Fez (Marrocos) é a mais antiga e fascinante das cidades imperiais do país. Um lugar que, definitivamente, parece ter parado no tempo, oferecendo uma das experiências de viagem mais autênticas em qualquer roteiro pelo Marrocos.
Considerada o coração espiritual e o centro cultural do país, este é muito mais do que um simples destino turístico. Ela é um museu a céu aberto, lar da universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento, a Al-Qarawiyyin, e a Medina de Fez que é, por si só, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Esta cidade não é para ser apenas visitada; ela precisa ser apreciada. Sem dúvida, Fez (Marrocos) é o destino perfeito para quem busca fugir do óbvio e vivenciar uma cultura rica e vibrante.
Neste guia, vamos reunir tudo o que você precisa para aproveitar a cidade ao máximo: quando ir, quantos dias ficar, como chegar, onde se hospedar, o que fazer e mais. Pronto para descobrir por que Fez conquista todo mundo que passa por lá? Contiue sua leitura que iremos te contar.

O que fazer em Fez (Marrocos): TOP 3
E já vamos começar indo direto ao ponto e apresentando nosso TOP 3 de passeios em Fez. Eles são aqueles que não podem ficar de fora do seu radar.
| Passeio | Por que é imperdível? |
|---|---|
| Medina | É o coração pulsante de Fez (Marrocos). |
| Palácio Real de Fez | Impressiona por sua riqueza de detalhes. |
| Voulubilis | Um dos maiores sítios arqueológicos do Marrocos. |
#DicaDaGaia: Essa foi uma das paradas que fizemos em nosso tour de 10 dias pelo Marrocos com a Rafa Marrocos. Tivemos a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão cultural nesse país tão diverso. Isso sem contar que todo o suporte da Rafa Marrocos foi sensacional.
E se você também deseja viver o Marrocos com quem conhece cada pedacinho do país, saiba que conseguimos um descontinho especial para os leitores do Mala de Aventuras. É só utilizar o cupom MALADEAVENTURAS30 através do WhatsApp da empresa.
Clique aqui para falar com a Rafa Marrocos
Aproveita também para ver como foi essa viagem pelo Marrocos com a Rafa Marrocos e já vá ficando com gostinho por esse país surpreendente.
O que fazer em Fez (Marrocos): na Medina
A Medina de Fez é o coração de qualquer viagem a essa cidade marroquina. E é importante falar que ela é a maior Medina do Marrocos. São mais de 9.000 ruazinhas e é muito fácil de se perder. Agora, se você quer fazer compras, esse é o lugar certo!
Sua jornada pelas ruazinhas estreitas da Medina te levará a importantes marcos da cidade. E para não perder nenhuma atração, aqui vão nossas dicas de o que fazer em Fez, Marrocos:
1. Curturmes de Chouara
Você sabia que é em Fez que ficam os famosos curtumes marroquinos? São nesses locais super tradicionais onde se realiza o processo do curtimento do couro através de uma técnica artesanal e milenar.
Existem três principais curtumes em Fez (Marrocos), mas nós fomos conhecer apenas um deles, o Curturmes de Chouara. Ele é o maior e um dos mais antigos da cidade e fica localizado no bairro mais antigo da medina.
Logo que chegamos já recebemos um ramo de hortelã, pois o cheiro do local é bem forte. Lá dentro a vista é realmente impactante e curiosa. São dezenas de tanques com tintura que, vistos do alto, parecem até uma paleta de tinta. Os trabalhadores do curtume entram dentro dos tanques e ficam pisando nas peças de couro até que elas fiquem macias e no tom desejado.
Após a visita, fomos à loja para conhecer os artigos em couro produzidos no local. A qualidade dos produtos é impressionante. Por outro lado, os preços não nos agradaram…rsrsrsrs. Para você ter noção, uma jaqueta custava EUR 280!

Visitamos a Medina durante a expedição da Rafa Marrocos e foi incrível ter um guia em português nos acompanhando. A Medina é um lugar meio caótico e dá para se perder com facilidade. Então é realmente importante ter alguém que conheça bem e saiba se virar nas ruazinhas apertadas.
2. Universidade Al-Qarawiyyin
Curiosamente, Fez nos lembrou bastante de Dubai em um quesito bastante interessante e que nos fez pensar que a Cidade dos Superlativos se inpirou nessa joia marroquina. Além de ser a casa da maior Medina do Marrocos, aqui também encontramos a universidade mais antiga do mundo, segundo o Livro Guinness dos Recordes.
A Universidade Al-Qarawiyyin foi criada em 859 d.C. pela muçulmana Fatima al-fihri. Com mais de 1.100 anos de existência, essa instituição de ensino já formou milhares de pessoas. Atualmente, ela oferece cursos de Estudos Islâmicos, Ciências Jurídicas e Jurisprudência Comparativa, dentre outros.
Infelizmente, não-muçulmanos não podem entrar, mas você pode tirar fotos pelo lado de fora sem problemas.

3. Madraça Bu Inania
Outra atração imperdível no seu roteiro em Fez (Marrocos) é a Madraça Bu Inania. Ela é uma casa de estudos islâmicos e impressiona pela riqueza de sua arquitetura e artesanato islâmicos cheios de detalhes.
Ao contrário de muitos locais religiosos, esta madraça é aberta a visitantes não-muçulmanos, oferecendo uma chance única de admirar seu belíssimo interior. Um dos maiores destaques é o pátio interno, decorado em mármore, mosaicos, gesso esculpido e cedro.
Dada sua rica história, recomendamos conhecer a Madraça Bu Inania e outros pontos turísticos de Fez, Marrocos, com um guia. Dessa forma, você enriquece sua experiência. Aliás, esse tour é bem completo e vale super a pena.
4. Portão Bab Boujloud
Em seguida, visitar o portão Bab Boujloud não pode ficar de fora do seu programa de turismo em Fez (Marrocos). Ele é a principal porta de entrada da Medina de Fez e é ricamente decorado com mosaicos.
A parte de fora do portão possui mosaicos azuis, já a parte de dentro é toda em mosaicos verdes. Bab Boujloud é bastante instagramável de dia e à noite. Contudo, achamos que a iluminação noturna a deixa ainda mais especial.

5. Souk de tecidos e tapetes
Os Souks são os mercados tradicionais árabes. Lá você pode encontrar de tudo e não se esqueça da regra de ouro: pechinche sempre! Vale saber ainda que existem souks específicos para determinados tipos de produtos.
No caso do souk de tecidos e tapetes você vai encontrar fazendas das mais variadas cores e padrões, além de tapeçarias ricas em detalhes. São tantas peças que dá vontade de levar de tudo um pouco.
6. Souk de prata
Outro souk bastante procurado na Medina de Fez é o Souk de Prata. Por lá você irá encontrar desde acessórios até objetos utilitários e de decoração, todos em prata. Nós ficamos encantadas com a variedade de produtos.

O que fazer em Fez (Marrocos): além da Medina
Existe vida em Fez para além da Medina. Agora, vamos te mostrar os melhores passeios fora da parte mais histórica da cidade. Continue sua leitura para descobrir.
7. Palácio Real de Fez
Construído no século XIV, o Palácio de Fez é um dos maiores e mais antigos do Marrocos. E é devido ao seu tamanho que ele não fica dentro da Medina.
A fachada do palácio é uma verdadeira obra de arte da arquitetura marroquina. Todos os mosaicos são encaixados com precisão milimétrica e criam padrões incríveis. No entanto, vale saber que não é possível entrar na construção, mas ainda sim vale a visita para tirar fotos.

8. Museu Nejjarine de Arte e Madeira
Fora do roteiro em Fez, Marrocos, mais tradicional, o Museu Nejjarine de Arte e Madeira surje como uma opção ótima de passeio para quem deseja se aprofundar na cultura local.
O museu te convida a conhecer mais da vida cotidiana do passado, através de um acervo muito preservado. Diversos objetos de decoração, ferramentas tradicionais e artigos domésticos estão em exposição.
9. Voulubilis
Até parece a Grécia, ou Roma, mas Voulubilis é uma antiga cidade romana onde se encontram o sítio arqueológico mais bem conservado e visitado do Marrocos.
Você pode fazer essa excursão a Volubilis, Moulay Idriss e Meknes saindo de Fez (Marrocos) caso tenha mais dias na cidade. Por lá existem alguns pontos imperdíveis, como o Fórum, a Basílica e o Templo de Júpiter.
O trabalho em mosaico espalhado pelo sítio é incrível. Os Doze Trabalhos de Hércules, o Banho das Ninfas, o Acrobata, Baco e Ariadna ou o Banho de Diana são alguns dos mais famosos em Voulubilis. No entanto, encontrá-los sem um guia é mais complicado. Por isso, sugerimos a excursão.

10. Moulay Idriss
Por fim, a cidade de Moulay Idriss é considerada por muitos como a cidade mais sagrada do país por muçulmanos marroquinos. De acordo com a história, foi nela que o governante Moulay Idriss I, bisneto de Maomé, chegou em 789, trazendo a religião do islâmica para o Marrocos.
Curiosamente, até a metade do século XX, a cidade esteve fechada aos não muçulmanos. Atualmente, o único lugar proibido ainda é o mausoléu de Moulay Idriss. Mas há muito mais para se ver e fazer por lá, como a Praça de Moulay Idriss I e o Minarete Circular.
Roteiro Fez (Marrocos)
Depois de conhecer tudo o que fazer em Fez no Marrocos, que tal descobrir como organizar esses passeios em um roteiro nota 10?
Confira a seguir nossas dicas de roteiro em Fez para 1 e 3 dias, que você pode usar de jeito que estão, ou personalizar como achar melhor.
Fez (Marrocos): 1 dia
Se você, como a gente, só terá 1 dia na cidade, a ideia é se concentrar nas melhores atrações em Fez. Recomendamos começar bem cedo para ter tempo suficiente e pegar alguns locais com menos gente.

Inicie seu roteiro do lado de fora da Medina, junto aos portões do Palácio Real. Em seguida, caminhe por uns 20 minutos até Bab Bou Jeloud, o famoso o Portão Azul. Após entrar no burburinho da Medina, dirija-se em direção a Madraça Bu Inania.
Claro que em um roteiro Fez de 1 dia não estará completo sem a visita ao Curtumes Chouara. Lá você irá aprender mais sobre essa tradição milenar da região. Depois das comprinhas básicas nos souks, finalize seu dia na Mesquita e Universidade Karaouiyne.
Se você não quer perder muito tempo procurando os pontos turísticos de Fez, Marrocos, recomendamos contratar um guia. Inclusive esse tour privado por Fez vai te atender muito bem.
Fez (Marrocos): 3 dias
Com 3 dias, você conseguirá aproveitar um roteiro bem mais completo, incluindo ainda um bate e volta a Voulubilis. Continue sua leitura para ver como separamos os 3 dias de aventuras:
- Dia 01: Dedique o primeiro dia para explorar com calma o coração de Fez: A Medina. Você vai ter tempo de sobra para explorar os pontos que te mostramos aqui, como os Curturmes de Chouara, Madraça Bu Inania, a Mesquita e Universidade Karaouiyne e os souks.
- Dia 02: No segundo dia, você irá conhecer a parte mais “moderna” da cidade. Além da área da Medina, há o Palácio Real de Fez, o bairro judaico, a Mesquita Branca, o o forte Borj Sud, dentre outros.
- Dia 03: Aproveite o último dia em Fez para fazer a icônica excursão a Voulubilis. Lá você verá os resquícios da civilização romana no Marrocos em um sítio arqueológico fascinante.

Dicas de viagem: Fez (Marrocos)
Antes de encerrarmos, temos algumas dicas práticas para você planejar sua viagem. Você sabe onde fica a cidade de Fez no Marrocos, qual a melhor época para conhecer, quantos dias ficar por lá? Essas e outras informações você encontrará logo abaixo.
Onde fica Fez no Marrocos?
A saber, Fez é uma cidade localizada no norte de Marrocos, distante cerca de 200 km de Rabat. Esta cidade é facilmente acessível por trem a partir de outras cidades marroquinas.
Além disso, Fez (Marrocos) também conta com um aeroporto internacional. De lá até a Medina são cerca de 30 minutos de carro.
Qual a melhor época para conhecer Fez?
Sem dúvida, a melhor época para visitar Fez é a primavera e o outono. De abril a maio e entre setembro e novembro as temperaturas são mais amenas e você poderá caminhar e conhecer muitos lugares sem se preocupar com o calor.
#DicaDaGaia: Caso você tenha apenas um dia em Fez, evite a sexta-feira, pois esse é o dia mais importante para os muçulmanos, então existe a chance de muitas lojas estarem fechadas. Da mesma forma, o Ramadã não é um período indicado, já que ele é o mês sagrado dos muçulmanos e muita coisa fecha também.
Quantos dias ficar em Fez?
Entre 2 e 3 dias você já consegue explorar os principais pontos turísticos em Fez. Mais do que isso é possível fazer excursões nos arredores.
Onde ficar em Fez?
Para aproveitar mais dias na cidade, aqui vão sugestões de onde ficar em Fez.
| Hotel | Nota | Valor |
|---|---|---|
| Riad Rcif Alif Suite & SPA | 9,2 | $$$ |
| Riad Rcif & Spa Originale | 9,2 | $$ |
| Riad Dar Tahri & SPA | 9,4 | $ |
| Riad El Yacout | 8,9 | $$$ |
| Fes Marriott Hotel Jnan Palace | 8,2 | $$$ |
Pronto para conhecer Fez, no Marrocos?
Deu para perceber que Fezé incrível, né? Sem dúvida, ela não pode ficar de fora do seu roteiro Marrocos. E já sabe que se você ainda tiver alguma dúvida sobre o destino é só deixar seu comentário que iremos te ajudar. Ah! E caso você ja tenha passado por lá, compartilhe suas experiências com a gente.
Você também vai gostar de ler:
Deserto do Saara Marrocos: qual o melhor tour? quanto custa? vale a pena?
Roteiro Marrocos: o melhor do país em 5, 10 e 15 dias de viagem
Chefchaouen: o que fazer na Cidade Azul do Marrocos



























