Chile | Categorias / Mala de Aventuras
Chile

Chile

Vinícolas, estações de esqui, paisagens naturais, o deserto mais seco do mundo e o edifício mais alto da América do Sul são só alguns dos atrativos que você encontra no Chile, um país super completo, que agrada todos os tipos de viajantes!

Chile

Milhares de turistas visitam o destino tanto no verão quanto no inverno, para aproveitar muito bem as duas estações. Apenas um voo de 4h separa o Chile do Brasil, e você com certeza vai se encantar pelas belezas naturais, cultura e carisma dos chilenos.

Chile – dicas práticas sobre o país

Por ser um destino próximo ao Brasil, que não exige visto, o Chile é muito visitado por brasileiros anualmente. Especialmente no inverno, quando a temporada de neve começa, espere ouvir bastante português pelas ruas de Santiago, por exemplo.

Se você já está pensando em fazer turismo no Chile nas suas próximas férias, veja as dicas práticas que separamos para você:

  • Língua oficial: no Chile, é falada uma variante do espanhol castelhano. Trata-se de uma variante pois algumas palavras são únicas daqui, devido à influência das línguas indígenas que ainda se falam em algumas localidades. O rapanui, falado na Ilha de Páscoa, é uma delas.
  • Moeda: a moeda oficial do Chile é o peso chileno, representado pela sigla CLP. Você encontrará circulando no país notas de 1.000 CLP, 2.000 CLP, 5.000 CLP, 10.000 CLP e 20.000 CLP.
  • Visto: o Chile não exige visto para brasileiros, mas o tempo de permanência no país deve ser de até 90 dias. Além disso, você não precisa do passaporte para entrar no Chile, desde que tenha em mãos sua carteira de identidade (CNH não é válida!) emitida a menos de 10 anos.
  • Seguro viagem: o seguro viagem Chile não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem sem essa proteção. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros.
  • Saúde: diferente do Brasil, o Chile não possui atendimento público de saúde para turistas, apenas para moradores. Isso significa que se você tiver alguma intercorrência médica, precisará pagar pelo serviço.
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão do Chile é de 220v e as tomadas são de 3 pinos em uma linha reta. Alguns viajantes precisam de adaptadores de tomada.

Turismo no Chile

Se você é amante de boa gastronomia, vinhos, paisagens incríveis e passeios histórico-culturais, fazer turismo no Chile vai ser uma delícia para você. O país possui pontos de interesse que variam desde aventuras pelo deserto até o glamour de uma cidade cosmopolita. 

Agora, vamos entender as principais divisões turísticas do país, para você combinar um roteiro Chile bem interessante:

Deserto do Atacama

Ao norte do Chile, a região do Deserto do Atacama é uma das mais visitadas do país, atrás somente da capital, Santiago. Como você pode imaginar, o clima por aqui é quente e seco, especialmente durante as tardes. A noite e durante a madrugada faz bastante frio independente da época do ano.

A principal cidade do Deserto do Atacama é a querida San Pedro de Atacama. Pequena e charmosa, ela encanta com suas ruas de terra, casas pequenas e restaurantes gostosos. Além disso, San Pedro é cheia de curiosidades, como a lei em que é proibido dançar na cidade. Dizem que é porque os ancestrais de seu povo estão enterrados ali, e seria desrespeitoso dançar em cima deles. Será?

Antofagasta é outra sugestão de cidade para conhecer no Chile na região do Deserto do Atacama. Apesar de ser costeira, ela compõe a região desértica e apresenta atrativos imperdíveis, com praias de um tom de azul muito lindo e um céu estrelado maravilhoso.

Centro Chile

A região considerada como centro do Chile é a mais visitada do país. É aqui que estão destinos populares como Santiago, Valparaíso e Vina del Mar. Em sua viagem para o Chile, se Santiago não for seu destino final, você certamente fará uma conexão em seu aeroporto, então por que não aproveitar e fazer um stopover para conhecer esses destinos?

 Você pode dedicar uns dias para conhecer Santiago e seus atrativos turísticos, como o SkyCostanera que é o edifício mais alto da América Latina e também aproveitar passeios bate e volta para as cidades de Valparaíso e Vina del Mar, onde você encontrará um litoral super agradável para curtir no verão!

Vinícolas

O Chile é referência quando o assunto é produção de vinhos, sabia? Bem pertinho de Santiago ficam algumas regiões vitivinícolas que atraem turistas o ano todo. Inclusive, a famosa Concha y Toro fica aqui, na região conhecida como Vale do Maipo. Outras regiões próximas que vale a visita são: Vale de Casablanca (a 1 hora de distância da capital) e Vale do Aconcágua (a 1h30min de distância da capital).

Apesar de não recomendarmos se hospedar perto das vinícolas do Chile (a não ser que você queira dedicar uma grande parte da sua viagem para essa experiência), os passeios bate e volta saindo de Santiago até os vinhedos são excelentes. 

Patagônia Chilena

Assim como a Patagônia Argentina, a porção chilena possui paisagens de tirar o fôlego. E é uma ótima dica para quem procura cidades para conhecer no Chile no inverno. Aqui a neve é a protagonista durante essa temporada, o que atrai muitos turistas de todo o mundo.

As cidades mais visitadas da região são Punta Arenas e Puerto Natales. Ambas são porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine com suas natureza grandiosa e geleiras, mas Punta Arenas ainda é ponto de partida para quem quer conhecer o famoso Estreito de Magalhães, uma rota que facilitava a passagem do Oceano Atlantico para o Pacífico, ou seja, sua relevância histórica é indiscutível. 

Quando viajar para o Chile?

Decidir a data da sua viagem para o Chile vai depender de que tipo de atividades você pretende fazer. O país tem temperaturas bem baixas no inverno, com possibilidade de aproveitar a neve em alguns destinos. Enquanto isso, durante o verão, o Chile possui cidades que são banhadas pelas águas do Oceano Pacífico e você poderá curtir uma praia, colocando o bronze em dia.

Verão no Chile

O verão no Chile coincide com o verão brasileiro, e é marcado por períodos de bastante calor com temperaturas elevadas, clima seco e poucas chances de chuva. Esse é o clima perfeito para quem quer explorar destinos de praia, então veja essas sugestões de destinos para conhecer no Chile no verão:

  • Valparaíso
  • Vina del Mar
  • Antofagasta
  • Ilha de Páscoa

Inverno no Chile

Por outro lado, o inverno no Chile é marcado por temperaturas baixas e bastante neve. Se a sua intenção é aproveitar a sua viagem para curtir o frio e as cidades branquinhas de neve, pode postar que os meses de junho à setembro serão incríveis. Pensando nisso, veja essas sugestões de destinos:

  • Deserto do Atacama
  • Santiago
  • Punta Arenas

Principais cidades para conhecer no Chile

Se você ficou interessado em fazer turismo no Chile, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

Santiago

Santiago é a capital do Chile e o destino mais visitado do país, principalmente no inverno. É uma cidade que consegue mesclar edifícios modernos com a paisagem da Cordilheira dos Andes coberta de neve de plano de fundo. Muitos brasileiros optam por fazer uma viagem para Santiago para ver a neve e se aventurar em esportes como o ski e o snowboard.

Isso porque a cidade é uma ótima base para quem quer explorar os melhores lugares para esquiar no Chile, já que na capital mesmo não há nenhum centro de ski disponível. O Valle Nevado é o mais famoso deles e existem passeios bate e volta saindo de Santiago diariamente.

Mas há muitos pontos turísticos em Santiago. Existem opções de passeios histórico-culturais, como visitar o famoso Palácio de La Moneda e a Plaza de Armas, e também passeios ao ar livre, como o Cerro San-Cristóbal, o Cerro Santa Lucía e o Parque Araucano.

Aliás, se a sua viagem é no verão, não deixe de ir até o topo do Cerro San-Cristóbal para curtir as piscinas públicas! O por do sol visto de lá do alto também é o mais bonito da capital.

É de Santiago também que partem os passeios para as cidades de Valparaíso e Vina del Mar, onde os turistas encontram o litoral do Chile. 

Quanto à rede hoteleira, na capital você encontrará hotéis para todos os gostos e bolsos. Mas é importante checar os melhores bairros para se hospedar em Santiago para não cair em furada.

Se você está pesquisando sobre o destino, já deve ter visto na internet que o número de furtos e assaltos à turistas aumentou pós pandemia. Por isso, na hora de escolher onde ficar em Santiago, opte por ficar em ruas movimentadas e bairros que ainda são seguros.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Santiago:

Valparaíso

A cerca de 140km de distância de Santiago e muito visitada no esquema de bate e volta, Valparaíso é um destino litorâneo e você pode aproveitar para colocar os pés na areia aqui, mas precisará ter coragem para colocar o pé na água, já que as águas do Oceano Pacífico são geladas o ano inteiro.

Valparaiso é uma cidade histórica bastante badalada e colorida. A boêmia parece tomar conta da cidade, então você sempre encontrará um barzinho animado para confraternizar com seus companheiros de viagem.

Ao caminhar pelas ruas com casinhas pintadas cada uma de uma cor, artistas e músicos mostram seus talentos de maneira divertida. 

As praias são agradáveis para contemplar o mar, mas não exatamente para mergulhar. Isso porque a água é gelada e o mar é agitado, com bastante correnteza. Também é válido dizer que as praias de Valparaíso estão perto do porto da cidade, então suas águas não são das mais limpas. De todo modo, vale a visita para relaxar e curtir a brisa.

Caso você queira se hospedar em Valparaíso, a boa notícia é que a cidade conta com uma farta rede hoteleira. E os valores das diárias são bem acessíveis, com opções baratas a partir de R$100 e opções de luxo em torno de R$650!

Vina del Mar

Já Vina del Mar é a cidade ideal caso você queira mergulhar no Oceano Pacífico. Também localizada a 140km de distância de Santiago, aqui você encontrará uma atmosfera mais tranquila, apesar da cidade também ser bastante alegre e repleta de opções de turismo e lazer.

Apesar das águas também serem geladas aqui, o mar é um pouco mais tranquilo para aqueles que tiverem coragem de encarar as temperaturas da água! Você vai ver surfistas e bodyboarders curtindo os dias. Mas, se precisar de ajuda para decidir quais praias visitar no Chile, aproveite essas sugestões em Vina del Mar: a Playa Renaca (a mais famosa e badalada dia e noite!), a Playa del Sol (a mais bem localizada) e a Playa Los Marineros (com as águas mais calmas de toda a região).

Também não vai ser difícil encontrar bons hotéis em Vina del Mar com preços acessíveis. Aliás, sempre recomendamos o Booking e o Hoteis.com para fazer reserva de hospedagem, já que são sites de confiança onde é possível ver fotos, notas e avaliações reais de hóspedes anteriores.

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é uma pequena cidade rústica e charmosa situada em pleno Deserto do Atacama. É daqui que saem os principais passeios para quem quer explorar as maravilhas do deserto mais árido do mundo, com opções de aventuras que chegam até o Salar de Uyuni, na Bolívia.

Os pontos turísticos do Deserto do Atacama são todos relacionados ao ecoturismo. Então, prepare-se para ver a natureza de um jeito que você nunca viu. No Valle de la Luna, por exemplo, você vai achar que está pisando em um solo que não é desse mundo. Nas Lagunas de Baltinache, você vai encontrar lagoas repletas de sal que são um oásis no meio do deserto. Nas Termas de Puritama é possível mergulhas nas águas que chegam a entrar em contato com o magma vulcânico e, por isso, tem temperaturas de até 35 graus! Nos Geysers, a água quente vira fumaça ao escapar por crateras no solo e encontrar temperaturas negativas! 

Esse destino não parece real, de tão diferente e encantador que é. Não é a toa que muitos casais optam pela lua de mel no Atacama. E sua aventura toda começará por San Pedro, onde você aprenderá que precisa fazer uma coisa muito importante: a tal da aclimatação. Por estar a 2400m de altitude sobre o nível do mar, é comum que os turistas sintam alguns sintomas do mal de altitude. Dor de cabeça, tontura e enjoo são alguns deles. Beba bastante água, evite bebidas alcoólicas e tenha sempre em mãos um remédio para enjoo. 

Existem passeios que chegam aos 4.900m de altitude, então é importante ir se aclimatando para evitar esses sintomas. Nesse caso, o ideal é organizar cada passeio do mais baixo, para o mais alto. Assim, dia após dia, o seu corpo vai se acostumando melhor.

E quando estiver pensando o que levar para o Atacama, não deixe de incluir protetor solar, chapéu ou boné, óculos de sol e roupas com proteção UV. 

Em relação aos hotéis, você pode estar imaginando que, por ser uma cidade no meio do deserto, San Pedro não tem muito a oferecer. Mas a verdade é que é possível encontrar opções variadas de onde ficar no Atacama. A principal rua para se hospedar em San Pedro é a Calle Caracoles, ali existem hotéis para todos os gostos, e nós nos hospedamos do Hotel Don Raul. Mas se você quiser uma experiência mais exclusiva, com tratamento VIP, não deixe de conferir os hotéis de luxo no Atacama. Geralmente, eles estão mais imersos no deserto. Nós também nos hospedamos no Nayara Alto Atacama e o hotel tem estrutura impecável.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Antofagasta

A cidade de Antofagasta também é litorânea, mas devido à sua proximidade com o Deserto do Atacama, ela também é uma das cidades-base para quem quer explorar o Atacama e suas maravilhas, mas não só isso.

Se na sua viagem para o Chile, você decidir incluir Antofagasta em seu roteiro, não deixe de reservar tempo para curtir as praias locais. Existe uma região chamada Costanera, onde locais e turistas vão para passear a beira mar e curtir um visual lindíssimo com o mar de um lado e, do outro, a Cordilheira do Andes.

A infraestrutura turística aqui é bem melhor do que em San Pedro do Atacama, por exemplo. A cidade tem ares mais modernos, com edifícios altos, construções variadas, museus, parques estradas de asfalto e variedade de meio de transporte. Isso porque Antofagasta prosperou na mineração do cobre e, com isso, a cidade enriqueceu bastante. 

Você vai encontrar belíssimos hotéis em Antofagasta e vai ser difícil decidir em qual se hospedar. Existem opções à beira mar que são irresistíveis.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Antofagasta:

Punta Arenas

Já no extremo sul do Chile, a cidade de Punta Arenas faz parte da Patagônia Chilena e recebe visitantes do mundo inteiro que buscam conhecer o famoso Estreito de Magalhães. Essa passagem marítima que liga os oceanos Pacífico e Atlântico foi descoberta em 1500 pelo português Fernão de Magalhães e teve uma importância crucial, facilitando o transporte de produtos e pessoas de um lugar para o outro. Naquele tempo, essa era a melhor rota para os navios. Depois, com a abertura do Canal do Panamá, o Estreito de Magalhães passou a ser menos utilizado e hoje é uma rota em que os cruzeiros passam.

No inverno, Punta Arenas é tomada pela neve e pelas temperaturas negativas. Se você gosta de frio, vai adorar conhecer as belezas naturais desse local. Daqui você poderá fazer trilhas e caminhadas a fim de observar a floresta e os animais que aqui residem (guanacos, raposas…), visitar museus repletos de história sobre a colonização da cidade e até observar pinguins em uma ilha próxima, a Ilha de Magdalena. 

É possível também visitar o Parque Nacional Torres del Paine partindo de Punta Arenas. São cerca de 3h de viagem até a entrada do parque, onde os turistas encontrarão glaciais, montanhas, rios e lagos de um tom azulado que nem parece de verdade! Passeio perfeito para os amantes de ecoturismo.

Em Punta Arenas, você encontrará hotéis charmosos e muito bem localizados para explorar a cidade a pé.

Ilha de Páscoa

Agora, se você gosta de conhecer lugares fora do óbvio, a Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico vai te agradar. Ela é considerada uma das mais remotas do mundo, mas pode ser acessada de avião, já que possui aeroporto. Os voos fazem escala em Santiago e têm duração de cerca de 5h.

A principal cidade da Ilha de Páscoa é a Hanga Roa e lá você encontrará agências de turismo locais que te levarão para explorar os principais destaques da ilha. Não deixe de conhecer as Estátuas Moai, que são símbolos da cultura indígena ancestral da região, conhecida como Rapa Nui. Uma dessas estátuas, inclusive, está em Rano Rakaru, um ponto turístico imperdível da região. 

Muitos outros passeios vão te colocar em contato com a cultura Rapa Nui. Visite os altares chamados de Ahu – neles foram realizadas diversas cerimônias e até hoje são considerados lugares sagrados – e as cavernas Te Pahu e Te Niu que foram usadas como abrigo e pelos povos ancestrais.

Mas também não se esqueça de que estamos em uma ilha e que, obviamente, as praias também são um atrativo singular. São variadas opções, todas com águas limpíssimas e areias finas e branquinhas. A Praia de Anakena é a mais famosa, com sua extensa faixa de areia, mar calmo e infraestrutura turística com restaurante e banheiros. Já a Praia Ovahe é pequena, mas cinematográfica. A água segue o padrão local, bem cristalina. 

Pronto para organizar sua viagem para o Chile?

Mala de Aventuras