O Rio é uma cidade incrível para quem gosta de vida ao ar livre e esportes radicais: são inúmeros os locais para fazer trilhas, praticar rapel, escalada, surfe, windsurf, SUP e por aí vai… Como a gente adora essa vida ativa e estamos sempre em busca de novas aventuras, ainda faltava na nossa lista a Trilha da Pedra da Tartaruga RJ, que tem uma vista incrível para as Praias Selvagens. 

De quebra, para completar o passeio, aproveitamos para fazer também um rapel na Pedra da Tartaruga! Portanto, continue lendo este post, onde vamos contar tudo sobre nossa aventura para vocês: quanto tempo dura a trilha da Pedra da Tartaruga, segurança, empresas indicadas e tudo o que você precisa saber para fazer o rapel ou pêndulo na Pedra da Tartaruga!

Trilha da Pedra da Tartaruga RJ: tudo o que você precisa saber antes de ir

Como chegar na Pedra da Tartaruga RJ? Onde fica? É seguro ir na Pedra da Tartaruga? Fizemos aqui um guia bem completo, com todas as informações importantes, para você curtir sua trilha com segurança:

Onde fica a Pedra da Tartaruga RJ

Localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, a Pedra da Tartaruga fica entre a lindíssima Praia de Grumari e a Praia da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste carioca. Depois de uma trilha de 45min, você chega até a cabeça da Tartaruga, onde é feito o rapel negativo (que é quando ele é praticado em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede) a uma altura de mais de 40 metros.

Dica: é uma boa ir com biquíni para dar um mergulho nas águas super convidativas da Praia do Perigoso que fica logo ali embaixo. Essa e as outras praias da região são ideais para quem curte praia limpa, linda e quase deserta.

Como chegar na Pedra da Tartaruga RJ

A Pedra da Tartaruga fica localizada em Guaratiba, na região oeste do Rio de Janeiro. Ela fica bastante afastada do Centro/Zona Sul da cidade, então vale a pena fazer a trilha se você tiver um tempo de sobra ao visitar a cidade ou se você quer algo que fuja ao roteiro turístico comum. Uma coisa é certa: o visual lá de cima é realmente muito bonito.

De carro

Saindo de Copacabana de carro, você vai levar cerca de 1:30h a 2h para chegar ao início da trilha, que inicia-se na Estrada Roberto Burle Max, após a Praia da Barra de Guaratiba. Este é o endereço que você vai colocar no seu app “Praia da Barra de Guaratiba”.

Você vai seguir pela Av. das Américas passando pela Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, seguindo o caminho do BRT até a estação Ilha de Guaratiba, onde você vai pegar o retorno para Barra de Guaratiba e seguir as placas indicativas.

Ao chegar na praia, há alguns estacionamentos. Quando fomos era fim de semana e nos cobraram R$30. Lembre-se de chegar bem cedo, por volta das 7h, pois só assim você encontrará vaga, sobretudo se for um dia de sol.

De ônibus

Pegue um ônibus até o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca. De lá você pegará o BRT até a estação Ilha de Guaratiba. Em seguida você deve pegar o ônibus que vai para “Marambaia”, o 874A, ou o “Barra de Guaratiba”, o 867.

Como é a trilha para a Pedra da Tartaruga RJ?

A trilha faz parte da Transcarioca, um caminho com 180km de extensão, que vai da Barra de Guaratiba até a base do Pão de Açúcar. Uma boa dica para quem está pesquisando como fazer a trilha da Pedra da Tartaruga, é baixar o mapa da região no site da Transcarioca.

A trilha tem cerca de 2.5 km de extensão, com nível de dificuldade intermediária e para chegar até a Pedra da Tartaruga levamos cerca de 45 minutos. Alguns trechos são mais íngremes, então o tempo vai depender um pouco do preparo de cada um.

Suba a ladeira que começa no final da rua da Praia de Barra de Guaratiba (são muitas escadas, o que é um pouco cansativo) e depois de uns 15 minutos de subida nessa ladeira você vai ver as plaquinhas que indicam o início da trilha. Ela é bem marcada, sem bifurcações e vai contornando o mar.

Trilha Pedra da Tartaruga
O belo visual da Barra de Guaratiba

Preciso de um guia para fazer a Trilha da Pedra da Tartaruga RJ?

Esse passeio é indicado para todas as idades (com bom senso, claro) e é ideal para pessoas com bom condicionamento físico. No entanto, para quem (como nós) prefere se sentir mais seguro e ter a praticidade e o conforto de fazer trilhas com guias experientes, nós super indicamos a Desbravando o Rio para este passeio!

Eles possuem muuuita experiência em trilhas pelo Rio de Janeiro e oferecem várias opções para quem deseja explorar a cidade maravilhosa. Nós já havíamos feito alguns passeios com a Desbravando o Rio e para o rapel na Pedra da Tartaruga, eles mais uma vez foram a nossa escolha!

Usando o nosso cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto na hora de agendar seu passeio!

Melhor época para fazer a trilha da Pedra da Tartaruga RJ

Quando ir na Pedra da Tartaruga? Essa atividade pode ser feita durante o ano todo, porém indicamos as estações com temperaturas mais amenas, tendo em vista que no verão as temperaturas ultrapassam os 40°C e podem ocorrer chuvas mais fortes no final da tarde.

Além disso, com o calor muito forte você corre o risco não só de se desidratar , como também ter uma insolação. Desta forma, se você optar por fazer a trilha no verão para curtir um banho de mar depois, não se esqueça de levar água e usar bastante filtro solar!

Contudo, se o seu objetivo é somente a trilha mesmo, os meses entre junho e agosto são ideais para aproveitar seu passeio.


Trilha da Pedra da Tartaruga RJ com rapel: nossa experiência

Feriado com previsão de sol no Rio, tudo o que queríamos era explorar um lugar diferente e cheio de aventura. Acordamos e ainda estava escuro, pois o caminho seria longo para chegar ao nosso destino: a Pedra da Tartaruga, em Guaratiba.

Depois de 1h30 chegamos na Praia da Barra de Guaratiba, por volta das 7h15 da manhã. Encontramos o pessoal da Desbravando o Rio e partimos para a caminhada de aproximadamente 45 minutos até as Praias Selvagens.

Chegando lá, já tinha bastante gente se preparando para fazer rapel e depois de aguardar a nossa vez, colocamos os equipamentos, ouvimos as instruções atentamente e lá fomos nós, nos pendurar a uma altura de mais de 40m do chão =)

rapel na pedra da tartaruga rio de janeiro
Ainda super agarrada na corda heheheheh!

Nunca tinha feito rapel antes, então achei o máximo! Fiquei um pouco tensa no início e não queria largar a corda de jeito nenhum. Depois de um tempo me soltei e fiquei até de cabeça pra baixo, fazendo gracinha com o Jean e tirando foto de “beijo homem aranha”.

rapel pedra da tartaruga fotos de cabeça pra baixo
Depois de um tempo você se joga literalmente!

O medo inicial logo se desfaz e você pode curtir o visual incrível e a natureza maravilhosa ao redor. É muito legal depois poder olhar as fotos e lembrar desse dia delicioso.

O dia estava lindo, com céu azulzinho, sem nenhuma nuvem! O mar, por outro lado, estava bem escuro e agitado. Geralmente a água por lá é super clarinha e convidativa.

Depois de subir até a Pedra da Tartaruga as pessoas costumam dar um mergulho na Praia do Perigoso ou na Praia do Meio, contudo, quando forem, tomem cuidado com a correnteza! Lá é bem forte!

pendulo pedra da tartaruga rio de janeiro
Super empolgada, a mais de 40 metros de altura =)

Finalizamos o passeio umas 14h, exaustos e morrendo de fome. Aliás, na região de Guaratiba tem diversos restaurantes com peixe fresco e pratos com frutos do mar de dar água na boca. Fica a dica para quando forem conhecer a região!

Ah! Outra coisa legal para fazer por lá é andar de SUP pela Restinga de Marambaia. Contei minha experiência nesse post. O dia não estava muito bonito, mas a região do mangue é lindíssima.

Ali perto você também encontra a famosa Pedra do Telégrafo, onde é possível tirar fotos incríveis. Confira nesse post tudo sobre esta trilha.

#DicadaGaia:se você curte passeios de aventura e gostaria de ter uma experiência legal como a nossa, vale a pena entrar em contato com o pessoal da Desbravando o Rio para conhecer todos os passeios que eles oferecem!

Lembrando que você ainda ganha 5 % de desconto ao usar nosso cupom MALADEAVENTURAS na hora de comprar seu passeio!


Pedra da Tartaruga: dicas extras

Mais algumas informações importantes para quem está se programando para fazer a trilha da Pedra da Tartaruga:

Para quem procura as melhores botas de trilha:

Um bom calçado faz muita diferença na hora de fazer uma trilha e pode impactar totalmente na sua experiência (ou no pós experiência!). Não só uma boa bota ou tênis podem proteger você de contusões ou entorses (sobretudo os modelos com cano alto) como também tendem a cansar menos seus pés, uma vez que são macios na medida certa para sua pisada.

trilha pedra da tartaruga
Mais um modelo que amamos: Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus

Portanto, se você está em dúvida sobre quais são as melhores botas de trilha, saiba que a Columbia possui excelentes opções, que oferecem muito conforto e ótima durabilidade e qualidade.

Nós já testamos e aprovamos estes modelos:

Para quem prefere tênis, temos este guia super completo com tudo sobre as melhores marcas e modelos:

Melhores tênis para trilha: marcas e modelos para você escolher


CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR

Você pode ganhar 10% de desconto nos produtos Columbia acessando o site através deste link. O desconto será aplicado automaticamente, sem que você precise inserir nenhum cupom!


Para quem procura as melhores mochilas para trilha:

A escolha da mochila mais adequada para a atividade que você vai praticar também é muito importante para manter sua coluna (e postura) em dia! Detalhes como capacidade, ajuste, litragem, peso, resistência e durabilidade são super importantes na hora de comprar uma boa mochila de ataque.

acessórios fjallraven
Além das mochilas, a Fjallraven tem ótimos acessórios! Foto: @maladeaventuras

Quem já lê o blog há mais tempo certamente viu diversas fotos nossas usando mochilas da Fjallraven e sabem o quanto somos fãs. Já fizemos diversas trilhas utilizando nossas mochilas de ataque e posso te dizer que, apesar do preço não ser tão barato, as mochilas valem o investimento e duram MUITO!


CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN

Assim, se você também gosta de investir em qualidade e durabilidade, não deixe de aproveitar nosso cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto em qualquer produto no site da Fjallraven.


Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre a Pedra da Tartaruga RJ:

Ainda tem dúvidas? Veja abaixo as perguntas que mais recebemos sobre a Pedra da Tartaruga:

Quanto tempo dura a trilha da Pedra da Tartaruga RJ?

Isso vai depender tanto do seu condicionamento físico quanto do seu ritmo de subida, mas geralmente as pessoas fazem a trilha entre 30 minutos e 1 hora. Além de possuir alguns trechos um pouco mais íngremes, sempre há aquela paradinha para fotos =)

Quantos metros tem a Pedra da Tartaruga RJ?

A Pedra da Tartaruga tem no total 98 metros de altura, sendo a altura do rapel aproximadamente 45 metros.

A trilha da Pedra da Tartaruga RJ é perigosa?

Sem dúvida todo esporte radical envolve algum tipo de risco, mas se os equipamentos estão de acordo e seu instrutor tem experiência, não há com o que se preocupar.

O rapel consiste na descida de grandes desníveis através de uma corda. Você veste uma cadeirinha, prende os mosquetões em você e na corda e vai controlando a descida com o freio. A Desbravando o Rio também oferece a opção para fazer o pêndulo na Pedra da Tartaruga, que é uma espécie de balanço, ainda mais radical =)

É sempre importante ter um instrutor lá embaixo na descida, ele é chamado de “anjo” e vai ficar atento a todos os seus movimentos para impedir uma queda ou descidas bruscas.

pendulo na pedra da tartaruga rio de janeiro
Guias experientes são super importantes nos passeios de aventura!

O pessoal da Desbravando o Rio nos deu todo o suporte necessário para que nos sentíssemos super seguros e pudéssemos aproveitar ao máximo a aventura, sem riscos ou perrengues.


Pronto para fazer a trilha da Pedra da Tartaruga RJ?

Por fim esperamos que tenham curtido nossas dicas e caso ainda tenha alguma dúvida, dica ou sugestão, é só deixar nos comentários!

Adoramos saber sobre a experiência de vocês =)


Você também pode gostar de ler:

O que fazer no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na cidade maravilhosa

Trilha Morro Dois Irmãos: é perigosa?Preciso de guia?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *