Appenzell, na Suíça, pode até ser uma pequena cidade com ares de interior, mas quem a conhece, se apaixona e não quer mais ir embora. Para você que está programando uma viagem para lá, esse post irá te ajudar muito! Aqui nós daremos todas as dicas para você ter uma experiência incrível de viagem!

Para saber como chegar, onde ficar e várias outras coisas do destino. Aqui nós deixamos tudo bem detalhado para você estar pronto para fazer as malas e embarcar!

Se você ainda não conhece essa joia suíça, se prepare porque hoje vou te apresentar tudo e mais um pouco dessa encantadora cidade. Venha com a gente descobrir essas dicas imperdíveis de como chegar, onde ficar e o que fazer em Appenzell Switzerland!

banner mapa suíça


Por que visitar Appenzell, na Suíça?

Appenzell é definitivamente um destino imperdível na Suíça! Suas paisagens bucólicas aliadas a cultura alpina super preservada conferem ao destino um toque especial.

Sem dúvidas, o que mais me chamou a atenção em Appenzell, foram suas paisagens naturais. Para onde você olha é possível observar não só os Alpes, mas também os bosques e os lagos que possuem uma água de cor incrível!

E sabe o que é legal? Nessa região, as tradições suíças ainda são muito presentes na cultura local, então ao longo do ano ocorrem na cidade e em toda a região festivais de música e dança que valem a pena serem conhecidos.

Além disso, Appenzell é interior, então não será difícil de ver aquelas famosas vaquinhas suíças com um sino no pescoço e pessoas vestidas com as roupas tradicionais.

vacas suíças
Sabe aquelas vaquinhas suíças com o sino pendurado no pescoço? Você verá muitas delas pelos campos de Appenzell.

Mas Appenzell também possui um centro histórico muito charmoso, inclusive algumas ruas são exclusivas para pedestres. Você vai encontrar ótimos cafés e restaurantes para experimentar o melhor da culinária local e ótimas opções de hospedagem que eu vou te mostrar daqui a pouco.

E as construções tradicionais que mais parecem casinhas de bonecas? É realmente uma cidade muito lindinha!

Dica: uma vez na Suíça, não deixe de provar o delicioso chocolate suíço. Somado ao chocolate maravilhoso, Appenzell também é famosa pelos queijos, então não esqueça de experimentar estes também.

Ah! E sabe uma curiosidade muito legal sobre a cidade? Eles são tão apegados às tradições que até hoje ainda utilizam o chamado Landsgemeinde, que é quando os eleitores de Appenzell se reúnem na praça da cidade para votar as decisões importantes. E os votos são feitos apenas levantando a mão! Muito interessante, não é mesmo?

Diferentemente das cidades mais famosas do país, como Berna, Lucerna, Zurique e Interlaken, Appenzell não é um destino tão conhecido e é exatamente isso que transforma esse lugar em um destino único e tão legal (eu particularmente adoro conhecer lugares fora do circuito famoso de viagens).


Leia também: Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes


Onde fica Appenzell (Suíça)?

Appenzell fica localizada no nordeste do país. Ela fica praticamente na divisa com a Áustria, a Alemanha e Liechtenstein, em uma região chamada de Cantão de Appenzell.

Chegar em Appenzell (Suíça) é bem fácil e vamos compartilhar algumas formas de se chegar lá de forma rápida e segura.

interior da suíça
A estrada para Appenzell passa por campos verdejantes e paisagens campesinas.

Como chegar em Appenzell?

A cidade grande mais próxima de Appenzell é Zurique e você consegue perfeitamente fazer esse trajeto de transporte público, porque na Suíça a rede de transportes é excelente e muito eficiente!

A viagem de Zurique até Appenzell dura cerca de 2 horas e você terá que fazer uma parada em St. Gallen para trocar de transporte e pegar um ônibus.

Dica: Não esqueça de adquirir o Swiss Pass para conseguir usar toda a rede de transportes suíça de maneira rápida e eficiente (mais a frente eu vou te contar como ele funciona).

Além do sistema de transportes na Suíça ser muito bom, as estradas também são ótimas, bem sinalizadas e de uma qualidade invejável. Sendo assim, outra opção para a realização desta viagem é fazer o trajeto de carro.

De Zurique a Appenzell são apenas 91km de distância e a viagem de carro é até mais rápida que de trem, cerca de 1h em um trajeto que contém pedágios.

casa seealpsee, na suíça
Appenzell é super rural, portanto, é uma experiência única conhecer esse cantão da Suíça.

O legal de viajar de carro é que você vai observando as cidadezinhas ao longo do caminho e possui mais liberdade com relação a hora de saída e chegada ao seu destino.

Algo que também pode facilitar bastante na hora de fazer seu roteiro é o nosso MAPA SUÍÇA. Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog!

São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis na Suíça, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, dicas de estações de ski e passeios nas montanhas, os melhores museus e monumentos históricos.

Tudo isso e muito mais por R$49 na palma da sua mão. Ficou interessado? Dá uma olhadinha aqui nesse link.


Dica: Você pode sair de casa já com seu carro alugado. Eu sempre utilizo o site RentCars para comparar os preços e encontrar as melhores ofertas de aluguel de carros disponíveis no meu destino. 


Qual é a melhor época para visitar Appenzell (Suíça)?

A melhor época para visitar Appenzell (Suíça) vai depender muito do seu propósito de viagem. Para os amantes dos esportes de neve, por exemplo, Appenzell é um ótimo destino de inverno. Para quem curte trilhas, o verão é uma delícia para a prática de montanhismo!

Appenzell no inverno

Antes de mais nada, você já deve ter uma noção de como é inverno europeu, não é mesmo? Por mais que você nunca tenha visitado a Europa no frio, já deve ter visto imagens das ruas e montanhas todas cobertas de neve.

Pois Appenzell no inverno é exatamente assim, temperaturas baixíssimas e muita neve. Ou seja, é o paraíso para quem ama o frio e os esportes de inverno.

inverno na suíça
O inverno na Suíça é bastante gelado, especialmente para nós brasileiros, que não estamos acostumados a temperaturas tão baixas.

Inclusive, muitos aventureiros buscam a região para esquiar em alguns lugares como Ebenalp , além do conjunto de montanhas Alpstein, Kronberg, entre outros pontos de esqui.

Com toda a certeza, se você optar por visitar Appenzell no inverno vai pegar temperaturas abaixo de zero. Dessa forma, prepare seus casacos e já reserve um lugar pertinho da lareira para apreciar um chocolate quente bem gostoso e um fondue com os queijos tradicionais da região.

Appenzell no verão

Quem quer aproveitar para explorar Appenzell a pé, o verão é a melhor estação para visitar a região. Sem dúvidas, o clima é mais ameno e as temperaturas máximas ficam em torno de 21 °C, sendo o período mais agradável entre junho e agosto.

Durante o verão você vai conseguir fazer ótimas caminhadas pela região e alguns passeios que não conseguiria no inverno, como pegar o teleférico em Ebenalp (Suíça), tendo em vista que ele fecha em alguns meses do inverno. Outra opção no verão é fazer passeios de bicicleta com direito a um café maravilhoso nos casebres tradicionais.

restaurante aescher, na suíça
O Restaurante Aescher é parada imperdível para quem visita Appenzell!

Viu como eu te disse que Appenzell (Suíça) é interessante de se visitar o ano inteiro? Agora é só decidir qual sua estação favorita e planejar sua viagem.


Veja também: O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça


Quantos dias em Appenzell (Suíça)?

Em virtude de ser uma cidade pequena, 3 ou 4 dias são suficientes para conhecer Appenzell (Suíça) e a região. Em um dia você já consegue conhecer a cidade em si e nos demais você pode aproveitar e visitar pontos turísticos da região, como o teleférico em Ebenalp, Suíça, o Lago Sealpsee, entre outros.

Caso você não tenha tanto tempo disponível, é totalmente possível fazer um bate-volta de Zurique ou St. Gallen e apenas passar o dia em Appenzell. Neste caso, recomendo que chegue cedo para poder aproveitar ao máximo seu tempo no local.


Onde ficar em Appenzell (Suíça)?

Por ser uma cidade pequena, sua rede hoteleira não é muito vasta. Porém, existem ótimas opções de acomodações confortáveis em Appenzell (Suíça) onde você vai se sentir em casa.

O bom é que os hotéis da cidade ficam, em sua maioria, bem no centro da cidade, então a locomoção a pé é bem fácil. Dá uma olhada nessas sugestões de hotéis em Appenzell que separamos para você.

Hospedar-se em Appenzell significa uma experiência única na Suíça!

Hotel Hecht Appenzell (Classificação 9,2 no Booking)

O Hotel Hecht Appenzell possui excelente localização, bem no centro de Appenzell (Suíça) e pertinho da área de pedestres. Seus quartos foram renovados a pouco tempo e oferecem uma decoração bem elegante.

Dica: se você ficar 3 noites ou mais ainda recebe o Appenzell Card, que dá acesso gratuito aos teleféricos, museus e transporte público da cidade. Clique para conferir.

Romantik Hotel Säntis (Classificação 8,8 no Booking)

O Romantik Hotel Säntis é um charme e fica bem no coração de Appenzell, na Suíça, na praça histórica da cidade. Com gerência familiar, você vai se sentir em casa e os quartos são todos amplos e bem confortáveis.

Somado a isso, você pode aproveitar o bar do hotel, chamado “Landsgmend-Stobe” e as instalações de spa para relaxar após um dia de caminhada pela região. E a cereja do bolo fica por conta da vista para as montanhas que você tem do seu quarto. Clique para conferir.

Hotel Appenzell (Classificação 9,3 no Booking)

Para quem gosta de sofisticação, o Hotel Appenzell é a melhor opção de onde se hospedar em Appenzell (Suíça). Ele fica localizado na área de pedestres e conta com quartos bem equipados e aconchegantes.

appenzell suíça cafe appenzel
Um dos quartos do Hotel Appenzell. (Foto: divulgação Booking)

No hotel você também encontra um café e restaurante très chic onde é possível provar pães caseiros, bolos e outros pratos regionais. E quem gosta de andar de bicicleta, o hotel oferece a possibilidade de alugar para andar pela cidade. Clique para conferir.


O que fazer em Appenzell (Suíça)?

Uma vez que você já sabe como chegar e onde se hospedar em Appenzell (Suíça), vamos descobrir então o que há para se fazer nessa cidade encantadora e nos seus arredores. Vamos lá!

1. Centro histórico de Appenzell

Eu tenho certeza que você vai se apaixonar pelo centro histórico de Appenzell, pois as construções tradicionais são super autênticas e toda a cidade é enfeitada com flores multicoloridas.

O interessante é que a região do centro é fechada para carros, então você poderá andar tranquilamente tirando várias fotos, sem se preocupar com o trânsito.

No centro você encontra muitas lojinhas de artesanato e de queijos, além de cafés e restaurantes que servem pratos típicos. E não se esqueça de fazer uma parada no Museu de Appenzell para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da região.

centro histórico de appenzell, na suíça
O Centro Histórico de Appenzell é um charme! Praticamente todas as fachadas são pintadas a mão e são ornadas com flores multicoloridas.

2. Trilha Cinco Lagos do Pizol

Em St. Gallen, distante cerca de 50 minutos de Appenzell você encontra a famosa trilha dos Cinco Lagos do Pizol. Ela é acessível através de um teleférico até o topo e de lá começa uma trilha de cerca de 11km no total, passando por lagos de água belíssimas e outras paisagens inesquecíveis.

Mas não se esqueça de que esse é um passeio para ser feito no verão, pois no inverno fica tudo coberto de neve e a região se transforma em uma estação de esqui.

3. Montanha Ebenalp + Restaurante Aesher + Lago Seealpsee

Prepare-se para perder o fôlego conhecendo paisagens maravilhosas ao visitar a Montanha Ebenalp (Suíça). Para chegar até o topo do monte Ebenalp você deve pegar o Teleférico Wasserauen (você consegue ir de carro ou de trem saindo de Appenzell).

A paisagem por si só já é um espetáculo, não só durante o trajeto, mas também quando você chega no topo. Depois de apreciar a vista e tirar muitas fotos, conheça o Restaurante Aesher que fica lá em cima e aprecie os pratos tradicionais da região, tenho certeza de que você vai adorar.

biberli suíça
Uma vez no Aescher, não deixe de provar o Biberli, um biscoitinho de gengibre tradicional de Appenzell.

Aproveitando a ida à Ebenalp (Suíça), conheça também o Lago Seealpsee. Para chegar até ele é preciso fazer uma trilha de cerca de 1h30, mas que vale muito a pena, pois é outra visão deslumbrante.

lago seealpsee suíça
O Lago Seealpse fica incrível no verão!

Esse foi um dos passeios que mais gostei durante minha visita a Appenzell e super recomendo separar um dia para fazer esse roteiro: subir de teleférico até a montanha Ebenalp, caminhar até o Restaurante Aescher e descer a montanha a pé passando pelo Lago Seealpsee.

Dica: vá com sapatos confortáveis e leve uma mochilinha com água e snacks.

4. Lago Falensee

Outra opção para os amantes de aventura que visitam Appenzell (Suíça) é fazer a trilha até o Lago Falensee. Você precisa ir de carro até Fruemsen e em seguida pegar um teleférico até Staubern, de onde começa a trilha de fato.

A trilha é tranquila e bem sinalizada e em cerca de 2 horas você chega até o Lago Falensee. E não preciso nem dizer que ao chegar lá a vista é deslumbrante, não é mesmo?

trilhas na suíça
As trilhas na Suíça são bem demarcadas e a maioria delas dispensa guia.

5. Teleférico Schwägalp

O Teleférico Schwägalp vai te levar até a montanha mais alta da região de Appenzell, a Montanha de Santis, com mais de 2500m de altitude.

Muito visitada durante o verão por quem gosta de fazer caminhadas, essa trilha leva a um visual incrível dos Alpes e de nada mais, nada menos do que 6 países! Vale a pena o passeio ao teleférico Schwägalp.


Leia também: Lucerna (Suíça): como chegar, onde ficar, o que fazer e dicas imperdíveis


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado da Suíça.

Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, melhores hotéis, as cidadezinhas mais interessantes além de Appenzell, spots para tirar fotos, passeios incríveis, rotas de carro, pistas de esqui… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver!

Appenzell (Suíça): conheça os arredores e faça bate-voltas

Conforme já conversamos, Appenzell é interior e fica bem perto da divisa da Áustria, Alemanha e Liechtenstein, então é uma ótima utilizá-la como base e fazer viagens bate-volta não só pelas cidadezinhas da região, mas para algumas outras cidades nesses países vizinhos.

Uma boa opção é conhecer a capital de Liechtenstein, Vaduz, que fica a apenas 40km de Appenzell (Suíça). Vaduz é uma cidade muito pitoresca e você pode conhecer o Castelo de Vaduz, a Catedral, os Museus e as vinícolas da região.

Distante 55km de Appenzell, Lindau é outra opção de bate-volta de Appenzell.  A cidade que fica no Lago Constança e é uma graça de se visitar. Uma vez em Lindau, não deixe de conhecer o farol de 36m de altura, conhecido como o Leão da Baviera. Inclusive, é possível subir até o topo, mas se prepare, pois são cerca de 140 degraus.


Dicas extras para a sua viagem à Appenzell (Suíça)

Estamos chegando ao fim do nosso post sobre essa cidade maravilhosa e eu tenho certeza de que você já está animado para conhecer Appenzell (Suíça), mas eu ainda tenho algumas dicas importantes que vão te ajudar no planejamento da viagem.

ruas de appenzell
Mais uma foto do charmoso centro histórico de Appenzell.

Swiss pass

Definitivamente, o Swiss Pass é uma mão na roda para quem vai utilizar o transporte público na Suíça. Para quem não conhece, ele é uma espécie de bilhete único que permite o viajante utilizar trem, barco, metrô, ônibus e teleféricos. Além disso, ele também oferece desconto em cerca de 500 atrações turísticas por todo o país.

Você pode adquirir seu Swiss Pass pelo site clicando aqui. Existem pacotes de 3, 4, 8 ou 18 dias consecutivos ou ao longo de um mês e ele é ótimo, pois vai facilitar e muito a sua vida na Suíça.

Chip internacional Europa

Não existe mais aquela ideia de viajar e ficar desconectado da internet, não é mesmo? Durante essa viagem, usei um chip internacional com excelente cobertura em todo o território suíço.

Comprei online pelo site Viaje Conectado e usei meus 12GB de internet durante essa viagem pela Suíça + França. Sim! Ele é multipaíses e funciona em todo o território europeu. Então é uma boa para quem pretende visitar mais de um país em uma mesma viagem.

Como a gente usa em todas as viagens por aqui, conseguimos um desconto de 10% para os nossos leitores. É só usar o cupom MALADEAVENTURAS. Clique aqui para garantir o seu!

Seguro viagem internacional

Por fim, outro item de viagem mega importante para você que está planejando sua viagem para Appenzell, na Suíça, é o seguro viagem internacional.

Além dele ser obrigatório para entrar na Europa por conta do Acordo de Schengen, o seguro internacional te permite viajar com mais tranquilidade, sabendo que você estará coberto contra imprevistos que possam acontecer.


Certa vez em Paris eu exagerei na dose e comi alguma coisa que não me fez muito bem. Conclusão, tive uma intoxicação alimentar e fui parar no hospital com uma baita dor de barriga. Mas ainda bem que eu tinha o seguro viagem contratado, pois recebi todos os cuidados médicos sem pagar nada a mais do que já havia pagado na hora de contratar o seguro.

E a minha dica para comparar preços e contratar o melhor seguro viagem é utilizar o site Seguros Promo. Lá você tem uma ferramenta bem legal que te permite comparar até 4 opções de apólices por vez. Dessa forma você vê qual é o melhor seguro para a sua viagem.

E o leitor do Mala de Aventuras também garante um descontinho por lá. Utilizando o cupom MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto no preço final do seu seguro viagem internacional. Não deixe de viajar sem o seu!


Veja também: Berna (Suíça): o que fazer, onde ficar e dicas imperdíveis para a sua viagem


Pronto para embarcar para Appenzell, na Suíça?

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre Appenzell (Suíça). Se ficou qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que vamos te responder com o maior prazer.


Vai seguir viagem pela Europa? Confira outros posts interessantes para auxiliar o seu planejamento:

Roteiro de 10 dias pelo Leste Europeu: Berlim, Dresden, Praga e Budapeste

Quanto custa viajar para Paris: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais

Viagem de carro em Portugal: o melhor GUIA para montar seu roteiro


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *