Pequena no tamanho, mas gigante em beleza, Cala Goloritze (Sardenha) é uma das praias que ganhou nosso coração em nossa viagem pela deslumbrante ilha italiana. E se você está curioso para saber mais sobre esta praia Quer saber como chegar lá e aproveitar esse paraíso, continue lendo que vamos te contar.
Localizada no Golfo de Orosei, Cala Goloritze é uma das praias mais famosas e instagramáveis da Sardenha. Não é à toa que ela é Monumento Nacional da Itália desde 1995.
Entretanto, Cala Goloritze não é acessível de carro. Ela é acessível por trilha ou de barco. Neste guia, forneceremos todas as informações que você precisa para chegar a Cala Goloritze.


Cala Goloritze (Sardenha): vale a pena conhecer?
COM CERTEZA! Cala Goloritze (Sardenha) é uma joia do litoral sardo e não pode ficar de fora de seu roteiro pela ilha. O visual da praia é impactante desde o primeiro momento. Seu mar azul-turquesa impressiona por sua transperência sem igual e a aparência de intocada deixa tudo ainda mais especial.
Cala Goloritzé é única e diferente de qualquer outra praia da Baía de Orosei. Curiosamente, ela se originou de um deslizamento de terra ocorrido em 1962. Atualmente a praia é protegida e todos os barcos só podem chegar até a linha da corda marcada com bóias a 200 metros da costa. Inclusive Eles há um policial aquático em um pequeno barco que patrulha a linha de corda.
Curiosamente, ela não é uma praia de areia, mas de pedrinhas brancas bem pequenas. E não, não machucam seu pé. Mas o que mais chama a atenção em Cala Goloritze é o mar. Ao olhar as fotos você pode até pensar que usamos photoshop, mas juramos que essas cores são reais! A água é tão cristalina que você pode ver os peixes nadando a olho nu.

Assim, se você é que nem a gente e curte natureza intocada, montanhas lindas, águas cristalinas, Cala Goloritze (Sardenha) não pode ficar de fora do seu roteiro. Embora ela seja a mais espetacular do litoral do Golfo de Orosei. A região também abriga uma variedade de praias e cavernas belíssimas, como Cala Luna, Cala Mariolu e Grotta del Bue Marino.
E se você planeja desbravar as belezas dessa parte do litoral da Sardenha, aqui vão algumas dicas de passeios que você vai gostar:
| PASSEIO | POR QUE É IMPERDÍVEL? | LINK |
|---|---|---|
| Excursão de bote a C. Mariolu e C. Goloritzè | Para descobrir as paisagens mais pitorescas da Baía de Orosei. | Conferir preço |
| Excursão de barco pelo golfo de Orosei | O passeio mais clássico do destino! | Conferir preço |
| Aluguel de barcos de 6 metros (sem carta de navegação) | Para quem deseja explorar a região por conta própria. | Conferir preços |
Aliás, Cala Goloritze é apenas uma das muitas joias escondidas na segunda maior ilha da Itália. Você pode conferir como foi nossa aventura por lá nesse vídeo super legal:
Onde fica a Cala Goloritze?
Mas afinal, onde fica Cala Goloritze? A saber, ela fica localizada em Baunei, na parte sul do Golfo de Orosei, em Ogliastra, Sardenha. A região é marcada por praias de falésias imponentes, grutas e um mar com 50 tons de azul.
Como visitar a Cala Goloritze (Sardenha)?
Muita gente se pergunta, como chegar a Cala Goloritze? Embora ela esteja incluida em diversos passeios de barco, eles não possuem permissão para atracar. Assim, a única forma de se chegar até a faixa de areia é através de uma trilha.
Continue sua leitura que iremos falar mais sobre as formas de visitar Cara Goloritze (Sardenha) a seguir:
Trilha Cala Goloritze
Conforme já mencionamos, a única forma de se chegar até a faixa de areia de Cala Goloritze (Sardenha) é através de uma trilha que começa no acampamento Su Porteddu. Por lá você encontrará estacionamento caso esteja de carro.
#DicaDaGaia: Na entrada do parque, há um pequeno café onde é possível usar os banheiros antes de começar a trilha. Aproveite essa oportunidade, pois não há mais instalações ao longo da trilha ou na praia.
Embora o estacionamento seja gratuito, será preciso pagar uma taxa para entrar na trilha. O acesso à Cala Goloritze é limitado, e nós recomendamos comprar seu ingresso com antecedência. Afinal, você não quer chegar lá e ficar de fora de uma das praias mais lindas da Itália, né?

É possível comprar seu ingresso através do aplicativo Heart of Sardinia. Também é possível comprar o ingresso diretamente no início da trilha, mas não recomendamos, pois frequentemente os ingressos já estão esgotados. A saber, o ingresso para Cala Goloritze (Sardenha) custa € 7,00.
A trilha tem 3,5 km de extensão e é considerada difícil. Ela sobe aproximadamente 100 m no primeiro km e depois desce cerca de 500 m no restante. No geral, leva-se cerca de 1h25 para chegar lá e mais 1h30 para voltar. A trilha é bem sinalizada e só há um caminho para chegar lá, então você não terá grandes problemas para chegar até a praia.
O primeiro quilômetro da trilha é relativamente fácil, mesmo sendo uma subida. O pedaço mais desafiador vem em seguida, pois a trilha começa a descer e pedras soltas tornam o caminho mais escorregadio, então recomendamos usar bons tênis ou mesmo botas para trilha. Ao longo do trajeto você pode parar para apreciar a vista e tirar algumas fotos.
Passeio de barco Cala Goloritze
Além da trilha, outra forma de se chegar a Cala Goloritze é de barco. Contudo, as embarcações não podem atracar na praia. Por isso, muitas pessoas ancoram na linha de 300m e vão nadando até a praia. Foi o que fizemos, pois não reservamos a trilha com antecedência e queríamos muito conhecer essa praia.
Há duas opções de locais para embarcar em um passeio de barco até Cala Goloritze: Cala Gonone e Arbatax.

Cala Gonone x Cala Goloritze
A partir de Cala Gonone existem algumas formas de chegar até lá: embarcações de médio porte, bote para 12 pessoas, bote privativo. Vamos te explicar mais sobre elas logo abaixo.
- Aluguel de bote: Ideal para quem busca liberdade para explorar as praias. Não é necessário experiência prévia e a gente conseguiu se virar bem, mesmo sendo nossa primeira vez pilotando um barco na vida.
#DicaDaGaia: É possível alugar um barquinho direto no pier de Cala Gonone. Vai sair mais em conta do que alugar via internet. Contudo, se você estiver indo na alta temporada (junho-agosto), a procura costuma ser alta e pode ser arriscado deixar para cima da hora.
- Barco para grupos pequenos: Se você não se sente seguro para pilotar um barco, essa pode ser uma ótima alternativa.
- Barco de médio porte: Tem o conforto de ir em uma embarcação maior, mas você vai chegar nos pontos de parada junto com a galera. Então perde no quesito exclusividade.
Arbatax x Cala Goloritze
Por sua vez, a partir de Arbatax, você consegue chegar a Cala Goloritze de veleiro, barcos para pequenos grupos e em embarcações de médio porte.
- Veleiro: Forma cheia de charme para conhecer Cala Goloritze.
- Barco para grupos pequenos: Ideal para quem busca um passeio mais reservado.
- Barco de médio porte: Embarcação mais confortável, mas sem um pouco de charme.
O que visitar além da Cala Goloritze (Sardenha)
Além de Cala Goloritze, o Golfo de Orosei abriga algumas das praias mais lindas da Sardenha. Aqui estão algumas das nossas favoritas:
Cala Luna
Em primeiro lugar, Cala Luna é uma das praias mais famosas da Sardenha. Inclusive ela já serviu de cenário para o filme “Destino Insólito“. Cala Luna pode ser acessada de barco ou através de uma trilha que parte de Cala Fuili, ao sul de Cala Gonone.
Cala Luna é famosa por suas cavernas à beira-mar, areia clara e mar azul potente. Além disso, ela é perfeita para mergulho com snorkel ou com cilindro. Você vai ficar encantado com a riqueza subaquática dessa região.
Diferentemente de Cala Goloritze, há um quiosque em Cala Luna. Por lá você pode comer e beber alguma coisa. No entanto, sendo o único da praia você pode imaginar que tudo é absurdamente caro. Assim, achamos melhor levar tudo o que você precisa para o dia. Incluindo guarda-sol, protetor solar, comida e água.

Cala Mariolu
Ao norte de Cala Goloritzé, esta praia é famosa por sua “areia” de pedrinhas brancas, que lhe renderam o nome de Ispuligi de Nie – “flocos de neve” no dialeto sardo. Pode-se chegar até lá de barco ou por uma trilha que parte do Planalto de Golgo.
A praia não possui nenhum tipo de estrutura. Já seu mar possui tons de azul incríveis. Se você curte praias selvagens, temos certeza de que esta será a sua favorita. Apesar de não ser fácil chegar aqui, a fama de Cala Mariolu é tão grande que ela dificilmente fica vazia. No verão então! Fica até difícil achar um cantinho para estender sua toalha.
Vale saber: O acesso à praia é limitado a, no máximo, 700 pessoas por vez. Por isso é melhor ir cedo.
Cala Mariolu possui uma pequena faixa de areia e é emoldurada por penhascos dos dois lados. O mar por aqui segue aquele transparente deslumbrante da Sardenha e é ótimo para mergulhar com snorkel. Aliás, se você der sorte vai conseguir até ver golfinhos por lá.

Cala Sisine
Esta é uma das praias queridinhas da região, localizada no final de uma ravina que antigamente era o leito de um rio. Você pode chegar lá de barco ou de carro até certo ponto, depois do qual terá que caminhar. A beleza daqui é tanta que você nem acredita quando decobre que ela servia de ponto de desembarque de cargas de carvão.
Cala Sisine é uma praia de areia propriamente dita e mar azul turquesa. Além do pequeno lago de água doce no fundo da praia, você vai encontrar um pequeno restaurante chamado Su Coile por lá. Contudo, nem sempre está aberto. Melhor levar água e outros suprimentos para passar o dia.

Grotte di Ispinigoli
Saindo do mar para debaixo da terra, a visita a Grotte di Ispinigoli tem tudo para enriquecer seu roteiro Sardenha. Sua impressionante câmara de 80 metros de diâmetro é fascinante. As estalactites mais parecem ter sido moldadas à mão. A maior delas possui 38 m de altura e conecta o teto com o chão da própria caverna.
Um dos pontos mais curiosos dessa caverna é o Abismo das Virgens, um sumidouro com cerca de 60 m de profundidade que liga a Gruta de Ispinigoli à Gruta de San Giovanni Su Anzu. Este nome tem origem na lenda de que os antigos fenícios realizavam sacrifícios humanos ali. Curiosamente, joias e ossos humanos foram encontrados dentro do abismo, mas arqueólogos que o local era utilizado para sepultamentos da Era Nurágica.

Leia também: Roteiro Sardenha: sugestões para 5, 7, 10 e 15 dias de viagem
Grotta del Fico
Por fim, a Grotta del Fico é outra dica bem legal de o que fazer no Golfo de Orosei. Inclusive, ela é considerada uma das grutas mais bonitas e importantes da Sardenha. Ao entrar na gruta você parece ter sido transportado e um mundo paralelo.
Ao longo do caminho da caverna, estalactites e estalagmites criam desenhos impressionantes e delicadas ao mesmo tempo. Vale destacar que como a Grotta del Fico está próxima do nível do mar, ela não abre quando o mar está agitado ou em mau tempo.
#DicaDaGaia: A Grotta del Fico é administrada pela Sociedade Baunese de Espeleologia, que oferece passeios de uma hora acompanhados por guias de áudio em vários idiomas. Você deve garatinr seu ingresso no site da caverna.

Pronto para conhece a praia mais linda da Sardenha?
Certamente você está cheio de vontade de conhecer Cala Goloritze (Sardenha), né? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.
Você também vai gostar de ler:
Roteiro Sardenha: sugestões para 5, 7, 10 e 15 dias de viagem
Onde ficar na Sardenha: melhores regiões e hotéis para se hospedar em 2025
Melhores praias da Sardenha: as 16 mais lindas
Aluguel de carro na Sardenha: vale a pena? quanto custa? qual a melhor locadora?
La Maddalena (Sardenha): tudo sobre esse paraíso italiano
Seguro viagem Itália 2025: como escolher o melhor para sua viagem, preços, dicas e desconto!
eSIM Itália: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?






