O Balneário de Iriri está localizado no município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo. É formado por praias deliciosas e belas paisagens, que formam um cartão postal apelidado de Caribe Capixaba!

Entre suas vantagens estão a localização – já que fica próximo à capital Vitória, as inúmeras opções de lazer para toda a família, além da gastronomia local, com bons restaurantes de frutos do mar, de culinária tradicional capixaba, nacional e internacional.

Iriri é tudo o que você busca como destino para as suas férias de verão no Espírito Santo. Descubra neste post o que fazer em Iriri, onde ficar, os melhores restaurantes, melhores praias e muito mais!


Iriri, no ES: onde fica e como chegar

Desde pequena frequento esse pequeno balneário do Espírito Santo durante o verão, para passar pelo menos uma semana recarregando as energias. A família da minha mãe é dessa região e meus avós compraram a casa nos anos 50, antes mesmo da minha mãe nascer. Mas não é só por esse motivo que considero esse lugar especial. Ele realmente proporciona uma paz e uma tranquilidade que encontro em poucos lugares, além de possuir lindas paisagens e uma vibe única.

Anchieta e Iriri ficam bem pertinho, e você provavelmente passará por Anchieta no seu trajeto – já adianto que vale a pena dar uma passadinha por lá, para conhecer o centro histórico!

A melhor forma para chegar em Iriri é de avião, caso você more em estados mais distantes, como no Sul ou Norte do Brasil. Se você mora no Espírito Santo ou arredores, uma viagem de carro é a melhor opção!

Saindo de Vitória são apenas 85km até Anchieta e saindo do Rio de Janeiro, são 445km – bem mais distante, mas, se você for fã de roadtrips, pode aproveitar para ir parando em pequenas cidades charmosas pelo caminho!

Se você optar por ir de ônibus saindo de Vitória, é possível pegar o ônibus parador da viação Planeta comprando a passagem até mesmo na hora. Custa em torno de 20 reais e te deixa dentro de Iriri, na rua principal. A viagem dura cerca de 2 horas e meia e você só precisa ficar ligado pra não passar do ponto pois o motorista não costuma avisar.


A melhor forma de explorar as cidades e as praias é alugar um carro, caso você chegue na cidade de avião ou de ônibus. O transporte público não é muito eficiente por lá.

Iriri fica 7km distante de Anchieta e, se você resolver dar uma passadinha por lá durante o caminho, anota aí alguns lugares interessantes e bem bonitos para você visitar:

  • Santuário Nacional de São José de Anchieta
  • Praia de Castelhanos

Praias de Iriri

Você sabia que o nome IRIRI tem origem indígena e significa ostra? Aliás, a iguaria está por todos os lugares e é muito respeitada pelos locais.

São 3 praias principais em Iriri: Praia Costa Azul, Praia da Areia Preta e Praia dos Namorados. Em nenhuma delas costuma ter onda, o que torna as praias da cidade perfeitas para a prática de SUP e caiaque, além de ser perfeito para aproveitar com as crianças. Veja abaixo mais informações sobre cada praia e não deixe de incluí-las no seu roteiro!

praias iriri
O belíssimo Balneário de Iriri, no Espírito Santo

Praia da Costa Azul

A Praia da Costa Azul é ótima para caminhar ou correr no fim da tarde, pois a maré desce e a areia fica bem durinha. No final da praia, em cima das pedras, existe um restaurante super tradicional que serve almoço e jantar com música ao vivo num clima super gostoso.

A especialidade é de frutos do mar, mas também possui massas, pizzas e pratos tradicionais. Ao lado desse restaurante, há uma cafeteria com loja de artesanato, recém inauguradas. Vale a pena a visitar e curtir o dia todo por lá!

praia costa azul
Orla da Praia Costa Azul

Onde ficar na Praia da Costa Azul, em Iriri

Próximo à Praia da Costa Azul, está a Pousada Recanto da Pedra – um verdadeiro paraíso, com vista para o mar, que você precisa conhecer. Os quartos são muito charmosos, bem equipados e românticos, com clima perfeito para casais! A pousada tem o seu próprio restaurante, com pratos de frutos do mar deliciosos e ainda realiza casamentos! Vale à pena conferir clicando aqui.

onde ficar em iriri
A vista linsta da Pousada Recanto da Pedra, em Iriri

Praia da Areia Preta

Essa é a praia ideal para passar o dia pegando sol, comendo um peixe grelhado e também para praticar SUP, principalmente durante o por do sol, que é lindo demais! No início da praia, você pode encontrar os pastéis de massa grossa super tradicionais do Quiosque do Português.

Para passar a tarde com os amigos, indico o Quiosque Diferente, que fica na metade da praia e oferece free Wi-Fi, às vezes música ao vivo e a melhor isca de peixe com aipim e capivodka de frutas vermelhas!

A Praia da Areia Preta leva esse nome devido à sua formação com areias monazíticas de cor mais escura em alguns trechos. Além da cor exótica, são terapeuticas!

praia da areia preta
Um pedacinho da Praia da Areia Preta, em Iriri

Onde ficar na Praia da Areia Preta, em Iriri

Para se hospedar perto da Praia da Areia Preta, indicamos o Hotel Esparte, bem avaliado no Booking, com ótima infraestrutura e localização! Você pode escolher entre suítes com vista para o mar ou para a piscina. Clique aqui para reservar!

onde ficar em iriri
Que tal relaxar na piscina do Hotel Esparte?

Praia dos Namorados

Essa é a praia menos explorada em termos de quiosques e atrações, por ser mais afastada do centrinho da cidade. Mesmo assim, é de fácil acesso, e tem a vantagem de possuir uma maior área verde, com matas e coqueiros contribuindo com o visual.

Os turistas costumam frequentar o início e o final da praia, por serem os dois únicos pontos com quiosques. O primeiro, Kanaloa Beach Bar, acabou de ser inaugurado com uma proposta de atrair jovens que curtem ouvir música diferenciada, como reggae e surf music (eles convidam banda ao vivo nos finais de semana do verão, a partir das 16h) e comer algo mais requintado.

O segundo quiosque, chamado Maré Alta, atrai pessoas mais velhas e famílias, que procuram comer e beber em maior quantidade, com preço mais acessível. Ao lado desse quiosque, é possível encontrar uma imagem de nossa senhora dentro de uma pequena gruta onde algumas pessoas param para rezar.

Na continuação da Praia dos Namorados, fica a Prainha, uma pequena extensão de areia e de mar entre as pedras, que forma uma piscininha. Ideal para crianças brincarem enquanto os pais ficam tomando conta sossegados no único quiosque dessa praia, o Quiosque da Prainha, que existe desde 1972.

Plaquinhas para tirar fotos em Iriri

Onde ficar na Praia dos Namorados, em Iriri

Encontramos uma opção de hospedagem incrível na Praia dos Namorados, que fica de frente para o mar! O Hotel Ponta das Rochas é super bem localizado – em poucos metros você já está na praia e pode relaxar curtindo o visual do hotel, que é incrível. Os quartos são amplos e confortáveis e o hotel possui avaliação nota 9.0 no Booking. Vale a pena conferir e fazer a sua reserva com antecedência para garantir o melhor preço!

onde ficar praia dos namorados iriri
Hotel super charmoso na Praia dos Namorados!

Travessia entre praias

O ponto alto dos passeios, na minha opinião é atravessar a Praia Costa Azul até a Praia da Areia Preta pelas pedras. A caminhada dura cerca de 15 minutos, mas com as paradas para fotos das lindas paisagens, pode levar até uma hora. 


O que fazer à noite em Iriri

A rua principal possui lojas, bares, restaurantes, supermercado, sorveteria, padaria, etc. É nela que você pode começar a noite pós praia. Abaixo, alguns lugares interessantes para conferir.

Feirinha da Costa Azul: vende acessórios em prata, itens para casa, roupas e comidas como tapioca, tudo em barraquinhas, uma ao lado da outra.

Tutti Boni: restaurante italiano com as melhores massas e pizza da região. Já experimentei de tudo por lá, e a última pedida foi uma pizza chamada Florentina, com mussarela de búfala, presunto de parma, rúcula e orégano. As pizzas vêm em tamanho único e servem 2 pessoas. Peça uma Corona para acompanhar. 

onde comer em iriri
Restaurante delicioso em Iriri

Rare Rock Steakhouse: restaurante novo em Iriri, possui pratos de picanha, costela, frango com salada, além de cervejas especiais e batata frita com muito bacon! 

Wave House: Barzinho bom para começar a noite pedindo um petisco e uma cerveja. Indico o picadinho de picanha com fritas ou farofa, e uma Heineken gelada.

Sorveteria Fioretto: faz parte de uma rede de sorveterias. Toda a identidade visual da marca é linda e eles possuem picolés e sorvetes de diversos sabores para quem tem intolerância a lactose, além de picolés diferentões como o de whey protein com açaí.

Verão Night Pizzaria: para uma pizza rápida a preço baixo, esse é o lugar. A pizza grande serve 4 pessoas e é saborosa.

Beerbike: atração da rua principal, essa bike é alimentada pelas pedaladas dos clientes que ficam ali cantando e conversando enquanto bebem um chopp super gelado. Antigamente circulava por toda a rua principal mas agora costuma ficar posicionada em frente ao hotel Maringá.

Janelas e Tramelas: restaurante novo especializado em frutos do mar. Ainda não tive oportunidade de experimentar, mas parece ser bom! 


Onde se hospedar em Iriri

Selecionamos mais algumas opções de hospedagem em Iriri, mais próximas do centrinho da cidade. Também é uma boa escolha se hospedar perto da rua principal, para ter fácil acesso a pé aos restaurantes e barzinhos, e poder aproveitar a noite sem preocupação com o carro! Encontramos opções bem charmosas para você, olha só:

Pousada das Flores: pousada simples, mas bem charmosinha e bem localizada! O café da manhã é muito elogiado pelos hóspedes e a avaliação geral da pousada é 8.8!

hotel em iriri
Pousada das Flores em Iriri

Hotel Portal da Lua: esse hotel é considerado uma das melhores opções de hospedagem em Iriri, no espírito santo. Com vista para o mar e mais próximo do centro, os quartos são amplos e confortáveis, com decoração minimalista. Algumas suítes tem varanda com rede e a piscina é super convidativa, além do buffet de café da manhã que é bem elogiado pelos hóspedes!

Pousada da Mata: uma opção mais sofisticada e romântica para quem busca curtir a hospedagem à dois. Os quartos são bem charmosos e equipados e toda a propriedade é cercada por natureza, trazendo aquela tranquilidade que precisamos nas férias.


E aí, gostou das dicas de Iriri, no ES, que você leu nesse post? Preparamos esse conteúdo para te ajudar na sua viagem para o Balneário Iriri, que é super rico em natureza, paisagens bonitas e tranquilidade – o destino perfeito para as férias! Se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários!


Outros destinos próximos do Rio de Janeiro

Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas

Passeios no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa

Lugares para viajar perto de SP, MG e RJ: 10 destinos de natureza



OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @amanda.kraemer
Amanda
Designer, nômade digital e amante da gastronomia, encontrou nas suas viagens solo uma busca eterna pelo autoconhecimento. Vive para explorar novos destinos e experimentar diferentes sabores enquanto contribui com projetos criativos para jovens empreendedores. Pretende nunca mais parar.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

14 respostas

    1. Thais,

      Também tenho muitas lembranças de quando era pequena nas praias do ES! Uma pena que seja um estado tão pouco explorado turisticamente. Um beijo!

  1. GOSTARIA DE ADICIONAR MEU PUB QUE TENHO NO CENTRO DE IRIRI, BEM RUSTICO ATRENTE E COM UMA NOITADA BOA, COM MUSICA BOA PESSOAS BONITAS E MUITA BADALAÇÃO, COMO FAÇO ?? WAVE HOUSE BEACH BAR

  2. Olá, bom dia!
    Vocês sabem qual a viação que faz Rio x Iriri, estou tendo dificuldades para encontrar.
    Muito obrigada!! Feliz 2020!!

    1. Boa noite! Sei que agr com a pandemia não será possível esse passeio, mas quando tudo passar, se você quiser vir é só pegar um águia branca Rio X Vitória e na rodoviária de Vitória pegar um da viação Planeta, Vitória x Iriri. Abraços!

  3. Adoro Iriri.Passo as férias de janeiro,Carnaval e Semana Santa.Já fui em outubro “Frutos do Mar”.Também já passei Natal e Ano Novo.

  4. Oi bom dia!
    Então,vc mencionou 3 praias;Costa azul,Areia Preta e Namorados, mas na verdade são quatro praias,Santa Helena faz parte de Iriri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *