China | Categorias / Mala de Aventuras
China

China

China

Fazer uma viagem para a China é ter a certeza de mergulhar em um universo de contrastes: de um lado, tradições milenares que resistem ao tempo; de outro, cidades modernas que ditam tendências para o futuro.

É lá que você vai caminhar pela imponente Muralha da China, se perder nos templos antigos de Pequim e explorar os arranha-céus de Xangai, que parecem são super futurísticos.

Mesmo com as barreiras do idioma, da culinária e das longas horas de voo, o turismo na China pode ser encantador se você estiver pronto para se abrir para uma nova experiência. Agora é com você!

China – dicas práticas sobre o país

Não é todo mundo que deseja encarar uma viagem para a China, mas se você é aventureiro o bastante, podemos garantir que você vai se divertir nessa aventura.

Mas, para evitar que você passe perrengues desnecessários, confira algumas dicas práticas que vão salvar a sua viagem:

  • Língua oficial: o idioma oficial da China é o mandarim. Nas grandes cidades, algumas pessoas falam inglês em hotéis e atrações turísticas, mas no dia a dia pode ser difícil se comunicar. Vale baixar algum tradutor offline, como o Google Translate, e se tentar pedir ajuda, geralmente os mais jovens sabem algo de inglês.
  • Moeda: a moeda oficial da china é o yuan (conhecido pela sigla CNY ), também chamado de renminbi (sigla RMB e símbolo 元/¥). Você consegue trocar dólares ou euros facilmente em casas de câmbio oficiais. Muitos lugares aceitam cartão, mas ainda é comum pagar em dinheiro, principalmente fora dos grandes centros.
  • Visto: até junho de 2025, o visto para entrar no país era obrigatório, mas atualmente a China concedeu isenção de visto para brasileiros em viagens de até 30 dias. A principio, essa medida é válida até 31 de maio de 2026. Então, vale sempre ficar atento ao Portal Consular.
  • Seguro viagem: o seguro viagem China não é obrigatório, mas nós não recomendamos viajar sem essa proteção! Ainda mais para um país tão exótico! Além de cobrir emergências médicas, o seguro viagem facilita caso haja imprevistos com bagagem perdida ou voos atrasados/cancelados.
  • Vacinas: nenhuma vacina é obrigatória para quem pretende fazer turismo na China.
  • Saúde: a China possui um sistema de saúde coparticipativo em que parte é financiado pelo governo e a outra parte pelos residentes. Turistas deverão pagar por todo e qualquer atendimento e a conta pode ser bem cara. Essa é uma das importâncias de ter um seguro viagem!
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão na China é de 220v. As tomadas são do tipo A, C e I, ou seja, todas diferentes das tomadas brasileiras. Por isso, não esqueça de levar um adaptador universal.
  • Internet: a internet na China é um ponto delicado. Muitos apps e sites que usamos no dia a dia aqui no Brasil (Google, WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube) são bloqueados na China e, com isso, você vai precisar comprar um chip ou eSIM China com VPN integrada (como o da eSIM Holafly, sendo a opção mais prática), ou pagar um VPN para usar o chip da sua preferência. Só não da para ficar sem esse serviço que camufla sua localização e te permite acessar todos os apps normalmente.
Vale a pena começar a sua viagem por Pequim! Foto: @nandahudson

Turismo na China

Com seu extenso território, cada região turística da China parece um universo diferente. Cada uma das regiões tem sua própria cultura, culinária e destaques diferenciados. Enquanto algumas cidades são extremamente modernas e tecnológicas, outras vivem de natureza e calmaria.

Sendo assim, para você montar um roteiro China interessante, conheça um pouco mais de cada uma das regiões:

Norte da China

Essa é, sem dúvidas, a região mais visitada da China. Nela estão situados Pequim e a Grande Muralha da China, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, que atrai visitantes do mundo todo.

O Norte do país concentra os destinos mais históricos da China, com a Cidade Proibida, a Grande Muralha e Xi’an, famosa pelos “Guerreiros de Terracota”. Portanto, se você quer fazer uma imersão na história chinesa, esses destinos podem te surpreender.

Leste da China

Enquanto o Norte respira história, o Leste respira ares do futuro. Essa região é conhecida como a mais moderna e cosmopolita do país. Xangai é o grande destaque, com prédios enormes ultra modernos, robôs que já conseguem fazer entregas e muito mais! Mas você também pode se interessar por conhecer Suzhou e Hangzhou também.

Sul da China

A região ao Sul da China é uma mistura boa de se ver: enquanto Hong Kong e Macau unem Oriente e Ocidente de um jeito único, em Guilin as montanhas e lagos parecem formar um cenário digno de conto de fadas ou de séries épicas, como Game of Thrones.

Embora a região seja menos explorada, especialmente por viajantes brasileiros, vale a pena incluir no seu roteiro China para ter uma experiência singular nesse país de contraste!

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a China:

Quando viajar para a China?

Conforme já mencionamos, a China é um país muito grande em termos territoriais e, com isso, as regiões possuem diferentes climas. Mas, de modo geral, podemos dizer que as estações do ano são bem definidas no país, o que facilita bastante para os viajantes escolherem a época ideal para viajar.

Dito isso, a melhor época para viajar para a China costuma ser na primavera (de março a junho) e no outono (de setembro a dezembro). Isso porque essas estações intermediárias oferecem temperaturas agradáveis para turistar e o clima está mais estável.

grande muralha da china
Uma das 7 maravilhas do mundo! Foto: @nandahudson

Primavera na China

Com temperaturas amenas, a primavera na China é perfeita para aproveitar parques, jardins e atividades ao ar livre. Nesse período também a poluição costuma ser menor nas grandes cidades, como Pequim e Xangai, já que a alta umidade ajuda a limpar o ar, junto com as chuvas pontuais.

É na primavera também que acontece o famoso Festival das Lanternas, que acontece logo após o Ano Novo Chinês.

Destinos para conhecer na China na primavera:

  • Pequim
  • Grande Muralha da China
  • Xangai
  • Suzhou
  • Hangzhou
  • Guilin
muralha da china
Grande Muralha da China! Foto: @nandahudson

Verão na China

O verão na China é marcado por calor intenso em boa parte do país, com ares sufocantes nas grandes cidades, principalmente por conta da poluição. Essa época também é super movimentada para os chineses, já que as férias escolares acontecem durante o verão.

Destinos para conhecer na China no verão:

  • Tibete, com sua região montanhosa e mais fresca.

Outono na China

Como já comentamos, o outono é uma excelente estação para procura quando viajar para a China. O clima fica mais fresquinho e seco, com as paisagens coloridas pelos tons terrosos.

Entretanto, vale ficar atento à chamada Golden Week, um dos feriados mais importantes da China. Nesse período, os preços costumam ser elevados por conta da intensa movimentação de locais que aproveitam os dias de descanso para viajar.

Destinos para conhecer na China no outono:

  • Pequim
  • Xangai
  • Xi’an

Inverno na China

Os destinos da China mais turísticos possuem inverno rigoroso, chegando até mesmo a nevar em cidades como Pequim. Já no extremo Norte, as temperaturas chegam até -20 ºC! É uma estação desafiadora.

Principais destinos para conhecer na China

Agora que você já sabe a melhor época para conhecer a China e já teve acesso à dicas valiosas para aproveitar a sua viagem da melhor maneira, vamos agora explorar os destinos mais turísticos do país:

Pequim

Pequim é a capital chinesa e também a principal porta de entrada para quem visita o país pela primeira vez. Agitada e diferente, a cidade oferece um mix de culinária exótica, paisagens impressionantes e aromas curiosos.

Se você tem alguns dias pela capital, não deixe de visitar a Praça da Paz Celestial, que já foi palco de diversos eventos históricos do país, e o Mausoléu de Mao Tse Tung que fica ali na praça também. Assim, você otimiza o seu roteiro Pequim e não precisa gastar nada, já que ambos pontos turísticos são gratuitos.

Outras sugestões de o que fazer em Pequim são conhecer a famosa Cidade Proibida, o Templo do Céu, o Parque Behai e os subúrbios da cidade, chamados de Hutongs, onde moram os locais.

Nos arredores de Pequim também fica a Grande Muralha da China, com mais de 20 mil km de extensão! Imponente e histórica, você deve estar se perguntando como visitar a Muralha da China, já que ela é gigantesca. Primeiramente, você vai precisar escolher qual seção deseja visitar: Badaling, Mutianyu, Jinshanling ou Simantai. Mutianyu é a que visitamos através de um passeio bate e volta saindo de Pequim.

Aproveite para conferir nosso vlog contando como foi a nossa experiência em Pequim e na Muralha da China:

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Pequim:

Xangai

Xangai é a cidade que melhor traduz o contraste entre a tradição milenar e modernidade (ou o futurismo) na China. Essa metrópole cosmopolita está repleta de arranha-céus que se enchem de luzes a noite. O céu é o limite para o uso da tecnologia nesses prédios e por toda Xangai.

Mas nos jardins de Yu Garden, a arquitetura clássica chinesa ainda é preservada, sendo uma ótima opção de o que fazer em Xangai. Os mercadões oferecem a tradicional culinária chinesa e você pode conhecer a cultura do país através dos seus sabores. O Museu de Xangai é ideal para incluir um pouco de história no seu roteiro. E não deixe de passar nos rooftops e cafés descolados para celebrar essa cidade vibrante sempre em grande estilo!

Que tal se aventuras nas comidinhas chinesas? @nandahudson

Pronto para fazer uma viagem para a China?

A China vai muito além das comprinhas que muita gente adora! Permita-se viver uma experiência completamente fora do óbvio nesse país onde a tradição convive harmonicamente com o moderno!

Mala de Aventuras
Rolar para cima