Se tem um atrativo turístico que não pode faltar de jeito nenhum no seu roteiro no Deserto do Atacama, esse é o passeio até as encantadoras Lagunas Altiplânicas.
Assim como outros pontos bem disputados pelos turistas que visitam o Atacama, essas lagoas têm as paisagens mais bonitas que você vai ver na vida. As montanhas ao redor tornam tudo ainda mais impressionante, cobertas de gelo.
Se você ainda está com dúvida e quer saber o que são Lagunas Altiplânicas e por que elas são tão famosas e procuradas, vem com a gente! Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse paraíso. Fazendo a leitura completa do post, você vai saber como faz para ir até lá conhecer, quando viajar e mais algumas dicas.
Vale a pena conhecer as Lagunas Altiplânicas?
Ainda não sabe se vale a pena conhecer as lagunas altiplânicas em San Pedro de Atacama? Podemos dizer com muita certeza de que sim e vou contar o porquê não deve deixar de incluí-las na sua lista de passeios imperdíveis!
Para quem aprecia a beleza da natureza e deseja conhecer paisagens únicas este é o atrativo ideal. Estamos falando aqui de pequenas lagoas localizadas em áreas de grande altitude e que são de origem glacial, ou seja, suas águas vêm do derretimento de geleiras ou da neve das montanhas.
Devido a isso, elas são cristalinas e têm tons de verde e azul criando cenários deslumbrantes. As espécies de fauna e flora do lugar são únicas, adaptadas às condições extremas do altiplano. Claro que isso é um grande motivo para atrair turistas e amantes da natureza.
Outro ponto que faz o passeio valer a pena, é que muitas lagunas ficam próximas a comunidades locais, onde você pode interagir e experimentar a cultura chilena. Já para os amantes de atividades ao ar livre, o local é propício para caminhadas, trekking, ciclismo, observação da fauna e das estrelas.
Resumindo, visitar as lagunas altiplânicas no Chile é uma oportunidade de experimentar a natureza única em seu estado mais puro e desfrutar de aventuras ao ar livre, cenários de tirar o fôlego e interagir com a cultura local.
#DicaDaNanda: É muito importante escolher um passeio lagunas altiplânicas que tenha um bom guia. Dessa forma, você tem a tranquilidade de saber que vai parar nos melhores pontos de contemplação das lagunas, já que não dá para mergulhar nelas.
Lagunas Altiplânicas: tudo sobre esse ponto turístico imperdível no Atacama
O tour que visita as charmosas lagunas altiplânicas é um dos principais passeios voltados para a contemplação da natureza, que, inclusive, é praticamente intocada! Essa baixíssima interferência humana no ambiente faz com que a beleza do lugar seja ainda mais admirável.
Agora que nós já visitamos o local, temos algumas dicas muito importantes e valiosas para compartilhar com vocês! Tudo o que vamos compartilhar aqui, sobre as lagunas altiplânicas, são dicas que a gente gostaria de ter tido antes de ir!
Onde fica e como chegar nas Lagunas Altiplânicas
As principais lagunas altiplânicas estão localizadas na Cordilheira dos Andes, bem no deserto do Atacama, a 117 km do centrinho de San Pedro. Seja por conta própria ou em um passeio guiado, a melhor maneira de acessar a região é indo de carro, o que dá em média 1h30m de viagem.
Para se deslocar até as lagunas altiplânicas, recomendamos fortemente que você vá apenas junto a um guia experiente. Como já mencionamos anteriormente, o trajeto é em meio ao deserto, por isso é muito importante estar acompanhado de alguém que conheça o caminho.
Dependendo da época da sua viagem, você vai encontrar neve no meio das estradas e pode ter problemas se estiver com carro e sem correntes para as todas, por exemplo. Além disso, é muito comum ficar sem sinal de celular durante esse trajeto, então você poderá se concentrar em apreciar a paisagem, principalmente se estiver com um guia de confiança.
Quais são as lagunas Altiplânicas?
Na região do Atacama, existem várias lagoas que recebem visitação turística, inclusive em algumas delas, o mergulho ainda é permitido. Porém, para você não se confundir, vamos tirar uma das maiores dúvidas sobre quais são as lagunas altiplânicas.
Laguna Miscanti
Uma das lagunas altiplânicas mais conhecidas é a Lagoa Miscanti, sendo essa a primeira e a maior que você encontra na área das lagunas. Com uma vista fenomenal da Cordilheira dos Andes e há 4.200m acima do nível do mar, a atmosfera desse lugar é de muita paz e conexão com a natureza.
O mais impressionante é que o visual da lagoa pode variar dependendo do clima! A cor da água é sempre um azul bem intenso e brilhante. Porém, pode estar suscetível a formar um espelho d’água na época de calor ou até mesmo congelada no inverno. E é claro que as montanhas nevadas ao fundo dão um charme a mais para o cenário.
Laguna Miniques
A Laguna Miniques fica próxima à Miscanti e tem uma das paisagens mais lindas de toda a região do Atacama! Apesar de não ser permitido chegar muito perto da água azul escura e serena, a vista dos morros avermelhados e dos vulcões ao seu redor forma um cenário único, que mais parece ser pintado à mão.
Se você estiver à procura de uma oportunidade onde você possa se reconectar com a natureza, desacelerar e apreciar uma das mais belas paisagens da sua vida, não deixe de visitar essas lagunas altiplânicas. A vista da laguna Miniques é tão queridinha, que costuma ser ponto de parada não só de fotos, mas até para tomar café da manhã.
Qual melhor época para as Lagunas Altiplânicas?
Uma dúvida muito comum é sobre qual a melhor época do ano para visitar as lagunas altiplânicas. Em primeiro lugar, você precisa saber que esse cenário é lindo o ano inteiro e nunca decepciona. É praticamente impossível não se impressionar com a beleza do lugar!
Por outro lado, saiba que a paisagem costuma mudar ao longo do ano! Pois é. Isso acontece porque as alterações climáticas influenciam na aparência da natureza como um todo, como nas cores e no aspecto do solo e da água. Abaixo, você vai descobrir o que esperar das principais estações.
Lagunas Altiplânicas no verão
O verão é a melhor época para visitar as lagunas altiplânicas, para quem espera conseguir conhecer todas e chegar o mais pertinho possível da água. Nessa estação do ano, o movimento das águas azuladas das lagoas depende da quantidade de vento.
Quando o vento está mais fraco ou até parado, forma-se um perfeito espelho na água, refletindo a imagem dos morros e do céu. No entanto, esse fenômeno é alterado quando a força do vento aumenta e movimenta a água das lagoas.
Outra vantagem de viajar para as lagunas altiplânicas Chile no verão é fugir do frio mais intenso do inverno. Mas não se engane, apesar de você encontrar a vegetação mais seca e o sol brilhando no céu azul, não significa que vai estar calor por lá.
Esse é um destino que requer roupas de frio durante todo o ano, devido a localização de grande altitude. Portanto, mesmo durante o verão, saiba que você vai se deparar com vento gelado e frio na região das lagunas altiplânicas San Pedro de Atacama.
Lagunas Altiplânicas no inverno
O cenário formado nas lagunas altiplânicas é tão bonito e imponente no período de inverno quanto no verão, porém é importante se atentar para alguns detalhes. Nessa região do Atacama, quando há baixas temperaturas, a neve não demora muito para dar as caras.
Visualmente, é muito bonito contemplar os morros da Cordilheira dos Andes cobertos de neve bem branquinha. A vegetação ao redor das lagoas também toma uma forma diferente e fica congelada, assim como a água das lagunas altiplânicas.
Mas nem só de fotos instagramáveis vivem os viajantes no Chile! O inverno não é uma época muito prática para conhecer alguns pontos do Atacama, especialmente as lagunas altiplânicas. O motivo? Além do frio que pode ser quase insuportável para quem não está acostumado, há muita neve.
O que a neve tem de bonita e divertida para os turistas, ela também tem de complicada. Nossa dica é: fuja do inverno no Atacama, porque pode nevar demais e algumas estradas fecharem! Isso acontece com frequência! Essa possibilidade compromete não só o caminho até as lagunas altiplânicas, como todo o restante do seu roteiro.
Quando fazer o passeio para as Lagunas Altiplânicas?
Pode parecer que tanto faz, mas, na verdade, existe sim o momento certo para encaixar esse passeio no roteiro da sua viagem e nós vamos te explicar o porquê. Antes de tudo, uma dica que recomendamos colocar em prática antes mesmo de viajar para o Atacama é sempre beber bastante água.
Isso está diretamente ligado aos efeitos causados pela altitude no corpo humano que não está habituado. É muito comum os viajantes enfrentarem o famoso e temido “mal de altitude”, que pode causar dor de cabeça, náusea, tontura e fraqueza.
Ao ingerir bastante líquido, o organismo se torna mais resistente a esses sintomas, portanto, vale muito a pena carregar uma garrafa de água junto a você durante a sua viagem pelas lagunas altiplânicas.
Então, para incluir o tour lagunas altiplânicas no seu roteiro Atacama, sugerimos que você deixe esse passeio para os últimos dias! Assim o seu corpo já vai estar um pouco mais acostumado com a altitude local, você vai conseguir aproveitar muito mais e ainda evitar sintomas intensos do “mal de altitude” (soroche).
Além da alta ingestão de líquidos, outro fator que ajuda evitar o mal estar causado pela altitude é o descanso. Portanto, se a sua viagem tiver uma duração total de 7 dias, opte por visitar as lagunas altiplânicas no 6º dia, mas não esqueça de pegar mais leve no 5º dia e reservar um bom período para descansar.
Leia também: Seguro viagem Chile: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?
Quanto custa a entrada nas Lagunas Altiplânicas?
Alguns turistas ainda não sabem, mas é necessário comprar uma espécie de ingresso para enfim conhecer de perto as lagunas altiplânicas. Apesar de serem paisagens naturais, as lagoas estão situadas em uma área de preservação ambiental, que é controlada pela comunidade atacamenha local.
O preço da entrada para o parque, se for adquirir separadamente é cobrado em pesos chilenos, disponível em dois valores diferentes. Para quem é residente no Chile, o ingresso custa: CLP$ 6.000 por pessoa, mas para os turistas (não residentes no Chile) sai por CLP$ 10.000 por pessoa.
Se você está indo por conta própria, não deixe de deixar o dinheiro em espécie separado para conhecer esse atrativo, afinal, eles não aceitam cartões de crédito.
A vantagem de fechar o passeio com uma boa agência local, é que o ingresso para conhecer as lagunas altiplânicas já vem incluso no pacote do passeio. Até mesmo as refeições costumam já fazer parte do roteiro, sem custo extra.
Vale saber: As lagunas são ambientes frágeis e sensíveis devido às condições extremas de altitude e clima, qualquer interferência humana pode gerar impacto na qualidade da água e na biodiversidade. Por este motivo é proibido mergulhar nas lagunas altiplânicas.
Como conhecer as Lagunas Altiplânicas?
A melhor forma de se deslocar até as lagunas altiplânicas é de carro, como nós já mencionamos! O trajeto é um pouco longo e leva mais de uma hora para chegar até o primeiro ponto de parada. A qualidade da estrada é boa, sendo a rodovia principal toda pavimentada, com exceção de alguns trechos que levam até as lagunas altiplânicas.
Para os mais aventureiros, ou para quem já conhece bem o local, é possível sim ir por conta própria. Basta alugar um carro de confiança, que atenda às necessidades, ter um mapa físico além do GPS e curtir a vista, que muda constantemente.
Porém, para quem vai pela primeira vez, o ideal é fechar com uma agência de turismo do Atacama mesmo. Já que esse passeio precisa ser feito com um guia experiente, que conhece bem os trajetos, nós optamos por fazer o tour lagunas altiplânicas pela agência Flavia Bia Expediciones.
Uma grande vantagem ao fechar com eles foi ter a tranquilidade de contratar um serviço de confiança com veículos de qualidade com a manutenção em dia, guias que falam português e equipamentos necessários para um eventual imprevisto (como as correntes de pneu para neve).
Inclusive, essa agência oferece um pacote bem completo, com refeições e a entrada do parque já inclusas. O nosso guia era bem preparado e animado, o que fez toda a diferença.
*Para fazer contato com a agência FlaviaBia Expediciones e ter todas as informações sobre passeios e descontos, é só preencher o formulário no final deste post.
Sobre a agência Flavia Bia Expediciones
A Flavia Bia Expediciones é uma agência de turismo que atua na região do Atacama criada para atender turistas vindos de toda parte do mundo. O diferencial deles é a especialidade em transformar passeios turísticos em verdadeiras experiências (e nós podemos garantir que eles conseguem!).
A dona da agência, a Flávia, é brasileira e, de uma forma geral, a agência acaba sendo mais direcionada para atender turistas brasileiros que viajam para o Atacama! Talvez seja o toque brasileiro, mas uma coisa é certa, o turismo de experiência proporcionado por eles caiu no gosto dos viajantes que passam pela região.
Algumas coisas que mais gostamos no passeio que fizemos com eles foram: o roteiro bem objetivo e com tempo suficiente em cada parada, os guias experientes e gentis, os carros confortáveis e equipados, a comida boa que é servida e já está inclusa, rotas e horários alternativos que garantem mais exclusividade nos pontos turísticos.
Outro benefício para quem fecha com a Flavia Bia Expediciones é que os passeios não são muvucados, sabe? Um grupo completo tem até no máximo 8 pessoas! Isso já deixa o passeio muito mais agradável e dinâmico.
Além do passeio que inclui visitação nas Lagunas Altiplânicas e nas Piedras Rojas, essa agência contempla outras 29 opções de passeios. Antes, eles atuavam apenas na região do Atacama, porém atualmente, a Flavia Bia está presente também na Patagônia Chilena e na Bolívia.
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
Como falamos anteriormente, o passeio feito com a Flavia Bia Expediciones é, na realidade, uma espécie de combo: logo após conhecer as lagunas altiplânicas, você será levado até as famosas Piedras Rojas, em um mirante especial que só a agência Flavia Bia tem acesso! Super exclusivo!
Por abranger tantos pontos turísticos de uma só vez, esse passeio dura o dia inteiro, portanto, reserve o tempo necessário no seu roteiro. Mas não se preocupe, dá para descansar ao longo do dia, especialmente ao se deparar com a magnitude das paisagens naturais, que recarregam as suas energias quase de forma instantânea.
Nas Lagunas Altiplânicas, você já tem uma ideia do que te espera: muita calmaria, céu azul, vento gelado e uma beleza natural, que parece até uma tela pintada à mão por algum artista renomado. Só isso já seria suficiente para fazer o passeio valer a pena, mas não acaba por aí.
Além de ir também até Laguna Tuyajto, outra atração fascinante que você conhece neste passeio realizado pela Flavia Bia são as imponentes Piedras Rojas. O “mar” de pedras tem a tonalidade avermelhada devido a oxidação do ferro presente nessas formações rochosas.
A beleza da região das Piedras Rojas é impactante, mesmo para quem vai até mais de uma vez. O lago rodeado pelas grandiosas montanhas chega a formar um espelho d’água dependendo da intensidade do vento no local.
Atualmente, o mais próximo que os turistas conseguem chegar desse local é em um mirante, para fins de preservação da natureza e da paisagem. Infelizmente no passado, quando o acesso era liberado, até mesmo para mergulhar no lago, o território começou a ser depredado por turistas.
Mas com o tour lagunas altiplânicas da Flavia Bia, você consegue ir até um mirante diferenciado dos demais, na área das Piedras Rojas e tirar fotos ainda mais lindas e divertidas. Esse passeio é inesquecível e imperdível no seu roteiro Atacama!
Mais informações sobre o passeio
O tour lagunas altiplânicas realizado pela FlaviaBia Expediciones oferece uma das melhores estruturas, em relação a outros passeios locais. Além disso, o roteiro é bem completo e muito organizado. Reunimos abaixo mais algumas informações sobre o que está incluso no pacote.
- Altitude total do dia: 2.500 a 4.150 msnm.
- Clima: Frio, vento e sol
- Entrada do Parque: Inclusa
- Horário: 8h às 16h30.
- Inclui: Snack e almoço
- Nível de dificuldade: Fácil.
- Paradas principais: Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Laguna Tuyacto.
- Restrição etária: Mínimo 7 anos.
O que levar para as Lagunas Altiplânicas
Uma dúvida em comum dos viajantes sobre esse destino é: o que precisa levar no passeio para ficar confortável com a temperatura lagunas altiplânicas. À primeira vista, muita gente que vê fotos do lugar com sol forte e céu azul, pensa que a temperatura é mais alta e o clima é quente.
Porém, na realidade, o que te espera no tour lagunas altiplânicas San Pedro de Atacama é um frio muito intenso, além de um vento cortante e constante. Para contornar essas adversidades climáticas, a própria agência FlaviaBia Expediciones recomenda que você leve alguns itens mais apropriados para o passeio.
Mas, não se engane, não é apenas do frio que você deve se proteger, o sol também pode ser um vilão caso você não tome os devidos cuidados. Portanto, organizamos um checklist abaixo, bem completo para você ir bem equipado e aproveitar o passeio ao máximo, sem passar perrengues.
- Acessórios de cabeça como chapéu ou boné;
- Casaco bem quentinho;
- Garrafinha de água (é fundamental se manter sempre hidratado!)
- Hidratante labial;
- Jaqueta corta-vento;
- Lenços ou cachecol (podem ajudar a se proteger do sol e ainda trazem um charme a mais para o look);
- Muda de roupas leves, mas sem abrir mão de blusa de manga longa e calça;
- Óculos escuros;
- Peças como luvas, gorro e botas próprias para frio intenso;
- Protetor solar;
- Roupas térmicas, como: meia, blusa e calça, que são adequadas para encarar frio rigoroso.
A principal dica para quem quer saber o melhor jeito de lidar com o clima nas Lagunas Altiplânicas é investir nesses itens, formando algo que é conhecido como efeito cebola. Isso nada mais é do que vestir cada roupa, em uma ordem que possibilite ser facilmente adaptada, em caso de alteração de temperatura.
*Para fazer contato com a agência FlaviaBia Expediciones e ter todas as informações sobre passeios, é só preencher o formulário no final deste post.
Lagunas Altiplânicas: dicas extras
Depois de saber todo o básico necessário para conhecer esse ponto turístico no Deserto do Atacama, que tal algumas dicas extras? Com elas, o seu tour lagunas altiplânicas vai se tornar ainda mais completo. Então, não deixe de conferir aqui abaixo.
Onde ficar no Atacama
Além de organizar todos os passeios, escolher uma boa hospedagem é o que vai deixar a viagem ainda mais a sua cara. Pensando nisso, vamos te mostrar agora um top 5, com os melhores hotéis, para você que precisa saber onde ficar no Atacama:
- Nayara Alto Atacama – nossa escolha!
- Hotel Cumbres
- Hotel Dunas
- La Casa de Don Tomás
- Hotel Poblado Kimal
#DicaDaNanda: Em uma viagem como essa, é quase impossível você se imaginar sem internet enquanto estiver por lá, né? Afinal, mesmo com um roteiro organizado, é natural que você precise se comunicar com a família, enviar fotos incríveis das lagunas, buscar algum endereço, ou simplesmente queira postar as novidades em tempo real.
Para garantir um pacote de internet 4G ilimitado, com sinal que funciona bem no Atacama, nós recomendamos o chip da America Chip. A nossa experiência com ele foi ótima, não passamos perrengue com a comunicação e tivemos a liberdade de postar à vontade.
Aproveite o cupom MALADEAVENTURAS para compra seu chip de internet Chile com 10% de desconto pelo site America Chip.
Seguro viagem Chile
Cada destino tem suas particularidades e cada viajante tem um perfil diferente, mas no geral, todo estilo de viagem combina com um plano de seguro viagem internacional. Imagina estar tão longe de casa e precisar resolver uma emergência? Com um bom seguro, tudo isso é facilmente solucionado para você.
O seguro viagem Chile, apesar de não ser obrigatório, é um item essencial! Quem já é leitor assíduo do Mala de Aventuras sabe que nós sempre sugerimos que você tenha um seguro viagem internacional. Afinal, nada como ter um serviço à sua disposição que te traga mais segurança e tranquilidade, né.
Essa também é uma recomendação do próprio governo brasileiro: que os cidadãos apenas saiam do Brasil com um seguro viagem contratado. Se você quer ter a garantia de um atendimento médico rápido e de qualidade em qualquer destino, esse é o melhor caminho.
Para quem está prestes a visitar as lagunas altiplânicas, é importante lembrar que a grande altitude pode causar muito mal-estar, para quem não está acostumado. Nesse caso, você pode precisar de atendimento médico e talvez até medicamentos!
Se você não quer correr riscos de se estressar no exterior, não deixe de aproveitar a ferramenta de comparação do Seguros Promo. Nela é possível comparar simultaneamente até 4 apólices para ver as vantagens e preços de cada uma de maneira fácil e prática.
Assim fica fácil escolher o melhor seguro viagem Chile que vai te acompanhar e você ainda fecha o contrato pelo site mesmo, de maneira simples e sem burocracias. Para melhorar mais ainda, não deixe de aproveitar o cupom AVENTURAS15 que te garante 15% de desconto em qualquer seguro! É um presente nosso para você!
Seguidores do Mala de Aventuras têm desconto nos tours da FlaviaBia Expediciones!
Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações e valores sobre os passeios. Seguidores do Mala de Aventuras tem um desconto especial, é só preencher com seus dados para receber!
Pronto para conhecer as Lagunas Altiplânicas?
Agora que não há mais nenhuma dúvida sobre esse destino incrível, a única pergunta que resta é: quando você vai conhecer esse paraíso? É sempre um prazer ter você por aqui e compartilhar as nossas melhores dicas, sobre os destinos que fazem os nossos olhos brilharem. Não demore a voltar hein. Até a próxima!
Você pode se interessar também:
O que levar para o Atacama: o que levar na mala pro deserto?
Antofagasta, Chile: oq ue fazer além do deserto do Atacama
Roteiro Atacama: o melhor do Atacama em 5,7 ou 10 dias de viagem