Está planejando uma viagem para a Indonésia e procurando o melhor roteiro Bali? Então, esse post é pra você! Após 35 dias conhecendo os melhores lugares de Bali, montamos esse super guia para você que vai conhecer uma das ilhas mais bonitas do mundo!

Vamos contar tudo o que é preciso saber para quem não faz ideia de como montar um roteiro por Bali. Descubra quando ir, onde ficar, o que fazer e muito mais. Além disso, confira também 3 sugestões incríveis de roteiro para 12, 15 e 20 dias na região. Serão praias para aproveitar, templos, cachoeiras, terraços de arroz e muita cultura balinesa para conhecer e admirar.

Roteiro Bali: por que viajar para a ilha de Bali, na Indonésia?

Sonho de consumo de muitos viajantes, inclusive nosso, Bali é um destino que tem natureza e cultura riquíssimas. Entre praias, campos de arroz, templos e cachoeiras, é um lugar que agrada a todos. Embora nos últimos anos a ilha tenha sofrido um boom de turismo, alguns locais se mantem em evidência, enquanto outros ainda são muito tranquilos.

Paisagens como as que você encontra em Bali dificilmente são vistas em outros lugares do mundo. O mesmo acontece com a cultura balinesa. Impossível ver todos aqueles templos e as tradicionais danças locais e não se encantar.

ubud bali dicas
Os belíssimos campos de arroz de Ubud! Foto: @nandahudson

Além disso, a vida noturna é bem animada e a culinária é bem diversificada, uma mistura de sabores locais com influências internacionais. Para completar, os habitantes são conhecidos por sua hospitalidade, criando um clima super acolhedor para os visitantes.

Se você procura destinos únicos e com experiências super diferentes, tenho certeza de que Bali tem motivos de sobra para fazer você se animar a montar um roteiro bem completo!

Dicas para você montar seu roteiro por Bali

Vamos te mostrar como montar um roteiro por Bali, mas antes temos algumas dicas super importantes para compartilhar com você. São informações úteis sobre hospedagem, melhor época para ir e locomoção que vão auxiliar bastante no planejamento da sua viagem.

Além disso, sugerimos que você comece se fazendo essas perguntinhas básicas:

  • De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para conhecer Bali?
  • Em qual época do ano será a sua viagem?
  • Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
  • Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial? 
  • Você prefere conhecer apenas uma região da ilha por vez ou quer ter uma visão geral de cada uma delas?
  • Prefere conhecer as cidades maiores ou as pequenas vilas?

Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor as cidades para incluir no seu roteiro Bali e tenho certeza de que vai aproveitar melhor. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

Por fim, se você está se perguntando com qual propriedade estamos sugerindo um roteiro Bali completo, vamos relembrar que acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa de um mês nesse destino que ganhou nosso coração.

Durante toda a nossa estadia, tivemos alguns erros e muitos acertos. E vamos compartilhar tudo aqui para que você viva momentos mágicos sem perrengues!


#DicaDaNanda: acabamos de lançar o nosso MAPA BALI, onde reunimos as nossas melhores dicas! São mais de 150 marcações para você acessar de onde estiver, com sugestões de restaurantes, cafés, lojas, praias, templos, lugares instagramáveis e muito mais. Você adquiri o mapa e em seguida recebe um link para ter acesso através da plataforma do Google chamada My Maps. Nesse link, estará todas as nossas marcações, inclusive várias não estão aqui no blog. Aproveite!


Qual a melhor época para ir à Bali?

Antes de tudo, você precisa saber que é possível visitar Bali durante o ano todo, já que é bem quente e úmido em todos os meses. Além disso, é possível distinguir bem uma estação seca e uma de chuva no ano, assim como na região norte do Brasil.

Por isso, a melhor época para visitar a ilha de Bali é na temporada seca. Esse período vai de abril a outubro e o clima é perfeito para desfrutar as praias e as demais atrações turísticas da região sem se preocupar com a chuva.

Nós fomos em setembro e adoramos! Pegamos muitos dias de sol, pouquíssima chuva, curtimos muito as praias e os lugares estavam badaladinhos, sabe? Tudo na medida certa!

Embora o tempo permaneça quente durante o dia, a temperatura tende a ficar mais fresquinha à noite durante esse período, o que é ótimo para dar aquela refrescada depois de um dia inteiro de calor!

Por do sol na Praia de Uluwatu – Foto: @nandahudson

Quanto tempo ficar em Bali?

Dificilmente você atravessará meio mundo para passar apenas 2 ou 3 dias em Bali, né? De fato, por ser um destino bem longe do Brasil, a gente recomenda pelo menos um roteiro de 2 semanas para conseguir conhecer os principais pontos turísticos.

Contudo, se você tiver mais tempo, não hesite e aproveite para conhecer mais da Indonésia. Acreditamos que de 20 a 25 dias é um ótimo tempo para explorar a ilha com calma e ficar uns diazinhos a mais em cada região.

Como se locomover em Bali

Se locomover em Bali não é tão difícil, no entanto, vale o alerta de que o trânsito é meio caótico.

Dentro das cidades e vilas da ilha, as melhores formas de locomoção são as motos e os carros de aplicativo, como Grab, que é como se fosse o Uber no Brasil.

Uma opção para os mais aventureriro é alugar uma moto, ou melhor, scooter, que é super usada por lá. O aluguel é super baratinho, vale muito a pena. Mas lembre-se de dirigir com prudência em meio ao caos.

viagem para bali
Alugamos uma scooter e achamos bem tranquilo, mas tem prestar muita atenção! Foto: @nandahudson

Já entre as regiões de Bali, achamos que o transfer é uma opção mais prática e bem mais confortável. Ah! É bom dizer também que as estradas na ilha são bem precárias, é preciso ter cuidado.

Onde ficar em Bali

Cada região de Bali tem características únicas. Com isso, é comum que os turistas fiquem em dúvida na hora de escolher onde ficar em Bali. É possível identificar 4 regiões principais dentro da ilha com ótimas opções de hotéis:

  • Ubud
  • Uluwatu
  • Canggu
  • Seminyak

Que tal conhecer um pouco de cada uma delas?

Ubud

Ubud fica localizada na região central de Bali e podemos dizer que é a capital cultural da ilha. A região é famosa pelos arrozais, cachoeiras deslumbrantes, templos milenares e a selva exuberante. A cidade conta com uma farta rede hoteleira. Ficar hospedado no centrinho significa boa localização. Nele você encontrará ótimos hotéis boutique e também acomodações mais em conta.

Mas, se você prefere fugir do burburinho ou se quer sossego, aí a melhor opção é se hospedar nas proximidades de Monkey Forest e no interior. Não faltam opções de hotéis em Ubud, Bali, exclusivos mais afastados do centro.

onde ficar em bali
Kappa Senses foi a nossa escolha de hospedagem em Bali. Foto: @nandahudson

Uluwatu

Procurando onde ficar em Uluwatu? Caso possa, dê preferência pelas acomodações no topo das falésias. Esses hotéis e resorts contam com vistas deslumbrantes do oceano. Mas, tenha em mente que essa região concentra acomodações para todos gostos e bolsos, desde vilas e hotéis luxuosos e albergues econômicos, até hotéis conforto.

Canggu

Canggu é uma vila bem pequena e tudo é bem perto. Entretanto, é também uma das áreas mais caras de Bali, por aqui você encontrará resorts de luxo e hotéis boutique de alto nível.

A título de curiosidade, Canggu já foi uma pacata vila agrária com diversas plantações de arroz, ainda existentes, sendo possível visitá-las em um roteiro Bali para testemunhar o dia a dia dos habitantes do local. Mas espere encontrar aqui também muitos restaurantes, algumas das praias mais famosas e badaladas de ilha. É o lugar preferido dos nômades digitais.

Em Canggu, nos hospedamos na Nanuku House, uma casa liinda de dois influenciadores de viagem, o @doyoutravel e a @gypsylust. Aliás, isso é comum por lá. Muitos influenciadores construíram casas e alugam para temporadas. Pode ser uma experiência diferente e bem legal no seu roteiro!

aluguel de temporada em bali
Em Bali há opções incríveis de casas para alugar! Foto: @nandahudson

Seminyak

Por último, mas não menos importante, Seminyak é uma ótima região para se hospedar na costa oeste de Bali. A atmosfera da cidade é bastante animada e uma vantagem de ficar por aqui é que você encontrará vilas a um preço mais acessível. Além disso, a cidade também fica perto da praia e de diversos pontos turísticos.

roteiro Bali Seminyak
The Akasha Boutique Hotel em Seminyak – Foto: Divulgação Booking

Leia também: Onde ficar em Bali: Ubud, Uluwatu, Canggu, Munduk ou Seminyak?


Roteiro Bali: as principais ilhas e regiões para incluir na viagem

Depois dessas dicas quentes, que tal conhecer as principais regiões turísticas em Bali e nos arredores? Cada uma delas tem um charme especial e todas valem a visita. Mas caso você não consiga visitar todas, selecione quais delas combinam mais com o seu perfil.

1. Uluwatu

Em primeiro lugar, Uluwatu é uma cidade no extremo sul de Bali e onde encontramos algumas das paisagens mais magníficas da ilha. Sua popularidade cresceu bastante nos últimos anos e muitos turistas procuram a região para se hospedar.

Uma vantagem é que a cidade é próxima ao aeroporto,  é estratégica para qualquer roteiro Bali, principalmente para quem não tem muito tempo na ilha.

Uluwatu é descontraída e badalada, mas ao mesmo tempo bem tranquila. A natureza foi generosa com a região. Seus penhascos gigantes emolduram praias deslumbrantes. Bingin Beach, Padang Padang, Thomas Beach e Dreamland Beach são algumas que você deve conhecer no seu roteiro Indonésia.

Já os templos são incríveis, o Templo de Uluwatu é o mais famoso, e assistir a dança Kecak é imperdível. Os cafés da cidade são super charmosos e servem refeições saudáveis deliciosas. E são tantos que vale a pena ir em um a cada dia.

Personagens da Dança Kecak! Foto: @nandahudson

Ah! E não esqueça de dar uma passada no parque Garuda Wisnu Kencana (GWK) que tem a estátua gigante de Vishnu.

2. Ubud

Logo de cara, Ubud, como já dissemos, é o que chamaríamos de coração de Bali. A cidade fica em uma região montanhosa, é berço da cultura balinesa e repleto de lugares interessantes para conhecer. Se você quer ver de perto a cultura local, esse é o melhor lugar.

Por aqui, você vai encontrar alguns dos cartões postais mais famosos para um roteiro Bali Ubud, como a Monkey Forest. Na alta temporada, a cidade tende a ficar lotada de turistas. Mas ainda assim é possível encontrar lugares calmos para relaxar e se conectar com a natureza.

E por falar em natureza, sabia que nessa região existem cachoeiras belíssimas? Nós visitamos a cachoeira Tibumana e amamos, mas há muitas outras na região que você vai gostar.

Agora, se você quer ver como os locais vivem, então você deve ir aos terraços de arroz de Tegalalang que são lindíssimos e fazem parte do dia a dia do povo.

roteiro bali
Vale a pena conhecer os campos de arroz! Foto: @nandahudson

Os templos também são expressão viva da cultura local, em Ubud você vai encontrar o templo Pura Tirta Empul, Pura Gunung Kawi, Goa Gajah, dentre outros.

3. Canggu

Paraíso dos surfistas e dos nômades digitais, Canggu também é imperdível para quem está buscando um roteiro pelas praias de Bali. Afinal, como já mencionamos, aqui estão algumas das praias mais famosas e badaladas da ilha, além dos melhores pontos de surfe.

Em muitas praias da região você pode fazer aulas de surf, em como Batu Bolong e Echo Beach. Aqui também existem beach clubs bastante descolados e cafés maravilhosos. Mas, não espere praias com águas azuis e cristalinas, a água é mais escura.

Embora tenha sido um refúgio de tranquilidade durante muito tempo, Canggu sofreu um verdadeiro boom de turismo nos últimos anos. Mas apesar disso, ainda existem lugares sossegados, como os campos de arroz onde parecemos estar em um outro universo.

Os templos também marcam presença na região. Dentre eles, Tanah Lot que é considerado o mais bonito, especialmente no pôr do sol.

roteiro bali e singapura
Tanah Lot é o mais bonito templo em Canggu na minha opinião – Foto: @nandahudson

4. Munduk

Por sua vez, Munduk é uma região de montanhas maravilhosa! A cidade é perfeita para quem quer fugir do agito do litoral e se conectar com a natureza. Mais verde, tranquila e fresca, Munduk vai te surpreender.

A começar pelas cachoeiras. Uma é mais incrível do que a outra! Visitamos a cachoeira Sekumpul e a cachoeira Fiji e essas são, definitivamente, as mais lindas!

Já no Lago Tamblingan, o templo que fica no meio de um lago Ulun Danu Bratan é considerado como um dos cartões postais da região.

Outro ponto de parada para fotos instagramáveis é o Handara Gate, que é lindíssimo, só não espere muito mais do que apenas um cenário para fotos.

Agora, se você é do time da aventura, tenho certeza de que vai amar fazer a trilha do Vulcão Batur. A vista lá de cima é surreal de tão bonita. É preciso acordar de madrugada e enfrentar uma trilha íngreme, mas vale a pena por experiência própria. Ver o sol nascer de um lugar tão especial e diferente é mágico.

roteiro indonésia
Para incluir no seu Roteiro Bali: Handara Gate – Foto: @nandahudson

5. Nusa Penida

Nusa Penida é uma ilha que normalmente entra na lista de o que fazer em Bali de muitos viajantes. Lugares como Kelingking Beach e Angel’s Billabong já apareceram em MUITAS redes sociais e, com toda a razão, são belíssimos.

Outro cartão postal de Nusa Penida é Diamond Beach. Nós diríamos que a beleza da praia é proporcional a toda a dificuldade que se tem para chegar até ela. Mas nem todas as águas de Nusa Penida são salgadas, Tembeling é uma piscina natural linda em meio à floresta que é um verdadeiro colírio para os olhos.

Com diversas opções de passeios, Nusa Penida pede que você durma pelo menos uma noite por lá. No entanto, um bate e volta já garante que você conheça as principais atrações da ilha e ainda fique com gostinho de quero mais.

E falando em bate e volta, encontramos um passeio oferecido pelo site Civitatis, que a gente já testou outras vezes e gostamos. É um passeio de um dia onde eles te buscam no seu hotel, o ticket do barco ida e volta está incluso, tem também almoço e eles te levam nos principais pontos turísticos da ilha. Se você não quer ter dor de cabeça para organizar tudo separadamente, vale a pena conferir e reservar com antecedência! Clique aqui para saber mais.

nusa penida indonésia
Diamond Beach… nós diríamos que a beleza da praia é proporcional a toda a dificuldade que se tem para chegar até ela – Foto: @nandahudson

6. Gili Islands

Em seguida, as Gili Islands foram nosso xodó nessa viagem e sugerimos fortemente que você as inclua em seu roteiro Bali. Na verdade, elas são compostas por 3 ilhas: Gilir Air, Gili Meno e Gili T. Elas ficam a cerca de 3h30 de Bali de barco rápido.

Gili Air foi a nossa preferida! Ela tem boa estrutura e nos lembrou muito de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Seu litoral conta com ótimos points de mergulho.

Em segundo lugar, Gili Meno é a menorzinha das ilhas e praticamente intocada. Tem alguns bons hotéis e resort, o que proporciona um excelente clima de lua de mel para os casais apaixonados. Por fim, Gili T é mais agitada e badalada. Se sua vibe é de sair à noite, Gili T será sua ilha favorita.

ilhas gili indonésia
Mergulhando no mar incrivelmente transparente das Ilhas Gili – Foto: @nandahudson

7. Komodo

Por fim, o Parque Nacional de Komodo foi uma grata surpresa no nosso roteiro Bali, Indonésia. Com paisagens únicas e selvagens, fazer o cruzeiro pelas ilhas do parque é uma experiência indescritível, que fizemos com a empresa Long Lasting Trip.

Por lá, o mar é um dos principais cartões postais. O mergulho em Komodo é perfeito, com visibilidade incrível e enorme variedade de peixes e corais. Até arraias você vai encontrar! Pink Beach é outro ponto de parada obrigatório. A praia parece até cenário de filme.

melhores passeios ilha de Komodo
Pink Beach, em Komodo, parece cenário de filme! Foto: @brenomadeira

E não podemos esquecer das grandes estrelas do lugar: os animais que dão nome à ilha. Os dragões de Komodo que são gigantes e até um pouco assustadores, mas é possível chegar bem perto deles para fotos. E aí, você teria essa coragem?



#DicaDaNanda: Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem para a incrível ilha de Bali e arredores? Montar o seu roteiro ficou mais fácil com o nosso MAPA BALI.

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis aqui no blog! São mais de 150 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques, por apenas R$49,90. Quer saber mais? Clique aqui!


Roteiro Bali: os pontos turísticos imperdíveis

Mas afinal, o que fazer em Bali? Praias, templos, montanhas, cachoeiras… A lista parece não ter fim. Para ajudar a montar seu roteiro, vamos mostrar a seguir os pontos turísticos imperdíveis da ilha. Assim você não deixa nada importante de fora da sua lista.

1. Vulcão Monte Batur

Com cerca de 1.700m de altitude e Patrimônio da UNESCO, o Monte Batur é um dos cartões postais de Bali. Ele é um vulcão ativo e é possível ir até seu topo. Fechamos com uma agência de turismo local que já incluía transfer do nosso hotel até o início da trilha, guia (é obrigatório ir com guia nessa trilha) e um lanchinho.

Inclusive, encontramos essa opção aqui no site Civitatis, que já usamos outras vezes e recomendamos bastante. Está incluído no passeio:

  • Transfer de ida e volta ao hotel.
  • Transporte de micro–ônibus.
  • Guia em inglês.
  • Café da manhã.
  • Lanterna e bastão para caminhar.
  • Ingresso das termas (conforme modalidade).

É bem parecido com o tour que eu fiz, então fica aqui como recomendação para você! Clique para ver mais informações.

A caminhada é considerada tranquila e os grupos costumam sair ainda de madrugada para ver o sol nascer lá no topo. A vista do cume do vulcão é deslumbrante! Você vai conseguir avistar a ilha de Lombok e o vulcão Agung. No caminho ainda existem termas onde você pode fazer uma parada estratégica na descida e tomar um banho relaxante bem quentinho.

A nossa experiência foi boa, mas preciso destacar o lado “perrengue chique” também. Fomos em setembro e tinha muuita gente fazendo a trilha para ver o nascer do sol, e como a trilha é estreita e íngreme, pegamos fila! Então, não vá achando que vai ser uma trilha vazia e tranquila, porque é um passeio bastante turístico e cheio.

roteiro bali 5 dias
O incrível vulcão Monte Batur  – Foto: @brenomadeira

2. Cachoeiras Fiji e Sekumpul

As cachoeiras Fiji e Sekumpul foram as nossas favoritas no roteiro Bali que fizemos. Aliás, a Sekumpul é considerada uma das mais bonitas da ilha e quando você chega até lá dá para entender o porquê. Ela possui 120m de queda d’água e está cercada pela selva, é um visual lindíssimo.

O acesso à cachoeira é feito por trilha e pegamos uma carona de moto com o guia local para chegar lá. Vale dizer que a trilha exige alguma disposição, já que são muitas escadas até chegar à primeira queda. Mas a gente acaba até esquecendo o perrengue quando vemos de perto o quão maravilhosa é a natureza. Sekumpul possui uma queda d’água muito bonita e na base há um poço para nadar.

A outra cachoeira da trilha é a Fiji, que só fica um pouco antes de Sekumpul. Diferentemente dessa, Fiji conta com diversas quedas de mais de 100m de altura. Nossa dica é que você vá cedo, pois ela costuma ficar bem cheia.

Se você não pretende alugar uma moto, poderá conhecê-las em uma excursão privativa. Vale a pena pela exclusividade e pela presença de um guia local que muito entende sobre fauna e flora da região. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.

cachoeiras na indonésia
A Cachoeira Sekumpul é considerada uma das mais bonitas da ilha – Foto: @nandahudson

3. Campos de Arroz Tegalalang

Em seguida, temos os campos de arroz em Ubud. Entre os mais famosos, os arrozais Tegalalang não podem ficar de fora do seu roteiro em Bali.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos da ilha. E o que chama a atenção é que os agricultores optaram pelo sistema de terraços em cascata para aproveitar ao máximo o espaço disponível e suprimento de água constante.

Algo interessante sobre Tegalalang é que, ao mesmo tempo que vemos alguns turistas tirando fotos e percorrendo os campos, podemos observar os locais trabalhando duro em seu cultivo milenar.

O acesso é gratuito e a vista dos terraços é maravilhosa. Os campos de arroz ficam a cerca de 20 minutos do centro da cidade e uma forma bem legal de conhecê-los é através de um tour de bicicleta. Inclusive, encontramos uma opção bem legal no site Civitatis, que faz uma curadoria dos melhores passeios dos destinos. O passeio parece ser muito agradável e é uma forma divertida de explorar a área rural de Ubud.

roteiro de viagem bali
Os belíssimos campos de arroz de Bali – Foto @brenomadeira

4. Bingin Beach

Em Uluwatu, Bingin Beach é a queridinha dos amantes do surf e é uma das melhores praias de Bali. Você vai suar um pouco, já que ela fica na base de uma falésia super íngreme. Para chegar até a praia, será preciso descer toda essa escada e haja perna para voltar depois!

A estrutura de Bingin Beach é boa. Você encontrará diversos bares locais e warungs  (barracas de comida tradicional) onde pode sentar-se e desfrutar de vistas esplêndidas do mar azulzinho de Bali.

roteiro praias Bali
É ou não é incrível a Bingin Beach? – Foto: @brenomadeira

5. Padang Padang Beach

Em seguida, a Praia de Padang Padang é uma das melhores praias de Uluwatu. Conhecida localmente como Labuan Sait, ela fica escondida entre falésias de calcário e emana uma atmosfera reservada e tranquila que você vai amar. Ela é pequena e é necessário descer algumas escadas para chegar na praia, mas é bem mais tranquilo do que Bingin Beach.

Padang Padang tem uma infraestrutura um pouco mais limitada, não há muitas barracas na praia, então melhor levar um lanchinho. Sua água é cristalina e sua água é morna e, geralmente, não é muito agitada. Ah! De tão bonita, Padang Padang já foi até cenário do filme “Comer, Rezar, Amar”.

padang padang beach bali
A praia de Padang Padang não pode faltar no roteiro! Foto: @brenomadeira

Vale lembrar que para entrar na praia é preciso pagar uma pequena taxa de IDR 15.000.

6. Monkey Forest

Sem dúvida, a Monkey Forest é um dos pontos turísticos em Bali mais visitados. Trata-se de uma reserva natural em Ubud onde centenas de macacos vivem livremente. Além dos animais, a Monkey Forest também conta com diversos templos para visitar.

Caso seja sua primeira vez em Bali, recomendamos a visita com guia pela floresta, pois eles te ensinam como lidar com os macacos. De vez em quando, ouvimos relatos de turistas que tiveram uma experiência ruim com os animais, então é melhor saber como agir dentro da reserva.

No geral, não leve comida ou qualquer recipiente que pareça alimento. Evite também movimentos bruscos que possam estressar os animais. Lembre-se de manter um distância segura dos macacos.

O ingresso para Monkey Forest custa USD 6,00 durante a semana e USD 7,50 aos finais de semana. Se preferir, opte pela visita guiada, que nós achamos mais proveitosa. O horário de funcionamento é diário, das 9h às 18h.

roteiro para bali
É divertido, mas sempre bom manter uma distância segura dos macacos – Foto: @nandahudson

7. Templo de Uluwatu

Em Uluwatu, o templo sagrado de Pura Luhur Uluwatu é um dos mais bonitos e importantes da ilha. Para se ter uma ideia, ele foi construído em cima de um penhasco com 70m de altura! Outra curiosidade é que esse templo possui cerca de 1.000 anos e é dedicado a Sang Hyang Widhi Wasa, o Deus Supremo hindú balinês.

É neste templo que acontece o espetáculo de dança Kecak, na hora do pôr do sol. A apresentação é muito bonita, uma expressão artística única.

Também conhecida como “dança do macaco”, a dança Kecak é uma forma de dança ritual que combina movimentos coreografados com vocais rítmicos e percussivos.

Os dançarinos, geralmente homens, se reúnem em círculo, entoando sons “cak”, que criam uma trilha sonora hipnotizante para a performance. Os movimentos graciosos e a energia contagiante da dança Kecak cativam os espectadores, proporcionando uma experiência cultural inesquecível que faz parte da rica tradição balinesa.

Nós compramos o ingresso na hora, mas enfrentamos muita fila. Então vale a pena comprar pela internet com antecedência clicando aqui.

roteiro em bali
O incrível templo de Uluwatu, construído em um penhasco – Foto: @nandahudson

8. Templo Tanah Lot

Outro templo igualmente famoso é Tanah Lot. Ele é magnífico e a melhor hora para visitá-lo também é no fim da tarde para assistir ao pôr do sol.


Mas nem só o visual de Tanah Lot é o destaque. Sua curiosa localização é intrigante e chama muito a atenção. Ele fica em uma rocha bem no meio do mar. Para ir até o templo, você segue por um caminho rochoso.

Antes de visitá-lo é preciso acompanhar a tábua das marés, pois quando ela sobe, esse caminho desaparece, deixando a vista do templo ainda mais bonita, mas inacessível a pé.

como montar um roteiro por bali
Antes de visitar o Tanah Lot é preciso acompanhar a tábua das marés, pois quando ela sobe, esse caminho desaparece.

9. Palácios flutuantes Taman Ujung e Tirta Gangga

Próximo a Ubud, Tirta Gangga, o Palácio das Águas, é fascinante para quem busca o que fazer em Bali. Erguido em 1946, ele é formado por um complexo de piscinas e jardins belíssimos. O legal é que duas dessas piscinas são abertas aos visitantes. Você consegue tirar várias fotos pela área do palácio e ainda se perde no tempo admirando os cardumes de carpas.

roteiro bali 2 semanas
O Tirta Gangga é um palácio fascinante

Já Taman Ujung é o irmão de Tirta Gangga. Assim como o primeiro, foi completamente destruído pela erupção do Monte Agung em 1963 e, felizmente, durante anos após o ocorrido, ele vem sendo restaurado.

O passeio pelos dois palácios é uma delícia e ideal para quem quer fugir dos lugares lotados de Bali.


Leia também: O que fazer em Bali: 32 passeios na ilha mais conhecida da Indonésia


Experiências incríveis para incluir em um roteiro por Bali

Além de todos esses pontos turísticos incríveis, que tal incluir algumas experiências fora do comum em seu roteiro Bali? Elas serão perfeitas para quem quer fugir um pouco do convencional. Existem muitos lugares mágicos e diversos próximos da ilha, vale a pena considerar.

10. Bate e volta Nusa Penida

Nusa Penida é uma ilha bem próxima a Bali que guarda paisagens surreais de tão bonitas. Nós recomendamos passar, pelo menos, 1 noite na ilha, mas caso isso não seja possível, aí você pode fazer uma excursão bate e volta até Nusa Penida que valerá muito a pena.

Dentre os pontos turísticos do passeio temos Kelingking Beach, Broken Beach, Angels Billabong e a icônica Diamond Beach. Tenha em mente que será um dia cheio, mas muito proveitoso.

principais ilhas da indonésia
Caso você tenha muitos dias em Bali, vale a pena incluir Nusa Penida. Aqui estamos em Kelingking Beach – Foto: @nandahudson

11. Aula de surf em Canggu

Você já sabe que Bali é o paraíso dos surfistas, certo? E o que você me diz de aproveitar essa vibe e fazer uma aula de surf para experimentar como é essa sensação de deslizar sobre as ondas?

O melhor lugar para fazer aulas de surf em Bali é a cidade de Canggu. Tanto em Batu Bolong Beach, quanto em Echo Beach, você vai encontrar lugares para aprender o esporte. Temos certeza de que você vai se divertir.

roteiro bali 7 dias
Echo Beach é ideal para aulas de surfe.

14. Feirinha no Beach Club La Brisa

Nós amamos conhecer a feirinha do Beach Club La Brisa, em Canggu, no nosso roteiro Bali, Indonésia. Ela acontece todo domingo de 9h até às 16h. E lá você vai poder comprar de tudo um pouco, como artesanato, produtos locais, comidinhas, roupas e muito mais.

Ah! Jamais pague o primeiro preço oferecido, porque os vendedores AMAM pechinchar. Às vezes você acaba pagando até metade do valor que eles falaram inicialmente!

Nós adoramos passear na feirinha, ela tem uma vibe tipo a da Babilônia Feira Hype do RJ. Além disso, é um ótimo lugar para experimentar a comida da Indonésia, aquela culinária típica mesmo!

roteiro em Bali 15 dias
Além de ser um Beach Club incrível, aos domingos acontece a feirinha do La Brisa

15. Aula de yoga ou meditação em Ubud

Ubud é conhecida por ter uma vibe mística, com muitos cafés veganos, estúdios de yoga e locais para fazer terapias alternativas!

Adoramos um lugar chamado Alchemy, que oferece diversas aulas incríveis de yoga! Por lá, fizemos uma aula de hatha yoga e também de sound healing. Sem contar que as comidinhas do café vegano são incríveis!

Roteiro Bali: opções para 12, 15 ou 20 dias de viagem

Agora que você já sabe o que fazer em Bali, vamos organizar todos esses passeios em 3 sugestões de roteiro. Vale lembrar que você pode utilizar os roteiros do jeito que estão aqui, ou trocar passeios e ordem de visita de acordo com sua vontade e disponibilidade. Fique à vontade:

Roteiro Bali 12 dias: Uluwatu + Nusa Penida + Ubud + Canggu

Primeiramente, vamos apresentar a sugestão de roteiro Bali 12 dias para quem tem um pouco menos de tempo. Ainda assim será possível aproveitar bem a ilha e seus arredores. Veja só:

  • Dia 1: Chegada no aeroporto de Bali. Transfer para Uluwatu. Se chegar cedo, aproveite para passear pelo centrinho e jantar em um dos ótimos restaurantes.
  • Dia 2 | ULUWATU: Conhecer a praia de Bingin + pôr do sol no Beach Club Single Finn
  • Dia 3 | ULUWATU: Praia de Padang Padang na parte da manhã + Templo de Uluwatu (não deixe de assistir a Kecak Dance, uma dança típica balinesa que acontece em dois horários: 18h e 19h. Às 18h é mais bonito com o pôr do sol acontecendo!)
  • Dia 4 | NUSA PENIDA: Transfer cedo para Sanur Harbour, para pegar o barco para Nusa Penida. Sugiro ficar duas noites para conhecer com calma. Almoçar e aproveitar a praia na frente do Penida Colada, um ótimo restaurante.
  • Dia 5 | NUSA PENIDA: Roteiro para o lado Oeste da ilha: Kelingking Beach, Bronken Beach, Crystal Bay
  • Dia 6 | NUSA PENIDA: Roteiro para o lado leste da ilha: Diamond Beach, Atuh beach, Tree House. Retorno no final do dia.
  • Dia 7 | UBUD: Aula de culinária balinesa (a aula leva quase o dia todo) ou Monkey Forest + almoço no Sun Sun Warung para experimentar pratos locais. Passeio pela rua principal para compras no Ubud Market.
  • Dia 8 | UBUD: Conhecer os terraços de arroz Tegalaland. Vale a pena chegar cedinho. Em seguida, almoçar ou tomar um drink no Cretya Beach Club.
  • Dia 9 | UBUD: Trekking para ver o nascer do sol no vulcão Mont Batur ou conhecer as cachoeiras de Munduk (Fiji e Sekumpul).
  • Dia 10 | UBUD – CANGGU: aproveite a manhã em Ubud, faça uma aula de yoga ou meditação. Siga para Canggu e aproveite para jantar em um ótimo restaurante à noite.
  • Dia 11 | CANGGU: Aula de surf de manhã + visita ao templo Tanah Lot + pôr do sol no Beach Club La Brisa
  • Dia 12 | CANGGU: Faça as últimas comprinhas no Love Anchor, uma feirinha com ótimas lojas.

Roteiro Bali 15 dias: Uluwatu + Nusa Penida + Gili Islands + Ubud + Canggu

Com 3 dias a mais, essa é nossa sugestão de roteiro Bali 15 dias:

  • Dia 1 | ULUWATU: Chegada no aeroporto de Bali. Transfer para Uluwatu. Se chegar cedo, aproveite para passear pelo centrinho e jantar em um dos ótimos restaurantes.
  • Dia 2 | ULUWATU: Conhecer a praia de Bingin + pôr do sol no Single Finn
  • Dia 3 | ULUWATU: Praia de Padang Padang na parte da manhã + Templo de Uluwatu (não deixe de assistir a Kecak Dance, uma dança típica balinesa que acontece em dois horários: 18h e 19h. Às 18h é mais bonito com o pôr do sol acontecendo!)
  • Dia 4 | NUSA PENIDA: Transfer cedo para Sanur Harbour, para pegar o barco para Nusa Penida. Sugiro ficar duas noites para conhecer com calma. Almoçar e aproveitar a praia na frente do Penida Colada, um ótimo restaurante.
  • Dia 5 | NUSA PENIDA: Roteiro para o lado Oeste da ilha: Kelingking Beach, Broken Beach, Crystal Bay
  • Dia 6 | NUSA PENIDA: Roteiro para o lado leste da ilha: Diamond Beach, Atuh Beach, Tree House.
  • Dia 7 | GILI AIR: Pegue um barco rápido e vá para Gili Air. Chegada no final da tarde.
  • Dia 8 | GILI AIR: Conhecer Gili Air – centrinho, bons restaurantes, pôr do sol incrível, point de mergulho com tartarugas, alugar uma bike pra explorar a ilha
  • Dia 9 | GILI MENO: Passeio de snorkel para Gili Meno.
  • Dia 10 | UBUD: Retorno para Bali, com destino a Ubud.
  • Dia 11 | UBUD: Conhecer os terraços de arroz Tegalaland. Vale a pena chegar cedinho. Almoçar / tomar um drink no Cretya Beach Club.
  • Dia 12 | UBUD: Trekking para ver o nascer do sol no vulcão Mont Batur ou conhecer as cachoeiras de Munduk (Fiji e Sekumpul) ou Monkey Forest
  • Dia 13 | UBUD – CANGGU: aproveite a manhã em Ubud, faça uma aula de yoga ou meditação. Siga para Canggu e aproveite para jantar em um ótimo restaurante à noite.
  • Dia 14 | CANGGU: Aula de surf de manhã + visita ao templo Tanah Lot + pôr do sol no beach club La Brisa
  • Dia 15 | CANGGU: Faça as últimas comprinhas no Love Anchor, uma feirinha com ótimas lojas.
O que não deixar de fazer em Bali?
A incrível Diamond Beach em Nusa Penida. Foto: @nandahudson

Roteiro Bali 20 dias: Uluwatu + Nusa Penida + Gilli Islands + Ubud + Canggu + Komodo + Seminyak

Agora se você quer uma experiência completa, o roteiro Bali 20 dias será mais do que perfeito. Você pode aproveitar nossa sugestão anterior e no 15º dia de viagem, seguir desse jeito:


  • Dia 15 | LABUAN BAJO: Vá para o aeroporto e pegue um voo para Labuan Bajo. Aproveite a cidade de Flores na parte da tarde.
  • Dia 16 | ILHA DE KOMODO: Passeio para Komodo
  • Dia 17 | ILHA DE KOMODO: Passeio Komodo
  • Dia 18 | SEMINYAK: Retorno para o aeroporto de Bali. Indico últimas duas noites em Seminyak.
  • Dia 19 | SEMINYAK: Seminyak (bom para compras, bons hotéis, beach clubs)
  • Dia 20: retorno.

Dica: no site da Civitatis, você pode reservar transfers, tickets e passeios parcelando em até 12x e ainda pagando em REAL com seu cartão de crédito nacional mesmo!


Dicas extras para planejar o seu roteiro Bali

Antes de encerrar, temos ainda algumas dicas extras para deixar seu roteiro Bali, Indonésia, ainda mais redondinho. São informações que você não encontra em qualquer lugar mas que, com base na nossa experiência, conseguimos passar a você.

Aplicativos para baixar antes da sua viagem

Para tornar sua vida em Bali mais fácil, existem dois aplicativos que eu recomendo baixar ainda aqui no Brasil. Um deles é o Grab, que é tipo o Uber aqui no Ocidente, mas que funciona super bem na Indonésia. O interessante é que ele serve tanto para corridas de carro, quanto para motos e até para pedir comida. Super funcional!

Além do Grab, outro aplicativo “mão na roda” é o Wise.  Com ele você pode abrir uma conta internacional em dólar e fazer transações ao redor do mundo utilizando um cartão físico ou virtual de forma prática e sem burocracia.

Se você ainda não tem uma conta no Wise, clique aqui para ter desconto da taxa na sua primeira utilização!

Seguro viagem Indonésia

Muitos viajantes não sabem, mas o seguro viagem Indonésia virou requisito obrigatório para entrar no país desde a pandemia de COVID-19. Desde essa época, o governo passou a exigir dos viajantes um seguro com cobertura mínima de USD 25.000,00, incluindo cobertura COVID-19.

Mas independente de ser obrigatório, sempre recomendamos a contratação. Inclusive, o próprio governo brasileiro faz essa recomendação aos turistas. E se até famosos como Caio Castro e Luciana Gimenez já passaram perrengues por conta de imprevistos durante suas viagens, não seremos nós, meros mortais, que estaremos imunes a eles.

Então, para evitar situações indesejadas que podem atrapalhar nossa viagem, nós sempre contratamos um seguro viagem através de um site de confiança. Lá nós encontramos uma ferramenta de comparação ótima que me permite ver lado a lado até quatro apólices por vez das principais empresas do ramo.

Utilizamos tanto o serviço que até descolamos um cupom de desconto no seguro viagem Indonésia para nossos seguidores. Com o AVENTURAS15 você garante 15% de desconto no valor final de qualquer apólice da plataforma e mais 5% OFF caso o pagamento seja no boleto ou pix.

Invista em um chip internacional de internet

Outro item que não pode ficar de fora do seu checklist de viagem é o chip internacional de internet. Com ele você pode compartilhar todos os momentos da sua viagem com amigos e familiares, checar reservas, utilizar o GPS e muito mais.

Durante nossa viagem, utilizamos o chip da America Chip e a experiência, no geral, foi boa. A grande vantagem do chip de viagem é que ele é muito mais econômico do que usar o roaming da sua operadora e você já chega ao destino conectado. Além disso, o chip America Chip te dá acesso ilimitado a internet!

Você pode comprar o chip pelo site da America Chip e utilizando nosso cupom MALADEAVENTURAS ainda ganha 10% de desconto na hora da compra.

cachoeira em bali
A incrível cachoeira Sekumpul! Foto: @nandahudson

Dúvidas frequentes de quem planeja um roteiro Bali

Na hora de montar seu roteiro Bali, não estranhe se surgir alguma dúvida. Isso é normal, especialmente porque estamos falando de um país muito diferente do nosso. Pensando nisso, respondemos a seguir aquilo que nossos leitores mais nos perguntaram sobre o destino.

Continue sua leitura para ver se sua pergunta está aqui. Caso contrário, deixe um comentário que vamos tentar te auxiliar!

Preciso comprar as entradas para os templos e atrações com antecedência?

Esse ponto não é exatamente obrigatório, mas nós achamos melhor comprar entradas de atrações com antecedência. Assim, você não perde tempo em filas e nem corre o risco de não conseguir ir a um determinado lugar por não conseguir ingresso. Por experiência própria: Bali é muito lotada de turistas e há filas para tudo o que é lado.

No nosso roteiro Bali, utilizamos bastante o serviço da Civitatis e da GetYourGuide e gostamos da experiência. Todos os links que utilizamos você encontrará nesse artigo.

Como montar um roteiro por Bali?

Ao planejar seu roteiro para Bali é primordial que você planeje seu dia por regiões. Assim, você poderá otimizar sua viagem e conhecer as vilas e cidades mais próximas. São tantas coisas para ver e há muito o que fazer em Bali, então se você não se organizar direitinho, vai acabar não fazendo tudo o que deseja.

Quanto tempo de Bali a Nusa Penida?

Nusa Penida é uma ilha bem próxima a de Bali. De barco, entre uma ilha a outra você levará cerca de 40 minutos. Normalmente, os barcos com direção à Nusa Penida partem do porto Sabur.. As melhores empresas para esse trajeto são a Wanderlust Cruise e a StarFish.

O que combinar com Bali?

Para um roteiro em Bali mais completo, recomendamos combinar sua passagem pela Indonésia com as Ilhas Gili e Nusa Penida, assim como nós. Tenho certeza de que você não irá se arrepender.

Ilhas Gili estátuas
As famosas estátuas submersas em Gili Meno – Foto: @nandahudson

Pronto para montar o seu roteiro Bali?

Depois de ler nossas dicas será mais fácil montar seu roteiro Bali, não é mesmo? Mas se ainda ficou alguma, basta me perguntar que eu responderei o mais breve possível.

Leia também:

Seguro viagem Indonésia: é obrigatório? Qual é o melhor? Quanto custa?

Chip de internet Bali: qual é o melhor? Quanto custa? Como comprar?

Canggu, Bali: guia completo para uma viagem inesquecível na Indonésia

Ubud: Bali: guia completo para uma viagem inesquecível na Indonésia

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *