ATUALIZADO EM JUNHO/2019 | Simplesmente uma das festas mais loucas que já fui na vida! A Full Moon Party é parada obrigatória para os mochileiros que viajam à Tailândia. Então já separa um tempinho no seu Roteiro pela Tailândia para curtir essa e outras festas incríveis que rolam na ilha de Koh Phangan.

Neste post, você vai encontrar tudo o que você precisa saber para planejar sua ida à Festa da Lua Cheia na Tailândia: onde fica, como chegar, onde se hospedar, dicas de segurança e outras questões gerais para que você curta ao máximo sua Full Moon Party!

O mais legal da Full Moon Party é que ela ocorre em todas as luas cheias do ano. Além disso, existem edições especiais no Natal e no Ano Novo. No entanto, pode acontecer das datas sofrerem alterações devido a feriados religiosos, então é bom pesquisar a data certinha antes de ir para poder incluí-la na sua viagem.

Leia também: Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir


Curiosidade: como começou a Festa da Lua Cheia na Tailândia

A famosa Festa da Lua cheia surgiu em meados da década de 80, com uma reunião de amigos viajantes franceses. O ponto de partida foi Haad Rin Nok, a praia do nascer do sol. Ao longo das décadas, a festa foi ganhando fama: as pequenas barracas deram lugar à luxuosos resorts e a vibe luau dos violões se transformou em música alta com muitas caixas de som e DJs tocando diversos estilos musicais.

Milhares de viajantes, em maioria mochileiros, começaram a se reunir na praia de Haad Rin para celebrar a Lua e a Vida. E assim foi, até ganhar o tamanho que tem hoje, com cerca de 5 a 10 mil pessoas por Lua Cheia! Os guias e nativos de Koh Phangan também costumam comentar que, no início, a escolha da lua cheia não foi à toa. Os turistas aproveitaram a iluminação natural da lua, já que a ilha carecia de energia elétrica e ficava bem escura. Sorte a nossa!


Música eletrônica, reggae, pop e diversos outros estilos tocando em mais de 10 tendas espalhadas na praia de Haad Rin
Música eletrônica, reggae, pop e diversos outros estilos tocando em mais de 10 tendas espalhadas na praia de Haad Rin

Como é a famosa Full Moon Party em Koh Phangan?

Dizem que a lua cheia de Koh Phangan é a mais bonita do mundo. E foi por causa dela que a festa ganhou esse nome.

A praia de Haad Rin, local onde acontece a Full Moon Party, é uma das mais movimentadas da ilha durante o dia e também uma das mais belas. Ao redor da praia, a pequena vila abriga restaurantes, bares, hostels e lojinhas que oferecem o melhor da cultura tailandesa.

São montadas, ao todo, 12 pequenas arenas na praia, cada uma com temática e música diferentes. Os bares e tendas na praia ficam abertos até de manhã com música eletrônica, reggae, trance, house, e mais uma variação de músicas a todo vapor nas caixas de som.

Festivais de fogo são vistos aqui e ali. Rolam também competições de corda em chamas. E, claro, os famosos buckets, baldinhos com vodka, whisky, refrigerante ou energético, em que você mistura a bebida e bebe ali mesmo. Esses são encontrados em todas as cores e em toda a extensão da praia.

Como tradição, você tem que pintar seu corpo com tintas neon e deixar a criatividade rolar nos braços, pernas, rosto e qualquer parte do corpo que esteja descoberta.  Várias das tendas oferecem pinturas, e até os outros partygoers com habilidades podem te ajudar nessa função.

O que nós mais curtimos na festa

Dizem que a Full Moon Party é a “meca” dos mochileiros que viajam pelo sudeste asiático. E aos 22 anos, existe coisa melhor que mochilar e festejar? Fui com um grupo de amigas e foi uma experiência única!

Como eu comentei lá em cima, a festa foi memorável pra gente. O mais legal foi a energia e a gente gostou tanto que ficamos até o amanhecer. Além disso, curtimos demais os tradicionais “buckets” – os baldinhos de bebida que são super baratos!

Ficamos apenas três noites e, sinceramente, esse foi o mínimo para curtir a experiência completa. Isso porque rolam muitas outras festas como pool parties nos hotéis da ilha nos dias que antecedem à Festa da Lua Cheia na Tailândia.

Tinta neon, buckets e muito agito até o amanhecer

Onde acontece a Full Moon Party?

O grande palco da Full Moon Party são as areias de Koh Phangan, ilha localizada no sul da Tailândia e quinta maior do país. Mais de 10 mil mochileiros se reúnem todos os meses na praia de Haad Rin para celebrar a famosa Festa da Lua Cheia.

Como chegar na Full Moon Party?

Como a Full Moon Party acontece na ilha de Koh Phangan, para chegar lá você com certeza terá que alternar transportes de terra, água e ar.

Partindo do princípio de que você deve montar um roteiro que inclui alguma das outras ilhas nos arredores, como Koh Samui ou Koh Tao, sua opção principal será um barco ou balsa, chamados de ferry boat por lá. Você pode comprar o ticket ao chegar no local, pois terão inúmeros locais te oferecendo este e outros serviços. Além disso, há saídas diárias interligando estas ilhas.

Também existem as opções transportes que saem diretamente de Bangkok. Há algumas empresas que incluem o transfer do aeroporto até o píer, então é legal se informar assim que chegar por lá. A minha escolha, por questões de custo x benefício, foi voar até Koh Samui e pegar uma balsa para a ilha da FMP.

Dica: se der uma passadinha em Koh Tao não deixe de fazer um curso de mergulho – este é um dos locais mais famosos do mundo para ganhar seu certificado Open Water Diver! Falei mais sobre meu curso de mergulho na Tailândia neste post aqui.

Como se locomover na ilha de Koh Phangan?

Assim como a maioria das ilhas tailandesas, Koh Phangan é cheia de relevos íngremes, com bastante floresta, montanhas e cachoeiras. Por isso, a melhor forma de se locomover lá é de moto – as famosas scooters – que você pode alugar. É uma forma prática, econômica e que te dá maior autonomia para explorar todo o local.

Mas se você tem medo de utilizar esse transporte, existem opções de transporte coletivo e moto táxi. A Tailândia em si é super conhecida pelos táxis coletivos: caminhonetes de caçamba coberta que circulam de uma ponta da ilha à outra pegando os passageiros.

Uma opção mais confortável é o transfer privado. Como eu estava viajando com amigas, acabou valendo mais a pena essa opção.


Vantagens e desvantagens de visitar Koh Phangan na época da Full Moon Party

Prepare-se para filas e multidões. A ilha costuma lotar durante o período de festas. Então, saiba que você irá enfrentar muita espera, pessoas pra todos os lados e muito provavelmente restaurantes e passeios lotados.

Em contrapartida, estar em Koh Phangan nessa época é uma ótima oportunidade de poder vivenciar as festas mais incríveis do Sudeste Asiático. Além disso, você vai conhecer pessoas de todos os cantos do mundo.


Onde se hospedar durante a Full Moon Party de Koh Phangan

Durante esta época do mês os hotéis e hostels fazem pacotes com pelo menos 3 diárias. Faça sua reserva com antecedência pra garantir um bom hotel e não ter perrengue, mas é possível conseguir algum cantinho pra dormir se você chegar lá sem nada.

Para ficar próximo do local da Festa da Lua Cheia, o ideal é ficar na praia de Haad Rin Nai. O Sarikantang Resort And Spa é uma das melhores opções, sendo super confortável e bem localizado.  Outra opção na linha conforto é o Aquavana Haad Rin Resort.

Sarikantang Resort And Spa em Haad Rin
Sarikantang Resort And Spa. Foto: divulgação.

Se você quiser economizar, o Coral Bungalows é uma boa saídaEle é bem localizado, a apenas 10min andando da praia da Full Moon Party, e ainda conta com pool parties e música ao vivo quase todos os dias. Essa foi a nossa escolha!

Se você preferir as praias mais distantes para garantir sossego depois de curtir a Full Moon Party,  a Praia Srithanu é a melhor escolha para você. Os hotéis Seaflower Bungalows e Shanti Boutique Hotel tem um ótimo custo x benefício.

Dica: Conheci algumas pessoas que ficaram nas ilhas vizinhas e foram apenas para a festa. Não considero essa uma boa opção por motivos de deslocamento mesmo. Sair durante a noite é difícil. Se, por exemplo, você estiver de saco cheio e quiser ir embora vai ser complicado, e só vai ter transporte de volta pra sua ilha de manhã.

Outra coisa que pode acontecer é de você ficar enjoada na hora de voltar de barco pra outra ilha em que estiver hospedada, especialmente se o mar estiver mexido, como foi o caso do dia em que eu fui. Por isso, o ideal é se hospedar em Koh Phangan mesmo.


Full Moon Party: dicas essenciais para você planejar sua festa

Quando ir: melhor época para ir à Full Moon Party

Como a Full Moon Party ocorre durante o ano todo, fica muito mais fácil escolher uma data que se adeque à sua viagem. As épocas mais badaladas entre os viajantes são dezembro e janeiro e de junho a agosto por causa das férias em muitos países.

Mas se você pensa que nos meses de baixa estação você encontrará festas com pouca gente, está muito enganado! A Full Moon Party costuma receber bastante gente todos os meses. Lembrando também que excepcionalmente em dezembro, ocorrem edições especiais da Full Moon Party de Natal e de Ano Novo.

A dica é chegar uns 4 dias antes da festa da lua cheia, pois, há algumas festas que ocorrem nos dias precedentes, como a Jungle Party e a Pool Party que você também pode aproveitar! Além disso, é legal você planejar ficar mais dias além dos dias de festa pra curtir a ilha de Koh Phangan ao máximo!

Calendário Full Moon Party 2019 e 2020

Calendário Full Moon Party 2019 Calendário Full Moon Party 2020
DOMINGO – 19 DE MAIO DE 2019 QUINTA-FEIRA – 19 DE JANEIRO DE 2020
SEGUNDA-FEIRA – 17 DE JUNHO DE 2019 DOMINGO – 09 DE FEVEREIRO DE 2020
QUINTA-FEIRA – 18 DE JULHO DE 2019 DOMINGO – 08 DE MARÇO DE 2020
QUINTA-FEIRA – 15 DE AGOSTO DE 2019 TERÇA-FEIRA – 17 DE ABRIL DE 2020
SEXTA-FEIRA – 13 DE SETEMBRO DE 2019 QUINTA-FEIRA – 07 DE MAIO DE 2020
SEGUNDA-FEIRA – 14 DE OUTUBRO DE 2019 SEXTA-FEIRA – 05 DE JUNHO DE 2020
SEGUNDA-FEIRA – 11 DE NOVEMBRO DE 2019 SEGUNDA-FEIRA – 06 DE JULHO DE 2020
QUARTA-FEIRA – 11 DE DEZEMBRO DE 2019 SEGUNDA-FEIRA – 03 DE AGOSTO DE 2020
TERÇA-FEIRA – 01 DE SETEMBRO DE 2020
SEXTA-FEIRA – 02 DE OUTUBRO DE 2020
SEXTA-FEIRA – 30 DE OUTUBRO DE 2020
SEGUNDA-FEIRA 29 DE NOVEMBRO DE 2020
SEGUNDA-FEIRA – 28 DE DEZEMBRO DE 2020

Quanto custa a entrada para a Full Moon Party

A entrada na praia durante a noite da Full Moon Party é de 100ThB (cerca de R$12) e os buckets variam entre 200-400ThB (cerca de R$25 a R$50).

Outras festas em Koh Phangan

Como você já deve ter lido mais de uma vez ao longo desse artigo, Koh Phangan não oferece apenas a Full Moon Party. Há várias outras que acontecem antes e depois. A ilha recebe turistas diariamente durante o ano todo, então haja comemoração. Dá uma olhada na lista das festas mais conhecidas:

  • Pool Party: na verdade são várias festas na piscina que acontecem em alguns hostels e hotéis da região. Por isso, é legal assim que você chegar em Koh Phangan já se informar sobre os locais disponíveis. Os preços vão variar de hotel pra hotel.
  • Half Moon Festival: esse festival é bem parecido com a festa da lua cheia, mas a diferença é que rola na floresta de Koh Phangan. Não é difícil de chegar e tem um preço super acessível. Além disso, é patrocinada pela Absolut que sempre traz DJs famosos. Custa entre 1000 e 1400ThB.
  • Black Moon Party: acontece na praia de Bantai uma vez por mês, durante a lua nova. Ela também traz DJs, porém menos conhecidos, de trance e outros estilos musicais. Custa cerca de 600ThB.
  • Jungle Experience: essa é outra festa super bacana e que rola na floresta da ilha. Acontece sempre um dia antes da Full Moon Party. A dica para as festas dentro da mata é usar calçados fechados. Nunca se sabe onde tá pisando de noite. Custa cerca de 600ThB.
  • Waterfall Party: essa festa é uma delícia, pois rola em uma das cachoeiras de Koh Phangan. É bem leve, rola sempre 2 dias antes e 2 dias depois do Full Moon Party, e o som é mais devagar. Um clima bem good vibes pra fechar seu roteiro de festas na ilha. Também custa cerca de 600ThB.

O que vestir: dicas práticas para curtir a Full Moon Party ao máximo

A festa é na praia, então o ideal são roupas leves. Tenha em mente que você pode querer se pintar com as tintas neon vendidas nas tendas. Então escolha um outfit que seja prático e que você talvez não vá usar depois. Sobre calçados, é importante que você esteja atento, pois podem ter muitos cacos de vidro das bebidas no chão. Areia é pior ainda que você nem vê. Então, chinelo sempre no pé!

Dica: caso você acabe perdendo seu chinelo, não tem problema. No final da festa – já de dia – você verá inúmeros pares de chinelos esquecidos pela praia e no entorno da festa. É só pegar um que sirva e calçar! Vi bastante gente fazendo isso por lá. Rsrs

Os famosos buckets de bebidas da Full Moon Party
Os famosos buckets de bebidas da Full Moon Party

Dicas de segurança durante a Full Moon Party na Tailândia

Bebida:

Marca registrada da Full Moon Party, os buckets são vendidos por toda a praia durante o evento. Tomem cuidado com quem coloca e o que colocam dentro do seu baldinho. Infelizmente é muito comum em festas grandes como essa rolar o famoso “Boa noite Cinderela”. Todo cuidado é pouco. Se preferir, comprar sua bebida lacrada durante o dia e levar é uma boa opção para as mais cautelosas.

Drogas:

Como toda grande festa como essa, é comum você encontrar gente vendendo e usando drogas. Mas isso não interfere no clima bacana da festa. O importante é ficar sempre prevenido, assim como mencionei no item acima, principalmente se você estiver viajando sozinha.

Entrar no mar:

Se você já foi em alguma festa na praia sabe muito bem que bebida não combina com entrar no mar, certo? Na Full Moon Party não é diferente. Principalmente porque há pedras no fundo e com certeza você não irá enxergá-las à noite, muito menos alcoolizada.

Fogo:

Outra coisa que geralmente não combina com bebida é fogo. Mas você vai achar acrobatas brincando com fogo e mostrando suas habilidades pirotécnicas em todo lugar, pois essa é outra marca registrada da Full Moon Party. Os turistas também podem participar e até se arriscar nas manobras pulando cordas de fogo.

A dica é: fique longe se você já tiver bebido. Afinal, ninguém quer sair de casa pra viajar e voltar com uma super queimadura, não é mesmo?

Pochete ou doleira:

Um brasileiro que curte festas na rua, como o carnaval, sabe como sair preparado para não acabar perdendo os pertences. A nossa dica é usar pochetes que são fáceis de prender ao corpo, assim suas mãos ficam livres para curtir muito a Full Moon Party. Outra opção, até mais discreta, são as doleiras. Parece uma pochete mas é menor e você coloca por dentro da roupa. Assim, parece que você não tá levando nada.

Dicas Extras

  1. Leve uma cópia do passaporte com você e mantenha o original seguro no hotel;
  2. Não leve nada de valor para a festa;
  3. Leve apenas dinheiro suficiente para as bebidas e mantenha em um local seguro;
  4. Tenha consigo os detalhes do seu hotel para caso de emergência;
  5. Use calçados para proteger seus pés de garrafas quebradas (eu fui de chinelo, mas não custa avisar);
  6. Cuide bem de sua câmera e celular. Ninguém quer perder as memórias de uma viagem inteira de uma maneira boba.
Amigas na Full Moon Party da Tailândia
E a festa termina assim… rsrs

Seguro Viagem Internacional

Eu sempre dou esse conselho para amigas e não custa compartilhar aqui com vocês: não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter um seguro viagem garantido.

Costumo utilizar o Assist Card pelo site Seguros Promo. São empresas que eu confio e, sempre que planejo uma viagem internacional, eu pesquiso nesse site. E ainda tem uma vantagem: um descontinho para nossas leitoras!


Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Seguros Promo!
Use o cupom MALADEAVENTURAS para 5% de desconto.


Vai seguir viagem pelo Sudeste Asiático? Confira também nossas dicas para você planejar sua viagem para o Cambodja e nossas dicas para você planejar sua viagem para a Indonésia!


PS: Um agradecimento especial às queridas Anna Luiza Tepedino e a Amanda Zebulum que forneceram algumas das fotos do post e foram companheiras de mochila durante 3 semanas no Sudeste Asiático!


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

16 respostas

  1. Oi!!!
    Gostei do site! Vou voltar mais vezes…!
    Uma pergunta: voces compraram os ingressos para a festa como? andei pesquisando e achei o site oficial da FMP que vende pacote de traslado e hospedagem por R$ 1 mil… achei meio caro… e a dúvida que tenho é se consigo fazer tudo isso separadamente…
    Podem me ajudar?!
    Obrigada!

    1. Oi Paola!
      A Full Moon Party, na Tailândia, é na praia e é de graça. Quer dizer, eles cobram um valor simbólico de 100 baht, mas tem um bar na extrema lateral direita que não paga. rsrs
      Nesse site você provavelmente encontrou um pacote com essas coisas inclusas, mas você pode ir por conta própria gastando muito menos. Geralmente as pessoas montam seu roteiro de viagem pelo Sudeste Asiático pensando estrategicamente na data da festa que se encaixar melhor.
      Bjs!

  2. Olá!!!! Adorei muito todas informações, muito útil! Estou indo pro Sudeste Asiático em novembro e vou na festa e estou procurando tudo que possa ajudar! Queria tirar uma dúvida com você! Estou vendo pra ficar no Coral Bungalows também, mas queria saber como ele é! É seguro? Porque vi em outro site que na época da Full Moon Party é bom ficar em hotel com cofre por causa dos assaltos, mas está tudo bem mais caro! Aí fiquei preocupada! O que você achou de lá? É limpo também? Desculpa o monte de perguntas mas é que estou super confusa! Por isso estou procurando ajuda! Desde já obrigada e um beijão!

    1. Oi Maria Angelica!
      Eu gostei muito do Coral Bungalows e não tenho nenhuma reclamação a respeito da segurança, mas seria legal você enviar um email para eles perguntando sobre essa questão de cofres, caso considere essa opção.
      É limpinho, tem festa, o pessoal é legal e fica perto da praia da Full Moon Party, uns 10 minutos andando, mas longe o suficiente pra você poder descansar, se quiser sair da muvuca.
      Será que ajudei? rs
      Qualquer dúvida é só perguntar!! 🙂
      Beijos

  3. Oi Gaia! Eu li que você disse que não vale a pena ficar nas ilhas vizinhas e ir só pra festa, gostaria de saber o motivo.. alguma das pessoas que vc conheceu falou algo? Eu estava pensando em ficar em Ko Tao, porque os preços em Ko Phangan pro reveillon estão muito caros. Obrigada!

    1. Oi Lorena, tudo bem?
      Uma das meninas que conheci depois da festa ficou em Koh Samui e disse o mar tava muuuito remexido para voltar pra lá de manhã. Então imagina você saindo da festa 7h ainda bêbada e entrar num barco que sacode toda vida? Mas pode ser que tenha sido azar dela ne? hahah
      De uma forma ou de outra, vá! Uma das melhores festas que fui na vida!!

  4. Olá Gaia! vou passar as festas de natal e ano novo na full moon party. Os hotéis que encontro com mais facilidade ficam bem ao norte da ilha (10 a 15 km da praia da full moon), é ruim? tem ideia do custo de transporte e o estado do trajeto caso cogite ir de moto? rs.

    Outra dúvida.. os preços que estou encontrando são 10 vezes mais caros que o que comentou (18 dólares/dia), é por causa da época? Encontro hoteis para 3 pessoas (2 diarias) em torno de 5mil reais (a maioria ao norte da ilha como disse.)

    Obrigado!

    1. Oi Gustavo!
      Como fica muito cheio entre natal e reveillon, o ideal é reservar com antecedência. Esses valores que você encontrou são dos resort, que são muitos na ilha. Mas tem muito backpacker que vai para a Full Moon também, só que aí as opções mais baratas acabam mais rápido né.
      Costumo usar o booking para reservar hotel, chequei aqui e encontrei algumas poucas opções de hostel para a época em que vocês vão. Dá uma olhada: http://www.booking.com/index.html?aid=391129
      Talvez o Star Dormitory funcione para vocês. Ele fica próximo da festa. O único porém é que são 12 camas. Já fiquei em albergues assim e foi tranquilo.

      Sobre ser no norte da ilha, eu não sei dizer… Eu daria preferência para uns hoteis mais proximos. Você vai passar a noite inteira na festa e a vantagem de estar perto é que cada um pode ir pro hotel a hora que quiser.
      Tem muita subida e descida nas estradas, mas elas eram asfaltadas onde passei. Não sei se é 100% assim.
      Tem os taxis de lá que são umas caminhonetes. Não era baratinho não, mas era viável.

      Será que ajudei? Ou confundi ainda mais? hahaha
      Beijos!

  5. Oi, Gaia! Tudo bem? Fiquei com uma dúvida, o ingresso pra FMP de ano novo você compra lá na ilha mesmo? Não tem como comprar antecipado? Desde já, obrigada!

  6. Gaia, vi que seaflor fica em outra praia e dá umas tres horas a pé da festa. eu super gostei dele. mas é longe assim? como faz? rs

    1. oi Pri!! espero que ainda dê tempo de te ajudar com a resposta. o ideal para ir a pé é ficar na praia da full moon party mesmo. caso vc queira sossego, dá pra ficar nessas outras praias e pegar um taxi pra ir pro hotel de volta após a festa. há algumas opções de pickups que ficam lá aguardando os festeiros ao final. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *