Que as praias do Nordeste são deslumbrantes nós já sabemos, mas você sabe quais são as melhores praias do Ceará? Montei uma lista com as 20 praias mais bonitas do Estado e com dicas de hospedagem para você planejar bem o seu roteiro.

Continue sua leitura para descobrir as principais praias do Ceará.


Melhores praias do Ceará: lista

Com um litoral tão belo, devo confessar que não foi uma tarefa fácil eleger as praias do Ceará para conhecer. Entre dunas, falésias e águas que impressionam por seus tons de azul, finalmente consegui selecionar as 20 que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja só:

  • Canoa Quebrada
  • Porto das Dunas
  • Morro Branco
  • Ponta Grossa
  • Praia da Redonda
  • Peroba
  • Praia do Futuro
  • Barra do Cauipe
  • Praia das Fontes
  • Iguape
  • Cumbuco
  • Lagoa do Paraíso
  • Lagoinha
  • Mundaú
  • Jericoacoara
  • Icaraí de Amontada
  • Flecheiras
  • Águas Belas
  • Tatajuba
  • Lagoa Azul

Melhores praias do Ceará: litoral leste

Antes de tudo, cabe lembrar que o litoral do Ceará leva uma nomenclatura diferente. Ele é dividido em litoral leste e oeste. Vamos então dar início a nossa lista com as mais belas praias no litoral leste. Vamos lá!

01. Canoa Quebrada

Além de estar entre as melhores praias do Ceará 2022, Canoa Quebrada possui fama internacional. Antes mesmo de descer as escadas que dão acesso a praia você já entende o motivo dessa praia estar aqui na nossa lista.

melhores praias ceará canoa quebrada
O início da escada que dá acesso a Praia Canoa Quebrada. O visual já começa incrível, né?

As cores de Canoa Quebrada são sensacionais. Começando com as falésias com seus diferentes tons terrosos, a areia branquinha e o mar azul turquesa. A praia possui boa infraestrutura, com restaurantes e barracas. Contudo, ela costuma ficar bem cheia, então se você quer mais sossego para contemplar as belezas naturais, recomendo fugir dessa parte com restaurantes.

Além disso, Canoa Quebrada é point para quem gosta de esportes como windsurf, por causa de seus ventos. Os mais corajosos ainda arriscam voos de parapente…e aí, vai encarar?

Onde se hospedar em Canoa Quebrada:


02. Praia da Redonda

Emoldurada por falésias e coqueirais, a Praia da Redonda é o tipo de local que se você não tiver a indicação, pode acabar passando despercebida. Ela fica bem na divisa do CE com o RN e possui um visual deslumbrante.

A praia conta com boa infraestrutura. Você vai encontrar bares, restaurantes e pousadas caso deseje ficar por lá alguns dias. O mar por aqui costuma ser calmo praticamente todo o ano e a água tem temperatura super agradável. Nas falésias existem trilhas para percorrer e os passeios de buggy nas dunas são bem disputados pelos turistas.

Onde se hospedar na Praia da Redonda:


03. Morro Branco

Em seguida, Morro Branco é uma praia famosa por suas falésias coloridas que formam uma espécie de labirinto. Aliás, essa praia já serviu de cenário para novelas como “Tropicaliente”. Morro Branco é uma praia extensa com águas tranquilas e quentinhas.

morro branco ceará
Dunas para chegar até o Morro Branco, no Ceará.

A praia possui infraestrutura boa para os turistas, com algumas barracas onde é possível passar o dia. O passeio de buggy pelas falésias é uma das principais atrações procuradas pelos turistas. Sem dúvida é uma das mais belas praias do Ceará.

Onde se hospedar em Morro Branco:


04. Ponta Grossa

A Praia de Ponta Grossa é uma das que não pode ficar de fora da sua lista de praias do Ceará para conhecer. Ela inclusive foi eleita como a mais bela do litoral cearense. Ponta Grossa está a 2h de Fortaleza, no município de Icapuí.

O principal atrativo dessa praia são as falésias de tons avermelhados. No pôr-do-sol elas ficam ainda mais deslumbrantes. Algumas das falésias entram mar adentro e forma piscinas naturais bem tranquilas. A praia também é ótima para a prática de esportes aquáticos.

Por ser uma vila de pescadores, não espere uma estrutura muito desenvolvida em Ponta Grossa. No entanto, é isso que dá o charme ao local.

Onde se hospedar em Ponta Grossa:


05. Porto das Dunas

Localizada em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, fica a Praia de Porto das Dunas. Essa é uma praia bem bonita, com coqueiros ao longo de toda a sua longa extensão. Mas uma das coisas que torna Porto das Dunas uma das melhores praias do Ceará é o Beach Park.

beach park ceará
O Beach Park é sinônimo de diversão para todas as idades! Foto: @gaiavani.

Para quem não conhece, o Beach Park é um complexo aquático que atrai milhares de turistas ao longo do ano. Eu particularmente acho que vale muito a pena ficar uns 3 dias por lá. No Beach Park a família inteira vai se divertir. Há inclusive a possibilidade de se hospedar no resort do Beach Park.

Onde se hospedar em Porto das Dunas:


06. Peroba

Para quem quer fugir do clima mais agitado, a Praia da Peroba é uma das melhores praias do Ceará litoral leste. Ela fica em uma vila de pescadores e ainda é pouco explorada, garantindo assim um visual mais roots. Suas falésias e coqueirais completam o cenário da praia que possui águas calmas e quentes.

A Praia da Peroba fica bem próxima à Praia da Redonda e de Ponta Grossa. Como as outras possuem mais estrutura, muita gente prefere se hospedar nas regiões próximas.


07. Praia do Futuro

Com 8km de extensão, a Praia do Futuro está entre as melhores praias de Fortaleza e queridinha daqueles que visitam a capital cearense. Muito bonita, a Praia do futuro conta com dunas, areia fofa e mar agitado com bastante ondas. Já na maré baixa as piscinas naturais fazem a festa dos banhistas.

melhores praias para conhecer no ceará praia do futuro
Vista aérea da Praia do Futuro.

A orla é bastante movimentada em qualquer horário do dia ou da noite. Já as barracas espalhadas por toda a extensão da praia são verdadeiros clubes com total infraestrutura para toda a família. Algumas das mais famosas são Crocobeach e Chico do Caranguejo.

Onde se hospedar na Praia do Futuro:


08. Barra do Cauipe

Queridinha dos praticantes de kitesurfe, Barra do Cauipe ainda é pouco conhecida. Dessa forma, se você curte praias mais desertas ela será uma das suas favoritas. No seu canto direito, a Lagoa do Cauipe atrai muitos iniciantes do kitesurfe. O acesso até lá é feito pela antiga estrada do Porto de Pecém.

Apesar de ser mais vazia, a estrutura para o turismo em Barra do Cauipe é boa. Você encontra bares e quiosques vendendo bebidas e petiscos, além de poder alugar guarda-sol e cadeiras. Suas areias douradas e a água morninha deixam a praia ainda mais gostosa para se passar o dia.

Onde se hospedar em Barra do Cauipe:


09. Praia das Fontes

A Praia das Fontes é uma das principais praias do Ceará e possui visual único e paradisíaco. Ela pertence ao município de Beberibe e está a 90km de Fortaleza. Sua orla é extensa e com boa infraestrutura para os turistas. O nome dessa praia vem das fontes de água doce que brotam das falésias. Elas são ótimas para tirar o sal do corpo antes de ir embora.

praia das fontes ceará
Fim de tarde na Praia das Fontes, no Ceará.

Dentre os atrativos dessa praia, as falésias já chamam a atenção logo de cara. Caminhar pela praia admirando as falésias ao final da tarde é um programa muito agradável. Não deixe fazer o passeio de buggy e explorar a orla. Durante o passeio você irá conhecer a Gruta da Mãe d’água e outros pontos ótimos para fotos.

Onde se hospedar na Praia das Fontes:


10. Iguape

A apenas 32km de Fortaleza, Iguape certamente está entre as mais bonitas praias do Ceará lista. Dada a sua proximidade, é super fácil fazer um bate e volta da capital.

A praia do Iguape é muito procurada por praticantes de surfe e sandboard. Inclusive, alguns campeonatos de surfe acontecem por aqui. Além disso, as dunas, lagoas e manguezais da região são outros passeios super indicados para quem visita a praia do Iguape.

Onde se hospedar na Praia de Iguape:


Melhores praias do Ceará: litoral oeste

Vamos partir agora para conhecer as melhores praias do Ceará litoral oeste. Seguindo em direção oeste as praias são mais tranquilas, com exceção da badalada Jericoacoara. Você vai notar que elas têm em comum o tom esverdeado das águas e as areias brancas.

11. Cumbuco

Cumbuco é um xodó e uma das melhores praias do Ceará para banho. Ela está a apenas 30km da capital e seu acesso é super tranquilo. Por lá não faltam opções de lazer para toda a família.

melhores resorts ceará
O Carmel Resort é simplesmente perfeito! Vontade de ficar de molho nessa hidro de frente pro mar o dia inteirinho! Foto: @gaiavani.

A crianças, por exemplo, vão adorar o Cumbuco Acqua Beach, um parque aquático mega divertido com diversos toboáguas. A praia de Cumbuco é bem democrática. Os aventureiros já vão logo fazer o passeio de buggy, há quem prefira ficar nas barracas só curtindo a praia e não podemos esquecer dos surfistas. Ah! E não deixe de fazer o passeio de jangada.

Onde ficar em Cumbuco:


12. Icaraí de Amontada

Descoberta a pouco tempo, Icaraí de Amontada está a 90km de Jeri e é bastante comparada com essa cidade quando também foi descoberta. Também chamada de Icaraizinho, ela é uma praia rústica em um vilarejo bem roots.

A praia é quase deserta. Na maré baixa, as piscinas naturais aparecem para deixar o visual ainda mais bonito. Vale a pena fazer o passeio de buggy e ir até o encontro do Rio Arataiaçu.

Onde se hospedar em Icaraí de Amontada:


13. Lagoinha

Considerada uma das melhores praias do Brasil, Lagoinha é aquele lugar para você esquecer da vida e repor as energias. A 95km da capital cearense, o acesso até lagoinha é bem fácil e tranquilo. A praia por lá é uma delícia e ótima para as crianças: rasinha e temperatura ideal.

lagoinha ceará
Lagoinha: praia com ótima infraestrutura no Ceará!

Não se preocupe em levar comida e bebida, pois existem diversos restaurantes ao longo da faixa de areia. Eles disponibilizam cadeiras e abrigo contra o sol para os turistas que permanecerem consumindo. Os coqueirais, falésias e dunas completam o visual, deixando a praia de Lagoinha ainda mais encantadora.

Onde se hospedar em Lagoinha:


14. Mundaú

A 150km da capital cearense, a Praia de Mundaú não pode ficar de fora do seu mapa das melhores praias do Ceará. E o que mais surpreende no local é como diferentes cenários se encontram, criando uma paisagem de tirar o fôlego. Imagine só um lugar onde rio, mar, dunas e coqueiros se encontram. Pois assim é a Praia de Mundaú.

praias ceará mundau
Praia de Mundaú: ideal para quem curte praias rústicas.

A praia é rústica. Você tem a opção de tomar banho de mar ou de rio, já que o Rio Mundaú deságua no mar exatamente aqui. As piscinas naturais que se formam na maré baixa são um convite para um banho gostoso e despreocupado. Não existem muitas opções de hospedagem em Mundaú, então se hospedar em Flecheiras é mais indicado.


15. Jericoacoara

Em seguida, Jeri é aquele tipo de lugar que dispensa apresentações. Famosa no mundo todo, a Praia Principal de Jericoacoara conta com excelente infraestrutura. No entanto, vale ressaltar que ela não é a praia mais indicada para quem busca mais sossego.

Os bares e restaurantes na beira da praia oferecem cadeira e guarda-sol aos turistas. E o que falar do tom de azul da praia de Jericoacoara? Ele é simplesmente perfeito! Aproveite para fazer os passeios de buggy e conheça a duna e a Pedra Furada.

pontos turísticos jericoacoara
Pedra Furada: o ponto turístico mais badalado de Jeri! Foto: @gaiavani.

Onde se hospedar em Jericoacoara:


16. Lagoa do Paraíso

Localizada no município de Jijoca e bem próximo ao burburinho de Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso é quase um refúgio de sossego para quem vai conhecer essa região. O lugar é impressionante e os diferentes tons de azul da lagoa criam o contraste perfeito com a areia branca.

lagoa do paraíso ceará
A Lagoa do Paraíso conta com alguns beach clubs em sua orla. Foto: @gaiavani.

A estrutura da lagoa é ótima. Inclusive, recomendo o Alchymist Beach Club para passar o dia. Os bares e restaurantes colocam redes dentro d’água que já se tornaram marca registrada. Se você viaja com crianças ou não sabe nadar direito, a Lagoa do Paraíso é muito interessante, já que as águas são calminhas e não muito fundas.

Onde ficar na Lagoa do Paraíso:


17. Flecheiras

Com visual caribenho, a Praia de Flecheiras é mais uma na lista das melhores praias do Ceará. Ela fica no caminho para Jeri e a 140km de Fortaleza. O principal atrativo da praia são as piscinas naturais. Quando elas se formam você pode mergulhar com snorkel e ver muitos peixes e corais.

A Praia de Flecheiras é ótima para quem vai com crianças, já que suas águas são bem calmas e rasas. A infraestrutura também é boa e você encontrará restaurantes para comer e beber enquanto aproveita a praia.

Onde se hospedar em Flecheiras:


18. Tatajuba

Localizada no município de Camocim, a Praia de Tatajuba está a 390km de distância da capital. O antigo vilarejo de Tatajuba foi tomado pelas dunas na década de 80 e os moradores fundaram Nova Tatajuba. O acesso até lá não é muito fácil e necessita de veículos 4×4. Por outro lado, isso é bom, pois conserva os ares rústicos da praia.

melhores praias do ceará
A Praia de Tatajuba é uma das paradas mais famosas do passeio de buggy saindo de Jeri! Foto: @gaiavani.

A praia possui águas em tons esverdeados e são bem calminhas. Os passeios de buggy, SUP e caiaque são bem comuns na região. Os restaurantes servem comida simples, mas muito saborosa e ainda oferecem redes na beira da água para você aproveitar o clima pacato.

Onde se hospedar em Tatajuba:


19. Águas Belas

Também conhecida como Oásis de Piscinas Naturais, a Praia de Águas Belas pertence ao município de Cascavel, a 65km de Fortaleza. Sua extensa faixa de areia possui ótimos bares e restaurantes. O mar é uma delícia e durante a maré baixa, piscinas naturais surgem, revelando ainda mais da beleza do local.

Outra surpresa da Praia de Águas Belas é o encontro do Rio Mal Cozinhando com o mar. Lá você pode escolher se quer tomar banho de água salgada ou doce. Na dúvida, dê um mergulho em cada parte.

Onde se hospedar em Águas Belas:


20. Lagoa Azul

Nossa lista de melhores praias do Ceará termina com a belíssima Lagoa Azul em Jijoca de Jericoacoara. Famosa por suas águas azul turquesa, a lagoa é um refúgio em meio ao burburinho de Jericoacoara. Se você quer paz e tranquilidade, a Lagoa Azul é o lugar certo.

lagoa azul jericoacoara
A Lagoa Azul de Jericoacoara é ideal para quem busca sossego! Foto: @gaiavani

Além de aproveitar o sol nas águas da lagoa, existem outros passeios que você pode fazer por lá. Muitos turistas fazem passeios de buggy para explorar as belezas locais. Mas se você preferir, pode ficar em um dos restaurantes na beira da lagoa só relaxando.

Onde ficar na Lagoa Azul:


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelas melhores praias do Ceará

Na hora de pesquisar sobre as melhores praias do Ceará, algumas dúvidas podem surgir. Quais serão as melhores praias para casais? E para quem viaja com a família? Essas e outras perguntas eu procurei responder a seguir. Veja se sua dúvida não é uma dessas. Caso contrário, é só perguntar nos comentários lá no final do post que irei te ajudar.

Quantas praias existem no estado do Ceará?

Você também já se perguntou quantas praias existem no Estado do Ceará? Levando em consideração a região de Fortaleza, o litoral leste e oeste são cerca de 82 praias.

Entretanto, de acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o último boletim de balneabilidade do Estado indicou o seguinte panorama: no litoral oeste, 18 praias estão aptas ao banho de mar. Já no litoral leste são 17 praias liberadas pelo órgão.

Quais as melhores praias de Fortaleza?

Com 25km de litoral, Fortaleza é a capital do Estado do Ceará. A cidade conta com diversas praias e no geral, elas possuem boa infraestrutura. E quais as melhores praias do Ceará em Fortaleza?

De acordo com os moradores e turistas, as praias mais tops da capital são:

  • Praia do Futuro
  • Praia de Meireles
  • Praia de Iracema
praias do ceará iracema
Vista aérea da Praia Iracema, Ceará

Quais as melhores praias de Jericoacoara?

Jericoacoara, ou Jeri para os mais íntimos, é um dos destinos consagrados do litoral brasileiro. Algumas de suas praias figuram entre as melhores praias do nordeste. E não é para menos, não há como resistir a essas praias de águas quentes e areias brancas.


Se você vai conhecer Jeri, as melhores praias da região são:

  • Praia Principal
  • Praia da Malhada
  • Lagoa do Paraíso

Quais as melhores praias do Ceará para banho?

Se você é como eu que adora aproveitar um bom banho de mar para levar as más energias embora, precisa saber quais são as melhores praias do Ceará para banho. Com falésias, dunas e coqueirais, minhas indicações de praias para banho no CE são:

  • Canoa Quebrada (Aracati)
  • Morro Branco (Beberibe)
  • Lagoa do Paraíso (Jijoca de Jericoacoara)
  • Mundaú (Trairi)
  • Cumbuco (Caucaia)
  • Porto das Dunas (Aquiraz)
  • Praia do Futuro (Fortaleza)
melhores praias ceará para conhecer
Os coqueiros de Porto das Dunas dão um charme a mais, né?

Quais as melhores praias do Ceará para família?

Se você está viajando com a família e crianças estarão no grupo, o legal é escolher praias mais tranquilas. Assim elas podem curtir bastante e você não se preocupa tanto. Nesse sentido, as melhores praias do Ceará para família são:

  • Flecheiras
  • Lagoa Azul
  • Lagoa do Paraíso

Quais as melhores praias do Ceará para lua de mel?

Recém-casados gostam de aproveitar o clima romântico, né? Para quem vai curtir esse momento tão especial à dois, tenho algumas dicas de praias que vocês vão gostar de ver. Assim sendo, as melhores praias do Ceará para lua de mel são:

  • Praia de Cumbuco
  • Praia do Morro Branco
  • Praia da Redonda
  • Praia da Lagoinha

Quais as praias mais baratas do Ceará?

Normalmente, as praias mais famosas e badaladas costumam ser mais caras. Por isso, para descobrir as praias mais baratas do Ceará, vale a pena sair do circuito mais comum e se aventurar nas praias menos conhecidas. Confira algumas sugestões:

  • Praia de Mundaú
  • Lagoinha
  • Praia do Peroba
  • Praia de Ponta Grossa

Quais os melhores resorts do Ceará?

Para quem gosta de viajar e se hospedar em resorts com ampla estrutura de lazer e conforto de sobra, o Ceará tem ótimas opções. Separei algumas sugestões ao longo do litoral cearense que você vai amar!

Quais as melhores pousadas nas praias do Ceará?

E para fechar com chave de ouro, seguem as melhores pousadas pé na areia do Ceará. Afinal de contas, não há nada melhor do que dormir e acordar com a vista do mar, né?


Pronto para embarcar em uma aventura pelas praias do Ceará?

E aí, gostou de conhecer as melhores praias do Ceará? Conta pra gente quais que você mais gostou. Tem mais alguma sugestão para entrar nessa lista? Então deixa sua indicação nos comentários abaixo. Adoramos interagir com você!


Continue o planejamento da sua viagem:

7 passeios imperdíveis em Fortaleza

Passo a passo para organizar a sua viagem para Jericoacoara

Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @feaimee
Fe Aimee
Empreendedora e brecholeira, a revisora do Mala de Aventuras também é apaixonada por moda e astrologia e está sempre sonhando com a próxima viagem.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *