Ela é uma das capitais mais charmosas do Brasil e famosa por seu planejamento urbano exemplar, seus parques abundantes e um sistema de transporte público que é referência mundial. Com tanta coisa legal para se ver e fazer na capital paranaense, montar um roteiro Curitiba pode ser uma tarefa árdua dependendo de quantos dias você terá na cidade.
Se você está em busca de um destino que combina cultura, natureza e gastronomia de alta qualidade, então Curitiba foi feita para você. Desde a icônica estufa do Jardim Botânico, até a impressionante estrutura da Ópera de Arame e as formas arrojadas do Museu Oscar Niemeyer, a cidade oferece atrações para todos os gostos.
Este guia foi pensado para otimizar seu tempo, conectando os principais pontos turísticos de forma lógica e prazerosa, permitindo que você absorva o máximo da essência curitibana em 1, 3 e 5 dias de viagem.
Continue sua leitura e fique por dentro das nossas dicas de Curitiba.

Roteiro Curitiba: resumido
E para já te dar um gostinho do que vem por aí, começamos com uma sugestão do que é realmente imperdível em qualquer roteiro Curitiba. Depois continue sua leitura e veja os detalhes de cada passeio!
| Dia | Roteiro |
|---|---|
| Dia 01 | Jardim Botânico + Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) + pôr do sol no Parque Tanguá |
| Dia 02 | Parque Barigui + Unilivre + Ópera de Arame + happy hour na Rua da Música |
| Dia 03 | Centro Histórico de Curitiba + Feira do Largo da Ordem |
| Dia 04 | Bate e volta até Morretes |
| Dia 05 | Bate e volta até São José dos Pinhais OU Ilha do Mel |
Nós passamos 2 dias por lá e ficamos com gostinho de quero mais. Inclusive, você pode acompanhar nossa viagem nesse vídeo do nosso do nosso canal no You Tube.
Roteiro Curitiba: opções para 1, 3 e 5 dias de viagem
Seja para uma escapada rápida de fim de semana ou para mais alguns dias na capital mais verde do Brasil, Curitiba se adapta perfeitamente ao seu ritmo e tempo disponível. Para te ajudar a aproveitar ao máximo esse destino tão charmoso, preparamos três sugestões de roteiros otimizados.
Lembrando que você pode utilizá-los do jeito como estão, ou então adaptar de acordo com sua preferência.
Roteiro Curitiba: 1 dia
Primeiramente, criar um roteiro Curitiba 1 dia com tantas opções incríveis é um desafio e tanto! Para ser realista e garantir que você aproveite o dia sem passar mais tempo no trânsito do que nos passeios, é preciso fazer algumas escolhas estratégicas.
- Manhã: Comece pelo ponto mais icônico da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba. Reserve cerca de 1h30 para caminhar pelos jardins, tirar a foto clássica na estufa de vidro e sentir a atmosfera do lugar. Em seguida, Siga para o Museu do Olho. Mesmo que não entre nas exposições, a arquitetura externa já é uma atração por si só e rende fotos espetaculares.
- Almoço: Almoce em um dos muitos restaurantes charmosos do Centro Histórico de Curitiba. Você pode escolher desde a culinária alemã no Bar do Alemão até opções mais tradicionais. Aproveite para caminhar um pouco pelas ruas de paralelepípedos e sentir a atmosfera desse bairro histórico.
- Tarde: Após o almoço, vá em direção a Ópera de Arame e se encante por esse teatro super diferente. Saindo de lá, dê uma escada ao parque Unilivre. É uma visita rápida, mas o local é bastante agradável. O final da tarde será no Parque Tanguá, este é o lugar mais famoso para assistir ao pôr do sol em Curitiba.
- Noite: Encerre seu dia com um Happy Hour animado na Rua da Música

Roteiro Curitiba: 3 dias
Com dois dia a mais você pode expandir sua experiência pela capital paranaense. Então, confira como fazer um roteiro Curitiba 3 dias.
- Dia 01: Esse primeiro dia é dedicado a conhecer os principais cartões-postais de Curitiba, como o Jardim Botânico e o Museu do Olho. Termine com chave de ouro com a vista panorâmica do alto da Torre Panorâmica.
- Dia 02: Curitiba é conhecida como a capital ecológica. Então, nada melhor do que explorar os parques da cidade. Comece o dia visitando as construções únicas da Ópera de Arame e o parque Unilivre logo em seguida. Relaxe no Parque Tanguá e finalize o dia assistindo ao pôr do sol mais famoso de Curitiba.
- Dia 03: No último dia, conheça o Parque Barigui, o ponto de encontro dos locais e um dos parques mais famosos da cidade. Aproveite também para ir ao Mercado Municipal de Curitiba e depois desfrute de um banquete tradicional italiano no bairro de Santa Felicidade.

Roteiro Curitiba: 5 dias
Agora, com um roteiro Curitiba 5 dias dá para curtir não só os highlights da cidade, como também aproveitar algumas opções de bate e volta.
- Dia 01: Para seu primeiro dia na capital paranaense sugerimos começar pelo Jardim Botânico, o principal cartão-postal da cidade. De lá, siga para o famoso Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho). Após um almoço no Centro Histórico, desloque-se para o Parque Tanguá e fique por lá até o pôr do sol.
- Dia 02: Comece o segundo dia cedo respirando ar puro no Parque Barigui. Em seguida, vá até um lugar ainda pouco explorado na cidade, o Unilivre e já aproveite a proximidade para visitar a Ópera de Arame. Encerre o dia com um happy hour na Rua da Música.
- Dia 03: O Centro Histórico de Curitiba respia história e existem diversos locais que você pode conhecer. Ah! E se for quarta à noite ou domingo de manhã você pode aproveitar para conhecer a Feira do Largo da Ordem. Depois do passeio, faça uma pausa em um dos cafés da cidade.
- Dia 04: Já no quarto dia, recomendamos fazer o épico passeio de trem até Morretes, encerrando com um tradicional almoço com barreado por lá.
- Dia 05: Reservamos para o quinto e último dia duas outras opções de bate e volta. No verão, vale a pena conhecer a Ilha do Mel. Já com o clima mais frio, que tal descobrir as belezas do Caminho do Vinho em São José dos Pinhais.
Roteiro Curitiba: principais pontos turísticos
Na sua lista de o que fazer em Curitiba existem alguns lugares imperdíveis. Para que você aproveite ao máximo sua viagem, vamos mostrar a seguir os pontos turísticos queridinhos entre turistas e residentes.
1. Jardim Botânico de Curitiba
Sem dúvida, esse é o grande cartão-postal da capital paranaense. Um dos grandes destaques do Jardim Botânico de Curitiba é sua estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, mas há muito para se ver por lá.
Esse belíssimo parque é perfeito para caminhadas, piqueniques e admirar as diversas espécies de plantas. Dentro da estufa, você verá uma rica coleção de espécies nativas da Mata Atlântica. No exterior, os vastos jardins em estilo francês, com seus canteiros geométricos, fontes e extensos gramados te convidam a uma caminhada tranquila
O melhor é que o parque abre diariamente e é acessível a pessoas com deficiência. Inclusive o “Jardim das Sensações” oferece um percurso de 200 metros que pode ser feito de olhos vendados, aguçando o tato, o olfato e a audição em contato direto com diferentes plantas e texturas.

2. Museu Oscar Niemeyer
Também conhecido como Museu do Olho, o Museu Oscar Niemeyer não pode ficar de fora do radar durante sua viagem para Curitiba. Além de ser uma obra arquitetônica impressionante, ele é o maior museu de arte da América Latina.
Por lá você vai encontrar obras de artistas brasileiros de peso, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, dentre outros. Toda a família vai gostar de conhecer essa atração tão famosa em Curitiba.
#DicaDaGaia: Quem está montando um roteiro Curitiba barato vai gostar de saber que a estrada do Museu Oscar Niemeyer é gratuita às quartas-feiras.

3. Ópera de Arame
Entre os pontos turísticos de Curitiba clássicos, certamente a Ópera de Arame se destaca. Inaugurada em 1992, a belíssima casa de concertos recebe diversos apresentações musicais e espetáculos teatrais ao longo do ano.
A arquitetura dessa construção é única. Os tubos de metal estão perfeitamentes arranjados e o teto transparente traz um charme a mais. Além da visita por si só, o local conta ainda com um café com uma vista incrível.

4. Rua da Música
Bem próximo da ópera de Arame fica a Rua da Música. Inaugurada recentemente, por lá você encontra restaurantes, inclusive alguns dos renomados de Curitiba abriram unidades lá.
O charme dessa rua fica por conta, justamente, da música ao vivo que rola de terça à domingo. Nós achamos uma ótima pedida para um happy hour no final da tarde com os amigos. Fica a dica de o que fazer em Curitiba à noite!

5. Torre Panorâmica
Do alto dos seus 109m de altura, a Torre Panorâmica é um lugar incrível para observar a capital paranaense de outro ângulo. Lá do alto, a visão 360 graus faz você se apaixonar ainda mais pela cidade. E se você der sorte, em dias claros é possível avistar a Serra do Mar.
Aproveite sua visita à Torre Panorâmica para conhecer o Museu do Telefone que fica no mesmo local. Apesar de pequeno, está recheado de curiosidades sobre o aparelho.
6. Parque Tanguá
Em seguida, o Parque Tanguá é um dos melhores lugares da cidade para se ver o pôr do sol. Infelizmente, no dia que visitamos estava nublado, mas mesmo assim valeu a pena para curtir o visual e natureza e ver a cidade do alto.
7. Parque Barigui
Se você é do time que, como a gente, ama atividades ao ar livre, o Parque Barigui não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Curitiba. Frequentemente chamado de “a praia do curitibano”, este é o parque mais popular e frequentado da cidade. Lá os moradores se reúnem para praticar esportes, relaxar e socializar.
E o parque não é apenas uma área verde, mas um verdadeiro complexo de lazer. Quadras de vôlei, restaurantes, academia ao ar livre e espaços com brinquedos para as crianças fazem desse lugar uma ótima pedida de roteiro Curitiba com crianças.

8. Unilivre
Fora do roteiro Curitiba mais tradicional, o Unilivre é um local que vale a sua visita. Em meio aos prédios da cidade, o parque surge como um cantinho de paz e sossego. Certamente, esse é um dos aspectos que mais gostamos na cidade.
Se você gosta do contato com a natureza, o Unilivre vai ganhar seu coração. Por lá rolam ainda vários eventos e cursos voltados para a sustentabilidade. Amamos esse achado em nossa passagem pela capital do Paraná.

9. Centro Histórico de Curitiba
Tendo o Largo da Ordem como seu coração, o Centro Histórico de Curitiba é a região onde a cidade nasceu e visitá-lo é uma ótima dica de o que fazer em Curitiba em um final de semana. O charmoso emaranhado de casarões coloniais coloridos, igrejas e pequenas praças contam histórias da cidade a cada esquina.
Durante a semana, você pode explorar marcos como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e as misteriosas Ruínas de São Francisco. Já à noite ele se transforma no principal polo boêmio de Curitiba.

10. Feira do Largo da Ordem
Aos domingos pela manhã, a região do Centro Histórico fica super badalada graças a tradicional Feira do Largo da Ordem. As ruas são tomadas por barracas de artesanato, antiguidades, arte e comidas típicas, em meio a apresentações de músicos de rua que criam uma atmosfera vibrante.
A feira acontece das 09 às 14hs. Fica no Largo da Ordem, entre as ruas São Francisco e Trajano Reis. Há ainda quatro praças de alimentação. Você vai encontrar de tudo um pouco: bolachas, mel e derivados, sanduíches, caldo de cana, comidas salgadas e pastel.
Roteiro Curitiba: principais passeios nos arredores da cidade
Embora a capital paranaense tenha atrações de sobra, vale a pena explorar alguns dos tesouros que se escondem em seus arredores. A privilegiada localização de Curitiba serve como ponto de partida para passeios espetaculares, ideais para um bate e volta.
11. Vinícolas em São José dos Pinhais
Localizada na região de São José dos Pinhais, o Caminho do Vinho é uma rota de turismo rural a poucos km de distância de Curitiba. Além de belas paisagens, nesse passeio você também poderá ver de perto o processo de fabricação de vinhos nas vinícolas da rota, bem como outros estabelecimentos de produtos artesanais, como queijarias, charcutarias e produtos coloniais.
O lugar é ótimo para passear final de semana e feriados, já que a maioria das vinícolas só abre aos sábados e domingos. E o mais legal é a possibilidade de imersão na cultura Italiana.
Sem dúvida, este é um dos passeios mais encantadores e procurados por quem visita Curitiba. Para não ficar de fora e garantir seu lugar nessa experiência, recomendamos essa excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais.
12. Trem até Morretes
E que tal embarcar em um verdadeiro momento nostalgia no passeio de trem mais famoso do Brasil? O passeio de trem a Morretes e Antonina saindo de Curitiba é incrível e indicado para todas as idades.
A jornada de Curitiba até Morretes é tão bonita que ela entrou entre as 60 melhores viagens ferroviárias em 2025. A descida leva de 4 a 5 horas e prepare-se para perder o fôlego com as belezas naturais da Serra do Mar pelo caminho. Depois do passeio, nada melhor do que experimentar um prato tradicional da região, o barreado, em um restaurante de Morretes.
#DicaDaGaia: Esse é o passeio mais famoso do Paraná. Então, melhor garantir seu lugar com antecedência clicando aqui.

13. Serra do Capivari
Situado no município de Campina Grande do Sul, a Serra do Capivari é um lugar que vai atrair os aventureiros aos arredores de Curitiba. A trilha do Capivari Mirim, com seus 1.552m de altura te leva a um dos três cumes da serra.
A caminhada possui 6km de extensão e é considerada intermediária. Lá do alto é possível admirar uma vista privilegiada da represa do Capivari e das montanhas nos arredores. E você pode aproveitar e reservar seu passeio com guia aqui para evitar perrengues.
14. Ilha do Mel
Por fim, a Ilha do Mel é o destino favorito dos paranaenses no verão e é fácil entender o porque. Com praias preservadas e acesso restrito a veículos ela é aquele tipo de local onde até o tempo parece ir mais devagar.
Estivemos por lá recentemente e podemos dizer que a ilha é tudo o que falam e muito mais! Existem duas pequenas vilas por lá: a vila de Nova Brasília e a vila de Encantadas. O bom é que encontramos pousadas e restaurantes em ambas. Assim, vale a pena reservar 2 dias para explorar as belezas desse paraíso.
E por falar em belezas. Aqui vão alguns lugares que você irá conhecerpor lá: a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e muitas praias de cair o queixo de tão bonitas.
Passar um final de semana aqui é tudo de bom. Contudo, se você não dispõe desse tempo, essa excursão à Ilha do Mel vai matar sua vontade de conhecer a ilha.

Roteiro Curitiba: dúvidas frequentes de quem pesquisa por Curitiba
Montar uma viagem para Curitiba pode até parecer fácil, mas é comum surgirem dúvidas. Por isso, reunimos algumas perguntas que, normalmente, os viajantes fazem para responder a seguir.
Melhores restaurantes em Curitiba
Sem dúvida, Curitiba oferece um cenário culinário vibrante e diversificado, seja no incrível bairro Batel, ou no tradicionalíssimo bairro de Santa Felicidade. Não é à toa que 7 dos melhores restaurantes do país estão lá. Para te guiar nesse universo de sabores, preparamos uma seleção cuidadosa com os estabelecimentos que você não pode deixar de visitar na capital paranaense.
- Ile de France Curitiba – Restaurante francês super renomado na cidade; cardápio divino e atendimento impecável.
- Cantina do Délio – Um restaurante italiano tradicionalíssimo que serves massas frescas muito gostosas.
- Hwa Kuo – Para quem gosta de culinária asiática não há melhor. Pratos preparados da forma tradicional e um ambiente agradável.
- Restaurante Ibérico – Faça uma viagem gastronômica a Portugal e Espanha sem sai de Curitiba. O menu sem cardápio fixo é o ponto alto da casa.
- Família Madalosso – Tradição em Curitiba tem nome e sobrenome: Família Madalosso. Massas simples e bem preparadas, frango crocante, polenta, risotos, saladas e um rodízio insuperável.
Melhores cafés em Curitiba
Você sabia que Curitiba é a capital nacional dos cafés especiais? E vamos te falar que não faltam cantinhos super aconchegantes para degustar a bebida pela cidade. Confira nossas escolhas de cafeterias na capital paranaense para saborear um delicioso café e papear com os amigos.
- Café Senac – Próximo a Rua das Flores, o Café Senac é um recanto perfeito para uma pausa no meio da tarde. No cardápio há opções para todos os gostos.
- Lucca Cafés Especiais – Destino perfeito para quem entende e ama um bom café. Ambiente agradável e descontraído.
- Negrita Bar Café – Espaço mega aconhegante e convidativo para um bom papo enquanto saboreia a carta de cafés da casa.
- Mornings – Primeiro lugar em Curitiba que você pode tomar café da manhã o dia todo. Ingredientes frescos, sazonais de produtores locais e veganos.
- Café Municipal Bistrô – Depois de passear pelo Mercado Municipal de Curitiba, vale a passada aqui para saborear os excelentes cafés da casa.
O que fazer em Curitiba de graça
Dá para aproveitar a capital paranaense com o orçamento mais curto? Com certeza! Veja abaixo o que incluir em seu roteiro Curitiba econômico:
- Visite o Centro Histórico de Curitiba.
- Explore o Museu Oscar Niemeyer às quartas.
- Passeie nos diversos parques da cidade.
- Visite o Jardim Botânico de Curitiba.
- Dê uma passada no Mercado Municipal de Curitiba.
O que fazer em Curitiba à noite
Curitiba é bem animada quando o sol se põe. Assim, essas são nossas sugestões de o que fazer em Curitiba à noite:
- Aproveite o happy hour no Ca’dore Comida Descomplicada.
- Dê uma passada pela Rua da Música.
- Assista a um espetáculo no Teatro Guaíra.
- Jante com uma vista de tirar o fôlego no Terraza 40.
- Visite a Feirinha do Largo da Ordem quartas à noite.
O que fazer em Curitiba com crianças
Seguimos com opções de o que fazer em Curitiba com crianças:
- Visite o Jardim Botânico de Curitiba.
- Divirta-se no Parque Barigui.
- Faça o passeio de trem entre Curitiba e Morretes.
- Explore o Museu Oscar Niemeyer.
- Visite o Mercado Municipal.
O que fazer em Curitiba com chuva
Por fim, não é porque seu dia começou chuvoso que você vai deixar de aproveitar a capital paranaense. Aqui vai nossa lista de o que fazer em Curitiba com chuva:
- Explore o Museu Oscar Niemeyer.
- Conheça os cafés de Curitiba.
- Visite a ópera de Arame.
- Passeie no Mercado Municipal.
- Almoce ou jante em um restaurante em Santa Felicidade.
Pronto para montar seu roteiro Curitiba?
E aí, animado para conhecer a charmosa capital paranaense? Temos certeza de que com nossas dicas você vai montar o roteiro Curitiba com a sua cara. Ah! E qualquer coisa você pode deixar sua dúvida aqui embaixo nos comentários que iremos te ajudar.
Você também vai gostar de ler:
Onde ficar em Curitiba: Centro, Batel ou Mercês?
Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco



























