A Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, pode não ser um destino tão badalado quanto outras chapadas do Brasil, mas certamente vale a visita! Nomeada “Parque Nacional da Chapada das Mesas” há apenas 10 anos, a região reúne cachoeiras de águas azuis, quedas imponentes, paisagens de tirar o fôlego, rios, lagos e formações rochosas curiosas. Um verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo e quer se conectar com a natureza.

Nesse post, você vai ler um guia completo para planejar a sua viagem para a Chapada das Mesas: onde fica, como chegar, onde se hospedar, como se locomover, os melhores passeios da região, dicas de restaurantes, se rola explorar a Chapada das Mesas por conta própria ou se é melhor contratar um guia e muito mais!

Sugiro que você leia também o nosso roteiro de 10 dias passando por duas regiões maravilhosas do Maranhão: a Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses!

Chapada das Mesas + Lençóis Maranhenses: roteiro de 10 dias


Guia completo para planejar a sua viagem para a Chapada das Mesas

A ideia da viagem surgiu de uma vontade antiga: conhecer os Lençóis Maranhenses. Mas não queríamos ir até o Maranhão para conhecer apenas os Lençóis, assim sendo, fizemos uma pesquisa para descobrir o que mais podíamos explorar no estado. Para a nossa surpresa, descobrimos a Chapada das Mesas e nos apaixonamos de cara. Precisávamos conhecer esse lugar de cachoeiras azuis e paisagens maravilhosas!

No entanto, logo surgiu a primeira dúvida ao montar o roteiro Chapada das Mesas: onde fica? Como vamos chegar até lá? Será que podemos fazer o trajeto Chapada das Mesas x Lençóis Maranhenses de carro? Fomos ajustando o nosso roteiro e vimos que não era nenhum bicho de 7 cabeças. Por isso, são essas dicas que vou compartilhar nesse post aqui com você!

chapada das mesas portal
O Portal da Chapada é o cartão postal do Parque Nacional da Chapada das Mesas!

Vale a pena conhecer a Chapada das Mesas?

Se você curte natureza, cachoeiras, trilhas e é um entusiasta de belas formações geológicas, poços de águas cristalinas e uma boa dose de aventura, pode ter certeza que sim! Vale a pena conhecer a Chapada das Mesas!

Portanto, se você já está animado para desbravar a Chapada das Mesas, há pacotes com preços bem interessantes para aproveitar seus dias de aventura! Não deixe de ler nossas dicas para que sua viagem seja inesquecível.


Como chegar na Chapada das Mesas

Que a Chapada das Mesas está localizada no estado do Maranhão você já sabe. Mas qual é a melhor forma de chegar nesse destino? Vamos conferir agora como chegar na Chapada das Mesas de avião, de carro ou de ônibus.

Chapada das Mesas aeroporto

Se você está pesquisando como chegar na Chapada das Mesas, saiba que o jeito mais fácil é de avião, através da cidade de Imperatriz, a segunda maior do Maranhão. Pegamos um voo saindo do Rio de Janeiro, paramos para fazer uma escala breve em Brasília e chegamos ao nosso destino final: Imperatriz.

chapada das mesas mapa
A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, na divisa com o Tocantins

Carolina é a cidade base para você explorar as belezas da região do Parque Nacional Chapada das Mesas: tem a melhor estrutura para os turistas e fica perto de boa parte das atrações. Outra opção é se hospedar em Riachão ou Filadélfia, que estão ali por perto. Contudo, eu recomendo que você fique em Carolina mesmo!


Chapada das Mesas de carro

Foram 213km de estrada (mais ou menos 2h30) para fazer o trajeto Imperatriz x Carolina de carro. Usamos o waze no celular e foi tranquilo – a estrada é reta em boa parte do tempo, porém, um pouco perigosa por ser mão e contra mão, com bastante fluxo de caminhões.

Se você também quiser explorar este destino de carro como nós, a plataforma Rentcars é uma excelente dica, uma vez que ela reúne as melhores locadoras de veículos e faz um comparativo de preços. Desta maneira, você escolhe a opção que mais se encaixa no seu orçamento!

Vale saber também que todo o processo de locação é feito de maneira rápida e online, o que te poupa tempo de viagem e estresse, porque a gente já chegou cansado do voo no aeroporto e lá só precisamos retirar o carro, bem simples. Você pode, ainda, usar o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto com a RentCars.

como se locomover na chapada das mesas
Nosso carrinho em uma das estradas da Chapada das Mesas

Chapada das Mesas translado

Se você não dirige, sugiro que entre em contato com as agências de turismo da cidade. Nossa principal sugestão é, claro, a Taguatur Turismo. Eles nos auxiliaram nos passeios nos Lençóis Maranhenses e nós pudemos ver como a empresa é profissional, tem bons carros e é tudo super seguro.

Chapada das Mesas de ônibus

A empresa JR4000 tem uma linha que faz esse trajeto. Essa é, sem dúvida, a maneira mais econômica para chegar na Chapada das Mesas. A passagem custa R$70 por pessoa e tem 3 horários de saída por dia, com duração de 3h30.


Como se locomover na Chapada das Mesas

Escolhemos fazer essa viagem à Chapada das Mesas, Maranhão, de carro e totalmente por nossa conta, sem reservar passeios ou contratar nenhuma agência ou guia. Alugamos nosso veículo com a RentCars e retiramos ele no aeroporto de Imperatriz e já partimos para a estrada até a Chapada das Mesas.

No fim das contas deu tudo certo e é realmente viável fazer tudo sozinho – apenas um passeio, para a Cachoeira São Romão, que eu recomendaria guia e carro 4×4. Falo sobre isso mais pra baixo!

No entanto, se por questões de segurança ou pela praticidade de não querer pensar em roteiros, trajetos, gps e etc você preferir a comodidade de contratar uma agência, nós indicamos a Taguatur Turismo – eles são super da nossa confiança!

Eles possuem mais de 40 anos de experiência em roteiros turísticos e turismo de aventura no Maranhão, e possuem muitas opções de passeios e programas na região. Nos Lençóis Maranhenses, fizemos todos os passeios com a Taguatur.

whatsapp taguatur turismo


A melhor época para visitar a Chapada das Mesas

Dica importantíssima: não vá para a Chapada das Mesas na época errada! É claro que a melhor época é a que você pode ir, mas fazer uma viagem, pegar chuva o tempo todo e não aproveitar nada das cachoeiras seria triste, concorda?

Eu estive na Chapada das Mesas na última semana de agosto de 2018 e achei a época perfeita: todos os dias de sol, nem uma gotinha de chuva e cachoeiras vazias. Aproveitamos muito do começo ao fim e não tivemos imprevistos com o tempo!

chapada das mesas aeroporto
Cachoeira da Prata vista do alto! / foto: @mountain_drone

No Nordeste, as estações se dividem basicamente em duas: a chuvosa e a seca. A Estação chuvosa vai de outubro a abril e é chamada pelos nordestinos de inverno. Já a seca vai de maio a setembro e é chamada de verão.

Chapada das Mesas quando ir

No período da seca (maio a setembro) a chuva quase não aparece e, portanto, é a melhor época para ir para a Chapada das Mesas. Dessa forma, você poderá aproveitar tudo o que ela tem a oferecer! Contudo, eu evitaria os meses de julho, assim como os feriados do período – ficamos sabendo que as cachoeiras ficam lotadíssimas e que dá até fila de ônibus de turismo nas cachoeiras…

Nos falaram que outra época legal para visitar a Chapada das Mesas é até final de outubro: uma vez que as chuvas estão apenas no início você tem grandes chances de curtir dias bonitos de céu azul.

Novamente: Chapada das Mesas quando ir? A melhor época é a que você pode… até porque toda regra tem sua exceção e você pode dar sorte de pegar dias de sol em pleno janeiro. Entretanto, se eu fosse você, não contaria com a sorte. Iria na época mais indicada, para aproveitar bastante e sem chance de perrengue, todas as belezas naturais desse lugar mágico!


Quantos dias são necessários para conhecer a Chapada das Mesas?

Outra dúvida pertinente é saber quantos dias são necessários para conhecer a Chapada das Mesas e aproveitar o melhor da região. A nossa viagem para a Chapada das Mesas teve o total de 5 dias – sendo 3 e meio destinados à passeios.

Por ser um destino com o acesso não tão fácil assim (avião + 2h30 de estrada) recomendo que você reserve ao menos 3 dias inteiros, descontando o dia de ida e o de volta, para conseguir conhecer os principais passeios na Chapada das Mesas e atrativos da região.

viagem para a chapada das mesas
As formações rochosas em formato de “mesas”, que dão nome à Chapada!

Portanto, se você está planejando uma viagem a Chapada das Mesas e está em dúvida sobre quantos dias ficar, o ideal meeesmo são pelo menos 5 dias inteiros. Você conseguirá fazer os passeios com bastante tranquilidade e conhecer ainda mais cachoeiras, afinal, o que não falta por lá são trilhas com paisagens incríveis e natureza exuberante!


Dá para fazer os passeios por conta própria?

Como falei, dá sim para fazer todos os passeios Chapada das Mesas por conta própria e foi isso que fizemos, mesmo sem ter encontrado todas as informações necessárias na internet. O nosso carro não era 4×4; era um carro de passeio normal, e não tivemos problemas com a estrada. Também não tivemos problemas para nos localizar e encontrar as principais cachoeiras – a sinalização era boa e o GPS ajudou bastante.

As cachoeiras normalmente ficam dentro de “complexos” que possuem uma boa estrutura para turistas, com restaurante, banheiros e sempre uma pessoa responsável para tomar conta da cachoeira / trilha, sendo bem sinalizado e fácil de encontrar.

As atrações ficam um pouco espalhadas – não estão concentradas em Carolina, por exemplo. Abaixo falo sobre as principais atrações e como chegar até elas. No post com Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses: roteiros de 10 dias conto como dividi o roteiro e falo sobre os passeios que fizemos em cada dia.

Se você não dirige, está viajando sozinho ou prefere ir acompanhado de um grupo, sugiro a agência Taguatur para fazer os passeios. Com eles, você poderá fazer sua viagem para a Chapada das Mesas com muita tranquilidade, sabendo que estará em boas mãos.

Você ainda pode aproveitar e garantir um desconto nos passeios Chapada das Mesas usando o cupom MALADEAVENTURAS através do Whatsapp da Taguatur. Não deixe de aproveitar!

whatsapp taguatur turismo


Onde se hospedar na Chapada das Mesas

Como falei acima, Carolina é a cidade com melhor estrutura para receber os turistas que querem conhecer as belezas na viagem para a Chapada das Mesas. São 20 mil habitantes na pequena cidadezinha que vem ganhando espaço no turismo.

Você encontra alguns hotéis simples e confortáveis (não espere luxo e nem grandes construções). Tudo por lá é bem pacato, com carinha típica de interior. Abaixo, três opções de onde ficar na Chapada das Mesas. São pousadinhas charmosas para você se hospedar em Carolina:

01. Rancho das Estrelas – nossa escolha!

O Rancho das Estrelas foi a nossa escolha de onde ficar na Chapada das Mesas as 5 noites. A pousada fica a 12km do centrinho de Carolina, mas isso não foi um problema, já que estávamos de carro e todos os dias saíamos para fazer os passeios, passando no centro para almoçar ou jantar.

Os quartos são novinhos, confortáveis e amplos e contam com frigobar, ar condicionado e TV. O café da manhã era caprichado, com frutas, ovos, pães, sucos e opção de fazer tapioca e omelete na hora. A área externa da pousada é ótima com sofás e banquinhos espalhados no gramado, muitas árvores e aves, inclusive duas araras moram ali!

onde ficar na chapada das mesas
Araras no Rancho das Estrelas!
  • Diárias (casal) a partir de R$ 419 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 9.4 / 93 avaliações

Avaliação em destaque:

Os proprietários são ótimos! Nos receberam muito bem e o Neuton foi um guia incrível! O café da manhã é uma delícia, os funcionários são muito atenciosos e o lugar é muito aconchegante. Nós amamos tudo!” Camilla em 24 de dezembro de 2020.

02. Pousada dos Candeeiros

A Pousada dos Candeeiros é uma boa opção de pousadas na Chapada das Mesas localizada no centrinho de Carolina. A vantagem é que você tem todos os restaurantes da cidade a menos de 500 metros de distância, porém, para fazer os passeios para as cachoeiras, precisará de transfer ou carro.

A pousada é rústica, confortável, com quartos amplos e camas gostosas. Tem uma piscina na área externa e o café da manhã foi bem elogiado pelos hóspedes.

onde ficar perto da chapada das mesas
Pousada dos Candeeiros. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$ 304 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 8.5 / 523 avaliações

Avaliação em destaque:

O atendimento dos funcionários é exemplar, pois são sempre muito solícitos. O café da manhã é completo e muito gostoso.” Olga em 5 de setembro de 2022.

03. Ventanas Boutique Hotel

Situado a 1.3 km do centro de Carolina, o Ventanas Boutique Hotel tem um bom custo benefício, por isso é muito recomendado por quem procura onde ficar na Chapada das Mesas barato. O hotel possui instalações novas, com pátio interno, piscina, estacionamento e jardim, proporcionando conforto aos hóspedes.

Os quartos são bem simples, mas que não deixam a desejar em nada após um dia de trilhas e caminhadas. Além disso, o hotel possui quartos para quem viaja em família, com capacidade para até 4 pessoas.

parque nacional chapada das mesas
Ventanas Boutique Hotel. Foto: Divulgação Booking
  • Diárias (casal) a partir de R$ 270 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspede: 9.0 / 210 avaliações

Avaliação em destaque:

O hotel é bem aconchegante e oferece um ótimo café da manhã. Eu estava com minha família e nos sentimos muito a vontade com o sistema de  agendamento para tomar café”. Leticia em 15 de fevereiro de 2023.


O que fazer na Chapada das Mesas: melhores passeios

Agora que você já conferiu algumas informações super importantes para a sua viagem para a Chapada das Mesas ser o mais descomplicada possível, chegou a hora de falar sobre a melhor parte: os passeios!

Tendo em vista que são 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes há muito o que fazer no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Vamos ver abaixo alguns dos melhores e mais famosos atrativos da região:

01. Complexo da Pedra Caída

No complexo da Pedra Caída estão várias atrações da Chapada das Mesas muito legais, como a Cachoeira do Santuário, o Cânion do Santuário, a Cachoeira da Caverna, a Cachoeira do Capelão e outras. São 600 metros de caminhada para chegar ao Cânion com 50 metros de altura! Um paredão majestoso…

A entrada custa R$70 com direito a day use. Há estacionamento no local, assim como banheiro e lanchonete. As cachoeiras em si custam entre R$30 e R$35. Há também teleférico (R$70) e tirolesa (R$ 85/100). O complexo possui piscinas enormes, parecendo até um clube.

Em sua viagem para a Chapada das Mesas, não deixe de reservar um dia inteiro para explorar e se divertir pelo complexo que é bem completo.

chapada das mesas cachoeira do santuario
As passarelas de madeira ligam a Cachoeira do Santuário ao Cânion do Santuário

Na sala dos guias, eles apresentam todos os passeios disponíveis e os horários. Resolvemos conhecer, na parte da manhã, a Cachoeira do Santuário e o Cânion do Santuário e na parte da tarde a Cachoeira da Caverna e a Cachoeira do Capelão. Somando os dois passeios, pagamos mais R$80, que dava direito ao guia + carro 4×4 para nos levar no segundo passeio.

Tudo muito bem organizado – só nos preocupamos em dirigir até o complexo, que fica na BR0-10, km 45.

Aproveite para ver o vídeo que preparei com o nosso dia de passeio no Complexo da Pedra Caída!

02. Riachão: Complexo Poço Azul + Poço do Encanto

Riachão é uma cidadezinha que fica a 140km de Carolina. No dia que fizemos esse passeio na Chapada das Mesas, saímos bem cedinho da nossa pousada e dirigimos pela BR 230 por 2h.

O Poço Azul é o grande ponto turístico da Chapada das Mesas, então vimos algumas placas na estrada indicando o caminho. Entramos em uma estradinha de terra, percorremos mais alguns quilômetros tranquilamente e chegamos na entrada do complexo do Poço Azul.

Lá, descobrimos que o Poço do Encanto não fica no mesmo lugar que o Poço Azul, e sim alguns quilômetros mais a frente. Voltamos pro carro e decidimos parar para conhecer e olha… valeu a pena demais! Não deixe de incluir o Poço do Encanto no seu roteiro e vá lá antes de ir ao Complexo do Poço Azul!

chapada das mesas poço azul
O incrível Poço Azul!

A entrada para o Poço do Encanto custa R$40 por pessoa e é um lugar com pouquíssima estrutura, apenas para curtir a cachoeira e ir embora.

Voltando ao Complexo do Poço Azul, você vai encontrar uma estrutura excelente para passar o dia todo – banheiros, redes espalhadas e um restaurante muito bom para almoçar. A entrada do complexo custa R$70 e dá acesso à todas as cachoeiras. Faça a caminhada até o Poço Azul e não deixe de conhecer também a Cachoeira Santa Bárbara, que é lindíssima.



Leia também: Poço Azul e Encanto Azul: conheças as cachoeiras de águas azuis na Chapada das Mesas


03. Cachoeira da Prata e Cachoeira São Romão

Nesse passeio, você vai conhecer as duas cachoeiras Chapada das Mesas mais imponentes e famosas da região: da Prata e São Romão!

Foi o único dia de passeio que contratamos um guia para nos levar – e eu recomendo que você faça isso também! São longos quilômetros em uma estrada de areia bem ruinzinha, cheia de bifurcações, então, é preciso ir com um carro 4×4 e com uma pessoa experiente.

o que fazer na chapada das mesas
Remando em direção à queda da Cachoeira São Romão!

Fechamos o passeio com o Neuton, dono da pousada Rancho das Estrelas, onde nos hospedamos. Ele tem uma caminhonete 4×4 e conhece muito bem a região. O passeio dele tem um grande diferencial: fomos de caiaque embaixo da queda da Cachoeira São Romão! Uma experiência realmente inesquecível.

O valor é em torno de R$250 por pessoa + a entrada das cachoeiras, que custa R$30/40 cada + o almoço que é servido perto da Cachoeira São Romão, em um restaurante simples de um morador local.

Você também pode fechar esse passeio com a Taguatur! Os guias da empresa também são ótimos e tudo é feito com muita segurança e profissionalismo.


04. Portal da Chapada

Você não pode deixar de conhecer o cartão postal da Chapada das Mesas, que é também o melhor lugar para apreciar o pôr do sol! É bem fácil chegar até lá e você pode fazer tudo por conta própria.

A entrada da trilha para chegar no Portal da Chapada fica na beira da estrada, perto do Complexo da Pedra Caída. Pagamos R$20 por pessoa (R$30 fora do horário de funcionamento para ver o nascer do sol) para entrar e caminhamos uns 600 metros por um caminho de areia fofa, um pouco inclinado.

chapada das mesas quando ir
Morro do Chapéu visto do Portal da Chapada das Mesas

A formação rochosa é curiosa e muito linda, com um visual maravilhoso para o Morro do Chapéu. Também dá para caminhar por ali, descobrindo outros mirantes. Também nos falaram que vale a pena ver o nascer do sol no Portal da Chapada – se você tiver disposição para acordar ainda de madrugada, vale a pena!


05. Cachoeira do Itaperucu

Também conhecidas como cachoeiras gêmeas, elas se localizam no povoado de São João, a 30 km do centro de Carolina. São duas lindas e enormes quedas de água que resultam num lago onde você pode andar de caiaque, muito gostoso.

Saiba porém, que a estrutura do local não possui aquele aspecto selvagem, de natureza intocada e descoberta… há uma estrutura de apoio, com uma grande laje de cimento, com mesas e cadeiras. Por conta dessa estrutura, é bastante frequentada por famílias e costuma ficar bem cheia nos finais de semana. A entrada custa R$40.


06. Trekking do Morro do Chapéu

Um dos maiores cartões postais (senão o maior) do Morro do Chapéu na Chapada das Mesas. Possui um interessantíssimo cume plano com 378 metros de altura! Esse curioso formato do cume se formou após milhões de anos de muita chuva e vento.

A trilha tem 500 metros, possui alguns pontos beeem íngremes e algumas pedras soltas, sendo indicado bastante preparo físico e habilidade. A trilha leva ao todo cerca de 1 hora, subindo com poucas paradas e com bom ritmo de caminhada. Uma vez no topo, é tudo plano e é bem fácil circular por lá. O visual é lindo e com certeza você vai sentir que todo o esforço foi recompensado!

Caso você seja amante de trilhas e trekking, pode aproveitar para conferir o nosso post sobre as melhores botas de trekking e os melhores tênis para trilha.

viagem chapada das mesas
Visual da estrada com o Morro do Chapéu.

07. Trilha dos Pilares

A trilha dos Pilares fica a 21 km do centro de Carolina e pertinho do Portal da Chapada das Mesas. É uma caminhada moderada de 10 km que circunda uma das montanhas da Chapada.

Dependendo do grupo em questão, as agências podem reduzir estre trajeto utilizando um veículo 4×4. Ótimo atrativo para incluir no seu roteiro Chapada das Mesas independente da sua idade. Há vários mirantes bonitos no caminho e o valor da entrada no portal é R$10.


08. Cachoeira do Macapá

É considerada a maior cachoeira da região, com 84 metros de altura. Está situada entre Balsas e Nova Colinas. Para chegar até lá não é muito simples, falta sinalização e nem sempre o GPS funciona bem. Portanto, o ideal seria contratar um guia.

Próximo às cachoeiras há um camping, o Ecopark Cachoeira do Macapá que possui uma pequena estrutura com estacionamento, banheiros e uma loja de conveniência (não há restaurante). Após uma trilha de 230 metros você chegará ao mirante das cachoeiras, onde há um deck para observação do visual que é absolutamente incrível.

O cânion possui 1.800 metros de comprimento, com direito à revoada de andorinhas na belíssima luz do final da tarde. A descida para a parte de baixo do cânion somente pode ser feita com guia credenciado e você vai descendo se segurando em uma corda de apoio. Lá embaixo há deliciosos poços para banho e você consegue ver as imponentes três quedas de água. A entrada custa R$50.


09. Cachoeira do Dodô

A cachoeira do Dodô fica a 33 km do centro de Carolina, sentido Riachão. O acesso é simples, 8 km após a Pedra Caída você verá uma placa à direita indicando a entrada. A partir daí você vai percorrer uma estrada de terra com aproximadamente 1km de extensão.

O local possui infraestrutura com restaurantes, banheiros e ducha de água quente. São várias pequenas quedas com locais para banho e a queda principal, que leva o nome da cachoeira, e fica dentro de um cânion. Passeio imperdível na sua viagem para a Chapada das Mesas. Eu não fiz e me arrependi! O valor da entrada é R$30 por pessoa.


10. Por do Sol Rio Tocantins

Também recomendo que você reserve um final de tarde para ver o sol se pôr no Rio Tocantins, no Parque Nacional Chapada das Mesas, que divide a cidade de Carolina com a cidade de Filadélfia, que faz parte do outro estado. Pedimos para um barqueiro dar um passeio com a gente na hora do pôr do sol e estava muito bonito, valeu a pena!

Os barcos saem do centro de Carolina, ao lado do restaurante Chega Mais e ao longo do rio Tocantins você verá a Pedra Encantada, com seus 8 m de altura. Lá você poderá fazer uma parada para um delicioso mergulho no lago com águas quentes e calmas, além de contemplar o belíssimo por do sol, que tinge todo o céu de um laranja avermelhado inesquecível.


Leia também: O que fazer na Chapada das Mesas: TOP 12 passeios para incluir no seu roteiro


Dúvidas frequentes de quem quer fazer uma viagem para a Chapada das Mesas

Além das duas perguntas mais frequentes que recebemos ‘Chapada das Mesas onde fica?’ e ‘Chapada das Mesas como chegar?’ algumas dúvidas sempre surgem em relação a este destino, ainda tão pouco conhecido. Por isso, listamos abaixo, para facilitar a sua vida:

O que tem na Chapada das Mesas?

Em sua viagem para a Chapada das Mesas você vai encontrar não só o Parque Nacional da Chapada das Mesas como também grutas, formações rochosas e muitas outras cachoeiras espalhadas entre os municípios de Carolina e Riachão.

Ou seja, esse é o destino perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza e ser surpreendido com as belezas naturais do nosso Brasil!

Melhores cachoeiras da Chapada das Mesas

Cada cachoeira tem sua particularidade e, certamente, vai agradar à diferentes visitantes. No entanto, essas são consideradas as mais bonitas cachoeiras do Chapada das Mesas National Park:

  • Cachoeira da Prata
  • Cachoeira São Romão
  • Cachoeira do Santuário da Pedra Caída
  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Cachoeira do Capelão
trilhas chapada das mesas
Pôr do sol maravilhoso no Mirante da Pedra Caída!

Melhores trilhas na Chapada das Mesas

Estas são as melhores e principais trilhas nas Chapada das Mesas:

  • Trilha da cachoeira do Prata
  • Trilha da cachoeira de São Romão
  • Trilha do Morro do Chapéu
  • Trilha do Portal da Chapada
  • Trilha dos Pilares

Qual a cidade que fica a Chapada das Mesas?

A Chapada das Mesas fica quase na fronteira do estado de Tocantins. A cidade base é Carolina, embora compreenda também os distritos de Imperatriz, Estreito e Riachão.

Onde comer na Chapada das Mesas

Como já dissemos, Carolina é a melhor cidade para você se hospedar, pois é onde tem a melhor infra estrutura para receber os turistas, apesar de super simples.


Todos os dias fomos jantar na cidade e anotei alguns restaurantes na Chapada das Mesas e região para indicar para vocês:

–  Chega Mais: é o maior da cidade, fica de frente para o Rio Tocantins. É construído em cima de um deck, com mesinhas para o lado de fora. Um clima bem descontraído! Lá eles servem de tudo: pizza, peixes e petiscos. Pedimos um tambaquí assado e estava bem gostosinho!

–  Tribo do Crepe: o nosso restaurante preferido! Fica pertinho da praça principal de Carolina, em uma estrutura muuito simples, com mesinhas de plástico na calçada. O crepe é delicioso, com uma massinha bem crocante e pode ser recheado com diversos sabores, como carne de sol com queijo, frango, carne seca e também as opções doces – peça o de banana com chocolate, muito bom!

–  Pizza do Tio Pepe: outra opção de onde comer na Chapada das Mesas, também localizado na praça principal de Carolina. Algumas pessoas nos recomendaram e fomos lá experimentar as pizzas que eram boas, mas nada demais!

–  +Açaí: lojinha de açaí, também na praça principal de Carolina. É à quilo, com várias opções de frutas e delícias para colocar por cima. Achamos o açaí gostosinho e com ótimo preço!

poço azul chapada das mesas
Olha só a cor e a transparência da água no Poço Azul.

Quanto custa uma viagem para a Chapada das Mesas?

Vou fazer um breve resumo dos nossos gastos durante os 5 dias de viagem para vocês terem uma ideia de quanto custa uma viagem para a Chapada das Mesas. É claro que tudo depende do seu estilo de viagem – você pode economizar na hospedagem, dividir o carro com mais pessoas, encontrar passagens mais baratas e por aí vai.

  • Passagem: você encontra passagens mais baratas na Gol ou Azul, em média R$1.458 ida e volta.
  • Carro: em média R$800 para 5 dias de aluguel.
  • Gasolina: gastamos 3 tanques (aproximadamente R$810) para fazer todos os passeios e também o trecho Imperatriz x Carolina x imperatriz.
  • Hospedagem: pagamos R$377 na diária do Rancho das Estrelas Dica: faça a sua reserva pelo Booking e garanta os melhores preços!
  • Passeios: R$800 somando todos os passeios que fizemos (passeio com guia + entrada em todas as cachoeiras)
  • Alimentação: calculamos R$90 por dia, incluindo almoço e jantar

O total da minha viagem Chapada das Mesas, por pessoa, ficou em torno de R$6.203


Vale saber: você pode (e deve!) levar em consideração o preço do aluguel do carro + preço da gasolina para decidir se prefere fazer o trajeto por conta própria, assim como nós, ou contratar uma agência de turismo. As vezes, a diferença é tão pouca que vale a pena fazer tudo com um guia e não precisar se preocupar com nada!

Para fazer uma cotação dos seus passeios em sua viagem para a Chapada das Mesas, não deixe de entrar em contato com a Taguatur. Avisando que é leitor do Mala de Aventuras, você ainda garante 5% de desconto!

whatsapp taguatur turismo

Chapada das Mesas Roteiro 10 dias
Pausa para foto em uma das casinhas de Carolina

O que levar na mala para a Chapada das Mesas

E se estamos falando de um destino para os amantes de ecoturismo, o que levar na mala para a Chapada das Mesas e não passar perrengue? Aqui estão nossas sugestões:

  1. Tênis confortável ou sapatilhas de trekking – acredito que a segunda é a melhor opção, pois você pode molhar os pés nas cachoeiras e é mais fresquinho para aguentar o calor. A Columbia possui diversos modelos para trilhas.
  2. Roupas com proteção UV para caminhadas ou, se você não tiver, escolha roupas bem leves e que absorvam o calor.
  3. Óculos escuros, boné e/ou chapéu para as trilhas. Confira estes modelos da Fjallraven – nossa marca favorita!
  4. Protetor Solar (a temperatura dessa região é altíssima e o sol queima mesmo!);
  5. Repelente;
  6. Capa de chuva (para qualquer imprevisto). A Columbia possui diversos modelos femininos e masculinos
  7. Camelbak ou garrafinha para carregar água;
  8. Lanterna (para o caso de se perder ou escurecer durante as trilhas);
  9. Biquíni / sunga por baixo da roupa de caminhada
  10. Toalha seca rápido (levei a minha e achei muito útil para usar depois de sair da cachoeira)
  11. Lanchinhos (barrinha de cereal, biscoitos para aguentar até a hora de parar para almoçar)
  12. Dinheiro em espécie – lá tem apenas o Banco do Brasil, então é importante ter dinheiro para qualquer emergência, apesar da maioria dos estabelecimentos aceitar cartão!
  13. Sua GoPro para registrar tudo!

CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR

Você pode garantir 10% de desconto em todos os produtos do site da Columbia acessando o site através desse link. É automático, o desconto será aplicado em todos os produtos e você não precisa digitar nenhum cupom!

CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN

Se você também é fã dos produtos da marca Fjallraven, assim como nós, não deixe de aproveitar o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto em qualquer compra através do site da marca.


Qual o aeroporto mais próximo da Chapada das Mesas?

Uma vez que não existem voos diretos para Carolina, cidade base para se hospedar em sua viagem para Chapada das Mesas, Maranhão, as melhores opções de aeroporto são:

  • Aeroporto de Araguaína (TO): fica a 110 km de distância de Carolina, aproximadamente 2 horas de viagem.
  • Aeroporto de Imperatriz (MA): fica a 223 km de distância de Carolina, pouco mais de 3 horas de viagem.
chapada das mesas o que fazer
A cor da água do Encanto Azul é surreal!

Agência de viagem Chapada das Mesas

Para quem prefere viajar com mais conforto e praticidade, sem precisar se preocupar com roteiros, estradas, aluguel de carro e outros detalhes que acabam tomando bastante tempo, o ideal é contratar uma agência de turismo com bastante experiência e credibilidade.

Em sua viagem para a Chapada das Mesas, você pode optar pela Taguatur. Eles são de nossa confiança e possuem diversos roteiros e pacotes pela região, além de mais de 40 anos de experiência pelo Maranhão, com guias super profissionais.

whatsapp taguatur turismo

Lembrando que os leitores do Mala de Aventuras terão 5 % de desconto, usando o cupom MALADEAVENTURAS através do Whatsapp Taguatur.


Pronto para conhecer a Chapada das Mesas no Maranhão?

Por fim, espero que você tenha gostado do guia completo para conhecer a Chapada das Mesas – tentei reunir todas as dicas aqui para facilitar na hora de você planejar a sua viagem!

A Chapada das Mesas é um destino que vem sendo descoberto pelos brasileiros e tem um potencial turístico enorme. As belezas naturais, cachoeiras de águas azuis e paisagens maravilhosas são inesquecíveis. Uma viagem incrível para quem gosta de estar perto da natureza e conhecer lugares diferentes!

pinterest chapada das mesas
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Você também vai gostar de ler:

Descubra por que vale a pena conhecer São Luís do Maranhão

Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Chapada dos Veadeiros: passo a passo para organizar a sua viagem

Como escolher a bota de trekking ideal para você + as melhores marcas do mercado atualmente


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

12 respostas

  1. Adoramos as dicas.. Fomos pro Jalapão no ano passado e agora vamos pra Chapada das Mesas – assim que a pandemia deixar.

    Obrigado.

  2. Adorei as dicas, tudo muito explicado e detalhado. E eu estava pensando em fazer os dois também, a chapada e os Lenções.

  3. Excelente as dicas. Muito elucidativo e detalhado seus comentários.
    Parabéns.
    P.S. Apenas uma questão para quem alugar carro. Existem postos de combustíveis próximos a Carolina?

    1. Oi Ivonete, tudo bem? Olha, não sei te responder essa. Mas meu palpite é que PETs não são aceitos. Na maioria dos parques nacionais do Brasil, não é permitida a entrada deles.

    1. Oi Dico, estivemos na Chapada das Mesas faz um tempinho já. Se tiver preços atualizados para compartilhar aqui. Dessa forma, você pode ajudar outros viajantes que estiverem planejando a viagem pra lá =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *