela, a cidade velha, o Monte Pilatus e várias outras atrações.

mala de aventuras na suíça
As margens do Rio Reuss são uma delícia para um passeio sem pressa em Lucerna.

Nos arredores de Lucerna, há diversos hotéis incríveis, como o famoso Villa Honneg, com vista para o Lago de Lucerna. Recomendo separar ao menos duas noites de sua viagem para se hospedar por lá.

Onde ficar em Lucerna:

Fica uma sugestão de leitura complementar sobre o assunto. Veja nossas sugestões de onde se hospedar em Lucerna.

4. Interlaken

Com toda certeza, Interlaken é a cidade mais famosa dos Alpes Suíços e você vai se apaixonar por ela, mesmo não sendo tão grandiosa. Localizada entre os Lagos Thun e Brienz, a cidade serve de base para conhecer vários destinos dos Alpes se você busca um roteiro suíça de inverno.

Ela é a capital dos esportes radicais na Suíça e, no inverno, ela se transforma em uma verdadeira Meca para quem gosta de esportes de neve, como o esqui e o snowboard! Que tal aproveitar para se aventurar? Só não esqueça de garantir o seu seguro viagem ski.

Sua atmosfera aconchegante deixa todos os turistas muito à vontade, como se você já conhecesse Interlaken há muito tempo. Ao redor da cidade existem muitas trilhas e montanhas para explorar, mas o centro também vale a parada pelos cafés para tomar aquele chocolate quente que só os suíços sabem fazer.

Uma vez em Interlaken, aproveite para visitar as charmosas vilas alpinas Lauterbrunnen e Grindelwald. Ambas parecem ter saído de um conto de fadas e são um ótimo bate e volta a partir de Interlaken.

interlaken suiça
O centrinho de Interlaken é um charme!

Onde ficar em Interlaken


Veja também:

Onde ficar em Interlaken: TOP 10 Hotéis


5. Genebra

Genebra fica no lado francês da Suíça e é também uma cidade muito importante dentro do país, junto com Berna e Zurique. Além disso, ela é famosa por ser sede de grandes organizações humanitárias, entre elas a ONU e a Cruz Vermelha.

roteiro suíça genebra
Genebra é um destino super conhecido e que vale a pena você visitar.

Ademais, Genebra possui atrações imperdíveis, como a fonte Jet d’Eau, que fica às margens do Lago de Genebra, o Palácio das Nações, a Catedral de São Pedro, o Relógio das Flores e muito mais! Com gente de todo mundo, Genebra é também uma cidade cosmopolita que acolhe a todos que por lá chegam.

Dica: se você tem pouco tempo para curtir Genebra em seu roteiro Suíça, o que eu recomendo é que você conheça os principais pontos turísticos da cidade através de um tour panorâmico ou no ônibus hop on hop off. Eles passam pelos destaques de Genebra e você poderá aproveitar os lugares mais desejados pelos turistas!

Onde ficar em Genebra

6. Appenzell

O maior risco que você corre ao conhecer Appenzell é de não querer mais vir embora! Essa pequena vila na divisa da Áustria e da Alemanha é uma ótima sugestão para entrar no seu roteiro Suíça e Áustria, por exemplo, por causa da facilidade de chegar até o país vizinho.

Além das paisagens naturais que por si só são um espetáculo à parte, o que torna Appenzell ainda mais charmosa é que as tradições são muito marcantes em todos os seus habitantes.

ruas de appenzell
Uma foto do adorável centro histórico de Appenzell.

Onde ficar em Appenzell:


Veja também: Appenzell (Suíça): conheça essa vila de paisagem singular e fortes tradições culturais rurais


7. Montreux

Bem como Genebra, Montreux também fica no lado francês da Suíça e é conhecida como a Cidade da Música e recebe eventos importantes como o renomado Montreux Jazz Festival, que acontece geralmente no mês de julho!

Banhada pelo Lago Genebra, Montreux é uma cidade cheia de vida e, inclusive, foi a cidade que grandes nomes da música, como Freddie Mercury, resolveram criar raízes.

roteiro suíça 7 dias
Montreux, às margens do Lago Genebra

Próximo a Montreux ainda existe uma região produtora de vinho que vale a pena conhecer. Inclua também no seu roteiro por Montreux o Château de Chillon, o Museu de Charles Chaplin e os mercados de Natal, que são um verdadeiro charme!

Onde ficar em Montreux

8. Zermatt

Ao sul da Suíça, podendo inclusive ser incluída no seu roteiro Suíça e Itália temos Zermatt, uma pequena cidade nos Alpes, famosa pelo curioso Monte Matterhorn, que é uma espécie de cartão postal da região. Essa grande montanha possui 4478m de altitude e parece que foi esculpida à mão em formato de triângulo.

Além disso, Zermatt possui algumas curiosidades bem interessantes, como o fato de ser car free (apenas veículos elétricos são autorizados a circular) e de se ter neve nas montanhas todos os dias do ano.

Com pistas de esqui bem famosas, Zermatt é perfeita para os amantes dos esportes de inverno.

roteiro suíça zermatt
Zermatt é uma cidade pequenininha, mas encantadora!

Onde ficar em Zermatt

9. Lugano

Por fim, também ao sul da Suíça, na região italiana, temos Lugano. A maior cidade da região está cercada de montanhas, mas já possui aquele ar mediterrâneo da sua vizinha Itália. Aliás, a palavra-chave para Lugano é mistura, pois a proximidade com a Itália vai até te deixar na dúvida de onde você está.

roteiro Suíça 5 dias Lugano
A bela Lugano

Se você for incluir Lugano no seu Roteiro Suíça e Itália, não deixe de visitar o centro histórico, o Parco Ciani (que na primavera fica incrível) e o Monte San Salvatore para se observar a cidade do alto.

Onde ficar em Lugano


Roteiro Suíça: opções para 5, 7 ou 10 dias de viagem

Agora que você já sabe quais cidades não podem ficar de fora do seu Roteiro Suíça, vou te apresentar algumas sugestões para 5, 7 ou 10 dias de viagem. E se você tiver mais tempo disponível, melhor ainda! A Suíça é um país para ser conhecido com calma.

lauterbrunnen suiça
Lauterbrunnen é uma vila encantadora que fica a menos de meia hora de Interlaken.

Roteiro de 5 dias Suíça

5 dias não serão suficientes para conhecer toda a Suíça, portanto, minha dica é que você selecione apenas uma região para conhecer – a parte alemã, francesa ou italiana.

Escolha uma cidade base e faça alguns bate e volta para conhecer os arredores. Zurique, Berna e Interlaken são ótimas cidades para você ficar hospedado na parte alemã da Suíça. Abaixo, compartilho um roteiro perfeito para quem tem a intenção de conhecer essa região do país:

  • Dia 01: Zurique – Ao chegar de avião na cidade mais cosmopolita da Suíça, aproveite para conhecer os encantos dessa cidade tão bonita. Não deixe de visitar o Lago Zurique e aproveitar a noite nos bares e restaurantes da cidade!
  • Dia 02: Lucerna – Acorde bem cedinho e pegue um carro ou vá de trem até a belíssima Lucerna. Passeie por suas belas pontes, faça um passeio de barco pelo Lago Lucerna e tire muitas fotos na Altstadt.
  • Dia 03: Interlaken – Independente da época do ano, Interlaken é sempre muito agradável de se conhecer. E aqui será sua parada no terceiro dia. Você pode aproveitar para conhecer também duas vilas alpinas fofíssimas: Lauterbrunnen e Grindelwald.
  • Dia 04: Berna – É claro que não dá para deixar deixar de conhecer essa capital com ares do interior, não é mesmo? Aproveite para visitar a cidade das fontes!
  • Dia 05: Appenzell – Para fechar o roteiro pela parte alemã da Suíça, visite a charmosa vila de Appenzell. Aproveite para visitar o Restaurante Aescher e o Lago Seealpsee.

Dica: Você pode trocar algumas dessas cidades por outras que citamos aqui (você pode ir de Lucerna para Lugano, por exemplo, no seu roteiro pela Suíça 5 dias). Lembre-se de que tanto os transportes quanto as estradas são muito boas, então você não teria maiores problemas.

berna suíça
Berna, a verdadeira capital da Suíça

Roteiro de 7 dias Suíça

Com dois dias a mais sua viagem vai ficar ainda melhor, então dá uma olhada nesse Roteiro Suíça 7 dias que separei para você:

  • Dia 01: Genebra – Aqui optei por começar por Genebra, tire o dia para conhecer essa bela cidade e seus pontos turísticos.
  • Dia 02: Montreux – Ainda na parte francesa da Suíça, aproveite para conhecer Montreux, outra cidade que fica às margens do Lago Genebra e que oferece lugares belíssimos para se conhecer. Aliás, Genebra e Montreux são uma ótima sugestão para quem busca um Roteiro Suíça + França.
  • Dia 03: Zermatt – Partindo para o lado italiano, o dia 03 será perfeito para conhecer essa pequena e charmosa vila. Dependendo da época do ano, a pedida é se aventurar em uma aula de esqui, que tal?
  • Dia 04 e 05: Lucerna – Uma cidade tão bonita merece dois dias para ser explorada. Separe o primeiro dia para conhecer a cidade em si e o segundo dia para explorar os arredores e os montes.
  • Dia 06: Interlaken – Pertinho de Lucerna encontramos a charmosa Interlaken. No inverno, aproveite os montes para esquiar ou praticar snowboard.
  • Dia 07: Berna e retorno para Genebra – No último dia, vale a pena conhecer a capital da Suíça e no final do dia retornar para Genebra para pegar seu voo de volta.

Vale lembrar que é possível passar uma semana inteira somente na parte alemã ou na parte francesa da Suíça e ainda assim vai ser difícil incluir tudo em uma semana.

vacas suíças
Sabe aquelas vaquinhas suíças com o sino pendurado no pescoço? Você verá muitas delas pelos campos de Appenzell.

Leia também: Chip de internet na Europa: qual é o melhor chip para a sua viagem


Roteiro de 10 dias Suíça

Um Roteiro Suíça 10 dias é ainda melhor no final das contas, não é mesmo? Então, olhe o que montei para você:


  • Dia 01 e 02: Zurique – Com mais tempo, reserve 2 dias para essa cidade tão bonita e se der tempo aproveite para conhecer Appenzell que fica tão pertinho e vale a pena visitar.
  • Dia 03 e 04: Lucerna – Faça base em Lucerna e no segundo dia talvez, aproveite para fazer um bate e volta até Berna, ou que sabe explorar os arredores da cidade.
  • Dia 05: Interlaken – Descendo mais um pouco a metade da sua viagem será em Interlaken, essa charmosa vila entre os Lagos Brienz e Thunz.
  • Dia 06: Lugano – Dia perfeito para conhecer a maior cidade da região italiana da Suíça. Não deixe de admirar a vista do alto do Monte San Salvatore.
  • Dia 07: Zermatt – Ainda na parte italiana, conheça essa cidade livre de carros toda especial.
  • Dia 08: Montreux – Partindo para o lado francês e já se aproximando do final da sua viagem, conheça essa cidade que respira música.
  • Dia 09 e 10: Genebra e retorno para Zurique – Por fim, vale conhecer a cidade sede na ONU e de outras organizações muito importantes e no décimo dia voltar para Zurique e pegar o avião de volta, mas já pensando quando retornar para esse belíssimo país.
para onde viajar em agosto trilhas
Não deixe de incluir o Lago Seealpsee no seu roteiro! Ele fica no Cantão de Appenzell.

Meu roteiro pela Suíça

Não foi tarefa fácil escolher apenas algumas cidades para inserir em um roteiro de uma semana pela Suíça! Eu estava doida para conhecer cada cantinho do país, mas com pouco tempo disponível optei por conhecer apenas a região alemã do país.

Escolhi Zurique como base e organizei viagens bate-volta para o entorno. Como o país é muito bem conectado por vias férreas, escolhi os trens como meio de transporte. Contudo, gostaria de voltar e percorrer o país de carro. AMO fazer roadtrips.

Consegui conhecer os highlights desta região, como o famoso Restaurante Aescher e a bela trilha dos 5 lagos de Pizol. Também não poderia deixar Lucerna, Berna e Zurique de fora do roteiro. E claro, fiquei com MUITA vontade de voltar e fazer outras trilhas, visitar outras vilas alpinas e experimentar mais desse país incrível!

Aqui vai um roteiro resumido da minha viagem para a Suíça, que ocorreu em um verão:


Roteiro Suíça de carro

Caso você tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), alugar um carro para percorrer a Suíça é uma ótima pedida para ter mais independência e poderá sair e chegar a hora que quiser.

Uma vantagem deste tipo de viagem é que as estradas do país tem ótimas condições e são bem sinalizadas. No entanto, não dispense a ajuda do GPS para traçar a melhor rota de um caminho até outro. Porém no inverno as estradas podem congelar e também podem ocorrer nevascas.

Veja abaixo o roteiro que você pode facilmente fazer de carro na Suíça. O bacana é que você terá liberdade e tempo para visitar as cidadezinhas pelo caminho e parar onde e por quanto tempo quiser.

  • Dia 1: O ponto de partida é Zurique. Após visitar a cidade, siga em direção à Lucerna com seu carro alugado.
  • Dia 02: Lucerna, visite o maravilhoso lago e os pontos turísticos da cidade. Na manhã seguinte siga para Berna.
  • Dia 03: Em Berna, explore a pé essa charmosíssima cidade de contos de fadas, conheça suas diversas fonte e não deixe de observar o famoso Zytglogge, que a cada hora surpreende com o show dos bonecos. Partida para Lausanne no fim do dia.
  • Dia 04: Lausanne, belíssima cidade que fica às margens do Lago Genebra. Explore seu centro histórico e o lago Genebra. Visite o museu olímpico. Partida para Genebra no fim do dia.
  • Dia 05: Genebra possui atrações imperdíveis, como a fonte Jet d’Eau,  às margens do Lago de Genebra, cidade sede na ONU e de outras organizações muito importantes. Visite o Palácio das Nações, a Catedral de São Pedro e o Relógio das Flores e muito mais! Aqui termina sua jornada de carro pela Suíça!

Dica: para alugar seu carro, recomendamos o site RentCars. Uma de suas principais vantagens é que ele faz um comparativo entre as melhores locadoras disponíveis no destino e apresenta os melhores preços. Clique aqui para fazer a sua cotação!

roteiro suíça trem
Não é difícil circular pela Suíça. O sistema ferroviário é incrível!

Roteiro Suíça de trem

Uma alternativa para quem não dirige é utilizar o sistema de trens da Suíça, que é um espetáculo! Os suíços são famosos pela pontualidade e isso se reflete também nos trens. É possível percorrer praticamente todo o território do país com sua malha ferroviária impecável.

  • Dia 01: Genebra – Desembarque em Genebra, tire o dia para conhecer essa cidade belíssima e seus pontos turísticos.
  • Dia 02: Montreux – Siga cedo de trem para Montreux, cidade que fica às margens do Lago Genebra e que tem muitos lugares incríveis para visitar.
  • Dia 03: Zermatt – Partindo para o lado italiano, o dia 03 será perfeito para conhecer essa pequena e charmosa vila. Dependendo da época do ano, a pedida é se aventurar em uma aula de esqui, que tal? Caso seja verão o lugar oferece lindas trilhas para trekking ou passeios de bike.
  • Dia 04: Lucerna – Uma cidade tão bonita merece dois dias para ser explorada. Separe o primeiro dia para conhecer a cidade em si e o segundo dia para explorar os arredores e os montes.
  • Dia 05: Genebra – Retorno para Genebra

Dica: o Swiss Travel Pass pode ser um ótimo investimento. Ele é uma espécie de cartão que é válido em trens, ônibus, barcos e no transporte público urbano suíço. Além disso, você ainda tem direito a descontos em uma série de atrações. Você pode comprar por dias corridos ou avulsos e ele tem duração de 3, 4 ou 8 dias.

Certamente essa é uma ótima forma de se economizar no seu Roteiro Suíça. Para maiores informações você pode consultar o site do Swiss Travel Pass.


Roteiro Suíça inverno

Por outro lado, um Roteiro Suíça no inverno é perfeito para os amantes do frio e dos esportes de inverno, mas se prepare para pegar temperaturas abaixo de zero! Com pistas de esqui famosas no mundo todo, essa é a época do ano é ótima para se aventurar na neve.

As cidades que recomendo para um roteiro Suíça de inverno são:

  • Zurique
  • Interlaken
  • Lugano
  • Zermatt

Organizar essas cidades no seu roteiro na Suíça vai depender da quantidade de dias que você tem disponível para essa viagem!

roteiro suíça inverno
Ao mesmo tempo que o verão suíço é lindíssimo, vale super a pena experimentar o inverno também!

Roteiro Suíça verão

Em primeiro lugar, ao montar seu Roteiro Suíça no verão, saiba que você vai encontrar um país completamente diferente! Os suíços adoram essa época por causa das temperaturas agradáveis, que em nada lembram o calor excessivo de algumas regiões do Brasil nessa mesma época.

Essa é a época perfeita para aproveitar os lagos maravilhosos do país (em muitos lugares existem várias opções de esportes aquáticos para praticar). É também uma época boa para fazer trilhas e outras atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta.

Se você quer dicas de cidades para incluir no seu roteiro Suíça verão, essas são as minhas sugestões:

  • Zurique
  • Appenzell
  • Berna
  • Lucerna
  • Interlaken

Dicas para você montar seu roteiro para a Suíça

Na hora de montar seu Roteiro Suíça, existem algumas coisas bem importantes para se levar em consideração para que você monte o roteiro perfeito. Aqui vão algumas perguntinhas básicas para você se fazer antes de mais nada:

  • De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para conhecer a Suíça?
  • Em qual época do ano será a sua viagem?
  • Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
  • Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial? Uma eurotrip?
  • Você prefere conhecer apenas uma região da Suíça por vez ou quer ter uma visão geral de cada uma delas?
  • Prefere conhecer as cidades maiores ou as pequenas vilas?

Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor as cidades para incluir no seu roteiro e tenho certeza de que vai aproveitar melhor. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

#DicaDaGaia: Algo que também pode facilitar bastante na hora de fazer seu roteiro é o nosso MAPA SUÍÇA. Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog!


São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis na Suíça, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, dicas de estações de ski e passeios nas montanhas, os melhores museus e monumentos históricos.

Tudo isso e muito mais por R$49 na palma da sua mão. Ficou interessado? Clique aqui.

roteiro suíça
A Suíça é um país super charmoso e tenho certeza de que você também amará conhecê-la!

Quando visitar a Suíça?

Na minha opinião, a Suíça é bela em qualquer época do ano. Mas é claro que tudo depende do tipo de viagem que você quer. Se você montar um Roteiro Suíça na primavera vai ter a oportunidade de admirar cenários belíssimos cheios de flores, além de uma temperatura mais agradável.

Por outro lado, os viajantes que optarem por um roteiro Suíça no outono já pegam temperaturas mais baixas, mas não tão baixas quanto o inverno. Além disso, o cenário também fica belíssimo com as flores amarelas, vermelhas e laranjas.

lagos de pizol, na suíça
Uma das trilhas mais bonitas do país: a trilha dos 5 lagos de Pizol

Como se locomover pela Suíça

Uma das coisas que mais me impressionou na Suíça foi a facilidade de locomoção em todo o país. Seja uma viagem de carro ou de trens, é possível chegar a qualquer destino de forma bastante eficiente.

Chip de internet Europa

Essa é uma dica de ouro para quem está planejando uma viagem para a Europa: investir em um chip de internet internacional. Além de poder checar todas as reservas dos hotéis, passeios e trens, ainda vai dar para fazer aquela vídeo chamada com a família para mostrar em tempo real as belezas da Suíça.

E você ainda vai poder usar seu app de mapa preferido para se localizar, sem a necessidade de pagar extra por um GPS para o carro, por exemplo. Em minha viagem, usei o chip da America Chip, que você pode encontrar no site. Além de ter a vantagem de comprar direto da sua casa e receber pelo correio, ele ainda funciona em toda a Europa e possui uma franquia de 12GB.

Dica: usando o meu código MALADEAVENTURAS você consegue 10% de desconto no valor final do seu chip. Ótima dica, não é mesmo? Ah e se quiser entender melhor sobre o assunto, confira o artigo sobre chip de internet para a Suíça.


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado da Suíça.

Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, melhores hotéis, as cidades mais interessantes, spots para tirar fotos, passeios incríveis, rotas de carro, pistas de esqui… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver!


Já contratou seu seguro viagem? É obrigatório na Europa!

Embora a Suíça não pertença à União Europeia, ela é signatária do Tratado de Schengen. Esse tratado estabelece que turistas precisam de uma apólice de seguro viagem válida, com cobertura mínima de 30.000 Euros, para entrar em território europeu.

Independentemente dessa obrigatoriedade, o seguro viagem é um item que traz muito mais segurança e tranquilidade durante a viagem. Meu namorado, por exemplo, fraturou a perna durante uma viagem para a Argentina esquiando e graças ao seguro viagem todas as despesas médicas dele foram pagas pela seguradora. Esse é apenas um dos vários exemplos que eu poderia compartilhar aqui com você sobre os benefícios de ter um seguro viagem. Vai por mim, vale a pena o investimento!

Eu costumo usar o site da ferramenta de comparação para avaliar preços e coberturas de apólices de diferentes seguradoras. E uso tanto que consegui um cupom de desconto que garante 15% OFF no preço final do seu seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação com o cupom AVENTURAS15!


Pronto para montar seu roteiro Suíça?

A Suíça é realmente incrível, não é mesmo? E depois de todas essas dicas, tenho certeza de que sua viagem vai ser inesquecível!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica com a gente, comente aqui embaixo, adoramos ler as dicas de vocês também. Boa viagem! =)


Outros posts que você pode gostar:

Get Your Guide é confiável? é bom? vale a pena?

Berna (Suíça): o que fazer, onde ficar e dicas imperdíveis para a sua viagem

Lucerna (Suíça): como chegar, onde ficar, o que fazer e dicas imperdíveis

O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

32 respostas

  1. Olá! Estou querendo ir com minha esposa à Suíça agora em outubro e a sugestão de roteiro 10 dias é partindo de Zurique. Acontece que voos do Rio para Genebra são mais rápidos e mais baratos. O que vocês sugerem no sentido inverso, com Zermatt sendo a última parada antes de voltar ao aeroporto de Genebra. Ah e pretendemos fazer tudo de carro, mas creio que há dificuldades para se chegar a Zermatt, né. Obrigado desde já.

    1. Oi Oswaldo! A Suíça é um país belíssimo e tenho certeza que vocês terão férias incríveis no país. Sobre suas questões, pode ficar tranquilo que o país tem estradas excelentes e será fácil se locomover de carro por lá. Minha dica para que você defina seu roteiro é inserir no Google Maps os locais de interesse do casal e a partir daí tentar desenhar o roteiro. A Suíça é pequena, e você verá que tudo fica pertinho. Boa viagem!

  2. Obrigada pelas dicas!
    Vou ficar 5 dias em junho/22. Você sugere ficar todos os dias em Zurique e fazer bate e volta em todas as cidades que voce citou? Ou hospedar em mais alguma delas?

    1. Oi Ana! Eu acho que vale quebrar em duas cidades base. Além de Zurique, Interlaken pode ser uma boa opção. Assim você pode conhecer os arredores sem precisar de deslocar muito. Saindo de Interlaken, tem Lauterbrunnen (que foi meu lugar preferido da Suíça), além de Grindelwald e outras vilas super charmosas na região.

  3. Oi Gaia, estou me programando para visitar a Suiça e amei seu blog. Uma pergunta: é muito complicado ficar se locomovendo entre as cidades das acomodações para deixar as malas de viagem?? Viajarei de trem.

    1. Oi Letícia! Eu recomendo usar uma cidade como base para que você não precise ficar pra lá e pra cá com malas. Assim você sai apenas com uma mochila de ataque com itens essenciais para o dia. Contudo, se desejar fazer um roteiro pingando em diversas cidades, acho que o melhor mesmo é ir bem compacta e escolher hotéis próximos das estações de trem. Há várias opções em todas as cidades principais, então você não terá muita dificuldade nisso =)
      Espero ter ajudado um pouquinho você a planejar sua viagem para a Suíça!

      Bjs,
      Gaia

  4. Olá. Gostei muito do roteiro de 7 dias mas fiquei com uma dúvida. Você escolheu um lugar base e foi fazendo bate e volta de todas as cidades? Quais cidades desse roteiro você sugere dormir e quais voltar no mesmo dia? Outra dúvida: o meio de locomoção mais barato seria trem? Obrigada!

    1. Oi Maria Eduarda! Eu fiquei em Zurique durante minha viagem e fiz diversos passeios de um dia para os arredores. É tudo pertinho e de trem você não levará mais que 1h para visitar estas cidades. Mas acho que seria mais interessante quebrar em 2 cidades base: Zurique + Interlaken OU Zurique + Lucerna. =)

      1. Meu namorado é francês e iremos fazer a Suíça de carro com meus pais em abril do ano que vem, porém meu pai quer ter a experiência do trem. Qual vc recomendaria para uma viagem avulsa?
        Nossas bases serão Genebra, Zurique e Lucerna. Obrigada!

        1. Para ter uma experiência de trem com paisagens cênicas pelo caminho, acho que vale ir de Lauterbrunnen. O local fica próximo de Interlaken e pode funcionar como um abte e volta a partir de Lucerna. É uma estrada belíssima e certamente vai proporcionar a experiência que vocês buscam! Beijos e boa viagem para a Suíça!

  5. Oi meninas, amei o blog, excelentes dicas. estou indo em maio para europa, ficar 03 dias em zuriche, vcs acham que vale a pena tirar um dia e ir de bate e volta em Appenzell?

    1. Oi Talita! Eu fiquei simplesmente apaixonada por Appenzell. Acho super que vale a pena fazer esse bate e volta. As montanhas da região proporcionam visuais incríveis. A cidadezinha é uma graça. E em maio as temperaturas estarão amenas na Suíça, proporcionando atividades ao ar livre. =)

  6. Olá, belo blog, estou viajando com minha Esposa para Suíça em Novembro/Dezembro 2022, como é a questão de esquiar por lá? Final de Novembro Início de Dezembro sabe informar te neva ou tem estações de esqui funcionando?

    1. Oi Adauto! A temporada de ski começa em novembro e vai até março. As “melhores neves” costumam ser em janeiro e fevereiro. Mas tenho certeza que você terá uma experiência ótima nessa época do ano (nov/dez).

  7. Olá
    Obrigada pelas dicas
    Vou 6 dias em junho, chegada a Genebra aluguer de carro e planejei vários locais para ficar, e não fazer bate e volta.
    Como são os alojamentos? é fácil de encontrar a preços acessíveis no próprio dia?
    Obrigada

    1. Oi Maria! Eu sou o tipo de viajante que gosta de deixar tudo planejado previamente, incluindo os hotéis para passar a noite. Portanto, não sou a pessoa certa para falar sobre isso. Acredito que seja viável sim, visto que início de junho ainda é o início da alta temporada (verão).

  8. Olá! Tenho o sonho de conhecer a Europa e a Suíça é um dos países preferidos. Ano q vem faremos 20 anos de casamento e queremos comemorar com a viagem . Vc recomenda conhecer outros países ao redor? Talvez estendendo para 15 dias?

    1. Oi Raquel! Que delícia comemorar o aniversário de casamento na Suíça. O país é perfeito para isso!!! Olha, dá para ficar os 15 dias inteirinhos em terras suíças ou dividir entre Suíça e França, por exemplo, que são países vizinhos. Durante minha viagem em 2019 eu fiz exatamente isso: fiquei 10 dias na França e 7 dias na Suíça. Foi perfeito! São taaantas opções de roteiro que seria difícil recomendar apenas um.

  9. Olá, me chamo Eloy. Muito obrigado pelas informações. Realmente estão me ajudando demais nas nossas preparações. Pretendo ir com minha esposa em novembro par 7 dias. Gostaria de tirar umas dúvidas. 1) precisa de visto? 2) você recomenda levar Dólar ou Euro? mais ou menos, quanto $ seria necessário para 7 dias? Desde já muito obrigado

    1. Oi Eloy, tudo bem?

      Não é necessário visto para entrar nos países europeus, incluindo a Suíça. Em relação à moeda, eu tenho usado um cartão da Wise nas viagens internacionais. Funciona muito bem! Caso queira levar dinheiro em espécie mesmo, recomendo optar pelo euro e trocar por francos suíços ao chegar no país.

      Beijos e boa viagem!
      Gaia

  10. Olá, boa noite. Seus posts são bem didáticos. Parabéns. Ajudam muito na preparação. Iremos agora no final de dez.22 e teremos cerca de 15 dias de passeio no mês de janeiro. Pelo que tenho preparado e lendo seus comentários, dará para fazer bastante coisa. Ou você sugere ficar 10 dias na Suiça e 4 ou 5 dias em outro pais?

  11. Queria ir de Zermatt à Halstatt (Austria). É ok fazer esse trajeto de trem? 🙂 onde colocaria Interlaken no meio do caminho?

  12. Olá, tudo bem?
    Eu amo o seu blog, é maravilhoso, e obrigada por tirar tempo para escrever
    Eu vou para a Suiça no final dia 23/12, fico até dia 05/01
    Será que é muito frio?
    Pode me indicar um lugar para esquiar?
    Grata
    D´lange

  13. Olá, chamo-me Deolinda e sou portuguesa. Pretendo visitar a Suíça tendo como base Zurique. Que tipo de alojamento aconselha? Algum exemplo?

  14. Ola Gaia, parabens pelo seu blog. Ele é sensacional e estou usando ele para meu cronograma na Suiça rs.

    Eu vou ficar apenas um dia em Interlaken e gostaria de uma opinião. Acha legal eu ir para lauterbrunnen e grindelwald ou ir só para Jungfraujoch?

    Imagino ser 2 experiencias maravilhosas porem diferentes. Mas com seu feeling se Suiça o que acha que seria mais legal?

    Obrigaod.

    1. Oi Leo! Lauterbrunnen foi meu lugar preferido em toda a Suíça! É um vilarejo tão lindinho! Acho que super vale a pena passar lá.

      Beijos e boa viagem!!! Independentemente do que você escolher, certamente será uma viagem incrível!

  15. Olá Gaia! Tudo bem?
    Obrigada pelo post e dicas! Mto bom todo o conteúdo!
    Ficando uns 8 dias, acha possível encaixar uma viagem de trem? Aqueles famosos!

    1. Oi Maísa! Viajar de trem pela Suíça é uma delícia!!!

      Além de utilizar esse meio de transporte entre as cidades, você pode fazer um passeio de trem cênico. Recomendo a região de Interlaken, Grindelwald e Lautterbrunnen. As montanhas são belíssimas por ali! Dá uma olhada nas opções no Get Your Guide (sempre uso esse site para buscar passeios em minhas viagens internacionais).

      Vou deixar o link aqui pra facilitar: https://www.getyourguide.com.br/grindelwald-l1613/passeios-de-trem-tc11/?partner_id=IDD8J5F&utm_medium=online_publisher&cmp=comment

      Beijos e boa viagem,
      Gaia

  16. olá tudo bem? tinha uma viagem marcada para Suíça em outubro mas tive que reagendar as passagens para inicio de novembro, e fiquei chateada, pois vi que não é o melhor mês para viajar, realmente vou perder muito por ir em novembro? Adorei as dicas e os roteiros. bjs!!

    1. Oi Fabi!

      Nessa época do ano, o clima já está bem frio! O outono tem temperaturas próximas a zero grau. Então minha dica é investir em roupas quentinhas e aproveitar passeios indoors.

      De toda forma, tem lagos e mirantes lindos para você incluir no roteiro. Tenho certeza que conseguirá organizar um roteiro legal e que atenda a sua família =)

      Ah! E caso você viaje no final de novembro, vai encontrar os mercados de Natal, que estão presentes em todo o país. Vai ser uma autêntica experiência cultural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *