O Uruguai é um destino que vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente, no radar dos brasileiros. O país conta com diversas cidades charmosas, muita história, natureza, praias e vinícolas para quem não dispensa um bom vinho. Mas como organizar e montar um roteiro pelo Uruguai que seja funcional para conhecer o melhor da região?

É exatamente sobre isso que vamos falar aqui nesse post. Estive no país recentemente e vou compartilhar o meu roteiro com vocês, além de dicas para que você possa montar seu itinerário para 5, 7 ou 10 dias de viagem no Uruguai.

As informações que vou compartilhar com vocês são coisas que eu gostaria de ter lido antes do meu passeio! Então, prepare-se para conhecer mais sobre a melhor época para visitar o Uruguai, como se locomover pela região, quais cidades visitar e outras dicas PRECIOSAS!

banner mapa uruguai

Dicas para você montar seu roteiro pelo Uruguai

Na hora de montar seu roteiro pelo Uruguai, existem algumas coisas essenciais para se levar em consideração para que você monte o itinerário perfeito. Aqui vão algumas perguntinhas básicas para você se fazer antes de mais nada:

  • Qual é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para conhecer o país?
  • Em qual época do ano será a sua viagem?
  • Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
  • Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial?
  • Prefere conhecer mais cidades ou passar mais tempo em alguma em especial?

Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor os lugares que quer conhecer e aproveitar muito a sua viagem. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

o que fazer em Montevidéu
O charmoso Café Brasileiro em Montevidéu

Pensando em algo mais que pudesse facilitar o planejamento do seu roteiro, montamos também um MAPA URUGUAI. Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem?  Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog!

São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis pelo Uruguai, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, os melhores museus e monumentos históricos e muito mais.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida por R$49 na palma da mão.

vinícolas perto de montevidéu
O Uruguai é um dos melhores destinos de enoturismo do mundo e está pertinho da gente, a apenas um voo de distância! Foto: @gaiavani

Qual é a melhor época para visitar o Uruguai?

A melhor época para visitar o Uruguai vai depender muito do seu perfil. Existem pessoas que preferem calor e badalação, enquanto outras preferem um clima mais ameno e lugares mais vazios. Mas, a boa notícia é que o Uruguai tem clima para todos os gostos.

  • Novembro à Fevereiro: Aqui estamos falando do verão, ou seja, a época mais quente do ano e com variações bruscas no clima. Costuma fazer muito calor de dia e frio de noite. Nessa época, as cidades estão cheias de turistas pois é considerada a alta temporada.
  • Março à Maio: Após o verão, o clima no país costuma ficar mais ameno e esfriar um pouco. A temperatura pode cair mais durante a noite e é bom se prevenir contra o frio. O número de turistas é menor, mas o país ainda tem grande fluxo de turistas, principalmente aos finais de semana e feriados.
  • Junho à Agosto: Essa é a temporada de inverno no Uruguai e a temperatura cai drasticamente. Aqui o estilo dos passeios muda um pouco e as visitas às praias dão lugar às vinícolas, noites em cassinos, shows de tango, entre outros.
  • Setembro à Outubro: Nessa época, o clima ainda está frio mas com indícios de que o verão quer voltar. As roupas de frio ainda são necessárias e as temperaturas ficam abaixo dos 2oº.
ciudad vieja montevidéu
A capital uruguaia é um destino de viagem para o ano todo! Foto: @gaiavani

Como você pode perceber, as estações do ano são bem definidas e o melhor roteiro pelo Uruguai vai depender do que você deseja priorizar na sua viagem. Mais abaixo, falaremos sobre o país no verão e no inverno destacando os pontos positivos e negativos dessas duas épocas.

Uruguai no verão (minha estação preferida!)

Para os amantes do verão, essa época é maravilhosa para visitar o Uruguai. Devido às temperaturas mais elevadas, é possível incluir todos os destinos turísticos do país em seu roteiro. Além de Punta del Este e Piriápolis, você pode visitar as vilas praianas mais remotas, como Cabo Polonio e Punta Del Diablo.

Essa também é a época ideal para visitar as vinícolas. A colheita das uvas acontece no final de fevereiro, o que significa que você pode ter uma experiência única de vindima na região!

Conhecer o Uruguai no verão significa incluir muitos dias de praia e aproveitar para dar aquele mergulho refrescante. Porém, também significa visitar o país em alta temporada. Com isso, os valores de hotéis, passeios e restaurantes costumam estar elevados.

piriapolis uruguai
Piriápolis: o primeiro balneário uruguaio. Foto: @gaiavani

Uruguai no inverno

Para quem gosta do frio e de temperaturas mais baixas, viajar para o Uruguai no inverno pode ser exatamente o que você procura. É bom levar roupas bem quentinhas, além de cachecóis, luvas e botas.

Seu roteiro pelo Uruguai no inverno irá mudar bastante e as cidades que mais ficam movimentadas nesta época são a capital, Montevidéu, e Colonia del Sacramento. Opções de passeio variam entre visitar os museus, shoppings e se deliciar com a culinária local.

O inverno no Uruguai vai de junho a setembro e pode ser bem rigoroso pois as temperaturas variam entre 7ºC e 15ºC e em algumas cidades pode chegar a temperaturas negativas durante a noite. É raro, mas pode chegar a nevar na capital do país.

melhores passeios em carmelo no uruguai
Carmelo é um destino que combina super bem com o inverno! Foto: @gaiavani.

Quantos dias para conhecer o Uruguai

Quando penso em quantos dias para conhecer o Uruguai, acredito que 10 dias são suficientes para conhecer bem as cidades mais famosas do país e aproveitar muito o que a região tem a oferecer. Se estiver indo no verão, planeje-se antes e faça as reservas de hotel e passeios que mais deseja fazer para garantir que tenha vaga durante sua estadia.

Agora, se estiver viajando no inverno, não se esqueça de levar roupas bem quentinhas e aproveite para visitar museus e as vinícolas. Além de claro, fazer a degustação dos vinhos e aprender muito sobre o assunto.

Onde ficar no Uruguai?

Existem 3 cidades principais que nós recomendamos a estadia, sendo elas: Punta del Este, Montevidéu e Colonia del Sacramento.

Montevidéu é a capital e porta de entrada dos turistas e Punta del Este e Colônia também são cidades acostumadas a receber um maior número de turistas e por isso também tem uma boa infraestrutura e rede hoteleira vasta.

Aqui vão algumas opções de onde ficar em Montevidéu:

hotel costanero montevideu uruguai
A vista mais linda de Montevidéu a partir do Costanero MGallery. Foto: @gaiavani01

Se deseja ficar em Punta del Este, aqui vai nossa seleção de hotéis:

E por fim, aqui vão algumas opções de onde ficar no Uruguai em Colonia Del Sacramento:

Dica: se você está planejando uma viagem que inclui a celebração de uma data especial, como uma lua de mel ou aniversário de casamento, recomendo fortemente incluir Carmelo no roteiro.

Essa cidadezinha próxima de Colônia del Sacramento é um charme e possui alguns dos melhores resorts do Uruguai, como o Carmelo Resort & Spa.

Tive a oportunidade de conhecê-lo em minha última visita ao país e fiquei maravilhada com o que vi e vivi. Para saber mais, recomendo a leitura do artigo completo sobre minha experiência no destino.

Roteiro Uruguai, Carmelo
O por do sol douradao em Carmelo – Foto:@gaiavani

Como se locomover pelo Uruguai?

Há várias formas de se locomover no Uruguai. Umas mais viáveis do que outras e aqui nós vamos falar sobre essas opções e o lado positivo e negativo de cada uma delas.

  • Carro alugado: Em nossa opinião, a melhor forma de se locomover pelo Uruguai é utilizando carro alugado, pois assim, você consegue fazer os passeios com calma e no seu tempo. E, se você estiver viajando com mais pessoas, o aluguel do carro acaba ficando mais barato.
  • Avião: Uma outra alternativa é avião. Por exemplo, para ir de Montevideo a Punta Del Este tem a opção de pegar um voo. É bem mais rápido, mas o custo pode ser bem alto.
  • Ônibus: Sem dúvida, é a alternativa mais barata de se locomover pelo país, mas será aquela com menos conforto e a mais demorada também. Caso esteja em grupo, acredito que não vale tanto a pena, mas se estiver sozinho e não quiser alugar um carro, essa pode ser uma opção.
  • Uber e Táxi: Costumam funcionar muito bem especialmente nas cidades mais famosas (Montevideo, Punta Del Este e Colonia Del Sacramento) nas áreas turísticas.
  • Traslados com empresas de turismo: Muitas agências que oferecem passeios pelas cidades contam com traslados e, se não quiser alugar um carro mas estiver em grupo, essa também pode ser uma opção viável.

Eu optei pelos traslados com a Master Turismo, empresa especializada em turismo receptivo para o público brasileiro.

Leitores do Mala de Aventuras tem 5% de desconto. É só entrar em contato com eles via WhatsApp.

melhores hotéis em Punta del Este com vista para o mar
Casapueblo: um dos cartões postais de Punta del Este. Foto: @gaiavani

Chip de internet América do Sul

Nas nossas últimas duas viagens para a América do Sul (Chile e Uruguai), usamos a America Chip e gostamos bastante do serviço. Esse é o único chip de internet que garante internet ilimitada para a América do Sul.

E olha que coisa boa: temos cupom para você adquirir seu chip! Basta entrar no site e colocar o nosso cupom MALADEAVENTURAS que você ganha 10% de desconto. Muito bom, né?!

Preciso de seguro viagem para o Uruguai?

Sabemos que não é obrigatório viajar para o Uruguai com um seguro viagem, mas acredite em mim, vale o investimento. O seguro viagem é um item que traz muito mais segurança e tranquilidade durante uma viagem internacional.

Nós não viajamos sem seguro viagem porque já precisamos utilizar mais de uma vez em viagens anteriores e se não tivéssemos seguradas, teríamos que desembolsar bastante grana.

Sempre buscamos um seguro que possua cobertura médico hospitalar e que também irá garantir suporte necessário em variadas situações de emergência tais como mala extraviada, cancelamento repentino de voo e até mesmo questões jurídicas.

Costumamos usar uma ferramenta de comparação para conferir os melhores preços e coberturas disponíveis no mercado. Funciona assim:

  • Acesse a ferramenta clicando aqui;
  • Insira o seu destino, além do período de sua viagem;
  • Você será direcionado para uma lista com todas as opções disponíveis para aquele destino;
  • Selecione até 4 planos de diferentes seguradoras para ver lado a lado quais são as diferenças entre eles. Assim você conseguirá encontrar o que melhor funciona para a sua viagem.

Nossa dica é analisar com calma todos os itens que cada cobertura oferece, dando uma atenção especial para as coberturas relacionadas às despesas médicas. E, mesmo com a Covid19 já estando mais controlada, é sempre bom procurar um seguro viagem que também tenha cobertura contra tal.

#DicaDaGaia: Usamos sempre o site da Seguros Promo para fazer um comparativo de preços e coberturas de apólices de diferentes seguradoras. E usamos tanto que conseguimos um cupom de desconto que garante 5% OFF no preço final do seu seguro viagem, basta usar o código MALADEAVENTURAS. Clique aqui e faça sua cotação.

roteiro de 5 dias pelo uruguai
Carmelo, a Toscana Uruguaia. – Foto: @gaiavani

Roteiro Uruguai: quais são as principais cidades do Uruguai para visitar?

O Uruguai é um país belíssimo repleto de lugares maravilhosos para se conhecer. É por isso que agora vou te mostrar algumas cidades que não podem deixar de entrar no seu roteiro pelo país. Tenho certeza de que você vai amar cada uma delas!

01. Montevidéu

Montevidéu é a capital do país e, provavelmente, será a porta de entrada para a sua viagem para o Uruguai. A cidade possui vários prédios históricos, praias movimentadas, cassinos e bons restaurantes. 

Algo que você não deve deixar de fazer enquanto estiver na cidade é um tour pela Ciudad Vieja (centro histórico), pois é nela que estão localizados os principais pontos turísticos da cidade, como o Mercado del Puerto, o Palácio Taranco e o Teatro Solís. Conheça também o Mercado Agrícola, a Puerta de La Ciudadela, a Catedral Metropolitana e a Praia Pocitos.

É possível também conhecer algumas das melhores vinícolas do Uruguai a partir da capital. Bouza e Pizzorno foram apenas algumas das que visitei durante minha viagem pelo país.

pocitos montevideu uruguai
Pocitos. Foto: @gaiavani

#DicaDaGaia: se você quiser montar seu próprio roteiro, ou acompanhar nossas sugestões de forma prática, ágil e fácil, você pode também adquirir o mapa personalizado do Uruguai.

Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, melhores hotéis, as cidades mais interessantes, spots para tirar fotos, passeios incríveis, rotas de carro… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver!

02. Punta del Este

Outro destino muito procurado por quem procura um bom roteiro pelo Uruguai é Punta del Este. Conhecida como a Santorini Uruguaia, essa cidade litorânea possui vários cassinos, restaurantes e hotéis de luxo além de uma vida noturna bastante intensa. Além disso, a cidade também conta com praias belíssimas, como a Praia Brava e a Praia Mansa.

Há muitas atividades que não podem ficar de fora do seu roteiro pelo Uruguai em Punta, tais como: a Península, a Casa Pueblo, o Cassino Conrad, o Museu Ralli e a Escultura La Mano – Los Dedos.

Outra dica é visitar as cidades de praia que ficam próximas a Punta Del Este. São elas: Punta Ballena, Punta Del Diablo e José Ignácio. Cada uma possui um estilo próprio!

dicas de viagem punta del este
Punta del Este. Foto: @gaiavani

03. Cabo Polônio

Já pensou em avistar leões marinhos em seu habitat natural? Pois em Cabo Polônio isso é possível. Essa pequena vila a beira mar fica a 150km de Punta del Este e é o destino perfeito pra quem curte natureza, sossego e praias rústicas.

Um dos grandes atrativos da cidade é a visita ao Parque Nacional Cabo Polonio que abriga os leões marinhos. Em época de parto, as fêmeas se resguardam com suas crias nas ilhas próximas.

Outras atrações bem populares na vila são: Playa de la Calavera, Playa Sur, Dunas, Farol da cidade, Museu Espacio Sensorial e Cerro de la Bueno Vista.

as melhores cidades do uruguai
Farol de Cabo Polônio, Uruguai

04. Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é um destino que une história e charme, lembrando um pouco a cidade de Paraty (RJ). Parece que o tempo parou nessa pequena cidade tranquila e charmosa devido as calçadas preservadas e arquitetura antiga.

É lá que fica localizada a igreja mais antiga do país: a Basílica del Santíssimo Sacramento, que foi construída em 1680. Também é possível visitar o Farol de Colonia del Sacramento, caminhar pela Calle de los Suspiros e visitar os mais diversos restaurantes e cafés sofisticados.

Se possível, não deixe de fazer um tour por lá e conhecer um pouco mais sobre a história do Uruguai (e do Brasil também!). Nós fizemos o tour com a Master Turismo saindo de Montevidéu e você pode saber um pouquinho mais sobre eles clicando aqui.

roteiro pelo uruguai 10 dias
A charmosa Colonia del Sacramento é perfeita para ser visitada no verão. Lembre-se de se hidratar, pois o calor pode ser intenso! Foto: @gaiavani.

Você pode conferir outras atrações no nosso post sobre o que fazer em Colonia del Sacramento.


05. Carmelo

Essa pequena cidade na beira do Rio da Prata é um dos melhores destinos de enoturismo da América do Sul. Charme e tranquilidade são apenas algumas das características locais, assim como uma excelente rede hoteleira, que conta com alguns dos mais renomados resorts do país.

Nos hospedamos no Carmelo Resort & Spa, visitamos a Vinícola Narbona, fizemos passeios de barco a partir do Puerto Camacho e saímos de lá maravilhadas com o que vivemos!

Roteiro Uruguai no verão
Por do sol no Rio da Prata, Uruguai. Foto:@gaiavani

Leitura recomendada: Carmelo: destino romântico e perfeito para uma viagem a dois no Uruguai


06. San Javier

San Javier é um povoado que foi fundado por imigrantes russos no início do século 20 e que ainda preserva várias de suas tradições originais. Ele é também a porta de entrada para o Parque Nacional Esteros de Farrapos e as Islas del Rio Uruguai.

Aqui é possível também fazer trilhas de ecoturismo com guias locais, fazer passeios e conhecer um pouco mais sobre o povoado.

07. Salto

A cidade de Salto é conhecida por ser o paraíso das águas termais. São várias as opções, como a de Arapev e a do Hotel Spa Horacio Quiroga, mas a mais visitada é a Termas de Daymán.


Essa cidade costuma estar no roteiro de quem quer viajar para o Uruguai no inverno. Além das águas termais, você também pode conhecer os vinhedos da região e degustar os deliciosos vinhos Uruguaios.

roteiro uruguai 10 dias
Caminho para Salto.

Roteiro Uruguai: opções para 5, 7 ou 10 dias de viagem

Agora que você já sabe quais cidades não podem ficar de fora do seu Roteiro Uruguai, vou te apresentar algumas sugestões para 5, 7 ou 10 dias de viagem. E se você tiver mais tempo disponível, melhor ainda! O Uruguai é um país para ser conhecido com calma.

Recomendo fortemente fazer certos passeios com guias especializados para ter uma experiência mais completa e imersiva no destino. Dito isso, recomendo as seguintes ferramentas para buscar tours e passeios interessantes: Civitatis e GetYourGuide.

Outra opção é a Master Turismo, empresa especializada em turismo receptivo para brasileiros e que nos auxiliou a montar o nosso roteiro pelo Uruguai! Gostei MUITO do serviço e recomendo de olhos fechados o Jorge e sua equipe.

Para pedir um orçamento, é só entrar em contato com ele via WhatsApp e dizer que é seguir do Mala de Aventuras para garantir 5% de desconto em todos os passeios e traslados.

plaza de toros colonia del sacramento
A Plaza de Toros está entre os principais pontos turísticos de Colonia del Sacramento. Foto: @gaiavani

Roteiro de 5 dias Uruguai

Com um roteiro Uruguai 5 dias, minha sugestão é que você fique hospedado em uma única cidade e faça day trips até outras regiões do país.

Neste caso, o ideal é que você escolha apenas uma das três regiões principais como base:

  1. Montevidéu: destino mais coringa, com excelente infraestrutura turística e fácil acesso às demais cidades do país
  2. Punta del Este: ideal para quem quer curtir o litoral uruguaio
    José Ignacio: uma alternativa mais sofisticada à Punta del Este e bem próxima desse balneário uruguaio
  3. Colonia del Sacramento: destino romântico e mais voltado para vinícolas
    Carmelo: uma alternativa mais sofisticada à Colônia del Sacramento na beira do Rio da Prata
o que fazer em colonia del sacramento uruguai
A Calle de los Suspiros guarda histórias super interessantes sobre outros tempos! Foto: @gaiavani.

Tendo como base Montevidéu, aqui vai minha sugestão para um roteiro de 5 dias no Uruguai bem completo. Ele é ideal para quem quer aproveitar ao máximo no menor tempo possível. Se você quer uma viagem mais relax, recomendo fazer apenas 1 bate e volta, visto que deslocamentos sempre cansam.

  • Dia 01: Comece seu roteiro por Montevidéu. Aproveite para conhecer a Ciudad Vieja, incluindo o Teatro Solis, o Café Brasilero, o Palácio Taranco, o Museu do Tango, o Museu do Carnaval e o Mercado del Puerto.
  • Dia 02: Dia de praias! Vá até o letreiro de Montevidéu, tire algumas fotos e depois passeie de bicicleta pela Rambla. Aproveite também para curtir as praias da cidade, como Pocitos e Ramirez. E para encerrar o dia, que tal um por do sol no Parque Rodó?
  • Dia 03: Dia de conhecer Colonia del Sacramento! É possível contratar uma daytrip a partir de Montevidéu com a Master Turismo, assim você não tem que se preocupar com o traslado ou com a contratação de um guia, pois ambos estão incluídos.
  • Dia 04: Dia de vinícolas! Bouza e Pizzorno podem ser conhecidas em um único dia!
  • Dia 05: Para encerrar, você pode fazer um bate e volta até Punta del Este ou ficar mais relax em Montevidéu para se despedir da capital uruguaia. Caso opte pela segunda opção, pode ser interessante ir até o bairro de Carrasco.

OBS: esse roteiro funciona muito bem para quem pretende fazer tudo com transfer, sem ter que se preocupar com os deslocamentos.

Caso você opte por ficar em Punta del Este ou Colônia del Sacramento, recomendo conferir os posts abaixo:

hoteis de luxo em punta del este
Punta del Este. Foto: @gaiavani

Roteiro de 7 dias Uruguai

Se você quer saber o que fazer no Uruguai em 7 dias, minha sugestão é acrescentar mais uma cidade no seu roteiro, como Punta del Este / José Ignacio OU Colonia del Sacramento / Carmelo.

Dessa forma, seu roteiro pode ficar assim:

3 dias de Colonia del Sacramento / Carmelo + 4 dias de Montevidéu 

  • Dia 01: tour pelo Centro Histórico de Colonia del Sacramento + Plaza de Toros
  • Dia 02: visita às vinícolas de Carmelo (recomendo demais a Narbona!) + por do sol em Puerto Camacho
  • Dia 03: passeio a cavalo + curtir o hotel em Colônia / Carmelo
  • Dia 04: traslado até Montevidéu + tour pela Ciudad Vieja + visita ao Mercado del Puerto.
  • Dia 05: letreiro de Montevidéu + passeio de bicicleta pela Rambla + Praia de Pocitos e Ramirez + por do sol no Parque Rodó.
  • Dia 06: Vinícolas Bouza e Pizzorno
  • Dia 07: Bairro Carrasco

OU

3 dias de Punta del Este / José Ignacio + 4 dias de Montevidéu

  • Dia 01: tour por Punta del Este, incluindo a Península, o Cassino Conrad, o Museu Ralli e a Escultura La Mano – Los Dedos + entardecer na Casa Pueblo
  • Dia 02: bate e volta até Cabo Polônio
  • Dia 03: dia de praias: Playa Mansa, Playa Brava ou José Ignacio.
  • Dia 04: traslado até Montevidéu + tour pela Ciudad Vieja + visita ao Mercado del Puerto.
  • Dia 05: letreiro de Montevidéu + passeio de bicicleta pela Rambla + Praia de Pocitos e Ramirez + por do sol no Parque Rodó.
  • Dia 06: Vinícolas Bouza e Pizzorno
  • Dia 07: Bairro Carrasco
carrasco montevideu uruguai
Carrasco. Foto: @gaiavani

Roteiro de 10 dias Uruguai

Considero que 10 dias é o tempo ideal para você curtir bastante tudo o que o país tem a oferecer. Sendo assim, aqui vai uma opção de roteiro para 10 dias no Uruguai. Esse é, na minha opinião, o roteiro mais completo pelo país para quem o visita pela primeira vez!

Roteiro resumido:

  • Dia 01, 02 e 03: Colônia del Sacramento + Carmelo
  • Dias 04, 05 e 06: Montevidéu
  • Dias 07, 08, 09 e 10: Punta del Este + José Ignacio + Cabo Polonio

Roteiro estendido:

  • Dia 01: tour pelo Centro Histórico de Colonia del Sacramento + Plaza de Toros
  • Dia 02: visita às vinícolas de Carmelo (recomendo demais a Narbona!) + por do sol em Puerto Camacho
  • Dia 03: passeio a cavalo + curtir o hotel em Colônia / Carmelo
  • Dia 04: traslado até Montevidéu + tour pela Ciudad Vieja + visita ao Mercado del Puerto.
  • Dia 05: letreiro de Montevidéu + passeio de bicicleta pela Rambla + Praia de Pocitos e Ramirez + por do sol no Parque Rodó.
  • Dia 06: Vinícolas Bouza e Pizzorno
  • Dia 07: traslado até Punta del Este + tour incluindo a Península, o Cassino Conrad, o Museu Ralli e a Escultura La Mano – Los Dedos + entardecer na Casa Pueblo
  • Dia 08: bate e volta até Cabo Polônio
  • Dia 09: dia de praias Playa Mansa, Playa Brava ou José Ignacio.
  • Dia 10: dia de retorno com passagem no Bairro Carrasco, em Montevidéu.
melhores bairros punta del este
Punta del Este. FOto: @gaiavani

Meu roteiro pelo Uruguai

O meu roteiro foi de 10 dias pelo Uruguai passando por Carmelo, Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta Del Este. Optei por não alugar carro e contei com os traslados da Master Turismo. Eles são uma agência no Uruguai com equipe formada principalmente por brasileiros e que nos deu total suporte em nossa viagem.

Se você curte viagens de carro, acho super válido alugar um para ter mais autonomia para transitar pelo país. As estradas são boas, bem sinalizadas, e é bem tranquilo dirigir no Uruguai. Portanto, deixo aqui a dica para os amantes de roadtrips!

Dia 01, 02 e 03:

Cheguei por Montevidéu e fui direto para Carmelo, destino sossegado que fica na beira do Rio da Prata. Fiquei hospedada no charmoso Carmelo Resort & Spa por 3 noites.

Além do conforto proporcionado pelo hotel, eles me auxiliaram a montar um roteiro completo pela região. Visitei a vinícola Narbona, fiz um passeio a cavalo pelo clube de campo El Faro, curti um por do sol excepcional a bordo de um barco a partir de Puerto Camacho e saí com energias renovadas depois dessa estadia maravilhosa.

Dia 04:

Aproveitei o dia de retorno à Montevidéu para conhecer Colonia del Sacramento. Fiz um citytour pelo centro histórico e foi muito bacana conhecer mais sobre essa cidade histórica que tem grande relação com a história do sul do Brasil.

Assim que cheguei na capital uruguaia, fiz check in no maravilhoso Hotel Costanero MGallery, em frente a Praia de Pocitos, e fui surpreendida com a vista da minha janela.

onde ficar em montevidéu
Espetacular a vista do hotel Costanero! – Foto: @gaiavani

Dia 05:

No dia seguinte, aproveitei a praia em frente ao hotel, caminhei pela Rambla, almocei no Restaurante La Otra e fui até o letreiro de Montevidéu (bem pertinho do hotel!). À noite, conheci o Mercado Williman, um local descolado e jovem que lembra muito o Mercado da Ribeira em Lisboa.


Dia 06:

No sexto dia, fiz um city tour bem completo por Montevidéu. Passei pela Plaza Independencia, pelo Palacio Legislativo, pelo Mercado Agrícola, pelo Parque Batlle, pelo Estadio Centenario, pelo Monumento La Carreta, pelo Parque Rodó e pela Orla da cidade, finalizando o roteiro no Mercado del Puerto.

Depois de uma parrilla para o almoço, caminhei a pé pela Ciudad Vieja, passando por mais alguns monumentos históricos da cidade, como o Palácio Taranco, o Teatro Solís e o Café Brasilero. O jantar foi no La Perdiz, restaurante tradicional em Punta Carretas com pratos de massa e parrilla variados.

Dia 07:

Após um dia com programação intensa como esse, nada como um dia mais relax com direito a degustação de vinhos em algumas das melhores vinícolas da região de Montevidéu: a Bouza e a Pizzorno. A intenção era conhecer 3 vinícolas em um mesmo dia, mas durante o passeio entendi que isso não seria possível, porque é muito mais gostoso fazer esses passeios com calma. O jantar foi no Cauce, restaurante renomado dentro do Hotel Costanero.

dicas de viagem uruguai
Espero retornar ao país na época de vindima para ver de perto o processo de colheita das uvas! Foto: @gaiavani

Dia 08:

Traslado com city tour por Punta del Este. Conheci Piriapolis, passei pela Praia Mansa, pelo Cassino Conrad, pelo  Monumento Los Dedos, pela Praia Brava, pela Ponte ondulante de La Barra e finalizei o dia em Punta Ballena com um por do sol excepcional no Casapueblo.

No fim do dia, fiz checkin no Hotel Concorde, um três estrelas super bem localizado na Península de Punta del Este. A intenção era ficar no Grand Hotel, mas não havia mais vaga. Portanto, já deixo aqui a dica: se você for na alta temporada, reserve seus hotéis com antecedência!

Dia 09:

Mais uma vez, meus planos foram frustrados. Pra vocês verem que nem sempre as coisas saem conforme o planejado! A intenção era fazer um bate e volta até Cabo Polônio, mas optei por um dia mais relax, sem tanto deslocamento, já que já eu iria embora no dia seguinte. Depois decidi fazer um passeio até a Isla de Lobos, mas só tem uma saída por dia e o passeio não atingiu o número mínimo de pessoas. No fim, optei por ficar relax na Praia Brava mesmo, que nesse dia nada super de boas para mergulhar e o sol estava de rachar o coco!

Dia 10:

Dia de retorno, mais uma vez, com o traslado da Master Turismo Uruguai! Aliás, não esquece de avisar que você é leitor do Mala de Aventuras quando for pedir sua cotação. Dessa forma você vai garantir 5% de desconto, viu!

melhor tour montevidéu
Foto: @gaiavani

Pronto para montar o seu roteiro pelo Uruguai?

O Uruguai é realmente maravilhoso, não é mesmo? E depois de todas essas dicas, tenho certeza de que sua viagem vai ser inesquecível!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica com a gente, comente aqui embaixo, adoramos ler as dicas de vocês também. Boa viagem!


Você também vai gostar de ler:

Chip de internet Uruguai: qual é o melhor? como comprar?

Onde ficar em Montevidéu: descubra os melhores bairros para se hospedar

Onde ficar em Punta del Este: seleção de hotéis e pousadas


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

  1. queria saber as vantagens de ir direto pra carmelo ao invés de conhecer primeiro montevideu. devo chegar no uruguai à noite e teria que dormir em montevideu de qualquer forma. pode me explicar melhor?

    1. Olá! Meu roteiro foi Carmelo / Colônia do Sacramento / Montevidéu / Punta del Este. Se você colocá-los no Google Maps, verá que cada um está em um canto do país. Desse modo, optei por iniciar viagem em Carmelo e fazer essa ordem de destinos até retornar para Montevidéu para pegar meu voo de volta para o Brasil. Posso dizer que funcionou muito bem dessa forma meu roteiro pelo Uruguai! =)

  2. Bom dia, somos um casal de 84 e 81 anos, mais inteiros difícil, dirijo sem problemas mas na Itália não me alugaram pela idade. : Pergunto caso consiga, é vantagem alugar carro?
    Grato por seu retorno
    Carlos Galileu Porto

    1. Oi Carlos! Eu AMO viagens de carro e acho super válido conhecer o país dessa forma, sim! Inclusive, estou indo novamente agora em Dezembro/2023 e pretendo alugar um para fazer um roteiro pelas praias. =)

      Beijos e boa viagem,
      Gaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *