Está planejando uma temporada pelo Sudeste asiático e sente que precisa de ajuda para organizar a sua aventura? Preparamos esse post especialmente para você que deseja fazer uma viagem para o Vietnã e não tem muitas referências sobre o país.

Após alguns dias explorando a região, ficamos surpresos com as belezas que encontramos e não podíamos deixar de compartilhar tudo isso com você. E como o Vietnã não é um país muito procurado pelos brasileiros, encontrar respostas para algumas perguntas pode ser mais difícil.

Pensando nisso, reunimos aqui uma lista recheada de informações bem completas sobre o turismo no Vietnã. Você ficará por dentro de detalhes importantes e que serão muito úteis na hora de planejar seu roteiro. Assim, dá para se prevenir, evitar possíveis perrengues e ainda aproveitar o melhor de cada região.

Então, continue lendo para saber as dicas que vão tornar a sua viagem para o Vietnã inesquecível.

turismo no vietnã
Pelas ruas do Vietnã – Foto: @nandahudson

Viagem para o Vietnã: as perguntas mais comuns entre brasileiros que pretendem visitar o destino

Certamente, o Vietnã não figura entre os principais destinos internacionais procurados pelos viajantes brasileiros. Países como os da América do Sul e os Estados Unidos despontam nesse ranking, por exemplo. Mas, o que muita gente não sabe, é que esse destino asiático está repleto de encantos.

Sem dúvida, o Vietnã é um país de contrastes. Você vai encontrar cidades cosmopolitas e também pequenos vilarejos bem tradicionais no interior. O fato é que o país agrada a diversas tribos de viajantes. E se você ainda não cogitou conhecer esse destino, temos certeza de que você vai se encantar após conhecê-lo um pouco mais.

Tendo em vista que os turistas brasileiros ainda estão descobrindo o turismo no Vietnã, é comum que muitas perguntas apareçam, principalmente durante o planejamento da viagem. Você pode se perguntar coisas do tipo: qual a melhor época para visitar o Vietnã? Será que é muito caro ir para lá? E em termos de segurança: é seguro viajar para o Vietnã?

Dúvidas como essas apareceram bastante no Instagram do Mala de Aventuras, durante nossa viagem pra lá. Então, para facilitar a sua vida, juntamos as respostas para todas elas nesse post, para ajudar no planejamento da sua viagem para o Vietnã.

viagem para o vietna
Ha Long Bay.

Todas as dicas que compartilharemos a seguir são muito preciosas. Nós mesmas gostaríamos de ter lido sobre elas antes de viajar. Certamente, elas teriam evitado alguns perrengues que poderíamos ter evitado. Continue lendo para ver nosso conteúdo completo e exclusivo!

1. Qual é a melhor época para fazer uma viagem para o Vietnã?

Antes de tudo, uma das dicas de viagem para o Vietnã mais importantes é acerca da melhor época para viajar. Na verdade, a época perfeita varia bastante ao longo do ano. 

Nós escolhemos viajar para o Vietnã em outubro pois é o melhor mês para conhecer Ha Long Bay, uma baía famosa por suas formações rochosas, ilhas com vegetação exuberante e águas verde esmeralda. Reconhecida como Patrimônio da UNESCO, é um destino muito popular para cruzeiros pelas mais de 1.600 ilhas e ilhotas. Inclusive, essa foi uma das experiências que mais gostamos!

Existem diversas opções de cruzeiros em Ha Long Bay. Nós optamos pelo Paradise Grand Cruise, mas outras opções interessantes são o cruzeiro de 2 dias com refeições inclusas e o cruzeiro aconchegante com pernoite e refeições. Caso você não tenha tanto tempo assim, pode aproveitar a opção de passeio bate e volta também.

viagem ásia
Cruzeiro Ha Long Bay Vietnã – Foto: @nandahudson

Contudo, o clima no Vietnã pode variar bastante por região. Por exemplo, ao norte, o tempo é quente e úmido e com muita pluviosidade entre maio e outubro. Já entre os meses de novembro e abril é mais frio e seco.

No centro do Vietnã, você encontrará um clima quente e seco entre janeiro e fevereiro. A situação se inverte a partir de setembro até novembro, quando a chuva aumenta bastante.

Por fim, o sul do Vietnã é bastante quente e seco entre novembro e abril, até que as chuvas chegam entre maio e outubro. 

Cidades do Vietnã
As ruas de Ha Noi são lindas – Foto: @nandahudson

2. Quais as principais cidades para conhecer no Vietnã?

Existem diversas cidades para incluir em seu roteiro durante sua viagem para o Vietnã. Em primeiro lugar, Hanói é a capital e a maior cidade e foi a que visitamos. A cidade é do tipo que não para nunca, além de ser um verdadeiro hub cultural. Além disso, se você curte comida de rua, não faltarão opções em Hanói.

No entanto, você não precisa se restringir à Hanói. Nos arredores da capital, vale a pena conhecer as seguintes regiões:

  • Ha Long Bay
  • Ninh Binh 
  • Sapa

Ha Long Bay fica na costa nordeste do país e ganhou fama por causa de suas praias com mar verde esmeralda e as impressionantes ilhas de calcário. Agora, se você deseja conhecer a parte rural da ilha, Ninh Binh vai ganhar seu coração. Por sua vez, Sapa fica na região das montanhas e seus campos de arroz são famosos. Por aqui é possível ver de perto o estilo de vida mais tradicional.

é seguro viajar para o Vietnã?
No incrível trilho do trem espremido entre casas e comércio – Foto: @nandahudson

Além das cidades vistas até aqui, outras bem legais para visitar, mas que são distantes e é recomendável pegar voos saindo de Hanói são:

  • Hoi An
  • Ho Chi Minh

Por sua vez, Hoi An é uma das cidades queridinhas dos turistas. Ela é simplesmente um charme! A pequena cidade conserva os casarões antigos do Vietnã e eles coexistem com restaurantes e cafés descolados.

Já Ho Chi Minh é o coração financeiro do Vietnã e é conhecida como “Pérola do Oriente”. A cidade conta com muita influência francesa e possui ares cosmopolitas. Sem dúvida, um lugar imperdível para fazer turismo no Vietnã.

quanto custa uma viagem para o vietnã
A Perola do Oriente, Ho Chi Mihn

3. Preciso de visto para fazer uma viagem para o Vietnã?

Sim, desde 2017 o visto passou a ser exigido aos viajantes que pretendem ingressar no país por motivo de turismo, negócios ou mesmo trânsito. O visto é válido por 90 dias e o ideal é que você faça todos os processos através do site oficial com, pelo menos, 20 dias de antecedência.

É super fácil fazer a solicitação online, mas vale saber que demora de 3 a 5 dias úteis para que o governo vietnamita envia o visto pro seu e-mail. Por isso, a antecedência é fundamental. 

Lembre-se de preencher os campos com cuidado, pois em caso de erro, não é possível refazer o processo, apenas tirando um novo visto. Além disso, para concluir o processo você deve pagar a taxa de USD 20,00.

Vale saber: cuidado com golpes!

Fique atento na hora de preencher a sua solicitação online para não errar nenhum número e não deixe para preenche-la no aeroporto, como alguns sites podem indicar. Nós caímos em um golpe bem chato. Meu marido preencheu a data de expiração do passaporte dele errado no formulário e a atendente do check-in da Vietjet (cia aérea low coast do país) não deixou a gente embarcar por conta desse erro.

Em seguida, a mesma atendente tentou nos vender serviços de despachantes com valores absurdos para corrigir, quando podíamos simplesmente corrigir quando chegássemos no aeroporto do Vietnã. Assista nosso vídeo e saiba mais detalhes dessa (terrível) experiência.

viagem Vietnã preços
Panorama de Ha Long Bay – Foto: @brenomadeira

4. Preciso de seguro viagem para fazer uma viagem para o Vietnã?

O seguro viagem Vietnã não é item obrigatório para aqueles que desejam ingressas no país. Contudo, ele é sempre recomendável, especialmente se pensarmos que você encontrará muitas comidas de rua bem malucas, temperos diferentes, pimentas das mais diversas, comidas gordurosas e por aí vai.

Imagine só que chato passar mal, ter uma infecção alimentar e não conseguir atendimento? Além disso, a saúde pública no país está longe de ser algo em que se possa confiar. E poucas pessoas falam inglês. Assim sendo, se você precisar de atendimento médico e não tiver seguro vai desembolsar uma quantia considerável para ser atendido e vai ter que se virar com muita mimica.

O próprio governo brasileiro reforça a importância de viajar para fora do Brasil com um seguro viagem internacional contratado. Independente do destino, esse é o melhor suporte que podemos ter diante de qualquer emergência no exterior. Além de prevenir gastos estratosféricos, temos a vantagem de um atendimento em nosso próprio idioma.

Para evitar dores de cabeça, nossa dica é que você faça como a gente e contrate seu seguro viagem Vietnã. Nós gostamos de utilizar essa ferramenta de comparação que permite colocar lado a lado até 4 apólices para analisá-las de maneira cuidadosa e prática. Aliás, ainda é possível garantir 15% de desconto usando o cupom AVENTURAS15 em qualquer seguro. O contrato é feito online pelo site de maneira segura e sem burocracias.

dicas de viagem para o Vietnã
Cuidado onde você come e bebe por lá. – Foto: @nandahudson

5. Preciso contratar uma agência para fechar minha viagem para o Vietnã?

Você não é obrigado a contratar uma agência para fechar sua viagem para o Vietnã. Nós gostamos de ter liberdade em nossos roteiros, então o que fazemos é contar com a ajuda de algumas empresas para um passeio ou outro.

Se você quer uma indicação, sugerimos o site da Civitatis site da Civitatis para contratar tours e comprar bilhetes. Eles possuem uma boa oferta de atividades em diversas cidades do país. Além disso, é possível pagar tudo na moeda brasileira e ainda passar o cartão em até 12x. Assim o orçamento não fica pesado.

A saber, os nossos passeios favoritos saindo de Hanói são:

No GetYourGuide também existem ótimos tours e também venda de ingressos. A vantagem desses sites é que você consegue reservar com antecedência e conferir a opinião de quem já fez o passeio para saber se vale a pena ou não.

o que fazer no Vietnã
Um dos espetaculares templos que visitamos! Templo da Literatura – Foto: @nandahudsoin

6. Como se locomover no Vietnã?

A melhor forma de se locomover dentro das cidades no Vietnã é de tuk-tuk, uma mistura de triciclo com carro que é muito utilizado na Ásia. Muita gente também opta por alugar uma moto pequena, mas achamos o trânsito bem caótico e não conseguimos sentir segurança para fazer a locação de uma.

Cuidado com o golpe do tuk tuk

Se você, assim como nós, optar por se deslocar pelo Vietnã de tuk tuk, fique atento aos golpes. Infelizmente, alguns motoristas tentam bancar de espertinhos para aplicar golpes nos turistas desavisados. Nós também caímos em uma cilada enquanto estávamos tentando conhecer alguns pontos turísticos.

Andando pelas ruas de Vietnã, um desconhecido percebeu que éramos turistas e decidiu nos dar dicas amigáveis. Ele foi mesmo muito simpático e nós achamos que estávamos recebendo dicas valiosas de um morador local. Ele falou de alguns lugares que precisávamos conhecer e que, por sorte, naquele dia alguns tuk tuks estavam com um preço promocional para ir até tal atrativo.

Coincidentemente, um suposto tuk tuk promocional passou por nós e ele fez o sinal e o motorista confirmou toda a história. Nós embarcamos e sempre que chegávamos à atração turística ela estava fechada. No final, ele queria nos levar para uma loja de joias, onde provavelmente ele ganharia comissão. Foi uma situação bem chata e por isso resolvemos alertar nossos leitores para não caírem nessa cilada.

Vale saber: sempre bom combinar o preço também antes de embarcar em um tuktuk para evitar um golpe ou surpresa desnecessária.

roteiro vietna
O transito é caótico no Vietnã

7. Dá para alugar carro no Vietnã?

Sim, você ate pode alugar um carro ou uma moto para fazer turismo no Vietnã, mas não o fizemos e nem recomendamos por alguns motivos que vamos mostrar a seguir.

Como são as estradas no Vietnã?

Em primeiro lugar, não existem estradas boas no país. A grande maioria é mal iluminada e com poucas placas de trânsito. Chegamos à conclusão de que não vale o risco de alugar um carro por lá e ainda ter dores de cabeça no final das contas.

Como é o trânsito no Vietnã?

Em segundo lugar, o trânsito no Vietnã é mega caótico, como já mencionamos. As motos estão por toda a parte junto com os carros e os tuk-tuks e as leis de trânsito são praticamente inexistentes. Esse é mais um bom motivo para não perder seu tempo alugando um veículo. 

como se locomover em uma viagem para o vietna
Nas ruas de Ha Noi. Achamos o trânsito bem caótico e não conseguimos sentir segurança para fazer a locação de uma moto.

8. Qual é a moeda do Vietnã?

Você tem ideia de qual é a moeda do Vietnã? Por lá eles usam o dong vietnamita e a boa notícia é que ele é extremamente desvalorizado em relação ao real. Só para você ter uma noção: R$100,00 valem cerca de 491262.00000 VND.

Recomendamos que você faça o saque de um valor na moeda local para ter dinheiro vivo na mão! Isso porque lá come-se muita comida na rua e há várias lojinhas bem simples, então muitos desses estabelecimentos não aceitam cartão.

Além do dong, nós também viajamos com o cartão da Wise e da Nomad. Com eles você não precisa se preocupar com cotação, pois ela é feita automaticamente. O Wise é bem prático e a cotação oferecida é ótima. Sugerimos usá-lo em restaurantes e atrativos das principais cidades. Entretanto, sempre tenha uma quantia em espécie já que lojinhas de artesanato local podem acabar não aceitando cartão.

9. Turismo no Vietnã: Preciso dar gorjetas?

Em seguida, saiba que as gorjetas não são obrigatórias no Vietnã. Entretanto, elas são sempre bem vindas pelos trabalhadores que te atendem. Achamos que vale a gentileza de deixar uma gorjeta para eles. Normalmente, os turistas pagam entre 20.000 e 50.000 dongs.

O que é preciso para viajar para o Vietnã?
Comercio pelas ruas de Ha Noi – Foto: @nandahudson

10. É seguro fazer uma viagem para o Vietnã?

Da mesma forma que outros países do Sudeste Asiático, o Vietnã é considerado um país seguro para se fazer turismo. Inclusive, sua taxa de criminalidade não é alta, especialmente crimes contra viajantes e turistas. Aliás, podemos dizer que o país é mais seguro do que o Brasil, mesmo com a pobreza.

É claro que de vez em quando se houve falar que algum turista caiu em algum golpe (assim como nós!), mas são infrações menores que não oferecem risco de vida, por exemplo.

Também vale a pena citar que as pessoas são muito amigáveis por lá. Eles procuram fazer o turista sentir-se confortável e tentam ajudar de diversas formas, mesmo que não falem o seu idioma.

Enfim, o Vietnã é um destino seguro, mas aqui vão algumas dicas que sempre vale a pena relembrar:

  • Mantenha seus pertences sempre sob a sua supervisão.
  • Fique atento para os pequenos golpes.
  • Cuidado onde você come e bebe por lá.
melhores passeios no Vietnã
Passeio por Ninh Binh – Foto: @nandahudson

11. O Vietnã é um destino seguro para mulheres viajando sozinhas?

Mesmo para mulheres viajando sozinhas, o Vietnã é um país seguro. Seja nas áreas urbanas, seja nas rurais, as mulheres conseguem circular sem problemas. Os locais são respeitosos com elas. E mesmo as taxas de crimes violentos contra viajantes femininas é bem baixa.

12. O que levar na mala em uma viagem para o Vietnã?

O Vietnã é um país bem quente, assim como outros destinos pela Ásia. Dessa forma, certifique-se de levar roupas próprias para esse clima. Ah! e não esqueça de encaixar mudas de roupas apropriadas caso você queria ir a um templo, por exemplo, certifique-se de cobrir os ombros, o colo e os joelhos.

Agora, confira esse checklist que fizemos para sua mala de viagem para o Vietnã:

  • Roupas confortáveis e respiráveis
  • Sapatos confortáveis
  • Roupas de banho
  • Roupas discretas para os templos
  • Chapéu
  • Lenço
  • Óculos de sol
  • Repelente
qual a melhor época para visitar o Vietnã?
Praticando inglês em Ninh Bihn, o povo é acolhedor – Foto: @nandahudson

12. Internet no Vietnã

Mais do que uma comodidade, a internet hoje em dia se tornou quase que um item de sobrevivência. Ela é fundamental para se comunicar, trabalhar, encontrar informações, se locomover (usamos muito a internet do celular para usar o Waze, enquanto dirigíamos!) e estar em segurança.

Você até pode utilizar o serviço de roaming internacional da sua operadora brasileira. No entanto, as operadoras cobram valores exorbitantes e nem funcionam tão bem assim. Mas, pior do que pagar caro em um serviço sem qualidade, é chegar no país e ficar procurando onde comprar um chip de internet no Vietnã. Com língua totalmente diferente e com poucas pessoas falando inglês, encontrar uma lojinha dessa vai tomar um tempo da sua viagem.

Além disso, imagine entender melhor cada plano disponível em um idioma diferente ou em um inglês enrolado? A nossa escolha será facilmente prejudicada. Foi assim que a gente percebeu que não há nada melhor do que comprar um chip de internet Vietnã ainda aqui no Brasil.

Para conseguir chegar já conectado do Vietnã, nossa escolha é sempre o chip America Chip. Ele oferece internet ilimitada 4G e funcionou muito bem durante toda a nessa viagem. Você pode comprar através do site e receber em seu endereço antes mesmo de viajar. E aí, no avião, basta fazer a troca do chip para ter internet quando aterrissar no país.


Aproveite ainda para conseguir um desconto no chip de internet Vietnã usando o cupom MALADEAVENTURAS. Com ele, você tem direito a 10% OFF em qualquer chip e destino.

hotéis no vietnã
Nosso tour por Nihn Bihn rouxe muitas paisagens incríveis – Foto: @nandahudson

13. Como se comunicar no Vietnã

Sem dúvida, esse é um dos pontos que pode fazer você passar perrengue em sua viagem para o Vietnã. Nós sentimos um pouco de dificuldade com a comunicação por lá.

Embora muita gente fale inglês, eles ficam apenas no basicão e isso ocorre principalmente em hotéis e restaurantes mais chiques. Caso você esteja pelas barraquinhas de rua, seja de artesanato, seja de comida, dificilmente você encontrará pessoas falando inglês.

Então, tarefas simples, como pedir um prato de comida, pode ser difícil. Você precisa contar com a sorte de ter alguém perto pra te ajudar com essa tarefa (nós tivemos essa sorte algumas vezes!), ou usar bastante mímica para se fazer compreendido.

comida no Vietnã
No Vietnã os pratos de comida são sempre bastante coloridos

14. Como é a comida no Vietnã?

Uma coisa que percebemos durante nossa viagem para o Vietnã é que os pratos de comida são sempre bastante coloridos. Os ingredientes mais utilizados são o arroz, o molho de peixe e o de soja.

Definitivamente, a culinária local é um caleidoscópio de sabores e muito disso é graças ao uso de especiarias. Confira a seguir alguns pratos típicos que você tem grande chance de experimentar por lá:

  • Pho Hanói: É uma espécie de sopa de macarrão de arroz, com pedaços de carne; é um dos pratos mais populares do país.
  • Bun Cha Há Noi: Carne de porco grelhada, acompanhada com macarrão de arroz e algumas verduras.
  • Bahn Da Cua: Um macarrão com purê de caranguejo, carne e vegetais bastante tradicional.
  • Bahn Cuon: Um pãozinho de arroz cozido no vapor que é uma delícia; ele normalmente acompanha um molho onde a gente mergulha o pão antes de comer
  • Nem: São os tradicionais rolinhos primavera fritos.

Já deu para ficar com água na boca, né? Nossa dica é que você tente experimentar esse pratos como um verdadeiro local nos restaurantes de rua. Além de muito barato, essa é uma experiência muito interessante para quem quer fazer turismo no Vietnã.

onde comer no vietnã
The Note Coffe em Ha Noi – Foto: @nandahudson

15. Como é a vida noturna no Vietnã?

Podemos dizer que a vida noturna no Vietnã é boa, mas depende muito da cidade onde você está. Por exemplo, Hanói não é muito famosa por ter uma noite muito agitada. Por lá, as pessoas gostam de ir para restaurantes e ficar mais relaxadas.

Agora, por outro lado, Ho Chi Mihn já concentra mais festas. Elas ocorrem em pubs e clubes bastante badalados. Lá, certamente sua noite se estenderá até mais tarde.

16. Quantos dias ficar no Vietnã?

Existem diversas cidades para conhecer em sua viagem para o Vietnã e para explorá-las com tranquilidade, recomendamos ficar uns 10 dias no país. Assim, você consegue ver cada região com calma e aproveitando tudo o que o país tem a oferecer.

Nós ficamos uma semana e passamos por Hanói e Ha Long Bay. Também tiramos um dia para fazer um bate e volta até Nihm Bihm.

custo de viagem para o vietnam
O famoso trem apertado entre as casas e comércio

17. Quanto custa fazer uma viagem para o Vietnã?

Para a felicidade dos turistas brasileiros, fazer turismo na Ásia é bem barato. Mas qual o preço de uma viagem para o Vietnã? Confira a seguir os valores de gastos que você terá na viagem:

  • Passagem aérea: O preço da passagem para o país é de R$6.000,00 em média (ida e volta).
  • Hospedagem: As diárias para casal saem por volta de R$270,00.
  • Transporte: Seus gastos podem ficar em torno de R$59,00 por dia.
  • Alimentação: Separe R$69,00 para gastos com comida por dia.
  • Diversão: Já para sua diversão, recomendamos separar R$69,00 para os gastos diários.

Vale lembrar que esses valores podem se alterar dependendo do tipo de viagem que você fará, seja ela mais luxuosa ou econômica.

18. Quais são os principais golpes contra turistas no Vietnã?

Infelizmente, você não estará imune a tentativas de golpes durante sua viagem para o Vietnã. Dentre os mais comuns temos os taxistas espertos que cobram a mais ou enrolam para ganhar mais. Outro golpe super comum é relativo ao visto. Mas fique ligado, existem muitos outros tipos de golpes, de táxi, de cruzeiros luxuosos e até bebidas falsificadas.

Para se precaver vale dar uma olhada no site do governo vietnamita que trata justamente só sobre isso! Fique bastante atento para não ser passado para trás.

como tirar o visto para viagem ao vietna
O Vietnã vai deixar saudades com todos os seus poréns e qualidades! – Foto: @nandahudson

add foto nanda aqui


E aí, já está de malas prontas para sua viagem para o Vietnã?

Certamente com essas dicas ficará muito mais fácil planejar seu roteiro. Mas se ainda ficar algum questionamento, basta deixar seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.


Leia também:

Seguro viagem Vietnã 2024: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?

Chip de Internet Vietnã: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?

O que fazer em Bangkok: 25 passeios e experiências imperdíveis + dicas extras

O que fazer em Bali: 32 passeios na ilha mais conhecida da Indonésia


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *