Para você que ainda não conhece o Rio ou para quem quer apresentar a cidade maravilhosa a um turista ou amigo, confira o que fazer no centro do Rio de Janeiro: 22 passeios pelo reduto da boemia carioca.

Um dos principais cartões-postais do Brasil, o Rio possui uma rica diversidade cultural e não faltam recantos charmosos para você visitar na cidade e conhecer um pouco mais de sua história. Às vezes, as opções são tantas que fica até difícil decidir para onde ir, sobretudo para quem vai passar poucos dias na cidade.

Por isso, fizemos um roteiro bem completo para que você conheça o centro da cidade, onde a arquitetura antiga e moderna convivem lado a lado. Se encante com uma rica cena gastronômica e explore a cultura da cidade como um típico carioca!

passeio a pé no centro do Rio de Janeiro
Como não se encantar com uma cidade que tem um visual desses?

Veja também: Melhores praias do Rio de Janeiro: um GUIA COMPLETO sobre as praias da cidade maravilhosa


Nesse post você vai ver: ocultar

O que fazer no centro do Rio de Janeiro 2024

O centro do Rio é a parte mais antiga da cidade, onde tudo começou. Com a chegada da família real portuguesa em 1808, a cidade passou a ser capital da corte, o que resultou numa herança de belíssimos prédios históricos, como por exemplo o Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional, dois ícones da arquitetura no centro do Rio.

Com a mudança da capital para Brasília na década de 60 passou por um longo período de decadência até ganhar nova revitalização, com obras grandiosas como o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio) e o Boulevard Olímpico para os jogos de 2016.

Atualmente, além de muitos espaços culturais e museus, este reduto da boemia carioca possui uma noite agitada e vibrante, com muitas casas de show e música ao vivo, onde o samba e o chorinho se estendem até altas horas da madrugada.

Conheça os TOP 3 passeios para fazer pelo centro do Rio de Janeiro:

1. Carnaval Carioca: um tour pelos bastidores do carnaval que inclusive já entrou para o Guiness como um dos maiores o mundo.

2. Santa Teresa: conheça o bairro mais charmoso e bucólico do Rio de Janeiro

3. Roda Gigante Rio Star + Boulevard Olímpico: aproveite para ver o maior grafite do Mundo, feito pelo brasileiro Eduardo Kobra.

O que fazer no centro do Rio de graça
O que fazer no centro do Rio de graça: Grafites no Boulevard Olímpico. Foto: Wagner Oliva

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: principais passeios

Fazer um passeio a pé no centro do Rio de Janeiro é uma viagem no tempo: dos prédios históricos à modernidade do museu do Amanhã, passando pel

1. Conhecer o Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O Teatro Municipal é uma joia da nossa arquitetura e um dos mais importantes do país. Possui peças trazidas de diversas partes do mundo como lustres da Inglaterra e vitrais da Alemanha, além de ter sido inspirado na Ópera de Paris. Os visitantes podem se deslumbrar com os ricos detalhes arquitetônicos e também assistir a espetáculos, balés, sinfônicas e óperas.

O teatro eventualmente promove apresentações a preços populares: já assistimos a uma apresentação da Flauta Mágica, de Mozart e foi uma oportunidade perfeita para ver o belíssimo teatro por dentro. Se você não der esta sorte, vale muito a pena fazer uma visita guiada, uma vez que não é possível visitá-lo livremente em qualquer horário. Um programa cultural imperdível para fazer no centro do Rio!

O que fazer no centro do Rio com chuva
O que fazer no centro do Rio com chuva: visitar o belíssimo Teatro Municipal

2. Ver de perto os bastidores do carnaval na Cidade do Samba.

Para os apaixonados por samba e carnaval outra ótima dica é fazer este tour pelos bastidores da maior festa do nosso país; ao passear pelos armazéns onde ficam guardadas as fantasias e carros alegóricos das escolas de samba é impossível não se impactar com a grandiosidade do evento…

É super divertido poder colocar uma fantasia de carnaval e deixar o momento registrado em fotos, além de tentar (veja bem, tentar) aprender a sambar heheheh. No passeio podemos entender o trabalho insano e dedicado, que é feito ao longo do ano, para nos proporcionar uma festa tão linda. E na saída ainda somos brindados com uma caipirinha 🙂

o que fazer no centro do rio domingo
O carnaval do Rio é uma das festas mais famosas do mundo!

3. Admirar a arquitetura contemporânea do Museu do Amanhã

Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã ocupa 15 mil m² e é cercado por espelhos d`água, jardins, ciclovias e área de lazer. No entorno da região do museu eventualmente são realizados shows, exposições e festivais com food trucks, cervejas artesanais e música ao vivo.

Há muitos espaços para andar de bicicleta, passear de patins ou simplesmente caminhar, sendo uma ótima pedida para quem curte fazer passeios a pé no centro do Rio de Janeiro, tanto em família quanto a dois.

o que fazer no centro do rio domingo
O que fazer no centro do Rio com crianças: Museu do Amanhã. Foto: Wagner Oliva

No interior do museu o visitante vai se encantar com ambientes audiovisuais, experiências interativas, jogos, além de um ambiente onde perguntas e respostas pretendem explorar as possibilidades do futuro. Imperdível tanto para crianças quanto para adultos!

É altamente recomendado comprar o ingresso antecipadamente, uma vez que o museu tem longas filas e uma demanda altíssima (sobretudo em feriados prolongados e fins de semana). E se você quiser fazer um super combo museu + boulevard olímpico, este tour pode ser uma ótima dica.

O que fazer no centro do Rio com chuva
Museu do Amanhã. Foto: Wagner Oliva

End: Praça Mauá, nº 1 – Centro RJ
Horário de funcionamento: terça à domingo das 10h às 17h

4. Visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O CCBB  é outra atração imperdível no centro do Rio de Janeiro, há exposições permanentes e itinerantes no belíssimo espaço do enorme prédio histórico. Sempre tem uma exposição interessante rolando, além de dois cafés (Lilia Bistrô e Confeitaria Colombo) e livraria. O  átrio é lindo, com colunas neoclássicas e uma enorme cúpula em vidro, sendo um ótimo lugar para fazer fotos.

Vale sempre conferir a programação oficial no site para ficar por dentro das mostras, exposições e projetos de artes visuais, música, dança e teatro. A entrada é gratuita, mas dependendo da exposição as filas podem ser bem longas, portanto vale a pena retirar o ingresso online antecipadamente.

End: Rua 1º de março, 66 – Centro RJ
Horário de funcionamento: de segunda à domingo das 9h às 20h (fechado às terças).

5. Passear por Santa Teresa

Santa Teresa é um bairro próximo ao centro e super bucólico, com muitos casarões antigos, restaurantes, ateliês e pracinhas. Passear pelas ruas do bairro é um ótimo programa para um final de tarde por exemplo. O bairro abriga uma gastronomia diversificada que vai do petisco no tradicionalíssimo Bar do Mineiro ao requinte do Restaurante Aprazível, que tem um visual incrível do Rio.

Uma das formas mais legais de chegar ao bairro é pegando o icônico bondinho amarelo (da estação Carioca até a estação Dois Irmãos, passando pelo Lago do Curvelo e Largo dos Guimarães, com ingresso a R$ 20). Para quem desejar um passeio mais completo com a comodidade de transporte incluso, este tour por Santa Teresa é uma super dica.

O bairro sedia eventos como o Arte de Portas Abertas, onde acontecem exposições, oficinas, performances e saraus nas ruas e restaurantes. O evento costuma acontecer em dois fins de semana, com sede no Parque das Ruínas, um centro cultural  que por si só já vale a visita. Não deixe de conferir a programação do evento no insta!

Parque das Ruínas:
End: Rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa RJ
Horário de funcionamento: de terça à domingo das 9h às 18h

o que fazer em santa teresa parque das ruinas
Vale muito a pena conhecer também o Parque das Ruínas. É super famoso na cidade.

6. Andar na Yupstar (antiga RioStar)

A roda gigante Yupstar é a maior roda gigante da América Latina. Inaugurada em 2019 ela rapidamente se tornou um atrativo do Boulevard Olímpico recebendo muitos turistas e residentes da cidade (para estes os ingressos são promocionais!).

Cada cabine comporta até 8 passageiros e a volta completa leva em torno de 20 minutos e a experiência é super confortável: você vai sentado, a cabine é refrigerada (um alívio no calorão do Rio) e rola uma musiquinha agradável durante o passeio.

Dá para ver o Boulevard Olímpico inteiro, o Museu do Amanhã, a Baía de Guanabara e a Ponte Rio-Niterói. Para quem costuma ter medo de altura ou enjoar é bem tranquilo, uma vez que a roda gira beeeeem devagar rs.

End: Av Rodrigues Alves, nº 455- Centro RJ
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h

o que fazer no centro do Rio de Janeiro com crianças
O que fazer no centro do Rio de Janeiro com crianças: Yupstar

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: de graça

Uma das coisas que mais gostamos no Rio de Janeiro é ser uma cidade que te possibilita se divertir mesmo com pouca grana. Com tantas belezas naturais, mesmo quem está com o orçamento apertado se diverte: dá para fazer passeios super em conta pela cidade. Confira o que fazer no centro do Rio de graça:

7. Tirar fotos na escadaria Selarón

Impossível ir ao Rio de Janeiro e não tirar uma foto nesta escadaria icônica…Ela foi uma homenagem ao povo brasileiro feita pelo chileno Jorge Selarón, que chegou ao Rio em 83, se apaixonou pela cidade e foi ficando…A escada, que estava se deteriorando, ganhou a atenção do artista que começou a restaurá-la ainda na década de 90.

Este belo presente deixado pelo artista possui azulejos do mundo inteiro: 250 degraus com mais de 2.000 azulejos, provenientes de 60 países (muitos foram presentes de visitantes para contribuir na reforma da escada, tendo em vista que o artista não tinha muitos recursos financeiros).

A reforma durou 23 anos (até sua morte, em 2013) e se tornou uma atração turística da cidade, sendo cenários para clipes como Snoop Dogg e Pharrel em 2006, editoriais de moda e propagandas.

Um dos melhores acessos à escadaria é pela rua Teotônio Regadas, perto dos Arcos da Lapa, entre a Sala Cecília Meireles e o Bar Ernesto.

o que fazer no centro do rio de janeiro domingo
A bela escadaria Selarón, no centro do Rio de Janeiro.

8. Conhecer a Pedra do Sal e o Cais do Valongo

Localizada na região da Saúde e Gamboa, pertinho do Museu do Amanhã, a área é um símbolo da resistência negra e abriga hoje a Comunidade Remanescente de Quilombos da Pedra do Sal.

Também conhecida como “Pequena África”, no século XIX, a Pedra do Sal era porta de entrada dos negros africanos trazidos como escravos que chegavam ao Cais do Valongo e ali se reuniam para manter viva sua cultura.

pedra do sal
Grafite na Pedra do Sal. Foto: Fabian.Kron

Descoberto em 2011 durante obras na zona portuária do Rio , o cais do Valongo inclusive recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco em meados de 2018. A roda de samba mais famosa acontece às segundas, mas você pode conferir toda a programação e mais detalhes no instagram oficial da Pedra do Sal.

Outra super dica é fazer um free tour para conhecer mais sobre a herança africana e depois cair no samba na Pedra do Sal!

o que fazer no centro do rio de janeiro
Pedra do Sal em dias de samba (Foto: Sandy Marie)

9. Visitar as igrejas do centro do Rio

São muitas as igrejas no centro da cidade que merecem uma visita, com estilos arquitetônicos que vão do colonial ao barroco, passando pelo renascimento e o modernismo, como é o caso da Catedral Metropolitana ( inaugurada em 1979) que possui 75 metros de altura e 106 metros de diâmetro.  No subsolo da igreja encontra-se o Museu de Arte Sacra.

Outros destaques que não devem ficar de fora do seu roteiro pelo centro do Rio de Janeiro são a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco de Paula, a Igreja de Santo Antônio e a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

o que fazer no centro do Rio no domingo
Igreja da Candelária

10. Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é sem dúvida, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo! Com forte inspiração no Mosteiro dos Jerônimos, de Lisboa, possui um interior deslumbrante onde o grande destaque é uma claraboia em tons de azul e vermelho, que iluminam as enormes estantes entalhadas em madeira.

