Praia Grande (SC) é uma cidade que a primeira vista pode até parecer pequena, mas que é gigante quando o assunto são suas belezas naturais. Conhecida como cidade dos canyons, Praia Grande é porta de entrada do Parque Nacional de Aparados da Serra e um destino imperdível para os amantes do ecoturismo.

Se você está planejando conhecer esse destino maravilhoso e quer saber o que fazer em Praia Grande SC, aqui é o lugar certo para você! Estive por lá recentemente e vou te mostrar o que há de melhor na região, incluindo os passeios que não podem faltar no seu roteiro.

Amantes da natureza e de atividades como, trilhas, cavalgadas, passeios de balão, canionismo, rapel entre outros procuram cada vez mais esse destino de viagem. Há passeios para todos os gostos, até mesmo para os que não são muito aventureiros. Há desde pousadas de luxo até campings e hostels, ou seja, hospedagens para todos os gostos e bolsos!

Embarque comigo nessa aventura e vamos desbravar as belezas dessa bela cidade catarinense!


Nesse post você vai ver: ocultar

O que fazer em Praia Grande SC: panorama geral

Sem dúvidas, Praia Grande é um destino de natureza muito especial. Cercada pelos canyons do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, essa pequena cidade se orgulha de ser chamada de capital dos cânions.

Ao longo das trilhas pelos canyons você encontra uma natureza exuberante, piscinas naturais e cachoeiras que completam perfeitamente o visual dos paredões rochosos dos canyons.

Além disso, para os praticantes de rapel e trekking, a região é um verdadeiro parque de diversões, com muitas aventuras. Lembre-se sempre de estar acompanhado de um guia local experiente para aproveitar melhor seu passeio.

Para vocês verem como faz diferença ter um guia local, eu não teria encontrado esse balanço em Praia Grande sozinha! Isso foi graças ao pessoal da Canyons e Peraus, que nos assessorou em todos os passeios. Falarei mais abaixo sobre eles.

o que fazer em Praia Grande
Um balancinho bem instagramável que encontrei na região rural de Praia Grande (SC)

O local está crescendo e ganhando destaque como um dos principais polos de ecoturismo no Brasil e também oferece outras opções de passeios, como os voos de balão, cavalgadas entre outros.

A estrutura turística do destino é realmente incrível! Portanto, para quem gosta do turismo de natureza como a gente, ou mesmo para quem busca um destino para relaxar e se desligar da correria do dia a dia, Praia Grande é o lugar perfeito. 

 


Que tal fazer um roteiro de carro por Santa Catarina? Confira:

Roteiro Santa Catarina: opções para 5, 7 e 10 dias de viagem


O que fazer em Praia Grande SC: pontos turísticos

Por entre trilhas, cânions, cachoeiras e piscinas naturais, existe muito o que fazer em Praia Grande (SC). Separei 15 passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem na região. São tantos lugares legais que o difícil vai ser escolher qual deles conhecer primeiro.

cachoeiras em Praia Grande SC
Os cânions são incríveis vistos tanto de cima quanto debaixo!

O que fazer em Praia Grande (SC): os cânions

Para quem não conhece ainda a região dos Cânions do Sul, é importante destacar que eles abrangem mais de um município. Na parte de cima temos Cambará do Sul (RS), enquanto na parte de baixo temos Praia Grande (SC).

Guia nos Cânions do Sul

Preciso de guia para conhecer a região dos Cânions do Sul? Essa foi uma das perguntas que passou pela minha cabeça enquanto eu planejava essa viagem. E a resposta é: depende! Nem todos os passeios precisam do acompanhamento de um condutor.

Contudo, há trilhas em que a presença de um guia é obrigatória, como a trilha do Rio do Boi. Portanto, recomendo fechar com uma empresa responsável e que vai cuidar de você e de sua família com segurança para a realização de todos os passeios.

Nós fechamos todo o roteiro com a Canyons e Peraus e eu recomendo de olhos fechados! A equipe foi nota 10, oferece uma série de passeios incríveis pela região, proporcionando momentos inesquecíveis. Desde o atendimento pré viagem, até o transporte e o serviço prestado em cada passeio.


Entre em contato com eles para mais detalhes sobre os passeios em Praia Grande! E se você falar que é leitor do Mala de Aventuras tem 5% de desconto!

 Agendar passeio!

A partir de agora você irá conhecer um pouco mais sobre essas verdadeiras obras primas da natureza. Vamos lá!

Cânion Itaimbezinho

É provável que esse seja o cânion mais famoso da região, afinal de contas ele é um dos maiores do Brasil. Ele fica localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra e certamente impressiona pelos seus paredões rochosos que parecem ter sidos entalhados à mão.

Os paredões se estendem por 5,8km e possuem em média de 720m de altura. A vegetação na encosta do cânion parece emoldurar a paisagem e na parte de baixo corre o chamado Rio do Boi, que completa o cenário com perfeição.

canion itaimbezinho praia grande sc
Cânion Itaimbezinho, um passeio adequado a todas as idades!

Para conhecer o Itaimbezinho por cima você deve ir pela cidade gaúcha de Cambará do Sul, que fica a 38,6km de Praia Grande. O acesso é feito pela RS-427 e o trajeto dura cerca de 1h20.

Cânion Índios Coroados

Exatamente na divisa entre SC e RS o Canyon Índios Coroados se ergue cheio de imponência. Ele fica a cerca de 15km de Praia Grande e o acesso até lá é pela RS-427, conhecida também como estrada da Serra do Faxinal. Para chegar até a borda do cânion são apenas 15 minutos de caminhada bem fáceis.

Também é possível chegar aos Índios Coroados por uma trilha que sai de Praia Grande, mas nesse caso recomendo estar acompanhado por um guia especializado.

canions de praia grande sc
Cânion Índios Coroados by @renan.pachecoo

O cânion possui 1,5km de extensão e aproximadamente 700m de altura. Ah! E o grande destaque é a cachoeira que cai pelos paredões com dois fios de água. Certamente não faltarão cenários para fotos por aqui.

Cânion Malacara

Embora não seja tão conhecido e visitado quanto o Cânion Itaimbezinho, a beleza do Malacara também é de tirar o fôlego! Ele possui cerca de 3,5km de extensão e a altura de seus paredões variam entre 780m até os incríveis 1000m de altitude!


Leia também:

Pontos turísticos de Santa Catarina: 20 lugares imperdíveis para conhecer em SC


rio malacara praia grande sc
É possível conhecer o Cânion Malacara de perto através da trilha pelo de mesmo nome. Esteja preparado para molhar os calçados.

Ele é mais bem observado a partir da cidade de Praia Grande (SC). Infelizmente, a visitação na parte superior do cânion não estava permitida quando fiz essa viagem. Contudo, pude fazer a trilha que passa pelo interior do cânion e possui 6km de extensão pelo leito do rio.

Se você resolver encarar essa aventura, lembre-se de estar usando calçados confortáveis e saiba que em alguns períodos do ano a trilha fica submersa então você passa o caminho todo na água.

Cânion Churriado

Em seguida, o Cânion Churriado encontra-se no Parque Nacional da Serra Geral em Cambará do Sul, cidade próxima a Praia Grande, mas que já fica em território gaúcho.

Embora ele fique próximo ao Cânion Malacara, ele não é visitado turisticamente, pois o acesso até ele é bem complicado. Apenas canionistas experientes se aventuram nas trilhas para chegar até ele.

Com dimensões menores, o Cânion Churriado possui 3km de extensão e profundidades que variam entre 200 e 700m. Sua beleza está nos musgos, vegetação e bromélias que crescem ao longo dos paredões rochosos, criando um contraste incrível.

  • Cânion Fortaleza

Por fim, fechando nossa lista de cânions em Praia Grande (SC) com chave de ouro temos o Cânion Fortaleza. Ele está localizado no Parque Aparados da Serra Geral e é o maior da região. Com dimensões de um gigante, o Cânion Fortaleza possui 7,5km de extensão, 900m de altitude e chega a ter 2km de vão entre um lado e outro.

Cânion Fortaleza RS
O Cânion Fortaleza não fica exatamente em Praia Grande, mas no município vizinho: Cambará do Sul.

Ele fica a cerca de 23km de Cambará do Sul e seu nome é fortaleza, porque lembra as muralhas do castelos da Idade Média. A vegetação que cresce pelos paredões de rocha deixa o visual do Cânion Fortaleza ainda mais espetacular. Não deixe de apreciar também as belezas da Cachoeira do Tigre Preto, que possui 300m de altura.

Existem duas trilhas que podem ser percorridas para apreciar esse belo mirante. Em primeiro lugar, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo. No entanto, a Trilha do Mirante é a que eu acho que dá a visão mais espetacular da região, pois você tem uma visão panorâmica a mais de 1000m de altitude. Prepare o fôlego, pois a vista é surpreendentemente linda!

O que fazer em Praia Grande (SC): as trilhas

Quem acompanha o blog sabe que amamos fazer trilha e em Praia Grande (SC) existem diversas opções para todos os níveis de dificuldade. Em comum, todas elas te levam a conhecer cenários impressionantes, onde a natureza reina soberana.

Vejamos as principais trilhas da região:

Trilha do Rio do Boi

A trilha do Rio do Boi é simplesmente in-crí-vel! O trajeto é pelo interior do Cânion Itaimbezinho e a trilha possui cerca de 8km de extensão de ida e mais 8km de volta.

Com duração média de 7h, a presença de um guia é obrigatória no Rio do Boi. No caminho você terá que atravessar o rio algumas vezes e a água pode chegar ao nível do joelho e se o rio estiver muito cheio o passeio poderá ser remarcado.

Trilha do Rio do Boi, Praia Grande (SC)
A Trilha do Rio do Boi é uma das aventuras imperdíveis em Praia Grande (SC)

Coloque calçados confortáveis e explore as belezas do interior do Itaimbezinho. Ah! E não deixe de aproveitar o banho nas piscinas naturais ao longo do percurso. Mas já aviso que a água é bem gelada!

Para saber mais sobre o nível de dificuldade, valores, guia e dicas para se preparar para esta aventura, confira este post completo com tudo que você precisa saber sobre a trilha do Rio do Boi!

Trilha da Pedra Branca

A trilha da Pedra Branca fica localizada na Comunidade Quilombola de São Roque, próxima a cidade de Mampituba (RS). De Praia Grande até lá são apenas 3km. Ela passa por cenários incríveis e dela você vai observar as belezas dos cânions Josafaz, São Gorgonho e Faxinalzinho.

Com nível de dificuldade entre médio e difícil, a trilha possui pontos em que é preciso se apoiar em cordas e tem duração de aproximadamente 1h30min. A contratação de guia especializado é obrigatória. Não esqueça também de levar os itens básicos para fazer trekking, como água, comida e roupas confortáveis.

Trilha do Campestre

Para quem quer ter uma visão ampla dos cânions, a trilha do Campestre é ótima! Antes de tudo, o Morro do Campestre está localizado junto à escarpa da Serra Geral e de lá você tem uma visão panorâmica dos cânions Malacara, Índios Coroados e Molha Coco, além de conseguir avistar a planície costeira ao fundo.

trilha do campestre praia grande sc
Trilha do Campestre by @renan.pachecoo

A trilha do Campestre se inicia na comunidade de Vila do Rosa e ao longo do trajeto você passará pelos caminhos que os tropeiros percorriam a muitos anos atrás. Normalmente a trilha dura entre 3 e 4 horas e possui dificuldade média. Apesar do cansaço, vale a pena o visual ao final do passeio. Ah! E não esqueça de contratar um guia, pois sua presença é obrigatória.

Trilha do Tigre Preto

Em seguida, temos a trilha do Tigre Preto, pelo interior do Cânion Fortaleza. Ela pertence ao Parque Nacional da Serra Geral. Ela tem início na comunidade de Tigre Preto, no município de Jacinto Machado, a cerca de 61km de distância de Praia Grande. O acesso é feito pela SC-290 e em seguida a BR-101 até Sombrio e por fim a SC-449.

Essa trilha passa por algumas cachoeiras, como a do Piazza e também por piscinas naturais e poços de águas cristalinas, como é o caso do Poço do Beija-flor. Com pouco mais de 8km, essa trilha possui grau de dificuldade médio a alto e a presença de um guia é obrigatória.

Trilha do Cotovelo

Se você quer admirar toda a grandiosidade do Cânion Itaimbezinho, a Trilha do Cotovelo é a minha sugestão para você. Essa trilha leva até o Mirante do Cotovelo, de onde é possível ter uma visão geral do Itaimbezinho e arredores.

trilhas em praia grande sc
Trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho

No caminho você passa por paisagens deslumbrantes, como o Arroio Perdizes e a Cascata do Véu da Noiva. Além disso, é possível observar as belezas do cânion.

A trilha até lá possui 6,3km de extensão e o acompanhamento de guias aqui não é obrigatório. Contudo, fique atento, pois as saídas para a trilha do Cotovelo só podem ser feitas até as 15h.

O que fazer em Praia Grande (SC): os passeios

Gostando das aventuras em Praia Grande (SC) até agora? A seguir, vou te mostrar alguns passeios super diferentes que eu tive a oportunidade de fazer na minha última viagem para a região e adorei.


Dica: eu contei com o auxílio da Canyons e Peraus para desenvolver o itinerário dessa viagem e eles foram essenciais para que o roteiro ficasse bem completo, mesclando atrativos imperdíveis com outros totalmente fora da rota tradicional.

Ou seja, se você quer garantir um roteiro com o melhor dos Cânions do Sul, super recomendo entrar em contato com eles para saber mais infos sobre o serviço de roteiro personalizado que eles oferecem.

 Agendar passeio!

Balão nos canyons do sul
Fechamos todos os passeios com a Canyons e Peraus. Atendimento excelente! Adoramos!!

Continue sua leitura e acompanhe alguns passeios incríveis em Praia Grande.

Trilha do cotovelo de bike

Por fim, uma última aventura para quem quer saber o que fazer em Praia Grande SC é o passeio de bike pela Trilha do Cotovelo. São 6km ida e volta e a sensação de pedalar na borda do cânion é indescritível!

O passeio tem duração de 3h30 e se você gosta de pedalar não perca a oportunidade. Ao longo do percurso você consegue tirar fotos lindas para seu álbum de viagem.

Passeio 4×4 com picnic

Esse foi outro passeio que fizemos em Praia Grande (SC) e adoramos! Não é bem um passeio offroad, mas é perfeito para contemplar a natureza e tirar muitas fotos incríveis. Ademais, é uma ótima dica de passeio para dias em que o tempo não está tão legal.

passeio romantico em praia grande sc
Um passeio super romântico em Praia Grande (SC): picnic com visual para as montanhas

A equipe da Canyons e Peraus nos buscou no hotel e nos levou para conhecer a zona rural de Praia Grande. De lá é possível ter uma outra visão dos cânions. E o melhor é que ao final do passeio eles organizam um picnic maravilhoso com uma vista de tirar o fôlego!

Cavalgada no amanhecer

Imagina ter a oportunidade de se sentir como os tropeiros antigamente percorrendo paisagens belíssimas da região a cavalo. A Canyons e Peraus também organiza três roteiros de cavalgada que são ótimas para quem quer um contato bem intenso com a natureza.

A primeira cavalgada é a que percorre o Vale do Molha Coco. Nesse percurso você vai observar toda a beleza dos cânions Malacara, Molha Coco e
Índios Coroados. Ela parte da fazenda do seu José Nunes e tem duração de cerca de 1h.

picnic praia grande sc
As cavalgadas com a Canyons e Peraus contam também com um mini picnic delicioso!

Em segundo lugar, a cavalgada da serra dos tropeiros refaz o caminho que os tropeiros faziam ao descer da Serra Gaúcha em direção ao litoral de Santa Catarina. O passeio tem início na Pousada Morada do Canyons e vai até onde encontramos uma antiga estrada rural, conhecida como Serra dos Tropeiros. É uma rota bem agradável e tem duração de 1h.

Enfim, temos também a Cruzada do Leão, uma cavalgada que percorre a Serra do Faxinal até um mirante, de onde é possível ter uma linda vista panorâmica da região. Até crianças podem fazer o passeio que tem duração de 1h.

Canionismo na Ravina dos Kaigangs

Você gosta de aventura e emoções fortes? Se sua resposta é sim eu recomendo o canionismo na Ravina dos Kaiangs. Você terá a oportunidade de descer 10 cachoeiras que ficam na borda dos cânions.

ecoturismo em praia grande sc
Praia Grande é um dos principais pólos de ecoturismo da região sul do país! Foto by @renan.pachecoo

A empresa te leva de carro até o início da sequência das cachoeiras. São diversas alturas distintas, mas que oscilam entre 5m e 100m de altura! A Canyons e Peraus conta com uma equipe muito bem treinada e que vai te passar todas as instruções para uma descida em segurança.

Voo de balão

Um dos passeios mais badalados de Praia Grande, o voo de balão sobre os cânions é uma experiência mágica. São cerca de 45 minutos com um visual sem igual! Além de ver os cânions de um ângulo totalmente diferente, lá de cima você ainda avista toda a planície litorânea e a cidade de Praia Grande.

passeios em praia grande sc
O voo de balão em Praia Grande é simplesmente mágico!

As saídas dependem do clima no dia, mas normalmente ocorrem no amanhecer. A Canyons e Peraus te busca na sua pousada meia hora antes da decolagem e em seguida vocês partem para o local onde está o balão, onde o piloto passa todas as instruções.


 Agendar passeio!
Vale a pena madrugar para ter essa experiência! Voar de balão sobre as nuvens é surreal!

Restaurantes em Praia Grande (SC)

Por último, mas não menos importante, aqui vão algumas dicas de onde comer em Praia Grande (SC)!

O Bistrô Canyons e Peraus fica localizado nas dependências da maravilhosa pousada Morada dos Canyons. O ambiente é super charmoso: um chalezinho com aquecimento no interior para dias de frio e algumas mesas do lado de fora para curtir em dias de sol.

Há poucas opções de prato, mas todos são deliciosos. O valor varia entre R$60 a R$80 por pessoa (sem bebidas).

Endereço: SC 290, km 28, Serra do Faxinal

onde comer em praia grande sc
Uma ótima opção para comer em Praia Grande a caminho dos cânions: o Bistrô Canyons e Peraus

E se você também curte experimentar cervejas locais, recomendo conhecer o Grota Bier. O bar fica no centrinho de Praia Grande e conta com um ambiente super agradável, uma lista vasta de petiscos e chopps artesanais deliciosos!

Endereço: R. Camilo João Inácio, 47

cerveja local de praia grande sc
Adoro experimentar as cervejas locais durante minhas viagens!

O que fazer em Praia Grande (SC) a noite

Há muitas opções de barzinhos com música ao vivo, pizzarias e até choperias artesanais como mostramos acima. A gastronomia é excelente. Você pode também simplesmente passear pela praça da cidade, que por sinal é super tranquila, e recarregar suas energias para os passeios durante o dia!

O que fazer em Praia Grande (SC) com chuva

Está aí um ótimo motivo para ficar hospedado em uma das charmosas cabanas e pousadas da região. Há também a opção de casas de Airbnb para toda a família aproveitar a natureza em um lugar bem aconchegante. Vamos combinar que mesmo com chuva dá para aproveitar e ainda fazer alguns passeios!

Planeje sua viagem para Praia Grande (SC)

Onde fica e como chegar em Praia Grande (SC)?

Antes de mais nada, quando se ouve falar em viagem para Praia Grande, a primeira coisa que se pergunta é “Praia Grande (SC) tem mar?”. Infelizmente a resposta para essa pergunta é não (até porque ia ser uma concorrência desleal se além dos cânions essa bela região ainda tivesse mar… não ia ter para ninguém! rs).

Na verdade, Praia Grande fica localizada na divisa entre os Estados de SC e RS, às margens do Rio Mampituba. Florianópolis está a 285km de distância, enquanto Porto Alegre fica um pouco mais perto, a 227km de distância. Mas no geral, a viagem das duas capitais até a cidade destino dura em torno de 3h.

como chegar em praia grande sc
A melhor forma de chegar em Praia Grande é alugando um carro

Se você está saindo da capital gaúcha, o acesso é feito pela BR-290 até a cidade de Osório. Em seguida, pegue a BR-101 até a Lagoa do Sombrio e por fim, um pequeno trecho da SC-290 até Praia Grande. Por outro lado, quem sai da capital Catarinense, deve descer pela BR-101 até a Lagoa do Sombrio e acessar a SC-290 com destino a Praia Grande.

Como não existem linhas diretas regulares de ônibus dessas capitais até esse destino, minha recomendação, se você vem de outro Estado, é alugar um carro para chegar até a cidade dos cânions.

Qual é a melhor época para conhecer Praia Grande (SC)?

Se você quer ter garantia de 100% de que encontrará os cânions com boa visibilidade, recomendo planejar sua viagem para o inverno. O lado negativo desta época do ano é que faz MUITO frio e atividades como a trilha do Rio do Boi podem ser desconfortáveis por conta da temperatura da água.

O verão talvez seja a melhor alternativa para casar temperaturas agradáveis com tempo aberto. Certamente, essa é a melhor época para aproveitar as piscinas naturais e as trilhas alagadas.

Durante o outono e a primavera, esteja preparado para mudanças repentinas de clima. Pode ser que esteja o maior sol num dia e chova bastante no dia seguinte. É possível também pegar todas as estações em um dia.

melhor época para visitar praia grande sc
Você será sempre surpreendido por paisagens incríveis em Praia Grande (SC), independentemente da época do ano!

Foi exatamente isso que aconteceu com a gente, pois viajamos em meados de novembro, no auge da primavera. Ficávamos vidrados num site que acompanha precipitação e nebulosidade para garantir que conseguiríamos aproveitar os locais com visibilidade. E funcionou! Aproveitamos bastante as poucas horas de tempo limpo que encontramos a cada dia.

Usei o Windguru (é só pesquisar no Google: Windguru Praia Grande SC), site que pode parecer meio confuso à primeira vista, mas que é realmente uma mão na roda para o coração aflito dos viajantes que querem conhecer o visual dos maravilhosos cânions de Santa Catarina.

Há três linhas de nebulosidade – alta, média e baixa – ou seja, elas mostram se haverá nuvens e em que altura elas estarão. O ideal é que não tenha nada nessas linhas ou o menor número possível.

Onde ficar em Praia Grande (SC)?

A região de Praia Grande (SC), conta com diversas opções de hospedagem. Algumas delas são muito românticas e perfeitas para os casais que querem aproveitar momentos a sós. Mas para quem viaja em família e está com crianças, também existem pousadas que fornecem bastante diversão para os pequenos.

Dessa forma, fizemos uma lista com 5 opções de hospedagem em meio a natureza para você aproveitar o que há de melhor em Praia Grande. 

Dica: se você está planejando uma viagem a dois, recomendo conferir nossa seleção com as mais românticas pousadas em Praia Grande (SC).

Pousada Refúgio das Montanhas

Em meio a uma natureza exuberante, a Pousada Refúgio das Montanhas é a pousada em Praia Grane (SC) que pretendo me hospedar em minha próxima ida aos cânions. Os quartos são em estilo chalé e todos possuem TV, banheiro privativo e varanda. Alguns inclusive possuem banheira de hidromassagem para você aproveitar com seu amor.

hoteis em praia grande sc
Um refúgio em meio à natureza! Foto: divulgação Booking.

A área externa é incrível com um jardim belíssimo e uma piscina sazonal ao ar livre que você pode aproveitar durante os meses mais quentes. Ademais, a pousada está a cerca de 4km de distância do centro de Praia Grande e é perfeita para quem quer curtir paz e sossego.

Costão da Fortaleza Lodge

Sem dúvida, o Costão da Fortaleza Lodge é uma das melhores opções de pousadas em Praia Grande (SC). Ele está rodeado de natureza virgem por todos os lados e bem próximo do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Os quartos da pousada são bem amplos e confortáveis, com decoração de muito bom gosto. Todos possuem frigobar, secador de cabelo e banheiro privativo, além de opções de vista para os cânions ou para o jardim.

Nas áreas comuns da propriedade o hóspede encontra mesa de bilhar e outros jogos para se divertir, deck com vista para a floresta e academia. Além disso, o hotel organiza passeios pelos cânions a cavalo ou mesmo a pé.

  • Moradas dos Canyons

Essa foi a nossa escolha em Praia Grande e adoramos! O Moradas dos Canyons tem vários chalés e duas casas muito luxuosas, perfeitas para quem está viajando em lua de mel e vai curtir as belezas dos cânions.

Ambos são muito confortáveis e contam com cozinha equipada, banheira, sala de estar e uma vista maravilhosa com muito verde. Nós optamos pela casa 1.

Nada melhor do que dormir e acordar em meio a muito verde e apreciando a bela visão dos cânions. Ah! E o café da manhã é servido diariamente no chalé e é uma delícia!

onde ficar em praia grande sc
A Casa do Governador é um sonho de casa de campo transformado em realidade!

Casas de temporada

Se você vai viajar em família, uma boa alternativa é buscar acomodações tipo Airbnb! Essa Casa de Campo Aparados da Serra, por exemplo, acomoda até 4 pessoas e tem aquela carinha de casa de campo deliciosa para passar uns dias com crianças ou um grupo de amigos. Outro ponto positivo nesta acomodação é que ela aceita pets, o que é ótimo para quem não consegue viver longe dos animais de estimação.

Para quem prefere ficar em ambiente urbano para ir andando até o comércio e os restaurantes, o Canyons Guest House pode ser a melhor opção! São duas casas: a primeira acomoda perfeitamente um casal, enquanto a segunda é para grupos de até 4 pessoas.


Quantos dias ficar em Praia Grande?

Como sabemos, tem muitos passeios bacanas para se fazer em Praia Grande. São inúmeras, trilhas, cachoeiras e cânions. Aconselhamos ao menos 4 dias para que você possa aproveitar com calma. Há trilhas que levam um dia todo de passeio. Vamos combinar que já que você chegou até Praia Grande precisa aproveitar bem o que a natureza daqui tem pra te oferecer, não é?


Além de tudo existem inúmeras pousadas super aconchegantes para você descansar após seus passeios fantásticos!


Roteiro Praia Grande (SC)

Roteiro de 1 dia em Praia Grande

Já que você só dispõe de 1 dia para aproveitar Praia Grande, sugerimos visitar o icônico Cânion Itaimbezinho. A trilha ao Cânion Malacara também pode cair bem, uma vez que ela é considerada de nível fácil e proporciona banhos deliciosos de cachoeira.


O que fazer em Praia Grande em 3 dias:

Dia 01. Trilha do Rio do Boi | É necessária a contratação de um guia para acessar esta trilha do Parque Nacional do Aparados da Serra. Nosso guia foi da Canyons e Peraus. Ela é desafiadora, mas eu te garanto que vale a pena o esforço! Se o Cânion Itaimbezinho já é bonito visto de fora, imagine admirar toda a beleza dos seus paredões rochosos diretamente de seu interior!

Dia 02: Passeio de Balão ou Cavalgada no amanhecer + Cânion Itaimbezinho | O passeio de balão é imperdível, mas depende das condições climáticas. Por isso, como alternativa, deixamos mais uma opção para o caso de cancelamento deste passeio. As cavalgadas, que também são feitas pela manhã, tem cerca de 1 hora de duração. No passeio você passará pelo caminho dos tropeiros e verá cenários incríveis dos cânions. Até crianças podem participar. Mais para o fim do dia vale ir até ao maravilhoso Cânion Itaimbezinho. É possível fazer trilhas a pé ou de bike por lá.!

Dia 3:  Cânion Fortaleza + Trilha do Tigre Preto e Cachoeiras – Fechando com chave de ouro você pode conhecer o cânion Fortaleza e fazer a trilha do Tigre Preto para ver as diversas cachoeiras incríveis que tem por lá. Os cenários são de tirar o fôlego para suas fotografias!


O que fazer em Praia Grande em 5 dias

Dia 1: Trilha do Rio do Boi – é necessária a contratação de um guia para acessar esta trilha do Parque Nacional do Aparados da Serra. Nosso guia foi da Canyons e Peraus. A trilha é um grande desafio, mas eu te garanto que vale a pena o esforço!

Dia 2: Picnic + curtir a pousada – Comece sua manhã com um passeio 4×4 e um picnic. Aproveite para tirar um tempo para aproveitar a sua maravilhosa pousada em Praia Grande!

Dia 3: Canionismo na Ravina dos Kaigangs – Dia longo, com emoções fortes! São 10 cachoeiras pra você descer na borda dos cânions.

Dia 4: Passeio de Balão + Trilha do cotovelo de bike – Depois de madrugar para um passeio relaxante de balão com um visual incrível para suas fotos, ainda dá tempo de fazer uma bela trilha de bike! São 6 km de ida e volta na beirada do cânion! O passeio dura 3:30.

Dia5: Cavalgada no amanhecer + Trilha do Tigre Preto Cavalgar pelo caminho dos tropeiros como antigamente e apreciar toda a beleza da região. Vale saber: a Canyons e Peraus organiza três roteiros de cavalgada. Em seguida, faça a trilha do Tigre preto no Canion Fortaleza e veja as cachoeiras, piscinas de águas naturais e poços de águas cristalinas!


Com a Canyons e Peraus você pode fazer um roteiro personalizado. São guias especializados e super experientes!

 Agendar passeio!


Dúvidas frequentes de quem planeja uma viagem para Praia Grande (SC)

Viajar é sair da nossa zona de conforto, por isso é super comum que várias dúvidas apareçam enquanto planejamos uma viagem. Mas calma! Nós estamos aqui para te ajudar nisso!

Praia Grande (SC) fica perto de onde?

A cidade de Praia Grande fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Ela está próxima aos gigantescos cânions de Aparados da Serra e Serra Geral, tanto é que a cidade é reconhecida como a “Capital dos Cânions”!

É possível combinar essa viagem com Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ou com Urubici, na Serra Catarinense. Ambos ficam a cerca de 2h30 de distância de Praia Grande (SC).

Qual é o aeroporto mais próximo de Praia Grande (SC)?

O Aeroporto de Criciúma, é o mais próximo de Praia Grande e fica a 98 km de distância. Contudo, a oferta de voos para lá é bastante restrita, então a maioria dos viajantes que buscam conhecer o município busca voos para Porto Alegre ou Florianópolis.

No meu caso, voei para Floripa e de lá fui até a região dos Cânions do Sul com um carro alugado.

Tem praia em Praia Grande (SC)?

O nome sugere que tenham praias no município, mas ele não tem conexão com o mar. O nome Praia Grande teve sua origem nas grandes enchentes que formavam uma grande praia onde os tropeiros avistavam quando subiam ou desciam a serra.

Praia Grande e Urubici na mesma viagem: Sim ou Não?

Por experiência própria eu diria que sim! No meu caso reservei 4 dias para Praia Grande  e 2 dias para Urubici na Serra Catarinense. Já adianto que só 2 dias foi pouco para Urubici! Tem muitos lugares apaixonantes! Recomendo 4 dias para a Região dos Cânions do Sul, onde fica Praia Grande, e  4 dias para Urubici na serra catarinense.

O que fazer em Praia Grande (SC)?

Como você viu acima, tem muuuuitos passeios incríveis para quem busca o que fazer em Praia Grande (SC). O voo de balão, a trilha do Rio do Boi e a caminhada até o Cânion Fortaleza são simplesmente imperdíveis!

Como é o passeio de balão em Praia Grande (SC)?

Prepare-se para madrugar, pois os voos de balão em Praia Grande saem antes do sol nascer. Vale a pena? Com certeza absoluta! É realmente incrível sobrevoar a região de cânions e paisagens de perder o fôlego. Fomos com a Canyons e Peraus e adoramos a experiência!

Quais as melhores pousadas de Praia Grande (SC)?

A região de Praia Grande tem pousadas, cabanas e casas de campo incríveis para uma viagem a dois ou em família. Essas são as nossas preferidas:


Pronto para fazer passeios pelos cânions, trilhas e cachoeiras de Praia Grande?

Gostou das dicas nesse pedaço de paraíso? Eu amei essa viagem e hoje vendo as fotos de Praia Grande SC já bate aquela saudade e a vontade de voltar. Se você tem alguma dúvida sobre os passeios ou a cidade, deixe seu comentário aqui que iremos te ajudar. E não esqueça de contar sua experiência pela terra dos cânions.


Vai seguir viagem por Santa Catarina? Confira estes posts abaixo:

Melhores praias de Florianópolis: 10 praias imperdíveis para quem visita a cidade pela primeira vez

Garopaba (SC): como chegar, onde ficar, melhores praias e dicas imperdíveis

O que fazer em Blumenau: +10 pontos turísticos imperdíveis em uma das cidades mais alemãs do país


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.

8 respostas

    1. Oi Ariza! Quem me levou no balancinho foi a equipe da Canyons e Peraus, que planejou nosso passeio pela área rural de Praia Grande. Então não sei dizer! Acho que vale falar com eles =)
      Bjs,
      Gaia

  1. Boa tarde Gaia! Adorei suas dicas e pretendo ir com meu marido em outubro próximo. Não temos muitos dias pois queremos passar uns 3 dias em Gramado. Quantos dias vc acha que seria ideal para fazer os principais passeios? Apesar de todos serem incríveis ne? Obrigada!

    1. Oi Thaís! Recomendo ao menos 4 dias na região de Praia Grande para que você possa conhecer os principais cânions, trilihas e cachoeiras. E tem o passeio de balão que é simplesmente MARAVILHOSO! =)

    1. Oi Dani! Você consegue percorrer as estradinhas de Praia Grande tranquilamente com um carro mais simples. Não é necessário um 4×4. =)

  2. Gaia, pode nós dizer o que você teve de custos com o guia e os passeios? eu e meu marido vamos ir viajar pra lá final de semana, mas não queríamos gastar tanto, e estávamos vendo que os passeios são todos acima de 300 reais por pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *