Bosa (Sardenha) nos surpreendeu logo de cara. As casinhas coloridas refletidas no rio Temo, as charmosas vielas de pedra e o clima tranquilo te convidam a caminhar sem pressa. Se você está planejando um roteiro pela Sardenha e quer descobrir o que fazer nessa cidade incrível, veio ao lugar certo!
Neste guia reunimos nossas experiências e as melhores dicas para aproveitar a cidade ao máximo. A ideia é que você tenha uma visão do turismo em Bosa, na Sardenha, com informações atualizadas para te ajudar um roteiro incrível pela região.

Continue sua leitura e se encante por Bosa como a gente. Mas antes de tudo, já fique por dentro dos TOP 3 passeios na cidade.

| Passeio | Por que é imperdível? | Link |
|---|---|---|
| Passeio fotográfico por Bosa | Para conhecer o Centro Histórico e garantir ótimas recordações. | Conferir preço |
| Passeio de barco com snorkel | Descubra que a região de Bosa também tem um litoral de fazer inveja. | Conferir preço |
| Caiaque pelo rio Temo | Passeio imperdível para que curte atividades ao ar livre. | Conferir preços |
O que fazer em Bosa: pontos turísticos
Bosa foi uma de nossas cidades favoritas nessa viagem. Mas afinal, o que fazer em Bosa, na Sardenha? Vamos começar te apresentando os principais pontos turísticos da cidade. Assim você já sabe o que poderá incluir em seu roteiro.
Ah! E se você quiser ver tudo o que fizemos nessa viagem incrível pela Sardenha, confira esse vídeo do nosso canal no You Tube:
1. Explorar o Centro Histórico
Em primeiro lugar, o Centro Histórico é uma das melhores atrações em Bosa. Conhecido pelos locais como Sa Costa, ele é um verdadeiro labirinto de ruas estreitas de paralelepípedos e casas coloridas que sobem a encosta cria uma das paisagens urbanas mais pitorescas de toda a Sardenha.
As ruazinhas seguem o padrão da encosta, com diversos degraus e passagens que às vezes levam a praças escondidas ou mirantes panorâmicos. E o mais interessante é que ainda percebemos uma atmosfera autêntica, com moradores cuidando de suas rotinas.

Ao caminhar por Sa Costa você irá passar por alguns pontos, como a Piazza Costituzione e a Via Lungo Temo, o elegante calçadão à beira do rio, ladeado por palmeiras e edifícios em tons pastel.
Sem dúvida, uma das coisas mais interessantes para fazer em Bosa é simplesmente se perder nas ruas labirínticas do centrinho. Ao subir em direção ao castelo você descobrirá inúmeros recantos, pequenas oficinas de artesanato e vislumbres da vida local.
#DicaDaGaia: Uma forma bem legal de guardar seus momentos em Bosa é fazendo esse passeio fotográfico. Além de conhecer os highlights de Sa Costa, você ainda terá um fotógrafo junto para fazer fotos incríveis.
2. Visitar o Castelo de Malaspina
Também conhecido como Castelo de Serravalle, o Castelo de Malaspina se ergue no topo da colina de Serravalle. Construído no século XII, esta fortaleza oferece uma viagem pela história, bem como uma das vistas panorâmicas mais espetaculares de Bosa.

Sendo um dos principais pontos turísticos de Bosa (Sardenha), o castelo é, sem dúvida, parada obrigatória em qualquer roteiro. Embora ele tenha passado muito anos abandonado, nas últimas décadas, graças a diversas obras de restauração, o Castelo Malaspina voltou a ser símbolo da cidade.
No interior do complexo do castelo, alguns pontos chamam a atenção. Além das torres e da muralha, a Igreja de Nossa Senhora dos Altos é uma verdadeira joia arquitetônica.
3. Passear pelas margens do Rio Temo
Em seguida, o Rio Temo é um dos principais cartões postais de Bosa (Sardenha). E passear ao longo de sua margem é um passeio super agradável de se fazer. Vale a pena escolher um restaurante para almoçar nas margens do rio, como o bem avaliado Ristorante Stella Maris. A vista por lá é linda!

4. Fazer compras na Feira Livre da Corso Garibaldi
Logo que chegamos em Bosa nos falaram de uma feira super tradicional na cidade. Ela acontece na Corso Garibaldi, sempre às terças na parte da manhã. Por lá encontramos desde queijos tradicionais, como o pecorino sardo, até camisas de linho com um preço super atraente.
E como não somos bobas nem nada, compramos várias coisinhas por lá para trazer para o Brasil. Não deixe de incluir a Feira Livre da Corso Garibaldi em seu roteiro por Bosa (Sardenha).

5. Visitar a Igreja de San Pietro Extramuros
Por sua vez, em um roteiro em Bosa, na Sardenha, a Igreja de San Pietro não deve ficar de fora. Construída no século XI, esta pequena igreja românica é a mais antiga ainda existente na região.
A igreja fica um pouco mais afastada do centro da cidade, em uma área que já foi o coração do assentamento original antes que a população se mudasse para mais perto do rio no período medieval. Em seu interior, a igreja preserva fragmentos de afrescos. Isso sem conta a vista belíssima para Bosa.
O que fazer em Bosa: passeios
Depois de conhecer as melhores atrações em Bosa, veja alguns passeios imperdíveis na região. Dessa forma você vai conseguir montar um roteiro mais completo.
6. Passeio de barco com snorkel
Se engana quem pensa que Bosa se resume apenas ao centro histórico. O litoral possui lindas enseadas de águas claras, como Capo Marrargiu e Grotta dei Pellicani. E para conhecer essas atrações, recomendamos fazer o passeio de barco com snorkel.
A excursão tem cerca de 3h de duração e é incrível. Ao longo do percurso ainda há algmas paradas para mergulhar no mar incrível da Sardenha.
7. Degustar o vinho Malvasia di Bosa
A produção de vinho é bastante comum na região. Por aqui se produz o famoso Malvasia di Bosa, um vinho intenso de origens antigas. Este vinho de cor âmbar possui versões secas e doces e já foi considerado um dos melhores da Itália.
Degustações de vinho em pequenas cantinas proporcionam um contato imperdível com este produto tradicional e estão entre as atividades mais agradáveis para os amantes da bebida em Bosa. O sabor do Malvasia di Bosa é rico e complexo, com um equilíbrio ideal entre doçura e acidez. Se você é um enófilo convicto, não deixe de saborear esse vinho espetacular.
8. Fazer caiaque no Rio Temo
Por fim, o passeio de caiaque no Rio Temo é uma forma super legal de ver Bosa de uma perspectiva diferente. Os passeios possuem diferentes itinerários e variam em percursos de 1,5km, 3 e 4km.
#DicaDaGaia: O passeio de caiaque é uma atividade super agradável e o melhor horário para fazê-la é no pôr do sol. Você vai ficar encantado com o visual!
Dicas de viagem: Bosa
Antes de terminar, temos algumas dicas importantes para compartilhar, que serão muito úteis em seu planejamento. Continue lendo para descobrir como chegar em Bosa (Sardenha), quando ir, melhores acomodações e mais.
Onde fica e como chegar em Bosa?
Primeiramente, Bosa fica perto de Alghero, cujo aeroporto recebe voos regulares de vários locais da Europa. Do aeroporto a Bosa existe a opção de pegar umônibus. Há 5 saídas diárias e a viagem leva cerca de 90 minutos.
No entanto, para ter mais comodidade, preferimos alugar um carro do aeroporto mesmo. E você já pode deixar tudo reservado através de uma palataforma que usamos bastante: a Discovery Cars. Nela encontramos uma ampla rede de locadoras da Sardenha, com filtros intuitivos para encontrar a melhor opção para sua viagem.

Qual a melhor época para conhecer Bosa?
Na verdade, Bosa é um destino que pode ser visitado o ano todo. Mas se quiser aproveitar ao máximo a região, os meses de verão são a melhor escolha de quando visitar Bosa (Sardenha). Você vai encontrar bastante movimento entre junho e agosto, mas a cidadenunca fica lotada. Além disso, essa também é a temporada de festivais. Então há muito para se aproveitar por lá.
Quantos dias ficar em Bosa?
Se você quer aproveitar seu roteiro em Bosa, Sardenha, vale a pena passar uns 3 dias na cidade. Assim você vai curtir cada cantinho com a tranquilidade que a cidade merece.
Onde ficar em Bosa?
Vale saber que Bosa é uma cidade bem pequena, entretanto, é possível encontrar boas opções de hospedagem. Nossa dica é que você se hospede na vila para aproveitar seu charme histórico. Outra alternativa é ficar mais perto da praia, na Marina de Bosa.
Confira abaixo alguns bons lugares que selecionamos para você onde ficar em Bosa (Sardenha):
- Hotéis conforto: La Torre del Pozzo Guest House, Casa del Mare, Sporting Hotel Stella Maris.
- Hotéis econômicos: Locanda di Corte, Hotel Baja Romantica, Hotel Isola Rossa.
Pronto para conhecer Bosa, na Sardenha?
Bosa (Sardenha) é um cantinho apaixonante desse destino italiano incrível. E agora que compartilhamos nossas dicas com você, certamente o planejamento da sua viagem será mais fácil. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.
Você também vai gostar de ler:
Roteiro Sardenha: sugestões para 5, 7, 10 e 15 dias de viagem
Melhores praias da Sardenha: as 16 mais lindas
Onde ficar na Sardenha: melhores regiões e hotéis para se hospedar em 2025
Cala Goloritze (Sardenha): como chegar de trilha ou barco
La Maddalena (Sardenha): tudo sobre esse paraíso italiano
Aluguel de carro na Sardenha: vale a pena? quanto custa? qual a melhor locadora?