Fundada em 1837 por imigrantes portugueses o prédio possui estilo Manuelino e recebeu cinco sessões solenes da ABL na época sob a presidência de ninguém menos do que o escritor Machado de Assis. Precisamos dizer mais?

End: Rua Luís de Camões, nº 30- Centro RJ
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 10h às 17h

11. Dar uma passada pelo Arco do Teles

Um dos nossos lugares favoritos do Centro do Rio. O Arco do Teles abre uma passagem da Praça XV para a Travessa do Comércio, indo em direção à outra rua, chamada Rua da Lapa dos Mercadores.

Na verdade o arco fazia parte de um conjunto de três prédios, que pertenciam à família Teles de Menezes e que foram praticamente destruídos num incêndio em 1790.

Uma curiosidade: apesar de períodos com reputação e frequência ruins, com o passar do tempo virou núcleo de imigrantes portugueses, tendo sido inclusive residência da família de Carmem Miranda por alguns anos.

o que fazer no centro do rio de janeiro
Arco do Teles. Foto: Wagner Oliva

Esse lugar meio escondidinho no centro histórico guarda ótimos restaurantes e bares maravilhosos, além da bela arquitetura do edifício, construído no século XVIII.

É uma delícia sentar nas mesinhas da calçada dos restaurantes, seja para tomar uma cervejinha gelada com petiscos ou provar uma feijoada com caipirinha. Entretanto, procure frequentar esta região em horários mais movimentados, por questões de segurança.

 centro do rio de janeiro é perigoso
Restaurantes no Arco do Teles. Foto: Wagner Oliva

12. Caminhar pelo Boulevard Olímpico

Inaugurado para o Rio 2016, o Boulevard Olímpico deu uma nova vida à zona portuária do Rio, que estava abandonada, sem cuidados e era um local inseguro. Com a reforma, o espaço transformou-se num calçadão de 3,5 km e ganhou as belas pinturas de Kobra, diversos food trucks, um belo paisagismo e trouxe mais movimentação à área. É o novo ponto turístico carioca.

Ao final do seu passeio pelos belos grafittis, por que não conferir o AquaRio, o aquário marinho do Rio de Janeiro?

o centro do rio de janeiro é perigoso
Grafites ao longo do Boulevard Olímpico. Foto: Wagner Oliva

A melhor forma de chegar ali é por meio do VLT (veículo leve sobre trilhos) uma espécie de bondinho que trouxe mais conforto e praticidade nos deslocamentos pelo centro do Rio.

VLT
VLT. Foto: Wagner Oliva

13. Fazer compras no Saara

O Saara é um shopping popular a céu aberto no centro do Rio de Janeiro, onde mais de 1.000 lojas se espalham ao longo de 16 ruas. Ali você encontra absolutamente de tudo: objetos para casa, artigos de armarinhos, lojas de fantasias, peças para bijoux, itens de papelaria, sapatos, roupas, entre muitos outros.

Para quem tem paciência de garimpar e não se importa em disputar seu espaço com a multidão de pessoas e sons que invadem as ruas, é uma ótima pedida. Os preços são super convidativos e a facilidade de encontrar de tudo lado à lado é uma mão na roda.

A região inclusive está com uma revitalização prevista para os próximos dois anos, o que promete melhorar a circulação e mobilidade de pedestres.

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: à noite

Para quem ama agito e badalação o centro do Rio, principalmente a Lapa, é uma ótima alternativa. Perto dos Arcos, bares tradicionais sempre lotados, como Carioca da Gema, Teatro Odisseia, Circo Voador e Fundição Progresso movimentam as  ruas do entorno. Confira nossas dicas de o que fazer no centro do Rio à noite:

14. Assistir a um espetáculo no Rio Scenarium

O Rio Scenarium é uma casa de shows localizada na Lapa, bastante tradicional para quem gosta de samba, chorinho e forró. Frequentada tanto por turistas quanto por locais a casa de dois andares possui várias pistas de dança e uma decoração bastante eclética e cenográfica, com acervo de móveis e objetos vintage.

A casa abriga 7 ambientes diferentes que contemplam de eventos corporativos/ palestras a restaurantes, passando por espaços para shows e rodas de samba, gafieira, comemorações de aniversário, despedidas de solteiro e até casamentos. Ou seja: diversão para todo tipo de animação!

Para quem quer curtir o melhor do centro do Rio com total segurança e conforto, uma boa alternativa é ir ao um show no Rio Scenarium  com transporte incluso: uma ótima oportunidade não só de se divertir muito, mas também de conhecer novas pessoas.

End: Rua do Lavradio, nº 20- Lapa- RJ
Horário de funcionamento: de quarta à sexta das 19h às 2h e sábado das 12h às 18h e das 20h às 3h.

O que fazer no centro do rio de janeiro a noite
Entrada do Rio Scenarium de dia, num raro momento de tranquilidade.

15. Curtir um sambinha no Carioca da Gema

Um dos mais tradicionais da Lapa, o bar Carioca da Gema é famoso por suas noites animadas, com ritmos musicais variados, sendo o forte da casa o samba e o chorinho.


Possui ambiente descontraído e a frequência é tanto de locais quanto de turistas, grupos ou casais. A entrada é paga (R$ 40 + couvert artístico) e se você quiser garantir uma boa mesa é altamente recomendado chegar cedo ou reservar. Caso contrário rola ficar em pé mesmo, curtindo a música.

End: Av Mem de Sá nº 79- Lapa- RJ
Horário de funcionamento: de terça à quinta das 19h30 à 1h e sextas e sábados das 20h30 às 2h30.

16. Aproveitar uma festa no Circo Voador

Se em outros lugares da Lapa o carro chefe é o samba, no Circo Voador  você vai encontrar uma diversidade de ritmos e um dos melhores lugares do Rio para shows! O espaço é uma instituição cultural carioca desde os anos 80 e sua estrutura circular dá ao local uma atmosfera única. Abriga além dos shows, oficinas, feiras e outros eventos.

O espaço possui uma área coberta (onde rolam os shows) e uma parte descoberta com mesinhas para descansar e bater papo. Sendo um espaço pequeno, a proximidade com os artistas que se apresentam forma um ambiente contagiante, com uma vibe super descontraída. O preço da entrada varia conforme o show programado, mas eles costumam ter meia solidária, levando um quilo de alimento. Vale conferir a programação no site ou no insta!

End: Rua dos Arcos s/n- Lapa – RJ
Horário de funcionamento: de quarta à sexta das 19h às 2h e sábado das 12h às 18h e das 20h às 3h.


O que fazer no centro do Rio de Janeiro: melhores restaurantes

Um passeio pelo centro histórico do Rio pode render uma ótima oportunidade para fazer novas descobertas gastronômicas. Reunimos aqui algumas sugestões com os melhores restaurantes no centro da cidade, confira:

17. Confeitaria Colombo

Com 126 anos de existência, a Confeitaria Colombo já faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade: só a imponente fachada e a decoração belíssima em estilo art noveau, com espelhos antigos incríveis já fazem a visita valer a pena.

Seja para um chá da tarde, sobremesa ou um brunch não deixe essa tradicional confeitaria de fora do seu roteiro gastronômico pelo centro do Rio de Janeiro. Além de salgados muito bem feitos, os doces são DIVINOS e a variedade é tão grande que fica até difícil escolher um só!

onde comer no centro do rio de janeiro
Onde comer no centro do Rio de Janeiro: a tradicionalíssima Confeitaria Colombo. Foto: Wagner Oliva

Nossa única ressalva é que você visite o local com tempo. A confeitaria é MUITO concorrida, as filas são grandes e conseguir uma boa mesa (e atendimento) pode demorar um pouco. Dica: o segundo andar é mais tranquilo.

A Confeitaria Colombo já apareceu aqui no blog anteriormente, no post 10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro. Confira!

onde comer no centro do rio de janeiro
Confeitaria Colombo. Foto: Wagner Oliva

End: Rua Gonçalves Dias nº 32- Centro- RJ
Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 11h às 18h

18. G & G Gourmet

No G&G Gourmet  você vai encontrar comida caseira, drinks especiais, petiscos  de boteco super saborosos, além de opções vegetarianas e veganas.

O ambiente é super descontraído, com referências históricas e você pode escolher um vinil e botar para tocar enquanto almoça ou janta. O atendimento também é super acolhedor e simpático.

Entre os pratos da casa, destaque para a moqueca de banana da terra, o bolinho do bobó de camarão e o bobó de shitake.

End: Rua Sacadura Cabral nº 55 – Saúde- RJ
Horário de funcionamento: de quarta à domingo das 12h às 21 h

19. Confeitaria Manon

Outra confeitaria perfeita (e super tradicional) para um café da manhã, almoço ou brunch é a confeitaria Manon. Fundada em 1.942 é famosa pelo doce madrileño –  uma massa folheada com creme de confeiteiro, um toque de goiabada e pulverizado com açúcar. Outros destaques da casa são o strudel de maçã, o mil folhas e a camisola de nozes.

No interior, o ambiente é simples e o salão é uma réplica do navio português Cerpa Pinto, com piso de mármore carrara e espelhos franceses, além de outros itens originais.

End: Rua do Ouvidor nº 187 – Centro- RJ
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 7h 30 às 20 h e sábado das 7h30 às 14h

20. Dois de Fevereiro

A proposta do Dois de Fevereiro é ser um restaurante baiano no centro do Rio de Janeiro, mais especificamente no Largo da Prainha. O atendimento é simpático e os pratos são bem servidos, com preços acessíveis.

Além das especialidades baianas, servem pratos vegetarianos, frutos do mar, carnes, petiscos e a pimenta da casa é picante na medida certa, uma delícia!

Nos finais de semana as mesinhas na rua ficam lotadas e no interior da casa a decoração é simples, colorida e agradável. Se você não quiser almoçar, tome uma cervejinha gelada com petisco ou um prove um delicioso mate com gengibre.

End: Rua Sacadura Cabral nº 79 – Saúde- RJ
Horário de funcionamento: de terça à domingo das 11h 30 às 17h

21. Casa Paladino

A Casa Paladino é um clássico do Rio de Janeiro que manteve seu charme ao longo dos anos: é o típico bar raiz, uma mistura de armazém com mercearia, com pé direito alto e garrafas de cima a baixo. O atendimento é bom, embora a casa encha rapidamente  ( e não tenha ar condicionado…).

No cardápio omeletes variados ( o de queijo com gorgonzola é muito bom!), sanduíches (ou omelete) de pastrami, bolinhos de bacalhau, entre outras delícias. Tudo simples mas super bem feito e acompanhados por uma taça de vinho ou um chopp gelado.

End: Rua Uruguaiana nº 226 – Centro- RJ
Horário de funcionamento: de terça à domingo das 11h 30 às 17h

22. Aprazível

O Aprazível é uma opção mais requintada, que serve almoço ou jantar e culinária brasileira e sul americana, a preços mais elevados. O ambiente é muito bonito, na pegada rústico-chic, com vários ambientes, muita vegetação e mesas ao ar livre,  sendo uma boa dica para casais que desejam curtir um jantar romântico.

No cardápio, pratos variados da culinária nacional com destaque para a região Norte (jambu, tucupi e açaí). Outras boas opções são o palmito com molho pesto e o peixe tropical com arroz de coco.

End: Rua Aprazível  nº 62 – Sta Teresa- RJ
Horário de funcionamento: de terça à sábado das 12h às 22h e domingos das 12h às 27h


Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer no centro do Rio de Janeiro

Quais os melhores lugares para conhecer no centro do Rio de Janeiro? É perigoso passear a pé? Essas são algumas das perguntas que mais recebemos dos nossos leitores no blog, quando o assunto é Rio de Janeiro. Assim sendo, reunimos abaixo as informações de forma bem prática, para facilitar sua pesquisa:

O que fazer no centro do Rio de Janeiro à noite
O que fazer no centro do Rio de Janeiro à noite: Arcos da Lapa

O centro do Rio de Janeiro é perigoso?

Não podemos negar que o Rio é uma cidade maravilhosa mas tem seus problemas quando o quesito é segurança…Contudo, isso não é motivo para você não conhecer esta cidade linda, calorosa e inesquecível.

Por isso, tome as precauções que você tomaria na maioria das grandes cidades:  evite locais desertos (sobretudo à noite) e não dê bobeira com seu celular, procure utilizá-lo somente dentro dos estabelecimentos.

Como se locomover no centro do Rio de Janeiro

A melhor forma para se locomover pelo centro do RJ é utilizar metrô, VLT, táxi ou uber. As principais estações de metrô no centro do Rio são Carioca, Cinelândia, Uruguaiana e Presidente Vargas. Consulte aqui o mapa do metrô.

O VLT possui 4 linhas que passam pela maior parte das atrações citadas neste post como por exemplo a Cidade do Samba, AquaRio, Cais do Valongo, Saara, Mosteiro de São Bento, entre outros. Vale consultar o mapa do VLT aqui.

O que fazer no centro do Rio de Janeiro com chuva

O Rio tem clima ensolarado e quente na maior parte do ano, mas pode acontecer do cenário mudar e você pegar uns dias de chuva na cidade. De qualquer forma, sempre há o que fazer no centro do Rio de Janeiro com chuva:

O que fazer no centro do Rio de Janeiro com crianças

Para quem viaja com os pequenos o centro do Rio de Janeiro possui atrações bem interessantes para curtir em família, confira:

Melhores museus no centro do Rio de Janeiro

O Rio é uma cidade com forte cenário cultural e tem sempre exposições muito interessantes acontecendo pela cidade. Não deixe de visitar os melhores museus do centro do Rio de Janeiro:



Dicas de Viagem: Rio de Janeiro

Se esta é a sua primeira vez na cidade maravilhosa, deixamos abaixo algumas dicas para ajudar no seu planejamento de viagem:

Como chegar no Rio de Janeiro?

O Rio possui dois aeroportos principais: Santos Dumont (próximo ao centro da cidade) e Galeão ( na Ilha do Governador, o maior de onde parte a maior parte dos voos internacionais). Ambos possuem ônibus, táxi e uber para se deslocar para outros pontos do Rio.

Outra opção confortável e prática é contratar um transfer, o que pode sair mais em conta para quem viaja com mais pessoas ou está com bagagens.

Outra opção é a Rodoviária Novo Rio, localizada no centro da cidade. Além das opções de transporte que citamos acima, possui integração com o VLT, com acesso ao aeroporto Santos Dumont.

o centro do rio de janeiro é perigoso
O centro do Rio tem paisagens bem interessantes, misturando o antigo e o novo.

Quantos dias ficar no Rio de Janeiro?

Recomendamos pelo menos 5 dias inteiros no RJ. Claro que não vai ser possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade neste tempo (há muito o que ver e fazer!) mas você já vai ter um gostinho para querer voltar logo =)

Como se locomover no Rio de Janeiro?

O Rio possui boa diversidade no quesito transportes. A melhor forma para se locomover pela cidade é utilizar metrô, VLT, táxi ou uber. Há também as bikes do Itaú, espalhadas em vários trechos da cidade, que ajudam bastante.

Outra opção prática é alugar um carro. Neste caso, uma dica legal é utilizar esta plataforma, que reúne  as melhores locadoras do país e facilita muito na hora de comparar preços.

lugares para conhecer no centro do Rio de Janeiro
Lugares para conhecer no centro do Rio de Janeiro: Lapa

Pronto para escolher o que fazer no centro do Rio de Janeiro?

Por fim, agora que você está por dentro de todos os lugares para conhecer no centro do Rio de Janeiro, esperamos que você curta bastante seu passeio!

E caso tenha alguma outra dica de lugar especial no Rio, não deixe de escrever nos comentários, vamos adora saber !


Leia também: 

O que fazer no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Sul, Barra ou Centro?

Airbnb Rio de Janeiro: 20 melhores opções na Zona Sul ( Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo)


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

1 resposta

  1. Demais, Tamíris! Eu andei fazendo vários desses passeios turísticos no Rio em Fevereiro, mas ficou faltando a Pedra do Sal e esse Bar do Gengibre, que eu não conhecia… Ótimas dicas! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *