Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Com um litoral de águas que vão do azul turquesa ao verde esmeralda, e uma serra com belas montanhas e cachoeiras, o estado do Rio de Janeiro vai muito além da Cidade Maravilhosa e tem roteiros de viagem fantásticos para você colecionar na memória

Praias, montanhas, cachoeiras, rios, trilhas e muita história são alguns dos atrativos para quem pretende fazer turismo no Rio de Janeiro. O estado é um ótimo destino para quem gosta de roadtrips.

Além das boas rodovias, há rotas incríveis para quem gosta de mar ou montanha, história ou gastronomia.


Turismo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem uma das melhores estruturas turísticas do Brasil. Cartão postal do país, o estado é dividido em regiões e incentiva o turismo em cada uma delas de acordo com o seu potencial.

As principais divisões turísticas do estado do Rio de Janeiro são as seguintes:

Região dos Lagos

A Região dos Lagos concentra as cidades mais badaladas do litoral fluminense. Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios lideram o ranking dos melhores destinos de sol e praia no estado. Os outros municípios que compõem a região são Araruama, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Quissamã.

ilha do japonês
Ilha do Japonês, em Cabo Frio! Foto: @brenomadeira

Costa Verde

Coladinha com as praias do litoral de São Paulo, a Costa Verde recebe esse nome por conta das suas paisagens em tons de azul-esverdeado, misturando o azul claro das águas com o verde das montanhas nos arredores. Angra dos Reis e Paraty são as pérolas da região, que conta ainda com Itaguaí, Mangaratiba e Rio Claro. A queridinha Ilha Grande também está entre os destinos principais da Costa Verde.

Região Metropolitana

As cidades mais importantes do estado formam um único complexo turístico e englobam alguns dos maiores cartões postais do país. Cristo Redentor, Museu de Arte Contemporânea, Praia de Copacabana, Praia de Itacoatiara, o que não falta é coisa bonita para se ver na dupla Rio + Niterói.

copacabana
Em Copacabana você encontra excelentes hotéis! foto: @nandahudson

Serra Verde Imperial

Formada principalmente pelas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, a Serra Verde Imperial é uma região especial. O charme da região serrana está nos vestígios coloniais impressos em Petrópolis, na arquitetura art déco de Teresópolis e nas matas verdejantes de Nova Friburgo.

Os outros municípios que integram a Serra Verde Imperial são Areal, Cachoeiras de Macacu, Comendador Levy Gasparian, Guapimirim, Magé, São José do Vale do Rio Preto e Três Rios.

petrópolis
Petrópolis e sua natureza exuberante! Foto: @nandahudson

Agulhas Negras

A Região é formada pelos municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis. Cheia de trilhas, montanhas e cachoeiras, é um ótimo destino de inverno. Especialmente por ficar ali pertinho de São Paulo e Minas Gerais, que são outros destinos bastante procurados para a época mais fria.

O Parque Nacional do Itatiaia é a casa da montanha mais alta do estado, o Pico das Agulhas Negras, além de cachoeiras e outros atrativos de natureza. E quem procura um passeio mais calmo ou a dois, pode ainda passar alguns dias no silêncio de Visconde de Mauá, na Serrinha do Alambari ou entre as ruazinhas charmosas de Penedo.

Vale do Café

A Região é composta pelos municípios Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Como o próprio nome já diz, eram cidades importantes na época do Brasil colônia e da economia baseada no café. Hoje em dia, a região vive das feiras de agronegócio e do turismo rural. A Serra da Mantiqueira é o principal atrativo da região, que conta com muitos passeios históricos e de natureza. Destaque para Conservatória, distrito de Valença, e seu título de Cidade da Serenata.


Quando visitar o Rio de Janeiro

A melhor época para visitar o Rio de Janeiro depende do seu objetivo. O estado tem atrativos para todas as estações do ano, desde atividades de verão a passeios de inverno. 

No verão, os termômetros alcançam facilmente 40º no litoral, com um clima bem convidativo para atividades ao ar livre. Já no inverno, a região serrana tem dias bem geladinhos, com temperaturas em torno de 10º, ótimos para curtir passeios gastronômicos.

A altíssima temporada é o verão, claro. O inverno é a alta temporada na região serrana e no interior do estado. As estações intermediárias, como em todos os destinos, são ótimas para quem pretende fazer turismo no Rio de Janeiro sem gastar muito, curtindo temperaturas mais amenas e lugares mais vazios. 

Verão no Rio de Janeiro

O verão é a principal época para quem deseja fazer turismo no Rio de Janeiro. Todo o litoral do estado tem praias incríveis de mar aberto e o interior conta com cachoeiras e rios fresquinhos.

Os melhores destinos para visitar no verão do Rio de Janeiro são:

  1. Angra dos Reis
  2. Arraial do Cabo
  3. Búzios
  4. Cabo Frio
  5. Niterói
  6. Paraty
  7. Petrópolis
  8. Rio de Janeiro
  9. Teresópolis

Inverno no Rio de Janeiro

O inverno do Rio de Janeiro é muito agradável. As temperaturas raramente ficam abaixo de 12º, mesmo na Região Serrana, onde a estação faz jus à sua fama, o clima é bem gostoso. Ótima pedida para quem gosta de comer e praticar slow travel, os principais destinos de inverno no estado são os seguintes:

  1. Itaipava
  2. Nova Friburgo e seus distritos (Mury, São Pedro da Serra, Lumiar)
  3. Penedo
  4. Petrópolis
  5. Teresópolis
  6. Visconde de Mauá

Cidades turísticas do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é rico em atrações culturais, naturais e históricas. Cada região turística oferece uma mistura de programações que agradam a todos os públicos

Listamos as principais cidades turísticas do estado com um resuminho do que você vai encontrar em cada uma delas.

  • Angra dos Reis

Angra dos Reis é um destino incrível para os amantes da natureza. Com as suas 365 ilhas, uma para cada dia do ano, Angra está a 156 km da capital e é possível chegar até lá em cerca de 2h e meia de viagem.

angra dos reis
Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Foto: @brenomadeira

As principais atrações de Angra dos Reis são andar pelo Centro Histórico, conhecer as ilhas com passeios de lancha ou de escuna e curtir uns dias acampado (ou em pousadinhas) na Ilha Grande.

Os hotéis e pousadas de Angra são super charmosos e tem um clima delicioso de praia. Da decoração às piscinas de frente pro mar, os preços são acessíveis para todo tipo de viajante.

  • Arraial do Cabo

A 163 km da capital está um dos melhores pontos de mergulho do Brasil: Arraial do Cabo tem águas claras – e geladas – que encantam, vistas de qualquer ângulo, do alto num  passeio de barco ou bem de pertinho.

As praias de areias bem branquinhas ficam super lotadas durante a alta estação, mas vale a pena batalhar por um lugarzinho ao sol para estender a canga e curtir o dia. Quem gosta de trilhas também encontra um prato cheio em Arraial, sem falar nos spots maravilhosos para tirar fotos lindas.

Os principais atrativos de Arraial do Cabo são passeios de barco, os mergulhos de batismo ou pra quem é experiente, um passeio pelo Lago do Amor e pela Gruta do Amor, trilha até o alto do Mirante da Cabocla e pôr do sol no Pontal do Atalaia. E claro, as praias: a Praia do Forno, a Praia do Farol, a Praia da Graçainha e as Prainhas do Pontal do Atalaia são imperdíveis.

  • Búzios

Oficialmente batizada de Armação dos Búzios, a cidade recebe turistas o ano inteiro, mas é no verão que as suas ruas e praias ficam cheias. 

Geribá, João Fernandes, Azedinha, Ferradura, José Gonçalves… A cidade é conhecida pelas suas belas praias e trilhas que levam a paisagens ainda mais exuberantes. A famosa Orla Bardot, o Porto da Barra e a Rua das Pedras também são must see.

Apesar de não ser um destino conhecido por isso, Búzios também é point de mergulho e pode surpreender com a variedade e preservação da vida marinha. A surpresa é a Ponta do Pai Vitório, que ficou conhecida como a Nusa Penida do Brasil pela semelhança com a Ilha da Indonésia, vista do alto.

  • Cabo Frio

Mais uma das queridinhas da Costa do Sol, a 154 km da capital, Cabo Frio é outro destino de praia que chama a atenção pela natureza exuberante. As praias tem areais extensos e claros, águas cristalinas e rasas e dunas branquinhas.

As principais praias de Cabo Frio são a Praia do Peró, a Praia do Forte – onde fica o Forte São Mateus, aberto a visitas – e a Ilha do Japonês. A cidade também é conhecida pela Rua dos Biquínis, com mais de 100 lojas que vendem moda praia a preços bem amigáveis.

Quem gosta de comida boa pode circular pelos restaurantes do Bairro da Passagem ou se deliciar com o bolinho de bacalhau do Portuga, na Praia do Forte.

  • Niterói

Conhecida como a Cidade Sorriso, Niterói é a vizinha mais próxima da capital, estando a apenas 13 km e uma ponte de distância da Cidade Maravilhosa. A Baía de Guanabara divide as duas cidades e é um elemento em comum que torna a paisagem de ambas ainda mais bonita.

Niterói é um destino cheio de atrações das mais diversas. A cidade oferece praias, trilhas, museus, locais históricos, passeios culturais e históricos e excelentes restaurantes. Um dos melhores lugares para se ver o pôr do sol no Rio de Janeiro é o Parque da Cidade, em Niterói, que tem uma vista de tirar o fôlego. 

Entre pousadas e hotéis charmosos, você certamente vai encontrar uma hospedagem deliciosa em Niterói, seja com vista pro skyline do Rio de Janeiro ou pra natureza abundante dos morros da cidade.

  • Paraty

Paraty é um charme de cidade. Fica na Costa Verde, pertinho do estado de São Paulo e a 249 km da capital do RJ. A região é conhecida pelas suas praias deslumbrantes que combinam a clareza da água com o verde das montanhas, criando paisagens únicas.

Outro atrativo de Paraty é a sua vocação para receber eventos culturais, como os famosos FLIP – Feira Internacional do Livro de Paraty, Paraty em Foco e Festival da Cachaça. Além disso, os festejos locais da Folia e Festa do Divino e o encontro de ceramistas alegram e colorem as ruas da cidade.

Paraty é uma cidade bem pequenininha, então é fácil ficar bem localizado. As opções de hospedagem são todas bem charmosas e aconchegantes.

  • Petrópolis

A 68 km da capital, está a cidade fundada por Dom Pedro II no século XIX. Petrópolis, a terra natal das nossas malinhas preferidas Gaia e Nanda, é um destino delicioso para quem gosta de curtir um friozinho, ver prédios históricos e até a casa construída por Santos Dumont. 

O Centro Histórico e o Museu Imperial são algumas das atrações turísticas imperdíveis em qualquer visita. Além disso, a cidade tem cachoeiras de tirar o fôlego.

Petrópolis é um ótimo destino para uma escapada romântica e tem diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Aproveite para ler: Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros, pousadas, casas no AIRBNB e mais dicas!

  • Teresópolis

A 97 km da capital, pertinho de Petrópolis, outra cidade imperial que chama a atenção pela sua beleza natural e valor histórico é Teresópolis. Se você ama natureza, não pode perder a chance de fazer alguma das inúmeras trilhas que a cidade oferece, um contato direto com as montanhas, chegando pertinho do céu.

região serrana teresópolis
Foto: @brenomadeira

Além disso, outros atrativos da cidade incluem uma rota cervejeira, passando pela Villa St. Gallen, a famosa Granja Comary, casa da Seleção Brasileira, feirinhas de artesanato, mirantes incríveis e o sensacional Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Entre pousadinhas charmosas e apartamentos aconchegantes no Airbnb, Teresópolis oferece um refúgio em meio à natureza para quem deseja fugir um pouco da correria do dia a dia.

  • Visconde de Mauá

Um pouco mais longe do que a tradicional região serrana, a região das Agulhas Negras também é um excelente destino de natureza e slow travel no Rio. A 202 km da capital, Visconde de Mauá oferece passeios de cachoeira, trilhas e uma gastronomia de tirar o chapéu. 

Apesar de não ser tão perto da cidade do Rio, Mauá é um bom destino de fim de semana. Ideal para um passeio em casal, Mauá tem várias pousadinhas românticas para curtir a dois em meio à natureza.


Pronto para turistar no Rio de Janeiro?

Praias, ilhas, montanhas, trilhas, cachoeiras, rios, morros, serras, eventos culturais.. ufa! O Rio de Janeiro é um estado riquíssimo, que tem muito a oferecer com a sua beleza natural e arquitetônica.

Fizemos um post bem completo com as melhores dicas para você turistar no Rio com bastante informação e roteiros bem elaborados.

Agora é com você! Preparada para fazer as malas e explorar o Rio de Janeiro? 

Artigo by @redthetraveller e foto de capa by @gaiavani.