Se você está se perguntando o que fazer em Florianópolis, prepare-se para mergulhar em uma aventura inesquecível, guiada por alguém que conhece cada canto desta ilha encantadora.

Neste post, vamos além dos guias turísticos convencionais. Com dicas exclusivas e insights locais, vamos levá-lo em uma jornada pelas praias deslumbrantes, trilhas escondidas e os melhores spots gastronômicos (que só os moradores conhecem!).

Se você está buscando aventura, relaxamento ou simplesmente a chance de experimentar a vida através dos olhos de um local, você veio ao lugar certo. Vamos desvendar juntos os mistérios de Florianópolis, explorando cada pedacinho desta ilha que promete encantar com suas histórias, paisagens e, claro, sua gente acolhedora.

Ponte Hercílio Luz Florianópolis
Cartão postal de Floripa: a Ponte Hercílio Luz. Foto: @gaiavani

O que fazer em Florianópolis

Florianópolis é uma cidade encantadora! Não à toa, em minha primeira visita à ilha em 2019 eu vislumbrei uma mudança para cá e, 4 anos depois, esse plano se concretizou.

Aqui,  encontrei uma harmoniosa combinação de praias deslumbrantes, rica cultura gastronômica e trilhas naturais exuberantes, tornando Floripa uma cidade apaixonante pela sua capacidade única de mesclar a beleza natural com um vibrante estilo de vida urbano.

E para te ajudar a planejar sua viagem para essa cidade catarinense, já adianto aqui quais são os passeios em Florianópolis mais procurados pelos turistas:

Por que é imperdível? Link
Tour panorâmico por Floripa Ideal para quem tem pouco tempo no destino Conferir preço
Bate e volta ao Beto Carrero World Perfeito para famílias com crianças de todas as idades! Conferir preço
Passeio à Balneário Camboriú Você vai conhecer de perto a “Dubai brasileira” Conferir preços

 


Você sabia que você pode comprar ingressos e passeios em Florianópolis com antecedência através do site da Civitatis? Além de evitar filas, você pode viver as melhores experiências no destino parcelando em até 12x para não pesar no seu orçamento!


O que fazer em Florianópolis: norte da ilha

Primeiramente, a porção norte da ilha é a mais conhecida e badalada região de Floripa. As praias dessa região possuem águas mais calmas. Por esse motivo, elas costumam ficar mais cheias na alta temporada.

Melhores praias no norte de Florianópolis

É na porção norte da ilha que você vai encontrar algumas das praias mais badaladas da capital catarinense. Confira a seguir o que fazer em Florianópolis nas praias do norte.

1. Praia da Daniela

Sem dúvida, visitar a Praia da Daniela é uma ótima sugestão de o que fazer em Florianópolis com crianças. O mar por aqui tem aquele estilo piscininha que é perfeito para os pequenos brincarem sem preocupação.

Por outro lado, a faixa de areia é estreita. Dessa forma, eu recomendo sempre dar uma olhada na tábua das marés antes de sair do seu hotel para não correr o risco de ficar sem lugar para sentar. Você também deve se programar para sair mais cedo do seu hotel, caso queira conhecer essa que é uma das melhores praias de Florianópolis.

A Praia da Daniela conta com uma estrutura básica para os banhistas. Há bastante opção de estacionamento e flanelinhas para olhar os veículo. Tenha sempre um trocado na bolsa para contribuir. Além disso, é possível encontrar barracas com petiscos e aluguel de  guarda-sol.

o que fazer em florianópolis além das praias
A Praia da Daniela é excelente para ir com crianças.

2. Praia do Forte

A Praia do Forte é um verdadeiro refúgio para aqueles que buscam tranquilidade e beleza natural. Caracterizada por suas águas calmas e cristalinas, que variam em tons de azul e verde, esta praia é um convite irrecusável para famílias que desejam desfrutar do mar sem preocupações.

O que torna essa praia ainda mais especial é a sua rica história e as construções históricas que a cercam, incluindo o antigo Forte São José da Ponta Grossa, que data do século XVIII. Este forte, restaurado e aberto à visitação, oferece uma janela para o passado e proporciona vistas espetaculares da costa.

Para visitá-la, você deve ir até o acesso no canto esquerdo da Praia de Jurerê Internacional. Lá você encontrará alguns poucos restaurantes e um local para estacionamento. Contudo, recomendo que você chegue cedo, pois o espaço é pequeno e enche com facilidade.

principais praias de florianópolis
A Praia do forte tem águas calmas e quentinhas.

3. Praia de Jurerê

É provável que Jurerê seja a mais famosa praia da capital catarinense.  Ela é “dividida” em Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional, apesar de ambas compartilharem a mesma faixa de areia. Aliás, uma boa notícia para os turistas que sonham em conhecer essa praia manezinha é que a faixa de areia de Jurerê será alargada assim como a da praia de Balneário Camboriú.

Jurerê Internacional é onde ficam os famosos beach clubs, que possuem excelente infraestrutura e contam com festas badaladas dia e noite. Do outro lado, Jurerê Tradicional é bastante frequentada pelos locais e é indicada para quem quer mais tranquilidade e ainda sim estar em uma praia bem estruturada.

Em ambas, a água é morna e praticamente sem ondas. Muita gente aproveita essas condições para praticar stand up paddle ou caiaques. Por causa da faixa de areia estreita, se você pretende ficar em Jurerê, é bom ficar de olho na tábua das marés.

Já com relação ao estacionamento, creio que você não terá grandes problemas. Mas, se quiser aproveitar para conhecê-la em um tour pelas principais praias e que ainda te busca e te deixa em seu hotel, você não precisará se preocupar com trânsito e estacionamentos!

praias próprias para banho em florianopolis
A badalada Praia de Jurerê.

4. Praia do Santinho

Com sua extensa faixa de areia branca e fina, cercada por dunas e morros cobertos de vegetação nativa, esta praia oferece um cenário espetacular que encanta todos os visitantes. As águas azuis e cristalinas do Santinho são conhecidas por suas excelentes condições para a prática de surf, atraindo surfistas de diversos níveis de habilidade.

Além das atrações naturais, a Praia do Santinho é também um sítio arqueológico de grande importância, abrigando inscrições rupestres feitas por povos indígenas que habitaram a região há milhares de anos. Essas inscrições, encontradas nas rochas próximas à praia, adicionam uma camada de mistério e história ao local, atraindo não apenas turistas, mas também estudiosos e interessados na cultura indígena brasileira.

praias mais bonitas de Florianópolis
Fim de tarde na Praia do Santinho.

Pontos turísticos no norte de Florianópolis

Após um passeio pelas praias da porção norte da ilha, vou te mostrar os pontos turísticos de Florianópolis que se encontram nessa região. Vamos lá!

5. Pinturas rupestres no Costão do Santinho

Localizadas no Costão do Santinho e super acessíveis ao público, as inscrições rupestres em Florianópolis datam de até 5 mil anos. Localizadas em meio a um cenário natural deslumbrante, essas inscrições rupestres são consideradas um dos mais importantes sítios arqueológicos do sul do Brasil.

E o curioso é que elas encontram-se todas voltadas para o oceano. Como e por que elas foram escritas ali?  Apesar de não sabermos essas respostas, sabemos que as gravuras, esculpidas nas rochas de basalto ao longo da praia, retratam figuras humanas, animais, objetos e símbolos abstratos, oferecendo valiosas pistas sobre as crenças, rituais e o cotidiano das comunidades indígenas pré-históricas.

Se você quer dicas de o que fazer em Florianópolis gastando pouco, conhecer as pinturas rupestres é uma boa ideia, já que o acesso é gratuito e facilitado através de rampas de acesso.

o que fazer em Florianópolis gastando pouco
As pinturas rupestres nos paredões do costão do Santinho

6. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Construída em 1740, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa tinha como função aumentar a segurança no lado leste da ilha. Praticamente abandonada em 1777, o local se tornou sítio arqueológico em 1987.

Conhecer a fortaleza de perto é um ótimo passeio e uma ótima dica de o que fazer em Florianópolis com a família. Por aqui, você pode conhecer a Bateria de São Caetano e o quartel da tropa, dentre outras dependências. Sem contar que a vista lá do alto é incrível.

o que fazer em Florianópolis com família
Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A vista de lá de cima é incrível!

7. Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um bairro importante para a história da ilha. Foi aqui que Florianópolis começou e até hoje é possível admirar esse passado com influência açoriana na arquitetura das construções do bairro.

Aliás, passear pelo centrinho histórico é uma das principais atrações da comunidade. As casinhas coloniais coloridas e a igrejinha são puro charme. Além disso, Santo Antônio é famosa pelo cultivo das ostras. Eu diria que os restaurantes da região são os melhores quando o assunto é frutos do mar. Uma super dica de restaurante é o Rosso. O polvo servido pela casa é famoso.

Você pode também fazer um tour ao entardecer pela região e conhecer também a gastronomia e o centro histórico de Santo Antônio de Lisboa que tem forte influência portuguesa. Nada é melhor do que ter um guia local para te explicar todos os detalhes sobre essa história.

pontos turísticos de florianópolis
As casinhas coloridas de Sto. Antônio de Lisboa, influência portuguesa

Trilhas no norte de Florianópolis

A região norte conta com as melhores trilhas de Florianópolis. Conheça algumas delas.

8. Morro das Aranhas

Uma das trilhas mais procuradas do norte da ilha é a do Morro das Aranhas. Seu início é no canto sul da Praia do Santinho, ao lado das inscrições rupestres e você pode chegar ao topo do Morro das Aranhas.  No total, a trilha possui cerca de 1.900 m de extensão (ida e volta) com duração aproximada de 1 hora.

Não considero a trilha do Morro das Aranhas muito fácil. Ela é bastante acidentada e em alguns portos a caminhada é até difícil. Você encontrará muitos desníveis ao longo da caminhada e é preciso sempre atenção para não sofrer nenhum tipo de acidente.

trilhas em florianópolis
Florianópolis tem trilhas incríveis – Foto: @gaiavani

Leia também: Trilhas de Florianópolis: as 10 melhores trilhas para explorar a Ilha da Magia


9. Trilha Santinho x Moçambique

A trilha Santinho x Moçambique atravessa os três costões do Morro das Aranhas – Ponta das Aranhas, Ponta do Lajeado e Ponta do Calhau Miúdo chegando ao canto sul do Santinho. As paisagens são de tirar o fôlego, já que é uma trilha que vai margeando o mar azul. É um caminho muito procurado, fácil de identificar.

No caminho, são muitas subidas, descidas e muitas raízes e túneis formados por árvores, a vegetação é formada por gravatás, capoeirinha e pastagem. Não é considerada uma trilha muito fácil, é preciso atenção e cuidado para não tropeçar nas raízes ou se e arranhar nos gravatás, mas as paisagens pelo caminho compensam o esforço.

O total do percurso percurso é de 2.65o m (só ida), e a duração aproximada é de 1hora e 15minutos.

principais trilhas em Florianópolis
A trilha vai margeando a costa – Foto: @gaiavani

10. Morro da Feiticeira

Ligando a Praia Brava e a Praia dos Ingleses, a trilha do Morro da Feiticeira é mais uma super indicação de o que fazer em Florianópolis além das praias. Essa é uma trilha bem tranquila e como ocorre em meio a mata, você terá sombra fresca em boa parte do caminho.

A trilha do Morro da Feiticeira possui 2km. É possível atravessá-la em cerca de 45 minutos.

O que fazer em Florianópolis: sul da ilha

Agora que você já sabe o que fazer em Florianópolis na região norte, chegou a hora de desbravar o sul da ilha. Essa porção tem uma vibe mais rústica e tranquila. Ela também guarda praias incríveis. Acompanhe comigo os atrativos do sul de Floripa.

Melhores praias no sul de Florianópolis

Com uma vibe mais rústica, as praias do sul de Florianópolis são mais tranquilas, ou seja, bem menos movimentadas do que as da região norte. Veja quais delas são as imperdíveis em qualquer roteiro por Floripa:

11. Praia do Campeche

Com sua extensa faixa de areia, a Praia do Campeche conta com água mais fria e ondas às vezes. Seu ponto de referência principal é o Riozinho, mas não se recomenda entrar nele ou próximo a ele, pois é comum que essa área esteja imprópria para o banho.

Sem dúvida, a Praia do Campeche é uma alternativa de coisas para fazer em Florianópolis para os turistas que não querem enfrentar as longas filas para as praias do Norte ou do Leste.

A estrutura da praia é boa, com opções para comer e alugar cadeiras e guarda-sóis. Além disso, ela conta com estacionamentos públicos e particulares próximo a faixa de areia.

#DicaDaGaia: além da Praia do Campeche, outra excelente sugestão de o que fazer em Florianópolis é um passeio de barco até a ilha do Campeche. Águas cristalinas e praias de areia branquinha são o que te esperam por lá.

passeios em florianópolis
A Praia do Campeche é uma das mais queridas pelos turistas.

12. Praia da Armação

Em seguida, a Praia da Armação possui um jeito rústico de vila de pescadores que agrada bastante quem a inclui no roteiro Florianópolis. Era dessa praia que os colonizadores açorianos armavam as embarcações para sair para a pesca da baleia.

Felizmente, essa prática cruel não é mais permitida e a Praia da Armação se tornou um ótimo ponto para se avistar as baleias, às vezes até famílias com filhotes. Se você está buscando o que fazer em Florianópolis no inverno, ver esses animais tão grandiosos pode fazer parte do seu cronograma. Afinal, é nesse período que elas passam pela região buscando águas mais quentinhas.

Mas não se iluda: mesmo no verão, a temperatura do mar por aqui é bem gelada! Então, as baleias só passam buscando outros destinos.

Ademais, não espere encontrar muita estrutura para banhistas nessa praia. Ela é bem rústica e mais vazia.

o que fazer em Florianópolis no inverno
A Praia da Armação é um ótimo ponto para observação das baleias – Foto: @gaiavani

13. Praia do Matadeiro

Logo ao lado da Praia da Armação fica a Praia do Matadeiro. Ela tem esse nome pois era aqui que os pescadores matavam os animais quando retornavam para a Costa.

Ela é uma praia bem vazia e que nada em lembra o burburinho das praias de Florianópolis da região norte. Você vai encontrar algumas opções de restaurantes aqui. Contudo, apesar das águas cristalinas, o mar na Praia do Matadeiro é bastante agitado e inspira cuidados na hora de entrar na água.

o que fazer em florianópolis com chuva
A Praia do Matadeiro é linda, mas é preciso cuidado com seu mar agitado – Foto: @gaiavani

Pontos turísticos no sul de Florianópolis

Gostou de conhecer as praias do sul da capital catarinense? Então, vamos continuar te apresentando os pontos turísticos em Florianópolis dessa região.

14. Via Gastronômica do Ribeirão da Ilha

Se você aprecia a boa gastronomia, a região do Ribeirão da Ilha deve ser incluída no seu roteiro Florianópolis. Lá você encontra as melhores opções de bares e restaurantes especializados em frutos do mar.

Na Via Gastronômica, você encontra desde restaurantes elegantes, até os mais econômicos. Eu conheci o Ostradamus e o Rancho Açoriano para um belo almoço. Mas se você quer um lugar legal para uma refeição no final da tarde, aí minha dica é o Amoriko. Eles têm uma torta de pistache que é DI-VI-NA.

coisas para fazer em florianópolis
O Ribeirão da Ilha, em Floripa, é um dos meus bairros preferidos para curtir um demorado almoço no fim do dia. Foto: @gaiavani

15. Parque da Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica bem interessante para quem busca o que fazer em Floripa. Lá encontramos a maior lagoa de água doce totalmente potável da costa catarinense. Se você é do time que gosta de passeios ao ar livre e em contato com a natureza, não deixe de conhecer o parque.

A infraestrutura do parque é ótima, com banheiros, restaurante, pedalinho e até mesas e churrasqueiras. Até mesmo os pequenos vão gostar de lá, por conta do parquinho infantil. Definitivamente, essa é uma boa sugestão de o eu fazer em Florianópolis com a família.

 

16. Bar do Arante

Desconheço um bar mais legal em Floripa do que o Bar do Arante. Ele fica na Praia do Pântano Sul e é tradicionalíssimo entre locais e turistas. Mas o que torna esse restaurante tão especial?

Em primeiro lugar, a deliciosa culinária de frutos do mar cujas receitas do casal Osmarima e Arante agradam a todos os paladares desde 1958. Além disso, a decoração do estabelecimento é um tanto quanto peculiar. Paredes, teto e qualquer outro espaço livre é decorado com centenas de milhares de bilhetes deixados pelos clientes.

Você pode deixar qualquer recado, basta solicitar papel e caneta a um dos garçons que eles providenciam prontamente. A tradição dos bilhetes remonta a inauguração do restaurante e estima-se que mais de 70 mil bilhetes já tenham sido escritos.

restaurantes em Florianópolis
O curioso Bar do Arante e seus milhares de bilhetinhos espalhados pelo teto – Foto: @gaiavani

17. Ilha do Campeche

Dentre as coisas para fazer em Florianópolis, visitar a Ilha do Campeche é uma experiência incrível. Conhecido como o Caribe brasileiro, essa ilha fica a apenas 1,5km de distância da costa, na altura da Praia do Campeche.


Além das inúmeras belezas naturais, a Ilha do Campeche possui riquezas de grande valor histórico cultural. Tombada como patrimônio pelo IPHAN, diversas inscrições rupestres foram encontradas em variados pontos da ilha. A maneira ideal de conhecer a ilha é com um passeio de barco, no estilo bate e volta.

ilha do campeche florianópolis
Ilha do Campeche vista de cima. Foto: @gaiavani

Trilhas no sul de Florianópolis

O sul da ilha também conta com trilhas bem interessantes. Muitas delas levam a praias selvagens e com ares de desertas. Quer saber quais são? Confira a seguir.

18. Naufragados

A trilha dos Naufragados é bem legal e leva até a praia de mesmo nome. Ela é uma das melhores trilhas em Florianópolis e pode ser considerada uma opção tranquila e com um caminho bem marcado. Mesmo quem não tem muita experiência consegue percorrê-la facilmente.

O visual ao longo da trilha dos naufragados é surreal. Você poderá admirar toda a exuberância da Mata Atlântica ao longo dos 50 minutos de trajeto. Os 3km de trilha ligam a Caieira da Barra do Sul e a Praia dos Naufragados.

lugares instagramaveis em florianopolis
Vale a pena, a vista lá de cima da trilha dos Naufragados é show! – foto: @gaiavani

19. Praia do Saquinho

Em seguida, a trilha da Praia do Saquinho em Florianópolis é difícil e só pode ser feita com acompanhamento de um guia. Ela possui 5 km de extensão e todo o seu trajeto leva cerca de 2 horas e meia para ser percorrido.

Todo esforço vale a pena quando você chega ao final e se depara com a belíssima Praia do Saquinho. Lá também você encontra a comunidade de mesmo nome. São cerca de 20 famílias, descendentes de açorianos que vivem até hoje sem energia elétrica por opção.

o que fazer em Florianópolis de graça
Praia do Saquinho – Foto: @gaiavani

20. Lagoinha do Leste

Por sua vez, essa trilha leva a uma das praias mais bonitas de Florianópolis e também uma das mais selvagens: a Praia da Lagoinha do Leste. Essa é uma trilha extensa e pesada, principalmente os primeiros 30 minutos. O trajeto todo dura quase 3 horas e no caminho não faltarão lugares de tirar o fôlego para fotos incríveis.

o que fazer em florianopolis no verão
No Mirante do Morro da Coroa, na trilha da Lagoinha do Leste – Foto: @gaiavani

O que fazer em Florianópolis: leste da ilha

Com muitas belezas naturais, o lado leste da ilha não deve ficar de fora do seu roteiro por Florianópolis. Vou te apresentar agora as melhores praias, trilhas e passeios para você aproveitar o que há de melhor por essa região.

Melhores praias do leste de Florianópolis

E que tal conhecer agora as praias do leste de Florianópolis. Essa é uma região muito procurada pelos surfistas, já que as praias por aqui possui mar mais agitado. Venha que eu vou lhe mostrar quais são as melhores praias da região leste.

21. Praia da Joaquina

Queridinha dos surfistas e do público jovem, a Praia da Joaquina já recebeu até uma etapa do WSL, campeonato mundial de surf. Essa é uma praia bem gostosa, com boa infraestrutura. Além de diversos restaurantes e locais para alugar cadeiras e guarda-sol, a praia possui chuveiros com acesso livre aos banhistas.

No canto esquerdo da praia, existem diversas pedras, onde é possível subir e apreciar a praia de outro ângulo. Mas lembre-se de tomar cuidado para evitar acidentes. Ah! Recomendo esperar o pôr do sol nas pedras! Tenho certeza de que você vai adorar e tirar muitas fotos!

roteiro santa catarina
Você não vai se arrepender de visitar a Praia da Joaquina.

22. Praia Mole

Em seguida, a Praia Mole tem esse nome por causa de sua areia mega fofa. Ela também é bastante frequentada pelo público jovem e por surfistas. Essa praia conta com uma extensa faixa de areia e água gelada.

A estrutura da praia é boa. Você encontra restaurantes e locais para alugar cadeiras e guarda-sol. O estacionamento é que pode ser mais complicado. Até existem algumas vagas públicas, mas são poucas e acabam rápido. A alternativa é estacionar nos estacionamentos particulares.

o que fazer em florianópolis sc
Praia Mole, em Floripa

23. Praia da Barra da Lagoa

Por sua vez, a Barra da Lagoa é uma indicação de o que fazer em Florianópolis com a família com uma dose extra de aventura. Aqui você encontra águas mais quentes e trechos de mar agitado e de mar calmo.

Além disso, na orla existem diversas escolinhas de surfe. Que tal se aventurar e aprender esse esporte? Super recomendamos! No geral, a estrutura da praia é boa, com opções de restaurantes e lugares para alugar barraca e cadeiras.

#DicaDaGaia: se você quer conhecer as praias mais bonitas de Florianópolis nessa região da ilha, recomendo um tour pela Praia da Joaquina e pela Praia da Barra da Lagoa. Além de poder relaxar por algumas horinhas em cada praia, você será levado aos melhores mirantes para observação da paisagem surreal do mar e da orla.

passeio de barco em florianopolis
Barra da Lagoa é espetacular – Foto: @gaiavani

Pontos turísticos no leste de Florianópolis

Vamos continuar nosso passeio pelo lado leste da Ilha da Magia com os principais pontos turísticos da região.

24. Lagoa da Conceição

Curiosamente situada no centro geográfico da capital catarinense, a Lagoa da Conceição é a maior da ilha e guarda inúmeras belezas que eu adorei conhecer. O centrinho da lagoa remonta ao passado colonial. Por aqui, foi fundada uma das primeiras vilas da cidade e até hoje é possível admirar alguns casarões coloniais.

Não faltam opções de lazer por toda a Lagoa da Conceição. Se você gosta de esportes aquáticos, lá vai poder andar de caiaque, SUP, pedalinho e até passeios de escuna.

Você também vai encontrar áreas para piquenique e pista para caminhada. Eu adoro caminhar em volta da Lagoa no final da tarde, certamente uma ótima opção de o que fazer em Florianópolis gastando pouco. Ah! Não esqueça de aproveitar o passeio e conhecer também as dunas da Lagoa da Conceição.

lagoa da conceicao floripa
Lagoa da Conceição.

25. Projeto Tamar

Localizado na Praia da Barra da Lagoa, o Projeto Tamar é uma dica de ouro de o que fazer em Florianópolis com crianças. Ele é pequeno, mas é uma ótima oportunidade para os pequenos aprenderem sobre esses animais fofinhos que são as tartarugas.

O projeto Tamar abre diariamente, das 10h00min às 19h00min, com visitas orientadas às 11h00 e 16h30. Uma experiência bastante procurada é a alimentação das tartarugas. Ela ocorre sempre às 15h30min, e aos finais de semana as crianças podem participar. O custo de acesso ao local é de R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia.

Você pode chegar até o centro do Projeto Tamar de carro. Mas outra opção bem viável para quem não está de carro é a de fazer um tour que também inclui a Lagoinha Leste. Nada melhor do que combinar passeios para um roteiro de viagem em Florianópolis super funcional.

projeto tamar em florianopolis
Vale a pena conhecer o Projeto Tamar em Floripa

Trilhas no leste de Florianópolis

E quais são as trilhas da região leste de Floripa? Você já vai descobrir.

26. Praia do Gravatá

Fica até difícil dizer quantas trilhas tem na ilha de Florianópolis, mas certamente a trilha da Praia do Gravatá merece um destaque especial entre elas.

Estamos falando de uma trilha bem fácil de fazer e você não precisará mais do que 30 minutos para percorrê-la. Ela leva até a Praia do Gravatá, um lugar que até mesmo muitos moradores da ilha desconhecem. No topo da trilha há ainda uma rampa de parapente e é super legal ver o pessoal saltando de lá.

27. Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Ainda pouco conhecida, a trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa é um verdadeiro achado para quem está buscando o que fazer em Florianópolis de graça. Ela é bem curtinha e fácil de percorrer. Essa trilha revela um verdadeiro paraíso entre as praias da Barra e Galheta.

As piscinas naturais são, na verdade, uma fenda no costão de pedra que na maré baixa faz com que as águas formem essa piscina de água transparente. Prepare a câmera, pois você vai tirar fotos sensacionais.

o que fazer em florianopolis com crianças
As piscinas da Barra da Lagoa!

28. Costa da Lagoa

Apesar de ser uma trilha extensa (7km no total), a trilha da Costa da Lagoa é bem tranquila em meio a mata e com a vista da Lagoa da Conceição.


O ponto final da trilha é a comunidade da Costa da Lagoa. A simpática vila de pescadores vale a visita. Por lá, você vai encontrar alguns restaurantes que servem frutos do mar maravilhosos. Após a refeição, você pode voltar de barco para a Lagoa da Conceição, para descansar.

Caso você queira conhecer a região, mas não esteja tão inclinado a se aventurar em uma trilha, sugerimos o passeio de barco ida e volta saindo de Floripa. Essa é uma oportunidade muito gostosa de conhecer a Costa da Lagoa de uma maneira mais tranquila, mas ainda sim conhecendo uma cachoeira secreta.

o que fazer em florianópolis a noite
Restaurante do Índio na Costa da Lagoa. Foto: @gaiavani

29. Dólmen da Oração

Por fim, localizada na parte alta da Praia da Galheta, a trilha do Dólmen da Oração conta com diversos mirantes de onde se tem vistas deslumbrantes. O ponto final é o Dólmen da Oração. Por lá, vale o momento de contemplação.

A trilha do Dólmen da Oração possui 1800m de extensão. Percorrê-la vai levar cerca de 1 hora e você não terá muita dificuldade no percurso.

O que fazer em Florianópolis: no centro

Por fim, o centro é a parte da ilha mais povoada e onde se encontra a maior variedade de comércio e restaurantes. Embora as praias da região não apresentem boas condições de balneabilidade, elas são ótimos pontos de encontro para caminhadas.

Vamos descobrir o que fazer em Florianópolis no centro logo a seguir.

dicas de viagem floripa
Floripa vista da janela do avião!

Praias no centro de Florianópolis

Embora não sejam adequadas ao banho, as praias do centro de Florianópolis valem a visita. Que tal uma caminhada no final da tarde, por exemplo? Venha que irei te mostrar quais são as melhores.

30. Praia do Arataca

A Praia do Arataca é onde fica o píer de onde partem os passeios de escuna na capital. É lá também que fica localizado o estaleiro. É uma praia para se passear pela orla e tirar muitas fotos, afinal, esse local não deixe de ser um dos pontos turísticos de Florianópolis, mas o banho de mar não é recomendado.

31. Praia Rita Maria

Em seguida, a Praia Rita Maria é bem pequena e fica ao lado da famosa Ponte Hercílio Luz. O visual por lá é belíssimo, mas o banho de mar também não é recomendado. Nessa região, você encontra boas opções de lazer, como é o caso do Armazém Rita Maria.

Outra sugestão é aproveitar a vista da Ponte Hercílio para tirar algumas fotos bem legais!

Pontos turísticos no centro de Florianópolis

E é claro que não poderíamos deixar de falar dos principais pontos turísticos no centro de Florianópolis. Aqui você vai encontrar lugares de grande importância histórico e cultural. Dê uma olhada nos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.

32. Ponte Hercílio Luz

Icônico cartão postal da capital, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 1922 e é conhecida como a “velha senhora”. Construída em aço, a ponte ficou mais de 30 anos fechada, sendo reaberta apenas em 2019.

Você pode caminhar pela ponte e ainda aproveitar para conhecer o Parque da Luz, localizado na cabeceira insular da Hercílio Luz. Ah! A ponte é um ótimo lugar para se apreciar o pôr do sol na ilha. Não perca essa oportunidade!

o que fazer em florianópolis em 3 dias
Da Ponte Hercilio Luz você tem um visual panorâmico de Floripa – Foto: @gaiavani

33. Mercado Público de Florianópolis

Desde 1899, o Mercado Público de Florianópolis é um lugar onde todos se encontram. Sem dúvida, ele é um dos cartões postais da ilha e um lugar super democrático. Por ser um espaço coberto, eu diria que o mercado público é uma alternativa de o que fazer em Florianópolis com chuva.

Por lá, você consegue comprar frutas, verduras, legumes, artesanato e muito mais. No entanto, o mercado público é também um lugar para um agradável happy hour com os amigos e um espaço de apresentações folclóricas.

onde comer em florianópolis
Uma vez no Mercado Público, não deixe de provar as ostras gratinadas!

34. Catedral Metropolitana de Florianópolis

Dedicada à nossa senhora do Desterro e Santa Catarina de Alexandria, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é um passeio bem legal para quem gosta de atividades culturais. Seu interior é muito bonito e abriga algumas obras de arte Sacra emblemáticas, como a escultura em madeira do artista Demetz Groeden que retrata a fuga para o Egito.

Outra atração da catedral é o imponente órgão de origem alemã. Além dele, os vitrais da década de 50 trazem beleza e rendem belas fotos.

35. Armazém Rita Maria

Espaço agradável de lazer e entretenimento, o Armazém Rita Maria não podia ficar de fora da nossa lista de coisas para fazer em Florianópolis.

O local fica instalado em antigos galpões, bem próximo da Ponte Hercílio Luz. O Armazém Rita Maria é inspirado no Chelsea Market de Nova York e conta com uma variedade de bares e restaurantes e lojas para todos os gostos e bolsos.

Tudo no Armazém é de muito bom gosto e eu acho que é um ótimo lugar para relaxar no final do dia. Então, se você quer saber o que fazer em Florianópolis à noite, eu diria que uma boa ideia dar uma passada no Armazém Rita Maria.

O que fazer em Florianópolis: nos arredores

E por que restringir nossa lista de o que fazer em Florianópolis apenas a ilha se há tanto para se ver também fora dela? Por isso, deixamos para o final algumas indicações bem interessantes de passeios nos arredores da capital catarinense.

36. Beto Carrero World

É claro que eu não poderia deixar de indicar o passeio ao maior parque temático da América Latina. Com brinquedos e shows para todas as idades, o Beto Carrero World é diversão na certa.

Eu recomendo passar um dia inteiro no parque, já que são muitas atividades legais para se fazer por lá. Para quem curte uma dose extra de adrenalina, os brinquedos radicais são irresistíveis. Ao longo do dia também ocorrem shows e o famoso circo. Além disso, o parque conta com um zoológico muito legal.

Para quem está pensando o que fazer em Florianópolis em família, a visita ao Beto Carrero garante diversão para todas as idades. Até os pequenos se encantam nos brinquedos apropriados e também com os personagens que caminham pelo parque para abraçar e tirar fotos com os visitantes.

Como o parque está situado em uma cidade vizinha, chamada Penha, sugiro ir em uma excursão para o Beto Carrero. Esse foi o jeito que conhecemos o parque e foi nossa melhor decisão, já que o estacionamento local é caro e lota cedo. Mas vale lembrar que você deverá comprar o ingresso para o parque no site, já que ele não está incluso na excursão.

37. Guarda do Embaú

Localizado na cidade de Palhoça, Guarda do Embaú é um paraíso para os surfistas. Por lá você encontra praias lindíssimas e ótimas trilhas. Para quem gosta do contato com a natureza, esta é uma opção de o que fazer perto de Florianópolis que vale a pena.

Você pode conhecer a região indo de carro, em um bate e volta, ou também pode tirar alguns dias para relaxar em uma das pousadas na Guarda do Embaú. Outra alternativa é fazer uma daytrip de excursão, para não ter que se preocupar com dirigir e se localizar.

o que fazer perto de florianopolis
Pedra do Urubu, trilha leve que leva a um dos visuais mais bonitos de Santa Catarina.

38. Balneário Camboriú

Conhecida como a cidade que nunca dorme e também como a Dubai brasileira, Balneário Camboriú é um destino animado, moderno e com uma vibe ótima.

As praias são uma das principais atrações da cidade, mas há muito mais para se fazer por lá, como conhecer o famoso Parque Unipraias onde você pode andar de teleférico, fazer tirolesa, arvorismo e ainda por cima apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade no deck de vidro.

Sinceramente, vale a pena tirar uns dias para se hospedar em Balneário Camboriú, mas se você não tiver tempo ou dinheiro para isso, não deixe de visitar a cidade através de uma excursão para BC.

balneário camboriú santa catarina
Balneário Camboriú: um ótimo destino para quem curte praias urbanas

39. Urubici e Serra do Rio do Rastro

Na época mais fria do ano, uma boa pedida de o que fazer em Florianópolis no inverno é visitar a Serra do Rio do Rastro e aproveitar tudo o que fazer em Urubici. Esses lugares são famosos por suas temperaturas abaixo de zero e muitas vezes você verá até a neve!

Caso a sua intenção não seja aproveitar as melhores pousadas em Urubici, a sugestão de um bate e volta até a Serra do Rio do Rastro e Urubici é uma alternativa encantadora. Você fará paradas estratégicas em mirantes que proporcionam vistas sensacionais.


serra do rio do rastro sc
A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais cênicas do Brasil!

Leia também: O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis


40. Nova Trento e Brusque

Na chamada Rota Italiana, Nova Trento e Brusque são duas cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro Florianópolis. Em primeiro lugar, Nova Trento é uma cidadezinha com bastante influência austríaca, alemã, polaca e italiana. Por lá, você pode visitar o santuário da primeira santa brasileira, Santa Paulina.

Já Brusque é perfeita para quem deseja fazer compras. Na cidade encontra-se a FIP – Feira da Moda. Os preços são realmente convidativos e eu acho difícil resistir. Fomos conferir de perto e chegamos a encontrar, por exemplo, calças de moletom flanelado por menos de R$50!

41. Bombinhas

Com cerca de 40 praias, Bombinhas é um balneário em Santa Catarina bastante procurado pelos turistas. A variedade das praias por lá é bem grande. Das mais selvagens, as mais calmas, certamente uma das praias de Bombinhas é a sua cara.

Se você quiser saber qual a nossa praia favorita de Santa Catarina, na região de Bombinhas, já deixamos aqui registrado: a Praia da Sepultura tem um tom de azul cristalino surpreendente e o mar parece uma piscina de tão calmo. Mas sua faixa de areia é bem pequena, então é importante chegar cedo para garantir um lugarzinho.

Além das praias, espere encontrar trilhas bem legais. Os amantes do ecoturismo vão simplesmente adorar um passeio até Bombinhas, SC.

praias perto de florianopolis
Bombinhas é um dos destinos de praia mais lindos de Santa Catarina!

42. Blumenau e Pomerode

Reduto das culturas alemã e italiana, Blumenau e Pomerode são cidades que a gente ama!

Em primeiro lugar, Blumenau é a capital da cerveja e cidade onde acontece a maior Oktoberfest fora da Alemanha do mundo! Mas não pense que Blumenau é agitada apenas em outubro. Durante o ano todo você pode visitar o Parque da Vila Germânica, os museus e as cervejarias da cidade.

Pertinho de Blumenau fica a simpática Pomerode. Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode atrai turistas em busca do clima bucólico e da arquitetura em estilo enxaimel que é uma gracinha. Por lá, não deixe de conhecer a fábrica do chocolate Nugali e fazer a Rota do Enxaimel, também chamada de Rota do Colono.

bate volta Florianópolis
A bela Blumenau e suas influências germânicas

Dicas de viagem: Florianópolis

Antes de apresentar as melhores dicas de o que fazer em Florianópolis, tenho algumas informações para compartilhar com você. São dicas práticas que vão ajudar a montar seu roteiro mais facilmente. Vamos lá:

Qual é a melhor época para visitar Florianópolis?

A Ilha da Magia pode ser visitada em qualquer época do ano. Contudo, se seu objetivo é aproveitar as praias, não há melhor época do que o verão, principalmente porque as águas da região não são quentinhas como no Nordeste.

O outono também pode ser bastante proveitoso já que as temperaturas são agradáveis. Por outro lado, eu não recomendo sua viagem no inverno e na primavera. Durante o primeiro período, as temperaturas costumam cair bastante e, no segundo, a incidência de chuvas é maior, o que pode acabar atrapalhando seus passeios.

Quantos dias ficar em Florianópolis?

Para conhecer os principais pontos turísticos de Florianópolis, eu diria que 3 ou 4 dias são suficientes. No entanto, se você tiver mais tempo para o seu roteiro, tenho certeza de que vai conseguir incluir alguns bate voltas por exemplo.

dicas de o que fazer em florianópolis
Na alta temporada o trânsito na ilha fica crítico! Evite grandes deslocamentos.

Como se locomover em Florianópolis?

Definitivamente, o carro pode ser a melhor opção para quem procura como se locomover em Florianópolis. Tendo em vista que algumas distâncias são bem grandes, o carro te dá muito mais liberdade na hora de ir de um lugar para outro.

Caso você opte por esse meio de transporte, recomendo alugar seu veículo no RentCars. Lá você consegue comparar preços das principais empresas do ramo disponíveis na localidade e ainda consegue pagar de forma facilitada no cartão de crédito.

Além do carro, a ilha conta com linhas de ônibus, mas talvez nem todas cheguem ao destino final que você deseja sem fazer pelo menos uma baldeação.

aluguel de carro em florianópolis
Carro é essencial para transitar pela ilha da magia! Foto: @gaiavani

Onde ficar em Florianópolis?

Você sabe quais as melhores opções de bairros para se hospedar na Ilha da Magia? Para não cair em nenhuma cilada, vou te mostrar algumas indicações de hotéis e pousadas que tenho certeza de que você vai gostar.

1. Campeche

Na região sul da ilha, Campeche é o bairro mais procurado pelos turistas que buscam onde ficar em Florianópolis. A Praia do Campeche é incrível e o bairro também é bastante agradável.

Aliás, dos bairros da parte sul da ilha, Campeche é o que possui maior infraestrutura. Além disso, é daqui que partem os barcos para visitar a ilha do Campeche.

Nossas dicas de hotéis e pousadas em Campeche:

2. Beira Mar

A Avenida Beira Mar Norte fica na região central da capital catarinense. A orla é magnífica e possui diversas opções de restaurantes e bares. A Avenida Beira-Mar e proximidades, concentra alguns dos melhores hotéis de Florianópolis.

Ademais, se hospedando por aqui você fica bem pertinho do shopping principal da cidade.

Dito isso, nossas indicações de hotéis e pousadas na Avenida Beira-Mar:

melhores passeios em Florianópolis
Vista de toda a orla de Florianópolis feita pelo drone – Foto: @gaiavani

3. Ingleses

Com ótima infraestrutura, Ingleses é um bairro bastante procurado para hospedagem. Não faltam opções de bons bares e restaurantes por aqui. As opções de pousadas em Florianópolis nessa região também é muito boa.

Indicações de hospedagem na Praia dos Ingleses:

4. Jurerê

Sem dúvidas, Jurerê é o bairro mais conhecido da capital catarinense. Isso se deve a fama de Jurerê Internacional. No entanto, se você quer mais sossego, recomendo ficar na parte de Jurerê Tradicional.

A parte conhecida como Jurerê Internacional é chamada de Miami brasileira e conta com diversos empreendimentos de luxo, essa é uma região muito recomendada para quem busca o que fazer em Florianópolis no ano novo, já que a praia fica bem agitada, repleta de festas e badalações.

Indicações de hotéis e pousadas em Jurerê são:

onde ficar em florianópolis jurere
Florianópolis possui uma excelente rede hoteleira com opções para todos os bolsos!

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Florianópolis

Deu para perceber que não faltam opções de coisas para fazer em Florianópolis, né? E na hora de montar seu roteiro pode ser que acabe surgindo alguma dúvida. Muitos leitores fizeram perguntas sobre o destino e como nosso intuito é ajudar, selecionamos e respondemos as mais frequentes aqui nesta sessão.

O que fazer em Florianópolis a noite

Do tradicional happy hour até a balada, sobram opções de o que fazer em Florianópolis à noite:

  • Passear pela orla central de Floripa
  • Ir ao Mercado Público de Florianópolis
  • Jantar em algum restaurante de Ribeirão da Ilha
  • Curtir uma balada no Café de La Musique
  • Conhecer o Jurerê Open Shopping

O que fazer em Florianópolis de graça

Orçamento apertado não será um problema para a sua viagem. Confira agora o que fazer em Florianópolis de graça:

  • Passar o dia na praia
  • Explorar as trilhas da ilha
  • Atravessar a ponte Hercílio Luz
  • Ir na Lagoa da Conceição
  • Conhecer as Dunas da Joaquina
o que fazer em florianopolis a dois
As Dunas da Joaquina, passeio bacana – Foto: @gaiavani

O que fazer em Florianópolis com chuva

Se o tempo não estiver muito bom, saiba o que fazer em Florianópolis com chuva:

  • Ir ao Mercado Público de Florianópolis
  • Visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  • Conhecer o Ribeirão da Ilha
  • Percorrer o Centro Histórico
  • Passear pelos shoppings da região
  • Aproveitar um dos passeios nos arredores de Florianópolis

O que fazer em Florianópolis gastando pouco

Seguimos com dicas de o que fazer em Florianópolis gastando pouco:


ilha do campeche
Pegamos um dia lindo de mar cristalino na Ilha do Campeche! Foto: @brenomadeira

O que fazer em Florianópolis com a família

É claro que não poderíamos esquecer de o que fazer em Floripa com a família:

Pontos turísticos de Florianópolis no centro

Seguimos com os principais pontos turísticos de Florianópolis no centro da ilha:

  • Ponte Hercílio Luz
  • Mercado Público de Florianópolis
  • Armazém Rita Maria
  • Praça XV de Novembro
  • Catedral Metropolitana de Florianópolis

Lugares instagramáveis em Florianópolis

Quer tirar fotos de fazer inveja? Então descubra os lugares instagramáveis em Floripa:

  • Pedra da Trilha da Lagoinha do Leste
  • Dunas da Joaquina
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Ponte Hercílio Luz
  • Bar do Arante

Melhores restaurantes de Florianópolis

Conheça a seguir os melhores restaurantes da ilha:

Melhores trilhas em Florianópolis

Facilmente, podemos contar mais de 30 trilhas pela ilha da magia. Você é desses que gosta de aventuras? Então descubra as melhores trilhas em Florianópolis:

  • Trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa
  • Trilha do Gravatá
  • Trilha de Naufragados
  • Trilha da Galheta
  • Trilha do Morro das Aranhas

Melhores praias em Florianópolis

Finalizamos com as melhores praias de Florianópolis:

  • Praia de Jurerê
  • Praia de Lagoinha
  • Praia Brava
  • Praia Mole
  • Praia do Campeche

Pronto para escolher o que fazer em Florianópolis?

Gostou das dicas de o que fazer em Florianópolis? Agora é só fazer as malas e aproveitar sua viagem. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários abaixo.


Você pode se interessar também:

Pousadas em Urubici: as 15 pousadas mais charmosas

Melhores praias de Santa Catarina: 10 praias incríveis para conhecer no litoral catarinense

Praia do Rosa: um guia para aproveitar esse paraíso em Santa Catarina


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *