Índia: tudo que você precisa saber antes de viajar para o país
Índia

Índia

Índia

Se você gosta de explorar destinos exóticos, a Índia certamente deve estar na sua lista de destinos imperdíveis. Este país encantador oferece uma mistura única de experiências turísticas, culturais, gastronômicas, históricas e até mesmo espirituais.

Templos antigos, palácios imponentes e mercados gigantes são alguns dos atrativos espalhados pelas principais cidades para conhecer na Índia. Sempre agitada, é interessante entender como esse povo se desliga da correria do dia a dia em rituais, preces e meditações. 

Ansioso para organizar um roteiro Índia e conhecer mais dessa cultura fascinante? Vamos juntos nesse guia de viagem especial sobre o país:

Índia – dicas práticas sobre o país

Enorme e populosa, a Índia é um país que requer um pouco de planejamento antes de iniciar a aventura. Por isso, separamos algumas dicas práticas para te ajudar. 

Para começar, para chegar na Índia, quem sai do Brasil precisa encarar voos com, ao menos, uma conexão. Geralmente, essa conexão é feita em Dubai e você pode aproveitar para fazer um stopover e conhecer mais um país incrível. Contando o tempo dos voos e escalas, são quase 24h gastas em aeroportos e aviões.

Tudo vale a pena quando você chega nesse destino tão surpreendente. Então, vamos continuar com informações úteis sobre o turismo na Índia:

  • Língua oficial: no âmbito federal, a Índia conta com dois idiomas oficiais: o hindi e o inglês. Mas o país é tão diversificado, grande e populoso que conta com mais de 400 dialetos! 
  • Moeda: a moeda oficial da Índia é a rupia indiana, representada pela sigla INR e pelo símbolo ₹. Você encontrará circulando no país notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 2.000 INR. 
  • Visto: sim, turistas brasileiros precisam de visto para entrar na Índia, além do passaporte. Mas não se preocupe, pois o processo é extremamente fácil, basta fazer a solicitação através do site India Visa Online, pagar a taxa e receber seu visto. Imprima e apresente na imigração do país junto com seu passaporte.
  • Seguro viagem: não, o seguro viagem Índia não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem para um destino tão exótico, especialmente em termos gastronômicos, sem essa proteção. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros
  • Saúde: a Índia conta com um sistema de saúde que mistura iniciativas públicas e privadas. Com isso, seu povo pode usufruir do atendimento médico sem custo, mas turistas precisam pagar pelos serviços. Para garantir uma melhor qualidade e rapidez em alguma emergência, o seguro viagem Índia é a melhor opção.
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão da Índia é de 230v e as tomadas são dos tipos C, D ou M. As tomadas tipo C são similares à algumas que encontramos aqui no Brasil, com dois pinos redondos lado a lado. Porém, as tipo D e M são bem diferentes, com 3 pinos redondos formando um triângulo fechado. Com isso, não esqueça de levar um adaptador de tomadas.

Turismo na Índia

A Índia é um destino que promete encantar seus visitantes com uma gastronomia diferenciada e cenários impressionantes. Aqui, você terá a chance de vivenciar experiências completamente inesperadas, que certamente vão deixar memórias inesquecíveis, como foi o nosso caso assistindo um ritual às margens do Rio Ganges, em Varanasi. 

Atualmente, a Índia é dividida em 8 regiões, mas aqui vamos tratar das mais visitadas do país:

Norte da Índia

A região Norte do país é a ideal para quem quer conhecer pontos turísticos da Índia clássicos, assim como mergulhar na história e cultura local. Cidades como Deli, Agra e Varanasi recebem milhares de turistas que procuram construções históricas, como o icônico Taj Mahal e muitas outras. 

Além disso, o estado do Rajastão fica também ao norte do país e suas principais cidades, Jaipur, Udaipur e Jodhpur abrigam palácios e templos incríveis.

Himalaia

A região do Himalaia guarda belezas naturais incríveis em paisagens montanhosas em cidades como Shimla, Kullu e Srinagar. Mas claro que o lado espiritual da Índia não fica de fora aqui. Em Rishikesh, conhecida como a “Capital Mundial do Yoga”, é possível aproveitar aulas de meditação e yoga em ashrams renomados. Já em Dharamshala e McLeod Ganj, você pode se conectar com a influencia tibetana na cidade que é lar de Dalai Lama.

Oeste da Índia

Se você quer curtir belas praias, a região oeste do país merece um destaque no seu roteiro. Na cidade de Goa, por exemplo, você encontrará um litoral charmoso com praias repletas de coqueiros. A paisagem se assemelha com os cenários baianos e Baga Beach é um belo exemplo disso.

Vale mencionar também que a região oeste conta com cidades animadas dia e noite. E outros atrativos turísticos importantes, como as Cavernas de Ajanta e Ellora, que são consideradas Patrimônio da UNESCO.

Enfim, não importa o seu destino, fazer turismo na Índia sempre vai envolver espiritualidade, história e paisagens de beleza exótica.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Índia:

Quando viajar para a Índia?

Planejar uma viagem na época certa faz toda a diferença na sua experiência. No caso da Índia, definir esse período vai depender do seu objetivo de viagem. Por exemplo, se você deseja aproveitar a região norte do país, os meses de outubro a março são perfeitos, já que é inverno, com temperaturas agradáveis e poucas chuvas.

Vale saber que o clima na Índia é praticamente quente o ano inteiro, mas entre junho e setembro acontece o período das monções, quando chuvas torrenciais atrapalham o turismo em diversas regiões. Já em outubro e novembro, você pode vivenciar o festival das luzes, Diwali, que é um dos maiores do país, com celebrações inesquecíveis da vitória do bem sobre o mal.

Verão na Índia

O verão na Índia é extremamente quente com temperaturas chegando facilmente aos 40ºC todos os dias! A estação acontece durante os meses de março até junho e também conta com  umidade alta, o que torna o clima desconfortável, principalmente em regiões mais planas e desérticas, como o norte do país.

Mas saiba que é possível fugir das altas temperaturas em cidades situadas nas colinas, onde as temperaturas giram em torno de 25ºC. Almora é uma delas, esse destino histórico pode te surpreender. Já em cidades litorâneas, como é o caso de Goa, você terá praias à sua disposição para se refrescar.

Inverno na Índia

Por outro lado, o inverno na Índia acontece entre dezembro e março e é marcado por temperaturas amenas e tranquilas na maior parte do país. Essa é a época perfeita para aproveitar passeios ao ar livre sem a interferência do calor extremo.

Em contrapartida, as noites podem ser mais frias e é importante estar com casacos térmicos, já que a variação de temperatura é brusca: enquanto os dias podem chegar aos 25ºC, a noite os termômetros despencam para 5ºC facilmente.

Essa época é considerada alta temporada e você poderá facilmente todos os pontos turísticos da Índia de norte a sul!

Principais cidades para conhecer na Índia

Se você ficou interessado em organizar uma viagem para a Índia, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

Nova Delhi

Nova Delhi é a porta de entrada no país, principalmente se você vai visitar os destinos ao norte e percorrer o Golden Triangle – a rota clássica que também passa por destinos incríveis, como Agra e Jaipur. Sendo a capital da Índia, aqui você encontra uma movimentação de moradores e turistas difícil de se encontrar em outros destinos. É realmente impressionante!

Com uma mistura de história milenar e toques de modernidade, é aqui onde o antigo e novo coexistem. São museus, templos, mesquitas, jardins e mercados incríveis esperando para serem explorados. Nossos destaques vão para uma das maiores mesquitas da Índia, Jama Masjid, e o maior templo hindu, Akshardham Temple, que conta com uma riqueza de detalhes impressionante.

Se você gosta de museus, o National Museum e o Kiran Nadar Museum of Art são boas dicas de o que fazer em Nova Delhi, mas o Mahatma Gandhi Museum é parada obrigatória. E o Dilli Haat é um mercado tradicional onde é possível provar iguarias locais e comprar artesanato indiano.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Nova Deli:

Agra

Agra é uma das principais cidades para conhecer na Índia porque é aqui que está situado o grandioso, belíssimo e histórico Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo, que encanta com sua beleza única e histórias de amor eterno. Quem faria uma viagem para a Índia e não passaria para conhecê-lo?

Outra sugestão de o que fazer em Agra para aproveitar a viagem é conhecer o Forte de Agra, Patrimônio da UNESCO. Ele é uma fortaleza impressionante, com muralhas e portais em arenito vermelho dando um tom especial ao local. Além dos mirantes, caminhe por todo o complexo que já foi residência dos imperadores mogóis apreciando os detalhes arquitetônicos, vale a pena.

Você pode conhecer Agra em passeios no estilo bate e volta saindo de Nova Deli, já que a distância entre as duas cidades não passa de uma viagem de 3h. Porém, se estiver percorrendo o Golden Triangle, você pode dormir 1 noite em Agra para depois partir para o próximo destino.

Jaipur

Jaipur é conhecida como “a cidade rosa” devido à cor predominante das fachadas de muitos de seus edifícios históricos. 

O Forte Amber e o Palácio dos Ventos são os grandes destaques de quem procura o que fazer em Jaipur. O Forte Amber está situado no topo de uma colina e, além da arquitetura impressionante, o visual lá do alto é incrível. Já o Palácio dos Ventos, também chamado de Hawa Mahal, é uma construção tão linda que chega a ser hipnotizante. Sua simetria e suas cores encantam a todos, mas visitar seu interior também é imperdível.

Vale saber que Jaipur é a capital do Estado do Rajastão e se você tiver tempo, pode incrementar seu roteiro visitando outras cidades desse Estado, como Udaipur e Jodhpur. Elas são igualmente incríveis, com palácios, lagos, fortes e templos muito bonitos.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Jaipur:

Varanasi

Varanasi é chamada de cidade espiritual da Índia. Muitos rituais e cerimônias acontecem aqui e a maioria deles é para celebrar a morte. As experiências aqui são muito intensas e você vai poder presenciar ritos de passagem intimamente ligados com a essência do país.

O rio Ganges é o principal atrativo turístico e palco de todas as cerimônias. Os indianos acreditam, de acordo com o hinduísmo, que ao serem cremados aqui, eles conseguem alcançar a moksha, a libertação do ciclo de reencarnações. 

Outro ritual marcante é o Ganga Aarti, simbolizando a remoção da escuridão e a chegada da iluminação espiritual. Ele acontece ao entardecer e envolve orações, cânticos e oferendas ao rio Ganges, que é considerado sagrado. Os sacerdotes seguram lâmpadas de fogo e fazem movimentos sincronizados cantando mantras sagrados. O som dos sinos e tambores criam uma atmosfera especial de devoção.

Para além dessas experiências culturais intensas, anote outras dicas de o que fazer em Varanasi: o Templo Sarnath foi onde Buda deu seu primeiro sermão e vale a visita. Além disso, Old City é um centrinho com ruas estreitas onde você encontrará sadhus – os ascetas espirituais – e poderá ganhar o binde e tirar fotos, só lembre-se de pedir educadamente.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Varanasi:

Rishikesh

Como já comentamos, Rishikesh é a capital mundial do Yoga, então se você é fã da prática, não deixe a cidade fora do seu roteiro. Existem diversos ashrams renomados onde você pode fazer aulas avulsas de yoga e meditação. Além disso, o rio Ganges também passa por Rishikesh e pode ser a sua oportunidade de presenciar o ritual Garga Aarti às margens dele. Será igualmente emocionante.

Se você quer opções de passeios que não envolvam tantas tradições indianas, os pontos turísticos de Rishikesh vão te surpreender: desde as pontes Laxman Jhula e Ram Jhula, que são maravilhas arquitetônicas, até os esportes de aventura como o rafting no rio Ganges, há sempre algo para se ver ou fazer.

Pronto para organizar sua viagem para a Índia?

A viagem para a Índia é daquelas inesquecíveis. Por isso, organize suas prioridades, seu roteiro e não perca a oportunidade de viver essa experiência singular!

Mala de Aventuras
Rolar para cima