A Costa do Descobrimento fica no sul da Bahia, e nela estão algumas cidades ricas em atrativos naturais: Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Aqui nesse post nós vamos dar todas as dicas necessárias para você fazer a melhor viagem possível para lá! Venha descobrir como chegar, quando ir, o que fazer e onde ficar na Costa do Descobrimento!

Você já ouviu falar sobre a Costa? Essa é uma região no sul da Bahia considerada o ponto inicial da história do nosso país. Se você for ler algum livro de história, verá que os portugueses avistaram o Monte Pascal, na Bahia primeiro e gritaram “terra à vista!”. Logo, podemos ver a importância e significado que esse local tem para o Brasil.

E se você quiser saber mais sobre o destino e como você pode viajar para lá, é só continuar lendo o post para descobrir!

Por que conhecer a Costa do Descobrimento?

A região foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, em 1999. Ela tem uma relevância sem igual para o nosso país. Fazer uma viagem para lá, é aprender um pouco mais da nossa própria história. Além de ser bastante conhecida pela história, também é pelas suas praias paradisíacas, que reza a lenda, que Pedro Álvares Cabral esteve por volta de Abril de 1500.

Eu estava planejando uma viagem para Caraíva, e resolvi esticar um pouquinho para conhecer outras cidades e praias. Muitos turistas amam essa região e viajam muito para lá para conhecer esse combo de destinos. O trajeto que eu escolhi fazer foi:

Rio > Porto Seguro (avião)
Porto Seguro > Caraíva
Caraíva > Praia do Espelho
Praia do Espelho > Trancoso
Trancoso > Porto Seguro

1. Caraíva:

Caraíva é uma vila a beira-mar localizada em meio ao espetacular Litoral Sul da Bahia. Bem perto de Porto Seguro e ainda pouco conhecida entre os turistas, Caraíva tem fama de destino rústico. Por exemplo, não faz muito tempo que Caraíva ganhou luz elétrica. Pasme! Mas fique tranquilo, pois o destino continua sendo super confortável e agradável de visitar. Claro que não é um lugar 5 estrelas, mas é um lugar que encanta todos que escolhem visitar.

costa do descobrimento caraiva
Praia de Caraíva tomando um coco gelado!

É um local excelente para descansar, passar o tempo e entrar em contato com a natureza e com as praias. Na Vila de Caraíva não entram carros, as pousadas são pequenas e o charme ainda é a sensação de estar em um destino que parou no tempo.

2. Trancoso:

Trancoso é uma vila ainda bastante tranquila, descoberta pelos hippies nos anos 70. Convidativa por sua beleza natural preservada, atrai muitos jovens e estrangeiros todos os anos.

Foi fundada no inicio da colonização portuguesa pelos jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios e, de uns tempos para cá, virou um destino para artistas e pessoas interessantes que curtem o charme de Trancoso e suas praias incríveis.

3. Praia do Espelho:

A Praia do Espelho é uma linda praia de água clarinha e calma, grande extensão de areia, piscinas naturais, restaurantes e barzinho na beira da praia, sem contar que as falésias que a cercam contribuem para deixar a paisagem única.

costa do descobrimento praia do espelho
A Praia do Espelho é maravilhosa!

Praia do Espelho é um apelido para a Praia do Caruípe, que está localizada no povoado homônimo, que fica no distrito de Caraíva. O apelido surgiu devido ao efeito causado pelos reflexos do sol nas piscinas naturais quando avistadas do mar. Belíssimo!


Leia também: Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem


Costa do Descobrimento: como chegar?

De onde você estiver, o ideal é ir de avião até Porto Seguro e de lá pegar um carro para fazer o trajeto pela Costa do Descobrimento.

Fazer todo esse percurso de ônibus é possível, mas é bem mais trabalhoso se formos pensar que você terá que pegar várias mini viagens de ônibus para cada lugar. Então, nossa recomendação é: vá de carro de Porto Seguro até Caraíva e aproveite para conhecer a Praia do Espelho que fica no povoado. Depois, siga viagem para Trancoso aproveitar tudo o que a região tem de melhor e por fim, volte para Porto Seguro.

costa do descobrimento estrada
A estrada de Porto Seguro para Caraíva.

Costa do Descobrimento: onde ficar?

Para facilitar ainda mais o seu planejamento de viagem, nós vamos te dar algumas dicas de acomodação para você ter como opções para escolher. Separamos as opções de acordo com as cidades também, para ficar mais fácil a identificação. Vamos lá!

Caraíva

Em Caraíva nós indicamos o Camping Caraíva, é bem central, à beira do rio e ideal para quem não abre mão de um certo conforto. As pousadas também são uma ótima opção e custam em média R$250 a diária.

Entre as nossas indicações estão a Pousada Nativa, que tem uma decoração bem linda e rústica, com quartos amplos, redes na varanda, bem aconchegante e super confortável. Tem também a Pousada Casinhas da Bahia, que fica bem perto do local do desembarque e você não vai precisar carregar a mochila pesada caminhando pela areia.

Trancoso

Já em Trancoso, a pousada que indicamos é a Mata N’Ativa. Ela é muito confortável, nós adoramos nossos dias lá e falamos um pouco mais sobre ela aqui nesse post com todos os detalhes. Outras opções bem legais são a Pousada Calypso e a Pousada Pandoro.

costa do descobrimento pousada naativa
Um dos belíssimos quartos da Pousada N’Ativa, em Trancoso. (Foto: divulgação Booking)

Praia do Espelho

Por fim, uma excelente acomodação na Praia do Espelho é a Imperador do Espelho. Excelente custo x benefício.


Leia também: Tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem para Caraíva


Costa do Descobrimento: sugestão de roteiro de 5 dias

Agora que demos as dicas iniciais, vamos à sugestão de roteiro! Nós separamos as atividades, passeios e tudo o que você pode fazer pelos dias, para ficar mais organizado. Veja abaixo um roteiro incrível pela Costa do Descobrimento!

Dia 1: Parada em Arraia D’Ajuda + chegada em Caraíva

Chegamos bem cedinho em Porto Seguro, alugamos um carro no aeroporto mesmo e já na estrada, nós seguimos em direção à Caraíva. Como falei nesse post aqui, você tem a opção de atravessar o carro de balsa de Porto para Arraial D’Ajuda, economizando assim uns bons quilômetros pela estrada.

Decidimos entrar em Arraia D’Ajuda para passear um pouquinho pelo centro e também aproveitamos para ir até a praia Rio da Barra, com vários restaurantes e barzinhos na beira!

Ficamos umas 2h por lá e logo seguimos para Caraíva. Se você puder acrescentar alguns dias no seu roteiro, sugiro separar uns dois dias para aproveitar Arraial D’Ajuda! Adorei o clima da cidade, com muitos restaurantes e praias lindas.

costa do descobrimento passeio por caraiva
Passeio por Caraíva, passando pela igrejinha.

Depois de mais 1h30 percorrendo os 60km até Caraíva, estacionamos o carro e pegamos a canoa para atravessar o Rio, já que em Caraíva não entra carro. Aproveitamos para nos familiarizarmos com a antiga vila de pescadores, que como eu já falei algumas vezes, é encantadora!

Terminamos a tarde assistindo ao clássico pôr do sol no Rio Caraíva, sentados no Bar do Pará. Esse, super famoso pelos seus pastéis deliciosos, como o de Arraia com Creme de Queijo. Hummm!

Praia de Taípe

Essa praia é uma das belezas de Arraial, que infelizmente não pudemos visitar, porém, fica aqui a nossa dica para você incluir no seu roteiro. A água é morna e clarinha, de um lado tem o mar e do outro o rio, divididos pela faixa de areia. Tem barraquinhas na beira da praia, você pode passar o dia lá curtindo a paisagem e relaxando.

Só um detalhe importante: A estrada que leva para Taipe não é bem conservada, então o ideal é estar em um veículo 4×4. Você pode alugar um ou fechar um passeio com algum guia local em Arraial.

costa do descobrimento nascer do sol
Ver o nascer do sol em Caraíva é tudo de bom!

Dia 2: Nascer do sol + Relax na praia de Caraíva + passeio de bóia no Rio

Sempre procuro saber onde são os melhores lugares para assistir o nascer do sol e o pôr do sol nas viagens que eu faço. É claro que em Caraíva não seria diferente, e já no primeiro dia coloquei o celular para despertar bem cedinho para conferir o sol nascendo na praia! Esse nascer do sol foi especial! Ali, eu já tinha certeza que Caraíva me reservava bons momentos e muita energia boa!

Durante o dia

Aproveitamos parte da manhã e da tarde para relaxar nas barraquinhas espalhadas pela beira da praia de caraíva, tomando uma água de coco bem gelada! Ao longo da praia você vai ver que tem dois locais super badalados e ótimos para passar o dia tomando drinks e ouvindo boa música: o Bar da Praia.

Se você prefere calmaria, dá para andar para o lado direito da praia e encontrar um lugarzinho bem vazio na areia para estender a sua canga. A beira do Rio Caraíva também é bastante frequentado. Muita gente acaba escolhendo tomar banho de rio ao invés de um mergulho no mar! É bem gostoso, só tem que tomar cuidado com a correnteza, que é bem forte!! Depois de almoçar no delicioso restaurante Culinária Central, fomos pesquisar sobre os passeios para fazer em Caraíva.

Passeio pelo Rio Caraíva

É recomendado fazer a maioria dos passeios bem cedinho, antes das 9h, e o único que daria para fazer à tarde era descer o Rio Caraíva em uma boia, sendo levados pela correnteza. Parece um super passeio, né? Mas, nem tudo foi como o esperado.

costa do descobrimento boia
Descendo o Rio Caraíva!

Pagamos R$40,00 por pessoa e uma lancha rápida nos levou 2km acima do Rio Caraíva. Chegando na “prainha”, única parte de “terra firme” ao longo do rio, nos deram a boia e nos avisaram que ficaríamos 1h30 até chegar no mar.

Pois é, a correnteza não puxava tanto assim e passamos a maior parte do passeio remando com as mãos para conseguir sair do lugar. Valeu a experiência de passar pelo rio, que é super bonito com muitas árvores, paredões de pedra em volta e o céu estava azulzinho para completar a paisagem. O passeio só se transformou em uma verdadeira furada quando a GoPro do meu namorado caiu no Rio e ficou lá para sempre, já que a água é muito escura. Uma pena!

Fica a dica!

O passeio vale muito a pena pela paisagem linda que você vê de dentro do Rio, mas não vá esperando adrenalina pois é um clima mais contemplativo. Eu achei um pouco entediante mas não me arrependo nem um pouco.

Dia 3: Caminhada até a Praia do Satú

Nos planejamos para acordar bem cedinho e caminhar até a Praia do Satú. Para chegar até lá, você tem a opção de ir de barco (em torno de R$150,00 por pessoa) ou atravessar o Rio (R$5 por pessoa) e caminhar 3km pela areia. O ideal é ir na maré baixa, pois em alguns momentos tem umas pedras que dificultam o caminho na maré alta. 3km parecem pouco, mas embaixo do sol super forte da Bahia, fica bastante cansativo! A dica é: chapéu, protetor solar e água!

costa do descobrimento praia do satu
A Praia do Satú é incrível!

O caminho até lá já é incrível: você vai beirando o mar, passando por diversas piscinas naturais, alguns cantinhos lindos e também vai acompanhando a mudança da cor do mar! (por conta do rio, a água da praia de caraíva é um pouco escura).

Fica a dica!

Assim como a maioria dos passeios, procure se informar no dia anterior sobre os horários das marés. A variação é surpreendente e pode tanto melhorar quanto estragar o seu passeio.


Veja também: Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias + dicas de viagem


Praia do Satú

Nessa praia você vai encontrar algumas barraquinhas vendendo água de coco, cerveja, pastel de arraiá e sombras para poder se esconder do sol, além de um mar lindo, rasinho, com pedras e corais. Lá tem também duas lagoas, mas eu particularmente não achei imperdível. Imaginava lagoas lindas como as de Jericoacoara, mas são mais escuras e com uma água turva.

Voltamos do passeio na hora do almoço e ficamos andando pelas ruas de terra de Caraíva. A vila é bem pequena, mas a dica é andar em cada cantinho para descobrir um novo restaurante, uma nova pracinha ou alguma lojinha fofa de lá.

costa do descobrimento praia do satu 2
Caminhada pela Praia do Satú.

Dia 4: Passeio de bugre até Corumbau

Corumbau fica há 12km de Caraíva, uma praia super linda, com água clarinha e barracas na beira, perfeita para curtir o dia todo! Você pode ir até lá caminhando (12km é beeem puxado!!), de barco (mais ou menos R$150 por pessoa) ou de bugre (nossa escolha!).

Os bugueiros ficam na pracinha da igreja, e é só chegar lá bem cedinho para fechar o seu passeio. Normalmente, o valor é R$200 o carro, podendo ir até 4 pessoas. Como éramos duas pessoas e não conseguimos mais ninguém para dividir o carro, acabamos negociando um valor menor. O horário da volta é combinado com o bugueiro. Ficamos lá até às 15h e achamos tempo suficiente para aproveitar bastante.

Na ida, como a maré estava baixa, fomos pela beira da praia, com bastante emoção e curvas perigosas! Chegando lá, é preciso pagar R$5 para atravessar o Rio Corumbau e finalmente chegar na praia.

Praia de Corumbau

A praia é super linda, bem grande, com água clarinha e alguns restaurantes na beira. Também vimos uma feirinha de artesanato, onde algumas índias fofas vendiam colares e objetos de decoração. Dá para fazer passeios a cavalo e de bugre pela beira da praia e também aproveitar a culinária local, um ótimo lugar é o Restaurante Panela de Barro.

costa do descobrimento passeio de bugre por corumbau
Passeio de bugre por Corumbau!

Corumbau é famosa pela “Ponta de Corumbau“, uma ponta de areia de 500m que se adentra no mar. Na maré baixa, ali formam-se lindas piscinas naturais! Há quem chame o local de Caribe Baiano, pois sem dúvidas é um paraíso. O mar é calmo e a praia mais parece uma piscina de água salgada. Além disso é uma paz estar lá, sem muitos visitantes, a praia é quase exclusiva.

Dia 5: Praia do Espelho + Praia Trancoso + Jantar no Quadrado de Trancoso

Nós gostamos tanto de Caraíva que acabamos deixando só um dia para conhecer a Praia do Espelho e Trancoso. Acabou sendo bem corrido, mas conseguimos aproveitar um pouquinho de cada lugar!

Acordamos bem cedinho ainda em Caraíva e atravessamos o Rio rumo ao nosso carro que estava no estacionamento. (um dos momentos mais triste da viagem! não é fácil se despedir de Caraíva… hehehe!)

Você pode optar por fazer um passeio de barco até a Praia do Espelho (R$150 por pessoa em média) ou caminhar os 9km até lá. Mas, como estávamos de carro e a Praia do Espelho está entre Caraíva e Trancoso, achamos melhor aproveitar a viagem e dar uma paradinha estratégica por lá.

costa do descobrimento vista da praia do espelho
Vista da Praia do Espelho.

Ficamos na Praia do Espelho até 12h e seguimos para Trancoso. Ainda não havíamos reservado lugar para dormir, em último caso, acamparíamos em algum camping baratinho. Fomos logo curtir a praia para não perder tempo e ficamos a tarde toda na Praia dos Nativos.

Quadrado de Trancoso

Antes de ir à praia, passamos no Quadrado para vê-lo de dia. Eu simplesmente adorei! Para quem não sabe, o Quadrado é o centrinho de Trancoso, literalmente um terreno quadrado, com a igrejinha São João Batista no meio e muitas casinhas coloridas espalhadas ao seu redor. Ali você descobre restaurantes super renomados, alguns mais simples, lojinhas estilosas, de grife e galerias de arte. É demais!

Trancoso à noite

Nos arrumamos e saímos para conhecer o Quadrado à noite. A iluminação fica por conta dos restaurantes, é tudo bem rústico mas uma graça. Que delícia! Adorei explorar cada lojinha, dar aquela olhadinha nos cardápios, só de curiosidade, e apreciar a igrejinha à noite! Você pode também se interessar por Porto Seguro. Confira esse artigo com um Mini roteiro para conhecer Porto Seguro, do Partiu Viajar Blog.


Leia também: Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia


Costa do Descobrimento: gastos

Sabemos que não tem como falarmos um valor exato de quanto você irá gastar na viagem, pois tudo é relativo e depende de muitas variáveis, como o seu estilo de viagem, suas escolhas, a quantidade de dias e muito mais. Mas resolvemos listar alguns valores por aqui só para você ter uma base e conseguir fazer uma média de quanto você vai gastar com uma viagem para a Costa do Descobrimento. Vamos lá!

costa do descobrimento casal
Aproveite muito a sua viagem pela Costa do Descobrimento!
  • Transporte: a passagem de avião saindo do Rio ou São Paulo para Porto Seguro, custa em média R$490,00 na baixa temporada e R$620,00 na alta temporada. Somando com o aluguel do carro que você precisará, coloque mais uns R$300,00 para os 5 dias de viagem.
  • Hospedagem: depende muito do tipo de hospedagem que você escolher. Essa parte fica muito por conta de cada viajante.
  • Alimentação: A Costa do Descobrimento não é um destino caro de modo geral. Você consegue gastar por dia com todas as refeições, uns R$70,00.
  • Passeios: Separe em média uns R$450,00 para os passeios. Esse é um valor que cobre todos os gastos e ainda deve sobrar um pouco para o caso de fazer mais alguma coisa.
  • Compras: essa é outra parte que depende muito de cada viajante e do seu tipo de viagem.

Pronto para conhecer a Costa do Descobrimento?

Depois de tantas dicas incríveis, a gente espera ter ajudado você a organizar a sua viagem para esse paraíso na Bahia. Se você já conheceu a Costa do Descobrimento ou já viajou para algum desses lugares, conta aqui para gente a sua experiência! E se tiver ficado alguma dúvida, deixa aqui nos comentários também para a gente responder. Boa viagem!



Outros posts que você pode gostar:

Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

  1. Olá Nanda! Tudo bem? Estou querendo fazer uma viagem com um roteiro bem parecido, e esbarrei na questão do aluguel do carro. Acabei alugando pela rentalcars e fui cobrada em dólares e incidiu IOF. Você sugere que o aluguel seja feito com antecedencia ou acha que podemos tentar a sorte de alugar de uma locadora nacional ao chegar no aeroporto?
    Obrigada pela ajuda! Beijos

    1. Oi Nat!

      Esse roteiro é incrível, fiquei apaixonada por todos os lugares que fui!
      Sobre o carro, decidimos a viagem em cima da hora, então arriscamos e deixamos para alugar no aeroporto mesmo. Lembro que foi super tranquilo, não tivemos problema nenhum e achei o preço bom…

      Se você for em alta temporada, recomendo alugar o carro com antecedência pra não correr o risco de ficar sem opções, mas se você for fora de temporada, eu acho tranquilo alugar no aeroporto mesmo! Lembro que tinham várias empresas!

      Espero ter ajudado e aproveite muito!

  2. Olá, tudo bem! Muito obrigado pelas dicas, mas eu tenho uma dúvida: o quão necessário é o aluguel do carro? Pelo texto, parece que você não usou muito. Por que também quero visitar outros locais, como Arraial D’Ajuda.

    1. Hugo, como resolveu essa questão? Pretendo viajar no próximo mês e queria saber se realmente vale a pena alugar carro ou pegar por transfers/passeios;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *