Definitivamente, a ilha de Bali, na Indonésia, é o destino dos sonhos de muitos e estava na minha lista de desejos faz tempo. Por entre praias de visual único, florestas e templos riquíssimos, há muito o que fazer em Bali e aqui você vai encontrar um guia super completo com os principais passeios de diversas regiões.

Bali tem de tudo para conquistar qualquer viajante, a cultura local é rica com templos impressionantes, as paisagens são de tirar o fôlego com praias incríveis, campos de arroz lindíssimos e até mesmo vulcões. Tudo é super vibrante, com arte, dança e artesanato por todos os lados. E a culinária? É simplesmente uma explosão de sabores com pratos tradicionais que vão te deixar com água na boca!

Descubra, então, neste post onde ficar, como chegar, quantos dias ficar, o que fazer e muito mais. Tendo voltado recentemente, tenho muitas informações e dicas valiosas que irão facilitar muito o planejamento da sua viagem!

praias de uluwatu bali
Praia de Uluwatu. Foto: @nandahudson

O que fazer em Bali 2024

Bali é um destino fascinante, mas o que será que leva tanta gente a se deslocar por meio mundo para chegar à essa ilha no meio do Oceano Índico? Será que é por causa de sua natureza exuberante? Ou, então, pelas praias de águas azul-turquesa? Ou até mesmo pela cultura local tão diferente da nossa? Na verdade, todos esses já são motivos suficientes para chamar tanto a atenção.

Tudo por lá desperta seu interesse. E o melhor de é que esse nem é um destino tão caro. Por causa da moeda local desvalorizada, nosso dinheiro acaba valendo bastante na ilha.

Mas afinal, o que fazer em Bali? Veja a seguir os principais passeios e pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  1. Monkey Forest
  2. Campos de Arroz de Tegalalang
  3. Cachoeira Tibumana
  4. Templo Pura Tanat Lot
  5. Batu Bolong Beach
  6. Templo Ulun Danu Bratan
  7. Handara Gate
  8. Cachoeira Sekumpul
  9. Templo de Uluwatu
  10. Padang Padang Beach
  11. Vulcão Batur
  12. Assistir ao espetáculo de Kecak dance
  13. Conhecer Nusa Penida
  14. Visitar as Ilhas Gili
passeios em bali
Passeando pela Monkey Forest – Foto: @nandahudson

Agora, se você é do tipo que gosta de passeios e experiências diferentes, fora da rota turística mais óbvia, essas são as minhas sugestões pessoais:

  1. Aula de culinária balinesa
  2. Rafting pelo Rio Ayung
  3. Aula de yoga em um estúdio balinês
  4. Fazer uma aula de surfe
o que fazer em Bali a noite
O espetáculos de dança tradicionais de Bali são incríveis. – Foto: @nandahudson

Dicas de viagem: Bali, Indonésia

Antes de descobrir o que fazer em Bali, tenho algumas dicas de ouro para compartilhar com você. São informações práticas super úteis para ajudar na hora de montar seu roteiro. Veja só:

Como chegar em Bali?

Infelizmente, não existem voos diretos para Bali saindo do Brasil, então prepare-se para fazer uma ou duas escalas. A partir do Rio de Janeiro e de São Paulo, você encontra diversas companhias operando o trajeto e com escalas em lugares diferentes. Dentre as principais companhias temos a KLM, Air France, Qatar Airways e Emirates. Os preços variam entre R$8.700,00 e R$13.200,00 ida e volta.

Eu viajei com a Emirates e o voo foi bem confortável, apesar de cansativo pela quantidade de horas voando. Foram 14h de voo até Dubai e depois mais 9h de voo até Bali. Então, minha dica é que você faça um stopover de 4 ou 5 dias em Dubai. Assim, você conhece mais um destino, descansa um pouco e já vai se adaptando ao fuso bastante diferente do nosso.

Qual é a melhor época para visitar Bali?

A ilha é quente durante o ano todo, mas a melhor época para visitar Bali é na temporada seca, que vai de abril a outubro. E apesar do tempo quente durante o dia, a temperatura fica mais amena à noite nesses meses. Além disso, o clima é perfeito para desfrutar as praias.

qual a melhor época para visitar Bali
Veja a melhor época para aproveitar bem sua viagem para Bali – Foto: @nandahudson

Quantos dias ficar em Bali?

Se você está planejando sua viagem para Bali, minha recomendação é que você passe, pelo menos, 12 dias. A viagem é muito longa e dispendiosa para que você fique menos tempo na Indonésia. No entanto, 15 ou 20 dias permitem que você explore a ilha com mais calma, aproveitando tudo o que ela tem a oferecer. Eu, se pudesse, teria ficado ainda mais!

Como se locomover em Bali?

Dentro das cidades e vilas em Bali, as melhores formas de se locomover são as motos e os carros / motos de aplicativo (eles utilizam o app chamado Grab, que funciona como o nosso Uber aqui). Alugar um carro parece uma boa opção, mas as ruas são bastante estreitas, como se tivessem sido feitas apenas para motos, e os carros acabam ficando “agarrados”, pois o trânsito é um verdadeiro caos!

Por outro lado, com a moto você chega bem mais rápido em qualquer lugar e o aluguel dela é super baratinho. Só tem que tomar bastante cuidado, principalmente se você não tiver experiência. Vale saber que para alugar a moto, você não precisar ter carteira no Brasil.

Para se deslocar entre as cidades, que são trajetos mais longos, você pode optar por pedir um carro pelo app Grab ou alugar um transfer, já que provavelmente você estará com malas e são distâncias maiores para percorrer.

o que fazer em bali na indonésia
Com a moto você chega bem mais rápido em qualquer lugar e o aluguel é super baratinho – Foto: @nandahudson

Preciso de seguro viagem para a Indonésia?

Sim! Desde a pandemia de Covid-19, o governo da Indonésia passou a exigir seguro viagem com cobertura mínima de USD 25.000, incluindo gastos em decorrência do covid-19 para entrar no país. Então, não dá pra arriscar viajar todas essas horas de voo para ser barrado lá na fronteira por ausência de um seguro, né?

Sempre que preciso contratar um seguro viagem eu recorro a ferramenta de comparação. Nela você pode comparar simultaneamente até 4 apólices ao mesmo tempo. E as melhores empresas do mercado estão cadastradas lá, oferecendo um preço super em conta e ainda com a possibilidade de parcelar no cartão.

Utilizo tanto o serviço que até consegui um cupom de desconto para os leitores aqui do blog. Utilize o cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto no seu seguro viagem Indonésia. E se você pagar no pix ou no boleto ainda ganha mais 5% off.


Leia também: Seguro Viagem Indonésia: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?


O que fazer em Bali: Ubud

Localizada na região central de Bali, podemos dizer que Ubud é a capital cultural da ilha. A região é famosa pelos arrozais, cachoeiras deslumbrantes, templos milenares e a selva exuberante. Definitivamente, a vibe de Ubud é mais tranquila do que as da região litorânea de Bali e se você deseja se conectar com a natureza, não há lugar melhor.

Muitos viajantes optam por passar alguns dias em Ubud, pois existem diversos pontos turísticos na região. A Monkey Forest, os campos de arroz Tegalalang e os templos são alguns deles. Quer ver de perto a real cultura balinesa, então não deixe de conhecer esta cidade.

templos em ubud bali
Centro de Ubud – Foto: @nandahudson

Pontos turísticos Ubud, Bali

Mas quais são os principais pontos turísticos de Bali, em Ubud? Continue sua leitura que irei mostrar e dar detalhes sobre cada um, assim você poderá selecionar e programar seus passeios de acordo com os que mais te atraírem. Entretanto, devo dizer que vale a pena visitar todos, rs.

1. Monkey Forest

Em primeiro lugar, Monkey Forest é um dos principais sugestões de o que fazer em Bali e acredito que um dos passeios mais procurados. Ela é uma reserva natural em Ubud onde existem centenas de macacos vivendo livremente. Além de ser um lugar muito bonito para ver esses animais de perto, a Floresta dos Macacos também conta com diversos templos para visitar.

Recomendo a visita com guia pela floresta, pois eles passam orientações sobre como lidar com os macacos. No geral, evite levar comida ou qualquer tipo de recipiente, pois os macacos podem querer pegar a qualquer custo. Evite também movimentos bruscos que possam estressar o animal. O meu guia também disse para evitar o contato olho a olho, mas é difícil viu!

O ingresso para Monkey Forest custa USD 6,00 durante a semana e USD 7,50 aos finais de semana. Se preferir, você pode fazer uma visita guiada, que eu particularmente acho mais proveitoso. A saber, a Monkey Forest funciona diariamente das 9h às 18h.

o que fazer em Bali com crianças
Mantenha uma distância segura dos macacos! – Foto: @nandahudson

2. Campos de Arroz Tegalalang

Em seguida, a cidade possui diversos campos de arroz em seus arredores. No entanto, os campos de Tegalalang são os mais famosos e não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Ubud, Bali.

O curioso sobre o cultivo do arroz, que é bastante consumido em Bali, é que os agricultores optaram pelo sistema de terraços em cascata para aproveitar ao máximo o espaço disponível e de quebra, garantir que haja suprimento de água constante.

O acesso aos campos de arroz é livre e o visual dos terraços é belíssimo. O interessante de Tegalalang é que ao mesmo tempo que vemos muitos turistas tirando fotos e percorrendo os campos, podemos observar os locais trabalhando duro nesse cultivo milenar.

Os campos de arroz ficam a cerca de 20 minutos do centro de Ubud e uma forma bem legal de conhecê-los é em um tour de bicicleta. O passeio é muito agradável e é uma forma divertida de explorar a área rural.

o que fazer na ilha de bali
Conhecer os terraços de arroz é uma experiência incrível – Foto: @nandahudson

3. Ubud Art Market

Na sua lista de coisas legais para fazer na Indonésia, não deixe de incluir a ida ao Mercado de Arte de Ubud. O local é o melhor lugar para se comprar o autêntico artesanato balinês. Encontrei de tudo um pouco no Ubud Art Market, desde esculturas, móveis, pinturas, roupas e muito mais.

O mercado abre diariamente das 8h às 18h e a entrada é gratuita. Uma dica importante que tenho é: NUNCA pague o preço dado pelo vendedor logo de cara! Os locais adoram uma boa negociação. Então, ative o modo pechincha e sempre negocie os itens que for comprar. Às vezes você consegue pagar até metade do valor inicial.

compras em bali
O artesanato de Bali é incrível – Foto: @nandahudson

4. Templos de Ubud

Eu já comentei que essa cidade é o grande centro cultural de Bali e por aqui você vai encontrar alguns dos melhores e mais bonitos templos da ilha. Os templos de Ubud são de diversas épocas. Enquanto uns foram erguidos a menos de 100 anos atrás, outros foram construídos a milhares de anos.

Templo Goa Gajah

Eu visitei diversos templos em minha passagem por lá. Sem dúvida, o mais intrigante deles foi o Goa Gajah, que significa Caverna do Elefante. Ele é datado do século IX e sua entrada é bem bizarra! Parece até que estamos entrando na boca de um monstro de pedra. Seu interior é um caminho estreito com 15 metros de profundidade, com alguns cestos de incenso hindu queimando.

Apesar de ser bem diferente, o templo de Goa Gajah é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e vale a visita. Ele abre diariamente das 8h às 17h e a entrada custa apenas R$15. Se você quiser aproveitar a o ensejo, não deixe de contratar um tour pelos templos de Ubud. Essa é uma ótima opção para quem busca o que fazer em Bali em 3 dias, para economizar seu tempo.

Templo Gunung Kawi Sebatu

Outro templo milenar em Bali que eu adorei conhecer foi Gunung Kawi Sebatu. Apesar de ser um dos mais bonitos da ilha, curiosamente ele é um dos menos visitados. Gunung Kawi é um complexo com diversos santuários cercados por fontes de água que vem das montanhas. O visual é incrível e, por ser mais vazio, a tranquilidade por lá é muito agradável e você tem uma sensação de paz muito grande.

Independente dos templos que você for visitar, lembre-se de que eles são lugares sagrados para os locais. Por isso, é sempre bom usar roupas mais discretas. Minha dica é fazer este passeio com um tour bem completo. Sua lista de o que fazer em Ubud, Bali, ficará bem mais completa assim.

o que fazer em Bali com chuva
Templo Goa Gajah patrimônio da UNESCO

5. Vulcão Monte Batur

Em seguida, Patrimônio da UNESCO, o Monte Batur é um vulcão ativo e a subida até seu topo é um dos passeios imperdíveis na lista de o que fazer em Bali, na Indonésia. Ele possui cerca de 1.700m de altitude e sua trilha Batur com guia é uma das mais populares da ilha.

A caminhada é tranquila e normalmente os grupos saem antes do sol nascer para pegar esse momento já lá no topo. Não se assuste, são realmente muitas pessoas subindo a trilha, mesmo de madrugada. Você só vai vendo as luzes das lanternas se movimentando pelo caminho.

Mas olha, vale a pena acordar cedinho para ver o sol nascer do alto do Monte Batur. A vista é deslumbrante! Lá do alto é possível avistar a ilha de Lombok e o vulcão Agung. Ah! E na descida, aproveite as termas para um banho relaxante e quentinho.

pontos turísticos em Bali
A vista é deslumbrante! Lá do alto é possível avistar a ilha de Lombok e o vulcão Agung – Foto: @nandahudson

Melhores cachoeiras em Ubud, Bali

A região de Ubud também é famosa por suas cachoeiras. Tive a oportunidade de conhecer algumas delas e fiquei encantada. Vou compartilhar a seguir a minha experiência com você.

6. Cachoeira Tibumana

Podemos dizer que a cachoeira de Tibumana é um dos lugares secretos para quem busca o que fazer em Ubud, Bali, mais bonitos que conheci durante minha viagem. E o melhor de tudo é que por ser menos conhecida, ela não fica lotada de turistas como em outros pontos da cidade e é perfeita para tirar fotos e relaxar.

O local da cachoeira é belíssimo. A queda d’água é grandinha e o lago é ótimo para banho. Se atente às recomendações de não entrar na caverna e não ficar embaixo da queda d’água, pois podem cair pedras a qualquer momento. A taxa de entrada para a cachoeira é baratinha, apenas IDR 10.000,00, o que dá cerca de R$4.

cachoeiras em Bali
A cachoeira Tibumana não é muito conhecida, mas é incrível, como vocês podem ver! Foto: @nandahudson

7. Cachoeira Leke Leke

Outra dica imperdível de o que fazer na ilha de Bali é visitar a cachoeira Leke Leke. O visual dessa cachoeira é simplesmente de tirar o fôlego. Ela fica rodeada de muito verde, criando o cenário perfeito para fotos deslumbrantes. Ela fica na região norte da ilha e para chegar até ela você precisa estar de carro ou moto, pois ela fica a 1 hora de Ubud.

Diferentemente da cachoeira Tibumana, a Leke Leke, apesar de ser uma das melhores cachoeiras em Ubud, é bastante movimentada, então é melhor chegar cedo, principalmente se você quiser tirar fotos e nadar relaxado no poço. O ingresso para a cachoeira custa IDR 50.000,00, somente R$15.

A trilha que leva até a cachoeira é bem cuidada, mas conta com trechos mais escorregadios. Não esqueça de utilizar os sapatos certos. Lá existe um vestiário simples para quem desejar se trocar após tomar banho.

o que fazer em Ubud Bali
A cachoeira Leke Leke é bastante movimentada, então é melhor chegar cedo. -Foto: @nandahudson

#DicaDaNanda: Com tantos pontos turísticos em Bali, tenho certeza de que você vai querer compartilhar sua viagem com familiares e amigos, né? E para não precisar virar Indiana Jones e sair caçando sinal de wi-fi, eu recomendo demais adquirir um chip de internet Indonésia para se locomover com mais facilidade pela cidade, fazer reservas, além de poder usar as redes sociais.

Comprei o meu no site da America Chip. Essa empresa me acompanha praticamente em todas as minhas viagens internacionais e eu amo porque eles oferecem internet ilimitada e sem franquia! Para melhorar, ainda é possível garantir 10% de desconto usando o cupom MALADEAVENTURAS no site.

Experiências e passeios em Ubud, Bali

Além dos pontos turísticos e das cachoeiras em Ubud, tenho algumas experiências bem legais para quem deseja se aprofundar na cultura balinesa. Confira a seguir os passeios menos tradicionais, mas super agradáveis pela região:

8. Assistir a um espetáculo de dança balinesa no Palácio de Ubud

Você já ouviu falar em Legong Dance? Essa é uma representação artística tradicional balinesa bem interessante. Ela é uma dança refinada com movimentos bem complexos das mãos e dos pés. Além disso, os bailarinos usam e abusam de diferentes expressões faciais e roupas em tons vibrantes.

Então, se você procura o que fazer em Bali a noite, mergulhar na cultura local pode ser a melhor opção para deixar sua viagem mais completa. Vale saber que todas as noites, no Palácio de Ubud, ocorre um espetáculo de Legong Dance que vale a pena conhecer. Ele tem início sempre às 19h30 e é uma oportunidade de conhecer o palácio, que é um ponto turístico, de um jeito diferente.

pontos turísticos de bali
Dançarinas de Legong Dance

9. Se aventurar na culinária balinesa

Em seguida, experimentar os sabores locais é sempre uma aventura e tanto, né? Ainda mais a culinária balinesa que é tão diferente da nossa e repleta de sabores marcantes. Para incrementar o seu roteiro com coisas legais para fazer em Bali, coloque uma aula de cozinha balinesa no seu radar.


Com as indicações do chef, a gente se sente quase em um daqueles realities de culinária e faz pratos super deliciosos. A aula dura entre 5 e 6 horas e termina da melhor forma, com a turma se deliciando com todos os pratos produzidos nesse tempo. Certamente, essa é uma dica incrível de o que fazer em Bali com chuva ou também para quem deseja fugir do óbvio.

onde comer em bali
Certamente essa é uma dica incrível de o que fazer em Bali

10. Fazer uma aula de yoga em Ubud

Vocês sabem que eu AMO praticar yoga para ter esse momento de conexão profunda entre corpo e mente que essa prática proporciona. E se você já é praticante, ou deseja experimentar, não há lugar melhor em Bali para isso do que em Ubud. Isso porque a cidade é conhecida por suas práticas de yoga e meditação.

Por lá, você encontra muitos centros que oferecem aulas para turistas, independentemente do nível de experiência. Recomendo você sair um pouco fora da caixinha e conhecer esse lado mais espiritual de Bali com uma aula de yoga incrível ao ar livre. A energia é surreal.

aula de yoga bali
Aula de Yoga em Bali. Foto: @nandahudson

Melhores cafés em Ubud, Bali

Ubud conta com uma ótima seleção de cafés e cafeterias descolados que oferecem deliciosos cafés da manhã e brunchs saudáveis. Já que a variedade é grande, vou te apresentar alguns que eu fui e adorei.

  • Alchemy – Ambiente moderno, equipe super atenciosa e pratos veganos incríveis, um dos melhores cafés em Ubud, Bali.
  • Dharma Coffee & Juice – Ambiente simples e descolado, staff amigável e pratos saudáveis super saborosos. Super dica de onde comer em Ubud.
  • Zest – Ambiente rústico e com muito espaço aberto e um verdadeiro paraíso para veganos e vegetarianos, com comida de primeira.
  • Joyously Raw –  Ambiente decorado no melhor estilo tradicional; sucos e blends maravilhosos.
melhores restaurantes em Bali
Os pratos veganos do Alchemy são incríveis – Foto: @nandahudson

Onde ficar em Ubud, Bali

Os hotéis em Ubud são ótimos. Você encontra desde resorts super exclusivos em meio à selva a hotéis boutique com ótimo custo-benefício próximos ao centro. Para uma experiência de alto nível e super luxuosa, eu recomendo o Kappa Senses Ubud, a nossa escolha! Ele fica a cerca de 5 km do centro da cidade e possui ótima infraestrutura, além do atendimento de primeira.

Por outro lado, quem procura custo – benefício vai adorar o Kama Bisma Cottage. Ele fica a uma curta distância do centro e é uma super dica de onde ficar em Ubud, com acomodações super confortáveis, além de possuir vista para os campos de arroz.

melhores hotéis em Bali
No Kappa Senses, Ubud – Foto: @nandahudson

O que fazer em Bali: Canggu

Canggu é uma vila pra lá de charmosa no norte de Bali, entre as regiões de Kuta e Seminyak. A vibe de Canggu é super diversa. Ao mesmo tempo que ela é um point para surfistas e jovens, também posso dizer que quem busca tranquilidade à beira mar vai conseguir encontrar seu lugar por lá.

Com o turismo ainda em desenvolvimento, Canggu é o lugar perfeito para aqueles que querem aproveitar a passagem por Bali de forma mais lenta.

Pontos turísticos Canggu, Bali

Não faltam lugares para explorar por lá. Então, vou começar com os principais pontos turísticos de Bali, em Canggu.

11. Campos de arroz em Perenenam

Vamos começar com um passeio incrível pelos arrozais de Perenenam. Essa é uma região bem próxima a Canggu e é lá que ficam alguns dos principais campos de arroz de Bali. Assim como em Ubud, os agricultores utilizam o sistema de terraços em cascata para aproveitar o espaço e garantir que haja suprimento de água constante à plantação.

Eu adorei conhecer de perto os campos de arroz e não perdi uma oportunidade. Esse passeio em Canggu é ótimo para quem quer fugir um pouco da agitação, mergulhar na cultura local e desfrutar não só de praias, mas também das belas paisagens verdes de Bali.

campos de arroz perenanam
Não deixe de conhecer os belíssimos campos de arroz de Perenanam! Foto: @daniels.do

12. Pura Tanah Lot – um templo no meio do mar

Por sua vez, Pura Tanah Lot é um dos pontos turísticos de Canggu, Bali, mais famosos. O templo é muito bonito e eu recomendo a visitação no final da tarde para assistir ao pôr do sol. Tenho certeza de que você vai adorar e tirar muitas fotos.

Além do visual singular, a localização dele é um dos fatores que o torna um dos melhores templos de Bali. O Templo de Pura Tanah Lot fica em uma formação rochosa no meio do mar, conectado à ilha por um caminho rochoso. Fique atento à tábua das marés antes de planejar sua visita, pois quando a maré sobe, esse caminho desaparece, deixando a vista do templo ainda mais bonita.

Você pode visitá-lo sozinho ou em um tour guiado que eu sempre considero a melhor opção. Primeiro porque estar com um guia local fez toda a diferença para compreender a real história e importância de cada monumento. Segundo porque o tour é uma opção mais completa que também passa pelo Templo Bagudul, otimizando seu roteiro por Bali.

o que fazer em Canggu Bali
O incrível templo Pura Tanaht Lot que fica nas pedras no meio do mar!

13. La Brisa Farmers Market

Eu adoro passear nos mercados e feiras locais durante minhas viagens. E é claro que eu não poderia deixar de incluir na minha lista de o que fazer em Bali de graça o passeio pela feirinha de artesanato local em La Brisa. Ela acontece todo domingo de 9h até às 16h. E lá você vai ver de tudo um pouco, como artesanato, produtos locais, comidinhas, roupas e muito mais.

E não esqueça de pechinchar no La Brisa Farmers Market! Nunca se paga o valor integral das coisas nas lojinhas e barracas. Os vendedores adoram negociar e muitas vezes diminuem muito o preço sendo possível pagar até metade do valor que eles falaram inicialmente!

Eu amei passear na feirinha. Ela tem uma vibe meio Babilônia Feira Hype do RJ. Além disso, é um ótimo lugar para experimentar a comida da Indonésia, culinária típica mesmo! Eu provei alguns dumplings e adorei!

Experiências e passeios em Canggu, Bali

Em Canggu também é possível mergulhar em experiências únicas. Acompanhe comigo algumas delas.

14. Fazer uma aula de yoga no The Practice

Em primeiro lugar, o The Practice é um dos melhores estúdios de Canggu para quem quer adicionar uma aula de yoga na lista de o que fazer de diferente em Bali.. Esse estúdio é bem conhecido internacionalmente e oferece sessões de yoga, meditação, workshops e muito mais desse universo.

Durante minha passagem em Canggu, eu fiz uma aula de hatha yoga e adorei! Além dos professores terem sido muito atenciosos, a aula foi tão intensa e proveitosa que eu sai suando do estúdio!

15. Se aventurar no rafting pelo rio Ayung

Que tal acrescentar uma dose extra de aventura no seu roteiro sobre o que fazer em Bali? Uma boa dica para quem curte experiências mais radicais é o rafting pelo Rio Ayung. O passeio começa caminhando selva a dentro até o ponto de onde partem os botes. Depois, o frio na barriga começa de verdade!

As corredeiras são super radicais e, em alguns momentos, a gente fica até um pouco receoso, mas a equipe da empresa que organiza o rafting é muito profissional e qualificada. Além disso, a galera que está junto fazendo o passeio é bastante animada e todo mundo se diverte, grita e ri.

o que fazer em bali a dois
Fazer rafting no Rio Ayung pode ser bem divertido

16. Fazer uma massagem balinesa em um spa local

Definitivamente, a massagem balinesa é famosa por sua excelente qualidade. E em Canggu você encontra diversos spas de primeira para embarcar em um desses tratamentos mega relaxantes. Além de serem ótimas e nos darem um novo ânimo, as massagens balinesas possuem um preço incrível. Não perca essa oportunidade.

Mas onde posso fazer essas massagens? Alguns dos spas mais famosos da região são o Spring Spa Canggu, AMO Spa e o Goldlust Beauty Lounge. Só recomendo reservar sua sessão com antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga. Aproveite essa dica de o que fazer em Bali a dois.

o que fazer em bali lua de mel
Com chuva, uma massagem balinesa relaxante em um spa é uma boa pedida

Melhores praias de Canggu, Bali

E já que Canggu é uma vila litorânea, não esqueça de tirar um dia para conhecer as praias e até passar o dia à beira mar tomando sol. O litoral da região possui muitas praias de areia escuras e ondas que costumam atrair surfistas dos iniciantes até os mais avançados.


Veja quais são as melhores praias de Bali, em Canggu:

17. Batu Bolong Beach

Conhecida como a melhor praia de Canggu para ver o pôr do sol, Batu Bolong Beach é fabulosa. Ela é muito popular entre viajantes, surfistas e locais e é, definitivamente, uma das praias mais badaladas da vila. Por aqui, é super comum ver o pessoal fazendo aulas de surfe, pois o mar é bem gostoso e ideal para quem está iniciando.

A entrada para essa praia fica no final da rua principal de Canggu, em frente ao Old Man’s Beach Bar & Restaurant. Então, é bem fácil chegar a ela. Por esse motivo também, Batu Bolong está sempre lotada de turistas. Procure chegar cedo para aproveitar essa dica de o que fazer em Bali no verão.

melhores praias em Bali
Fim de tarde em Batu Bolong Beach

18. Echo Beach

Em seguida, Echo Beach é uma das melhores praias em Bali, Canggu, para o surf! Nela, inclusive, é possível fazer aulas e experimentar esse esporte. A estrutura daqui também é ótima. Você encontrará diversos beach clubs e barracas que oferecem espaços bem agradáveis para relaxar, se refrescar e observar a beleza da praia.

Echo Beach é uma das praias de Canggu com areia preta, mas isso não tira em nada a beleza do lugar. Além disso, ela também é outro ponto bem legal para assistir ao pôr do sol.

o que fazer em bali em 3 dias
Praia ideal para o surfe e além disso o por do sol por lá é incrível

Melhores cafés em Canggu, Bali

Os cafés saudáveis de Canggu também são famosos. As cafeterias apresentam os mais variados ambientes e servem de belas refeições matinais a hambúrgueres saborosíssimos. Anote aí quais são eles.

  • Kynd – Decoração incrível e super charmosa; mostra que a comida saudável tem muito sabor. Super dica de onde comer em Bali.
  • Milk & Madu – Ambiente amplo e arejado, com área externa e espaço kids; comida saborosa, com opções para todas as refeições. Um dos melhores restaurantes de Bali.
  • Penny Lane –  Espaço elegante com toque rústico; pratos cheios de sabor e visualmente lindos.
  • Superfood – Restaurante rústico, com mesas na área interna e na calçada (são as melhores); comida saudável que enche os olhos feita com muito amor e cuidado.
melhores cafés em Bali
Aqui o Milk Madu em Canggu – Foto: @nandahudson

Melhores beach clubs em Canggu, Bali

Para sua diversão ficar completa em Canggu, nada melhor do que aproveitar a praia em um beach club mega descolado. Com cardápio diversificado, piscinas, DJs e muita festa animada, vou compartilhar agora a minha lista exclusiva com os meus queridinhos:

  • La Brisa – O melhor beach club em Canggu, Bali. Possui um ambiente tropical bastante descolado, com pegada boho chique. Especializado em culinária espanhola rústica e coquetéis maravilhosos. É onde acontece também é feira de artesanato.
  • Sol Rooftop – Ambiente divertido e vista deslumbrante para a praia de Pererenan. Ótimo para casais que buscam o que fazer em Bali a dois.
  • The Lawn – Lugar chique e elegante, com uma das melhores vistas para o pôr do sol em Batu Bolong Beach. Com diversos coquetéis elegantes e petiscos gourmet.
beach club la brisa
La Brisa, um beach club que vale a pena conhecer! Foto: @nandahudson

Onde ficar em Canggu, Bali

Definitivamente, não faltarão opções de onde se hospedar em Canggu, Bali. A charmosa vila litorânea conta com uma oferta bem grande de hotéis, resorts e casas de temporada. Nossa escolha, por exemplo, foi a incrível Villa Satiya. Essa casa de temporada é tudo e mais um pouco do que você poderia esperar. Seu design moderno com toques tradicionais é um must. Impossível não se apaixonar por ela.

onde ficar em bali
Impossível não se apaixonar pela Villa Satiya. – Foto: @nandahudson

Já o The Palms Canggu é ideal para aquela pessoa que quer ter conforto e ainda sim ficar dentro do orçamento. Ele conta com quartos super confortáveis e uma área externa bem completa, com piscina, salão de jogos, dentre outras comodidades.

O que fazer em Bali: Munduk

Ao norte de Bali, Munduk está em uma região de litoral paradisíaco, cachoeiras imponentes e arrozais tradicionais da cultura balinesa. Localizado em uma certa altitude, a cidade é uma alternativa maravilhosa para quem busca lugares mais tranquilos. E você vai ficar encantado com tudo o que fazer em Munduk, Bali.

Com tanta beleza e lugares para explorar, vale super a pena separar algumas noites por lá e ver tudo o que a região tem a oferecer.

o que fazer em Munduk bali
O Monte Batur em Munduk – Foto: @nandahudson

Pontos turísticos Munduk, Bali

Sem dúvida, Munduk está cheio de lugares para explorar, além de oferecer muitas coisas incríveis para ver e fazer, e o melhor de tudo é que você foge das multidões que se encontram em outras cidades como Ubud e Kuta.

Eu também amei o clima de Munduk! A cidade é bem mais fresca e até me lembrei um pouco de Petrópolis, minha cidade natal no Rio de Janeiro, com seu clima serrano tão característico. Sem mais delongas, vejamos quais são os principais pontos turísticos de Bali, em Munduk:

19. Handara Gate

Certamente, o Handara Gate tornou-se um dos principais cartões postais de Munduk. Provavelmente, você já se esbarrou com ele em alguma foto no Instagram, porque todo mundo quer posar no meio dos portões de pedra gigantes.

E com tanta fama, para tirar uma foto com tranquilidade no portão você tem que chegar bem cedo. Caso contrário vai pegar até fila! Para entrar no local onde fica o Handara Gate, eu paguei cerca de R$20,00 e não há nada além do portal para se visitar.

o que fazer em Bali em 5 dias
Todo mundo quer posar no meio dos portões de pedra gigantes. – Foto: @nandahudson

20. Templo Ulun Danu Bratan

Provavelmente, Ulun Danu Bratan é o templo mais bonito da ilha, então não deixe de encaixá-lo na sua lista de o que fazer em Bali. Ele fica em um lago, cercado por montanhas, criando um visual de tirar o fôlego! Minha dica é que você vá bem cedinho, porque o nascer do sol em Ulun Danu é magnífico.

E como todo mundo está sujeito a situações inusitadas durante qualquer viagem, eu passei por uma que me rendeu muitas risadas, mas com uma pontinha de frustração. Na hora de pesquisar a localização de Ulun Dani Bratan, eu errei no nome e fomos parar em um outro templo que ficava a 5 minutos de Handara Gate, enquanto que o que queríamos ficava a uma hora e meia.

Acabamos tirando algumas fotos no templo que estávamos, mas queríamos mesmo ter ido a Ulun Danu Bratan. Então, fique atento! hehe

Melhores cachoeiras em Munduk, Bali

O Norte de Bali é soberano quando o quesito são cachoeiras bonitas. São, pelo menos, dez cachoeiras incríveis para você visitar, mas a seguir vou comentar sobre as que eu mais gostei.

21. Cachoeira Sekumpul

Vou começar com a cachoeira que foi, de longe, a minha favorita em Bali e é também uma das mais bonitas da ilha. A cachoeira Sekumpul é simplesmente deslumbrante. Ela possui 120m de queda d’água e está cercada pela selva, numa paisagem intocada. Surreal!

Para chegar até a trilha que leva até a cachoeira peguei uma carona de moto e em seguida foi só caminhada por MUITAS escadas. Mas todo o esforço compensa quando chegamos até o local da cachoeira. A queda d’água é alucinante e forma um poço maravilhoso para banho.

cachoeira em bali
A incrível cachoeira Sekumpul! Foto: @nandahudson

Como opção, para facilitar, aconselho fazer a trilha guiada por Sekumpul e de quebra visitar também o templo Pura Ulun Danu Bratan. Ótima combinação para um roteiro Bali eficiente.

22. Fiji

Em seguida, a Fiji também é uma das melhores cachoeiras em Bali e fica na mesma trilha que leva até Sekumpul, mas um pouco antes. Ela conta com diversas quedas de mais de 100m de altura. Apesar de ficar cheia, vale a pena uma pausa para o mergulho antes de seguir pela trilha até Sekumpul.

#DicaDaNanda: Você pode conhecer o melhor de Munduk em um super tour pelas cachoeiras, lagos gêmeos e o Templo Ulun Danu Tamblingan. Eu recomendo o tour por ter um guia acompanhando. Se você tem poucos dias, esses tours mais completos podem ser bem funcionais. Sugiro para quem procura o que fazer em Bali em 3 dias ou mais.

melhores cachoeiras em Bali
Vale a pena dar um mergulho por aqui! – Foto: @nandahudson

Melhores cafés em Munduk, Bali

Em Munduk encontrei ótimos cafés. São lugares bem legais para tomar o café da manhã, um brunch ou até mesmo um lanche da tarde. Veja as opções que selecionei onde comer em Bali, nos lugares mais charmosos de Munduk.


  • Authentic Eco Café – Lindo lugar com vista para as montanhas e ótima seleção de pratos e bebidas quentes e frias.
  • Dong Paloh Café – Cozinha internacional e asiática, serve pratos vegetarianos. Um ótimo restaurante em Munduk, Bali.

Onde ficar em Munduk, Bali

Escolhi o Munduk Cabins como opção de onde ficar em Munduk, Bali, e não me arrependi! São várias cabanas no meio da natureza, a decoração é surreal de linda, a área comum tem piscina de borda infinita, piscina aquecida, restaurante e área para fazer fogueira à noite. A varanda da nossa cabana tinha um visual surreal, fiquei encantada com tudo.

o que fazer em bali em 7 dias
Gente, olha a piscina de borda infinita e o visual para a floresta!! Não é incrível? – Foto: @nandahudson

Por outro lado, se seu pensamento é o custo – benefício, conheça o Munduk Sari Resort, uma acomodação duas estrelas próxima ao centro que oferece conforto e diversas comodidades, como piscina e restaurante.

O que fazer em Bali: Uluwatu

Já no extremo sul da ilha, Uluwatu é uma região que vem crescendo a cada dia no turismo balinês e que guarda as praias mais bonitas de toda a Bali. Espere encontrar uma cidade moderna, descontraída e com paisagens incomuns que encantam a todos.

Diferentemente de outras regiões de Bali, Uluwatu é mais tranquila. Sem dúvida, é um lugar que agrada a todos. Natureza única, cultura riquíssima e gastronomia fantástica. Isso e muito mais você encontra por lá.

Continue sua leitura que irei te mostrar o que fazer em Bali, em Uluwatu.

FOTO AQUI

Pontos turísticos Uluwatu, Bali

Vamos começar então com os principais pontos turísticos em Bali, por Uluwatu. São cartões postais que não podem ficar de fora do seu roteiro por esse canto da ilha.

23. Pura Luhur Uluwatu – o Templo de Uluwatu

Construído em cima de um penhasco com 70m de altura, o Templo de Uluwatu é o mais impressionante da ilha, embora não seja tão famoso quanto o de Ubud. O templo de cerca de 1.000 anos é dedicado a Sang Hyang Widhi Wasa, considerado o Deus Supremo hindú balinês.

Do alto do templo, você tem uma vista deslumbrante do Oceano Índico e pode assistir a diversas cerimônias e espetáculos. Tenho certeza de que você vai amar essa oportunidade de imersão cultural na cultura balinesa quando estiver pensando o que fazer em Uluwatu.

o que fazer em uluwatu bali
O incrível templo de Uluwatu, construído em um penhasco – Foto: @nandahudson

24. GWK Cultural Park

O Parque Cultural Garuda Wisnu Kencana, também conhecido como Parque Cultural GWK, é um lugar fantástico para visitar, especialmente se você busca o que fazer em Bali com crianças. Seus jardins são muito bonitos e diversos eventos ocorrem por lá, como exposições e conferências.

Algo interessante no parque é a estátua de mais de 100m do Senhor Vishnu, Deus do Hinduísmo responsável pela sustentação do universo erguida no centro do parque. Ela é simplesmente gigantesca.

O GWK funciona diariamente das 9h às 20h e você pode adquirir seu ingresso com antecedência. Para um roteiro otimizado, você pode fazer uma excursão completa que contempla o parque GWK, as praias e o templo de Uluwatu para aproveitar tudo o que fazer em Bali rapidamente.

o que fazer em bali 15 dias
Uma das gigantescas esculturas no GWK Park.

Experiências e passeios em Uluwatu, Bali

Após conhecer os cartões postais de Uluwatu, vale a pena saber quais são os passeios e experiências imperdíveis na cidade.

25. Assistir a Kecak Dance

Kecak é outro tipo de dança tradicional balinesa visualmente muito bonita. Nessa dança, entre 50 e 100 homens performam junto com o fogo em um ritmo poderoso e diferente de tudo que já tinha visto.

O espetáculo de Kecak Dance ocorre no Templo de Uluwatu, o que deixa tudo ainda mais especial. Nada como estar em um ponto turístico de Bali tão tradicional assistindo uma dança local. É mágico.

o que fazer em bali em 20 dias
Arte balinesa. Foto: @nandahudson

26. Curtir um dos melhores beach clubs de Uluwatu

As praias de Uluwatu já são lindas por si só e para aproveitá-las com uma atmosfera diferente eu recomendo passar o dia em um beach club. Você também pode aproveitar esses espaços para passar uma noite bem divertida. No meu caso, eu aproveitei o dia todo e o pôr do sol também! A vibe é única.

Na região, os melhores beach clubs de Uluwatu são o Single Fin e o Savaya. Ambos possuem ambientes descontraídos e comodidades incríveis.

beach clubs em bali
Nós fomos ao Single Fin Baech Club – Foto: @nandahudson

Melhores praias de Uluwatu, Bali

O litoral de Uluwatu é bem diverso. É possível encontrar desde praias com ondas ideais para o surfe, até enseadas com águas super tranquilas para quem quer saber o que fazer em Bali com crianças pequenas.

Mas quais são as melhores praias de Uluwatu, Bali? Vem comigo que vou te contar a seguir:

27. Bingin Beach

Em primeiro lugar, Bingin Beach é um sonho para os amantes do surf. Certamente, ela é uma das melhores praias de Uluwatu, em Bali. Ela se encontra na base de uma falésia íngreme, e para chegar até lá haja perna para descer a escadaria esculpida na pedra!

A praia em si é menos movimentada em comparação com outras, por isso a infraestrutura turística pode variar ao longo do ano de acordo com a época e demanda.

Normalmente, você encontrará por lá algumas pousadas, pequenos restaurantes e warungs (restaurantes locais).

o que fazer em bali em familia
É ou não é incrível a Bingin Beach? – Foto: @nandahudson

28. Padang Padang Beach

Em seguida, a Praia de Padang Padang é uma das melhores praias de Uluwatu. Conhecida localmente como Praia Labuan Sait, ela fica escondida entre falésias de calcário e emana uma atmosfera reservada e tranquila que você vai amar.

Ah! A praia de Padang Padang já foi até cenário do filme “Comer, Rezar, Amar”. Suas águas cristalinas convidam para um mergulho sem culpa. Vale lembrar que para entrar na praia é preciso pagar uma pequena taxa de IDR 15.000.

melhores praias de Bali para surf
É ou não é incrível a Padang Padang Beach?

29. Uluwatu Beach

Escondida nas falésias, a Praia de Uluwatu é bastante procurada por surfistas. Para chegar até ela, a descida não é tão difícil, mas é uma escadaria danada! A praia é conhecida por suas ondas propícias para o surfe. A faixa de areia é bem pequena, mas a água é incrivelmente transparente e a paisagem é linda demais.

Além disso, a área é famosa também pelo Templo de Uluwatu, que é aquele templo hindu situado no topo de uma falésia com vista para o oceano.

Ah, uma dica bacana por aqui é o Restaurante Le Terrazza de culinária italiana, que é perfeito na happy hour para você apreciar o pôr do sol! Gente, o cenário aqui é espetacular!

onde comer em bali
Por do sol na Praia de Uluwatu – Foto: @nandahudson

30. Pandawa Beach

Por fim, Pandawa Beach é o lugar certo para conviver com as famílias locais. Sua faixa de areia é grande e os corais formam uma enorme piscina rasinha, perfeita para as crianças. Você pode até alugar caiaques para aproveitar ainda mais a praia.

No extremo sul da praia existem grutas e uma pequena baía para tomar banho. Eu adorei a atmosfera tranquila e familiar de Pandawa Beach.

o que fazer em Bali gastando pouco
Areia e águas calmas e clarinhas, ideal para famílias com crianças, assim é Pandawa Beach

Melhores cafés em Uluwatu, Bali

Definitivamente, não faltam cafés em Uluwatu deliciosos. Selecionei algumas indicações maravilhosas de onde comer em Bali nesses lugares charmosos:

  • The Loft – Ambiente elegante e descontraído, com pratos saudáveis mega deliciosos.
  • Nourish – Ótimo atendimento e pizzas incríveis.
  • Chela – Melhor lugar para uma refeição ao ar livre. Pratos e drinks realmente deliciosos.
o que fazer perto de bali
O Chela é o melhor lugar para uma refeição ao ar livre – Foto: @nandahudson

Onde ficar em Uluwatu, Bali

Existem ótimas opões de hotéis em Uluwatu, Bali. Um deles é o Anantara Uluwatu. Esse resort maravilhoso fica em cima de um rochedo, com vista para o mar. O atendimento é impecável e as instalações luxuosíssimas.

Uma opção mais em conta é o descolado PinkCoco. As paredes rosas são super chamativas e o atendimento do hotel é bastante elogiado. Ah, um detalhe: este hotel é só para adultos.

resort em bali
O Anantara é incrível em todos os sentidos – Foto: Divulgação Booking

O que fazer em Bali: nos arredores

Caso tenha tempo sobrando em seu roteiro, eu diria que vale a pena fazer um bate e volta, ou até mesmo dormir em uma das ilhas próximas a Bali. Conheça as duas que eu visitei.


31. Nusa Penida

Primeiramente, Nusa Penida é uma ilha com paisagens deslumbrantes na costa sudeste de Bali. Chama a atenção suas paisagens acidentadas e praias de água azul-turquesa cristalinas em uma tonalidade que não se vê em qualquer lugar.

Por lá você encontra mirantes com vistas belíssimas, como Kelingking Beach e Angel’s Billabong, e praias que parecem nunca ter sido tocadas pelo homem, como Crystal Bay e Atuh Beach. Super dica de o que fazer em Bali em 15 dias, por exemplo!

Se você gosta de mergulhar, o mar de Nusa Penida vai te presentear com arraias gigantes e corais coloridos. Existem diversas excursões partindo de Bali para Nusa Penida, mas pense em passar pelo menos uma noite na ilha. Sugiro o Kelingking Mesari Villa and Spa ou MAUA para quem gostou da ideia de se hospedar em Nusa.

nusa penida indonesia
Crystal Bay em Nusa Penida – Foto: @nandahudson

32. Ilhas Gili

Por fim, as Ilhas Gili foram minha última parada em Bali e eu fiquei impressionada com a beleza desse lugar! Na verdade, esse é um conjunto formado por 3 ilhas que se localizam a cerca de 3h30 de Bali e pertinho de Lombok.

Para chegar até as Ilhas Gili pegamos um speed boat que custou R$300,00 ida e volta pela empresa Wanderlust. Você também pode verificar outras opções de visitar às ilhas.

o que fazer nos arredores de Bali
Ilhas Gilli – Foto: @nandahudson

Gili Air foi a nossa preferida. Ela tem boa estrutura, ótimos points de mergulho e é perfeita para casais. Em seguida, Gili Meno é a menorzinha e praticamente intocada. Existem poucos resorts por lá, mas o ideal é ir só para passar o dia. Já Gili T é perfeita pra quem gosta de badalação. Rolam muitas festinhas e a ilha tem um clima meio forasteiro.

A vibe de Gili Air é maravilhosa. As ruas são de areia e têm muitas árvores floridas por toda a parte. E as praias são esplêndidas! Da vontade de nunca mais vir embora. O mergulho é outro ponto alto nas Ilhas Gili. Você verá tartarugas, peixes diversos, corais multicoloridos e as incríveis estátuas submersas.

ilhas gili indonésia
O mergulho é outro ponto alto nas Ilhas Gilli – Foto: @nandahudson

Nós ficamos em um chalé super charmoso em Gili Air que custava R$180,00 a diária com café. Tudo muito confortável e charmoso. Nos sentimos em casa! O Mowies Gili Air também é uma acomodação ótima na ilha. O hotel é pá na areia e oferece uma super estrutura.

 

Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Bali

Por ser um país muito diferente do nosso, é comum que os viajantes tenham dúvidas na hora de montar o roteiro Bali. Mas para ajudar a vocês, respondi a seguir as perguntas mais frequentes entre nossos seguidores. Continue lendo para ver se sua dúvida já foi respondida logo abaixo.

O que fazer em Bali com chuva

Caso o tempo não ajude, tenha na manga algumas opções de o que fazer em Bali com chuva:

yoga em bali
Uma aula de yoga faça chuva ou faça sol é sempre uma boa escolha – Foto: @nandahudson

O que fazer em Bali de graça

Atividades 0800? Temos! Veja o que fazer em Bali de graça:

  • Caminhar pela praia
  • Visitar os terraços de arroz
  • Assistir ao pôr do sol
  • Ir ao templo de Saraswati
  • Passear no Ubud Art Market
o que fazer em Bali seminyak
Caminhar pela praia e ainda por cima assistir a um por do sol é um passeio incrível e não custa nada. – Foto: @nandahudson

O que fazer em Bali a noite

Seguimos com as indicações de o que fazer em Bali a noite:

o que fazer em Bali com crianças
Conhecer a Monkey Forest é um passeio que as crianças vão amar – Foto: @nandahudson

O que fazer em Bali com crianças

Agora, se você vai viajar com os pequenos, veja o que fazer em Bali com crianças:

O que fazer em Bali em 3 dias

Honestamente, não há como fazer uma viagem para Bali de apenas 3 dias, tendo em vista que a ilha é bem grande e o tempo de viagem, especialmente para nós brasileiros, é beeem longo (e caro!). Portanto, em 3 dias, você apenas poderá conhecer uma das principais regiões, como Munduk, Uluwatu, Ubud, Canggu ou outras.

O que fazer em Bali em 5 dias

Caso você tenha alguns dias para aproveitar a ilha de Bali antes de partir para algum outro destino na Indonésia, escolha uma região para se hospedar e aproveite alguns passeios e bate e volta.

Agora, se você quer aproveitar um roteiro Bali bem completo, não deixe de consultar nosso post com dicas de o que fazer em Bali em 12, 15 ou 20 dias de viagem.

roteiro bali
Conhecer os Terraços de Arroz é imperdível – Foto: @nandahudson

O que não pode deixar de fazer em Bali?

Por fim, as atividades imperdíveis de o que fazer em Bali são:


Pronto para decidir o que fazer em Bali?

É impossível não se apaixonar por um destino tão plural como esse. Com essas dicas, espero que seja muito mais fácil decidir o que fazer na ilha de Bali. Contudo, se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo.


Leia também:

Onde ficar em Bali: melhores regiões + dicas de hotéis

Canggu, Bali: guia completo para uma viagem inesquecível para a Indonésia

Ubud, Bali: guia completo para uma vigem inesquecível na Indonésia


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @maladeaventuras
Marcelle
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *