Ceará | Mala de Aventuras
Ceará

Ceará

Ceará

O Ceará é um destino apaixonante no Nordeste brasileiro. Esse Estado alegre e descontraído abriga praias de beleza estonteante. Das mais badaladas até aquelas de visual rústico, é difícil achar um defeito nos 570 km de litoral cearense.

E se você está planejando fazer turismo no Ceará esse post será perfeito! Você vai conhecer mais sobre os destinos turísticos desse Estado, além de ver dicas de roteiros aqui do Mala de Aventuras. Assim sendo, continue sua leitura para explorar o Ceará.


Turismo no Ceará

O turismo no Ceará se concentra basicamente em seu litoral. Ao todo são 570 km das mais belas praias e falésias paradisíacas que encantam turistas do mundo todo. Os termômetros por lá sempre marcam altas temperaturas e a água é sempre morninha, ficando entre 25 e 28 graus.

Com tantas condições favoráveis assim, certas praias no Ceará quase sempre aparecem entre as mais belas do país. Certamente você já ouviu falar em Jericoacoara, Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco e Flecheiras. Todas elas são verdadeiras joias do litoral cearense que você não pode deixar de conhecer.

Mas o Ceará também é um importante polo do turismo religioso. Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, atrai milhares de romeiros que vão pedir pela intercessão daquele que pode até não ser canonizado, mas é considerado Santo por muitos.

E os fãs do turismo cultural vão adorar os Centros Históricos de diversas cidades, como Sobral e Aracati. Muitas construções são inclusive tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Já deu vontade de conhecer o Ceará, né? Então espere para ver as cidades que selecionamos, você vai se encantar ainda mais por esse belo Estado.


Quando visitar o Ceará

Para quem não sabe, o clima no Ceará é do tipo tropical semiárido e é marcado por uma estação chuvosa e outra bem seca. Mas a boa notícia é que o Estado pode ser visitado o ano inteiro e as temperaturas permanecem elevadas praticamente os 365 dias do ano.

Verão no Ceará

O verão é a época ideal para visitar o litoral cearense. Com pouquíssimas chuvas, você vai poder curtir ao máximo tudo o que as praias têm de melhor a oferecer.

Inverno no Ceará

Já o inverno é a estação mais indicada para conhecer o sertão. As temperaturas um pouco mais amenas ajudam a aproveitar as cidades do sertão melhor. Mas também é possível visitar as praias, já que o sol brilha praticamente o ano inteiro.


Cidades turísticas no Ceará

Para quem está pensando em fazer turismo no Ceará, nada melhor do que conhecer as principais cidades turísticas, né? Selecionamos 10 destinos no Ceará que não podem ficar de fora da sua lista de próximas viagens.

Quer saber quais são elas? Então continue sua leitura.

  • Fortaleza

Em primeiro lugar, Fortaleza é a capital e uma das cidades turísticas de maior destaque no Ceará. Por ser uma cidade grande, Fortaleza apresenta uma ótima infraestrutura para o turismo. Aliás, muitas pessoas optam por ficar hospedados na cidade e fazer bate e volta a outros destinos próximos como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Mas é claro que há muito o que se ver no Ceará capital. A começar pelas praias de Iracema, Mucuripe e Meireles. Apesar das condições de mergulho aqui não serem as melhores, é na orla das praias que se concentra a maioria das opções de hotéis. Diversas pessoas também aproveitam a orla para praticar atividade física, como caminhadas e andar de bicicleta.


Dica de leitura:

7 passeios imperdíveis em Fortaleza


Seguindo pela orla, no Mercado do Peixe em Mucuripe é possível comprar frutos do mar frescos por preços bem acessíveis. Algumas barracas já vendem e preparam para você degustar na hora. 

Por outro lado, a Praia do Futuro está a apenas alguns minutos de carro das outras três praias e tem boas condições de banho. Somado a isso, a infraestrutura é legal, com barracas que servem desde petiscos até refeições completas. As mais famosas são Crocobeach e Chico do Caranguejo.

  • Cascavel

A 64 km de Fortaleza, a visita a Cascavel é uma boa sugestão de o que fazer no Ceará. Na pacata cidade você vai encontrar toda a paz e tranquilidade que deseja e tem até a sensação de que o tempo passa mais devagar. As grandes atrações da região são as praias paradisíacas e as delicadas falésias que completam o cenário.

Uma dessas praias é a de Águas Belas e logo de cara você já entende o porquê do nome. A água possui vários tons de azul e a areia é branquinha. Outra curiosidade é que há o encontro do rio com o mar e você pode aproveitar para explorar o mangue.

Por outro lado, a Praia do Caponga já apresenta mais infraestrutura do que a anterior. Por lá você encontra bons restaurantes, barracas e hotéis pela orla. Muita gente faz passeios de buggy pela orla da praia ou então na corcunda de um dromedário!

O Centro Histórico de Cascavel também conta com diversas construções históricas, como a cadeia pública e a capela de Nossa Senhora da Conceição.

  • Beberibe

Agora se você é um daqueles que curte destinos mais roots e rústicos, tenho certeza de que vai se apaixonar por Beberibe. A pequena cidade, que já serviu de cenário para produções da TV como reality shows, encanta pelas praias quase desertas e suas falésias.

Um dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro é o Parque das Fontes, um labirinto de falésias com diversas fontes de água doce que brotam.

O passeio de buggy também é bem legal. Durante o trajeto você irá passar por pontos como a Praia do Morro Branco e a Gruta da Mãe D’água. Conheça também a Barra da Sucatinga, uma praia que lembra bastante um deserto. Lá foram gravadas a novela tropicaliente e o reality show No Limite. O pôr-do-sol lá é belíssimo!

  • Juazeiro do Norte

Nos confins do Cariri cearense, Juazeiro do Norte é mais conhecida como a terra do “Padim Ciço” e atrai milhares de fiéis ao longo do ano. Assim como Aparecida em São Paulo, a cidade é forte no chamado turismo religioso.

Como muita coisa na cidade gira em torno do Padre Cícero, as atrações turísticas incluem o Museu do Padre Cícero, o Luzeiro da Fé e a estátua de Padre Cícero.

  • Aracati

Talvez você ache que nunca ouviu falar em Aracati. No entanto, você certamente já ouviu falar em Canoa Quebrada, que fica nesse município do Ceará. Claro que a belíssima praia e as falésias de Canoa Quebrada já fazem a visita valer a pena, mas existem outros pontos em Aracati para explorar.

Para quem quer fugir do burburinho de Canoa Quebrada, recomendo conhecer a Praia da Quixaba. Suas águas são calmas e quentinhas e as falésias brancas completam o visual indescritível. E o melhor de tudo é que a praia é tão vazia que parece até privativa. Outras praias em Aracati são Retirinho e Praia de Majorlândia.

Eu não sei vocês, mas eu adoro experimentar comidas e bebidas de sabores diferentes quando conheço um novo lugar. Nesse sentido, no centro de Aracati você deve ir à tradicional Casa Ponciano. Há 70 anos ela vende bebidas diversas, incluindo o suco de tamarindo cuja receita os donos não entregam por nada!

  • Paracuru

Paracuru é uma cidade muito agradável a 84km da capital cearense, com 20% de litoral e praias deslumbrantes. Bem no centro da cidade, a Praia da Munguba é ótima para uma caminhada no final da tarde. O farol é um ponto bem legal para fotos lindas.

Em seguida, a Praia da Pedra Rachada é a queridinha dos turistas. Sua extensa faixa de areia é permeada por coqueiros que deixam o visual ainda mais bonito. Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam e são a grande atração do local. Já a charmosa Praia das Almas possui dunas que lembram um pouco dos Lençóis Maranhenses e são outro lugar para fotos perfeitas.

Outras praias em Paracuru são a Praia Boca do Poço, Ronco do Mar, Carnaubinha, Bica e da Pedra do Meio. Todas são lindas e perfeitas para um dia relaxar à beira-mar.

  • Aquiraz

Aquiraz pertence à região metropolitana de Fortaleza e está a apenas 33 km da capital. A cidade é uma ótima opção de turismo no Ceará e é sede do Beach Park, o maior parque aquático do país.

Os turistas que vão à Aquiraz procuram bastante o passeio de buggy para conhecer melhor as praias da região. Recomendo esse passeio no primeiro dia de viagem.

O Centro das Rendeiras é outro lugar deslumbrante na cidade. Lá existem 38 lojinhas onde é possível ver de perto o trabalho delicado das artesãs cearenses e ainda levar para casa algumas das peças, como vestidos, jogos de mesa, panos de prato e toalhas de mesa.

Agora se você quer uma pitada de aventura na sua viagem, não deixe de conhecer o Engenhoca Park. Com 40.000m 2, o parque oferece diversas modalidades: arvorismo, caiaque, tirolesa, trilhas, minigolfe, fazendinha e muito mais. É um passeio agradável se você está viajando com a família.

  • Jericoacoara

Sem dúvida, Jericoacoara é um dos destinos favoritos de quem faz turismo no Ceará. A vila de Jeri reúne praias, dunas e uma boa estrutura para os turistas com ótimos hotéis e pousadas. O clima rústico está presente em toda a vila, com as ruas ainda de areia e as casinhas de pescadores.

Claro que as praias são a principal atração da região. São tantas e é impossível eleger a mais bonita entre elas. A Praia de Jericoacoara é a principal, muito usada por praticantes de windsurf e com ótimos restaurantes ao longo de sua orla. Já a Praia Malhada é indicada para quem quer sossego, além de ser pouco frequentada ela não possui nenhuma barraca ou bar.

Eleita uma das melhores de Jeri, a Lagoa do Paraíso impressiona por suas águas de tonalidade azul esverdeada. Lá existem clubes com ótima infraestrutura para o turista.

A Pedra Furada é um dos cartões postais de Jericoacoara e durante o pôr-do-sol, o sol se encaixa direitinho no centro da pedra. 

  • Guaramiranga

Para quem pensa que o Nordeste é sinônimo somente de calor ainda não conheceu Guaramiranga. Conhecida como a Suíça cearense, a cidade impressiona por suas temperaturas amenas durante todo o ano (os termômetros ficam em torno de 20 graus).

Dentre as principais atrações da cidade, destaco o Pico Alto. É o maior da região com mil metros de altitude. Lá em cima há um mirante de onde é possível se ver boa parte do Maciço de Baturité.

O Parque das Trilhas é outra ótima sugestão com diversão garantida. Ele possui diversas trilhas bem tranquilas que passam por piscinas de pedra e plantações de café

Já para quem curte passeios culturais, vale a visita ao Mosteiro dos Jesuítas. Mesmo que você não seja religioso, a construção é a mais antiga da região e fica em uma parte mais alta da cidade. O pôr-do-sol lá é magnífico.

  • Quixadá

Encerrando com chave de ouro, Quixadá é um paraíso no interior do Ceará para quem curte o contato com a natureza. A cidade fica fora do roteiro óbvio pelo Estado e é uma grata surpresa para quem se arrisca a pensar fora da caixa.

Quixadá é conhecida como a cidade dos monólitos, grandes montanhas de pedra que se destacam em meio ao cenário do sertão. Mas a cidade também é interessante para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. No mês de julho muitos esportistas se reúnem lá no evento Sertão Esporte Radical para praticar algumas modalidades bem radicais, como vôo livre, motocross, mountain bike, arvorismo, rapel, escalada e muito mais.

Um ponto bastante procurado em Quixadá é a Pedra da Galinha-Choca, uma formação que realmente se parece com uma galinha. E não deixe de visitar a Fazenda Não Me Deixes, que pertenceu à escritora Rachel de Queiroz.


Roteiro no Ceará

Depois de conhecer melhor as principais cidades turísticas do Ceará, agora vai ficar mais fácil montar seu roteiro pelo Estado. Muita gente fica com medo na hora de montar e acha que alguma coisa vai ficar de fora, mas nós podemos te ajudar.

Aqui no blog temos um artigo muito interessante com 10 dicas para montar um roteiro. Nele você verá o passo a passo da montagem de um roteiro, desde o planejamento financeiro até a hora de fazer as malas. Ah! E ainda tem um checklist para você ver se está levando tudo mesmo.

Sugestão de Roteiro no Ceará: praias

Quer descobrir o que fazer no Ceará no litoral? Aqui no blog já postamos artigos com sugestões de passeios no litoral cearense para você montar um super roteiro. Veja só:


Pronto para turistar no Ceará?

E aí, gostou das nossas dicas de o que fazer no Ceará? Se ainda ficaram dúvidas é só deixá-las nos comentários abaixo. Conte-nos também como foi sua experiência nesse Estado maravilhoso.


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Pousadas em Cumbuco

Onde ficar em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza

Melhores Praias do Ceará

Pousadas em Jericoacoara

Uma noite na Lagoa do Paraíso

Passeio de Bugre em Jericoacoara

Passeio de Quadriciculo em Jericoacoara

Mala de Aventuras