Roteiro Roma: o melhor da cidade em 3, 5 ou 7 dias de viagem
Roteiro Roma: o melhor da cidade em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Roteiro Roma: o melhor da cidade em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Um roteiro Roma é algo que já estava na nossa lista de desejos a um certo tempo recentemente conseguimos realizar. A chamada Cidade Eterna transborda história e cultura, além de ser apaixonante.

Seja esta sua primeira vez na capital romana ou a décima vez, não faltam opções de o que fazer por lá. E se você não sabe como organizar sua viagem, nós podemos ajudar. Vamos te dar dicas de como montar seu roteiro sem cair em uma furada.

Continue sua leitura e descubra tudo o que Roma tem a oferecer.

melhor roteiro roma
Descubra como montar o roteiro Roma dos seus sonhos. Foto: @gaiavani

Roteiro Roma resumido

E para já te dar um gostinho do que vem por aí, começamos com uma sugestão do que é realmente imperdível em qualquer roteiro Roma. depois continue sua leitura e veja os detalhes de cada passeio!

Dia Roteiro
Dia 01 Coliseu + Fórum Romano + Piazza Venezia + Piazza del Campidoglio + Trastevere
Dia 02 Fontana di Trevi + Vicus Caprarius + Plaza de Espanha + Piazza Navona + Panteão + Via dei Coronari
Dia 03 Vaticano + Basílica de São Pedro + Castelo Sant’Angelo
Dia 04 Galleria Borghese + Museo Leonardon da Vinci + Piazza del Popolo + Via Margutta
Dia 05 Santa Maria Maggiore + Monti + Mercado Trajano + Termas de Caracala + Mercado de Testaccio + Circus Maximo + Bocca della Verità
Dia 06 Bate e volta Lago Bracciano
Dia 07 Bate e volta até Pompeia OU Tivoli

Roteiro Roma: opções para 3, 5 e 7 dias de viagem

Montar um roteiro Roma pode não ser uma coisa tão fácil quanto se imagina. A cidade costuma estar cheia de turistas durante todo o ano e você precisa ser inteligente para encaixar as atrações que você deseja conhecer sem pegar os horários de pico de cada uma delas.

Mas você pode ficar tranquilo, porque fizemos todo o trabalho por você. Montamos 3 opções de roteiro para ocê aproveitar Roma ao máximo. Ah! E você pode utilizá-los exatamente do jeito que estão ou então personalizar com as suas preferências.

Roteiro Roma: 3 dias

Está planejando uma eurotrip e pretende incluir Roma na lista? Fica tranquilo que é possível visitar todos os encantos da Cidade Eterna em um roteiro Roma de 3 dias. Inclusive, esse foi o nosso roteiro de viagem.

Lembrando que será necessário muito planejamento para você aproveitar cada horinha disponível. E para facilitar a sua vida, aqui vai nossa sugestão de o que fazer em Roma em 3 dias:

Como organizar sua viagem:

  • Dia 1: Coliseu + Fórum Romano + Piazza Venezia + Piazza del Campidoglio + Trastevere
  • Dia 2: Fontana di Trevi + Vicus Caprarius + Plaza de Espanha + Piazza Navona + Panteão + Via dei Coronari
  • Dia 3: Vaticano + Basílica de São Pedro + Castelo Sant’Angelo

Dia 1: Coliseu + Fórum Romano + Piazza Venezia + Piazza del Campidoglio + Trastevere

Claro que o Coliseu é provavelmente o número 1 na sua lista de passeios imperdíveis em Roma. Chegue lá de manhã cedo para tentar driblar a multidão e, principalmente, reserve seus ingressos com antecedência para economizar tempo e paciência.

Depois de ver de perto a imponência do Coliseu, já aproveite para conhecer o sítio arqueológico do Fórum Romano, já que eles ficam no mesmo lugar. Em seguida, siga caminhando até a Piazza Venezia e não esqueça de adicionar uma parada na Piazza del Campidoglio.

passeios em roma
O Coliseu é um clássico de Roma. Foto: @gaiavani

Nossa pausa para o almoço foi no All’Antico Vinaio. Um restaurante bem famoso em Roma que serve sanduíches enormes e deliciosos. Vale destacar que o estabelecimento só funciona no sistema de levar para viagem, então você vai precisar procurar um cantinho para comer depois.

E para terminar seu primeiro dia de roteiro Roma, que tal conhecer o lado boêmio da cidade? Vale a pena pegar uma condução até o bairro Trastevere. Por lá a cena gastronômica é incrível e a atmosfera é super autêntica e histórica!

#DicaDaGaia: Em Trastevere comemos no Casetta di Trastevere, um restaurante super charmoso. Pedimos um All’Amatriciana que estava divino e uma lasanha, que também estava boa, mas não no mesmo patamar do macarrão.

Dia 2: Fontana di Trevi + Vicus Caprarius + Plaza de Espanha + Piazza Navona + Panteão + Via dei Coronari

Começamos nosso segundo dia bem cedinho para garantir nosso pedacinho da Fontana di Trevi. Logo em seguida fizemos o achado da nossa viagem ao descobrir o Vicus Caprarius, o museu mais interessante de Roma em nossa opinião.

Depois dessa imersão na história romana, partimos em direção à Piazza Navona, que já serviu até de estádio na Roma Antiga. E como estava muuuuito quente, paramos na Gelateria del Teatro para provar um tradicional gelato italiano. Já o almoço foi regado a uma pizza maravilhosa na Pinsitaly Trevi.

roteiro 3 dias em roma
Demos sorte de chegar na Fontana di Trevi logo antes da sua abertura. Foto: @gaiavani

Após o almoço, não deixe de conhecer o Panteão, prédio histórico que impressiona por ser uma maravilha da engenharia antiga. Encerre o segundo dia na Via dei Coronari, uma rua da cidade cujas construções remontam a Idade Medieval.

Nosso jantar da segunda noite foi em alto estilo no Matricianella. O local foi super recomendado pela nossa amiga e como valeu a pena! Podemos dizer que foi a melhor experiência gastronômica que tivemos em toda a viagem!

Dia 3: Vaticano + Basílica de São Pedro + Castelo Sant’Angelo

Para o terceiro e último dia de roteiro Roma, aproveite para conhecer o Vaticano, um Estado totalmente independente dentro de Roma. Mas antes de qualquer coisa, vá preparado porque é tudo MUITO cheio.

Começamos logo pelos Museus do Vaticano e amamos a riqueza de detalhes das salas de exposições é impressionante. Depois de algumas horas chegamos à Basílica de São Pedro e finalizamos com o Castelo Sant’Angelo. Não se esqueça de reservar seu passeio com antecedência para evitar perder tempo em filas quilométricas.

Roteiro Roma: 5 dias

O que conhecer em Roma em 5 dias? Certamente você conseguirá explorar a cidade de forma mais completa com dois diazinhos a mais! Além de visitar os clássicos, você ainda poderá observar alguns lugares que normalmente ficam de fora de uma viagem a capital italiana.

Aproveite o roteiro anterior e inclua mais dois dias incríveis em sua viagem. Assim, veja nossa sugestão de roteiro Roma 5 dias:

Como organizar sua viagem:

  • Dia 04: Galleria Borghese + Museo Leonardon da Vinci + Piazza del Popolo + Via Margutta
  • Dia 05: Santa Maria Maggiore + Monti + Mercado Trajano + Termas de Caracala + Mercado de Testaccio + Circus Maximo + Bocca della Verità
roteiro roma 5 dias
Com 5 dias em Roma você já aproveita melhor a cidade. Foto: @gaiavani

Roteiro Roma: 7 dias

Agora, o que conhecer em Roma em sete dias? Adiantamos que com essa quantidade de dias você poderá explorar a cidade e ainda aproveitar alguns bate e volta. Sem dúvida, consideramos esse o melhor roteiro de Roma!

Veja essa sugestão de roteiro Roma 7 dias:

Como organizar sua viagem:

  • Dia 06: Bate e volta Lago Bracciano
  • Dia 07: Bate e volta até Pompeia OU Tivoli

Roteiro Roma: quais os principais pontos turísticos de Roma

Roma é uma cidade que transborda cultura e história. A chamada Cidade Eterna é famosa por seus monumentos impressionantes, sítios arqueológicos e gastronomia sem igual.

Mas você sabe quais são os principais pontos turísticos de Roma? Depois de conhecer a capital italiana de perto, vamos te contar quais lugares não podem ficar de fora da sua lista de passeios. Contiue sua leitura e descubra quais são:

1. Coliseu

Se Paris tem a Torre Eiffel, Roma tem o Coliseu. Sem dúvida, este é o principal cartão postal da capital italiana e figurinha carimbada em qualquer roteiro Roma que se preze.

Construído entre 72 e 80 d.C., o Coliseu é o maior anfiteatro do mundo. Ele possuía capacidade para 80.000 pessoas e até hoje é usado como referência na construção de estádios no mundo todo. Sem dúvida, vê-lo de perto é uma oportunidade e tanto!

As visitas a este importante sítio arqueológico são incríveis. A melhor vista é no 5º andar, de onde se vê o teatro todo. Recentemente inauguraram mais um espaço de visitação: a arena. Lá do centro é possível vivenciar um pouco de como era o espetáculo do ponto de vista dos gladiadores.

#DicaDaGaia: Achamos que vale super a pena reservar uma visita guiada ao Coliseu. A presença de um guia faz diferença, pois você terá os melhores insights de um especialista local sobre o Coliseu.

roteiro roma clássico
Incrível pensar em como o Coliseu foi bem construído. Foto: @gaiavani

2. Fórum Romano

Junto com o Coliseu, o Fórum Romano integra o mais importante sítio arqueológico de Roma. Ele era o principal centro político, ritual e cívico da cidade na antiguidade e podemos dizer que era nele onde se desenvolvia a vida pública, cultural e econômica romana do tempo dos imperadores.

Hoje, os vestígios de templos, tribunais, arcos e colunatas permite que a gente conheça mais sobre o passado dde Roma. Alguns locais que o visitante pode ver de perto são as ruínas dos templos de Saturno, Vênus, Rômulo e Vesta, bem como o Arco de Tito, o Arco de Severo Sétimo, a Cúria e a Coluna de Foca.

#DicaDaGaia: Normalmente, o ingresso do Fórum Romano, Coliseu e do Palatino são conjugados. Isso porque essas três atrações ficam bem próximas e estavam interligadas na Roma antiga. E você ainda pode economizar com todas essas entradas ao adquirir o Roma Pass, o passe turístico de Roma.

viagem roma
Outro passeio imperdível em Roma é o Fórum Romano. Foto: @gaiavani

3. Panteão

Em seguida, o Panteão é um dos edifícios mais fascinantes para incluir na sua lista de o que fazer em Roma. Construído pelo Imperador Adriano lá em 125 d.C., ele já foi templo e Igreja. Hoje atrai turistas do mundo inteiro para ver de perto essa maravilha da engenharia que está em ótimo estado de conservação.

O grande destaque do Panteão é sua cúpula majestosa. Ela é a maior do mundo com seus 43m de diâmetro que se encontra milimetricamente posicionada. Bem em seu centro há uma abertura chamada de óculo que permite a entrada de luz natural. Realmente, o Panteão é uma grande obra de engenharia que permanece intacta mesmo com o passar dos séculos.

pontos turísticos de roma
O Panteão. Foto: @gaiavani

4. Vaticano e Basílica de São Pedro

Agora, se tem um lugar que é o sonho de consumo de muitos viajantes é o Vaticano. Vale saber que ele é o ponto turístico mais popular de Roma e está sempre lotado de turistas. As principais atrações do Vaticano são a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano. Lembrando que é bem possível visitar ambos no mesmo dia.

Primeiramente, os Museus do Vaticano são lar de algumas das coleções de artede grande importância para a humanidade. São 54 galerias repletas de esculturas antigas de grandes mestres, como Rafael e os icônicos afrescos de Michelangelo na Capela Sistina. Recomendamos separar um bom tempo para cá, posi a visita é incrível.

A outra joia do Vaticano é a Basílica de São Pedro. Encomendada pelo imperador Constantino, ela foi construída por volta de 349 d.C. e é onde, supostamente, estão guardados os restos mortais do apóstolo Pedro.

roteiro roma vaticano
Museus do Vaticano. Foto: @gaiavani

Tudo na basílica é de cair o queixo.Com impressionantes 187 m de comprimento e mais de 15.000 m² (3,7 acres), em seu interior encontramos diversas obras-primas, como a Pietà de Michelangelo. Já no centro da basílica está o baldaquino de Bernini. Uma construção magnífica de 29m de altura com colunas torcidas em bronze. Abaixo dela fica o túmulo de São Pedro.

Fica a dica que o Vaticano tende a ficar ainda mais lotado aos sábados. Já os Museus do Vaticano fecham aos domingos, exceto no último domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. Contudo, você já pode imaginar que este é o dia mais concorrido para visitar a atração.

Tendo em vista que os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro tem muita história para contar, achamos que é interessante contratar uma visita guiada. Certamente o passeio será muito mais proveitoso com a presença de um guia.

5. Piazza Navona

Se você procura qual o melhor roteiro para conhecer Roma, sugerimos não esquecer de incluir a Piazza Navona. Com seu formato alongado, ela é uma das praças maisfamosas do centro de Roma. Ela inclusive já apareceu no filme “Anjos e Demônios“.

Diversas atrações ficam na praça ou em seus arredores, como a igreja de Sant’Agnese in Agone e a belíssima La Fontana dei Quattro Fiumi. Existem outras duas fontes menores na Piazza Navona, mas igualmente bonitas: a Fontana del Moro e Fontana del Nettuno.

Mas além de sua impotância histórica e artística, a Piazza Navona é um ótimo lugar para ver a vida acontecer em Roma. Existem diversos cafés, terraços, artistas de rua e retratistas por lá, deixando o ambiente super vibrante. Escolha um lugar para tomar um legítimo expresso italiano. Você não irá se arrepender!

Vale saber: Em dezembro a Piazza Navona virá um enorme mercado de Natal. Ideal para comprar enfeites e provar algumas comidas deliciosas.

praças de roma
Piazza Navona. Foto: @gaiavani

6. Fontana di Trevi

Por sua vez, a Fontana di Trevi é um dos cartões postais da Cidade Eterna. A fonte homenageia a mitologia antiga, com Netuno, o deus do mar, em seu centro, montado em uma carruagem de conchas conduzida por cavalos-marinhos. Vale saber que ela levou quase três séculos para ser concluída e mudou um pouco sua configuração ao longo dos anos.

Atualmente, a Fontana di Trevi é muito procurada por turistas, afinal, quem não quer um clique nesse cenário incrível? Mas o que quase ninguém te conta é que a fonte é MUITO cheia e todo mundo quer a mesma foto que você! No entanto, temos algumas dicas bem importantes para ter sucesso em sua empreitada.

Antes de tudo, chegue cedo, pois a fonte abre às 9h para o público. Evite as segundas, entre 14h e 21h, e as sextas a partir de meio-dia, pois é limpeza e recolhimento de moedas. E para tirar aquela foto impactante, de preferência a cores vibrantes na hora de se vestir para realçar o contraste com o branco das estátuas.

fontana di trevi
Na Fontana di Trevi, não esqueça de jogar uma moeda na fonte de costas pelo lado direito para garantir a volta à Roma. Foto: @gaiavani

7. Vicus Caprarius

Bem próximo a Fontana di Trevi fica o Vicus Caprarius, uma verdadeira joia escondida em Roma. Este museu fica na Vicolo del Puttarello e tem uma entrada tão discreta que se você não se atentar é fácil passar direto.

No interior do museu tivemos a oportunidade de conhecer um antigo complexo de apartamentos romanos datado do século I d.C. Sem dúvida, esse foi nosso museu preferido para conhecer a história de Roma de forma mais profunda. Recomendamos fortemente o passeio guiado para se aprofundar na história do local.

roteiro roma histórico
Vicus Caprarius. Foto: @gaiavani

8. Villa Borghese e Galleria Borghese

Num estilo Central Park romano, a Villa Borghese é um verdadeiro refúgio em plena capital italiana. Construída no século XVII, ela está localizada no coração da cidade e além de ser um dos maiores parques de Roma, é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

Villa Borghese está cheia de atrações para visitar: jardins, museus, monumentos e até mesmo um hipódromo são alguns lugares para explorar por lá. Aliás, achamos que vale a pena passar o dia inteiro por lá.

Dentro da área da villa, a Galleria Borghese é um museu sensacional para incluir em seu roteiro por Roma. Você vai amar caminhar por entre obras de mestres clássicos, como Bernini, Canova, Caravaggio, Raffaello, Perugino e muitos outros.

Vale mencionar que a Galleria Borghese está inclusa no Roma Pass. No entanto, você também pode contratar uma visita guiada separadamente e aproveitar cada cantinho desse museu incrível.

melhores passeios em Roma
Villa Borghese.

9. Piazza di Spagna

Outra praça muito importante em Roma é a Piazza di Spagna. Ela fica em uma área nobre da cidade, cerca de lojas de marcas de luxo. Nela encontramos a Fontana della Barcaccia, uma linda fonte esculpida por Bernini pai e filho.

o que fazer em roma gratuito
Piazza di Spagna. Foto: @gaiavani

10. Castelo Sant’Angelo

Por fim, o Castelo de Sant’Angelo é uma imponente construção às margens do Rio Tibre que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Roma. O que mais chama a atenção nele é seu formato cilíndrico.

Originalmente, ele foi encomendado como mausoléu para Adriano e sua família, mas após anos ele se tornou uma fortaleza e castelo para os papas. Hoje, o Castelo de Sant’Angelo é um museu imperdível, com salas repletas de afrescos e uma coleção de armas medievais.

#DicaDaGaia: Quando estiver dentro do Castelo de Sant’Angelo, experimente olhar pelas janelas e você terá uma vista de tirar o fôlego de Roma e da Basílica de São Pedro.

vaticano
Castelo Sant’Angelo. Foto: @gaiavani

Roteiro Roma: principais passeios nos arredores da cidade

Depois de conhecer os principais pontos turísticos de Roma, vale a pena conhecer algumas opções de bate e volta nos arredores da cidade.

1. Pompeia

Em primeiro lugar, quem é apaixonado por história antiga vai ficar encantado com uma viagem a Pompeia. Considerada um dos destinos turísticos mais visitados da Itália, Pompeia é uma cidadezinha próxima a Nápoles que foi destruída e soterrada após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.


É possível ir de Roma a Pompeia por excursão guiada, trem ou ônibus. Entretanto, as visitas guiadas oferecem melhor custo-benefício e menos dor de cabeça para uma daytrip como essa. E como o sítio arqueiológico é bem grande, vale a pena separar umas 4 horas para fazer sua visita com calma.

passeios nos arredores de roma
Pompeia.

2. Tivoli

Agora, se você não quer ir muito longe da capital italiana, então Tivoli é uma ótima sugestão de o que fazer em Roma nos arredores. A cerca de 30 minutos de Roma, a charmosa Tivoliestá repleta de casas lindas, ruas super fofas e jardins incríveis.

Mas afinal, o que ver em Tivoli? Uma das atrações da cidade é a Villa D’Este, um palácio com jardins de tirar o fôlego. A Villa Gregoriana é outra que vale a visita. Já a Villa de Adriano é a maior e mais impressionante de todas.

o que fazer nos arredores de roma
Tivoli.

3. Lago Bracciano

Outra daytrip que você pode gostar de fazer a partir de Roma é até a cidade medieval de Bracciano. Por lá fica o Lago Bracciano, o 8º maior lago da Itália.

Bracciano é perfeita para fotos. Você fará uma viagem no tempo ao vagar pelo labirinto de ruas de paralelepípedos e praças cobertas com videiras. Para quem quer fugir da caótica Roma, fica essa dica. Ah! E se você vier durante o verão pode aproveitar para se banhar nas águas do lago, já que ele é extremamente limpo.

Vale saber: Caso você não esteja de carro, existe a possibilidade de fazer a excursão ao Lago Bracciano.

roteiro roma lago bracciano
Lago Bracciano.

4. Assis

Por sua vez, a viagem de um dia de Roma a Assis é uma das melhores maneiras de escapar da capital e vivenciar a rica história medieval da Itália. Ela fica a cerca de 175 km de Roma . A maneira mais rápida de chegar lá é de trem, mas você também pode ir dirigindo.

Vale saber que Assis é tombada pela UNESCO e conhecida como o local de nascimento de São Francisco. Além da sua riqueza histórica, a daytrip até Assis vai incluir vistas de tirar o fôlego, atmosfera tranquila e uma gastronomia de alto nível. Dentre as atrações que você verá em Assis temos a Basílica de São Francisco, a Piazza del Comune e a fortaleza Rocca Maggiore.

o que fazer nos arredores de roma
Assis.

5. Nápoles e Costa Amalfitana

Por fim, muitos seguidores nos perguntaram se é possível fazer um roteiro Roma e Costa Amalfitana apenas no esquema de bate e volta. Na verdade, não recomendamos, poia a Costa Amalfitana é bem longe. Isso faz com que a viagem fique cansativa e não vai dar pra ver nada em apenas 1 dia.

Nossa dica é que você passe uns dias hospedado na Costa Amalfitana. Nossa recomendação é ficar, no mínimo, 4 para conhecer Ravello, Positamo, Amalfi e outras cidades da região.

roteiro roma e costa amalfitana
A Costa Amalfitana merece uns dias só pra ela. Foto: @gaiavani

Você também vai gostar de ler – Roteiro Costa Amalfitana: o melhor do destino em 3, 5 e 7 dias de viagem.

Dúvidas frequentes de quem procura por roteiro Roma

É super comum que surjam dúvidas na hora de planejar um roteiro por Paris. Assim sendo, reunimos as principais perguntas que recebemos no Instagram para responder a seguir:

Como montar um roteiro em Roma?
Antes de tudo, é importante saber que é impossível conhecer os principais atrativos de Roma em um dia só. Por isso, nossa dica é que você separe a cidade por regiões e visite cada uma delas em um dia diferente. Por exemplo, só o Vaticano vai te tomar um dia inteiro. São tantas coisas pra ver e fazer que não vale a pena perder tempo sem saber como aproveitar suas horas preciosas (gastando em euros!) em Roma.
O que NÃO fazer em Roma?

Você já sabe quais são os passeios imperdíveis em Roma, mas talvez não saiba o que realmente NÃO fazer na cidade. Logo de cara já vamos sugerir de não deixar para comprar os ingressos na hora. Roma é muito quente e ninguém merece ficar derretendo em filas.

Use e abuse das atrações gratuitas. Lugares como o Pantheon e a Fontana di Trevi são 0800 e não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade. Ademais, fique atento aos dias da semana, já que muitos museus fecham as segundas.

Vale a pena investir em um Roma Pass?
Nós usamos o Roma Pass e ele vale a pena especialmente para quem está visitando a capital italiana pela primeira vez. Com ele você pode conhecer os principais atrativos da cidade sem se preocupar com as entradas dos museus e outros atrativos uma por uma. Além disso, ele dá direito a entrada prioritária nas atrações e utilizar o transporte público local. Sem dúvida, uma ótima oportunidade de economizar tempo e dinheiro.
Preciso comprar as entradas para os museus e atrações com antecedência?

O ideal é que você se planeje para comprar seus ingressos com antecedência. Assim você não perde tempo em filas e poupa a sua paciência. Lembre-se que Roma é uma das capitais europeias mais visitadas, ou seja, vai ter MUITO turista independente da época do ano que você for.

Para fazer esse planejamento e comprar os ingressos antecipadamente utilizamos dois sites: o GetYourGuide e o Civitatis. Ambos tem uma variedade bem legal de passeios, atrações, tours guiados e museus.

Pronto para montar seu roteiro Roma?

Agora vai ser bem mais fácil montar um roteiro Roma para aproveitar a Cidade Eterna, né? Mas caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar.

Boa Viagem!

Você também vai gostar de ler:

Hotéis baratos em Roma: 10 opções para quem quer economizar

Roma Pass: vale a pena? quanto custa? onde comprar?

Onde ficar em Roma: Centro Storico, Monti ou Prati?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Gaia Vani
Gaia Vani

Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima