
Curaçao
Melhores lugares para visitar
Curaçao é aquele destino que vai te encantar logo de cara. Com suas casinhas coloridas que parecem saídas de um quadro holandês e praias com tons de azul que nem o melhor filtro do Instagram consegue replicar, a ilha é o destino perfeito para quem busca o equilíbrio entre descanso e cultura.
Ainda menos turística do que sua vizinha, uma viagem para Curaçao é ideal para dias de sol, mar e experiências diferenciadas numa vibe multicultural e alegre.
Mesmo sendo uma ilha pequena, Curaçao tem muito a oferecer. Com um clima agradável o ano inteiro, você pode incluir facilmente esse país no seu radar!
Curaçao – dicas práticas sobre o país
Curaçao pode não ser o destino mais óbvio do Caribe, mas é justamente isso que faz da ilha uma escolha interessante. Distante da rota dos furacões, Curaçao é um país autônomo dentro do Reino dos Países Baixos e integra as “ilhas ABC”, junto com Aruba e Bonaire.
Atualmente, não existem voos diretos partindo do Brasil para Curaçao. Portanto esteja preparado para fazer uma (ou mais) escalas. Bogotá (para quem viaja pela Avianca) e Cidade do Panamá (para quem viaja pela Copa Airlines) são as cidades onde você fará escala e o lado bom disso é que a Copa Airlines, por exemplo, oferece stopover gratuito na Cidade do Panamá por até 4 dias! Assim, você pode aproveitar 2 destinos em uma mesma viagem.
Agora, para evitar perrengues em uma viagem para Curaçao, veja nossas dicas práticas:
- Língua oficial: Curaçao é um destino multicultural com influência holandesa e caribenha e, com isso, possui 3 idiomas oficiais, sendo eles: o Papiamento, o Holandês e o Inglês, mas o Papiamento é a língua crioula nativa e mais falada no dia a dia. Em regiões turísticas, você consegue conversar falando inglês sem problemas.
- Moeda: a moeda de Curaçao chama-se Florim Caribenho (conhecido pela sigla CG) e ela é super recente, adotada em março de 2025! Mas vale saber que o dólar americano é amplamente aceito em toda ilha.
- Visto: turistas brasileiros não precisam de visto para Curaçao em viagens de até 30 dias. Basta apenas preencher o Cartão Digital de Imigração (DI Card) online até 7 dias antes da viagem e apresentar o passaporte brasileiro válido na imigração. Você pode preencher o DI Card aqui.
- Seguro viagem: o seguro viagem Curaçao não é obrigatório, mas nós não recomendamos viajar sem essa proteção! Além de cobrir emergências médicas, o seguro viagem facilita caso haja imprevistos com bagagem perdida ou voos atrasados/cancelados. Você pode fazer a sua cotação nessa plataforma que sempre usamos e recomendamos.
- Vacina: sim, você precisa ter tomado a vacina da febre amarela para entrar em Curaçao e deve apresentar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), com a vacina tomada ao menos 10 dias antes da viagem. O CIVP você consegue emitir facilmente pelo app Meu SUS. Caso você tenha tomado a vacina já a algum tempo, basta visitar o postinho de saúde mais próximo da sua casa com o comprovante de vacinação e solicitar a inclusão no sistema.
- Saúde: o sistema de saúde de Curaçao é excelente, mas não é gratuito para turistas. Todo e qualquer atendimento será cobrado em dólares e, por isso, o seguro viagem é a melhor opção para o seu bolso, caso alguma emergência aconteça.
- Eletricidade: a voltagem elétrica em Curaçao é de 127V, então se você em aparelhos 220V fique atento! Além disso, as tomadas são Tipo A (dois pinos chatos) e Tipo B (três pinos), ou seja, não esqueça o seu adaptador.
- Internet: O melhor jeito de ter internet durante a sua viagem, é contratando um chip internacional Caribe. Hoje em dia, você pode comprar ainda no Brasil o seu chip sem mistério algum e ainda ter internet ilimitada durante toda a sua viagem.
Antes de continuar a leitura, que tal dar o PLAY e curtir um pouco como foi a nossa viagem para Curaçao?
Turismo em Curaçao
Você já sabe que Curaçao tem praias incríveis, mas precisamos te contar que as cidades são coloridas e vibrantes, com forte herança cultural. Com isso, o turismo em Curaçao vai muito além da beira mar: os passeios históricos e experiências na natureza também merecem destaque no seu roteiro.
Como já comentamos, diferente de grandes países ou arquipélagos, Curaçao é pequena, acolhedora e muito fácil de entender. Para facilitar seu roteiro Curaçao, gostamos de dividir a ilha em três porções: Capital, Praias da Costa Oeste e Áreas Naturais. Essa não é uma divisão oficial do mapa, mas é o segredo para você saber exatamente o que explorar em cada região.
Capital
A capital de Curaçao fica por conta da cidade de Willemstad e seus arredores, que são perfeitos para quem quer um roteiro repleto de praias e história. Passear pelas ruas vibrantes e cheias de charme deve ser uma prioridade em qualquer lista de o que fazer em Curaçao.
Praias da Costa Oeste
Não tem quem não se apaixone pelas praias da Costa Oeste e você pode visitá-las em um passeio no estilo bate e volta mesmo, caso prefira se hospedar na capital. As praias parecem que saíram de um filme: exóticas, com areia fina branquinha e um mar de um tom de azul que nunca vimos igual.
Aliás, quem nos levou para essa daytrip foi a Val do Dicas de Curaçao e estava tudo impecável. As praias mais famosas de Curaçao ficam na Costa Oeste e essa região também não pode ficar fora do seu roteiro.
Áreas Naturais
Por fim, a região central do país abriga áreas naturais importantes e atividades para quem gosta de aventuras ao ar livre. O Christoffel National Park é o destaque local, com trilhas, mirantes, o ponto mais alto da ilha e mais paisagens que vão te deixar de boca aberta, afinal, Curaçao sempre surpreende.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Curaçao:
- Onde ficar em Curaçao: os 13 melhores hotéis
- O que fazer em Curaçao: melhores praias, passeios e roteiro para 3, 5 e 10 dias de viagem
- Klein Curaçao: como é? quanto custa? como fazer o passeio?
- Seguro viagem Curaçao: como escolher o melhor e mais barato
Quando viajar para Curaçao?
A boa notícia é que Curaçao é aquele destino que pode ser facilmente explorado o ano inteiro, já que os termômetros nunca chegam a marcar temperaturas frias, por exemplo. O clima em Curaçao é tropical, quente e estável durante todo o ano.
Outra grande vantagem de Curaçao é que essa ilha caribenha está fora da rota dos furacões famosos na América Central. Então, você não vai precisar se preocupar com tempestades e outros eventos da natureza!
Por outro lado, existem sim períodos com maiores chances de chuva no país. A chamada estação chuvosa segue apenas de outubro a dezembro, com pancadas rápidas de chuva. Você provavelmente não terá tantos problemas nos seus passeios com isso e ainda conseguirá aproveitar preços melhores nessa temporada.
Nos outros meses, o clima segue ensolarado, com pouca umidade no ar e chances de chuva praticamente inexistentes. Entre janeiro e setembro a alta temporada movimenta o país com mais fluxo turístico e preços mais elevados tanto nos hotéis, quanto nos passeios.
Principais destinos para conhecer em Curaçao
Na hora de planejar um roteiro Curaçao, existem alguns lugares mágicos do país que não podem ficar de fora. Veja só:
Willemstad
Conforme já comentamos, Willemstad é a capital de Curaçao e, por isso, o coração pulsante desse pequeno país. Quem visita a ilha não pode deixar de separar um ou dois dias para curtir a capital com suas ruas históricas, casarões coloniais, museus, restaurantes, lojas e todo o agito caribenho.
Os melhores hotéis onde ficar em Curaçao geralmente estão em Willemstad, incluindo excelentes resorts all inclusive. O que é ótimo para quem quer aproveitar de tudo um pouco.
As praias da região são mais urbanas e movimentadas e as melhores praias de Curaçao ficam mais distantes. Sabe aquelas praias que parecem intocadas? Então, para visitá-las você vai precisar alugar um carro ou contratar daytrips, já que elas ficam fora do agito do centrinho da cidade. Aliás, recomendamos visitar as seguintes praias: Cas Abao, Kenepa Grandi e Kalki.
Estar hospedado em Willemstad não será um problema já que praticamente todos os passeios partem de lá. Seja para Klein, seja para as praias da Costa Oeste, você vai ter bastante facilidade em conseguir visitar os principais pontos turísticos do país.
Klein
Klein, Curaçao, é uma pequena ilha mágica no meio do marzão azul cristalino do Caribe. Mas calma: ela não é habitada e você só consegue acessá-la através de passeios de barco naquele esquema bate e volta. Vale a pena? Vale MUITO! Porque o lugar é simplesmente paradisíaco, diríamos que é o ponto alto da viagem mesmo.
Existem diversos tipos de embarcações que te levam para Klein: desde catamarãs até iates luxuosos. Nós optamos por contratar um passeio de catamarã e não nos arrependemos. Acordamos cedinho e pegamos o barco em uma viagem de cerca de 2h até Klein.
Lá, pudemos curtir uma praia praticamente deserta, fazer snorkel, nadar com tartarugas marinhas, visitar um farol abandonado e até ver um navio encalhado submerso! Os aventureiros vão poder aproveitar também de esportes aquáticos, como o kitesurf, que é bem comum na região.
Pronto para fazer turismo em Curaçao?
Não há dúvidas de que Curaçao é um destino apaixonante. Para planejar seu roteiro do sonhos, conte com as nossas dicas.


![Chip internacional Curaçao: quanto custa? qual o melhor? [2026] Chip internacional Curaçao: quanto custa? qual o melhor? [2026]](https://www.maladeaventuras.com/wp-content/uploads/2025/12/chip-internacional-curacao-e1766457004894-1024x769.jpg)


![Chip internacional Curaçao: quanto custa? qual o melhor? [2026] Chip internacional Curaçao: quanto custa? qual o melhor? [2026]](https://www.maladeaventuras.com/wp-content/uploads/2025/12/chip-internacional-curacao-e1766457004894-300x225.jpg)























