Parecendo que saiu de um livro sobre história medieval, Lucerna (Suíça) é um destino encantador! Nesse post, você vai conhecer um pouco mais dessa cidade alpina: como chegar, onde ficar, o que fazer e roteiros para 1, 2 ou 3 dias para você planejar a sua viagem.
Charmosa e aconchegante, a cidade é realmente imperdível em uma viagem para a Suíça e certamente vai te surpreender (como me surpreendeu!) com suas paisagens de perder o fôlego e centro histórico medieval tão bem conservado.
Portanto, se você pretende viajar para o país do fondue e do chocolate, não deixe de incluir Lucerna no seu roteiro. Está curioso para saber mais? Então vem comigo!
O que fazer em Lucerna: em até 3 dias
Lucerna, localizada na parte alemã da Suíça e cortada pelo Rio Reuss, encanta com sua harmonia entre o antigo e o moderno. Suas charmosas pontes de madeira ligam a cidade antiga à nova, tornando o passeio pelo centro histórico uma experiência que encanta os olhos. Às margens do Lago Lucerna e cercada pelos Alpes Suíços, a cidade oferece paisagens deslumbrantes e muitas opções de atividades ao ar livre.
Além da beleza natural e da linda arquitetura, Lucerna conquista também pela gastronomia. São chocolates e queijos irresistíveis que fazem qualquer visitante se apaixonar ainda mais pela cidade.
Por tudo isso, para te ajudar a organizar seu dias pela cidade deixei opções de roteiro para 1, 2 e 3 dias, confira:
| Dia | Roteiro |
|---|---|
| Dia 01 | Altstadt (passando pelos highlights históricos de Lucerna) + Rathaus Brauerei + Passeio de barco lago Lucerna + Margens do Rio Reuss |
| Dia 02 | Tour Chocolate Suíço + passeio de barco até Weggis ou Vitznau + noite de Fondue |
| Dia 03 | Tour até uma das montanhas: Monte Titlis, Monte Pilatos, Monte Rigi ou Monte First |
O que fazer em Lucerna: pontos turísticos
Apesar de ser uma cidade pequena, Lucerna (Suíça) possui muitos pontos de interesse. E se você está curioso para saber o que fazer em Lucerna, vem comigo que eu separei umas atrações imperdíveis!
1. Altstadt
Conhecida como Cidade Antiga, esse bairro da cidade é repleto de construções históricas, como a Muralha Medieval, as Igrejas Jesuítas e a Antiga Prefeitura. Prepare-se para andar bastante por suas ruas estreitas para observar as construções, que são um charme à parte, e vão render muitas fotos.

Para conhecer tudo com muito mais riqueza em detalhes, por que não fazer um tour guiado pela cidade velha por apenas 27 euros? Vale a pena conferir!
Clique aqui para reservar sua experiência
2. Ponte da Capela
Ainda na Cidade Antiga, encontra-se a Kapellbrücke (foto de capa!). E ela merece destaque nesta lista por ser o principal cartão postal de Lucerna! Construída no século XIV, ela é a ponte coberta mais antiga de toda a Europa.
Feita em madeira, a Ponte da Capela fica repleta de flores durante a primavera e o verão! Eu mesma perdi as contas de quantas fotos tirei nela de tão bonita que a ponte é. Resumindo, é parada obrigatória para quem viaja para Lucerna, na Suíça!

3. Ponte de Palha
A Ponte de Palha, embora menos famosa que a Ponte da Capela, merece uma visita por sua singularidade. Em seu interior, dezenas de painéis de madeira pintados à mão, representando cenas sobre a morte, chamam a atenção pela preservação e riqueza de detalhes. Essas obras são da Idade Média e sobreviveram aos séculos, tornando a travessia pela ponte uma verdadeira viagem no tempo.
Além da beleza histórica, a localização é privilegiada: ao atravessá-la, você estará a poucos passos da antiga muralha de Lucerna, a Museggmauer, um dos principais marcos medievais da cidade e o próximo atrativo da nossa lista.
4. Muralha de Musegg
A Museggmauer é um dos mais importantes marcos medievais de Lucerna. Parte das antigas muralhas que protegiam Lucerna na Idade Média, esse trecho preservado permite caminhar sobre as muralhas, explorar suas nove torres (algumas podem ser visitadas) e admirar uma vista panorâmica espetacular do Lago Lucerna, dos telhados da cidade e dos Alpes ao fundo.
Construída no século XIV, a muralha ainda conserva a estrutura original em grande parte, o que faz dela uma das fortificações medievais mais bem preservadas da Suíça. É bom saber que a Museggmauer fica fechada ao público durante o inverno (geralmente de novembro a março), portanto, planeje sua visita para os meses mais quentes.

5. Margens do Rio Reuss
Com suas pontes históricas, fachadas coloridas e cafés a beira d’água, as margens do rio Reus são um convite! Caminhar por lá é passear por vários cartões postais de Lucerna.
Há uma grande variedade de restaurantes e cafés às margens do Rio Reuss. Durante o verão, escolha uma mesinha ao ar livre para curtir o visual. Durante o inverno, mantenha-se aquecido e coma super bem!
Para almoçar, recomendo o Restaurante Pfistern. Já para um café da tarde, o Café Mill’Feuille é imperdível! Eu simplesmente AMEI o apfelstrudel deles
Ao entardecer ou à noite, com a luz refletindo no rio, tudo fica mais charmoso ainda. Muito bom caminhar por aqui e sentir a essência de Lucerna.
6. KKL ( Centro Cultural)
Contrastando com a arquitetura medieval e histórica de Lucerna (Suíça), o KKL é um centro cultural moderníssimo com uma construção super interessante. Se você tiver mais tempo na cidade, uma boa pedida é assistir a um concerto de música ou teatro por lá!
O Kunstmuseum Luzern, ou o Museu de Arte de Lucerna, também fica no KKL, visitar o museu é um ótimo programa cultural.
- Endereço: Europapl. 1, 6005 Luzern, Suíça

7. Museu do Transporte Suíço
Esse museu super interativo é um passeio bem legal para fazer com crianças! Há diversos atrativos legais mesmo para os adultos, como simuladores de voo de avião ou helicóptero!
Separe ao menos uma tarde para conhecer as mais diversas aeronaves e máquinas voadoras históricas, locomotivas, entre outros! Dica: garanta seu ingresso com antecedência.
- Endereço: Haldenstrasse 44, 6006 Luzern, Suíça
Clique aqui para comprar seu ingresso
8. Kornmarkt e Weinmarkt
Lucerna é uma cidade encantadora, repleta de fachadas pintadas com a arte tradicional local que dá um toque único ao seu centro histórico. Caminhar por suas ruas é como explorar uma galeria a céu aberto. Entre os destaques estão as praças Kornmarkt e Weinmarkt, que concentram algumas das mais belas construções da cidade e são paradas obrigatórias em qualquer roteiro Lucerna.
A Kornmarkt (Praça do Milho) fica no topo da escadaria ao lado da antiga prefeitura e, na Idade Média, abrigava o mercado municipal de grãos. Já a Weinmarkt (Praça do Vinho) é famosa por suas casas mais ricamente decoradas e pela fonte central com um santo (São Maurício) e seis guerreiros medievais.
Essas praças representam perfeitamente o charme e a história de Lucerna, são ideais para quem quer vivenciar o clima típico da cidade e tirar fotos incríveis.

9. Löwendenkmal: o Leão de Lucerna
Uma escultura emocionante de Lucerna é o Leão de Lucerna, que comove pela força e delicadeza de sua expressão. Esculpido diretamente em um gigantesco bloco de granito, o leão agonizante presta homenagem aos guardas suíços que morreram durante a Revolução Francesa, em 1792, defendendo o Palácio das Tulherias, em Paris.
Considerado um dos monumentos mais comoventes do mundo, é um ponto imperdível para quem visita Lucerna.

- Endereço: Figurinenmuseum, Monumento do Leão (Löwendenkmal), Furrastrasse 19, 6002 Lucerna, Suíça.
10. Jesuitenkirche Luzern
Localizada as margens do rio Reuss e próxima a Ponte da Capela a fachada da Jesuitenkirche, com duas torres gemeas se destaca na paisagem. O primeiro grande templo barroco da suíça tem seu interior ricamente decorado com afrescos, mármores e altares que impressionam com tantos detalhes e beleza.
Construida pelos jesuítas, hoje, além de espaço religioso é palco de concertos de órgão e apresentações musicais, graças a sua acústica privilegiada. Escutar um coral ou o órgão tocando é emocionante. Para quem aprecia arte e momentos de contemplação é uma visita obrigatória.
- Endereço: Bahnhofstrasse 11A, 6003 Luzern, Suíça
O que fazer em Lucerna: gastronomia
Sou fâ em conhecer os costumes locais através da gastronomia. Nada como saborear as iguarias nos seus locais de origem. Por isso, deixo aqui algumas dicas bem saborosas para você provar em Lucerna.
11. Rathaus Brauerei
Você sabia que a cerveja local de Lucerna é produzida pela própria prefeitura? O edifício histórico, com sua imponente torre de pedra e um relógio que pode ser avistado de longe, abriga ao lado a Rathaus Brauerei ( cervejaria da Prefeitura) que é parada obrigatória na cidade.
O local oferece uma das vistas mais deslumbrantes de Lucerna e combina perfeitamente o clima descontraído com o sabor autêntico da cerveja artesanal local. Além das cervejas incríveis, o cardápio inclui salsichas e outras delícias típicas suíças , é um convite perfeito para relaxar e apreciar a atmosfera da cidade.
- Endereço: Unter der Egg 2, CH-6004 Luzern

12. Chocolate Suíço
Difícil que não goste de um bom chocolate, sendo suíço então…
Se você quer conhecer os segredos de fabricação de um dos produtos suíços mais conhecido e apreciados, a dica que dou é embarcar na Swiss Chocolate Adventure!
Localizado nas margens do Lago Lucerna, fica no mesmo complexo onde se encontra o Museu Suíço do Transporte. É uma atração interativa onde você aprenderá sbre a origem do chocolate, procedência e sua fabricação.
É claro que por fim vem a parte mais esperada, a degustação dos produtos elaborados com cacau. Além de aprendizado é um deleite para o seu paladar!
- Endereço: Lidostrasse 5, 6006 Luzern
Clique aqui para reservar sua experiência
13. Fondue House du Pont
Para quem está ansioso para provar o famoso fondue de queijo suíço ou um bom raclette, outra famoso prato, indico a Fondue House Du Pont. Você poderá provar especialidades como fondue de queijo, raclette e fondue de chocolate!
Em uma localização privilegiada, deguste essas delícias apreciando a vista para o rio Reuss.
- Endereço: Unter der Egg 10A, 6004 Luzern

#DicaDaNanda: caso você esteja em Lucerna durante os meses mais frios, não deixe de ir ao Fondue Chalet no mercado de Natal de Lucerna! O fondue lá é espetacular!
O que fazer em Lucerna (Suíça): passeio de barco
Passeios de barco são sempre muito agradáveis, em um lago magnífico e com montanhas tão lindas ao redor, é imperdível! Deixo sugestões de passeios para cidades próximas que são um charme e também no Lago Lucerna, confira!
14. Weggis
Weggis é o ponto de partida para quem vai subir o Monte Rigi por teleférico. Mas não é só isso, a cidadezinha é super charmosa, tem um parque lindo, jardins floridos, um calçadão à beira do lago. Sua orla é encantadora fazendo de Weggis um verdadeiro refúgio alpino.
15. Vitznau
Essa charmosa vila fica somente a 30 km de Lucerna. Também é ponto de partida para subir o Monte Riggi, porém com o trem cremalheira.
Vitznau é perfeita para quem busca natureza, bem estar e vistas espetaculares do Lago e dos Alpes. Graças a sua localização, costuma ser ensolarada e também conhecida por ter as águas mais quentes do Lago dos Quatro Cantões. O destino é muito procurado para passeios de barco, banhos no lago e esportes aquáticos durante o verão.
Dica compartilhada: O Swiss Pass, uma espécie de bilhete único que permite utilizar todos os meios de transporte público da Suíça, inclusive os cruzeiros pelos rios. Além disso, com ele você consegue desconto em diversas atrações.
Você pode adquirir o seu pela internet, neste link.
16. Passeio panorâmico pelo Lago Lucerna
Esse é definitivamente um passeio imperdível em Lucerna! Ao fazer um passeio de barco pelo Lago Lucerna, você ganha uma visão privilegiada da cidade e das montanhas. A região é belíssima e rende fotos incríveis.
Clique para saber mais sobre esse tour panorâmico de 1 hora ao longo do lago Lucerna.
Clique aqui para reservar sua experiência

O que fazer em Lucerna (Suíça): montanhas imponentes
Uma vez na Suíça, para que sua viagem seja perfeita inclua ao menos uma montanha com vistas panorâmicas dos Alpes no seu roteiro. A partir de Lucerna é possível fazer passeios até diversas delas. Para facilitar seu planejamento já deixo aqui algumas sugestões.
17. Monte Titlis
Localizada na região de Engelberg a 35 km de Lucerna, o Monte Titlis é uma montanha surpreendente. Agora imagine ainda subir até lá em um teleférico giratório que proporciona uma visão 360 graus dos Alpes suíços! É de cair o queixo, lindo demais! Com mais de 3.000 metros de altitude a neve por lá é garantida durante todo o ano, portanto um passeio que pode ser feito tanto no inverno quanto no verão.
E tem mais, uma vez lá em cima, não deixe de passar pela ponte suspensa Cliff Walk, explorar a caverna de gelo e também participar de atividades como passeios de trenó, esqui e snowboard.
Para viver essa legítimo experiência alpina, a nossa melhor sugestão é o tour Monte Titlis. Além da presença de um guia (que nós achamos enriquecedora), você não precisa se preocupar com transporte, tickets de teleférico, filas… nada! Tudo está incluso nesse passeio com quase 6h de duração.
Clique aqui para reservar sua experiência
18. Monte Pilatus
O Monte Pilatus é uma das montanhas mais icônicas de Lucerna, envolta em lendas sobre dragões mágicos que teriam habitado suas cavernas no topo.
Além de todo o imaginário que o cerca, o Pilatus conquista pela paisagem imponente que revela o lago e os Alpes. Chegar lá já é parte da experiência, especialmente porque você pode subir pela ferrovia de cremalheira mais inclinada do mundo, um trajeto que combina adrenalina, cenários alpinos e vistas cada vez mais amplas conforme o trem sobe a montanha.
O passeio fica ainda mais completo durante o verão, quando é possível combinar a subida ao Pilatus com um cruzeiro de 1 hora pelo Lago Lucerna, navegando por águas cristalinas em meio a picos imponentes. Nós fizemos esse roteiro e realmente vale a pena! Para saber exatamente como organizar seu trajeto e aproveitar cada etapa, basta conferir o link indicado.
Clique aqui para reservar sua experiência

19. Monte Rigi
Rigi não é das montanhas mais altas da região, mas certamente oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas dos Alpes Suíços. Parar por alguns momentos e apreciar os Alpes suíços à sua volta é mágico e imperdível! Além disso, este é um passeio super completo, pois combina um cruzeiro pelo Lago Lucerna com a subida de trem até o topo da montanha.
E a experiência fica ainda melhor para quem possui o Swiss Pass, pois o passeio para o Monte Rigi está totalmente incluído no passe, sem custo adicional. Claro, também é possível fazê-lo de forma independente, caso prefira organizar tudo separadamente. Para saber como planejar a visita e garantir seus bilhetes, basta clicar no link indicado.
Clique aqui para reservar sua experiência

20. Monte First
O Monte First fica na encantadora vila alpina de Grindelwald, um dos cenários mais impressionantes da Suíça. Lá do alto de seus 2.100 metros, você aprecia um panorama de tirar o fôlego: picos nevados, vales verdes e lagos cristalinos bem diante dos seus olhos. A experiência fica ainda melhor com um tour completo que facilita todo o percurso. Ele inclui transporte de ônibus, trem e o teleférico até o topo, permitindo que você aproveite o passeio sem se preocupar com conexões ou compra de bilhetes.
O trajeto fica ainda mais especial com uma parada estratégica em Interlaken, onde você pode fotografar a charmosa cidade que fica entre dois lagos de águas azul-turquesa. É uma pausa rápida, porém vale registrar cada detalhe dessa região apaixonante. No fim, além de subir ao Monte First com total conforto, você ainda conhece duas das áreas mais bonitas do país em um único dia. Se quiser conferir mais informações sobre o tour e planejar sua visita, é só acessar o link indicado.
Clique aqui para reservar sua experiência
Roteiro Lucerna (Suíça): 1, 2 e 3 dias
É possível conhecer as principais atrações de Lucerna se o seu dia for bem planejado. agora, com 2 ou 3 dias é possível incluir passeios de barco e pelas montanhas. Deixei sugestões de passeios para facilitar seus dias.
O que fazer em Lucerna: 1 dia
- Dia 1: Com 1 dia em Lucerna, o ideal é caminhar bastante pela Altstadt onde você verá os principais pontos turísticos (Ponte Capela, Ponte de Palha, Muralha de Musegg, Konormarkt e Weinmarkt, Leão de Lucerna). Depois almoce na Rathaus Brauerei e experimente a cerveja local. Na parte da tarde, faça um passeio de barco lago Lucerna para apreciar a cidade de outro ângulo. Para fechar o dia, caminhe pelas margens do rio Reuss e aprecie um delicioso fondue no jantar em algum restaurante nas suas margens.

O que fazer em Lucerna: 2 dias
- Dia 2: Para quem tem mais um dia em Lucerna pode fazer o Tour do Chocolate ou visitar o Museu dos Transportes e em seguida um passeio de barco até Weggis ou Vitznau. Na volta escolha um bom restaurante como o Fondue House Du Pont para provar um raclete ou um fondue.
O que fazer em Lucerna: 3 dias
- Dia 3: Quem conta com 3 dias em Lucerna pode fazer um passeio de dia todo até uma das montanhas espetaculares da região: Monte Titlis, Monte Pilatos, Monte Rigi ou Monte First. É lindo demais apreciar as montanhas e lagos de cima das montanhas! Em algumas delas você verá neve lá em cima também.
Dicas de viagem: Lucerna (Suíça)
Para que sua viagem seja perfeita é sempre bom checar as melhores dicas de quem já foi. Deixei aqui algumas para facilitar seu planejamento.
Como chegar em Lucerna (Suíça)?
Lucerna, fica mais ou menos na região central do país, entre Zurique e Berna. Devido a sua localização central, a cidade serve também como base para quem gosta de fazer as chamadas viagens bate-volta.

Aliás, escolher uma cidade como base e realizar esse tipo de viagem bate-volta pode ser bem interessante durante seus dias na Suíça por alguns motivos:
-
-
- primeiro por ser um país pequeno, então nada fica muito longe;
- segundo porque as estradas são ótimas para dirigir, caso você esteja pensando em alugar um carro;
- terceiro porque o transporte público por lá é muito eficiente e é pouquíssimo provável que te deixe na mão.
-
Como em Lucerna (Suíça), não existe aeroporto, só é possível chegar de carro ou de trem. Os aeroportos mais próximos estão em Zurique e Berna. Portanto, partindo desse princípio, vou explicar bem direitinho como chegar nesse paraíso saindo dessas duas cidades. Vamos lá?
Leia também: Onde ficar em Zurique: melhores bairros e hotéis para se hospedar
Como chegar em Lucerna saindo de Zurique
Se você aterrissou em Zurique, quer dizer que você está a apenas 52km de distância de Lucerna. E existem duas opções para chegar até lá. Dá para alugar um carro (eu sempre uso e recomendo o site RentCars) e seguir pela rodovia ou ir de trem.

O trajeto de carro mais rápido, com duração de 43 minutos até Lucerna, tem passagem por mais pedágios. Já o outro caminho leva aproximadamente 1h20, mas não tem pedágios.
Independentemente do trajeto escolhido, fique tranquilo, pois como já disse, as estradas na Suíça são muito boas e bem sinalizadas. Não deixe de ter o seu GPS ao lado para te orientar, pois sempre demora um pouquinho pra gente se acostumar a dirigir em um país diferente, né?
A segunda opção, para quem não quer ou não pode alugar um carro, é ir de trem. Não é preciso fazer nenhum tipo de baldeação, pois a linha é direta e existe inclusive a possibilidade de se pegar o trem dentro do terminal do aeroporto. Super prático, né?
A viagem de trem até Lucerna dura cerca de 1h10 e conta com apenas 6 paradas.
#DicaDaGaia: eu sempre uso em minhas viagens para a Europa o eSIM da Holafly.
Você pode optar pelo eSIM Suíça ou eSIM Europa com cobertura multi-países, o que significa que funcionamento em todo o continente europeu. O melhor de tudo é que utilizando o cupom MALADEAVENTURAS na hora de efetuar sua compra você garante 5% de desconto!
Estar conectado durante uma viagem faz toda a diferença! Clique para conferir os planos disponíveis
Como chegar em Lucerna saindo de Berna
Já Berna fica um pouco mais distante de Lucerna do que Zurique, são cerca de 125km de carro até lá. Pela estrada, você levará mais ou menos 1h30 até Lucerna, em uma rota que contém pedágios.
Já de trem, a viagem dura cerca de 1h e são apenas 3 paradas até o seu destino final, em Lucerna. Vale lembrar que os trens saem de hora em hora do terminal.

Pensando em facilitar o planejamento da sua viagem, fizemos um mapa personalizado da Suíça.
São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares instagramáveis para fazer fotos, não só em Lucerna, mas em cada canto incrível na Suíça, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, dicas de estações de ski e passeios nas montanhas, os melhores museus e monumentos históricos.
Tudo isso e muito mais por R$49 na palma da sua mão. Ficou interessado? Dá uma olhadinha aqui nesse link
Qual é a melhor época para visitar Lucerna (Suíça)?
Sinceramente, não existe uma época melhor para se viajar para Lucerna. Tudo vai depender do seu objetivo de viagem.
-
-
- O inverno europeu pode ser bem rigoroso e a temperatura em Lucerna pode se manter bem abaixo de 0°C.
- Já o verão é a época em que a cidade recebe mais turistas, sendo considerada a alta temporada.
- O outono pode ser uma ótima estação para visitá-la, pois a paisagem fica linda com as cores da estação. Outra coisa sobre o outono em Lucerna (Suíça) é que como ele é considerado baixa temporada, os preços são melhores e você ainda consegue fazer atividades tanto de verão quanto de inverno.
- Enquanto na primavera, Lucerna muda de cara. As flores espalhadas por todo o lugar deixam tudo mais bonito e charmoso. Tenho certeza de que as fotos vão ficar sensacionais!
-

Vou explicar mais detalhadamente sobre os principais picos de visitas que Lucerna recebe anualmente:
Lucerna no Inverno
Para os amantes dos esportes de inverno como ski e snowboard, Lucerna (Suíça) é uma ótima opção. As montanhas ao redor da cidade ficam repletas de atletas e praticantes amadores dos esportes!
Além disso, as montanhas cobertas de neves e as temperaturas baixíssimas são sinônimo de chocolate quente e fondue à beira da lareira. E você já sabe que o chocolate suíço é o melhor, não é? Então não deixe de experimentar, pois você não vai se arrepender.
Lucerna no Verão
Acho que o verão é a estação do ano favorita dos suíços, pois nessa época os dias são mais longos e mais quentes. Não que isso signifique que é quente para nós brasileiros, pois as temperaturas em Lucerna nessa época, variam entre 12°C e 24°C.
Essa época é um convite para conhecer alguns pontos turísticos de Lucerna e fazer alguns passeios específicos, como um passeio de barco no lago, fazer trilhas, ou então passeios de bicicleta pela cidade e arredores!
Onde ficar em Lucerna (Suíça)?
A rede hoteleira de Lucerna é realmente maravilhosa. E minha dica é que você busque hotéis que ficam na região central ou mais próximos do Lago Lucerna, pois assim você conseguirá se locomover para a maioria dos lugares a pé, sem gastar com transporte público.
Separei opções de hotéis super bem avaliados pelos viajantes e que considero serem as melhores opções de onde ficar em Lucerna:
| Hotel | Nota | Valor |
|---|---|---|
| Grand Hotel National Luzern | 8.6 | $$$$$ |
| Ambassador Self Check in Hotel | 8.0 | $$$ |
| Hotel Baslertor | 8.4 | $$$ |
| Hotel de la Paix | 7.9 | $$$ |
| Barabas Luzern | 8.1 | $$ |
Para saber mais : Onde ficar em Lucerna: melhores bairros e hotéis

Onde ficar: Lucerna ou Interlaken?
Eu já comentei que devido à sua localização central, Lucerna (Suíça) serve de base para viagens bate-volta para diversas cidades da região. Interlaken é uma dessas cidades que podemos conhecer em uma viagem de bate-volta, se hospedando em Lucerna. São apenas 67km separando as duas cidades e você pode ir de carro ou de trem.
Pelo fato de estar mais perto do aeroporto de Zurique e possuir trens diretos, minha sugestão é que você fique em Lucerna (Suíça), porém, se você está à procura de mais tranquilidade e uma cidade um pouco menor, opte por Interlaken.

Onde ficar: Lucerna ou Berna?
Berna é uma cidade grande, porém fica mais afastada dessas cidades dos Alpes para fazer bate-volta. Não que não seja possível, no entanto você terá que percorrer distâncias de mais de 100km para ir e para voltar.
Com isso, se você prefere o agito da cidade grande e não se importa em percorrer distâncias maiores para conhecer cidades, ficar em Berna é uma boa. Mas Lucerna é tão charmosa e tão perto de tudo, que nem dá vontade de ficar em outro lugar.
Dito isto, se você puder separar 3 noites para cada uma das cidades acima mencionadas, acredito que você conhecerá tudo com muito mais tranquilidade.
Swiss Travel Pass
Para quem optou por não alugar um carro na Suíça, a nossa melhor dica é o Swiss Travel Pass. Ele é uma espécie de bilhete único que permite utilizar todos os meios de transporte público da Suíça, inclusive os cruzeiros pelos rios. Além disso, com ele você consegue desconto em diversas atrações.
Você pode adquirir o seu Swiss Travel Pass pela internet, assim você evita andar com um monte de bilhetes na bolsa, o que é muito mais prático. E economiza seu tempo quando chegar na Suíça, porque já estará pronto para explorar todos os cantinhos!
Clique aqui para adquirir o seu Swiss Travel Pass
Minha última dica, mas não menos importante:
Caso você não saiba, não se pode entrar na Suíça e nem no resto da Europa sem um seguro viagem Europa.
Toda vez que viajamos, sempre procuramos a melhor cotação de seguro viagem internacional nessa ferramenta de comparação de seguros.
A gente usa tanto esse site que conseguimos até um código de desconto para nossos leitores. É só inserir esse código AVENTURAS15 na hora de contratar seu seguro para garantir 15% de desconto no valor final da sua compra. Muito bom, não é? Clique aqui para fazer a sua cotação.
Pronto para embarcar para Lucerna (Suíça)?
Espero ter ajudado a montar seu roteiro de viagem e que você tenha gostado das dicas para Lucerna (Suíça). E se ficou qualquer dúvida, é só deixar um comentário .
Tenho certeza de que assim como eu, você vai amar essa cidade! Boa viagem!
Continue planejando sua viagem pela Suíça:
Onde ficar em Lucerna: melhores bairros e hotéis
Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes
O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça



























