Jalapão no Tocantins é aquele destino queridinho e instagramável que todo mundo quer conhecer, principalmente os amantes de ecoturismo. Se você nunca ouviu falar desse lugar, com certeza já viu foto de alguém em uma “piscina” de água bem azul em meio a natureza.
Essas piscinas paradisíacas são, na verdade, os famosos fervedouros. Eles são o grande destaque da região e encantam a todos não só pela beleza da água azul que parece pintada à mão, mas por serem uma espécie de jacuzzi natural com água quentinha e relaxante.
Se você está com esse destino no radar, nesse post eu vou te contar o que os turistas geralmente querem saber para organizar a viagem até lá: como chegar, se é caro, quando ir e, claro, o que visitar. Vamos lá?

Tudo que você precisa saber sobre o Jalapão (Tocantins)
Uma das primeiras coisas que você deve saber sobre o Jalapão é que apesar de ter paisagens privilegiadas, que rendem fotos de tirar o fôlego, esse não é um destino de luxo. Esse é um daqueles lugares que para você chegar em uma vista incrível, antes vai precisar se aventurar por estradas não pavimentadas e trilhas.
Aliás, você sabia que o Jalapão não é uma cidade? Na verdade, é um Parque Estadual, formado por 8 municípios em Tocantins, no centro do Brasil. No Parque Estadual do Jalapão, os aventureiros de plantão vão se maravilhar com as condições perfeitas para se conectar com a natureza. Praticar rafting, percorrer as dunas e relaxar nas piscinas e cachoeiras são algumas atrações dessa região.
Onde fica o Jalapão?
Você ainda tem dúvidas sobre onde fica o Jalapão? Saiba que o Parque Estadual do Jalapão fica na região do interior do Tocantins e funciona desde o ano de 2001, atraindo turistas de todo o Brasil e de outros países. O parque é uma unidade de conservação e proteção da natureza que guarda verdadeiras preciosidades em meio a mata.
Os municípios que oferecem as melhores opções de hospedagem são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. É muito importante saber que um carro do tipo 4×4 vai ser o seu melhor aliado para se locomover pelo Jalapão e o sinal de internet não funciona por lá.
As atrações mais procuradas pelos turistas são as cachoeiras e as piscinas naturais, inclusive os fervedouros. O parque é muito extenso e cada parte dele fica em um município diferente, então para aproveitar bastante a região, vale passar pelo menos uns 5 dias nesse paraíso.

Como chegar no Jalapão?
A região do Parque Estadual do Jalapão é próxima de alguns estados como a Bahia, o Piauí e o Maranhão, mas o aeroporto mais perto é o de Palmas, capital do estado de Tocantins. Seja de qual estado você vier, o melhor jeito de chegar no Jalapão é primeiro pelo aeroporto de Palmas.
Do aeroporto até o parque, recomendo que você já tenha contratado uma agência de viagem local para te buscar e te conduzir pelos passeios enquanto estiver lá. O motivo é simples: o sinal escasso de internet e as estradas precárias e mal sinalizadas exigem conhecimento do local.
Por isso, o melhor jeito é contratar uma agência antes da viagem. Dessa forma, você vai contar com pessoas preparadas, que sabem o caminho e estão equipadas com um carro 4×4 para não correr risco de atolar. Desse jeito as más condições do trajeto não serão um problema.

Distância Palmas x Jalapão
Como não tem aeroporto na região do Jalapão, para chegar a região é necessário partir para lá saindo do aeroporto de Palmas. O tempo de deslocamento até o Parque Estadual vai variar de acordo com o município em que você vai parar primeiro.
De Palmas até o município de Ponte Alta do Tocantins, a distância é de 150km de estrada asfaltada. Essa é a principal entrada para o parque, por ser a mais próxima do aeroporto e o deslocamento leva umas 2 horas de carro.
De Ponte Alta até outros municípios, como Mateiros e São Félix são mais algumas horas e mais de 300km de distância. Só que o acesso a esses lugares é mais difícil devido as condições das estradas que não são asfaltadas. Por isso, fomos com a Diego Tour que facilitou esse processo com carros 4×4 e guias experientes.
As estradas de terra e areia fofa são a parte mais desafiadora do trajeto, por isso não é recomendado ir por conta própria caso não tenha essa prática. No entanto, na região tem várias opções de agências de viagem equipadas para realizar esse translado até a sua hospedagem.

Qual é a melhor época para visitar o Jalapão?
Entender qual é a melhor época para visitar o Jalapão também é importante para a sua experiência na viagem. Na região não é comum fazer frio, então em qualquer mês do ano a temperatura costuma ser bem agradável e ficar em média entre 20º e 30º C. Esse clima perfeito para desbravar o parque é muito convidativo, mas não o único fator importante a consultar na hora de reservar a viagem.
Outro detalhe muito importante é entender que a época da seca e a da chuva são bem definidas lá. Então, se você quer garantir o clima mais ameno e a cor mais clara nas cachoeiras e fervedouros, vá entre maio e julho, no início da seca.
Jalapão no verão
O verão no Brasil acontece a partir do final de dezembro até o final de março porém, no Jalapão, o período da seca é considerado como o “verão local” que acontece desde o início de maio até o final de setembro. Nessa época, quase não chove e por isso as águas ficam mais transparentes.
É nesse período que a experiência se torna mais paradisíaca com a cor cristalina da água nos fervedouros e nas cachoeiras e rios da região. Se você sonha em postar aquelas fotos invejáveis nas redes sociais, o verão do Jalapão é a melhor opção para a sua viagem.

Jalapão no inverno
A época de inverno no Jalapão não é necessariamente fria, já que a região é famosa pelas belezas naturais e por fazer calor o ano inteiro. Enquanto o período dessa estação no país é entre junho e setembro, nessa região é conhecido como inverno local o período entre outubro e abril.
Entre os meses de dezembro e março as chuvas caem em grande quantidade no Jalapão. Nessa época, as águas das cachoeiras e dos fervedouros não ficam transparentes. Se você prefere fugir da aglomeração de turistas e não ter grande disputa para tirar fotos, essa é a época ideal para ir.
Viagem para o Jalapão (Tocantins)
Uma viagem para o Jalapão, Tocantins, pode ser surpreendente para quem ama destinos com estilo “meio do mato” e para quem quer se permitir experimentar algo novo. Esse lugar une o rústico com o paradisíaco e com o contato com a natureza. É um real refúgio para relaxar e recarregar as energias.
O Parque Estadual do Jalapão é uma opção incrível para os apaixonados por ecoturismo. Toda a região e suas riquezas são preservadas por todos: turistas e guias. Lá, o turista pode admirar a beleza exuberante da fauna e da flora do cerrado, além da comida, arte, costumes e cultura local.
Se você está prestes a conhecer esse oásis tocantinense, se prepare para encontrar um lugar onde a simplicidade é o charme local e a aventura diária é desbravar cada cantinho do parque. Essa região conhecida pelo ecoturismo e pelo artesanato é um verdadeiro encanto para todos.
Como é o Jalapão?
Não é difícil definir como é o Jalapão, estamos falando de um lugar que ganhou o coração dos viajantes pela beleza natural, que já começa pelo próprio nome. Em homenagem a flor Jalapa-do-Brasil, que é muito comum na região, o nome do Parque já dá uma boa dica do espetáculo que espera pelos visitantes.
Apesar de ser um lugar de visual romântico, não é uma viagem que deve ser super romantizada. Você deve ir sabendo que o acesso é demorado e difícil, devido as distâncias e as estradas. As hospedagens não são nada luxuosas, mas servem muito bem para passar a noite com conforto.
Outra coisa muito importante é saber que a entrada no Parque Estadual é gratuita, mas cada atração tem um custo individual. Então, além dos passeios contratados com a agência, os ingressos para as atrações e as refeições são comprados separadamente.
Por ser um lugar muito integrado à natureza, não tem sinal de celular e isso é fantástico para quem quer se desligar um pouco da rotina acelerada. No entanto, para garantir que isso não se torne prejudicial, é bom estar acompanhado por uma agência local.

Contratar uma agência de viagem no Jalapão não é luxo, é um investimento que evita perrengues, como se perder sem sinal para pedir ajuda ou ainda atolar o carro e ainda precisar de guincho. Com a Diego Tour minha experiência foi zero stress e especialmente personalizado.
Quais as cidades do Jalapão?
Por ser muito conhecido apenas pelo nome de Jalapão, o parque estadual é muito confundido com uma cidade. Na verdade, o Jalapão é uma grande unidade de conservação e proteção ecológica.
Seu território tem mais de 34 mil km² e é formado pelas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Por cada uma delas é possível observar a mata de transição entre o cerrado e a caatinga e a variedade de águas desde fervedouros a corredeiras, plantas e animais exóticos.
Ponte Alta do Tocantins
A cidade do Jalapão que fica mais próxima de Palmas é Ponte Alta do Tocantins, sendo assim o principal acesso ao Parque Estadual do Jalapão. É nessa cidade que fica a famosa pedra furada do Jalapão, então logo de cara você já tem um programão que é assistir o pôr-do-sol incrível de lá.
Outra super atração de Ponte Alta é o Cânion Sussuapara, que te leva até uma cachoeira bem refrescante para compensar a trilha e o clima quente da região. Entre cachoeiras, banho de rio e restaurantes regionais, essa cidade proporciona uma experiência única para o turista.
Por ser a cidade mais perto do aeroporto, facilita que seja a primeira base para os passeios pelo Jalapão. Se tiver pouco tempo de viagem, vale a pena conhecer os principais pontos de lá:
- Pedra Furada
- Cânion Sussuapara
- Rio Soninho
- Cachoeira do Soninho
- Cachoeira do Lajeado

Mateiros
Mateiros é uma das cidades favoritas dos turistas, porque tem mais opções de hospedagens e é onde fica a maior parte de ecoturismo de todo o parque. Por ter a melhor infraestrutura da região, Mateiros é geralmente escolhida como cidade base enquanto os turistas conhecem o Jalapão.
Localizada há pelo menos 5 horas de Palmas, a cidade recebe o seu nome em homenagem aos veados mateiros que são encontrados na região. Em Mateiros ficam muitos pontos turísticos desejados e disputados pelos turistas.
Se tiver tempo de sobra, dedicar uns 3 dias só em Mateiros pode ser interessante para conhecer e se deliciar com os principais pontos da cidade, que são:
- Cachoeira da Formiga
- Cachoeira da Velha
- Prainha do Rio Novo
- Fervedouro
- Dunas
- Serra da Muriçoca
- Pedra da Baliza
- Comunidade quilombola Mumbuca

São Felix do Tocantins
A pequena cidade de São Félix fica bem no coração do Parque Nacional do Jalapão, mas não tem tantos atrativos turísticos quanto Mateiros. Para chegar até lá, saindo de Palmas, a viagem dura por volta de 4h30.
Por ser menorzinha em comparação a outras cidades, São Félix não exige tanto tempo para ser desbravada. Pode ser uma boa opção como última parada antes de voltar rumo ao aeroporto, para se despedir do Jalapão com aquela dose ideal de aventura.
Todas as principais atrações de São Félix envolvem água, então os últimos banhos no Jalapão estão garantidos. Para lavar a alma, você precisa visitar esses lugares e curtir:
- Rafting no Rio Novo
- Praias de rio
- Fervedouro do Alecrim
- Cachoeira da Jalapinha
- Serra da Catedral
- Povoado do Prata

Quais as melhores pousadas do Jalapão (Tocantins)?
O Parque Estadual do Jalapão tem uma variedade de hospedagens em cada município do seu território. Apesar de ser um destino muito procurado, o foco continua sendo a preservação da área ecológica, então as pousadas oferecem estrutura simples que não agride a natureza.
Com isso em mente, o turista não deve esperar por hospedagens requintadas e gastronomia de alto padrão. No entanto, o estilo rústico e simples das pousadas é muito acolhedor, que cumpre bem a função de um lugar confortável para descanar e a comida é aquela caseirinha que abraça.
As melhores pousadas do Jalapão (Tocantins) ficam nas três principais cidades escolhidas pelos turistas: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. Você pode conferir mais detalhes no post pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão.
Pousadas em Ponte Alta do Tocantins
Ponte Alta é a cidade que fica mais perto de Palmas, mas é a mais distante dos principais pontos turísticos do Jalapão. É escolhida como base em alguns casos para o primeiro dia de viagem, mas também tem atrações incríveis que já te apresentam aos encantos da região.
Na região de Ponte Alta as pousadas são bem acolhedoras, com quartos climatizados e café da manhã com ingredientes frescos. Algumas opções têm até piscina para se refrescar durante o descanso antes do próximo passeio. Então, se você me perguntar quais as melhores pousadas do Jalapão em Ponte Alta, eu te indico as:
Pousadas em Mateiros
Na cidade de Mateiros, os turistas encontram a maior variedade de hospedagens, além de uma estrutura um pouco melhorada. Por ficar mais próxima de várias atrações, acaba se destacando entre as outas. Se você só tiver tempo para conhecer uma cidade, essa é a melhor escolha.
Em Mateiros, apesar de não ter hospedagens de luxo, a recepção é sempre calorosa, atenciosa e acolhedora. Algumas pousadas ficam mais próximas da área urbana, outras mais afastadas, mas todas são projetadas para te proporcionar um tempo de sossego. Recomendo essas abaixo:
- Pousada Cristal Dourado
- Pousada Aconchego
- Recanto do Jalapão
- Pousada Status Jalapão
- Pousada Bela Vista de Mateiros
Pousadas em São Felix do Tocantins
São Félix é territorialmente a menor cidade, então a quantidade hospedagens também é baixa, mas por lá tem vários pontos turísticos que valem a visita. Por conta disso, São Félix é considerada uma das melhores opções para ficar, perdendo o posto apenas para Mateiros.
Nessa pequena cidade as hospedagens são bem simples, mas você também encontra opções mais modernas. Um diferencial é a pousada que tem acesso a um fervedouro dentro da propriedade. Minhas sugestões de hospedagem em São Félix são:

Pacote Jalapão
Adquirir um pacote de viagem é sempre motivo de dúvida na hora de organizar a próxima viagem. No caso do Jalapão, um pacote pode ser uma opção bem mais apropriada, considerando segurança e praticidade nos deslocamentos.
Na hora de escolher uma agência, minhas dicas são: definir seus pontos de interesse, identificar o tipo de hospedagem que você procura, se informar sobre a qualidade do transporte disponível e sobre o tamanho do grupo de passeio que a agência costuma fazer.
Nesse sentido, você pode conferir informações mais detalhadas no post sobre as melhores agências Jalapão: quais são confiáveis e têm bons pacotes de viagem. Essas dicas vão ser muito úteis para definir a qualidade e o fluxo da sua viagem.
Sendo assim, para fechar um pacote Jalapão, sugiro entrar em contato com uma agência de turismo local. Uma muito boa que foi testada pelo MDA é a Diego Tour. Essa é uma agência familiar e super organizada, com certeza uma das melhores da região. Os tours são personalizados, contam com guias experientes e os carros são todos do tipo 4×4.
#DicaDaGaia: outro motivo para fechar seu pacote com a empresa Diego Tour é o cupom de desconto que te dá 5% de desconto no valor do pacote da sua escolha. Assim você já chega no Jalapão economizando. Para garantir o seu desconto, basta entrar em contato com a empresa pelo Whatsapp e falar que é leitor do Mala de Aventuras!
Jalapão (Tocantins) preço
Quanto custa viajar para o Jalapão? Essa dúvida é uma das mais comuns quando se trata de ir conhecer a região. Apesar de não ser um destino de luxo, esse não é um dos mais baratos. É possível que saia mais barato fazer a viagem por conta própria, sem contar com imprevistos.

Os principais fatores que definem o preço de uma viagem para o Jalapão são: em qual época será feita a viagem (baixa ou alta temporada), passagem aérea, transfer, contratação de pacote de viagem, aluguel de carro 4×4, ingressos das atrações, alimentação e comprinhas.
A passagem aérea pode custar pelo menos em média R$700,00 na baixa temporada saindo de SP ou Rio, enquanto um pacote de 3 dias de passeios fica em R$1.890,00. Todos preços atualizados você encontra no post sobre quanto custa viajar para o Jalapão, com preços atualizados para 2023.
Pontos turísticos do Jalapão (Tocantins)
O Jalapão tem muitos atrativos imperdíveis para os turistas, os principais são: os paradisíacos fervedouros, as cachoeiras refrescantes, as charmosas praias de rio, os imponentes cânions, pontos estratégicos para contemplar o pôr-do-sol, belas dunas e comunidades locais.
Os famosos fervedouros são a atração que mais chama a atenção dos turistas, inclusive muitas pessoas conhecem o Jalapão depois de ver uma foto de algum fervedouro na internet. As cachoeiras da região se destacam pela beleza imponente, assim como os cânions e as dunas.
Cachoeiras do Jalapão
Algumas das cachoeiras são perfeitas para um banho bem energizante, enquanto outras exibem uma bela queda d’água. Há ainda as que são o cenário ideal para praticar rafting e dar aquela descarga de adrenalina que vai deixar a viagem mais completa.
Algumas cachoeiras ficam localizadas em propriedades privadas, então é cobrado um valor simbólico para ter acesso. Os moradores são bem atenciosos e acolhedores, vale visitá-los antes de ir embora. Anota aí quais são as 4 cachoeiras mais lindas do Jalapão:
- Cachoeira da Formiga
- Cachoeira da Cortina
- Cachoeira do Urubu Rei
- Cachoeira da Velha

Fervedouros do Jalapão
Os famosos fervedouros são tipos de piscinas naturais formadas por nascentes subterrâneas. A pressão dessas nascentes é tão forte que te impede de afundar, mesmo que você faça um grande esforço. Além disso, a cor clara e a temperatura fresca da água se destacam.
Para manter a preservação desses oásis tocantinenses e viabilizar a rotatividade, os turistas têm um tempo estipulado para ficar nos fervedouros e são organizados em pequenos grupos. Os 5 fervedouros do Jalapão que não podem ficar de fora do seu roteiro são esses aqui:
- Fervedouro Buriti
- Fervedouro Buritizinho
- Fervedouro Por Enquanto
- Fervedouro Macaúbas
- Fervedouro Bela Vista

Dunas do Jalapão Tocantins
Por fim, mas não menos importante, as dunas são de uma beleza e grandeza simplesmente impressionante. Os montes de areia em tom alaranjado foram formados devido ao processo de erosão sofrido pelas rochas das serras da região.
A vista é um espetáculo à parte, é indiscutivelmente linda. Admirar a beleza simples e imponente do cerrado tocantinense é tão especial quanto se impressionar com o pôr-do-sol que acontece ali naquele lugar. Essa região só não é totalmente desértica devido a presença de lagos e rios.
Pronto para viajar para o Jalapão (Tocantins)?
Sabendo tudo isso sobre o Jalapão, não dá para esperar mais tempo, então faça bom uso de todas as dicas do MDA e vá ser feliz no interior do Tocantins. Para te ajudar a organizar bem direitinho a sua viagem, dá uma olhada nos outros posts do blog sobre esse paraíso brasileiro.
Leia também:
Roteiro Jalapão: o melhor do Jalapão em 3, 5 ou 7 dias de viagem
Pontos turísticos Jalapão: 20 lugares imperdíveis para incluir no roteiro