Com certeza, você já pensou em viajar para a Europa. Países como França, Itália e Portugal, por exemplo, são os primeiros nomes a pipocarem em nossa cabeça. Mas, você já pensou em fazer um roteiro pelo leste europeu? Conhecer a rica história de lugares como Polônia, Hungria e República Checa?

Bem, nós vivemos essa aventura e agora preparamos esse post com dicas imperdíveis para quem quer montar um super roteiro, passando por vários países e cidades diferentes! Portanto, se você está começando a planejar sua viagem, descubra como organizar a sua viagem, com sugestões de cronogramas para 10, 15 ou até mesmo 30 dias!

Para quem quer viajar para a Europa sem gastar muito, cidades como Praga e Budapeste, por exemplo, apresentam ótimo custo x benefício. Assim sendo, fazendo uma eurotrip pelo leste europeu você vai encontrar uma cultura muito diferente da nossa, além de locais históricos, lindas paisagens e uma gastronomia diferenciada.

onde ficar em Budapeste bem localizado
Budapeste é lindíssima! – Foto: @nandahudson

Roteiro Leste Europeu: por que conhecer esta região da Europa?

Montar um roteiro pelo Leste Europeu não é tarefa fácil… Afinal são muitos países, com cidades riquíssimas em cultura e história e fica difícil escolher quais visitar, sobretudo para quem não tem tanto tempo disponível.

E qual o melhor país do Leste Europeu? Antes de mais nada, vale saber quais são alguns dos principais países (e as cidades mais famosas deles) que compõem esta região:

  • Alemanha (Berlim e Dresden),
  • Áustria (Viena e Salzburg),
  • República Tcheca (Praga),
  • Croácia (Zagreb e Dubrovnik),
  • Eslovênia (Liubliana),
  • Eslováquia (Bratislava),
  • Estônia (Tallin),
  • Hungria (Budapeste),
  • Polônia (Varsóvia e Cracóvia)

Embora algumas cidades/países tenham sido fortemente impactados pelos cenários da primeira e segunda guerra mundiais, se reinventaram ao longo dos anos e conservam a memória da guerra para fins educativos e culturais, sendo hoje importantes referências históricas.

Então, fazer um roteiro pelo Leste Europeu é fazer um mergulho na arquitetura, cultura, gastronomia, religião, costumes e história destes países, que nos proporcionam não só novas perspectivas mas, acima de tudo, belíssimas paisagens!

roteiro leste europeu 15 dias
Dubrovnik possui belas praias e é perfeita para um roteiro leste europeu no verão!

Dicas para você montar seu roteiro pelo Leste Europeu

Antes de mais nada, para montar um bom roteiro pelo Leste Europeu tenha ele 10, 15 ou 20 dias é importante que você pesquise um pouco sobre cada uma das regiões que deseja visitar, como se locomover e também o período em que pretende viajar, que impacta diretamente nos preços.

Além disso, sugerimos que você comece se fazendo essas perguntinhas básicas:

  • De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para conhecer a região?
  • Quais países você deseja conhecer?
  • Em qual época do ano será a sua viagem?
  • Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
  • Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial?
  • Prefere conhecer as cidades maiores ou as pequenas vilas?

Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor as cidades para incluir no seu roteiro leste europeu e temos certeza de que vai aproveitar melhor. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

Por fim, se você está se perguntando com qual propriedade estamos sugerindo um roteiro pelo leste europeu completo, vamos relembrar que acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa de algumas semanas nessa região surpreendente e que essa não foi a nossa primeira vez se aventurando por aqui.

roteiro leste europeu no verão
Budapeste é repleta de termas e spas. Foto: @nandahudson

Durante toda a nossa estadia, tivemos alguns erros e muitos acertos. E vamos compartilhar tudo aqui para que você viva momentos mágicos sem perrengues! Agora, confira abaixo algumas dicas importantes que separamos para você:

Qual a melhor época para conhecer o Leste Europeu?

Em geral, a alta temporada na Europa ocorre entre maio e setembro, sendo junho, julho e agosto os meses mais disputados (e caros!). Então, para quem quer curtir um clima mais ameno sem gastar tanto dinheiro, os melhores meses para visitar o Leste Europeu são entre março e maio, ou entre setembro e novembro.

Vale lembrar, no entanto, que em alguns países nesta parte do mundo estão com temperaturas mais frias… Por isso, se você não é tão fã do frio e procura um clima mais ameno, é bom pensar em destinos como por exemplo os países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Se você não se incomoda em organizar um roteiro leste europeu no inverno, prepare-se para encontrar atrações e hotéis com preço super atraente. Porém, as temperaturas podem ser negativas! Esteja preparado!

roteiro leste europeu no inverno
Nós fizemos um roteiro leste europeu no inverno e pegamos bastante frio em Praga. Foto: @nandahudson

Quanto tempo ficar no Leste Europeu?

Podemos dizer que 1 mês é um tempo ideal para conhecer bem a região, no entanto, existem pessoas que conseguem otimizar um roteiro leste europeu de 10 dias, por exemplo.

Como se locomover no Leste Europeu?

Uma grande vantagem dessa região é que é SUPER viável fazer um roteiro leste europeu de trem por todos os trechos. E nada mais prático do que não ter que se preocupar em pegar voos, certo? Achamos que a melhor forma de viajar pela Europa é assim, de trem <3

Optamos por não comprar o passe (Eurail) e nem reservar com antecedência, pois achamos ser mais em conta e mais fácil fazer as reservas na própria estação de trem. Quando chegamos em Praga, procuramos o balcão de vendas e compramos as passagens para Budapeste, que seria dali a três dias.

Abaixo, alguns trechos que fizemos de trem pelo Leste Europeu com a duração da viagem e os valores que pagamos!

  • Berlim > Dresden | 1h50 | 46 euros
  • Dresden > Praga | 2h20 | 48 euros
  • Praga > Budapeste | 6h30 | 118 euros
roteiro leste europeu 15 dias
Viajar de trem pela Europa é uma delícia!

O trecho mais longo foi o último, de Praga para Budapeste. Ficamos na dúvida se não seria melhor ir de avião (para não perder tanto tempo) mas ao comparar vimos que saía mais em conta o valor da passagem e não perderíamos tantas horas assim: teríamos que estar 1h antes do voo no aeroporto, é sempre mais distante do centro da cidade (ou seja, gastaríamos dinheiro com locomoção) e ainda tem o tempo de retirar as malas e sair do aeroporto no destino final.

Pegamos o trem bem cedinho, dormimos uma boa parte da viagem e no início da tarde já estávamos chegando em Budapeste. Caso queira dar uma olhada no site da Eurail, há também diversos tipos de passes e preços: desde 4 dias em um mês até 15 dias em 2 meses, com preços a partir de 183 Euros.


Roteiro Leste Europeu: principais cidades para incluir em sua viagem

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas cidades para um roteiro leste europeu que são lindas e que deixaram saudade e já faz a gente querer programar uma nova viagem assim que chega em casa!

Berlim

Não existe “o melhor roteiro para o leste europeu”. Mas, as viagens mais legais têm Berlim como um ponto de parada. Podemos dizer isso por experiência própria!

Berlim é uma cidade incrível, cosmopolita, repleta de cultura e história e, diga-se de passagem, apaixonante. Apesar de períodos mais sombrios em sua história, a cidade atualmente respira cultura e vanguarda, com opções de diversão para todo tipo de visitante.

A cidade é palco para artistas de ruas, feirinhas, museus, festivais, galerias de arte, belos parques, restaurantes e cafés descolados por todos os cantos, atraindo turistas do mundo inteiro.

roteiro pelo leste europeu berlim
Berlim possui lindos parques até mesmo no inverno. Foto: @nandahudson

Dentre suas atrações mais famosas estão o Portão de Brandemburgo, o Parlamento Alemão, a Torre de TV de Berlim, o Muro de Berlim, entre tantas outras coisas legais para curtir pela cidade.

Onde ficar em Berlim

onde ficar em berlim
Steingenberger Hotel. Foto: Divulgação Booking

Dresden

Dresden fica a quase 200 km de Berlim (cerca de 2h15 de distância) e é famosa pelo painel de porcelana Furztenzug (falaremos com mais detalhes sobre ele abaixo), além de sua arquitetura barroca.

Embora pequena e usualmente usada apenas como um passeio bate e volta (também fica perto de Praga, a 148 km) há muito o que ver e fazer por lá, como por exemplo a Ópera de Dresden, o Palácio Real, o Palácio Zwinger, o terraço Bruhsche, o jardim de Grosser, entre outras atrações.

Inclusive, é possível fazer passeios gratuitos por Dresden, com guias locais super experientes! Nada melhor do que conhecer a região com alguém que vive ali e sabe a história local, certo? Você pode reservar o seu lugar aqui.

cidades roteiro leste europeu
O charme de Dresden com suas construções históricas.

A parte moderna da cidade, conhecida como Neustadt (ou Cidade Nova) é cheia de bares e restaurantes, com preços mais em conta do que a parte antiga e ponto de encontro de quem quer se divertir à noite. Se você estiver animado (e com tempo) ainda pode fazer um passeio aos arredores, no Parque Nacional da Suíça Saxônica e Boêmia.

Onde ficar em Dresden

onde ficar em dresden
O prédio do hotel Super 8 é histórico! Foto: Divulgação Booking

Praga

Uma das mais lindas cidades do Leste Europeu, Praga é Patrimônio Histórico da Unesco e é outra cidade que não pode faltar no seu roteiro pelo Leste Europeu, tenha ele 10 ou 15 dias (ou até menos!).

Praga é linda em qualquer horário ou época do ano: no verão as margens do Rio Elba proporcionam um visual incrível e lindas cores no por do sol. No inverno, a Ponte Carlos emoldurada por suas esculturas, as catedrais em estilo gótico e as ruas em pedra proporcionam um visual misterioso encantador.

Uma vez em Praga não deixe de visitar o famoso Castelo de Praga, o relógio astronômico na Cidade Velha, a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge ou simplesmente se perder pelas ruas encantadoras da cidade.

roteiro leste europeu praga
Praga também é uma cidade belíssima! Foto: @nandahudson

Se você estiver planejando um roteiro pelo leste europeu no verão, não deixe de aproveitar também um passeio de barco em Praga.

Onde ficar em Praga

parques em praga
Bohemian Switzerland National Park em Praga. Foto: @nandahudson

Budapeste

Budapeste, na Hungria, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e outra dica imperdível para você incluir na sua Eurotrip pelo Leste Europeu. A cidade abriga diversos estilos arquitetônicos como Neoclássico, ArtNoveau e o Barroco, que se traduz em belos monumentos, catedrais, praças, museus e castelos.

Dentre as atrações turísticas mais famosas estão a Basílica de St Stephen, o famoso Balneário de Széchenyi, o Parlamento de Budapeste, a Ópera, o Castelo de Buda e muitos outros! Já deu pra perceber como não faltam pontos turísticos em Budapeste, né? Ah, se puder, não deixe de fazer o passeio de barco pelo Danúbio: além de ver a cidade por outra perspectiva, você conhece as cinco pontes mais famosas da cidade.

melhor roteiro para o leste europeu
Budapeste foi a nossa primeira cidade no roteiro leste europeu. Foto: @nandahudson

Onde ficar em Budapeste

Se você quiser dicas mais completas, aproveite nosso artigo sobre onde ficar em Budapeste.

Budapeste melhores regiões
Existem regiões excelentes em Budapeste e cada uma com seu charme e características – Foto: @nandahudson

Dubrovnik

Dubrovnik, na Croácia, impressiona por suas muralhas medievais, emolduradas pelos tons de azul do Mar Adriático. Não à toa a cidade foi escolhida como cenário para a série Game of Thrones (falaremos disso mais pra baixo, claro rs!).

Além de igrejas, ruelas e praças encantadoras, Dubrovnik proporciona passeios interessantes pelos seus arredores como as Ilhas Elafitas ou a medieval cidade de Ston que, inclusive, possui excelentes vinícolas que podem ser visitadas. Dizem que a degustação de vinhos lá é excelente. Nós não participamos, mas se você puder, aproveite! Saiba mais sobre a degustação de vinhos em Ston.

Se estiver com o orçamento enxuto para o seu roteiro pelo leste europeu, não deixe de aproveitar a chance de fazer um tour gratuito por Dubrovik com um guia local que entende tudo sobre a região!

países leste europeu
A cor da água do mar em Dubrovnik é surreal!

Onde ficar em Dubrovnik


Viena

Viena, na Áustria, é uma cidade de proporções monumentais e é impossível não se impressionar com sua grandiosidade: é preciso tempo (e disposição!) para percorrer todos os pontos turísticos espalhados pela cidade.

A cidade é divida em distritos (23 ao todo) e dentre as atrações turísticas mais famosas estão o Palácio Schönbrunn, o Museu da Casa da Música, o Palácio de Hofburg, o Museu Belvedere, entre muuuitas outras. Já avisamos que é bom reservar pelo menos 3 dias no seu roteiro pelo leste europeu, se quiser cobrir a maior parte dos pontos turísticos em Viena.

Nos arredores, dá para fazer um bate e volta para cidades próximas. As nossas melhores sugestões são:

Passeios O que inclui Duração Valor Link
Passeio para Hallstatt Transfer ida e volta, guia em inglês 13h R$798,40 Ver detalhes
Passeio para Salzburgo Transfer ida e volta, guia em inglês e espanhol 13h R$798,40 Ver detalhes
Passeio para Bratislava Transfer ida e volta, guia em inglês, passeio de barco 8h – 11h R$526,30 Ver detalhes

Onde ficar em Viena

leste europeu roteiro
Viena, na Áustria, fica encantadora em um belo dia de sol.

Cracóvia

Cracóvia, na Polônia, é outra cidade que é considerada Patrimônio Histórico da Unesco e que vale a pena incluir no seu roteiro pelo Leste Europeu.

Algumas das atrações turísticas mais famosas da cidade são o centro histórico e o bairro judeu. Não podemos deixar de mencionar também que o campo de concentração de Auschwitz – Birkenau é outra atração turística muito procurada para um mergulho na história da Segunda Guerra Mundial, assim como a fábrica de Oskar Schindler.

Para quem gosta de programas ao ar livre, um passeio imperdível é conhecer o Parque Nacional dos Tratas. Mas em Cracóvia também é possível explorar a cidade em um free tour com guia local. Sempre aproveitamos esses passeios gratuitos para explorar a região de uma maneira geral e depois voltamos naqueles lugares que ficamos com gostinho de quero mais (se ficarmos, claro! rs).

roteiro leste europeu 20 dias
Cracóvia é uma das cidades mais importantes em um roteiro pelo leste europeu.

Onde ficar em Cracóvia


Roteiro pelo Leste Europeu: pontos turísticos imperdíveis

Se você pesquisar qual o melhor roteiro pelo Leste Europeu, certamente as atrações que listamos abaixo vão aparecer, uma vez que são pontos turísticos imperdíveis! Confira:

1. Portão de Brandemburgo – Berlim

Localizado próximo à Pariser Platz está o Portão de Brandemburgo, cartão postal da cidade de Berlim, construído entre 1789 e 1791. Esta imponente obra de 26 metros de altura foi um memorial à divisão da Alemanha e hoje é uma das atrações turísticas mais fotografadas e importantes da cidade, símbolo da reunificação e da paz.

Aliás, se tiver tempo, vale fazer também uma visita noturna: ele ganha uma iluminação especial e rende ótimas fotos!

pontos turísticos em Berlim
O icônico Portão de Brandenburgo – Foto: @nandahudson

2. Parlamento Alemão – Berlim

O Parlamento Alemão foi inaugurado em 1894 e juntamente com o Portão de Brandemburgo foi cenário de importantes fatos históricos da Alemanha, então mesmo que você não tenha um roteiro leste europeu 15 dias, você precisa incluir esse lugar no seu cronograma! Ele fica em Mitte, um grande e movimentado bairro central de Berlim, ao lado do Rio Spree.

Ah, e o local teve sua cúpula destruída por um incêndio e após uma restauração no final dos anos 90, recebeu uma nova cúpula, toda em vidro, sobre a sala do plenário – inclusive dá para visitar a cúpula, que tem uma vista panorâmica incrível de Berlim!

roteiro leste europeu 15 dias
O Parlamento Alemão

3. Torre de TV de Berlim

A Torre de TV de Berlim é a maior estrutura da Alemanha: são 368 metros de altura e pode ser admirada de diversos pontos da cidade. A torre atrai muitos visitantes que desejam curtir o visual do dia ou da noite e o acesso é feito por elevadores até os 230 metros de altura de onde se pode ver grandes distâncias da cidade. Um passeio bem legal para um final de tarde, por exemplo!


Abaixo da torre, na parte redonda, há um restaurante giratório que serve café da manhã, almoço e jantar (caso queira jantar, um entrecôte, por exemplo, custa 32 euros – o que nos deixou bem surpresa: carne na Europa é caro mesmo e por ser um lugar super turístico, o preço nem é tão exorbitante assim).

Nossa super dica para um roteiro leste europeu otimizado é: garanta seu ingresso para o atrativo sem filas. Sério, essa dica vale para todos os locais que você pretende visitar. Isso vai te poupar tempo e paciência, muitas vezes. No caso da Torre de TV de Berlim, você já pode ver detalhes para comprar aqui.

como montar um roteiro pelo leste europeu
Torre de TV de Berlim

4. Muro de Berlim

Durante 28 anos, o Muro de Berlim marcou a divisão da capital alemã em Oriental e Ocidental no período da Guerra Fria – retrato de um triste período da história alemã, com pessoas desesperadas tentando cruzar de um lado para outro. Quem não se lembra dessas aulas de história tão marcantes?

Construído em 1961 e demolido somente em 1989 (parte pelo governo alemão, parte pelos moradores) há vários trechos e fragmentos do muro espalhados em vários pontos da cidade (alguns bem distantes entre si). Na Rua Bernauer se encontra o trecho mais bem preservado e é lá que foi construído um Memorial do Muro contando sobre sua história, com fotos das vítimas, placas e painéis informativos.

Perto dali, o centro de documentação possui um terraço de onde é possível ver a chamada ‘Faixa da Morte’, por onde as pessoas tentavam escapar e onde ainda se encontra postes e uma das torres originais. Hoje alguns trechos do muro são revestidos com pinturas e grafites numa grande galeria de arte à céu aberto conhecida como East Side Gallery.

Com tamanha explosão de sentimentos e relevância histórica, consideramos que o melhor jeito de conhecer o Muro de Berlim é através de um tour com guia. Nós encontramos essa opção gratuita que é super interessante e é o melhor jeito de se aproveitar a visita aos locais onde se encontram vestígios desse período tão cruel. Saiba mais aqui.

roteiro leste europeu 20 dias
Atualmente trechos do muro foram transformados em galeria de arte, com grafites e pinturas

5. Furztenzug – Dresden

O Furztenzug fica na cidade de Dresden e é uma obra de arte com 102 metros de comprimento, com pinturas em azulejo de porcelana Meissen que retratam desde artesãos e fazendeiros à reis, príncipes e duques governantes da Saxônia.

Esse super mural foi pintado entre 1871 e 1876 para comemorar os 800 anos da dinastia Wettin. É uma ótimo passeio para quem procura um passeio gratuito numa eurotrip pelo leste europeu! Vale passar para tirar fotos durante o dia (à noite a luz não fica tão legal para fotos) e depois tomar um café nas cafeterias próximas.

roteiro pelo leste europeu
O grande muro conhecido como Furztenzug

6. Feiras de Natal – Dresden

É em Dresden que você vai encontrar os mercadinhos de Natal mais famosos da Alemanha! Se você estiver viajando nesta época, vai se encantar com os produtos típicos da cidade, como o Stollen (ou Christollen), um tipo de pão com frutas cristalizadas que lembra nosso panetone, o Lebkuchen que é um pãozinho de mel com gengibre e deliciosos biscoitos natalinos nos mais diferentes formatos.

Estes mercadinhos existem há mais de 600 anos (o primeiro deles surgiu em 1434, acredita?!) e recebem turistas não só da Alemanha, mas também de diversas outras partes da Europa.

qual o melhor roteiro pelo leste europeu
Feirinha de Natal em Dresden

7. Castelo de Praga

O Castelo de Praga, é um passeio que dá para curtir ao longo de um dia inteiro! Com mais de 70 mil metros quadrados este prédio monumental, em estilo gótico, fica no alto de Malá Strana e possui, além do palácio, belos jardins, a Catedral de São Vito, restaurantes, cafés e ruas com casinhas coloridas ao redor.

Sem dúvida, uma das melhores atrações em Praga, portanto, se você estiver fazendo um roteiro pelo Leste Europeu de 20 dias, por exemplo, vale tirar o dia para curtir esta atração com calma. O lugar merece!

Dá para comprar ingressos separados por atrações, de acordo com o que você quiser visitar, ou fechar o pacote completo, com acesso a tudo. E se quiser comprar tour guiado pelo Castelo também é possível. O guia vai trazer um conhecimento enriquecedor, por exemplo, você sabia que esse castelo está no Guinness Book (aquele livro de recordes super famoso!) por ter sido o castelo mais habitado da história? Curioso, né?

melhor roteiro pelo leste europeu 20 dias
O belíssimo castelo de Praga merece um dia inteirinho só pra ele no seu roteiro.

8. Cidade Velha de Praga

O melhor roteiro pelo Leste Europeu não pode deixar Praga, na República Tcheca, de fora. E aqui até passeios considerados simples são encantadores. Então, caminhar pela Cidade Velha observando as ruas, monumentos e catedrais é um programa delicioso e imperdível.

A famosíssima Ponte Carlos com suas esculturas (que à noite ficam lindas e sombrias), a Torre da Prefeitura, o Relógio Astronômico, o belo rio Vltava e o bairro judeu são apenas alguns lugares que você vai querer acrescentar na sua lista de o que fazer em Praga. Inclusive, é possível fazer passeios de barco pelo rio para fechar o dia com chave de ouro.

Os passeios de barco partem do rio Moldava e são experiências bem completas, tendo início com um tour completo por Praga a pé e finalizando com a experiência a bordo. E o melhor de tudo: comidinhas e bebidas estão inclusos! Não deixe de aproveitar e saber mais aqui.

como montar um roteiro pelo leste europeu
Praga: uma das joias da Europa!

9. Basílica de St. Stephen – Budapeste

Um dos pontos turísticos de Budapeste mais famosos é a Basílica de St Stephen, em estilo neo gótico e linda tanto por fora, quanto por dentro! No interior, o teto é todo trabalhado em ouro e o altar em mármore, além de possuir belas imagens e oratórios, sendo o relicário mais famoso a mão mumificada de São Estevão.

Para entrar é pedida uma doação no valor aproximadamente EUR 3 e mediante uma pequena taxa (algo em torno de EUR 7). É possível subir na torre, de onde se pode ter uma linda vista panorâmica da cidade. No seu entorno, você ainda vai encontrar uma praça rodeada por bares, cafés e restaurantes ótimos para uma pausa antes de seguir pela cidade!

#DicaDaNanda: se quiser aproveitar melhor o seu tempo e conhecer mais pontos turísticos em seu roteiro pelo leste europeu, a minha melhor sugestão é garantir um tour guiado por Budapeste. Apesar do passeio ser mais corriqueiro (ele dura 3h apenas), ele é perfeito para quem tem poucos dias disponíveis e deseja conhecer o máximo de atrativos possível.

Se esse é o seu caso, aproveite e garanta o seu lugar.

o que fazer no leste europeu
A Basílica de St. Stephen é um dos principais pontos turísticos e não é pra menos: sua arquitetura é belíssima.

10. Balneário de Széchenyi – Budapeste

O Balneário de Széchenyi, em Budapeste, foi uma das atividades favoritas do nosso roteiro pelo leste europeu 15 dias! Isso porque a experiência é super diferente e você já vai entender melhor. O Balneário é, na verdade, um imenso spa com cerca de 18 piscinas entre internas e externas, com temperaturas super agradáveis – entre 26ºC e 38ºC.

E não para por aí: no lugar é possível aproveitar de banho turco, salas de massagem, jacuzzi, tratamentos de beleza e muito mais!

Não sei se você lembra, mas nós fizemos nosso roteiro leste europeu no inverno e as temperaturas estavam perto de zero, mas nós entramos nas piscinas e uau! Que sensação gostosa! Esse é um programa super delícia para relaxar, mas sugerimos que você aproveite para ir em dias de semana, já que sábado e domingo as piscinas ficam bem mais movimentadas.

Atenção: é válido levar toalhas e chinelos, já que no Balneário eles apenas vendem esses produtos, ou seja, é um dinheiro gasto desnecessário, né?

Já organize a sua viagem e compre o seu ingresso. O bom que comprar online antecipado é que junto do ingresso estará o ticket do guarda-volumes! Aproveite.

qual o melhor roteiro pelo leste europeu 20 dias
Balneário Széchenyi em Budapeste, Hungria.

11. Palácio Schönbrunn – Viena

O Palácio Schönbrunn é outro destaque num roteiro pelo Leste Europeu. Situado em Viena, é um ótimo programa para os apaixonados por história. Na visita guiada, você pode conhecer detalhes da história do império austríaco e percorrer o interior deste majestoso palácio. Se quiser garantir, reserve sua visita guiada aqui.

No exterior lindos jardins, fontes e a Gloriette: uma belo pavilhão aberto na parte alta do jardim, de onde se pode apreciar a vista da cidade. Sinceramente, uma dos lugares mais lindos para explorar no leste europeu!


o que fazer em viena
A magnitude do Palácio Schönbrunn, em Viena.

Roteiro Leste Europeu: experiências incríveis para o seu roteiro

E como não podem faltar experiências diferentes e inusitadas num bom roteiro de viagem, separamos mais algumas dicas para você curtir sua viagem intensamente. Se você gosta de fugir do óbvio, assim como nós, vai aproveitar bastante essas sugestões:

12. Tour pelas cervejarias de Berlim

Para quem curte cerveja, nada como fazer um tour pelas cervejarias de Berlim! Sendo a Alemanha uma das principais (e melhores) produtoras de cerveja do mundo, certamente esse é um programa que não pode faltar no seu roteiro.

Aliás, foi assim que demos o ponta pé inicial da nossa aventura. Logo no primeiro dia, nós aproveitamos o tour e foi muito divertido! Garanta sua vaga.

roteiro leste europeu para casal
O tour pelas cervejarias é uma opção de passeio super divertido!

13. Conhecer os cenários de Game of Thrones

Quem acompanhou a série Game of Thrones se encantou com os cenários incríveis ao longo da série. As filmagens foram em vários lugares do mundo, como Marrocos, Irlanda do Norte, Islândia, Croácia e Espanha, atiçando nosso imaginário.

Por isso, poder conhecer locais como Kings Landing, a baía de Blackwater ou a Walk of Shame na bela Dubrovnik, Croácia, é sem dúvida uma experiência inesquecível… E é exatamente isso que você vai poder vivenciar neste tour pelos cenários de Game of Thrones! Essa é uma experiência para os fãs da série (assim como nós, fãs de Gossip Girl, adoramos o tour pelos cenários em Nova York!).

Você não vai poder pegar carona num dos dragões da Daenerys, mas vai se encantar com os tons de azul do Mar Adriático e os belos jardins desta cidade medieval. Saiba mais aqui.

o que fazer em dubrovnik
A cidade medieval de Dubrovnik!

14. Visitar a fábrica de Oskar Schindler

Para quem, assim como nós, se emocionou com o filme “A Lista de Schindler”, esta visita à fábrica de Oskar Schindler na Cracóvia, Polônia, é outro programa que não pode faltar num roteiro pelo Leste Europeu.

O museu conta com um acervo com muitas fotos, armamentos, documentos, roupas e vídeos sobre a Segunda Guerra Mundial e o nazismo. Embora seja um museu relativamente pequeno, é bom comprar os ingressos com antecedência porque a visita costuma ser bem disputada. Compre aqui.

15. Relaxar no Balneário de Chocholów

O Balneário de Chocholów, em Podhale, nos arredores de Cracóvia, é outra ótima opção de o que fazer no leste europeu para quem não abre mão de relaxar numa hidromassagem quentinha. São 8 banheiras com águas termais ricas em nutrientes como enxofre, magnésio e cálcio e temperaturas de 36ºC.

Infelizmente nós não conseguimos ir nesse balneário, mas o que fomos (o Balneário Széchenyi em Budapeste) nos fez ficar com vontade de conhecer todos os outros! Uma pena que não tivemos tempo suficiente na nossa programação. O leste europeu é a região dos spas e certamente um deles vai performar bem na sua lista de passeios!

Agora voltando ao Balneário de Chocholów, saiba que além das águas termais, outras atividades também podem ser apreciadas lá. Vôlei aquático e escorregadores tipo tobogã são algumas delas.


Roteiro Leste Europeu: sugestões para 10, 15 ou 20 dias de viagem

Sugestões para um roteiro pelo Leste Europeu de 20 dias? Temos! Para 10 ou 15? Temos também! Seja qual for sua disponibilidade de tempo, há muito o que ver e fazer e otimizando o tempo, dá para aproveitar bastante! Veja só como organizamos, mas fique a vontade para fazer as alterações que julgar cabíveis:

roteiro para o leste europeu
A famosa Charles Bridge em Praga.

Roteiro Leste Europeu 10 dias (Berlim + Dresden + Praga + Budapeste) – nosso roteiro

Com as passagens compradas, começamos a desenhar nosso roteiro Leste Europeu de 10 dias. Berlim e Budapeste já estavam definidos, mas queríamos incluir também Praga e Dresden – a segunda, dica dos sogros, que estiveram lá e adoraram. Separamos 3 dias para explorar cada cidade e apenas um para Dresden, que é uma cidade bem pequenininha e viável de conhecer em pouco tempo.

No final, o nosso roteiro leste europeu 10 dias ficou assim:

Dia 1 – Rio x Berlim
Dias 2 e 3 – Berlim
Dia 4 – Dresden
Dias 5,6 e 7 – Praga
Dias 8 e 9 – Budapeste
Dia 10 – Budapeste x Rio

Achamos que aproveitamos bem o tempo que tínhamos – ficamos o suficiente para conhecer um pouco de cada cidade e, mesmo assim, riscamos alguns países da nossa lista. Esperamos que vocês gostem das dicas e se inspirem para planejar a viagem de vocês! <3 Veja como foi o nosso itinerário:

 

Berlim | dia 1 – Cervejaria Brauhaus

Chegamos tarde em Berlim, por isso só tivemos a noite do primeiro dia. Optamos por ir à Cervejaria Brauhaus, que fica no centro da cidade e adoramos! Experimentamos diversas cervejas artesanais, comemos comidas típicas e então caiu a ficha de que muita coisa boa nos esperava nessa viagem – começando pela gastronomia!

roteiro leste europeu 15 dias
Cervejaria Brauhaus

Berlim | Dia 2 – Tiergarten, Portão de Brandenburgo, Alexander Platz

O Tiergarten Park é o “pulmão” de Berlim, com 210 hectares. Aproveitamos a manhã para caminhar pelo parque e observar lindos cisnes, árvores e lagos, apesar do frio congelante.

roteiro leste europeu 15 dias
Tiergarten Park

Na parte da tarde aproveitamos para fazer um free walking tour, passando por diversos pontos turísticos: Universidade Humboldt, Museu Histórico de Berlim, Catedral de Berlim, Parlamento Alemão, CheckPoint Charlie e Portão de Brandemburgo.

À noite fomos na Alexander Platz, a praça mais conhecida de Berlim. Ali estão muitas lojas, restaurantes e ambulantes vendendo o famoso pão com linguiça! Fomos em novembro, então a praça estava tomada pelas barraquinhas de Natal!

Berlim | Dia 3 – East Side Gallery, Topografia do Terror, Potsdamer Platz

No terceiro dia, fomos pela manhã até o East Side Gallery, a maior galeria a céu aberto do mundo! São 2km do Muro de Berlim que ainda estão de pé por ali, e serviram de “tela” para ótimos grafites. Também visitamos o Museu do Muro de Berlim, que fica ali perto, e adoramos entender melhor a história.

roteiro leste europeu 20 dias
East Side Gallery

Seguimos para a Topografia do Terror, um memorial onde era a antiga sede da polícia Nazista. Por último, fomos na Potsdamer Platz, outra praça super movimentada da cidade, cheia de prédios, lojas e opções de lazer, como restaurantes, cinema e casino. Em Berlim, nos hospedamos no Novotel Tiergarten e no The Circus Hostel.

Anota aí alguns ótimos restaurantes que conhecemos por lá: Burgermeister (hamburgueria), Schultheist (especializado em frangos – é muito bom!) e Standige Vertretung (comidas típicas).

Dresden | Dia 4

Dresden é uma cidade super pequenininha, que dá para ser explorada em um dia. Passeamos a pé e passamos pelos seus principais pontos turísticos. O lugar é realmente fofo e com um ar medieval. Adoramos o “Furztenzug“, um enorme muro de azulejos e também a Igreja de Nossa Senhora, que é maravilhosa por dentro.

Tem muitos outros prédios históricos, mas como tínhamos pouco tempo, não quisemos fazer visitação, ficamos apenas caminhando e observando as construções.

As feiras de natal estavam por toda parte e a cidade cheia por conta das férias. Não visitamos o outro lado de Dresden, que é mais moderno e cool. Se você tiver mais dias, vale a pena reservar mais um para conhecer mais da cidade!

roteiro leste europeu 10 dias
A pequena e simpática Dresden

Praga | Dia 5 – Relógio Astronômico e Charles Bridge

Chegamos em Praga bem cedinho e após deixar as malas no hotel, fomos logo para a Cidade Velha conhecer os principais e mais famosos pontos turísticos: o Relógio Astronômico e a Charles Bridge.

Vimos um pôr do sol maravilhoso na Charles Bridge e aproveitamos para passear bastante pelas ruelas na Cidade Velha, que é cheia de lojas e restaurantes.

roteiro leste europeu de trem
Final de tarde lindo em Praga

Veja também: 6 coisas que você não pode deixar de fazer em Praga, na República Tcheca


Praga | Dia 6 – Castelo de Praga, Muro de John Lennon, Absintherie

Pela manhã, fomos até o Castelo de Praga – que na verdade é um bairro inteiro, com palácios, igrejas e museus. Não compramos ingresso para fazer a visitação completa no Castelo, fomos apenas na famosa Catedral de São Vito e andamos nas áreas onde não era preciso apresentar ingresso. Mas, se você gosta de museus e história, há vários atrativos lá dentro que valem muito a pena conhecer.


Saímos no Castelo e paramos no John Lennon Wall – um muro cheio de pinturas em homenagem ao cantor.

Voltamos para a Cidade Velha para passear mais um pouco pelas ruelas e conhecemos a Absintherie – um barzinho bem típico da cidade, que vende muitos tipos de absintos! A decoração é muito legal e você não pode ir embora de Praga sem antes experimentar um drink. Em Praga, nos hospedamos no Czech Inn Hostel.

leste europeu roteiro trem
Cidade Velha em Praga

Praga | Dia 7 – Bohemian Switzerland National Park

Procurando passeios diferentes em Praga, nos deparamos com o Bohemian Switzerland National Park, um parque cheio de trilhas e visuais maravilhosos que fica entre a República Tcheca e a Alemanha.

Contamos toda a nossa experiência nesse post aqui – vale a pena anotar as dicas e fazer esse passeio! Foi inesquecível e trouxe um toque de natureza e aventura pra nossa viagem.

O passeio durou o dia inteiro do nosso roteiro leste europeu: saímos cedo do nosso hotel e voltamos só à noite. Lembre-se de inserir esse dia extra no seu planejamento.

leste europeu roteiro de trem
Mirante no Parque Nacional

Budapeste | Dia 8 – Basílica St. Stephen e Ruin Bars (Szimpla)

Chegamos na parte da tarde, deixamos as malas no hotel e saímos para explorar a região. O hotel ficava perto da Basília St. Stephen, então o primeiro ponto turístico de exploramos foi ali, em uma região bem central, cheia de lojinhas e, novamente, feirinhas de natal!

leste europeu roteiro 10 dias
A região possui muitos barzinhos interessantes!

À noite fomos até o Bairro Judeu, onde estão os famosos Ruin Bars – são bares construídos em locais abandonados. O mais conhecido é o Szimpla, um bar/boate/restaurante enorme, com muitos objetos diferentes espalhados pelas paredes e teto. Você não pode deixar de conhecer!


Leia também: Onde se hospedar em Budapeste: Pal’s Apartments


Budapeste | Dia 9 – Castelo de Budapeste, Praça dos Heróis, Parlamento Húngaro, Memorial do Rio Danúbio e Rudhas Bath

Depois de uma boa noite de sono, acordamos bem cedo para fazer um free walking tour para conhecer alguns pontos turísticos principais de Budapeste. Fomos no Castelo de Budapeste (que fica no lado de Buda!), passamos pela Praça dos Heróis, pelo Parlamento Húngaro e caminhamos até o Memorial do Rio Danúbio, chamado “Sapatos às Margens do Danúbio”.

Budapeste é famosa pelos seus spas com água quentinha, então à noite fomos até um deles, o Rudhas Bath. Contamos nossa experiência aqui.

budapeste pontos turísticos
Os Sapatos do Danúbio – Foto: @nandahudson

Budapeste | Dia 10 – Mercado Central, Széchnyi Spa, Bairro Judeu

O terceiro e último dia foi reservado para conhecer o Mercado Central, que é cheio de especiarias e artesanatos. À tarde, fomos no Széchnyi, o spa mais conhecido e mais antigo da cidade. É realmente incrível e ficamos algumas horas por lá relaxando e conhecendo cada área do spa.

Aproveitamos o final da tarde para conhecer melhor o Bairro Judeu, que realmente vale a visita. São muitas lojinhas, brechós, restaurantes e os famosos Ruin Bars pelas ruelas. Fomos embora pela manhã no dia seguinte, com boas recordações dessa viagem inesquecível.

Roteiro Leste Europeu 15 dias: Berlim + Praga + Budapeste + Viena + Cracóvia

Para um roteiro pelo Leste Europeu de 15 dias, você pode aproveitar nosso roteiro de 10 dias e acrescentar as seguintes cidades:

o que fazer em cracovia
Um pouquinho das ruas de Cracóvia.

Viena | Dias 11, 12 e 13

Uma vez em Viena, aproveite para conhecer o Castelo Schonbrünn, fazer um tour de ônibus hop on hop off para conhecer os principais pontos turísticos, visitar o Museu da Casa da Música ou ainda ir ao Palácio de Hofburg para ver de pertinho os aposentos da Imperatriz Sissi.

Para quem gosta de passeios ao ar livre, outras ótimas pedidas são os Bosques de Viena ou até mesmo um tour de caiaque. Se você é do time dos que preferem passeios mais lights e, de preferência com boa comida, pode gostar de fazer um tour gastronômico ou degustar cervejas artesanais.

Reserve seu último dia em Viena para fazer um passeio bate e volta para as cidades de Salzburgo (cidade super fofa onde nasceu Mozart) ou para Hallstat (um pequeno povoado às margens do lago e com uma vista linda e romântica para os Alpes). Ambas ficam a aproximadamente 3 horas de Viena e valem o passeio!

Aliás, aproveite esse vídeo super interessante para se deslumbrar desde já com a cidade de Hallstat:

Cracóvia | Dias 14 e 15

Termine o seu roteiro pelo leste europeu 15 dias em Cracóvia. Nós sempre sugerimos começar a explorar uma cidade ou região através de um tour gratuito com guia, especialmente se você tem pouco tempo no destino, como é o caso aqui. Mas se preferir, existem opções um pouco mais abrangentes que são pagos. Veja os tours guiados pagos aqui.

Após esse panorama geral, temos certeza que você vai querer conhecer os lugares mais famosos (e tristes) da história da cidade: o antigo campo de concentração de Auschwitz e à fábrica de Oskar Schindler. Seu coração vai apertar durante esse passeio vendo as construções, as roupas, as câmaras de gás e tudo o que resta desse período tão cruel.

No seu último dia, aposte um passeios mais lights para recuperar as energias. Que tal curtir um concerto com músicas de Chopin (famoso compositor polonês), seguido por um bom tour gastronômico? Agora, se você curte programas de natureza, um passeio imperdível é conhecer o Parque Nacional dos Tratas e fazer uma trilha até o belo lago Morksie Oko (sabe aqueles cenários de filme? Pois é…)

Auschwitz 
Auschwitz é um passeio triste, mas imperdível.

Roteiro Leste Europeu 20 dias: Berlim + Dresden + Budapeste + Praga + Viena + Cracóvia + Dubrovnik

Por fim, se você tem a disponibilidade (de tempo e de dinheiro, rs!) para curtir um roteiro pelo Leste Europeu de 20 dias, você pode acrescentar um dia a mais em algumas cidades dos roteiros acima como por exemplo Berlim, Dresden e Budapeste e acrescentar:

Dubrovnik | Dias 19 e 20

Como dissemos, Dubrovnik ficou muito famosa quando a cidade serviu como cenário para a série Game of Thrones e o tour pelos cenários é super disputado. Mas se você nem é fã assim, não se preocupe, há muito o que fazer em Dubrovnik!

Essa cidade croata é banhada pelo Mar Adriático, que possui tonalidades lindas de um azul intenso. Nossas melhores sugestões de passeios, então, são aqueles onde se pode aproveitar esse belo mar azul que nem parece real! Sendo assim, não deixe de aproveitar:

roteiro pelo leste da europa
Dubrovnik e suas praias com um azul turquesa inconfundível.

Dicas extras para planejar seu roteiro Leste Europeu

Agora que você já sabe quais lugares não podem ficar de fora do seu roteiro pelo Leste Europeu, vamos te dar algumas dicas extras que são super importantes ao planejar uma viagem:

Seguro viagem Europa

Não dá para viajar sem seguro viagem e na Europa ele é obrigatório! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias… Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça (e no bolso!), nessas horas é essencial ter o seu seguro viagem Europa garantido.

Por isso, sempre fazemos o nosso através dessa ferramenta de comparação online que, além de possuir várias seguradoras conveniadas, facilita a comparação entre as apólices colocando-as lado a lado. Após selecionar aquela que mais faz sentido pra nossa aventura, o restante do processo é feito de forma bem prática: você recebe a apólice por e-mail e ainda garante 15% de desconto usando o cupom AVENTURAS15 no site.

roteiro leste da europa vienna
Parque em Viena, pertinho do City Hall.

Chip internacional Europa

Hoje em dia é praticamente impossível viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet. Além de avisar a família que está tudo certo e poder compartilhar fotos no Instagram, estar com internet a todo momento facilita demaaaais a vida dos viajantes – seja para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número de uma reserva, checar ingressos, passeios e etc.

A internet virou até mesmo questão de segurança: viajantes solo conseguem compartilhar suas localizações em tempo real, mulheres conseguem evitar caminhos mais complicados, fora muitas outras situações que poderíamos descrever aqui! Mas como ter internet na Europa?

Felizmente, esse serviço está cada vez mais acessível e super prático. Nós, por exemplo, já saímos do Brasil com nosso chip internacional Europa em mãos e, quando o avião pousa, já estamos conectadas. Compramos nossos chips através do site America Chip, uma empresa super confiável que fornece pacotes com internet ilimitada por um excelente custo x benefício.


Ainda é possível aproveitar o cupom MALADEAVENTURAS e garantir o seu chip de internet Europa com desconto de 10% no site. Aí basta comprar e aguardar chegar no seu endereço antes da viagem. No dia que estiver no aeroporto, faça a troca do chip e pouse já conectado.

Se você ficou curioso sobre a facilidade para conseguir o chip internacional Europa, aproveite para saber mais lendo o nosso review se a America Chip é confiável.

roteiro leste da europa alemanha
Spots para você conhecer em Berlim, na Alemanha.

Dúvidas frequentes de quem planeja um roteiro leste europeu

Muitas dúvidas podem surgir ao montar um roteiro de viagem, por isso, a seguir, você vai ver as dúvidas mais frequentes que recebemos aqui no blog quando o assunto é roteiro leste europeu:

Como montar um roteiro pelo Leste Europeu?

Antes de mais nada, pesquise para identificar quais cidades e pontos turísticos deseja visitar, para programar a quantidade de dias em cada uma delas. Como a Europa não é um destino barato, você deve montar seu roteiro iniciando pelo país/cidade para onde conseguir uma boa promoção de passagem aérea.

Outra boa opção nestes casos é comprar uma passagem multi destinos (indo por um país e voltando por outro).

Qual a cidade mais bonita do Leste Europeu?

Nós gostamos de várias cidades que visitamos em nosso roteiro pelo Leste Europeu de 10 dias, afinal cada lugar tem uma característica própria que a torna especial. Claro que isso vai variar de viajante para viajante e há muitas outras cidades que gostaríamos de ter visitado, entretanto, podemos dizer que nós amamos Budapeste, na Hungria, e Praga, na República Tcheca.

qual o melhor roteiro pelo leste europeu
Salzburg é outra joia que você não deve deixar de visitar num roteiro do Leste Europeu de 15 dias, por exemplo.

O que vale a pena conhecer no Leste Europeu?

Os países mais visitados e procurados por quem programa um roteiro pelo Leste Europeu são Alemanha, Croácia, Áustria, Hungria e República Tcheca.

Como economizar no roteiro Leste Europeu?

Procure viajar em meses intermediários, fora da alta temporada, mas com clima ainda agradável. Desta forma, você tem chances de conseguir não só melhores preços de hotel e passagens, como também encontrar as atrações menos cheias.

Outra boa forma de economizar é organizar seu roteiro leste europeu e planejar a viagem com bastante antecedência. Utilize as plataformas do Booking e do Hoteis.com para pesquisar e comparar preços dos hotéis e airbnbs.


Pronto para montar seu roteiro Leste Europeu?

Por fim, depois de todas essas dicas, você já está pronto para montar o melhor roteiro para o Leste Europeu! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, ou você tenha uma sugestão ou comentário, é só deixar aqui embaixo. Vamos adorar ajudar =)

Boa viagem!


Descubra mais da Europa:

O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça

Lisboa no inverno: vale a pena? Como é o clima? O que fazer? 

Viagem para Paris: 20 dicas essenciais para quem visita a cidade pela primeira vez


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

5 respostas

    1. Eiii! Que delícia, adorei Berlim!

      Eu usei a minha Nikon D5000, GoPro e o iphone mesmo =)

      Aproeita muito a sua trip!

      Beijos!

  1. Oii! Adorei o roteiro, certeza que vai nos ajudar muito!
    Você recomendaria mais tempo em alguma das cidades? Qual?
    Vou estar trabalhando durante alguns dias da viagem, e pensei em estender a estadia em alguma delas hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *