Sempre me surpreendo com as belezas desse Brasil e dessa vez não foi diferente! Aproveitamos um feriadão para conhecer um novo destino em Goiás: Mambaí. Essa cidade chama a atenção por sua beleza natural, em especial por uma cachoeira chamada Poço Azul. Nadar em uma cachoeira de água cristalina, cheia de peixinhos e com tonalidade azul esverdeada é a pedida perfeita pra renovar as energias!

Se você está planejando uma viagem para lá, descubra onde fica, como chegar, nível de dificuldade da trilha e outras dicas sobre o Poço Azul de Mambaí!

Poço Azul, Mambaí
Poço Azul, Mambaí

Onde fica o Poço Azul de Mambaí

Este Poço Azul (me refiro a “este” porque o Brasil está cheio de “Poços Azuis”, bem como “Cachoeiras Véu da Noiva”, que tem um monte espalhadas por aí rsrs) está localizado no interior de Goiás, na divisa com a Bahia, em uma cidadezinha chamada Mambaí.

Para chegar neste pequeno paraíso, o ideal é voar para Brasília e alugar um carro. São cerca de 4h de estrada. O Poço Azul fica a cerca de 20 minutos do centro de Mambaí pela via GO236 (sentido Mambaí-Brasília). Após estacionar o carro, você precisará encarar uma trilha de 1:30h para chegar, finalmente, nos poços azuis.

Nível de dificuldade da trilha

Acessível por trilha, são cerca de 1:30h de caminhada até chegar no Poço Azul. Nós fomos em um ritmo bom e, segundo o guia fizemos em um ótimo tempo! Há quem leve um pouco mais de tempo, especialmente se o grupo for grande – não mais do que 2 horas.

Trilha Poço Azul
Trilha de nível médio

A caminhada é de nível médio, sendo maior parte do caminho em terreno plano. Mas passamos por algumas subidas e descidas um pouco puxadas. Se você não costuma fazer essa atividade com frequência, pode sofrer um pouquinho nas partes mais íngremes. Aliás, esteja preparado com um tênis ou bota para trilha que seja confortável e que tenha boa aderência. Confira esse post com dicas sobre como escolher a melhor bota para trekking + as melhores marcas do mercado.

Há um trechinho em que atravessamos o Rio Vermelho com água pelo joelho. A correnteza puxa de leve, mas foi bem tranquilo. O bom é que essa travessia dá uma refrescada no corpo, por ficar mais ou menos na metade do caminho.

Rio Vermelho, Goiás
Rio Vermelho

Ao chegar no destino final, nos deparamos com essa piscina natural de cor azul esverdeada incrível! Mas essa foi só a primeira, pois são três poços azuis no total! Nós visitamos apenas o primeiro e o segundo, que ficam a 5 minutinhos de caminhada um do outro.

Poço Azul Goiás
Poço Azul número 1
cachoeira com água cristalina
Água cristalina!
Poço Azul de Mambaí, Goiás
Poço Azul número 2

É necessário guia?

Sim! Como falei no post do Rapel na Cachoeira do Funil, é necessário contratar os serviços de um guia para a maioria das trilhas e cachoeiras em Mambaí. Elas  ficam em terreno privado e, por isso, não podem ser acessadas sem permissão.

Nós escolhemos a empresa Cerrado Aventura e fomos muito bem atendidos por eles!

Quanto custa o passeio para o Poço Azul de Mambaí?

O passeio para o Poço Azul custa R$40 por pessoa. Próximo ao local é possível fazer uma tirolesa de 320m de comprimento e 102m de altura. Para esta atividade, há um custo adicional de R$45 por pessoa.

Onde se hospedar em Mambaí?

Uma opção de pousada bem legal é a Mambaí Inn, principalmente, por ser bem localizada, já que fica em uma área bem sossegada da cidade. Os chalés são bem confortáveis e espaçosos. Mesmo sendo bem simples é um lugar agradável, bem acolhedor e a equipe que trabalha lá é nota 10.

Para quem quer economizar e estar ainda mais em contato com a natureza, nós indicamos o camping Luar Encantado. Além da paisagem que é sensacional, com um riacho ao fundo, as instalações são excepcionais. Tem cozinha coletiva, banheiros com água quente, wi-fi e até piscina. Você também pode optar por incluir ou não o café da manhã.

E se você está pensando em acampar, confira o post: como escolher a barraca de camping ideal para você

Dicas para visitar o Poço Azul de Mambaí

– Procure evitar feriados, pois é a época de maior movimento na cidade e essa trilha estará com grande fluxo de pessoas.

– Caso você esteja se programando para um feriado, agende o passeio com antecedência, pois ele é o primeiro a esgotar nas agências de turismo de Mambaí.

– O horário bom para tirar as melhores fotos é próximo do meio dia, quando o o sol incide diretamente na água, deixando-a clarinha.

Checklist para a sua trilha:

Não importa o nível de dificuldade da trilha, você precisa sempre estar bem equipado para evitar perrengues. Nós preparamos uma listinhas com os itens essenciais, que não podem falta na sua mochila.

– Tênis ou bota para trilha
– Mochila de ataque
– Legging ou calça confortável para este tipo de atividade
– Blusa com filtro UV
– Boné ou chapéu
– Protetor solar
– Repelente
– Capa a prova d’água para o celular
– Saco estanque para itens valiosos, como carteira e cameras
– Bateria externa para o celular

Informações úteis

Cerrado Aventura: Av. Brasil Central, 1173 – 1181, Mambaí

Reservas: 61 9840-1629 (telefone e whatsapp)

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 17:30h



OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *