Rústico, selvagem e deslumbrante, assim é o Jalapão. E se você está planejando sua viagem para esse destino esse post é perfeito para você! Vou te apresentar os pontos turísticos do Jalapão que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Os rincões do Tocantins são repletos de paisagens deslumbrantes que fascinam a todos. Descubra que lugares são esses e veja ainda dicas super importantes para montar sua viagem.

Continue sua leitura para conhecer as principais atrações no Jalapão.

Pontos turísticos do Jalapão: o que visitar em 2022

Quando se fala em destinos de natureza, a região do Jalapão e das Serras Gerais vêm se destacando cada vez mais. Escondidos no interior do Tocantins, esses lugares impressionam por suas belas paisagens e pelas comunidades tradicionais que vivem por lá.

A região é tão bela que virou cenário de novela! Quem aí assistiu “O outro lado do paraíso”, da TV Globo?

A 170km da capital Palmas, o Jalapão é um destino simples e rústico. São 34.000 km² para se explorar por meio de fervedouros, dunas, cachoeiras e trilhas. 

melhor agência de turismo do jalapão
Fervedouro Macaúbas

E bem pertinho do Jalapão, as Serras Gerais ainda estão despontando no circuito do ecoturismo. Não menos bonitas que o Jalapão, nas Serras Gerais você vai se deparar com cânions imponentes, cachoeiras belíssimas e mirantes que permitem vistas deslumbrantes.

Nesse post, você vai poder conferir um pouco mais dessas duas zonas turísticas que podem ser incluídas no mesmo roteiro. Vamos juntos explorar tudo o que os pontos turísticos do Jalapão e das Serras Gerais têm para nos mostrar?

Pontos turísticos do Jalapão: os fervedouros imperdíveis

Quando me perguntam “o que tem de bonito no Jalapão?”, a primeira coisa que vem na cabeça são os fervedouros. Eles são nascentes de rios subterrâneos que formam piscinas naturais quando afloram na superfície.

O curioso dessas piscinas é que a pressão com que a água sai da terra é tão forte que você não consegue nem afundar! A temperatura da água é uma delícia: geladinha e ideal para o calor do Jalapão!

Conheça agora os principais fervedouros que não podem ficar de fora do seu mapa de pontos turísticos do Jalapão.

Dica: o Jalapão é o tipo de destino em que a contratação de uma boa agência de viagem faz TODA a diferença. Quem organizou meu roteiro foi a Diego Tour e eu recomendo seus serviços de olhos fechados!

01. Fervedouro Buriti

Em primeiro lugar, com seu formato de coração, o Fervedouro Buriti é um dos mais conhecidos da região. A água é muito transparente e sua cor varia entre o verde e o azul dependendo da hora do dia.

O nome desse fervedouro é devido aos muitos Buritis que crescem ao seu redor. A capacidade desse fervedouro é de 10 pessoas por vez e o tempo máximo de permanência é de 20 minutos. Para chegar até ele você deve pegar uma trilha bem tranquila de, no máximo, 5 minutos.

fervedouro buriti jalapão
Fervedouro Buriti

02. Fervedouro Buritizinho

Ele pode até ser um dos menores fervedouros do Jalapão, mas sua beleza é sem tamanho. Mesmo que você não tenha muitos dias, ir ao Fervedouro Buritizinho é um dos passeios prioritários para quem quer saber o que fazer no Jalapão em 3 dias, por exemplo.

Suas águas azul turquesa criam o cenário perfeito junto com os Buritis que crescem ao seu redor. A capacidade de banhistas por vez é apenas 6 e a flutuabilidade aqui não é tão forte, já que a nascente fica mais fundo na terra.

03. Fervedouro Por Enquanto

Diferentemente do Buritizinho, o Fervedouro Por Enquanto é bem grande e não é tão movimentado quanto outros fervedouros mais famosos. Suas águas azul turquesa são belíssimas e super transparentes.

Assim como os demais, esse fervedouro está localizado em uma propriedade particular bem estruturada. Nela você também encontra um camping e um restaurante.

o que fazer no jalapão
Fervedouro Por Enquanto. Foto: Marcos Vaz

04. Fervedouro Macaúbas

Em seguida, o Fervedouro Macaúbas é mais um que está na lista daqueles não tão conhecidos ainda. Ele só abriu à visitação recentemente e se não houver ninguém na fila os administradores permitem que você fique mais do que o que é permitido normalmente.

As águas possuem tons de azul esverdeado e possui ótima flutuabilidade. Para entrar na propriedade é preciso comprar o ingresso que custa R$15,00.

05. Fervedouro Bela Vista

Entre os fervedouros mais bonitos do Jalapão, o Bela Vista desponta como um dos favoritos. Ele é um dos mais profundos e a pressão da água é tão forte que apesar da profundidade você não consegue afundar de jeito nenhum!

As águas são em tons de azul e impressionam com a intensidade da tonalidade. A propriedade do Fervedouro Bela Vista possui ainda uma pousada e se você se hospedar por lá pode fazer visitas noturnas ao fervedouro. É uma experiência totalmente diferente!

fervedouros mais bonitos do jalapão
Um dos fervedouros mais lindos do Jalapão: Bela Vista

Pontos turísticos do Jalapão: as cachoeiras mais lindas

Além dos fervedouros, o Jalapão está repleto de outras maravilhas da natureza. Dentre elas, as cachoeiras são o lugar perfeito para se conectar com a natureza e renovar as energias.

06. Cachoeira da Formiga

Com águas azul cristalina, a Cachoeira da Formiga encanta os turistas que chegam até ela. Sua pequena queda d’água forma uma bela piscina natural. Além disso, a temperatura da água é uma delícia! Perfeita para ajudar a amenizar o calor que faz no Jalapão.

Ela se encontra em uma propriedade particular nas proximidades de Mateiros. Para chegar até a Cachoeira da Formiga é preciso pagar um ingresso na entrada da propriedade (R$20,00). Como ela é bastante conhecida, na alta temporada e aos finais de semana é bom ir mais cedo para não pegar a atração muito cheia.

cachoeira da formiga jalapão
Cachoeira do Formiga

07. Cachoeira da Cortina

A Cachoeira da Cortina é um dos cartões postais das Serras Gerais. Para quem tem mais tempo na região, vale a pena incluir a atração na lista de o que fazer no Jalapão em 7 dias, já que aí você poderá incluir passeios como esse no roteiro.

Ela fica dentro da propriedade do Sr Davi e o acesso até a parte de baixo é feito por uma trilha de 3,7km de extensão. A parte de cima da Cachoeira da Cortina também é acessível. Inclusive dá para ir até a bordinha da cachoeira com o auxílio de equipamentos de segurança. Você teria coragem?

O poço que se forma na base da cachoeira é ótimo para tomar um banho relaxante. No final, não deixe de passar pela casa dos donos da propriedade, o Sr Davi e a Dona Antônia. Eles são uns amores!

Cachoeira da Cortina Jalapão
Cachoeira da Cortina. Foto: Marcos Vaz

08. Cachoeira do Urubu Rei

Nas Serras Gerais, a Cachoeira do Urubu Rei é uma atração ainda pouco explorada pelo turismo. O acesso até ela é meio complicado, já que a sinalização é precária. Ela fica dentro da propriedade do Sr Davi, junto com a Cachoeira da Cortina.

A trilha até a Cachoeira do Urubu Rei possui 4km de extensão. No final do caminho, a água verte de um paredão de 60m de altura.

pontos turísticos jalapão: cachoeiras
Cachoeira do Urubu Rei

09. Cachoeira da Velha

Considerada uma das estrelas do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha impressiona por suas dimensões. São 15m de altura e 100m de largura. Bem no meio, uma árvore cresce no paredão e parece desafiar todas as leis da natureza.

O local é muito procurado pelos praticantes de rafting e o banho na região das quedas não é permitido por conta da força das águas. Se você quiser se refrescar deve ir até a Prainha do Rio Novo. Mas só de observar a força das águas da Cachoeira da Velha já vale a pena a visita.

Pontos turísticos do Jalapão: as praias de rio

Não é porque o Tocantins não está no litoral que não há praias. Na região, as praias de rio são muito procuradas por turistas e locais. Geralmente essas praias de rio são tranquilas e ótimas para se aproveitar com a família. Se você for viajar com seus pequenos, essa é uma ótima sugestão de o que fazer no Jalapão com crianças.

09. Praia do Caju

Se você chegar com um dia de antecedência em Palmas, vai poder conhecer a Praia do Caju, uma das praias de água doce da capital do Tocantins. Ela foi aberta ao público recentemente e possui boa infraestrutura, com bares e restaurantes. No entanto, ela é um pouco mais afastada do que as outras praias da capital.

10. Prainha do Rio Novo

Localizada próxima à Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo é um famoso ponto turístico do Jalapão. Muitas agências passam por aqui e utilizam o local como ponto de parada para refeições.

Praia Rio Novo Tocantins
Prainha às margens do Rio Novo

A água é transparente e a areia na beira é branquinha. Inclusive, O Rio Novo é um dos poucos ainda com água potável no mundo!

A calmaria da água certamente convida para um mergulho, mas é preciso atenção com as correntezas do Rio Novo, pois elas podem ser meio traiçoeiras.

Ainda não sabe como planejar a sua viagem para o Jalapão? Entre em contato com a Diego Tour para conferir os pacotes e as opções de roteiro disponíveis! Leitor do Mala de Aventuras tem 5% de desconto!

Pontos turísticos do Jalapão: os mirantes

Se as Serras Gerais e o Jalapão são lindos vistos do solo, imagine só vistos do alto! Por isso, não perca a oportunidade de admirar a região a partir de um de seus mirantes.

11. Mirante da Serra do Espírito Santo

Definitivamente, chegar até o topo da Serra do Espírito Santo não é uma tarefa fácil. No entanto, todo o esforço é recompensando quando se chega ao mirante e se depara com a visão magnífica do vale e das outras montanhas ao redor.

A trilha até o mirante é íngreme, mas conta com corrimões e pontos de parada ao longo do trecho. Os guias locais recomendam sair bem cedo da pousada e pegar o nascer do sol lá do alto. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

12. Mirante Serra da Catedral

Entre as cidades de São Félix e Novo Acordo, a Serra da Catedral se ergue imponente em meio ao cenário e chama a atenção por lembrar a fachada de uma construção religiosa. Lá de cima o visual é único e surpreendente. Mas não esqueça de contratar um guia para te levar até a trilha.

Serra da Catedral Tocantins
Serra da Catedral

Pontos turísticos do Jalapão: os cânions

Os amantes do trekking vão adorar conhecer os cânions do Jalapão. Então não esqueça de colocar as roupas e calçados adequados na mala para mais essa aventura.

13. Cânion Encantado

O Cânion Encantado é uma das atrações da região das Serras Gerais e ainda não é muito procurado pelos turistas. Mas se você incluir essa atração no seu roteiro, tenho certeza de que você não irá se arrepender.

Contudo, o Cânion Encantado não pode ser visitado durante todo o ano. Na época de chuvas a região fica muito perigosa e os passeios são interrompidos. A trilha até o centro do cânion possui 6km de extensão e o início é mais complicado, com uma descida bastante íngreme. Ao chegar no final, os paredões de mais de 70m de altura são imponentes.

4 quedas d’água formam um lago na base do cânion. Contudo, é preciso cuidado ao mergulhar ali por conta da correnteza.

Diego Tour Serras Gerais
A Diego Tour opera não só o Jalapão, como também as Serras Gerais

14. Cânion Sussuapara

Nas proximidades da cidade de Ponte Alta, o Cânion Sussuapara é ponto de partida de muitos roteiros pelo Jalapão!

Seus paredões possuem cerca de 12m de altura e são cobertos por vegetação. A trilha que percorre o interior do cânion é tranquila, exceto pela última descida que é mais íngreme. No final do percurso, uma cachoeira geladinha é a recompensa para os turistas.

Ah! Existe uma lenda entre os nativos que diz que o Cânion Sussuapara é mágico e realiza desejos. Para que isso aconteça, você deve pegar alguma pedrinha que esteja no chão, fazer um pedido e em seguida colocar em uma das fendas no paredão do cânion. Não custa tentar, né?

cânion sussuapara jalapão
Cânion Sussuapara

Pontos turísticos do Jalapão: pôr do sol

Não há nada mais bonito do que apreciar o pôr-do-sol, não é mesmo? Existem alguns lugares na região do Jalapão que você verá esse belíssimo momento e tenho certeza de que ficará para sempre nas suas lembranças. Acompanhe comigo os melhores pontos turísticos no Jalapão para curtir o pôr-do-sol:

15. Dunas do Jalapão

Dentre os pontos turísticos do Jalapão, as dunas me impressionaram. Formadas a partir da erosão das serras da região, as dunas do Jalapão lembram um deserto permeado por lagos e pequenos rios.

As areias possuem tons dourados e no final da tarde o cenário fica ainda mais bonito. Prepare a sua câmera, pois as fotos por lá são praticamente obrigatórias. Você também vai se encantar com as belezas do Cerrado.

parque estadual do jalapão
Dunas do Jalapão: um dos highlights de qualquer roteiro!

16. Arco do Sol

Localizado na Cidade de Almas, o Arco do Sol é uma atração ainda pouco conhecida na região das Serras Gerais. Ele lembra a Pedra Furada, mas são lugares diferentes e ambos belíssimos.

17. Pedra Furada

Durante séculos, o vento esculpiu a rocha de arenito e deu origem ao que hoje conhecemos como Pedra Furada. Hoje, o local é ponto de parada para quem visita o Jalapão e um dos melhores lugares para se apreciar o pôr-do-sol.

Para chegar até lá é bem fácil. A Pedra Furada fica em uma propriedade particular a 35km de Ponte Alta. Após estacionar o carro, basta caminhar por uns 5 minutos até a pedra. Lá de cima você encontrará uma vista fenomenal do Jalapão.

por do sol no jalapão
O pôr do sol na Pedra Furada é simplesmente maravilhoso!

18. Morro Vermelho

Outro lugar de onde é possível ver o deslumbrante pôr-do-sol do Jalapão é o Morro Vermelho, também chamado de Morro do Gorgulho. Para chegar até o topo você vai fazer uma caminhada relativamente fácil. Na parte mais íngreme existem cordas que te dão apoio para subir.

Além da vista, as formações rochosas do Morro Vermelho em formato de chaminé são bem interessantes.

Pontos turísticos do Jalapão: outros

E para fechar seu roteiro com chave de ouro, fica a dica de alguns outros pontos turísticos no Jalapão que são imperdíveis.

19. Lagoa do Japonês

Localizada a 32km da cidade de Pindorama, a Lagoa do Japonês é uma espécie de oásis do Cerrado. As águas cristalinas da lagoa são emolduradas por vegetação e rochas calcárias. Além disso, a transparência da água impressiona e nos convida a um mergulho relaxante.

Na gruta, a água muda do verde para o azul turquesa. Por lá a profundidade é maior, mas se você não souber nadar, é possível conhecer a gruta de barco.

pontos turísticos jalapão
Lagoa do Japonês

20. Cidade de Pedras

Por fim, a Cidade de Pedras é um local bastante curioso na região do Jalapão. Distante 70km da Cidade de Almas, essa atração está fora do circuito mais badalado de quem visita o Tocantins. Contudo, algumas agências incluem o passeio à Cidade de Pedras no roteiro de o que fazer no Jalapão em 5 dias, por exemplo.

Os grandes blocos de arenito parecem terem sido esculpidos à mão e lembram as construções de uma cidade. É fascinante pensar que essas construções são fruto da ação do vento e da chuva.

Dicas de viagem:  Jalapão

Agora que você já sabe quais são os mais belos pontos turísticos do Jalapão, muitas dúvidas devem ter surgido durante a leitura.

Qual é a melhor época para visitar o Jalapão? Quantos dias configuram o tempo ideal para conhecer a região? Dá para se locomover sozinho por lá? 

Qual é a melhor época para visitar o Jalapão?

Antes de tudo, o Jalapão é um destino que pode ser visitado em todos os meses do ano. A região possui duas épocas bem marcadas, a temporada das secas e a temporada das chuvas. No entanto, isso não significa que faça frio por lá, já que as temperaturas são sempre altas (entre 20º e 30º ao longo do ano).

O período das secas abrange os meses de maio a setembro, já as chuvas se concentram entre outubro e abril. Prefira o início da seca (maio, junho e julho) para um clima agradável e cachoeiras com bom volume d’água.

lagoa do japonês tocantins
Lagoa do Japonês

Quantos dias no Jalapão?

Dúvida recorrente entre nossos seguidores:“Quantas noites ficar no Jalapão?”. Para conhecer os principais pontos turísticos do Jalapão eu recomendo, pelo menos uma semana. Digo isso por dois motivos:

  1. há muito para se conhecer no destino! Seria uma pena ir até lá e ficar apenas uns 3 ou 4 dias.
  2. o deslocamento até lá não é mole não. A grande maioria dos brasileiros que pretende viajar para o Jalapão terá que fazer uma escala em São Paulo e de lá seguir viagem até Palmas. Depois, serão algumas horas de estrada até Ponte Alta ou outra cidade base da região. Então, não faz sentido se locomover tanto para ficar tão pouco tempo. Concorda?

Como se locomover no Jalapão?

Se locomover pelo Jalapão não é tarefa fácil, ainda mais tendo em vista que a maioria das estradas é de areia ou terra. Por isso, veículos 4 x 4 são essenciais.


Além disso, as estradas são muito mal sinalizadas e o sinal de celular é praticamente inexistente. Assim sendo, recomendo fortemente que você contrate uma agência para fazer os passeios. Elas oferecem absolutamente tudo para sua viagem, incluindo transporte, guia, hospedagem e alimentação.

Dica de agência no Jalapão

E por falar em agências no Jalapão, indico a Diego Tour. Eles organizaram todo o meu roteiro e foi simplesmente PER-FEI-TO! 

agência de turismo jalapão
O transporte no Jalapão costuma ser uma das principais preocupações dos viajantes!

A equipe foi super atenciosa, os veículos 4 x 4 eram confortáveis e as hospedagens escolhidas, apesar de simples, foram ótimas para descansar no final de um dia de passeio e aentura.

Percorrer os melhores pontos turísticos do Jalapão sem ter que se preocupar com nada? Maravilhoso, né? Ah! Vale ressaltar que todas as hospedagens e refeições estão inclusas no pacote.

E o mais legal é que os guias sabem as melhores horas para visitar cada ponto e com isso parece que o lugar foi reservado pra você!

Vou deixar aqui os preços da tabela de 2022 para você já se planejar. De toda forma, recomendo entrar em contato com eles via Whatsapp para tirar todas as dúvidas.

  • 03 dias – R$1890,00
  • 04 dias – R$2190,00
  • 05 dias – R$2590,00
  • 06 dias – R$3190,007

E sabe o que é melhor? Consegui um desconto de 5% para leitores do Mala de Aventuras.

whatsapp diego tour jalapao

Onde se hospedar no Jalapão?

A região conhecida como Jalapão abrange 8 municípios ao todo. Entretanto, os principais são Ponte Alta do TocantinsMateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Desses, apenas os três primeiros possuem opções legais de hospedagem. Mas não espere encontrar grandes hotéis e resorts na região. No geral, as pousadas são bem simples. 

Dentre as pousadas no Jalapão em São Felix do Tocantins, recomendo a Pousada Fervedouro Por Enquanto, uma pousada simples com localização irresistível, ao lado de um dos fervedouros mais lindos do Jalapão!

Já em Ponte Alta do Tocantins, nossa pousada foi a Águas do Jalapão. Os quartos são simples e o ambiente da pousada é muito relaxante. Ah! O café da manhã é repleto de coisas gostosas e fresquinhas.

Por fim, em Taquaruçú você encontra a Pousada Aldeia da Serra, uma das melhores da região. Além de quartos confortáveis, dentro da área da pousada há cachoeiras e grutas para explorar.

 

Continue planejando a sua viagem para o Jalapão:

Curtiu conhecer os pontos turísticos Jalapão? Agora vai ficar mais fácil montar sua viagem. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que logo iremos responder. Ah! Se você já esteve por lá, compartilhe sua experiência conosco.

Fervedouros do Jalapão: 12 fervedouros imperdíveis para o seu roteiro

Roteiro Jalapão e Serras Gerais: 8 dias de muitas cachoeiras, fervedouros e paisagens de tirar o fôlego

Onde ficar em Palmas: hotéis baratos e bem localizados


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *