Ela é dos destinos mais populares na segunda maior ilha da Itália. Alghero (Sardenha) é uma cidade incrível e não pode ficar de fora do seu roteiro. Ela é uma verdadeira babel cultural e ao caminhar pelas ruas de Alghero você vai perceber a influência catalã, fenícia, romana e pisana.
Recententemente visitamos Alghero e para te ajudar a planejar sua viagem, preparamos este guia com os 15 pontos turísticos e passeios imperdíveis para fazer em na cidade e nos arredores. Você encontrará todas as atrações imperdíveis, bem como roteiros para visitar Alghero de 1 a 4 dias.
Continue sua leitura e descubra o que fazer em Alghero (Sardenha).

O que fazer em Alghero (Sardenha): TOP 3
Alghero é um destino sardo que não pode ficar de fora do seu roteiro Sardenha. A charmosa vila que mescla influência catalã e italiana atrai pessoas do mundo todo em busca de suas de suas belezas naturais impressionantes e rica história. E como sabemos que os detalhes fazem toda a diferença, vamos compartilhar o nosso TOP 3 passeios em Alghero:
PASSEIO | POR QUE É IMPERDÍVEL? | LINK |
---|---|---|
Gruta de Netuno | Sem dúvida, o passeio mais clássico de Alghero, com destaque para a escadaria de Capo Caccia. | |
Centro Histórico de Alghero | Neste tour, fazemos uma viagem ao passado da vila. | Conferir preço |
Passeio de barco até Porto Conte | Para descobrir praias escondidas e mergulhar em lugares cheios de corais e peixes coloridos! | Conferir preços |
E você pode conferir como foi nossa experiência em Alghero nesse vídeo do nosso canal no You Tube:
O que fazer em Alghero: pontos turísticos
E já vamos começar com os locais que não podem ficar de fora do seu roteiro Alghero. Continue sua leitura e descubra os principais pontos turísticos da cidade.
1. Centro Histórico de Alghero
Assim que chegar a Alghero, recomendamos um passeio pelo Centro Histórico. Por lá, uma das atrações é a Catedral de Santa Maria. A belíssima construção do século XVI possui estilo gótico catalão e tem vista para a Piazza del Duomo. Outras igrejas que você pode conferir são a de San Francesco, a Igreja de Santa Bárbara e a Igreja de São Miguel.
Além dos prédios históricos, como a Porta a Terra, a Piazza Civica e a Porta a Mare, as ruazinhas do centro de Alghero contam com diversos restaurantes típicos, lojas de artesanato, casas baixas típicas da região, bares e cafés. Adoramos passear por lá. Ah! Mas lembre-se de usar sapatos confortáveis, pois as ruas são todas de paralelepípedos e podem se tornar um desafio, especialmente para saltos.
#DicaDaGaia: Caminhar pelas ruas das cidades antigas é algo que a gente adora fazer em nossas viagens pela Europa, mas aprender com quem conhece profundamente a cidade eleva a experiência a outro nível. Por isso, achamos super válido fazer o passeio a pé pelo centro histórico com um guia local.

2. Muralhas de Alghero
Em seguida, as muralhas de Alghero são uma das principais coisas o que conhecer em Alghero no centro. Construídas durante a Idade Média para proteger a cidade de ataques, as muralhas foram reformadas recentemente e oferecem muitos mirantes agradáveis sobre a costa.
Ao longo do percurso, você encontrará pontos importantes, como o Bastião Cristoforo Colombo, o Bastião Maddalena e o Bastião Marco Polo. A Torre de San Giovanni e a Torre de Sulis também valem a visita.
#Vale saber: Um passeio pelas muralhas ao pôr do sol é uma das melhores coisas o que fazer em Alghero para casais. Além da vista de tirar o fôlego, o clima é super romântico.

3. Torre Sulis
Também conhecida como Torre de l’Esperó Reial ou Torre dello Sperone, a Torre Sulis é uma das coisas gratuitas para fazer em Alghero. Localizada na Piazza Sulis, uma praça central em Alghero, ela foi construída no século XVI. A torre era parte importante das fortificações da cidade e hoje se tornou uma grande atração da cidade.
4. Gruta de Netuno
Por sua vez, a Gruta de Netuno foi uma das nossas atrações favoritas em Alghero (Sardenha) na Itália. Ela é, na verdade, um dos sistemas de cavernas mais impressionantes do Mediterrâneo. É incrível pensar que tudo aquilo foi formado ao longo de milhões de anos pela ação erosiva do mar e das águas subterrâneas na rocha calcária.
Você pode chegar até a gruta em um passeio de barco, ou então a pé, encarando a Escada del Cabirol, uma escadaria esculpida na rocha com cerca de 660 degraus! Embora você precise de uma boa dose de preparo físico, todo o esforço vale a pena. Nossa dica é que você não tenha pressa e aproveite a vista deslumbrante do mar.
O passeio pela Gruta de Netuno possui cerca de uma hora de duração. Por lá você terá a chance de admirar estalactites e estalagmites, colunas de alabastro impressionantes. Além disso, o lago de água salgada Lamarmora, um dos maiores lagos subterrâneos da Europa, completa o visual, que fica ainda mais bonito com a iluminação da caverna.
#DicaDaGaia: Verifique o horário de funcionamento das cavernas com antecedência, pois ele pode variar dependendo da estação e das condições do mar.

5. Capo Caccia
A Gruta de Netuno fica em uma região chamada Capo Caccia. A ponta do cabo é um penhasco muito alto, onde a paisagem é de tirar o fôlego. Por lá você também irá encontrar um farol e sua lâmpada pode ser vista do mar a uma distância de 45 km.
Em Capo Caccia há uma escada beirando a rocha e é possível descer na base do penhasco. Esta escada conta com mais de seiscentos degraus e te levar até a Gruta de Netuno. Para quem não quiser encarar a escada, uma alternativa para apreciar Capo Caccia pode ser o passeio de veleiro.

O que fazer em Alghero: praias
Ficamos deslumbradas com a beleza das praias sardas. Inclusive temos um post bem bacana com as melhores praias da Sardenha. Mas não deixe de conhecer essas 4 opções bem pertinho de Alghero.
6. Spiaggia di Maria Pia
Conhecida por sua areia branca, dunas cobertas de zimbros e pinheiros e águas que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda. A Spiaggia di Maria Pia esbanja beleza natural, mas também oferece comodidades aos turistas, incluindo bares e restaurantes.
Vale saber: Spiaggia di Maria Pia é perfeita para famílias, pois o mar além de calmo é raso. Com isso as crianças podem aproveitar a vontade.

7. Spiaggia delle Bombarde
Localizada a apenas 10 km do centro histórico de Alghero na Sardenha, a Spiaggia delle Bombarde conta com mar de águas rasas e transparentes e tons que variam de azul e turquesa. O fato de que ela possui fácil acesso torna o local queridinho de famílias com crianças, casais e viajantes solo em busca de tranquilidade e beleza natural.
Além do cenário paradisíaco, Spiaggia delle Bombarde oferece boa estrutura turística. Além de estacionamento, há restaurantes, bares, aluguel de cadeiras, guarda-sóis e equipamentos para esportes aquáticos.
8. Porto Ferro
Em seguida, Spiaggia di Porto Ferro se difere de outras praias da Sardenha por conta de sua areia de coloração dourada e fortes ondas. Não é à toa que ela é a queridinha dos surfistas. Além do visual de tirar o fôlego, Porto Ferro oferece acesso a trilhas ecológicas e áreas para caminhadas, ciclismo e observação de aves.
Embora possua uma vibe mais rústica e selvagem, a praia possui infraestrutura turística. Certamente, o local perfeito para quem quer explorar o litoral do norte da Sardenha longe das multidões
#DicaDaGaia: Para explorar esse cantinho da costa sarda de um jeito diferente, vale a pena fazer o passeio de cavalo pela praia de Porto Ferro e lago Baratz.

9. Mugoni
Por sua vez, Spiaggia di Mugoni fica a cerca de 10 km de Alghero, é uma praia encantadora. Ela possui longa faixa de areia dourada e é emoldurada por pinheiros. Mugoni oferece sombra natural e clima agradável mesmo nos dias do verão.
Mugoni conta com boa infraestrutura, incluindo bares, restaurantes, aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Isso sem contar que é um excelente ponto de partida para explorar o Parque Natural Regional de Porto Conte e a vizinha Gruta de Netuno.

O que fazer em Alghero: passeios
Seguimos com dicas super legais de passeios em Alghero (Sardenha) que vão agradar a todas as idades.
10. Mercado Central de Alghero
Visitar mercados locais é algo que amamos fazer. O Mercado Central de Alghero fica localizado próximo a Torre di San Giovanni. Este local é querido por moradores e turistas que desejam conhecer mais da essência da culinária sarda.
Por lá, você pode encontrar uma variedade de produtos frescos, incluindo carne, peixe, frutas e vegetais. Além disso, você pode comprar queijos tradicionais, como pecorino sardo, pães locais, como o famoso carasau, mel, azeites, vinhos, artesanato e até coral vermelho.
Vale saber: Outro mercado que vale a pena conhecer é o Mercatino Settimanale. Ele ocorre todas as quartas na parte da manhã entre a Via Don Minzoni e a Via Europa. Por lá você vai encontrar de frutas, verduras e queijos a panelas e roupas.
11. Passeio de barco até Porto Conte
Sem dúvida, algo o que é imperdível na Sardenha são os passeios de barco, especialmente no verão. Existem muitas opções disponíveis, então, seja qual for o seu orçamento, você irá encontrará algo perfeito para você explorar a costa de um outro ponto de vista.
Por exemplo, você pode considerar um passeio de dia inteiro de catamarã no Parque Natural de Porto Conte, um importante patrimônio ambiental italiano com paisagens de tirar o fôlego. A experiência é incrível e além de admirar a paisagem, você pode aproveitar as paradas para mergulho para se encantar com a vida marinha local.
O Parque Natural de Porto Conte é um local surpreendente. Seu território inclui locais importantes, como Punta Giglio e Punta Cristallo, Porticciolo e Cala Viola, bem como as grutas de Capo Caccia e a floresta Le Prigionette.

12. Degustação de vinhos locais na fazenda Ledà d’Ittiri
Os vinhos e azeites sardos são de uma qualidade superior. Então, que tá mergulhar em uma experiência gastronômica de degustação em uma fazenda local? Nesse passeio incrível você irá conhecer a fazenda Ledà d’Ittiri e as tradições locais desses dois cultivos.
Durante uma hora de passeio, será possível experimentar cinco vinhos diferentes, harmonizados com azeites locais e aperitivos tradicionais. Além disso, se guia vai compartilhar informações sobre a fazenda e a região. Sem dúvida, uma ótima opção de o que fazer em Alghero (Sardenha) para quem curte experimentar a gastronomia local.

O que fazer em Alghero: bate e volta
Finalizando nosso guia de Alghero (Sardenha), temos ainda algumas sugestões de bate e volta para quem deseja ver além das muralhas da cidade. Seja uma passada nas pitorescas vilas de Bosa e Castelsardo, ou curtir La Pelosa, uma das praias mais bonitas da Itália, os arredores da cidade guardam muitos lugares belíssimos.
13. La Pelosa
Definitivamente, um roteiro Alghero não está completo sem a visita a La Pelosa, uma das praias mais lindas da Itália. Ela possui águas cristalinas e areia branca fininha. Ela é uma daquelas praias que parecem Photoshop — mas é 100% real!
Vale a pena destacar ainda que a entrada é controlada: é preciso reservar com antecedência pelo site oficial e pagar uma pequena taxa de 3,50 euros (vale cada centavo!). Caso não haja vagas, vale a pena fazer um passeio de barco, que também é delicioso, diga-se de passagem. Inclusive foi o que fizemos.
La Pelosa está localizada no município de Stintino e a melhor época para visitar é entre maio e setembro. Contudo, recomendamos evitar os meses mais cheios (julho e agosto) devido a alta temporada.

14. Bosa
Uma das dicas de o que fazer nos arredores de Alghero é visitar o charmosos vilarejo de Bosa. Ela fica localizada entre Oristano e Alghero e é cortada pelo rio Temo. Aliás, vale mencionar que ela é a única cidade fluvial da ilha.
O vilarejo é formado por uma série de vielas de paralelepípedos, edifícios mais baixos e coloridos e um impressionante castelo medieval: o Castello dei Serravalle. Dele você tem uma vista e tanto da vila e da costa.
#DicaDaGaia: Toda terça pela manhã ocorre uma feira livre maravilhosa no centrinho de Bosa. Ela é ótima para comprar queijos locais e alguns tipos de artesanato. Nós mesmas compramos diversas coisinhas por lá.

15. Castelsardo
Por fim, Castelsardo é uma cidadezinha medieval super charmosa que nasceu e se desenvolveu às margens de um penhasco com vista direta para o mar no Golfo de Asinara. Por lá você encontrará um dos entardeceres mais bonitos da Sardenha.
A lista de atrações na cidade é bem grandinha. Começando justamente pelo Castelo de Castelsardo. Construída em meados do século XIII, esta fortaleza foi erguida para defender a Sardenha de ataques inimigos. Outra atração famosa é a Co-Catedral de Sant’Antonio Abate. Seu interior decorado com afrescos do Mestre de Castelsardo é uma obra-prima!
#DicaDaGaia: Conforme mencionamos, o por do sol em Castelsardo é deslumbrante. Nós descobrimos o lugar perfeito para apreciar esse momento: o View Sunset Lounge Bar. A vista é perfeita e o menu está recheado de delícias e ótimos drinks.

Roteiro Alghero: sugestões para 1 a 4 dias de viagem
Ufa! São muitos locais para conhecer, né? E se você sempre se enrola na hora de montar seus roteiros, nós podemos te ajudar. Por isso, montamos sugestões de roteiro de 1 a 4 dias de viagem para você curtir ao máximo a região.
- Dia 01: Passeio pelo Centro Histórico + Gruta de Netuno + Capo Caccia – Para seu primeiro dia, nada melhor do que explorar as atrações mais clássicas da região.
- Dia 02: Fazer um passeio de barco até Porto Conte – Claro que sua passagem por Alghero não estará completa sem o clássico passeio de barco. Nosso favorito é até Porto Conte, mas existem outras opções.
- Dia 03: Visitar La Pelosa – Essa praia magnífica fica na cidade vizinha. E com tanta beleza, La Pelosa merece um dia inteiro dedicado a ela. Ah! Mas não esqueça de reservar com antecedência.
- Dia 04: Bosa OU Castelsardo – É bem possível que você esteja fazendo uma roadtrip pela Sardenha. Certo? Se este for o seu caso, vale seguir passar em Bosa ou Castelsardo a caminho do seu próximo destino. Ambas as cidades são charmosinhas e valem a visita.
Dicas de viagem: Alghero
Viajar para esse paraíso na Sardenha é uma experiência indescritível. E para que tudo saia perfeito, vale a pena conferir essas dicas de viagem para Alghero que temos a seguir. Certamente, elas irão te ajudar a planejar o roteiro dos sonhos.
Onde fica e como chegar em Alghero?
Antes de mais nada, Alghero é uma cidade localizada no norte da ilha. Vale saber que existem três aeroportos, um dos quais fica a apenas 15 minutos de carro do centro de Alghero. Ele é uma das principais portas de entrada da Sardenha conta com voos a partir das principais capitais da Europa.
Qual a melhor época para conhecer Alghero?
Sem dúvida, o verão é a melhor época para visitar não só Alghero, como outras regiões da Sardenha. Porém, a ilha fica lotada durante julho e agosto. Assim, recomendamos que você viaje no início de junho ou no final de setembro quando o clima está bom e não está tão cheio.

Quantos dias ficar em Alghero?
Quantos dias ficar em Alghero para conhecer as atrações que mencionamos aqui? Bom, nós recomendamos ficar por 3 dias para conhecer os pontos turísticos de Alghero e a costa norte da Sardenha.
Onde ficar em Alghero?
Alghero é uma cidade encantadora na costa noroeste da Sardenha, conhecida como a Pequena Barcelona. A cidade conserva as influências italianas e catalãs, mas o que mais chama a atenção é o Centro Histórico da cidade, que parece te levar em uma viagem no tempo.
A rede hoteleira da cidade é excelente. Não faltam opções de acomodações nas mais diversas faixas de preço. Entretanto, durante alguns meses do ano a cidade tende a ficar mais cheia e você vai precisar reservar seu hotel com antecedência.
- Hotéis de luxo: Hotel Dei Pini, Villa Las Tronas Hotel & SPA, Smy Carlos V Wellness & Spa Alghero.
- Acomodações conforto: Hotel Catalunya, Hotel Calabona, Hotel Punta Negra.
- Hotéis econômicos: Bienestar – Maison de Charme, Antonhouse Alghero, Lu Bàtil B&B – Rooms.
Pronto para conhecer Alghero, na Sardenha?
Alghero (Sardenha) é uma cidade fantástica e não pode ficar de fora do seu roteiro por essa ilha super charmosa. E agora com nossas dicas será mais fácil ainda planejar suas aventuras por lá. Ah! E caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar seu comentário que iremos te ajudar.
Você também vai gostar de ler:
Roteiro Sardenha: sugestões para 5, 7, 10 e 15 dias de viagem
Melhores praias da Sardenha: as 16 mais lindas
Onde ficar na Sardenha: melhores regiões e hotéis para se hospedar em 2025
Cala Goloritze (Sardenha): como chegar de trilha ou barco
La Maddalena (Sardenha): tudo sobre esse paraíso italiano
Aluguel de carro na Sardenha: vale a pena? quanto custa? qual a melhor locadora?