Encravada entre as montanhas do Rife, a “Cidade Azul” do Marrocos encanta com vielas labirínticas super instagramáveis. Se você está planejando sua viagem para Chefchaouen, nós podemos te ajudar.
O ritmo por aqui é outro. O comércio de Chefchaouen abre sem correria, os moradores conversam nas portas das casas e o tempo parece correr mais devagar. Esse é o tipo de lugar onde caminhar sem rumo é uma das melhores atrações.
Neste guia, vamos reunir tudo o que você precisa para aproveitar a cidade ao máximo: quando ir, quantos dias ficar, como chegar, onde se hospedar, o que fazer e mais. Pronto para descobrir por que Chefchaouen conquista todo mundo que passa por lá? Contiue sua leitura que iremos te contar.

#DicaDaGaia: Essa foi uma das paradas que fizemos em nosso tour de 10 dias pelo Marrocos com a Rafa Marrocos. Tivemos a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão cultural nesse país tão diverso. Cada minuto valeu a pena. Isso sem contar que todo o suporte da Rafa Marrocos foi sensacional. Sem dúvida, essa é uma experiência que vale a pena. E se você também deseja passar por ela, saiba que conseguimos um descontinho especial para os leitores do Mala de Aventuras. É só utilizar o cupom MALADEAVENTURAS30. Basta entrar em contato pelo WhatsApp da empresa.
Clique aqui para falar com a Rafa Marrocos
O que fazer em Chefchaouen (Marrocos)
Em meio a vielas azuis super charmosas, a cidade oferece um roteiro que combina passeios sem pressa, cultura e natureza. Assim, descubra o que fazer em Chefchaouen para montar um roteiro incrível.
01. Caminhar pela medina de Chefchaouen
A medina é o coração das comunidades marroquinas e é claro que um de seus primeiros passos na vila azul é conhecer a Medina de Chefchaouen. Embora ele não seja tão grande quanto a de Marrakech, você vai adorar se perder pelas ruazinhas.

E se você estiver por lá em uma segunda ou quinta-feira, definitivamente deve visitar o souk local. É nesse mercado que você vai poder comprar temperos, souvenirs e muito mais.
Você pode acompanhar essa e outras das nossas aventuras no Marrocos nesse vídeo do nosso canal do You Tube.
02. Experimentar o famoso suco de laranja
Desbravando as ruazinhas da cidade encontramos uma banca de suco de laranja que se transformou em um verdadeiro ponto turístico. Eles tiveram a ideia genial de transformar o beco onde fica sua loja para criar um cantinho mega instagramável.
O resultado não poderia ser melhor! Atualmente, muitos turistas procuram o lugar e além de ter dicas para ter a foto e o vídeo perfeito, você ainda pode saborear um suco de laranja refrescante e cai super bem com o clima local.

03. Praça Uta el-Hammam
Se existe um burburinho na medina de Chefchaouen é a praça Praça Uta el-Hammam. Lá você vai encontrar muitos restaurantes (embora com o preço mais elevado) e lojas. Contudo, achamos os vendedores de lá mais invasivos.
04. Praça Bab el-Sor
Por sua vez, a Praça Bab el-Sor foi uma das joias que encontramos durante nosso passeio. Ela não é tão conhecida, mas é uma graça! A fonte de azulejos azuis no centro da praça é rica em detalhes e é bastante usada pela população para lavar roupas e captar água.
Além disso, existem alguns restaurantes no entorno de Bab el-Sor com preços ótimos. Não deixe de saborear alguns pratos locais por lá.

05. Grande Mesquita
No coração da cidade, a Grande Mesquita se destaca ao longe, especialmente por conta de seu tom avermelhado, que difere da paleta de cores tão característica de Chefchaouen.
A construção do templo começou no século XV pelo filho do fundador da cidade, Ali Ben Rachid. E embora a entrada de visitantes não-muçulmanos seja proibida, vale a pena vê-la do exterior e tirar algumas fotos.

06. Montanhas Rife
Conforme falamos, Chefchaouen fica na região montanhosa de Rife. Por lá, outra atração imperdível é o Talassemtane National Park. Nele você vai encontrar diversas opções de trilha para admirar as paisagens únicas do Rife.
07. Cascatas d’Akchour
Por fim, se você curte passeios em meio a natureza, como a gente, as Cascatas d’Akchour não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Chefchaouen. Elas foram uma das coisas mais bonitas que vimos em nossa viagem pelo Marrocos.
Recomendamos separar um dia inteiro para esse passeio para aproveitar com calma. Você pode ir de táxi e ir até o início da trilha, ou então fazer esse tour com guia. A partir daí são cerca de 40 minutos até a belíssima queda d’água. Ah! E lembre-se de estar de roupa de banho, pois você não vai resistir a um mergulho refrescante!

Dicas de viagem: Chefchaouen (Marrocos)
Agora que você já sabe o que fazer em Chefchaouen, temos algumas dicas de viagem super úteis para te ajudar no planejamento. Como chegar em Chefchaouen? Quantos dias ficar em chefchaouen? Onde ficar? Continue sua leitura para descobrir.
Onde fica Chefchaouen?
Antes de tudo, você precisa saber onde fica a chamada Cidade Azul do Marrocos. Ela está localizada no noroeste do país na cordilheira do Rife. A cidade fica a cerca de 100 km de Tânger e 196km da capital Fez.

Como chegar em Chefchaouen?
Chegar a Cidade Azul não é tão difícil. O ideal é ir de carro, mas você também pode optar por vans ou ônibus de turismo ou então, através dos ônibus que partem de Casablanca, Tânger, Rabat e Fez.
#DicaDaGaia: A Rafa Marrocos é uma agência especializada e bastante renomada que oferece tours completíssimos pelo país. Chefchaouen é uma das paradas do roteiro e a grande vantagem é que você não precisa se preocupar com nada. Se você quiser saber mais informações, entre em contato com a equipe pelo WhatsApp. E você ainda pode ganhar 30% de desconto com nosso cupom MALADEAVENTURAS30.
Qual a melhor época para visitar Chefchaouen?
Sem dúvida, a melhor época pra visitar Chefchaouen é durante a primavera ou o outono. De abril a maio e de setembro a outubro o clima fica mais ameno e você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre.
Onde ficar em Chefchaouen?
Se você optar por ficar um ou mais dias na região, aqui vão algumas dicas de hospedagem que você precisa conhecer:
| Hotel | Nota | Valor |
|---|---|---|
| Hotel Chefchaouen | 9,0 | $ |
| Riad dar chama | 9,6 | $ |
| Dar Hannan | 8,6 | $$ |
| RIAD LA SANTA | 9,1 | $$ |
| Riad Bin Souaki | 9,3 | $ |
Dúvidas frequentes de quem pesquisa por Chefchaouen (Marrocos)
Planejar uma viagem para esse país tão diverso por gerar diversas dúvidas. Por isso vamos responder a seguir algumas perguntas que nos enviaram sobre a Cidade Azul do Marrocos para responder e ajudar mais pessoas.
Por que Chefchaouen é azul?
O que significa Chefchaouen?
Quantos dias ficar em Chefchaouen?
Restaurantes em Chefchaouen
A culinária marroquina é marcante e com sabores únicos. E para saborear o que há de melhor dela enquanto estiver em Chefchaouen, anote nossas dicas de restaurante:
- El Cielo: Um restaurante com visual belíssimo; especializado em culinária árabe de fusão.
- Lala Mesouda: Para quem procura um local mais tradicional em todos os aspectos.
- Café Clock: Um café intercultural; serve hambúrgueres de camelo, tagines, saladas, milk-shakes e um ótimo café; possui música ao vivo, escola de culinária, caligrafia, exposições e muito mais.
- Lecheria Veneza: Para quem deseja um café da manhã incrível.
Riads em Chefchaouen
Seguimos com dicas de onde ficar na Cidade Azul do Marrocos nos riads:
Lugares para tirar fotos em Chefchaouen
Por fim, confira os locais mais instagramáveis de Chefchaouen:
- Mesquita Bouzafer
- Kasbah
- Derb El Assri
- Praça El Haouta
- Rua Sidi Bouchouka
Pronto para desbravar Chefchaouen no Marrocos?
Deu para perceber que Chefchaouen é incrível, né? Sem dúvida, ela não pode ficar de fora do seu roteiro Marrocos. E já sabe que se você ainda tiver alguma dúvida sobre o destino é só deixar seu comentário que iremos te ajudar. Ah! E caso você ja tenha passado por lá, compartilhe suas experiências com a gente.
Você também vai gostar de ler:
Deserto do Saara Marrocos: qual o melhor tour? quanto custa? vale a pena?
Roteiro Marrocos: o melhor do país em 5, 10 e 15 dias de viagem





