Que tal passar um dia cercado por cachoeiras, trilhas e muita natureza na Serra de Petrópolis? O bairro Rocio é assim: pouco explorado e muito charmoso! 

Para quem não conhece, o Rocio é um bairro de Petrópolis localizado na Estrada União e Indústria, perto do quilômetro 76, no sentido Juiz de Fora – Rio. Ao pegar a entrada para o bairro, você vai se deparar com uma estradinha cercada por árvores, deixando o clima super fresquinho e gostoso!

Lá você vai encontrar atividades para ocupar todo o seu dia. Se você gosta de contato com a natureza, já pode ir planejando a sua visita. Temos certeza que você vai adorar!

Escolhemos esse lugar super especial e querido por nós para gravar o 4º episódio da nossa série de Petrópolis. Quem ainda não conhece o nosso projeto, pode conferir os primeiros vídeos aqui no nosso canal do Youtube!

Para conferir o vídeo, aperte o play!

Agora vamos aos passeios imperdíveis no Rocio!

Cachoeira Poço Negro (Poção)

Pense na cachoeira perfeita: é essa! Na cachoeira Poço Negro, mais conhecida pelos locais como Poção, bate sol o dia inteiro! Além disso, ela tem uma área bem grande para nadar, uma queda ótima para renovar as energias e muitas pedras para deitar e relaxar!

cachoeira poção rocio
Poção, no Rocio!

Como nem tudo é perfeito, devido ao seu fácil acesso, nos finais de semana de sol e céu azul a cachoeira fica beeem cheia. Fica a dica para quem puder visitá-la durante a semana, com calma e sem muvuca.

Cachoeira Poção Rocio
Aproveitando a cachoeira vazia, durante a semana!

Demos sorte com o tempo, que não estava tão firme, mas abriu na hora que mergulhamos. O cenário é realmente incrível para fotos!

Como chegar: essa cachoeira não esta sinalizada. Anote ai nossas dicas para não se perder: depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, você vai percorrer alguns quiilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita e cercada por mato. Ali, você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo e não leva mais do que 5 minutos.

É um pouco difícil de explicar exatamente onde fica, mas se você perguntar para qualquer morador da região, ele saberá explicar!


Veja também: Tudo o que você precisa saber para conhecer Petrópolis


Restaurante Trutas do Rocio

Depois da nossa manhã cheia de aventura e natureza, escolhemos o Restaurante Trutas do Rocio para almoçar. No nome, a especialidade da casa: trutas!

restaurante trutas do rocio
O Restaurante é super charmoso!

O restaurante é um charme, com rios de água clarinha que passam pelo terreno, um ambiente aconchegante e muita natureza em volta!

O cardápio apresenta todos os pratos feitos com truta, que sao criadas la mesmo, inclusive algumas entradinhas deliciosas como o ceviche, um dos mais gostosos que já comemos!

restaurante trutas do rocio
Carpaccio de truta maravilhoso!

Endereço: Estrada da Vargem Grande, Nº 6333

Como chegar: Depois de entrar no Rocio, percorrer 6km em direção ao D.T.C.E.A (Cindacta). O sitío Trutas do Rocio fica à esquerda, número 6333.

Reservas: (24) 2291-5623 / (24) 99965-6113

– O restaurante funciona para almoços sexta ,sábados, domingos e feriados com reservas antecipadas.
– Durante a semana, funcionamos com grupos acima de 6 pessoas com reservas antecipadas.
– Salão anexo lugar para 18 pessoas, grupos fechados à combinar, reservas antecipadas.

Veja também: 10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

Vale do Amor

Petrópolis reserva alguns tesouros, entre eles, sem dúvidas, está o Vale do Amor. Esse santuário foi idealizado pelo Sérgio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal. Esse lugar divino está de braços abertos para todas as religiões.

O Vale do Amor fica na Fazendo Inglesa, um bairro de Petrópolis próximo ao Rocio, com diversas trilhas e cachoeiras.

Saindo do Rio, coloque no GPS “Estrada Vargem Grande, Fazenda Inglesa, Petrópolis” e siga o caminho até lá. Ao sair da BR040 na placa que indica “Rocio”, fique de olho nas ruas, porque em uma delas terá várias placas com nomes de sítios. Também vai estar escrito, em alguma delas, Vale do Amor. Você deverá entrar na Estrada Mata Cavalo, mas eu não encontrei o endereço no GPS. A dica é prestar atenção nas plaquinhas e perguntar para as pessoas na rua.

Daí, é só entrar na estrada e continuar sempre reto, sem entrar em nenhuma bifurcação. Você vai ver que a estrada vai ficando mais complicada, com buracos, terra, algumas partes bem irregulares… até chegar em um apiário e um mini lago. Pronto, essa é a sede do Vale do Amor, e a partir daí, é só você estacionar o carro e subir um pequeno trecho à pé.

Vale do amor, petroópolis, passeios em petrópolis
Vale do Amor, Petrópolis

Mais informações

Além dos passeios que citamos acima, o Rocio reúne alguns cantinhos especiais e pouco explorados!

– Se você gosta de fazer trilhas de bike, precisa conhecer a Estrada do Facão, uma antiga estrada que foi desativada e reúne belezas naturais incríveis, passando no meio na mata atlântica!

– Também dá para passar o dia explorando outras cachoeiras. Já conversamos com moradores de lá, e nos falaram que são inúmeros poços espalhados pela região.

– Se quiser passar o final de semana, você pode alugar uma casa. Tem opções para todos os gostos. O clima do Rocio é super agradável: no verão, perfeito para explorar as cachoeiras e fazer um churrasquinho. No inverno, vai muito bem uma caminhada e à noite, fondue e vinhos.


Você pode gostar também:

Como é a trilha do Morro dos Palmares em Petrópolis

Cachoeiras do Circuito das Bromélias, Petrópolis

Centro Histórico de Petrópolis: roteiro de um final de semana



OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

  1. Primeiramente, parabéns pelo trabalho lindo que vocês estão fazendo.
    Segundo, o posicionamento estratégico de marketing está ótimo, pois foi o primeiro link a aparecer relacionado a pesquisa “Cachoeiras Rocio”.
    E por último, precisava falar: já fui apaixonado pela Nanda. Hahaha
    Tomei um susto quando vi que eram vocês no vídeo.
    Não sei se vão lembrar de mim, mas lembro das duas da época de Bom Jesus.
    Grande beijo! ?
    @tomazeredo

    1. Oi Tomás, bons tempos os do BJC! hahaha E que bacana saber que achou nosso blog no Google. De fato, temos muitos artigos rankeados na primeira página. Quando precisar de dicas de Petrópolis e arredores, já sabe onde encontrar =)

    1. O Rocio é fantástico, Gustavo!! Espero que aproveite esse bairro delicioso de Petrópolis em sua visita à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *