A Peneda-Gerês, Portugal é o único parque nacional do país e lá você verá algumas das paisagens mais bonitas das terras portuguesas. Estivemos por alguns dias na região e tivemos a oportunidade de explorar o parque o suficiente para afirmar que ele é muito lindo e fica a apenas 1 hora de Braga. Sem dúvida, vale a visita!
Coberta por florestas belíssimas, cachoeiras de tirar o fôlego, rios e uma grande biodiversidade, Gerês é uma verdadeira joia e nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele. Preparamos esse guia com todas informações para você planejar uma viagem incrível.
Então, continue sua leitura para descobrir o que fazer no Gerês.

O que fazer em Gerês, Portugal: TOP 5 passeios
Não faltam atrações para desbravar dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês. Mas se você já quer ir direto ao ponto, aqui vai um compilado com as melhores atrações na nossa opinião. Estivemos lá recentemente e essas foram nossas queridinhas. Veja só:
| Passeio | Por que indicamos? |
|---|---|
| Visitar a belíssima Cascata Portela do Homem | Piscinas naturais de águas esmeralda, acesso simples e cenário fotogênico na Mata da Albergaria. |
| Fazer a trilha até a Cascata do Arado | Trilha curta e bem sinalizada com miradouros e quedas d’água em patamares, ideal para iniciantes. |
| Se aventurar em uma canoagem pelos rios do Gerês | Experiência guiada e segura que revela praias fluviais escondidas e paisagens montanhosas do Gerês. |
| Aproveitar as praias de rio | Águas límpidas e ambiente tranquilo com sombra e, em alguns pontos, boa infraestrutura para famílias. |
| Observar a vista no Miradouro da Pedra Bela | Vista panorâmica icônica para a Caniçada, acesso fácil e pôr do sol imperdível para fotos. |
Onde fica o Parque Nacional Peneda-Gerês?
Antes de mais nada, você já ouviu falar nesse parque nacional português? Sabe onde fica Gerês? Bom, essa é uma região no norte de Portugal, próximo a fronteira com a Espanha e a destinos bem famosos, como Braga.
Vale saber que o território do parque abrange três municípios portugueses, Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Além disso, Braga é a principal porta de entrada para Gerês.
Como chegar no Parque Nacional Peneda-Gerês?
Gerês, Portugal está a cerca de 40km de distância de Braga e 96km do Porto. Você consegue chegar ao parque de ônibus, carro ou mesmo em excursões. Conntinue sua leitura para descobrir mais detalhes.
– Aluguel de Carro
Se você quer mais independência para se locomover, alugar um carro em Gerês, Portugal é a melhor opção. De carro, você pode explorar a região do parque no seu próprio ritmo, parando pelo caminho e explorando novas possibilidades. Além disso, essa opção também é especialmente interessante para quem está viajando com amigos ou família grande.

Nós fomos de carro até Gerês e achamos muito prático. Certamente, a liberdade de decidir quando e onde ir, sem depender de horários de transporte público ou tours fixos, torna toda a experiência muito mais agradável.
Existem diversas locadoras que oferecem esse serviço e você pode cotar os preços antes mesmo de sair de casa. Nós gostamos de usar buscadores para comparar as opções lado a lado e avaliar qual vai atender melhor as necessidades do nosso grupo. Um site que temos usado para isso é o Discover Cars. A plataforma é incrível, com filtros práticos e avaliações reais.
– Bate-volta saindo do Porto
No entanto, se você não tem orçamento para alugar um carro, ou mesmo a Permissão Internacional para Dirigir – PID, uma alternativa interessante é contratar um tour bate e volta. Inclusive encontramos essa excursão que parte da cidade do Porto e é bem prática, pois inclui até um piquenique.
Lembre-se que um passeio como esse tem uma duração maior. Por isso é importante deixar o dia inteiro dedicado ao parque em seu roteiro.
O que fazer no Parque Nacional Peneda-Gerês
Mas afinal, o que fazer no Peneda-Gerês? Definitavemente, opções são o que não faltam. Com sua beleza de tirar o fôlego, o parque nos convida a desbravar trilhas até cachoeiras, piscinas naturais, ruínas e diversos outros cenários de filme. E para ajudar a planejar seu roteiro, selecionamos alguns locais que não podem ficar de fora do seu radar.
1. Cascata Portela do Homem
Primeiramente, a Cascata Portela do homem é uma das melhores cachoeiras no Gerês. Ela possui águas com uma belíssima tonalidade verde transparente.
Algo que a torna bastante popular é o fato de que a cachoeira é bastante acessível. Ela fica na chamada Mata de Albergaria e é preciso estacionar o carro no estacionamento a cerca de 1 km da cachoeira.

2. Cascata do Arado
Localizada nas Terras de Bouro, a Cascata do Arado é uma das melhores cachoeiras Gerês. Ela fica a menos de 1 km da estrada principal, e para acessá-la você deverá subir uma escadaria improvisada nas rochas.
A cascata do Arado é linda! Recomendamos que você chegue lá por volta do meio dia para aproveitar o sol. Como essa cachoeira fica entre rochas, se você for enquanto o sol não bate nela, a água fica super fria.

3. Cascatas do Tahiti
A 30 minutos de carro de Xertelo encontramos as famosas Cascatas do Tahiti, também chamadas de cascatas de Fecha de Barjas. Elas são formadas pelas águas do rio Arado e criam um visual deslumbrante enquanto escorrem pelas rochas.
O poço de água é incrivelmente cristalino e te convida a um banho refrescante. Contudo, ela não é muito segura nem indicada para crianças, pois para passar de uma piscinas para a outra, é preciso saltar e quedas são frequentes.
#DicaDaNanda: Nos últimos anos a Cascata do Tahiti mudou bastante. Ela se tornou tão popular que às vezes é impossível achar um cantinho para ficar com tranquilidade. Se você deseja fugir dos aglomerados de pessoas, melhor escolhar outra cascata no parque para visitar.
4. Miradouro da Pedra Bela
Existem diversos miradouros em Gerês, Portugal, mas um dos mais bonitos é o da Pedra Bela. Há 800 m de altitude você terá uma vista indevassada do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada.
O miradouro da Pedra Bela fica no caminho para a Cascata do Arado. Em vez de seguir em frente até a cachoeira, você deve virar para direita e continuar caminhando até o mirante. E o melhor horário para ir é no final da tarde. O pôr do sol é espetacular.
Vale saber: Existe ainda mais de um miradouro na Pedra Bela, fazendo com que a região seja o local de visita mais procurado do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

5. Trilha das Sete Lagoas
Por sua vez, a trilha das Sete Lagoas é uma das principais atrações em um roteiro Gerês. Ela começa na pequena vila de Xertelo durante o trajeto você vai passar por sete pequenas piscinas naturais belíssimas ao longo do Rio Cávado.
As piscinas possuem águas cristalinas e o visual é de tirar o fôlego. Sem dúvida, esse é o tipo do passeio que merece ser degustado com tranquilidade. Em nossa opinião, a trilha das Sete Lagoas pode ocupar um dia inteiro. Assim, você aproveita cada parada.
Esta é uma trilha muito segura e relativamente fácil de completar, apesar dos 12km de extensão. Caso você esteja em Gerês no verão, este é um programa perfeito para os amantes de trekking.
#DicaDaNanda: Em uma trilha como essa, ter o calçado adequado é fundamental. E se você não sabe qual escolher, nosso post de botas de trekking pode ser muito útil.

6. Praia Fluvial de Alqueirão (Praias de rio)
Agora, se você está planejando um roteiro Gerês no verão, a dica é conhecer as praias fluviais. E justamente a melhor delas é a praia pluvial de Alqueirão. Ela fica próxima do Vilarinho da Furna, facilitando a visita aos dois locais.
A praia pluvial de Alqueirão possui uma longa faixa de areia branca. No entorno da praia existem diversos locais onde é possóvel fazer fazer piqueniques em família.
No entanto, vale saber que essa não é a única praia de rio em Gerês, Portugal. Por exemplo, a praia do Rio Barca possui ótima estrutura e é uma das mais limpas, já a praia do Rio Campos é super tranquila e ideal para as famílias. Já a praia do Rio México é a mais badalada e queridinha dos jovens.
Passeios de aventura para fazer no Gerês
Para quem é do time que curte passeios com mais adrenalina, saiba que Gerês está repleto de ótimas opções. Agora vamos te apresentar aventuras imperdíveis no parque.
7. Canoying
Quem não tem medo de se aventurar vai gostar bastante de fazer esse canyoning no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Nesse passeio você irá descer cânions, nadar em trechos de rio sentindo na pele a adrenalina dessa experiência ao ar livre.

A atividade é perfeita tanto para iniciantes quanto para aventureiros que já praticam o esporte. Ela é toda conduzida por guias experientes, que ajustam o ritmo do grupo para garantir conforto e segurança do início ao fim.
A segurança é sempre uma prioridade. Além dos guias altamente qualificados, os equipamentos eram novinhos. Inclusive eles disponibilizam roupas de neoprene e botas, já que a gente se molha em boa parte do percurso.
Durante todo o trajeto não faltarão cenários incríveis e uma pitada de desafio. Prepare-se para fazer rapel em rochas, escorregar por tobogãs naturais e até saltar de rochas em poços de água cristalina. Sem dúvida, uma experiência e tanto!
Vale saber: O passeio dura cerca de 3 horas e em alguns trechos vai exigir bastante dos participantes. No entanto, o guia dá opções diferentes e ajuda no trajeto. Se você tem coragem para encarar essa aventura, reserve seu passeio no site da Civitatis.
8. Trilha aquática
Em seguida, a trilha aquática pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês é indicada para quem deseja se conectar com a natureza desse ecossistema único. Ao longo do passeio você vai passar por trechos de rio super limpos e cenários de tirar o fôlego. Há ainda espaço para diversão ao descer nos tobogãs naturais.
A atividade acontece na região do rio Varziela e conta com guias especializados, que orientam cada etapa para garantir segurança e conforto do início ao fim. E o melhor de tudo é que esse é um passeio para toda a família, já que crianças a partir de 6 anos podem ir.

9. Tour de bike elétrica com guia
Outra forma bastante divertida de desbravar Gerês no verão é fazendo esse passeio e-MTB com almoço típico. Você irá cruzar as diversas paisagens do parque em uma bicicleta elétrica, sempre com o acompanhamento de um guia e de outros viajantes.
Esse passeio tem cerca de 6 horas de atividade e há uma pausa para um almoço típico ao ar livre. Para reservar com tranquilidade, basta acessar o site do GetYourGuide e comprar seu passeio com antecedência.
#DicaDaNanda: O tour exige experiência prévia com mountain bike em trilhas de terra e pedra e um bom nível de preparo físico.
10. Passeio a cavalo no Parque Nacional da Peneda Gerês
Por fim, o passeio a cavalo vai proporcionar ótimos momentos dentro do parque. Por duas horas você vai cavalgar por trilhas antigas e miradouros de montanha. Conduzido por um guia especialista, o percurso atravessa caminhos de terra e passa pelas ruínas da lendária aldeia de Vilarinho da Furna.
Certamente você irá se encantar pelo roteiro cênico do passeio. E você ainda pode reservar com antecedência e planejar com calma seu roteiro se comprar seu passeio no site do GetYourGuide.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa O que fazer no Gerês em Portugal
Planejar uma viagem a qualquer destino internacional pode nos deixar com muitas dúvidas. Por isso, reunimos algumas das perguntas feitas por nossos leitores para responder a seguir.
Onde se hospedar perto do Parque Nacional Peneda Gerês?
Quem deseja ficar mais tempo em Gerês vai precisar de uma acomodação, né? Fizemos uma pesquisa e encontramos hotéis e pousadas encantadores:
Qual é a melhor época para ir no Gerês?
Na verdade, você pode visitar o parque durante todo o ano. Por exemplo, Gerês no inverno fica coberto de neve branca e atrai muitos turistas em busca de aventura.
Em contrapartida, o verão chega com cascatas e poços de águas cristalinas. Esta é época perfeita para se refrescar nas piscinas naturais do parque.
Como ir de Braga até o Gerês?
Existem algumas formas de se chegar ao Parque Nacional Peneda-Gerês. Nós optamos pelo carro por conta da praticidade e por estarmos em um roteiro de campervan. São apenas 38km de distância e a estrada é tranquila.
Por outro lado, você também pode ir de ônibus (a viagem dura cerca de 1 hora). Outra opção bem confortável é fazer a excursão ao Parque saindo de Braga.
O que visitar em 1 dia no Gerês?
Está planejando um bate e volta a Gerês, Portugal? Então confira os passeios imperdíveis em qualquer roteiro Gerês de 1 dia:
- Miradouro da Pedra Bela
- Cascata do Arado
- Mata de Albergaria, Geira Romana e Portela do Homem
- São Bento da Porta Aberta
- Fecha de Barjas
Qual o melhor roteiro Gerês?
Pronto para desbravar Gerês, Portugal?
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é muito mais do que um simples destino de viagem em Portugal. Das cascatas secretas e lagoas de água esmeralda aos trilhos que contam histórias de tempos antigos, você irá se surpreender com esse lugar. Comece agora a planear o seu roteiro pelo Gerês e descubra por que este paraíso natural conquista o coração de todos.
Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de 2 dias + 15 lugares imperdíveis
Aluguel de campervan em Portugal: como é viajar de van + roteiro pelo Algarve



























