Estradas de terra avermelhada levam à fervedouros, dunas, lagoas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes: esse é o Jalapão. E se você está planejando uma viagem para este fantástico destino tocantinense, vem comigo descobrir quais as melhores agências do Jalapão.

Será que preciso mesmo contratar uma agência? Como acertar na contratação de uma agência? Qual é o tour ideal para a minha viagem? Essas e outras perguntas devem estar passando pela sua cabeça agora. Portanto, aqui vai a minha experiência pré Jalapão:

Eu, particularmente, estou acostumada a planejar todas as minhas viagens por conta própria e cheguei a cogitar isso enquanto montava meu roteiro. Até que descobri que a região conta com uma infraestrutura bastante rústica e que estar num 4×4 era obrigatório. Haja suspensão nos carros para aguentar as longas estradas de terra.

A seguir, minhas dúvidas se voltaram para a quantidade de agências de turismo que atuam na região. Li muitos relatos de viajantes falando sobre as longas filas para visitar fervedouros e os perrengues com carros quebrados no meio da estrada embaixo de sol. Eu definitivamente não estava interessada em nada disso e pesquisei bastante sobre o assunto.

Por isso, vou compartilhar com você as principais agências de turismo do Jalapão, além de dicas sobre como funcionam os tours por lá.

lagoa do japonês tocantins
Lagoa do Japonês

Como funcionam os tours pelo Jalapão?

De modo geral, os tours para o Jalapão variam entre 3 e 7 dias, dependendo do tempo que você tiver disponível. As agências fazem o traslado a partir de Palmas bem cedinho, portanto, planeje-se para chegar à capital tocantinense com pelo menos um dia de antecedência. O mesmo acontece com o retorno. Normalmente os viajantes chegam de volta em Palmas entre 17h e 20h. Nesse caso, escolha voos após às 21h ou então para o dia seguinte.

Neste momento você deve estar se perguntando: quantos dias seriam ideais para conhecer o Jalapão? Recomendo um mínimo de 5 dias para explorar a região. Há tantos lugares incríveis para visitar e tantas experiências únicas na região que seria uma pena ficar menos que isso. Se você levar em consideração o tempo de deslocamento até lá, verá que faz sentido ficar ao menos uma semana!

Eu particularmente prefiro viagens bem completas, para mergulhar de cabeça nas belezas naturais, culturais e gastronômicas do local. Se me vir desgostosa em uma viagem, saiba que é porque não tive tempo de sentir a energia daquele destino.

Dito isto, vou compartilhar aqui uma média do que é oferecido pelas agências de turismo no Jalapão:

Pacotes 4 dias Jalapão

O que você vai visitar pode variar de empresa para empresa, mas no geral, um pacote de 4 dias pelo Jalapão inclui:

  • Cânion Sussuapara
  • Visita à Pedra Furada
  • Dunas do Jalapão
  • Passeios pelos principais fervedouros, como o Buriti, Buritizinho, Ceiça, Alecrim, Bela Vista e Macaúbas
  • Ida à Cachoeira da Formiga e Cachoeira das Araras
  • Passeio à comunidade quilombola
  • Serra da Catedral
praia do caju
Já foi em alguma Praia de Rio? Essa é a Praia do Caju!

Pacotes 7 dias Jalapão

Com mais alguns dias, claro que você vai conseguir explorar mais da região e com mais calma. Um pacote de 7 dias pelo Jalapão costuma incluir no trajeto os seguintes pontos de interesse:

  • Cânion Sussuapara
  • Visita à Pedra Furada
  • Dunas do Jalapão
  • Passeios pelos principais fervedouros + alguns fora da rota tradicional, como o Por Enquanto, Veredas, Licuri, Encontro das Águas e Borboleta
  • Ida à Cachoeira da Formiga e Cachoeira das Araras + Prata, Escorrega Macaco, do Roncador, Vai Quem Quer, Evilson, do Lajeado, dentre outras
  • Passeio à comunidade quilombola
  • Serra da Catedral
  • Opcionais de rapel e rafting
  • Lagoa do Japonês
  • Poço Encantado
  • Cidade de Pedra

Como acertar na contratação de uma agência de turismo no Jalapão?

Como falei acima, embora eu curta bastante montar minhas próprias viagens, fazendo meu próprio roteiro e reservas, no Jalapão isso é praticamente missão impossível.

O Jalapão é um destino bem rústico, as estradas não são bem sinalizadas e muitas vezes até o sinal da internet some. Dessa forma, ter uma agência que monte todo o pacote facilita sua vida e ajuda a evitar dores de cabeças desnecessárias.

fervedouros mais bonitos do jalapão
Um dos fervedouros mais lindos do Jalapão: Bela Vista

Portanto, indico fortemente que você contrate uma agência da região para pensar em tudo para você, incluindo hospedagem, alimentação, deslocamentos e ingressos para as atrações.

Mas antes de descobrir como contratar um guia no Jalapão através dessas empresas, veja algumas dicas que vão te ajudar na hora de contratar seu pacote:

01. Defina os seus pontos de interesse

Antes de entrar em contato com qualquer agência, dê uma pesquisada sobre a região e conheça mais sobre os atrativos. Tenho certeza que você ficará impressionado com a quantidade de fervedouros, cachoeiras e paisagens incríveis que encontrará por lá.

Aliás, você sabia que atualmente existem cerca de 20 fervedouros no Jalapão abertos à visitação? Cada um deles possui suas próprias características, então é legal ter uma noção de quais você quer conhecer e ver se aquela empresa te leva até ele.


Para saber mais: Fervedouros do Jalapão: 12 fervedouros imperdíveis para incluir no seu roteiro.


Ideal para os amantes do ecoturismo, a região também possui trilhas que te levam a pontos como o Cânion Sussuapara, a Cachoeira da Formiga e a famosa Pedra Furada. E o que falar das Dunas do Jalapão!? Sem dúvida o pôr-do-sol de lá é um dos mais bonitos que já vi e você não pode perder.

Viu como tem bastante coisa legal para conhecer no Jalapão? Por isso é importante definir seus pontos de interesse, já que a maioria das empresas possui uma espécie de roteiro básico. Veja se esse roteiro vai te satisfazer e converse com os agentes sobre os tours personalizados.

cânion sussuapara jalapão
Cânion Sussuapara

02. Qual é o tipo de hospedagem que você busca?

Você é aquele tipo de turista que só gosta de se hospedar em hotéis e pousadas luxuosas? Então talvez o Jalapão não seja o destino de viagem mais indicado para você.

As cidades que servem de base para o turismo no Jalapão possuem pousadas bem básicas. Os quartos são simples e o máximo de luxo é um ar condicionado e um frigobar. Entretanto, para relaxar e descansar depois de um dia inteiro de passeios, elas super valem a pena. A maioria serve café da manhã aos hóspedes, então procure fazer essa refeição bem reforçada para aguentar até o almoço.

Dentre as agências que fazem tour no Jalapão, é possível encontrar algumas que oferecem um serviço diferenciado. Ao invés da hospedagem ser em uma pousada, é possível hospedar-se em tendas, como se fossem um camping. Portanto, se você quer uma experiência mais rústica, essa pode ser uma opção interessante.

03. Procure saber sobre a qualidade do transporte

A grande maioria das empresas possui veículos 4×4 bem confortáveis. Algumas agências possuem uma espécie de caminhão safari, que pode ser um pouco desconfortável e sacolejar mais.

Além disso, saiba que os deslocamentos dentro do Jalapão são grandes. Então se o veículo não for de boa qualidade, certamente, sua viagem será mais estressante.

estradas do jalapão
As belas estradas de terra vermelha do Jalapão

04. Informe-se também sobre o tamanho do grupo de viagem

Essa é uma informação extremamente importante na hora de montar seu pacote Jalapão com qualquer empresa. Isso porque o número de turistas por tour varia bastante de uma empresa para a outra. Eu diria que isso vai oscilar entre 2 e 30 pessoas.

No entanto, é legal saber disso antes de fechar seu pacote porque muitas atrações, como é o caso dos fervedouros, apresentam lotação máxima de banhistas por vez. Assim sendo, se você estiver em um grupo muito grande, vai levar muito tempo até que todos consigam conhecer a atração.

Portanto, a regra de ouro nesses casos é: quanto menos pessoas, melhor será a qualidade do seu passeio. Não deixe de perguntar essa informação para a agência que você estiver conversando.

Melhores agências Jalapão: principais empresas que atuam no destino

Você sabia que atualmente existem mais de 60 empresas atuando com turismo no Jalapão? Contudo, apenas 31 delas são realmente regulamentadas. Com tantas opções, é importante conhecer aquelas que realmente são recomendadas para evitar qualquer tipo de problema.

Veja agora quais são as melhores agências de viagem no Jalapão:

Diego Tour (testada pelo MDA!)

A Diego Tour foi uma das empresas que nós tivemos a oportunidade de trabalhar em uma de nossas viagens ao Jalapão. Atuando no segmento de ecoturismo e turismo de aventura desde 2016, eles são dedicados a proporcionar a melhor experiência para quem deseja conhecer o Parque Estadual do Jalapão.

agência de turismo jalapão
Gaia e Inês pelas estradas do Jalapão com a Diego Tour

Os roteiros são personalizados e os grupos são pequenos, para que o viajante curta quase que de maneira exclusiva cada atrativo da região.

A equipe é altamente qualificada e muito atenciosa. Nosso guia, o Klaiton, foi um ótimo motorista, além de ter cuidado da gente, com lanchinhos e água a vontade durante os longos trajetos. Outro diferencial foi seu conhecimento acerca dos melhores pontos para fotos. Inclusive, ele estava sempre com uma GoPro à disposição!

Vale destacar também os veículos, que são confortáveis e estão sempre com a manutenção em dia. Aliás, toda a frota da empresa é de veículos 4 x 4, incluindo uma Pajero Dakar e uma Toyota Hilux muito confortáveis. Isso faz diferença nos trajetos, que podem ser longos e esburacados.

Por fim, a empresa possui certificado de excelência no TripAdvisor. Ao todo são 210 avaliações da Diego Tour e 209 classificadas como excelente.


É só clicar no botão abaixo para falar com eles!

 Agendar passeio!


Canindé (testada pelo MDA!)

Outra empresa testada e aprovada pelo MDA no Jalapão foi a Canindé Ecotour. Eles montaram nosso primeiro tour pelo Jalapão e foram bastante atenciosos desde o primeiro contato.

Atuando no Jalapão desde 1990, a Canindé procura mostrar aos visitantes os melhores lugares dos rincões do Tocantins. Seu foco é o turismo ecológico sustentável, procurando despertar no turista a importância da preservação do meio ambiente, especialmente o Cerrado brasileiro.

Conferimos sua reputação junto a outros viajantes e dá para entender por que a Canindé é uma das melhores agências Jalapão TripAdvisor. São 59 avaliações no site, dentre as quais 55 são excelentes.

roteiro jalapão 8 dias
Nanda visitando os fervedouros com a Canindé

Jalapão 100 Limites

Bastante recomendada, a Jalapão 100 Limites já montou pacotes para o Jalapão para personalidades da mídia, como artistas e cantores.

A empresa é uma das mais avaliadas no TripAdvisor e conta com 2042 avaliações, sendo 1977 classificadas como excelentes. Essa alta taxa de satisfação faz com que ela seja uma das melhores agências do Jalapão.

Contudo, seus grupos costumam ser grandes, o que não é recomendável para quem busca uma experiência mais exclusiva e confortável.

Deserto do Jalapão

Especializada em aventura, a Deserto do Jalapão é uma agência fundada por uma família carioca que se apaixonou pela região e decidiu ficar por lá mesmo. Primando pela segurança e conforto, a Deserto do Jalapão oferece serviço diferenciado e personalizado aos seus clientes.

A equipe da empresa é composta por profissionais experientes e que conhecem cada cantinho daquela parte do Tocantins. A frota de carros da empresa é muito confortável e com todas as revisões em dia.

Checamos a reputação da empresa junto a outros viajantes lá no TripAdvisor e notamos que eles possuem 674 avaliações, sendo 655 categorizadas como excelente.

parque estadual do jalapão
Dunas do Jalapão: um dos highlights de qualquer roteiro!

Safari Dourado

A proteção e a conscientização do meio ambiente é algo que a Safari Dourado leva muito a sério. Promover o ecoturismo de forma sustentável e valorizando as comunidades locais é o principal objetivo dessa agência.

Os guias da empresa são todos da região, bastante qualificados e esbanjando simpatia. O atendimento pré-venda também é bastante elogiado. A frota da empresa conta com carros de alta qualidade, todos com sistema 4 x 4.

A Safari Doura também apresenta boa reputação com os viajantes. No TripAdvisor são 989 avaliações, das quais 977 são excelentes.

Cerrado Dourado

Em seguida, a Cerrado Dourado é mais uma opção dentre as melhores agências do Jalapão. Ela oferece roteiros personalizados exclusivos com uma equipe de primeira e veículos super confortáveis.

No TripAdvisor a Cerrado Dourado é uma das agências com maior número de avaliações. No total são 1829 viajantes que compartilharam sua experiência no site e desse total, 1800 foram classificadas como excelente.

Korubo

Por fim, a Korubo é a agência pioneira em tours pelo Jalapão. E essa agência vem com uma proposta totalmente diferente para se conhecer o Jalapão.

No conceito de safari camp a Korubo te leva para uma imersão na natureza 24h por dia. As acomodações são em cabanas inspiradas nos safaris africanos. E o veículo que faz os deslocamentos é uma espécie de ônibus de dois andares com um deck na parte superior. Para quem deseja experimentar algo totalmente novo e bem rústico, talvez a Korubo seja uma das melhores opções.

No geral, os viajantes estão bem satisfeitos com a experiência. Das 310 avaliações no TripAdvisor, 243 elegeram a agência como excelente.

A nossa experiência com as agências do Jalapão

Agora que você já conheceu as opções de agências no Jalapão, chegou a hora de compartilhar um pouco da nossa experiência. Como fomos em períodos diferentes, tivemos a oportunidade de conhecer os serviços de duas empresas distintas.

Tour escolhido na Diego Tour

A minha experiência com a Diego Tour não poderia ter sido melhor. Escolhi o tour privativo de 06 dias.

Desde o início a equipe me deu todo o suporte que precisei, montou um roteiro bem completo a partir do que eu queria conhecer, explicou cada detalhe dos passeios, tirou dúvidas sobre o que levar na mala e tudo o mais que eu precisei durante a fase de planejamento.

cachoeira da formiga jalapão
Cachoeira do Formiga

Chegando ao Jalapão, nosso guia foi fenomenal. Ele nos levou para conhecer os lugares mais incríveis da região. E o melhor de tudo? Ele sabia os melhores horários para visitar cada atração, com isso, nossa sensação era de que os locais haviam sido reservados para a gente.

Conheci de perto a cultura quilombola (e me apaixonei), vi cenários de filmes, me encantei com a beleza dos fervedouros (e enchi meu maiô de areia também rsrsrs) e saí do Jalapão com a certeza de que quero muito voltar. Ah! E é claro que tirei fotos lindas também!

A Diego Tour apresenta os seguintes valores de pacotes:

  • 03 dias: R$1890,00 (baixa e alta temporada).
  • 04 dias: R$2190,00 (baixa temporada) e R$2390,00 (alta temporada).
  • 05 dias: R$2590,00 (baixa temporada) e R$2790,00 (alta temporada).
  • 06 dias: R$3190,00 (baixa temporada) e R$3290,00 (alta temporada).

Se você quiser conhecer mais sobre os serviços e pacotes da Diego Tour, pode entrar em contato com eles via Whatsapp e falar que viu o contato no Mala de Aventuras.

whatsapp diego tour jalapao

 

Tour escolhido na Canindé

Já a Nanda fez o passeio dela com a Canindé Ecotour e também adorou a experiência! Ela montou um pacote personalizado de 8 dias.

O guia procurou fugir dos horários de pico dos fervedouros e cachoeiras. Isso fez uma diferença gigante na experiência dela também. Além da atração praticamente exclusiva, foi ótimo para tirar fotos incríveis sem um monte de gente em volta.

fervedouro alecrim jalapão
Fervedouro Alecrim

Outro ponto alto do tour Jalapão da Canindé foi visitar lugares mais fora do circuito tradicional. O guia os levou em restaurantes caseiros MARAVILHOSOS, onde eles saborearam alguns dos melhores PFs da vida deles. Sem contar que a troca cultural com os moradores locais é algo que não se paga.


Descubra tudo sobre a nossa experiência com a Canindé: Roteiro Jalapão e Serras Gerais: 8 dias de muitas cachoeiras, fervedouros e paisagens de tirar o fôlego. 


Dúvidas frequentes ao contratar uma agência de viagem para o Jalapão

01. Quanto custam os pacotes de viagem para o Jalapão?

Os valores variam entre R$2.000,00 para três dias até R$4.000,00 por pessoa para uma semana em uma viagem em grupo. Esse valor inclui transporte, hospedagem e passeios guiados.

02. É um destino para crianças?

É um destino que exige horas de deslocamento entre os atrativos. Isso pode ser cansativo para os pequenos, mas os passeios em si são fantásticos e as crianças certamente ficarão maravilhadas, especialmente com os fervedouros!

03. É um destino para idosos?

O deslocamento nas estradas de terra também podem ser um inconveniente para idosos ou pessoas com problemas de coluna/joelho. É impossível de ir? De forma alguma, mas exige uma preparação maior.

04. É um destino pet friendly?

Não recomendo ir com pets para o Jalapão, o destino não tem estrutura para recebê-los.

05. Qual é a melhor agência de viagem do Jalapão?

Sou suspeita para falar, mas a Diego Tour me recebeu tão bem que eu responderia essa pergunta justamente com o nome deles em destaque!

Pronto para escolher sua agência de viagem para o Jalapão?

Agora que você conheceu as melhores agências Jalapão, vai ser mais fácil escolher uma para montar seu roteiro, né? Mas se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em te ajudar. Já viajou com algumas dessas empresas? Então compartilhe sua experiência conosco!


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @feaimee
Fe Aimee
Empreendedora e brecholeira, a revisora do Mala de Aventuras também é apaixonada por moda e astrologia e está sempre sonhando com a próxima viagem.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

  1. Eu fui para o Jalapão em agosto de 2021 pela Portal Expedições por uma indicação no site dos mochileiros e super recomendo a experiência. Preço justo e o guia muito gente boa e bastante experiente. Já a Korubo embora seja bem avaliada, os preços são surreais, além disso, eles possuem toda uma estrutura própria que não valoriza o comércio (local).

    1. Oi Fernando, seu comentário é muito precioso para a gente e para outros viajantes. Obrigada por compartilhar sua experiência no Jalapão. =)

  2. Fui ao Jalapão em maio/22, em companhia de meu filho, contratamos a empresa Jalapão. 3.0, com o guia Jeová, uma pessoa espetacular, atenciosa, e maravilhosa, nos juntamos a um casal de São Paulo, bastante maravilhosos também, o que contribui para que a nossa viagem tenha sido única, com gosto de quero mais, ressaltando ainda, que o guia poderia ser meu filho, por ser jovem,( e eu com 6.1), ele me ajudou praticamente em todas as minhas dificuldades que eu poderia ter tido, tornou a minha expedição espetacular, gostei muito, se tiver que repetir a dose, será com essa empresa!

    1. Oi Teresa! Que bacana ver você compartilhando sua experiência no Jalapão conosco. Certamente irá ajudar outros viajantes a planejarem suas viagens para este destino maravilhoso do Tocantins!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *