Overview Monte Bromo: uma das principais atrações turísticas de East Java. É um vulcão ativo e sua última erupção foi em 2011.
Overview Ijen: complexo de vulcões, onde encontra-se um lago ácido cor turqueza, com pH 0,5 devido ao enxofre. São cenários incríveis a cada passo.

A parte mais aventureira da Indonésia foi, sem dúvida alguma, a passagem pelo Monte Bromo e o vulcão Ijen. Saímos de Jogjakarta para uma jornada de três dias percorrendo os dois vulcões até chegar no porto que nos levaria à Bali.

Monte Bromo

Foram cerca de 12 horas durante o dia viajando por terra até chegarmos ao Monte Bromo num calor que o ar condicionado não dava conta. Subiríamos o Bromo no dia seguinte cedo. Mais um dia acordando às 4h da manhã. Mas o motivo valia a pena: ver mais um nascer no sol espetacular, dessa vez observando uma cadeia de 5 vulcões.

Pegamos um jipe e nos juntamos a uma pequena multidão que estava lá para acompanhar essa hora espetacular do dia, o spot é o Monte Penanjakan. É possível também fazer esse trecho a pé, leva cerca de 2h a partir da vila mais próxima, Cemoro Lawang, que é onde ficamos.

Depois de ficar um pouquinho lá seguimos de jipe até o dito Monte Bromo e fomos andando em meio a névoa que cobria toda a região até que o sol esquentasse o solo. São cerca de 2km até o topo, é uma caminhadinha, mas nada muito puxado. Se preferível, é possível pegar um cavalo para ir até a base da escada. Quando a neblina se foi pudemos ver com mais clareza os arredores, é tudo de uma cor só: cinza, muito cinza. Uma paisagem um tanto diferente!

Monte Bromo

Seguimos viagem, mais muitas horas na van até o Ijen. Deixamos o nosso hotel à 1h da manhã, recebemos lanternas e iniciamos nossa caminhada que levaria cerca de 2 horas até o “fogo azul”. Enquanto o Bromo tinha uma excelente estrutura para turismo, o Ijen é bem mais in natura, o que adiciona um pouco de aventura ao passeio.

IJEN

Você deve estar se perguntando o que é o tal do fogo azul. Em parte da beira do lago do Ijen há extração de enxofre, que é feita através da canalização de gases vulcânicos canalizados por tubos de cerâmica que condensam o enxofre derretido. Esse elemento, que é de cor vermelha profunda, se torna amarelo após esfriar. Desses tubos saem as chamas azuis, que colorem a escuridão de uma maneira incrível.

O cheiro é muito forte durante todo o percurso, recomendo que peçam aos seus guias máscaras. Por sorte eu estava com um lenço no pescoço, o que me ajudou a me proteger. Ainda assim, os mineiros sobem e descem o morro transportando cerca de 75kg ao menos duas vezes por dia. Isso tudo sem proteção alguma e para ganhar cerca de U$8.

FOGO AZUL

Depois do nascer do sol, que foi como um cenário do Rei Leão, pudemos observar o surgimento do lago azul turqueza que surgia conforme a neblina ia embora. Infelizmente não ficamos até o final para ver todo o lago descoberto, precisávamos voltar e estávamos esgotados da noite anterior.

Lago azul turquesa e nascer do sol

Bali aí vamos nós!!! No próximo post vocês verão a saga para chegar em Bali e depois o pedacinho do céu que é Uluwatu. E ainda faltam Kuta/Semyniak, Ubud e Gili Islands!

Beijos,
Gaia

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Nosso tour foi pela empresa Kelena Tour & Travel, a mesma que nos levou para o Borobudur e Prambanan. Pagamos US$65, com transporte, acomodação e café da manhã inclusos. No Bromo ficamos no Cemara Indah Hotel, e no Ijen, nosso hotel foi o Arabica.

No Bromo tivemos que pagar o jipe à parte, AUD10 / R$20 por pessoa.

Dicas para a sua viagem

Aluguel de carro

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.


Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 

Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


 

VEJA TAMBÉM

Recomendações pré-viagem

Indonésia overview

Parte I Jakarta

Parte II Java – Jogjakarta

Parte VI Bali – Uluwatu

Parte V Bali – Kuta e Seminyak

Parte VI  Bali -Ubud

Parte VII  Bali – Nusa Lembongan

Parte VIII Gili Islands

Acompanhe nossas AVENTURAS também no Facebook | Instagram Youtube


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

9 respostas

  1. Boa noite, meninas, tudo bem?
    Estamos no Vietnã agora e temos 15 dias no fim de fevereiro pra viajar.
    O que você acha de ir nessa época? Têm muitas monções?
    Obrigado, desde já!
    Beijo
    Ah, se não abusar mais, vocês poderiam responder por email tb?! A internet é ruim pra carregar site…

    1. Oi Arthur,
      eu estive lá na estação seca, exatamente o oposto da época em que você pretende ir.
      Como fevereiro é estação chuvosa, você corre o risco de pegar uns dias de chuva pesada. Mas tenho amigos que foram nessa época e não reclamaram não. Falaram que deu pra curtir o surfe, a parte turística e até pegar um solzinho.
      Acredito que você vá pegar umas chuvas no final do dia. Mas é época das monções mesmo…
      Enfim, não posso ajudar muito nesse quesito. Mas posso garantir que vale muito a pena a visita!
      Bjs

  2. Olá,

    Em Junho sigo viagem para a Indonésia e pretendia fazer uma parte do vosso percurso Yogyakarta-mt.bromo-ijen. Podem dizer-me como contactaram a empresa Kelena Tour & Travel? Não consigo aceder ao site, possivelmente não estará já a funcionar.

    Obrigada. Beijos.

  3. Olá! Achei seu blog e consegui pegar muitas informações pra minha viagem! Embarco pra Asia agora dia 7 e chego na Indonésia dia 28 de fevereiro bem à noite, aí fico 3 dias inteiros em Bali e vou embora no 4a de manhã cedo. Dois dias já imagino a programação: 1 dia para ulwuatu, padang padang, etc e 1 dia para ubud, campos de arroz, floresta dos macacos… queria saber se acha que dá (e se vale a pena) ir a Ijen pq gostaria muito de ver o vulcão, mas não sei como faria pra ir de Bangkok. Pretendo pegar um motorista particular pros outros 2 dias. Estou meio perdida em relação a isso e não sei se consigo fazer esse passeio. Indo pra lá, seria junto com Borobudur?
    help me 🙂 obrigada!!

    1. Oi Helena,
      desculpa a demora em responder! A essa hora você já deve estar no meio da sua viagem. espero que esteja aproveitando muito!
      Ir ao Ijen vale muito a pena, mas não sei se vai dar tempo… Ele fica longinho de Bali.
      Em Ubud tem um vulcão também, não me lembro o nome dele agora. Dê uma olhadinha no google. Tem uns passeios pra lá que acho que vale a pena. talvez vc possa esticar seus dias lá e fazer esse passeio também.
      Se você colocar no google maps vai ver as distâncias. O Borobudur fica em Jojgakarta, o Ijen fica no meio do caminho pra Bali, e aí você chega em Bali. Mas pra fazer isso você teria que usar seus três dias.
      Enfim, espero ter ajudado! Qualquer outra duvida, pode mandar 🙂
      Beijos!

  4. Olá!
    Estou indo sozinha para Indonésia daqui 1 mês e seu blog está me ajudando bastante 🙂
    Queria saber como você agendou esse ônibus de Yogjakarta até o Monte Bromo! É possível fazer o trajeto a noite?
    outra dúvida: a agência que vocês fecharam os pacotes, a Kelena Tour, vocês acharam ela andando pelas ruas ou no hostel em que ficaram?
    Como estou indo sozinha tenho medo de ser muita coisa para resolver e fechar e ficar perdida por lá. hahaha
    A resposta já ia ajudar muito!!
    Obrigada, beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *