O que fazer em Braga, Portugal: sugestão de roteiro de 1 a 5 dias
O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de 2 dias + 15 lugares imperdíveis

O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de 2 dias + 15 lugares imperdíveis

Braga é daquelas cidades que conquistam no primeiro passeio. A menos de 1 hora do Porto, ela é perfeita para um fim de semana bem aproveitado ou mesmo mais dias. E se você está planejando sua viagem e quer saber o que fazer em Braga, chegou ao lugar certo.

Depois de explorar as belezas da cidade, montamos esse guia prático para você aproveitar Braga com a calma que ela merece. Explore com a gente os templos icônicos, jardins instagramáveis, museus, cafés históricos, faça um passeio de tuk tuk pela cidade e explore os miradouros que rendem pores do sol inesquecíveis.

Continue sua leitura e descubra o que fazer em Braga.

melhores coisas o que fazer em braga
Braga é um destino imperdível no Norte de Portugal. Foto: @nandahudson

O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de até 5 dias

E para já te dar um gostinho do que vem por aí, começamos com uma sugestão do que é realmente imperdível em qualquer roteiro em Braga. Depois é só continuar sua leitura e ver os detalhes de cada passeio!

Dia Roteiro
Dia 01 Santuário do Bom Jesus do Monte + Santuário do Sameiro + Avenida da Liberdade + Parque da Ponte
Dia 02 Jardim de Santa Bárbara + Arco da Porta Nova + Centro histórico de Braga + Palácio do Raio + Mosteiro de Tibães
Dia 03 Sé de Braga (Catedral de Braga) + Biscainhos Museum + Torre de Braga + Fonte do Ídolo
Dia 04 Parque Nacional Peneda-Gerês
Dia 05 Excursão a Guimarães

Braga foi uma das nossas paradas em nosso roteiro Portugal. E você pode acompanhar nossas aventuras nesse vídeo.

O que fazer em Braga: pontos turísticos

Braga, uma das cidades mais antigas de Portugal, combina tradição e juventude em um centro histórico vibrante repleto de monumentos, jardins e miradouros. A seguir, você vai poder conferir os principais pontos turísticos de Braga.

1. Santuário do Bom Jesus do Monte

Se dúvida, o Santuário do Bom Jesus do Monte é a principar coisa o que conhecer em Braga. Ele é o maior ponto turístico de Braga e antes que você diga que esse tipo de passeio não combina com você, já vamos adiantar que ele vale a pena o seu tempo.

O santuário é acessível por funicular, ou por uma deslumbrante escadaria barroca que irá exigir mais do seu condicionamento físico. Inclusive ela nos lembrou da escadaria do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, MG.

roteiro em braga 2 dias
A escadaria que leva até Bom Jesus do Monte.

A irgreja está rodeada por belos jardins, algumas grutas artificiais, restaurante e até hotéis. Considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o santuário data do século XIV e fica a cerca de 6km de distância do centro de Braga. E para não perder nenhum detalhe do complexo, recomendamos fazer a visita guiada.

Vale saber: Lá do alto você terá uma vista panorâmica de tirar o fôlego de Braga!

2. Santuário do Sameiro

Outra dica o que visitar em Braga e arredores é o Santuário do Sameiro. Fundado em 1863, ele é um dos maiores santuários marianos de Portugal e anualmente recebe milhares de peregrinos.

O Santuário do Sameiro fica no topo de uma colina e para chegar até ele vai precisar encarar uma longa escadaria. A igreja é uma majestosa construção no estilo neoclássico, já o seu interior é mais modesto, mas não menos bonito.

braga com crianças
Braga possui diversos santuários impressionantes. Foto: @nandahudson

3. Sé de Braga (Catedral de Braga)

A Catedral de Braga, também conhecida como Sé de Braga, é a catedral mais antiga do país. Sua construção data do século XI e a arquitetura mescla os estilos românico, gótico e barroco. Aliás, seu interior impressiona pela riqueza de detalhes.

No interior da catedral você pode conhecer os túmulos de Henrique de Borgonha e Teresa de Leão. Além disso, você poderá admirar as capelas lindamente decoradas com os típicos azulejos azuis, um órgão belíssimo e um museu com arte e artefatos sacros.

#DicaDaNanda: A Catedral de Braga uma das atrações na cidade onde você pode fazer uma visita guiada. E uma ótima dica é fazer o free tour por Braga. Com ele você pode conhecer os principais pontos turísticos sem gastar muito.

4. Jardim de Santa Bárbara

Localizado no coração de Braga, o Jardim de Santa Bárbara é uma das joias escondidas da cidade. Ele fica aberto o ano todo e conta com diversos canteiros de flores, estátuas e vestígios de arcos medievais. Um dos destaque desse espaço incrível é a fonte com a estátua de Santa Bárbara.

Embora ele funcione todos os meses do ano, a melhor época para visitar o jardim é durante a primavera e o início do verão. Entre março e junho, as flores estão incríveis e tudo fica mais bonito. Nós adoramos o clima desse lugar!

passeios em braga
O belíssimo Jardim de Santa Bárbara.

5. Palácio e Museu dos Biscainhos

Por sua vez, o Palácio e Museu dos Biscainhos não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Braga. Ele já foi a residência de uma família nobre portuguesa e transformado em museu em 1978.

A visita ao palácio é incrível. Seu interior possui cômodos ricamente ornamentados. As paredes de azulejos são uma verdadeira obra de arte. Ah! E não se esqueça. Depois de visitar o museu, saia e passeie pelos jardins.

museus de portugal
Palácio e Museu dos Biscainhos.

6. Mosteiro de Tibães

Situado fora do eixo centro histórico de Braga, o Mosteiro de São Martinho de Tibães é um belíssimo exemplo de arte rococó. O interior da capela-mor possui um rico trabalho em talha dourada, que contrasta brilhantemente com as paredes e teto brancos.

A visita ao mosteiro inclui a passagem pelo claustro do cemitério, igreja, sacristia, coro alto, aposentos do D. Abade, galeria dos ex-abades, hospedaria, barbearia, botica, biblioteca, dentre outros ambientes. Dada a sua importância histórica, o Mosteiro de Tibães é uma ótima dica de passeios em Braga com crianças.

pontos turísticos em braga
Mosteiro de Tibães.

7. Fonte do Ídolo

Datado do século I, a Fonte do Ídolo é um santuário rupestre de grande importância. Ela se trata de um afloramento natural de granito com diversas inscrições e figuras esculpidas.

O que fazer em Braga: centro histórico

No centro histórico de Braga, cada esquina revela séculos de história emoldurados por fachadas barrocas, azulejos e varandas de ferro. Continue sua leitura e descubra o que fazer em Braga por lá.

8. Centro histórico de Braga – Rua do Souto

No centro histórico de Braga, podemos dizer que a Rua do Souto é o coração pulsante da região. Ela começa no Arco da Porta Nova e vai até próximo da Praça da República, a principal praça da cidade.

Por lá você encontra diversas lojas e restaurantes para provar o melhor da gastronomia portuguesa. Alguns dos pontos imperdíveis nessa rua são a Chocolateria Equador e o Café a Brasileira, um dos mais famosos de Braga.

9. Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova é um dos pontos turísticos em Braga que você deve incluir em seu roteiro. Mesclando os estilos barroco e neoclássico, ele marca a entrada do centro histórico. Vale a pena passar por esse marco para tirar algumas fotos.

o que conhecer em braga
Arco da Porta Nova

10. Palácio do Raio

Por sua vez, o Palácio do Raio foi um dos lugares mais bonitos que visitamos em nossa viagem a Braga. Sua fachada é coberta com azulejos, criando um cenário sensacional.

O palácio foi construído no século XVIII para ser residência do nobre João Duarte Faria, mas foi adquirido, anos depois, por Miguel José Raio, que lhe deu o nome. Vale saber que o prédio já serviu como hospital e hoje funciona como museu, que mergulha na história da cidade e do próprio edifício.

centro histórico de braga
O Palácio do Raio e sua belíssima arquitetura. Foto: @nandahudson.

11. Avenida da Liberdade

Por fim, recomendamos incluir uma caminhada pela Avenida da Liberdade em seu roteiro Braga. Ela é a principal artéria da cidade e está toda decorada com belos canteiros de flores.

Ao longo do trajeto da avenida, você vai encontrar diversas lojas, cafés e restaurantes. Além disso, ela é perfeita para um passeio tranquilo. Seja para fazer compras, jantar ou simplesmente observar as pessoas, a Avenida da Liberdade é onde você sentirá o coração da cidade.

O que fazer em Braga: gastronomia

Em Braga, a gastronomia é um convite a saborear a alma minhota. Prove clássicos como o bacalhau à Braga, os rojões à moda do Minho com papas de sarrabulho, o arroz de pica no chão e o caldo verde, sempre acompanhados de uma boa broa de milho e um copo de vinho. Para adoçar o roteiro em Braga, não faltam tentações, tais como o pudim Abade de Priscos e as Tíbias de Braga.

12. Tomar café em uma tradicional padaria portuguesa

No melhor estilo neoclássico, o Café A Brasileira é um dos mais belos cafés históricos do Mundo. Ela fica na esquina do Largo Barão de São Martinho e se destaca pela sua icônica fachada azul e branca.

O café abriu suas portas em 1907 e possui uma longa história. Atualmente ele se tornou um ponto de encontro bastante popular entre os moradoresde todas as idades. Não deixe de passar no estabelecimento para saborear uma xícara de café fresco ou um delicioso pastel.

13. Comer o Bacalhau à braga

Nada traduz mais a gastronomia portuguesa do que um belo prato de bacalhau! E é claro que em Braga o icônico peixe teria sua própria receita regional. No Norte de Portugal ele é conhecido como Bacalhau à Minhota, ou Bacalhau à Narcisa.

onde comer em braga
Não deixe de experimentar o legítimo Bacalhao a Braga.

Basta você encontrar um bom restaurante e pedir esse prato para se surpreender com o sabor. A estrela neste prato são os belíssimos lombos de bacalhau fritos, cobertos com cebola e pimentões grelhados. Normalmente ele é servido com batatas fritas. E não esqueça um bom vinho para acompanhar!

E se você ficou com água na boca, anote alguns endereços de onde comer em Braga o Bacalhau à Narcisa:

14. experimentar o Pudim abade de priscos

Depois de saborear um almoço ou jantar com o Bacalhau à braga, nada melhor do que provar esta sobremesa tradicional portuguesa originária de Braga. O pudim abade de priscos é um doce super cremoso e que dá vontade de comer de joelhos.

Ele leva açúcar, água, bacon, canela, cascas de limão e uma quantidade significativa de gemas de ovo. E o diferencial é a inclusão de bacon adicionando um sabor diferenciado.

doces portugueses
Pudim Abade de Priscos.

O que fazer em Braga: bate-volta

A partir de Braga, dá para fazer bate‑voltas que misturam história, mar e natureza. Então confira nossa dica do que fazer pelos arredores da cidade.

15. Parque Nacional Peneda-Gerês

Se você é do time que curte natureza e está indo a Portugal justamente no verão, vale muito a pena separar um ou dois dias para aproveitar o Parque Nacional Peneda-Gerês. O parque é muito lindo e fica a apenas 1 hora de Braga.

Dentro da área do parque você vai encontrar diversas trilhas. Muitas delas levam até cachoeiras perfeitas para um banho refrescante. Outro ponto imperdível é o mirante Pedra Bela. De lá a vista da região é impagável.

#DicaDaNanda: Você pode visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês sem se preocupar com deslocamento fazendo esta excursão.

passeios nos arredores de braga
Parque Nacional Peneda-Gerês

O que fazer em Braga: roteiros

Depois de descobrir todas essas coisas o que fazer em Braga, você provavelmente irá precisar de ajuda para encaixar tudo isso em um roteito, certo? Por isso trouxemos 3 sugestões incríveis que podem ser customizadas conforme seu gosto e sua necessidade.

O que fazer em Braga: 1 dia

Para o primeiro dia, recomendamos concentrar os principais pontos turísticos de Braga. Comece o dia no Santuário do Bom Jesus do Monte, chegando cedo para aproveitar a luz suave e o ambiente ainda tranquilo.

Depois, siga do Bom Jesus para o Santuário do Sameiro, que fica a cerca de 5 a 10 minutos de carro ou táx. Ao chegar lá, aproveite a atmosfera do local, bem como dessa igreja que é uma das mais importantes de Portugal. Em seguida, desça em direção ao centro para a zona da Avenida da Liberdade e Praça da República.

o que fazer em braga em um dia
Amamos conhecer Braga. Foto: @nandahudson

Para o almoço, fique pelo entorno da Avenida da Liberdade, Rua do Souto ou Praça da República, onde há boas opções para provar clássicos locais como o bacalhau à Braga (à minhota). Para adoçar, busque o tradicional pudim Abade de Priscos.

Após o almoço, percorra com calma a Avenida da Liberdade, partindo da Praça da República e seguindo até o Theatro Circo. Para encerrar o dia, rume ao Parque da Ponte. Lá, o clima desacelera e em dias quentes, a copa das árvores refresca.

O que fazer em Braga: 3 dias

Comece o segundo dia pelo Jardim de Santa Bárbara. Circule com calma pelos canteiros floridos e aproveite ao máximo esse refúgio em Braga. Siga a pé até o Arco da Porta Nova e explore sem pressa o centro histórico, passando pela Praça da República, Rua do Souto e Largo do Paço.

Por entre pequenas igrejas, fachadas com azulejos e varandas de ferro, o charme está em reparar nos detalhes. E não esqueça de parar para um café no A Brasileira.

Na sequência, caminhe  até o Palácio do Raio, famoso pela fachada azul de azulejos e curvas rococó. Mesmo que você não entre, a frente do edifício já rende ótimas fotos. Agora, se o interior estiver aberto, aproveite para ver exposições relacionadas ao barroco bracarense e à história religiosa local.

Quando sentir que fechou o “circuito urbano”, vale a pena conhecer o Mosteiro de Tibães, antiga casa‑mãe dos beneditinos em Portugal e no Brasil. Na volta, se ainda tiver disposição, finalize com um jantar tranquilo no centro.

roteiro braga 3 dias

Quem procura o que fazer em Braga em 3 dias deve começar o terceiro pela Sé de Braga, um dos grandes marcos da cidade. Ao sair, aproveite para passear pelo entorno imediato da Sé, onde ruelas históricas e pequenas praças revelam ângulos fotogênicos e lojinhas interessantes.

Em seguida, siga para o Museu dos Biscainhos, instalado num palácio barroco com jardins adoráveis. As salas preservam ambientes de época, azulejaria e objetos decorativos que contam a vida da nobreza local. Depois, rume à Torre de Braga ou o que restou do antigo castelo medieval. Para fechar, vá até a Fonte do Ídolo, santuário rupestre romano do século I com inscrições dedicadas à divindade Tongoenabiagus.

O que fazer em Braga: 5 dias

Por fim, se você tem tempo para um roteiro Braga 5 dias, que tal aproveitar para explorar os arredores da cidade. No quarto dia, por exemplo, sugerimos a visita ao incrível Parque Nacional Peneda-Gerês. Ele já estava em nossa lista de desejos a um tempo, mas só agora conseguimos realizar. O parque está repleto de cenário belíssimos e cachoeiras de tirar o fôlego.

Já no quinto e último dia, você pode fazer uma excursão a Guimarães, considerada o berço de Portugal por causa do nascimento de seu primeiro rei, D. Afonso Henriques.

Dicas de viagem Braga

Antes de finalizar, temos ainda dicas incríveis para te ajudar a planejar uma viagem incrível a Braga, Portugal.

Onde fica Braga

Braga é uma cidade no norte de Portugal e a mais antiga do país. Ela fica na região geográfica do Minho, a 40 minutos de outra cidade que não pode ficar de fora de um roteiro Portugal clássico: Porto.

dicas de viagem braga
Braga é um super destino no Norte de Portugal. Foto: @nandahudson

Como chegar em Braga

Vale saber que Braga não possui aeroporto. Dessa forma, a melhor forma de chegar até a cidade é partir do aeroporto em Porto a cerca de 55km de distância. A partir daí, de carro, ônibus ou trem é o jeito de como ir do Porto para Braga.

De trem, a viagem dura um pouco mais de uma hora. Já de ônibus o trajeto é um pouco mais rápido e leva cerca de 40 minutos. Se você estiver vindo diretamente do aeroporto do Porto, há um transfer ótimo para te levar até Braga.

Também há a possibilidade de como ir de Lisboa a Braga. Contudo, a distância é de cerca de 3h30 e acaba sendo mais cansativo. Mas se você estiver em uma roadtrip pode valer a pena.

Como se locomover em Braga

Não existe sistema de metrô em Braga, mas você pode se locomover utilizando ônibus ou carro de aplicativo. Além disso, também dá para andar a pé pelo centro da cidade.

Qual a melhor época para visitar Braga

Sem dúvida, a melhor época para visitar Braga é entre Maio e Setembro. Durante o Verão e a Primavera você irá encontra um clima ótimo para curtir a cidade e os arredores.

E aí, pronto para decidir o que fazer em Braga?

Braga é um destino surpreendente no Norte de Portugal. Esperamos que nossas dicas te ajudem a planejar sua viagem. Ah! E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.


Você também vai gostar de ler:

Aluguel de campervan em Portugal: como é viajar de van + roteiro pelo Algarve

eSIM Portugal: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?

Chip de internet barato Portugal: quanto custa? como comprar? qual o melhor?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima