Tocantins

Tocantins

Rústico, simples e repleto de belezas naturais, o Estado do Tocantins abriga alguns dos mais belos destinos de natureza que temos no país.

Para quem busca um destino fora do convencional e quer ter contato com uma natureza ainda pouco tocada pelo homem, o Tocantins reserva roteiros incríveis. No entanto, a infraestrutura do estado ainda não é das melhores, então nossa recomendação é contratar uma agência de turismo para te auxiliar no planejamento da sua viagem.

Nós aqui do Mala de Aventuras tivemos o privilégio de fazer turismo neste belo estado brasileiro recentemente e compilamos as melhores dicas para quem busca o que fazer no Tocantins e como planejar uma viagem para este destino localizado no coração do Brasil.

Turismo no Tocantins

O turismo no Tocantins vem se expandido a cada ano. Porém, em comparação a outros estados brasileiros, sua estrutura turística ainda é bastante rústica. Não espere encontrar pousadas de luxo ou resorts 5 estrelas. A grande maioria das pousadas é simples. Elas são utilizadas para pernoitar após longos dias de passeios pelas belezas naturais da região.

tocantins

Aliás, o turismo de natureza e de aventura é o grande carro chefe do estado. O contato com a cultura local também é muito incentivado, tanto que a maioria das agências que operam em destinos como Jalapão e Serras Gerais incluem no roteiro visitas a comunidades quilombolas e levam os turistas em restaurantes de moradores da região.

As principais regiões turísticas do Tocantins são:

  • Palmas
  • Jalapão
  • Serras Gerais

Quando visitar o Tocantins

Antes de saber o que fazer no Tocantins, é importante conhecer a melhor época para conhecer o Estado. A verdade é que o Tocantins pode ser visitado em qualquer época do ano, mas é bom estar por dentro de algumas informações antes de agendar sua viagem.

É possível distinguir duas épocas bem marcadas: a temporada de chuvas e a temporada de seca. Enquanto o período das secas abrange os meses de maio a setembro, a época das chuvas se concentram entre outubro e abril.

Um período bem legal para conhecer os atrativos do Tocantins é entre os meses de maio e julho. Nessa época as chuvas já aliviaram, o clima está agradável e as cachoeiras possuem bom volume d’água.

turismo no tocantins

Verão no Tocantins

No verão, o calor castiga e as temperaturas sobem bastante no Tocantins. A estação acaba coincidindo também com a época das chuvas. Isso pode atrapalhar alguns passeios que envolvam trilhas, por exemplo. Além disso, por conta do volume de água, pode acontecer das águas dos rios ficarem mais turvas.

Inverno no Tocantins

Com temperaturas mais agradáveis e menos chuvas, o inverno é a melhor estação do ano para desvendar as belezas do Jalapão e das Serras Gerais. As águas dos rios ficam transparentes e você vai poder observar toda a biodiversidade da região. Contudo, não espere muito o final da temporada seca, pois a falta de chuvas acaba afetando também a paisagem.


Cidades turísticas do Tocantins

O Estado do Tocantins é bem forte quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura. A capital, Palmas é a cidade turística com maior infraestrutura turística. Em contrapartida, indo em direção aos rincões do estado, você vai passar por longas estradas de terra e cidadezinhas rústicas muito charmosas.

A seguir, listamos as principais regiões e cidades turísticas do Tocantins, com um resuminho bem legal do que você vai encontrar em cada uma delas. Vamos lá!

  • Palmas

Em primeiro lugar, Palmas é a capital do Estado e uma das cidades mais recentes do Brasil. Fundada em 1989, a cidade é porta de entrada para quem vai conhecer pontos turísticos do Tocantins, como o Jalapão. Contudo, a capital também recebe anualmente muitos concurseiros e pessoas de negócios.

pontos turísticos tocantins

As principais atrações de Palmas incluem belas praias de rio, construções históricas e praças icônicas, como a do Praça dos Girassóis, considerada a maior da América Latina e a segunda maior que há no planeta.

A estrutura hoteleira de Palmas é ótima e você encontrará desde hotéis mais econômicos, até os mais requintados. Os preços são bem variados, então você encontra opções para todos os bolsos.


Leitura recomendada:

Onde ficar em Palmas: hotéis baratos e bem localizados


  • Jalapão

Muita gente fica na dúvida se o Jalapão fica no Tocantins. Esse pedaço de paraíso se localiza nos rincões do estado e ganhou bastante notoriedade na última década, principalmente após a novela transmitida pela Rede Globo “O Outro Lado do Paraíso”.

Os municípios que servem de entrada para o Jalapão são Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo. Todos possuem estrutura turística rústica, com poucas opções de hospedagem e restaurantes. E apesar de simples, as pousadas do Jalapão são confortáveis e servem muito bem ao propósito de pernoite após um longo dia de passeios.

fervedouros no tocantins

Aliás, se você está planejando conhecer as belezas desse destino, recomendo contratar uma agência, pois como muitos dizem por lá: o Jalapão é bruto! Estradas de terra mal sinalizadas e sinal de telefone praticamente inexistente deixam a aventura arriscada para quem não tem conhecimento da região.


Aproveite para ler: 

Quanto custa viajar para o Jalapão

Melhores agências Jalapão: quais são confiáveis e têm bons pacotes de viagem para o Jalapão


O fervedouros do Jalapão são um dos principais atrativos buscados pelos turistas. Essas nascentes de rios subterrâneos afloram na superfície com tamanha pressão que é impossível afundar. Além deles, cachoeiras, cânions, dunas e lagoas completam o roteiro.

  • Ilha do Bananal

Para quem não conhece, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo! Com cerca de 20 mil km2, ela se situa no encontro dos rios Araguaia e Javaés.

A ilha é um marco de divisão entre a floresta amazônica e o cerrado brasileiro. Lá você pode observar a riqueza da fauna e da flora e ainda conhecer de perto alguns povos indígenas.

Vale saber: por ser uma unidade de conservação administrada pelo ICMBio, para entrar é preciso autorização.

  • Serras Gerais

Outra jóia do estado do Tocantins é Serras Gerais. Portanto, as cidades de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga não podem ficar de fora de um roteiro para os amantes do ecoturismo.

tocantins

A região, que fica bem próxima do Jalapão, possui alguns atrativos naturais incríveis, como a Cidade de Pedras e o Arco do Sol, formações rochosas curiosas que nos fazem pensar que foram esculpidas a mão. Outro lugar bastante procurado é o Cânion Encantado com suas quedas d’água.

É comum que as agências de turismo que oferecem pacotes para o Jalapão incluam alguns dias em Serras Gerais no Roteiro também. E vai por mim, vale muito a pena esse combo!

  • Aurora do Tocantins

Essa cidade das Serras Gerais merece destaque, pois possui mais de 280 cavernas, rios e dunas.

Em Aurora você poderá visitar o menor rio do país, o Rio Azuis com suas águas cristalinas. Cachoeiras também não faltam no roteiro, como a do Ribeirão, da Sombra, do Regado, entre outras. O Poço Azul também fica em Aurora e é impressionante.

  • Natividade

Natividade é uma cidadezinha que carrega um capítulo importante da história do estado do Tocantins. Foi ali que o primeiro povoado do estado surgiu e até hoje é possível apreciar os casarões da época dos bandeirantes.

como é o turismo no tocantins

Com apenas 10 mil habitantes, a cidade conheceu seu auge durante o ciclo do ouro. O Centro Histórico é um dos atrativos da cidade, que além das construções coloniais, é porta de entrada para quem vai desbravar as belezas naturais das Serras Gerais.

A cidade não possui muitas opções de hospedagem e as que existem são simples, mas confortáveis.

  • Rio da Conceição

Para quem gosta de passeios que incluam água, Rio da Conceição é uma cidade imperdível. A região pertence ao município de Natividade e é um lugar bem roots, perfeito para quem busca paz e sossego em meio à natureza.

Na lista de passeios não faltarão cachoeiras, como a do Brejo Limpo e do Cavalo Queimado. Este Balneário é ótimo para famílias e lá você pode descer o Rio Manuel Alves no boia cross.

Assim como as demais cidades da região, existem poucas opções de pousadas. Todas simples, mas com o básico para uma boa noite de sono.

  • Dianópolis

Fundada em 1750, Dianópolis abriga cavernas e cânions impressionantes.

Os atrativos naturais estão entre os principais passeios em Dianópolis. O Vale do Encantado é uma trilha surpreendente, mas que deve ser feita com acompanhamento de um guia. O Circuito da Garganta também guarda diversas cachoeiras e cenários de tirar o fôlego.

Por lá você encontra algumas opções confortáveis de hospedagem. Ótimo para relaxar depois de um dia longo de caminhadas.

  • Peixes

Este é um destino para quem curte visitar lugares ainda mais remotos, onde o turismo ainda é insipiente e a natureza é quase intocada.

rio tocantins

Sim, estamos falando de um destino ainda mais roots que os demais listados até aqui! Peixes está às margens do Rio Tocantins e muitos dos passeios deste município estão relacionados ao rio.

Quadriciclo, boia boat, boia cross e pescaria são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas por lá. E o grande destaque do destino vai para o Arquipélago do Tropeço. São mais de 360 ilhas com uma beleza ímpar.

Roteiro Tocantins

Para um roteiro pelo Jalapão + Serras Gerais recomendamos ao menos uma semana de viagem. Contudo, a experiência ficará muito mais completa se você tiver entre 10 e 15 dias para explorar o melhor do Tocantins. Dessa forma você poderá conhecer a Ilha do Bananal, Peixes e outros tantos destinos do estado.

  • 1 dia em Palmas
  • 3 dias no Jalapão
  • 3 dias nas Serras Gerais
  • 3 dias Dianópolis, Rio da Conceição e Almas
  • 3 dias em Peixes

cidades turísticas no tocantins


Pronto para turistar no Tocantins?

Por entre cachoeiras, fervedouros, dunas e cânions, o Tocantins é um estado surpreendente.

Preparado(a) para explorar o Tocantins? Recomendamos entrar em contato com a Diego Tour para conhecer os pacotes oferecidos para o Jalapão e Serras Gerais.

Eles são especializados nesta região do Brasil e possuem um ótimo custo x benefício. O Diogo e toda a sua equipe foram muito atenciosos durante nossa visita ao Tocantins.

Dica: tem cupom de desconto para leitores do Mala de Aventuras. É só clicar aqui e entrar em contato com eles no whatsapp falando que é nosso(a) leitor(a)!