Viajar pela Chapada Diamantina significa ter uma aventura diferente a cada dia. São tantos poços e cachoeiras maravilhosos, trilhas que levam a vistas incríveis e uma energia boa que vale muito a pena conhecer. O Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo são duas atrações de acesso fácil que valem muito a pena conhecer. Saiba onde ficam, como chegar e outras informações úteis para você planejar seu roteiro para lá.
Veja também: passo a passo para você planejar sua viagem para a Chapada Diamantina
Rio Mucugezinho
Essa é uma opção de passeio para todas as idades! De fácil acesso, para chegar ao Rio Mucugezinho é necessário apenas 5 minutos de caminhada leve.
Ao chegar lá, você encontrará um poço enorme e ótimo para nadar, locais com sombra, água rasa para as crianças pequenas e até um espaço para churrasco.
Por ser de fácil acesso, costuma ficar muito cheio, especialmente em férias e feriados. Portanto, se você quer uma experiência mais agradável, evite ir nessas épocas ou chegue bem cedinho para desfrutar o local ainda sem muita bagunça rolando.
Atravessando o piscinão a nado, você chega na queda da cachoeira que é deliciosa e serve para lavar a alma. A água é fria, mas super refrescante em dias de calor. E a vontade de descer escorregando nesse imenso paredão de pedra? rs
Poço do Diabo
São apenas 15 minutos de caminhada ao longo do leito do rio para mergulhar nesse poço maravilhoso de água cor de Coca-Cola.
Diz a lenda que seu nome se deve a uma história antiga que aconteceu no local. Havia muito garimpo na região e, um dia, alguns escravos negros, tentaram fugir com algumas peças de diamante encontradas, porém, ao serem descobertos, foram afogados no poço. Dizem até que aparecem alguns fantasmas lá vez ou outra.
O local é freqüentado também pelos adeptos do rapel e da tirolesa e dos corajosos que pulam de diversas alturas a partir do paredão de pedra que rodeia o poço.
É importante tomar cuidado cuidado, pois a profundidade do Poço do Diabo chega a 6 m de altura e o local não tem salva-vidas.
Onde fica e como chegar
Esse passeio é pertinho de Lençois e o acesso é pela BR-242 (direção Seabra), Km 22. Há um grande estacionamento na beira da estrada ao lado da Cabana do Louro, uma parada que é loja de artesanato e também restaurante.
Depois de parar o carro é só andar uns 5 minutos para acessar o Rio Mucugezinho e sua grande piscina natural. Mais 15 minutos de trilha seguindo rio abaixo e você encontrará o Poço do Diabo, outra piscina natural maravilhosa.
Onde se hospedar
Geralmente, os viajantes que vão conhecer a Chapada Diamantina escolhem um ponto de apoio, ou seja, uma cidade a partir de onde eles vão fazer todos os passeios, ou fazem um circuito e vão de carro parando ao longo do caminho.
Independente da forma que você optar por conhecer a região, esse passeio pode ser feito partindo de Lençóis. Esta é a cidade que tem melhor infraestrutura por lá, tem muitas opções de hotéis, restaurantes e barzinhos. Outra opção é o Vale do Capão, que tem uma vibe mais paz e amor.
Confira aqui os melhores hotéis na Chapada Diamantina
Quanto custa
A entrada é gratuita e esse passeio não precisa de guia, mas se você preferir contratar os serviços de um, custa em média R$40 por pessoa se você for com um grupo.
Mais da Chapada Diamantina
Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para a Chapada Diamantina
Dicas para conhecer a Cachoeira da Fumaça: a segunda maior do Brasil
Trekking pelo Vale do Pati: Cachoeirão, Castelo e Casa da Dona Raquel
3 cachoeiras para conhecer no Vale do Capão: Purificação, Rio Preto e Conceição dos Gatos
Vale do Capão: Trilha Morrão e Águas Claras
Conheça a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul