O que fazer em Marrakech em 2, 3 ou 5 dias de viagem
O que fazer em Marrakech em 2, 3 ou 5 dias de viagem

O que fazer em Marrakech em 2, 3 ou 5 dias de viagem

Sem dúvida, este não é um destino comum no Marrocos, aliás, nada é comum nesse país com tanta diversidade cultural e de paisagens. Conhecida como a “Cidade Vermelha“, Marrakech te encanta desde o primeiro momento. E para você que quer saber o que fazer em Marrakech, preparamos este super guia de viagem.

Colorida, vibrante e exótica! Marrakech é a principal cidade da região central e a capital turística do país. Passamos 2 noites por lá, mas ficamos com gostinho de quero mais! A lista de passeios por aqui é enorme e você será levado a desbravar as muitas facetas desse destino único.

Fizemos uma viagem de 10 dias pelo Marrocos e o ponto final foi em Marrakech. Foi incrível ver todas as nuances do país e finalizar nessa cidade tão viva e caótica que é a “capital turística”. E quem nos ajudou a planejar esse roteiro impecável foi a  Rafa Marrocos. Eles cuidaram de todos os detalhes e deram todo o suporte que precisamos.

Para te ajudar a desvendar os segredos de Marrakech, preparamos este post com todas as nossas dicas. Aqui você vai descobrir as melhores atividades e passeios para aproveitar ao máximo sua viagem, garantindo que sua visita seja tão rica e memorável quanto a nossa. Continue sua leitura para descobrir como montar um roteiro em Marrakech.

O que fazer em Marrakech, marrocos
Marrakech é uma das maiores cidades turísticas do Marrocos Foto: @gaiavani.

O que fazer em Marrakech: roteiro de até 5 dias

E para já te dar um gostinho do que vem por aí, começamos com uma sugestão do que é realmente imperdível em qualquer roteiro em Marrakech. Depois é só continuar sua leitura e ver os detalhes de cada passeio!

Dia Roteiro
Dia 01 Palácio da Bahia + Palácio el Badi + Tumbas Saadianas+ Mesquita Koutoubia
Dia 02 Jardim Majorelle + Museu Berbere + Museu Yves Saint Laurent + Madraça Ben Youssef + Praça Jeema el Fna + Medina de Marrakech
Dia 03 Oficina de mosaicos + Hamman + Passeio de camelo com jantar OU Noite no deserto
Dia 04 Bate e volta até Casablanca
Dia 05 Bate e volta até Ouazazarte 

Vale saber: Marrakech foi um dos inúmeros locais que visitamos durante a expedição da Rafa Marrocos. Sem dúvida, valeu a pena contratar uma agência para explorar o país. E a melhor parte foi que não precisamos nos preocupar com nada!

Você pode acompanhar nossas aventuras pelo Marrocos nesse vídeo do nosso canal no You Tube:

 


Leia também  – Roteiro Marrocos: o melhor do país em 5, 10 e 15 dias de viagem


O que fazer em Marrakech: pontos turísticos

Por entre palácios suntuosos, mesquitas imponentes e jardins que oferecem um refúgio da agitação da Medina, cada atração de Marrakech revela um pouco da história fascinante desse lugar. Dito isto, vamos conhecer os principais pontos turísticos de Marrakech.

1. Medina de Marrakech

Primeiramente, nada traduz mais a energia vibrante de Marrakech do sua medina. Vale saber que esse er ao nome que se dava ao centro antigo das cidades árabes. Então, a região é sinônimo de tradição. Construída por volta de 1122, a Medina de Marrakech é cercada por 19 quilômetros de muralhas rosas.

o que fazer em marrakech na medina
Esteja preparado para negociar na medina. Foto: @gaiavani

E não faltam coisas para entreter você por lá: palácios, mesquitas, museus e souks para se perder. Aliás, os souks são mercados de rua excelentes para comprar especiarias, itens de couro, pashminas, óleos, itens de decoração e muito mais.

#DicaDaGaia: Não tenha pressa para desvendar os cantinhos da Medina de Marrakech. Certifique-se de dedicar algumas boas horas para caminhar lentamente por vielas e aproveite para exercitar sua lábia negociando com os vendedores!

2. Palácio da Bahia

A visita ao Palácio da Bahia não poderia ficar de fora das nossas dicas de Marrakech. O local é uma das obras arquitetônicas mais importantes da cidade e vale muito a visita. Ele foi construído no final do século XIX como residência do grão-vizir do Marrocos, uma espécie de primeiro ministro. O palácio foi sendo ampliado a medida que a família crescia e aumentava sua influência. É curioso que cada setor possui características próprias.

O que fazer em Marrakech em 1 dia
O Palácio da Bahia é de extrema riqueza de detalhes. Foto: @gaiavani

Já deu para imaginar que o local é gigante, né? São cerca de 150 quartos, isso sem contar nos estábulos, inúmeros jardins, uma escola corânica e até uma mesquita. Temos certeza de que você ficará encantado com a beleza desse lugar.

Vale saber: A taxa de entrada do Palácio da Bahia é de 70 dirhams por pessoa. Contudo, você pode optar por esse passeio que além de te levar ao palácio, inclui outras atrações, como a Mesquita de Koutoubia.

3. Palácio el Badi

Em seguida, o Palácio el Badi é um dos pontos turísticos de Marrakech mais interessantes para visitar. Hoje existem apenas ruínas, mas dizem que ele foi incomparável em termos de beleza. Eram mais de 300 quartos ricamente decorados, com ouro e outros materiais preciosos.

Quantos dias ficar em Marrakech?
Dá para imaginar como era esse lugar antigamente. Foto: @gaiavani

4. Mesquita Koutoubia

E nenhum roteiro em Marrakech está completo sem a visita a Mesquita Koutoubia. Ela é a maior da cidade e seu minarete de 77 m de altura se destaca em meio a pasiagem. Embora a entrada na mesquita seja restrita a pessoas de fé muçulmana, você pode admirar o imponente templo pelo lado de fora e tirar muitas fotos.

Ah! Não deixe de dar uma passada nos Jardins Koutoubia. Por lá você encontrará laranjeiras e palmeiras que criam um ambiente maravilhoso para passear ou até mesmo relaxar em um dos bancos.

mesquita em marrakech
Ao longe já se vê a Mesquita Koutoubia. Foto: @gaiavani

5. Praça Jeema el Fna

Taí um lugar em Marrakech que você até não gostar logo de cara, mas garantimos que vale a pena dar uma chance para a icônica Praça Jeema el Fna. Quando chegamos aqui a sensação é que essa é a praça mais caótica do mundo! Para onde se olha é possível ver coisas diferentes: encantadores de cobra, macacos de coleira, músicos e até vendedores de dentaduras!

Mas a medida que você se acostuma, é incrível ver a vida acontecendo na praça. Não deixe de passear pela barracas de comida e quem sabe até experimentar algum dos pratos tradicionais.

#DicaDaGaia: Uma forma bem legal de conhecer esse e outros pontos turísticos de Marrakech é fazendo o free tour. Você vai desbravar os principais highlights da Cidade Vermelha com um guia em português.

Marrakech é perigoso?
Praça Jeema el Fna

6. Madraça ben Youssef

Uma das atrações mais impressionantes em qualquer roteiro em Marrakech é a Madraça Ben Youssef. Ela foi uma escola religiosa datada do século XIV e é um belíssimo exemplar da rica arquitetura islâmica. Ela foi o centro de aprendizagem mais importante de Marrakech durante cerca de 500 anos e em 1982 ele foi reaberto para que o público pudesse apreciar este magnífico local.

Embora não funcione mais como uma escola, a Madraça está aberta à visitação todos os dias das 9h às 19h. A entrada custa 50 dirhams. Recomendamos evitar os horários de pico. O melhor é chegar bem na hora da abertura para curtir o local com pouquíssimo movimento.

passeios em marrakech
Madraça ben Youssef.

7. Tumbas Saadianas

Por sua vez, as tumbas Saadianas estão localizadas ao sul da Mesquita da Kashba e são um dos passeios em Marrakech que não podem ficar de fora do seu roteiro. Esses sepulcros e mausoléus são onde repousam os restos mortais de figuras importantes da Dinastia Saadi.

Recomendamos reservar uma visita guiada com bastante antecedência para uma melhor experiência. Com um guia, você aprenderá muito mais sobre a importante história desses túmulos.

o que fazer em marrakech de graça
Tumbas Saadianas.

8. Jardim Majorelle

Para essa dica de o que fazer em Marrakech você deverá acordar cedo, pois o ideal é chegar assim que o local abre e ele não é exatamente no centro da cidade. O Jardim Majorelle é um verdadeiro oásis em plena Marrakech e é bom ir preparado, pois o local é tão bonito que vai faltar espaço na memória da sua câmera para tantas fotos!

Criado em 1920, o jardim passou anos abandonado após a morte do seu criador, até que em 1980 foi adquirido por ninguém menos do que Yves Saint Laurent (sim! o estilista francês) que transformou o espaço na beleza que é hoje. Atualmente o espaço conta com mais de 300 espécies de plantas de 5 continentes do mundo. Além disso, a tranquilidadeaqui é tanta que você até esquece que está na caótica e barulhenta Marrakech.

#DicaDaGaia: O Jardim Majorelle é disputadíssimo entre os turistas. Por isso recomendamos comprar seu ingresso com antecedência para não correr riscos.

O Jardim Majorelle é incrível! Foto: @gaiavani

O que fazer em Marrakech: experiências imperdíveis

Depois de conhecer os principais pontos turísticos em Marrakech, temos algumas experiências incríveis para compartilhar que vão elevar sua expêriencia nesse destino marroquino. Continue lendo para descobrir:

9. Hamman – banho árabe

O hamman, ou banho árabe, é uma das tradições mais antigas dessa cultura. Porém, sua origem remonta a Roma antiga. E se você está em Marrakech, umas das melhores coisas para fazer  é experimentar um hammam tradicional.

Normalmente você vai encontrar áreas reservadas para mulheres e homens. Embora esse estilo de “banho comunitário” possa soar estranho para nós em um primeiro momento, achamos que vale muito a pena passar pela experiência.

#DicaDaGaia:Se você também deseja passar por esse momento de autocuidado, é possível reservar seu hammam com antecedência clicando aqui.

experiências em Istambul
O hamman é uma atividade milenar e bastante popular entre os árabes.

10. Passeio de camelo

Agora, se você quer se sentir como os povos nômades do Marrocos e desbravar o deserto em cima do animal símbolo da região, então o passeio de camelo é a aventura que você está procurando.

A aventura começa sempre no final da tarde com destino ao deserto de Agafay. Após cerca de 30 minutos andando de camelo pelo deserto você chegará a uma espécie de acampamento nômade (claro que com luxos a mais) onde será servido um delicioso jantar tradicional. Tudo isso acompanhado de música ao vivo e bailarinas performando a dança do ventre.

passeio de camelo em marrakech
O passeio de camelo no deserto é uma experiência e tanto! Foto: @gaiavani

11 Oficina de mosaicos

Os mosaicos são uma forma de arte muito presente nas construções árabes. Eles estão presentes nos mais diversos tipos de construções: desde as imponentes, até casas comuns. E você pode descubra mais sobre essa arte tradicional do Marrocos nesta oficina de mosaico em Marrakech.

Você será acompanhado por um especialista em mosaico. Além de te constar sobre a história dessa arte, ele irá te guiar por todo o processo, desde o corte preciso até a montagem dos famosos padrões marroquinos. E o mais legal é que você vai poder colocar a mão na massa e fazer seu próprio mosaico!

O que fazer em Marrakech: restaurantes

E para elevar sua experiência a outro nível, confira nossas dicas de onde comer em Marrakech a seguir.

12 Folk Marrakech

Primeiramente, nós ficamos simplesmente apaixonadas pelo Folk Marrakech! A riqueza de detalhes do salão de jantar é incrível. Além disso, o ambiente animado, com performances de dançarinas e até dj até 2a.m fazem dele um ótima pedida de o que fazer em Marrakech à noite.

O atendimento é outro ponto a se destacar. Desde o momento em que se chega ao restaurante você é muito bem recebido. E é claro que a comida não fica atrás! Saboreamos alguns dos melhores pratos marroquinos da viagem! Recomendamos reservar com antecedência para não ficar em filas.

onde comer em marrakech
APAIXONADAS pelo Folk Marrakech! Foto: @gaiavani

13. La Trattoria

Sabe aquele tipo de restaurante para quem não quer errar na escolha? O La Trattoria é um restaurate italiano maravilhoso e disputadíssimo em Marrakech que você não pode perder a oportunidade de conhecer se é um apaixonado por esse tipo de gastronomia.

A casa possui um serviço excelente e comida muito saborosa. Mas se você quiser pegar uma boa mesa, melhor reservar com bastante antecedência.

14. Nobu

Se tem uma coisa que Marrakech faz bem, são terraços. A cidade está repleta de ótimos lugares nas alturas para explorar: de cafés com vibe mais casual a restaurantes e bares animados que abrem tarde da noite, todos com vistas de tirar o fôlego da cidade.

E o Nobu foi um de nossos favoritos na cidade. Definitivamente, este é o melhor lugar para assistir ao por do sol na cidade. Apesar de ser um hotel, o rooftop do Nobu é aberto ao público. O local é espetacular e além da vista, as comidas e drinks são de primeira.

restaurantes em Marrakech
Happy hour no Nobu. Foto: @gaiavani

15. Les Jardins du Lotus

Situado no coração da medina, o Les Jardins du Lotus é um dos restaurantes em Marrakech com ambiente excepcional e decoração sofisticada. O restaurante fica em um antiga riad do século XIX e você pode jantar no pátio externo ou nas salas de jantar internas.
O ambiente do Les Jardins du Lotus é super descolado à noite, com música e DJs, e mais tranquilo durante o almoço. Os pratos da casa são frescos e refinados, com especialidades mediterrâneas e internacionais.

16. Comptoir Darma

Por fim, o Comptoir Darma é um restaurante muito bem avaliado. O menu oferece uma cozinha tradicional marroquina de qualidade em um ambiente super aconchegante e decoração muito bem feita. O atendimento é sempre incrível e a comida é de altíssima qualidade.

O que fazer em Marrakech: bate e volta

Marrakech é a principal porta de entrada para o país e que é, inclusive, considerada a “capital turística” do Marrocos. Por conta disso, é super possível utilizar a cidade como base para conhecer alguns destinos dos arredores.

17. Noite no deserto

O Deserto do Saara fica bem longe de Marrakech, então passar uma noite no deserto de Agafay pode ser uma alternativa para quem não tem muito tempo no país. Nesse passeio incrível você dormirá em uma haima de luxo e poderá ver de perto o espetacular amanhecer sobre as dunas.

Além de ter a oportunidade de passear de camelo, você ainda irá saborear um jantar marroquino tradicional ao redor de uma fogueira. Tudo isso embalado por um espetáculo de dança e musica árabe.

18. Casablanca

Casablanca foi uma dos pontos de parada do nosso roteiro Marrocos. Mas se você não tiver tempo para passar alguns dias por lá, a excursão a Casablanca pode ser uma excelente alternativa.

Ela é a maior cidade do Marrocos, e o principal polo industrial e naval do país. Nesse passeio de 1 dia alguns pontos turísticos importantes não ficarão de fora, como o Palácio Real, a praça Mohamed V e a Mesquita Hassan II.

Vale saber: Essa é uma excursão de um dia inteiro. Então, não programe outros passeios em Marrakech para o mesmo dia.

o que fazer em casablanca
Casablanca possui cenários incríveis. Foto: @gaiavani

19. Ouazazarte

Conhecida como a “Porta do Deserto“, Ouarzazate é um local que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer nos arredores de Marrakech. A cidade é conhecida como a Hollywood do deserto. Por lá encontramos alguns dos mais famosos estúdios da região. Inclusive filmes icônicos foram gravados aqui: Ali Baba e os 40 Ladrões, Gladiador, Asterix e Obelix: Missão Cleópatra e Cleópatra.

Ouarzazate é simplesmente incrível e super instagramável. Ao passear por suas vielas você irá se sentir dentro de um conto das mil e uma noites. E para explorar esse cenários cinematográficos, vale a pena fazer o tour de um dia saindo de Marrakech.

20. Essaouira

Por fim, Essaouira é uma cidade no litoral do Marrocos famosa por seus ventos e por ser a queridinha dos praticantes de windsurf. Ela também é conhecida pela produção do óleo de argan. Na cidade você vai encontrar diversos produtos feitos com ele, bem como o óleo puro à venda.

o que fazer nos arredores de Marrakech
Essaouira.

Essaouira é uma cidade de clima ameno e possui uma combinação única de história, cultura e modernidade. E você pode descobrir por que a cidade encantou personagens famosos como Orson Welles e Jimi Hendrix nessa excursão a Essaouira saindo de Marrakech.

O que fazer em Marrakech: roteiros

Depois de descobrir todas essas coisas o que fazer em Marrakech, você provavelmente irá precisar de ajuda para encaixar tudo isso em um roteito, certo? Por isso trouxemos 3 sugestões incríveis que podem ser customizadas conforme seu gosto e sua necessidade.

O que fazer em Marrakech: 1 dia

Se você não terá muitos dias na cidade, nossa dica de o que fazer em Marrakech em 1 dia é passar pelos principais pontos turísticos. Comece o seu dia no Palácio da Bahia. E não se esqueça de chegar de manhã cedo pra pegar o lugar mais vazio e curtir com calma. Ele é uma obra-prima da arquitetura marroquina do século XIX, cheio de salas com mosaicos coloridos, pátios abertos e jardins belíssimos.


A uma curta caminhada de distância, visite as ruínas do Palácio el Badi. Embora seja bem diferente do luxuoso Bahia, suas muralhas grandiosas e o enorme pátio dão uma ideia clara da sua antiga importância e riqueza. Em seguida, seu roteiro continua nas Tumbas Saadianas. Lá estão os túmulos de antigos sultões. A decoração do mausoléu principal é espetacular, especialmente a Sala das Doze Colunas. Após a visita, aproveite para almoçar em um dos restaurantes próximos na área da Kasbah, saboreando um autêntico tagine ou cuscuz.

O que fazer em Marrakech em 1 dia
Não deixe de experimentar o tagine….AMEI! Foto: @gaiavani

Depois de descansar um pouco, caminhe em direção à Mesquita Koutoubia. Sua torre pode ser avistada de quase todos os lugares da cidade, graças ao seu minarete de 77 m de altura. Infelizmente, a entrada na mesquita não é permitida para não-muçulmanos, mas admirar sua arquitetura por fora e passear pelos jardins ao redor já é um passeio e tanto.

Para fechar o dia com chave e ouro, conheça a famosa praça Jemaa el-Fnaa. No fim da tarde, o lugar bomba com encantadores de serpentes, músicos, e um monte de barraquinhas de comida. A dica é subir em um dos restaurantes com terraço para jantar. De lá, você tem uma vista incrível da praça toda iluminada e daquela bagunça característica do local. Esse é o jeito perfeito de terminar seu dia em Marrakech!

O que fazer em Marrakech: 3 dias

Para sua lista de o que fazer em Marrakech em 3 dias você pode aproveitar os passeios do primeiro dia e acrescentar os demais itinerários:

O segundo dia será bastante movimentado, mas dessa vez fora da Medina. Seu dia vai começar bem cedo, lá no bairro de Gueliz. A primeira parada é no Jardim Majorelle. Dedique a manhã para passear por este oásis em Marrakech. Lá mesmo, visite o Museu Berbere para ter uma visão da rica cultura dos povos indígenas do Norte da África. E não se esqueça de passar no Museu Yves Saint Laurent.

roteiro marrakech 3 dias
3 dias já será um ótimo tempo na cidade. Foto: @gaiavani

Após o almoço, pegue um táxi para voltar a cidade antiga e explorar a Madraça Ben Youssef, uma antiga escola islâmica que é uma verdadeira joia da arquitetura. Depois, mergulhe no labirinto vibrante da Medina de Marrakech. Esqueça da hora ao passear pelos souks. Já  no final da tarde, todos os caminhos levam à Praça Jemaa el-Fna, onde você pode vivenciar sua energia caótica.

Já no terceiro dia, sugerimos se dedicar a algumas experiências bem legais, como a oficina de mosaico. Você vai gostar de conhecer mais sobre essa forma de arte tão característica da cultura árabe. Em seguida, reserve a tarde para relaxar em um ritual marroquino em um Hammam. Já à noite você pode optar por um passeio de camelo com jantar, ou passar a noite no deserto.

O que fazer em Marrakech: 5 dias

Com mais dois dias, seu roteiro fica ainda mais redondinho. Assim, veja nossa dica de o que fazer em Marrakech em 5 dias:

Planejar bate e voltas a partir de Marrakech é uma excelente forma de explorar a diversidade da região. Não é à toa que sugerimos trocar a atmosfera histórica de Marrakech pela energia cosmopolita da maior cidade e centro econômico de Marrocos: Casablanca. Nesse bate a volta até Casablanca você vai conhecer alguns pontos importantes, como a Mesquita Hassan II e a Praça Mohammed V.

Por fim, guardamos para o quinto dia o bate e volta até Ouarzazate, conhecida como a Porta do Deserto. A viagem em si já é uma atração. Você cruzará o passo de Tizi n’Tichka, a mais de 2.260 metros de altitude, com vistas panorâmicas de vales e vilarejos berberes. Além disso, lá você não pode deixar de conhecer a famosa Hollywood de Marrocos.

O que fazer em Marrakech em 5 dia
Com 5 dias você já consegue incluir um bate e volta em seu roteiro. Foto: @gaiavani

Dicas de viagem Marrakech

Antes de finalizar, temos ainda dicas incríveis para te ajudar a planejar uma viagem incrível a Marrakech.

Onde fica Marrakech

A saber, Marrakech fica na região centro-oeste do Marrocos, próxima à região montanha do Atlas. Ela fica a pouco mais de 300 Km da capital, Rabat.

Como chegar em Marrakech

Vale saber que Marrakech é uma das portas de entrada do Marrocos para quem vem do Brasil. Muita gente inicia ou finaliza a viagem por lá, como foi o nosso caso. A cidade conta com o Aeroporto Internacional Marrakech-Menara (RAK), que recebe voos a partir de diversas capitais brasileiras com escala. Além da via aérea, você também consegue chegar em Marrakech de trem, ônibus ou carro.

Como se locomover em Marrakech

Tendo em vista que a maior parte dos pontos turísticos de Marrakech fica dentro da Medina, você conseguirá fazer muita coisa a pé. Caso deseje conhecer alguma atração ou restaurante fora do Centro Histórico pode pegar um táxi. Eles são facilmente disponíveis, mas é bom se certificar que o taxímetro está ligado para evitar que eles cobrem valores absurdos.

como se locomover em Marrakech
Se locomover a pé é bem tranquilo dentro da Medina. Foto: @gaiavani

Qual a melhor época para visitar Marrakech

Sem dúvida, a melhor época para conhecer Marrakech é a primavera. Entre março e maio as temperaturas são mais agradáveis e você vai conseguir explorar melhor a cidade.

E aí, pronto para decidir o que fazer em Marrakech?

Com uma energia vibrante, Marrakech tem tudo para te conquistar. Esperamos que nossas dicas de o que fazer em Marrakech tenham sido úteis. E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.

Você também vai gostar de ler:

Onde ficar em Marrakech: melhores regiões e hotéis

Roteiro Marrocos: o melhor do país em 5, 10 e 15 dias de viagem

Agências de Turismo Marrocos: quais são confiáveis e tem os melhores pacotes de viagem para o Marrocos


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Gaia Vani
Gaia Vani

Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima